RP Saindo do Canada sem o PR Card

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano RP Saindo do Canada sem o PR Card

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Autor
      Carlos_Santos
      Participante

Caros colegas,

procurando uma coisa, achei outra ;-)

E acho que pode servir à algum colega que aqui chegue e esteja nesta situacao. Assim segue a informacao:

Um residente permanente (RP) quando chega aqui no Canada faz o pedido de um identidade canadense o Cartao de Residente Permanente ou PR Card.

Este documento é fundamental para viajar para fora do Canada, principalmente quando para ele se RETORNA.

O unico documento de viagem que todos os cidadaos possuem é o PASSAPORTE, porém como o Canada exige visto para aqui entrar, é preciso que o RP mostre, juntamente com o passaporte, a sua identidade canadense (PR Card).

Porém , para aqueles que por uma razao qualquer ainda nao possuem seu PR Card, como fazem para sair do País?

em resposta a esta questao eu apresento a informacao oficial do governo do Canada:

Document de voyage temporaire – résident permanent à l’extérieur

Le programme Document de voyage temporaire – résident permanent à l’extérieur délivre des titres de voyage temporaires à des résidents permanents du Canada à l’étranger qui n’ont pas de carte de résident permanent (carte RP).

Administré par : Citoyenneté et Immigration Canada (CIC)
        Renseignements sur la demande

* Formulaire de demande (no site tem um link para o formulario!)

Les formulaires de demande dûment remplis doivent être soumis en personne ou par la poste à une mission canadienne à l’étranger, accompagnés des documents suivants :

* une preuve d’identité, telle qu’un passeport ou un document d’identité délivré par le pays de citoyenneté du demandeur
           * une preuve du statut de résident permanent, telle qu’un permis de retour pour résident permanent ou une fiche d’établissement
           * une photo récente de format passeport

Renseignements financiers

* Des frais de 50 $ par titre de voyage temporaire s’imposent.

Coordonnées

* Renseignements généraux : 1 888 242-2100
           * ATS : 1 888 576-8502

fonte: http://www.servicecanada.gc.ca/fra/gdc/document_voyage_rp.shtml

Atenciosamente

mrodolfo
      Participante

Carlos e amigos,

Recebi em meu blog um comentário de nossa amiga Baratinha a respeito de obrigatoriamente o PR Card em mãos para poder sair e re-entrar no Canadá. Como para assuntos de imigração sou meio São Tomé, e me lembrava vagamente de já ter ouvido a respeito desse documento de viagem, acabei de pesquisar no site da CIC e ratifico as informação colocadas acima pelo Carlos.

O link para o assunto na CIC é Demande de titre de voyage (résident permanent à l’extérieur) (IMM 5529).

À la prochaine,

Baratinha
      Participante

Uma pergunta…

Alguém precisou desse documento e se precisou, quanto tempo levou para ficar pronto? Pergunto isso , pois eu não encontrei na informação do site (não sei se não li direito também…hehehe) . Outra coisa , segundo esse extrato aqui do próprio site que o Carlos forneceu  “Il n’y aura pas de remboursement des frais de traitement si on juge que vous n’avez pas droit au titre de voyage.” Quer dizer , então que esse seu pedido pode ser negado…
      Inclusive acho bom ler atentamente a seguinte parte do documento :

http://www.cic.gc.ca/francais/information/demandes/guides/5529F2.asp

Pois pelo que eu entendi, o pedido pode ser negado…(enfim , pode ser que eu não tenha entendido direito)…

“Un agent évaluera les éléments propres à votre situation au regard de la mesure dans laquelle vous n’avez pas satisfait à l’obligation de résidence. Il prendra sa décision en se fondant sur les preuves versées à votre dossier.”

Um abraço e sucesso.

mrodolfo
      Participante

Baratinha,

O documento vale para diversas situações em que um residente permanente encontra-se fora do Canadá e sem o PR Card, ou com um PR Card expirado. É isso que será avaliado. Cada caso é um caso… Dê uma lida no link que postei… Infelizmente, não vi nada de prazo de tratamento.

Abraços,

Baratinha
      Participante

Ola Marcos.

Pois é ….

Dando uma olhada nas situações , vi que pode fazer o pedido a pessoa que:

1- Accompagnement d’un citoyen canadien
      2- Accompagnement d’un résident permanent
      3 – Emploi hors du Canada (se você trabalha para uma empresa canadense)
      4-C. Motifs d’ordre humanitaire …. esse que me deixou “cabreira” , pois ele fica meio que a critério do oficial…
      “Un agent évaluera les éléments propres à votre situation au regard de la mesure dans laquelle vous n’avez pas satisfait à l’obligation de résidence. Il prendra sa décision en se fondant sur les preuves versées à votre dossier.”

