Royal Roads University !?

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Universidades Royal Roads University !?

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5260
      emalamud
      Participante

      Prezados amigos,

      Estou interessando em fazer um curso on-line
      (http://www.ccee.ca/certificate.aspx) pela universidade Royal Roads
      University (http://www.royalroads.ca/), de Victoria-BC. Gostaria de
      saber se alguém conhece ou possui alguma referencia sobre esta
      universidade. Eu procurei no Google Earth e percebi que se trata de uma
      universidade muito pequena. É confiável ? É acreditada ? Possui uma boa
      reputação ?

      Grande Abraço

      Erico

    • #21728

      Olá Erico, aqui no Québec eu jamais ouvi falar desta universidade, sobretudo pelo fato de ser na BC.

      O que eu te aconselho é escrever para o ministério da educaçao da província pedindo referências, ou mesmo ainda pesquisando no google.

      Espero ter ajudado,

      Grande abraço e sucesso em sua busca!

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #21731
      Marcus
      Participante

      Oi, Érico!

      Também não sei te falar nada sobre a Royal Roads University. Porém, há algum tempo atrás, comecei um tópico neste fórum disponibilizando um ranking das 500 melhores universidades do mundo, no qual constam várias canadenses. Consultei este ranking e não vi a Royal, mas tenho certeza de que o mesmo poderá lhe ser útil caso você decida procurar outra universidade canadense.

      Segue abaixo o link para o post:

      Ranking de Universidades

      Um abração!!!

      Marcão.

    • #21732
      Fabiocb
      Participante

      Olá Érico,

      concordo com o Bruno, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o ministério de educação de BC, por que por lá tá pior que no Brasil no quesito de universidades/faculdades clandestinas, tem noticias de pessoas que foram enganadas, principalmente estrangeiros que não tem como recorrer de forma eficiente, inclusive eles mostram fotos e coisas e tal no site e em folders só que ao chegar na universidade eram galpões sem estrutura e pior ainda as pessoas estudavam e ao teminar nada de diploma, pois existem brechas na lei em BC que de certa forma permitem esse tipo de coisa.

      Abraços

      Fábio

    • #21735
      ibere81
      Participante

      Erico,
      Sempre que eu quero dar uma investigada rápida sobre uma universidade eu começo pelo Wikipedia… não é uma fonte 100% confiável mas já é um começo (se pelo menos eles tem um artigo no Wikipedia já é alguma coisa).

      Aqui vai o artigo sobre a Royal Roads Universityna Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Roads_University. Tem uma parte sobre o ranking:

      Though Royal Roads University abstains from the Maclean’s ranking of universities, on the grounds that it is classified as a special purpose university, both its Bcom and MBA programs were ranked by Corporate Knights Magazine in July 2007. The Royal Roads Bcom program placed 28th out of the 47 Bcom programs in Canada. The MBA placed 20th out of the 35 MBA programs in the country, directly behind McGill. For official ranking please go to: http://www.corporateknights.ca/

      Eu não gosto muito desse site Corporate Knights, eles usam uns critérios meio estranhos… por exemplo: MBAs muito bem classificados em outras publicações como Business Week e Wall Street Journals (exemplo: McGill e HEC Montréal) estão com uma classificação super baixa no Corporate Knights. De qualquer forma, a Royal Roads University aparece no ranking mais ou menos no meio…

      Levando tudo em consideração, eu diria que não é uma universidade ruim, mas também não faz parte do “grupo de elite”.

      Cada um tem o seu planejamento (você quer ir para o Quebec?), mas eu acho que vale a pena você ter algumas coisas em mente antes de começar um curso online como esse. Desculpe os exemplos serem todos relacionados a MBAs, que é o que eu tenho persquisado:

      – Se você quer imigrar para o Quebec, cursos locais são mais valorizados do que os de outras provincias (a não ser que você tenha estudado em uma escola de muito renome, tipo, sei lá, Queens ou uma nos EUA como Harvard ou Warthon).

