Rumo ao mundo novo

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Rumo ao mundo novo

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
      julianaciconi
      Participante

Boa noite! Meu nome é Juliana, sou enfermeira há 6 anos, moro em Santos SP. Faz 15 dias que descobri na internet sobre a imigração ao Canadá e ficamos (eu, marido e filhas) fascinados com a idéia. Li bastante sobre o assunto, tudo o que vcs sugeriram. Fiz o teste gratuito e “fui aprovada” rs. Entrei em contato sem querer com a M.J. consultoria e ela ofereceu ajuda no serviço pela taxa de R$300,00 (avaliação do perfil, tirar dúvidas e auxiliar em todo o processo). Gostaria de saber se vcs conhecem. No Brasil é difícil ir pagando alguém pela internet sem conhecer. Gostaria também de abusar e perguntar se o site do curso on line de francês FAQ também é sério e se as pessoas tem bons resultados.
      É isso! (por enquanto).
      Obrigada pela oportunidade de conhecê-los!
      Abraço e sucesso à todos!
      Juliana e família

SANDROMS
      Participante

Juliana,

A Maria João é uma ex-funcionária do consulado canadense de SP. Na época do meu processo (2007/2008) ela ainda trabalhava lá, era quem desatava os nós e coincidência ou não tudo funcionava melhor naquela época.

Não sei como é o serviço dela como consultora. Talvez alguém já tenha utilizado os serviços de consultoria da MJ.

Lu_campinas
      Participante

Olá Juliana

Seja bem vinda !

Existe um a enfermeira, o nome dela é Sabrina, o blog é juntosnoquebec, ela cita que fez uso desta consultoria com o Maria João, eu mesma cheguei a fazer uma consulta, mas por diversos motivo$$$$$$$ rsrs, acabei “ainda” não recorrendo a ela, estou tentando montar nosso processo sozinha, ou melhor com a ajuda desta comunidade e de um outro grupo que participo, até agora tudo bem, as explicações no site do governo do quebec são bem explicativas, mas, a Sabrina diz que aprova o serviço. Só uma coisa ela disse que são 300,00 reais pela primeira parte (análise das suas chances) depois mais 1.000,00 pra montar o processo… pelo menos foi isto que ficou no nosso caso.

Conheci algumas pessoas no dia que fiz o TCF-Q que estudaram ou ainda estudam nesta escola de francês on line, o pessoal falou bem, eu pessoalmente ainda não experimentei…

Boa sorte pra vocês nesta caminhada, e conte com a gente, aqui na CBQ sempre tem alguém com uma experiência legal pra compartilhar, pesquise muito, tenho certeza que vai encontrar muita infromação.

Também sou enfermeira, sou de Campinas, mas moro em BH, se quiser trocar figurinhas me mande um e mail: lucianapozelli@hotmail.com

Um abraço,

Luciana

tati06
      Participante

Olá Juliana,
      Não sou de SP, entao nao posso opiniar.bom, a unica coisa que posso te dizer é, que com esse seu perfil, vc tm enormes, gigantescas chances de ir….e logo…é só saber se virar no frances…
      sugiro que vc leia esse topico aqui sobre as mudanças que ocorreram depois de 21 de março de 2012( se já leu me desculpe)..

http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/5133.html

boa leitura, boa sorte e seja bem-vinda!!

julianaciconi
      Participante

Nossa gente, que alegria ver as respostas de vcs.. Pois é, a gente reclama do Brasil, mas ainda tem muita gente boa, né? Vcs e este site são prova disso, ajudar as pessoas que nem conhecemos? Muito bonito mesmo!
      Muito obrigada por cada resposta, fiquei muito feliz!
      Caramba, R$1000,00 fica difícil.. Então quer dizer que consigo fazer o processo todo por conta própria? Então, qual seria a vantagem de contratar estas empresas de consultoria? O que eles fazem por nós?
      Quanto ao francês..rs quando eu devo começar? O processo todo ainda está meio confuso na minha cabeça.. Já na primeira etapa eu tenho que comprovar o francês? O que fazer primeiro?
      Lu, peguei seu e-mail, vou te mandar msg e entrar no blog da Sabrina.
      Obrigada gente pelas dicas, sites, vou aproveitar ao máximo tudo! Deus abençoe vcs!
      Juliana e família

gabi-infirmiere
      Participante

Juliana,

bem vinda,

A fase da empolgaçao sera a fase de devorar tudo o que puder sobre o processo.
      Sugiro que comece pelos topicos de base, o *como imigrar para o Quebec* 1,2 e 3.
      Sao topicos que responderao a muitas de suas duvidas.