Anyway…é isso ai.

Um abraço e sucesso.

mrodolfo
      Participante

Mes amis,

Naveguei um pouco e encontrei o post de que me lembrava vagamente. O link está abaixo:

http://wellsuzcanada.blogspot.com/2009/02/travel-document.html

Coloco apenas dois pedaços da resposta de um e-mail de um amigo de autor do blog:

“É necessário que apresente:
      . . .
      – documentos que comprovem que cumpre a exigência de residência permanente (>>> como seu “landing” é muito recente, dezembro de 2008, não há necessidade de comprovar tempo de residência no Canadá).”

“. . . Normalmente os processos ficam prontos no mesmo dia, mas é recomendável que faça o pedido com certa antecedência, já que o oficial pode pedir mais documentos que comprovem que a pessoa residiu no Canadá durante o período estipulado.”

Bonne chance!

Carlos_Santos
      Participante

@Baratinha”;p=”29904 wrote:

Alguém precisou desse documento e se precisou, quanto tempo levou para ficar pronto?

realmente o site nao informa o tempo para preparar o documento.

@Baratinha”;p=”29904 wrote:

Pois pelo que eu entendi, o pedido pode ser negado…(enfim , pode ser que eu não tenha entendido direito)…

se vc nao for RP, sim, ele pode ser negado.

Mas este documento so é interessante se você ainda nao recebeu o seu PR card e precisa sair do CANADA, pois:

– un titre de voyage autocollant à apposer dans votre passeport, qui est normalement délivré pour une seule entrée au Canada. Le titre de voyage est l’unique document que vous avez besoin d’obtenir du bureau des visas pour satisfaire aux exigences de retour au Canada.

Uma vez que o PR Card:

– …Contrairement au titre de voyage, elle vous permet d’entrer au Canada à de multiples reprises

fonte: http://www.cic.gc.ca/francais/information/demandes/guides/5529F7.asp

Chum
      Participante

Caros colegas,

Vou ressuscitar este tema aqui porque provavelmente vou precisar desse titre de voyage. Mas deixa eu explicar a história e qual exatamente é minha dúvida.

Vamos chegar em Montreal dia 11 de maio. Pelo que vi, o PR card demora geralmente entre 4 e 6 semanas para chegar. No entanto, já vi gente dizendo que pode chegar a 100 dias (http://wellsuzcanada.blogspot.com/2009/10/pr-card-travel-document.html).

O problema é temos um casamento de uma amiga da minha esposa no dia 31 de julho (mais ou menos 14 semanas depois, ou quase estourando 100 dias). Grandes chances de estarmos já com o PR card na mão, portanto. Mas, como seguro morreu de velho…

O link do CIC vocês colocaram antes explica como um residente permanente no exterior pode pedir o documento de viagem. Mas e para os que estiverem no Canadá? O procedimento é o mesmo?

mrodolfo
      Participante

Chum,

Pelo o que eu entendi, é o consulado no país que você está (enquanto fora do Canadá) é que vai te emitir o documento de viagem. Assim, se você chegar no Brasil sem o PR Card, é o consulado do Canadá do Brasil que vai te emitir o doc.

Abraços,

Chum
      Participante

Marcos,

Eu estava pensando se não teria um jeito de pegar esse documento estando ainda no Canadá, para não ter que ir até uma cidade onde há um consulado canadense. Na minha cabeça, faz mais sentido eu pegar essa autorização de reentrada antes de sair do Canadá…

mrodolfo
      Participante

Chum,

Entre em contato, então, com o bom e velho consulado… :mrgreen:

Abraços, cumpadi!