      – O preço que você vai pagar em um curso online (ou presencial) em uma outra provincia do Canada como estudante internacional é MUITO maior do que se você fizesse um curso presencial no Quebec já como residente. Por exemplo: um MBA na Queens ou Ivey vai te custar entre 60 e 70 mil dólares. Um MBA na HEC Montréal como estudante internacional vai te custar uns 24 mil dólares – o que é muito mais barato do que nas outras provincias mas ainda é caro se comparado com o preço que residentes permanentes pagam… este mesmo curso como residente do Quebec sai uns 5 mil dólares. Vale a pena você fazer este investimento muito maior só para tentar adiantar a sua formação lá?

      – Estudando no próprio Quebec em cursos presenciais você tem muito mais chances de começar a contruir o seu network local, encontrando outros profissionais da sua área e que já estão no mercado de trabalho do Quebec.

      – Dependendo do curso e em qual universidade que você for estudar, você possui chances de estágio em empresas locais. A McGill por exemplo, tem acordos com empresas locais para direcionar os seus estudantes que estão se formando para estágios, é sempre melhor do que começar do zero e mesmo que você não seja efetivado te dá no mínimo aquela tão solicitada “experiência canadense”.

      Bom, espero ter ajudado. Talvez os exemplos não sejam na sua área, mas acredito que não seja muito diferente disso.

    • #21738
      maurorepacci
      Participante

      Eu procuraria uma universidade similar no Quebec porque acho que os custo-benefício seria bem melhor se voce realmente pretende imigrar para o Quebec!
      Em qual área voce está querendo estudar? Que tipo de curso?

    • #21744
      ibere81
      Participante

      Uma outra alternativa talvez seja o Cégep@distance, eu não sei se eles oferecem cursos para alunos que não sejam residentes, mas vale a pena dar uma olhada, dependendo do curso que você procura.

    • #21746
      emalamud
      Participante

      Ola Pessoal,

      Primeiramente gostaria de agradecer a atenção do pessoal e a presteza das respostas. É muito bom encontrar companheiros nesta grande jornada (ou, mais precisamente, projeto) de imigração.

      Eu estou ciente que como residente permanente do Quebec, os custos são bem menores. Eu apliquei pelo quebec e meu visto chegou mês passado. Eu e minha esposa ( que é fisioterapeuta e instrutora de pilates) vamos viajar para o Canadá para uma viagem de reconhecimento em dezembro. Desta forma, mesmo que eu estude na Royal Roads, pagaria taxa de estudante canadense.

      Eu sou engenheiro sanitarista e ambiental e atualmente trabalho com estudos de impacto ambiental e gestão ambiental. A idéia de fazer um curso a distância é já possuir um certificado que me abra as portas do mercado de trabalho no Canadá. Eu procurei em várias universidades (principalmente nas mais conhecidas), mas não encontrei muitos cursos não presenciais. A McGill, a Politécnica e a Concórdia possuem programas muito interessantes, mas todos presenciais.

      Pesquisando no site: ww.eco.ca – Environmental Careers Organization – encontrei um link para o site http://www.ccee.ca.
      O ECO.ca me pareceu uma organização interessante. Nele, encontrei vários “job offers” e estudos sobre o mercado de trabalho e esta organização é composta por várias empresas de tamanho considerável. O ccee é o Canadian Centre for environmental education e é uma parceria entre o ECO.ca e a Universidade Royal Roads. Como fruto desta parceria surgiu o curso que eu estou interessado: Certificate in Environmental Practice (http://www.ccee.ca/certificate.aspx)

      Dentro do publico alvo deste curso, estão os imigrantes que se interessam em ter uma certificação antes de colocar o pé no canadá (que no meu caso, a mudança final está prevista para meados de 2008). O que vocês acham ?

      Grande Abraço

      Erico

    • #21747
      emalamud
      Participante

      Ah. Complementando,
      Eu enviei um email para o http://www.gov.bc.ca/bced/ perguntando sobre esta universidade.
      Alguém sabe se existe alguma instituição como o MEC no Brasil que valida os cursos superiores ?