Consulte as fontes oficiais, explore até saber de cor o site da imigraçao quebec

conheça o site da OIIQ e ja familiarize-se com as etapas da equivalencia para ser enfermeiro por aqui

explore a comunidade, ha MUITA informaçao sobre todas as esferas

==============================
      sobre consultorias = eu nao tive a necessidade de um serviço destes. Analise seu tempo, analise sua capacidade de organizaçao e de dedicaçao ao processo, sua capacidade de assimilaçao e de compreensao das informaçoes dos sites oficiais.
      Os formularios sao praticamente auto-explicativos e nao ha muita dificuldade operacional.

===============================

bonne chance
      Nao sei onde os consultores ajudam a nao ser na parte organizacional do processo, ja que nao ha nenhuma diferença no tratamento dos dossiers (é ilegal)

julianaciconi
      Participante

Olá Gabi, Obrigada!

Realmente esta fase é empolgante e também gera bastante ansiedade e um certo “medo” pelo desconhecido. Vou ler tudo o que me passou, obrigada!

As mudanças que ocorreram no processo dificultam um pouco a leitura, pois “confunde”. Outra dificuldade que encontrei foram os formulários e sites em “francês”..e agora? Foi aí que pensei: Será que já tenho que entrar no curso?
      Por enquanto estou jogando no google tradutor.. haha

Quais seriam as fontes oficiais?

Você já fez a equivalência para enfermeiro? Como foi?

Meu Deus.. Como será trabalhar na enfermagem em outra língua e com tantas coisas diferentes das que estamos habituadas?

Muito obrigada pelas preciosas dicas!

Rudney Santos
      Participante

Juliana

Eu faço faculdade de enfermagem e vou me formar em julho do próximo ano. Aqui vai a minha ajuda pra você! eu também estou começando tudo agora.. as aulas de francês mesmo eu só vou começar em junho, poís não encontrei nenhuma turma para o mês de abril ou maio. Ahhh.. onde você mora? se morar no Rio de Janeiro ou São Paulo, posso indicar a ecole Québec ou a Aliança Francesa para estudar o francês! na Ecole Québec voc~e além de aprender o francês irá conhecer um pouco do Québec, canadá, cultura etc.. etc… etc… o legal de fazer a Aliança Francesa é que o governo do Québec te reembolsa em até 1500 dolares os gastos com o curso de francês! isso quer dizer que você e seu esposo teram de volta 3 mil dolares, dá uma olhada na comunidade poís existem topicos sobre isso!
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/pays-depart/remboursement-frais.html

Vou te passar um blog de uma enfermagem que está passando e já passou por várias fazes da equivalência do diploma de enfermagem no Québec, acho muito bom o blog dela e tem tudo lá! aqui mesmo na comunidade, existem vários tópicos relacionados a nossa profissão e a própria Gabi dá várias dicas!!
      http://montrealaivamosnos.blogspot.com.br/

Eu gosto bastante desse blog também —> http://www.imigracaoquebec.blogspot.com.br/
      (nesse blog existem vários links de supermercados, lojas de roupa, moveis, imobiliarias etc.., assim você pode ter uma ideia dos valores de alimentos, apartamento, roupas).

Carlos_Santos
      Participante

A maioria aqui no forum fez o processo sozinho, sem despachantes!

Como os colegas ja disseram antes, a decisao é inteiramente sua, mas o processo é bastante transparente e nao vejo nenhum motivo para pagar à menos de nao ter tempo para ler e se informar sozinha.

Sugiro a leitura do topico:

Quer vir para o Québec? Primeiros Passos à seguir..
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/4189.html

Boa leitura!

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.