Diogo
      Participante

Sei que a preocupação é mais pra fazer a coisa com segurança…

mas ano passado, nossos CRPs ficaram prontos em 4 semanas… ou seja, dificilmente chegará aos 100 dias…

mas o seguro morreu de velho e o desconfiado tá vivo ainda!!!

abraço e boa sorte
      db

Carlos_Santos
      Participante

Chum,

eu faria o seguinte:

– esperaria 6 semanas;
      – prepararia toda a papelada necessaria (veja na mensagem inicial do topico!)
      – mandaria pelo correio, como indicado, e para uma embaixada do Canada no Brasil com um envelope de retorno ja selado para um endereco aonde vc estara no Brasil;
      – junto com uma carta explicando a situacao

Boa sorte ;-)

Chum
      Participante

Carlos,

Sua idéia é boa. A única coisa que vai complicar é que eu vou estar em Filadélfia, nos EUA, e nosso plano inicial era ficar por lá só 2 ou 3 dias. Então, não sei se vai dar tempo de receber o documento de viagem pelo correio. Mas também, se não for isso, vou ter que viajar até Nova Iorque, que fica mais ou menos no caminho, onde tem um consulado canadense…

RickSimon
      Participante

Amigos,

Vou aproveitar e colocar minha dúvida também.

Supondo que uma pessoa chegue aqui no Québec e faça todo o procedimento de Landing, documentação e tudo mais o que tem que ser feito, só que essa pessoa volta ao Brasil antes de receber sua RP, voltando com a mesma passagem a qual chegou aqui.

Já estando no Brasil essa pessoa toma conhecimento que sua RP foi enviada e está em posse de amigos que ficaram no Canadá, esses amigos lhe enviam a RP via correio seguro. Essa pessoa terá problemas ao reentrar no Canadá uma vez que estará com a RP válida em mãos quando da chegada aqui??

Obrigado e desculpem se de repente minha pergunta está sendo repetitiva.

Ricardo

SANDROMS
      Participante

Não entendi a dúvida. :roll:

Se vc tem em mãos o passaporte brasileiro e o Cartão de RP pq teria problemas? 8)

Talvez essa informação ajude: O visto de imigrante de uma entrada. No primeiro landing ele será cancelado e portanto vc não terá direito de entrar no Canadá novamente antes de ter em mãos o Cartão de RP. Uma vez com esse cartão (e não importa se ele viajou o mundo via UPS), ele é o documento necessário para entrar no Canadá. E vc deve portar tb o passaporte brasileiro que é o seu documento internacional de viagem.

mrodolfo
      Participante

RickSimon,

O SANDROMS disse tudo: você pode entrar no Canadá com seu PR Card, não importa como ele chegou na sua mão.

Bonne chance,

RickSimon
      Participante

Valeu gente!

Dúvida sanada!

Bom fim de semana à todos!

Ricardo :mrgreen:

nandinhax
      Participante

Oi Amigos,

Vou contar o que estou passando e o que fazer.
      Eu e meu namorado demos entrada no processo de imigracao, ele foi na frente, pois foi convidado por uma universidade em British Columbia a fazer pesquisa na area de estudo. Pois bem, eu teria que entrar no Canada ate 1 de dezembro de 2010, mas devido a alguns compromissos assumidos no Brasil resolvi ir em agosto e passei 40 dias. O CRP deveria chegar em 7 semanas, na quarta eu liguei para saber se estava tudo ok, e a resposta foi positiva informando que eu esperasse no endereco informado no landing.
      Precisei voltar ao Brasil para vender minhas coisas e resolver a parte burocratica para assim voltar ao Canada.
      Entao, essa semana chegou uma carta informando que a foto enviada estava fora da especificacao e que eu devo comparecer pessoalmente a um escritorio informando na carta. Deixaram claro que tenho 180 dias para resolver isso e que n’ao aceitam em hipotese alguma foto pelos correios.
      Agora preciso entrar com o pedido de “Travel Document” e mesmo com as orientacoes no site tenho muitas duvidas, como:
      Quanto tempo demora para ser expedido?
      Posse ser enviado pelos correios ou preciso pagar um despachante?
      Colocando tambem os dados crp do meu namorado ja que vamos voltar juntos ajuda em alguma coisa?
      Sabem informar de alguem que nao conseguiu?
      Posso informar endere;o que ficarei em Montreal, embora eu tenha feito o landing por Vancouver? Eh possivel alterar endereco?
      O Travel document tem prazo de validade? Se sim, de quanto tempo?

Caso alguem ja tenha solicitado, pode dizer a experiencia, se existe alguma forma para sair mais rapidamente?

Muito Obrigada
      Fernanda

Liliana Rocha
      Participante

Oi Fernanda,

Conheço uma pessoa que precisou voltar para o Brasil para buscar esposa e filha e que ainda não tinha recebido o cartão de residente permanente. Ele resolveu o problema em SP antes de voltar para o Canadá. Está tudo em seu blog.

A cópia do post está logo abaixo.