      Grande Abraco

      Erico

    • #21752
      ibere81
      Participante

      [Caramba! Só depois de terminar que eu vi o tanto que eu escrevi!!! Desculpe!]

      Bom… eu não entendo nada da sua área, então fica difícil te ajudar com informações específicas, hehehe. Mas com as informações que você passou, eu acho que o cenário que você tem que formar é o seguinte:

      1- Qual o custo total do curso?
      – Mesmo como residente permanente, a diferença entre o custo de universidades no Quebec e no resto do Canada é grande.
      – Como residente do Quebec, você tem direito à empréstimo ou bolsa de estudos estando lá (dependendo do quanto você vai ganhar, trabalhando lá… oiu não trabalhando).

      2- Qual o retorno do investimento?
      – Este curso que você quer fazer é uma especialização? Pós graduação?
      – Ele realmente vai te dar uma vantagem no mercado de trabalho québecois?
      – Como esta universidade e este curso em específico é visto pelos seus colegas canadenses? Existe algum fórum ou lista de discussão de engenheiros ambientais canadenses para os quais você poderia perguntar sobre isso?

      Com isso em mente, você vai conseguir tomar sua decisão. Vou fazer um cálculo baseado (de novo) em cursos de MBA que é o que eu tenho aqui, mas dá pra você ter uma idéia… não sei se este curso que você procura está no mesmo nível de preço, mas serve como exercício.

      MBA na Athabasca University – Alberta, curso online: aprox. $42,000
      MBA na McGill – Quebec, valor para residentes: aprox. $5,500 (curso típico de 20 meses)

      A diferença de preço é enorme.

      Não bastasse isso, o governo do Quebec ainda pode te dar uma bolsa. Tem gente aqui (e deve ter tópicos no fórum explicando isso) que podem te dar muito mais informações sobre bolsas do que eu, mas usando a calculadora disponível no site de bolsas de estudo e colocando $0 de salário (como se nem você nem sua mulher estivessem trabalhando), o governo de daria como bolsa uns $7.165 e como empréstimo $1620. Eu coloquei no empréstimo só o valor do curso… não coloquei custo de vida nem nada, o que eu nem sei se é permitido ou não. Bom… se alguém que entende o sistema de bolsas puder explicar, melhor.

      Então você tem aí $7.165 de bolsa e $1.620 que o governo te empresta e você precisa pagar do seu bolso, tirando um do outro, você tem $5545 de “dinheiro grátis”, ou seja: praticamente o valor do curso. Segundo o site da Mcgill, o custo de vida por um ano em Montreal é de uns $19,000 (a HEC diz que é de $16,000), considerando que você vá com a sua esposa, o custo não dobra mas aumenta, então vamos colocar uns $30.000. Como o curso dura 20 meses, consideramos $50.000 de custo de vida durante o tempo do curso.

      No final nós temos:

      McGill: $50.000 (só o custo de vida, já que o governo te daria uma bolsa para o curso)
      Athabasca: $43.000 (só valor do curso, já que você poderia fazer aqui no Brasil)

      A diferença é de $7.000.

      Aí é que entra a questão do retorno do investimento: assim que eu terminar o MBA em uma e em outra, que ganhos eu vou ter? Eu vou ter uma rede de amigos? Experiencia no Canada? Meu currículo vai ser mais valorizado se eu estiver estudado em qual destas instituições? Um curso online é tão valorizado quanto um off-line pelos empregadores? As duas faculdades oferecem oportunidade de estágio? As duas faculdades fazem parte do G13?

      Bom… foi assim que eu tomei a decisão por não fazer um curso online aqui do Brasil e investir em um no Quebec, veja o que faz sentido pra você!

      Puxa, depois de ter escrito tanto espero que eu não tenha feito nenhuma burrada muito grande nos cálculos (eu sou péssimo em matemática)!

    • #21755
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá ibere81,

      Muito boa as suas ponderaçoes e cálculos, mas só corrigindo, a bolsa de estudos fornecida pelo governo de Québec, ou seja o Prêts et Bourses que você indicou como link, já vem incluso o custo de vida. Você recebe do governo por sessao o dinheiro referente a pagar a faculdade, em torno de 300$ para compra de material e em torno de 730$ por mês para seu custo de vida, este valor por pessoa, e em caso de casal, junta-se a mesma quantia pois neste caso o governo analisa o casal mais ou menos como solteiros, cada um recebe o dinheiro em sua conta pessoal, nao aceita-se portanto conta conjunta.

      Nao sei se ficou clara a minha explicaçao, mas no link Estudos e Prêts et Bourses explico um pouco melhor.

      Abraços,[/align]

    • #21770
      ibere81
      Participante

      Dri, muito obrigado pela complementação, esse negócio de bolsas estava meio confuso pra mim ainda, o seu artigo ajudou muito!!
      Bom, levando mais isso em consideração, acho que dá pra concluir que pelo menos no caso de cursos com diferença de custo tão grande vale mais a pena esperar um pouco mais e começar a estudar no presencial em Quebec mesmo.

      Erico, boa sorte na sua pesquisa e espero que seja lá qual for o caminhlo que você escolha você possa ter sua formação valorizada!

    • #21869
      emalamud
      Participante

      Prezados amigos,

      Mais uma vez agradeço todas as colocações e pretendo me interar mais sobre as bolsas do Quebec.  O custo do curso de pós-graduação on-line é bastante acessível, em torno de 4 a 6 mil dólares dependendo das matérias que eu cursar. De qualquer forma, este curso serve mais como um certificado e cursos online tem a desvantagem de não aumentar o networking.

      De qualquer forma, eu resolvi ir atrás de maiores referencias sobre esta universidade e vou compartilhar com vocês as respostas recebidas.

      Resposta 1 (do CICIC)

      Erico Malamud

      Thank you for communicating with the Canadian Information Centre for International Credentials (CICIC) [http://www.cicic.ca] at the Council of Ministers of Education, Canada (CMEC) [ http://www.cmec.ca ].
      Royal Roads University is a well respected and highly regarded institution that does appear in the list of recognized higher education institutions in the Province of British Columbia . For more information go to [ http://www.cicic.ca/en/postsec.aspx?sortcode=2.20.24.26&id_postsec=302 ].Royal Roads is also a member of the Association of Universities and Colleges of Canada (AUCC).  You will find their Quality Assurance policies at [http://www.aucc.ca/qa_webdb/qa-template-both.asp?lang=E&instcode=34].

      Macleans is not an official source of information on postsecondary higher education in Canada .
      ___________________________________
      CICIC assists persons who want to know how to obtain an assessment of their educational, professional, and occupational credentials by referring them to the appropriate bodies.  It collects, organizes, and distributes information and acts as a national clearing house and referral service to support the recognition and portability of Canadian and international educational and occupational qualifications.  CICIC also provides some information on postsecondary education in Canada and abroad.
      CICIC does not itself grant equivalencies or assess credentials, nor does it intervene on behalf of individuals or in appeals. While colleges, universities, and licensing bodies have the sole authority to recognize foreign programs and degrees, CICIC fosters the dissemination of information about recognition procedures, promotes fair and consistent practice in credentials assessment, and serves as a link for Canadian academic and professional bodies to international organizations and to information centres around the world.
      ________________________________________
      If you need further assistance, please do not hesitate to communicate with us.
       