Boa sorte!
      Liliana

http://uvosnumafria.blogspot.com/

SEXTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2010

Sair do Canadá sem o Cartão de Residente Permanente

Galera, todo mundo sabe que eu entrei no Canadá como residente permanente no dia 27 de julho e logo no dia 2 de setembro eu sai do Canadá sem o cartão de residente permanente pq eu ainda não o tinha recebido. Ultimamente está demorando de 6 a 8 semanas para chegar o cartão de residente permanente. O problema é que sempre que um residente permanente sai do Canadá ele precisa do cartão de residente para poder entrar de volta.

Bom, muita gente me dizia alguém teria que enviar o cartão para mim no Brasil para eu poder entrar novamente, mas nisso eu via 3 problemas: 1) o cartão ser extraviado; 2) O cartão não chegar pra mim até o dia do meu retorno ao Canadá; 3) o custo é muito algo, já que a forma mais segura e mais barata que eu encontrei foi pela DHL por 85 dólares.

Pensando em meu retorno ao Canadá sem o cartão de residente permanente comecei a falar com as pessoas sobre quais opções eu teria.. Chegaram até a me dizer que existe um processo de + ou – 400 dólares e eu poderia retornar…

No final das contas eu fui falar diretamente com quem sabe do processo e contatei a Vivian no consulado. Ela me disse que tem um processo chamado “Travel Document” que é para qq residente permanente que sai do Canadá sem o cartão ou perdeu o cartão enquanto estava fora do Canadá.

O processo é muitíssimo simples e super rápido. Eu só tenho que preencher o formulário IMM5524 e enviar para o consulado junto com uma foto 3×4, cópia da pagassem de vinda para o Brasil, cópia da passagem de volta para o Canadá, passaporte, cópia do Confirmation e 50 dólares canadenses em dinheiro trocado (ou depositar 85 reais na conta do consulado no HSBC). O processo demora 2 dias úteis desde a entrega dos documentos até o visto ficar pronto. Aí a gente recebe um visto de residente permanente de entrada única. Todo o processo está descrito no link http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/travel.asp

Enfim, ontem eu peguei meu visto no consulado e agora já posso entrar novamente no Canadá, mesmo sem ter o cartão de residente permanente.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Liliana,

engraçado ver no final deste post a mesma informacao do inicio dele ;-)

Obrigado pelo relato de experirência do colega que usou a mesma informacao postada aqui de forma teorica ;-)

@Carlos_Santos wrote:

Caros colegas,

procurando uma coisa, achei outra ;-)

E acho que pode servir à algum colega que aqui chegue e esteja nesta situacao. Assim segue a informacao:

Um residente permanente (RP) quando chega aqui no Canada faz o pedido de um identidade canadense o Cartao de Residente Permanente ou PR Card.

Este documento é fundamental para viajar para fora do Canada, principalmente quando para ele se RETORNA.

O unico documento de viagem que todos os cidadaos possuem é o PASSAPORTE, porém como o Canada exige visto para aqui entrar, é preciso que o RP mostre, juntamente com o passaporte, a sua identidade canadense (PR Card).

Porém , para aqueles que por uma razao qualquer ainda nao possuem seu PR Card, como fazem para sair do País?

em resposta a esta questao eu apresento a informacao oficial do governo do Canada:

Document de voyage temporaire – résident permanent à l’extérieur

Le programme Document de voyage temporaire – résident permanent à l’extérieur délivre des titres de voyage temporaires à des résidents permanents du Canada à l’étranger qui n’ont pas de carte de résident permanent (carte RP).

Administré par : Citoyenneté et Immigration Canada (CIC)
        Renseignements sur la demande

* Formulaire de demande (no site tem um link para o formulario!)

Les formulaires de demande dûment remplis doivent être soumis en personne ou par la poste à une mission canadienne à l’étranger, accompagnés des documents suivants :

* une preuve d’identité, telle qu’un passeport ou un document d’identité délivré par le pays de citoyenneté du demandeur
           * une preuve du statut de résident permanent, telle qu’un permis de retour pour résident permanent ou une fiche d’établissement
           * une photo récente de format passeport

Renseignements financiers

* Des frais de 50 $ par titre de voyage temporaire s’imposent.

Coordonnées

* Renseignements généraux : 1 888 242-2100
           * ATS : 1 888 576-8502

fonte: http://www.servicecanada.gc.ca/fra/gdc/document_voyage_rp.shtml

Atenciosamente

@Liliana Rocha wrote:

Oi Fernanda,

Conheço uma pessoa que precisou voltar para o Brasil para buscar esposa e filha e que ainda não tinha recebido o cartão de residente permanente. Ele resolveu o problema em SP antes de voltar para o Canadá. Está tudo em seu blog.