      Yves E. Beaudin
      National Coordinator / Coordonnateur national
      Canadian Information Centre for International Credentials (CICIC)
      Centre d’information canadien sur les diplômes internationaux (CICDI)
      95 St. Clair West, Suite 1106 Toronto, Ontario M4V 1N6
      Tel/tél: (416) 962-8100 Ext./poste 242
      Fax/téléc: (819) 682-9874
      E-mail/Courriel: y.beaudin@cmec.ca

      Resposta 2 (Gov BC)

      Dear Erico,
      Thank you for your e-mail to the Ministry of Advanced Education (AVED) requesting information about the reputation and/or accreditation of the Certificate in Environmental Practice at Royal Roads University in the Province of British Columbia.
      Canada does not have a national or regional accreditation system for post-secondary institutions and therefore educational jurisdictions, except in some limited circumstances, do not normally employ the term “accredited” to denote provincially authorized or recognized institutions.  The term “accreditation” has limited meaning in British Columbia .  It is used mostly by professional bodies when referring to their evaluation of specific university or college programs.  
      Since post-secondary education falls under provincial, rather than national, jurisdiction, each province uses its own quality assurance processes to ensure the legitimacy of institutions. In British Columbia, AVED is responsible for giving consent to degree programs. Royal Roads University is a legitimate, publicly funded post-secondary institution.  While AVED provides funding for British Columbia’s public post-secondary institutions, these institutions operate under provincial legislation which provides that the boards of the institutions have jurisdiction over all matters relating to the management and administration of the institutions, including admissions requirements.  
      Post-secondary education is the key to your future, so it is vital you make choices that are a good investment of your time and money, and that can lead you to your goals.  Students in British Columbia have many institutions and programs to choose from.  It is your responsibility as a student to ensure the program and institution you choose is a good fit with your educational priorities and expectations. As you explore your options there are many things to be considered. The information contained in the web pages available through the following website may of interest to you:
      http://www.aved.gov.bc.ca/informedstudent/welcome.htm

      You may research student outcomes relating to the field of study your have chosen through the Student Outcomes Reporting System (SORS) .  SORS  is a decision-support tool that contains eleven years of data from the BC College and Institute Student Outcomes Survey project. Institutional researchers at colleges, university colleges, and institutes and decision makers at AVED use SORS to explore the data, structure their own queries and make custom reports. The tool’s user-friendly interface makes it possible for non-technical users to obtain answers to their specific policy or research questions. The tool contains institution-specific data, as well as provincial summary data, and is updated every year. While the Student Outcomes Survey has changed over the last ten years, every effort has been made to ensure that data are reported consistently and that indicators are calculated identically over time. The following links will take you directly to the website, as well as the latest report which is available.  

      http://outcomes.bcstats.gov.bc.ca/
      http://outcomes.bcstats.gov.bc.ca/Publications/Users_Guide.pdf
      http://www.tupc.bc.ca/student_outcomes/publications/graduate_outcomes/graduate_followup_survey_2006/detailed_reports/reports/cip_RRU_03.0104.pdf

      You may also wish to visit the Education Planner website. The website contains a searchable database of programs offered at all of British Columbia’s public post-secondary institutions. It is highly recommended that you take advantage of this website to determine how to proceed with your post-secondary education in British Columbia:  

      http://www.educationplanner.bc.ca/
      You may also wish to utilize the BC Transfer Guide, which is a resource for planning and understanding transfer in the British Columbia post-secondary system and for researching information on transfer credits to other programs and institutions in British Columbia and to other provinces:  http://www.bctransferguide.ca/
      Links to each public post-secondary institution in British Columbia is available at: http://www.aved.gov.bc.ca/institutions/welcome.htm
      Again, thank you for writing to AVED. I hope this information is helpful to you and wish you success in your studies and career.
      Ministry of Advanced Education
      Website: http://www.gov.bc.ca/aved

    • #21879
      ibere81
      Participante

      Muito legal Erico! Se a diferença não é assim tão grande e, como a Adriana indicou, na bolsa do Quebec está incluso até mesmo o custo de vida, talvez seja bom você fazer esse curso em BC e já chegar no Quebec com um diploma canadense e depois, se você quiser, fazer mais alguma complementação no Quebec.

      Interessante também a indicação do http://www.bctransferguide.ca, talvez fazendo esse curso você ainda tenha o benefício extra de poder transferir créditos para algum curso no Quebec…

      Abraços!

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.