Boa sorte!
      Liliana

Galera, todo mundo sabe que eu entrei no Canadá como residente permanente no dia 27 de julho e logo no dia 2 de setembro eu sai do Canadá sem o cartão de residente permanente pq eu ainda não o tinha recebido. Ultimamente está demorando de 6 a 8 semanas para chegar o cartão de residente permanente. O problema é que sempre que um residente permanente sai do Canadá ele precisa do cartão de residente para poder entrar de volta.

Bom, muita gente me dizia alguém teria que enviar o cartão para mim no Brasil para eu poder entrar novamente, mas nisso eu via 3 problemas: 1) o cartão ser extraviado; 2) O cartão não chegar pra mim até o dia do meu retorno ao Canadá; 3) o custo é muito algo, já que a forma mais segura e mais barata que eu encontrei foi pela DHL por 85 dólares.

Pensando em meu retorno ao Canadá sem o cartão de residente permanente comecei a falar com as pessoas sobre quais opções eu teria.. Chegaram até a me dizer que existe um processo de + ou – 400 dólares e eu poderia retornar…

No final das contas eu fui falar diretamente com quem sabe do processo e contatei a Vivian no consulado. Ela me disse que tem um processo chamado “Travel Document” que é para qq residente permanente que sai do Canadá sem o cartão ou perdeu o cartão enquanto estava fora do Canadá.

O processo é muitíssimo simples e super rápido. Eu só tenho que preencher o formulário IMM5524 e enviar para o consulado junto com uma foto 3×4, cópia da pagassem de vinda para o Brasil, cópia da passagem de volta para o Canadá, passaporte, cópia do Confirmation e 50 dólares canadenses em dinheiro trocado (ou depositar 85 reais na conta do consulado no HSBC). O processo demora 2 dias úteis desde a entrega dos documentos até o visto ficar pronto. Aí a gente recebe um visto de residente permanente de entrada única. Todo o processo está descrito no link http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/travel.asp

Enfim, ontem eu peguei meu visto no consulado e agora já posso entrar novamente no Canadá, mesmo sem ter o cartão de residente permanente.

skyhawks
      Participante

Pessoal,

Li alguns relatos de imigrantes que foram questionados no “landing” se pretendiam sair do Canadá antes do recebimento do PR card. Uma viagem de turimos ou a trabalho, por exemplo.

Alguém no forum respondeu “sim” ou sabe explicar o que ocorre na sequência?

Abraços
      Hufo

robert.mena
      Participante

Oi Liliana (ou quem mais estiver aqui),

Alguém tentou fazer isso recentemente? Eu terei que entrar e sair cerca de 1 mês depois do landing para os EUA.

O que me deixa apreensivo é que não consigo confirmação dos prazos para isso. Irei passar 10 dias (9 se descontar o retorno) e minha pergunta mágica é será que posso enviar meu passaporte para o escritório local do consulado no canadá pedindo um visto de viagem antes mesmo de sair…

Eu já mandei vários emails mas eles só respondem com links do site ou respostas prontas que não dizem nada.

Se puder eu mando o passaporte no dia seguinte que fizer o landing e com isso tenho certeza de que recebo o visto antes :)

@Liliana Rocha wrote:

Oi Fernanda,

Boa sorte!
      Liliana

luizandre
      Participante

@RickSimon wrote:

Amigos,

Vou aproveitar e colocar minha dúvida também.

Supondo que uma pessoa chegue aqui no Québec e faça todo o procedimento de Landing, documentação e tudo mais o que tem que ser feito, só que essa pessoa volta ao Brasil antes de receber sua RP, voltando com a mesma passagem a qual chegou aqui.

Já estando no Brasil essa pessoa toma conhecimento que sua RP foi enviada e está em posse de amigos que ficaram no Canadá, esses amigos lhe enviam a RP via correio seguro. Essa pessoa terá problemas ao reentrar no Canadá uma vez que estará com a RP válida em mãos quando da chegada aqui??

Obrigado e desculpem se de repente minha pergunta está sendo repetitiva.

Ricardo

Caro Ricardo,

Bom este ai é o meu caso, fui ao Canadá em Outubro de 2011 e recebi o PR Card aqui no Brasil, um amigo que mora em Montreal me enviou, creio que não teremos problema em voltar para o Canadá com o PR Card em mãos, pois creio que seria o mesmo caso de Brasileiros que voltam ao Brasil de férias para visitar a família e posteriormente retornar ao Canadá.

Alguns amigos imigrantes me falaram que não teria problema nenhum, mas se alguém souber melhor sobre isso seria interessante comentar.

Abs

André

mrodolfo
      Participante

robert.mena, nada muda no seu caso e o procedimento continua o mesmo. Você terá que procurar um consulado canadense nos EUA e solicitar o documento de viagem para poder regressar ao Canadá.

@robert.mena wrote:

Alguém tentou fazer isso recentemente? Eu terei que entrar e sair cerca de 1 mês depois do landing para os EUA.

Bonne chance,

SANDROMS
      Participante

robert.mena,

O visto extra de uma entrada para voltar ao Canadá, pode ser emitido em qualquer consulado fora do Canadá. [eu tinha escrito que tinha que ser em São Paulo mas editei porque estava errado] Instruções aqui:
      http://www.cic.gc.ca/francais/information/demandes/voyage.asp

Outras questão, você vai para voltar dos EUA de carro ou de avião? Se você entrar de carro é possível entrar apenas com o formulário em papel.

Essas informações estão no site do CIC, na página de FAQ, segue o link e as questões onde tem essa informação:
      http://www.cic.gc.ca/francais/information/faq/carte-rp/index.asp

Je dois quitter le Canada d’urgence. Comment puis-je obtenir une carte de résident permanent rapidement?

e
      Je dois quitter le Canada, mais je n’ai pas de carte de résident permanent. Est-ce que je vais pouvoir rentrer au Canada par la suite?

robert.mena
      Participante

O problema é que o tempo de permanencia nos EUA será pequeno comparado com o tempo oficial de processamento do visto.

Logo a dúvida que ninguem me responde é se quando eu ainda estiver no canadá posso mandar meu passaporte + formulário para new york ou vão reclamar que quero um visto para voltar antes mesmo de ter “saído” do país.

@mrodolfo wrote:

robert.mena, nada muda no seu caso e o procedimento continua o mesmo. Você terá que procurar um consulado canadense nos EUA e solicitar o documento de viagem para poder regressar ao Canadá.

@robert.mena wrote:

Bonne chance,

RonaldoMaciel
      Participante

Robert, o que os sites parecem dizer é que vc nao pode fazer isso estando no Canadá – terá de fazer isso estando nos EUA. Mas para vc viajar tranquilo, tente ligar no MICC 1-800-622-6232 ou (em Montreal) 514-864-9191 e tirar esta dúvida.

Abraco
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

SANDROMS
      Participante

Robert,

Se fosse possível mandar o passaporte para NY, [como disse o Ronaldo não é…] como você iria entrar nos EUA se o passaporte não voltasse a tempo?

Não complique, saia de carro! Se não quer dirigir até NY, vá de carro até Burlington VT, ou Platsburgh NY e peque um vôo doméstico.

robert.mena
      Participante

Oi, o problema é que vou para outro estado. Ir dirigindo até lá seria demorado demais…

robert.mena
      Participante

Oi Ronaldo,

Eu liguei para lá no Micc e a moça não sabia de nada :) Para ter uma idéia ela disse que esse documento (travel) está disponível apenas para pessoas que morem a pelo menos 2 anos no canada…

Vou tentar conseguir um número no escritorio de new york e ver se alguém sabe algo mais concreto.

@RonaldoeSusana wrote:

Robert, o que os sites parecem dizer é que vc nao pode fazer isso estando no Canadá – terá de fazer isso estando nos EUA. Mas para vc viajar tranquilo, tente ligar no MICC 1-800-622-6232 ou (em Montreal) 514-864-9191 e tirar esta dúvida.

Abraco
      Ronaldo

SANDROMS
      Participante

O Micc não sabe nada sobre isso mesmo, que organiza essa questão de vistos, e permissões de viagem etc é um CIC que é um órgão federal.

Você viu os links que eu passei aqui: http://brasilquebec.com/forum-cbq/42/3286.html?start=15#p56918? Deve ter algum telefone lá no site do CIC para se informar.

RonaldoMaciel
      Participante

Verdade, falha minha dei os contatos do MICC do Québec…aqui achei os contatos do CIC (Citizenship and Immigration Canada)

http://www.cic.gc.ca/english/contacts/index.asp#callcentre

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.