Rodrigo se apresentando e com duvidas

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Rodrigo se apresentando e com duvidas

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
      digooaraujo
      Participante

Oi pessoal,

Meu nome é Rodrigo, tudo bom?

Bem,

Preciso muito da ajuda de vocês..
      É o seguinte,

Quero muito ir trabalhar e morar em Quebec, mas não sei como agir.

Sou formado em engenharia elétrica no final de 2007, trabalhei na área até o final de 2008, mas por pressão familiar, infelizmente acabei cedendo e ingressei no direito.
      Ou seja, 3 anos fora do mercado, acho eu que será um pouco dificil eu conseguir ingressar como empregado la.
      Bem, outra opção que eu pensei foi ir como estudante e depois de formado começar a trabalhar, porém isso me acarreta algumas duvidas:

1 – Com o visto de estudante, eu posso trabalhar?
      2 – fiquei sabendo que eu ja possuindo diploma e indo estudar la, o curso passa a ter um ano e meio, é verdade? Penso em ir para a Universidade Laval.
      3 – O governo fornece uma bolsa para estudantes?

Por favor, alguem tem como me da uma luz? Já estou perdendo as esperanças de ir pra la =/
      Que caminho eu tento?

roders
      Participante

Rodrigo,
      Irei passar as informações que tenho conhecimento, mas peço que outros membros do fórum postem as suas informações.

1 – não é possível
      2 – não sei te informar isso, mas não acredito que seja verdade, pois há muitos profissionais que precisam fazer uma comparação de seus estudos e depois precisam voltar para a universidade
      3 – você pode solicitar uma bolsa, com o visto de estudante, pelo governo brasileiro (para pós graduação) ou tentar pela universidade, eu sei que é mais fácil o governo canadense oferecer bolsa para quem é residente permanente

digooaraujo
      Participante

roders,

Se você tivesse em minha situação, o que você faria?

mrodolfo
      Participante

Em que você quer trabalhar? Aqui nao vai ter «pressao familiar»….

Se quiser voltar para a engenharia, estuda, passa na prova da ordem e explica a sua mudança de carreira. Recomeça e bola pra frente!

Quer ir pro lado do direito, volta pra faculdade com prêt et bourse e paga depois de formado!

Simples assim. A decisao só cabe a você…

digooaraujo
      Participante

Eu vou para engenharia..
      minha dificuldade eh pq to parado a 3 anos entende??
      ai ficaria mais dificil minha ida pra la, eu acho.
      Ai nao sei se dou entrada para ir como estudante, ou como imigrante propriamente dito.
      Ce acha que eu passaria como imigrante??

e outra, ce sabe me dizer se com o diploma eu consigo fazer a faculdade em menos tempo?

janeneves
      Participante

Olá Diogo,

respondendo às suas perguntas:
      1 – Com o visto de estudante, eu posso trabalhar?
      Sim, porém existe limite de carga horária (se não estou enganada, 15h semanais) e não é qquer curso que permite (mas os cursos universitários que são seu foco permitem), e no caso de cursos universitário, só é permitido a partir do 2o ano de estudos…

2 – fiquei sabendo que eu ja possuindo diploma e indo estudar la, o curso passa a ter um ano e meio, é verdade? Penso em ir para a Universidade Laval.
      Você pode fazer o curso em menos tempo por aproveitar créditos de matérias cursadas na sua graduação. Porém quantos créditos vc consegue aproveitar depende da avaliação da Universidade E da Ordem dos Engenheiros (a ordem vai exigir algumas matérias ou provas de conhecimento, a universidade idem, aí vc vê o que tem que fazer e monta seu programa de estudos).

3 – O governo fornece uma bolsa para estudantes?
      O governo brasileiro sim (CAPES), o governo do Quebec, do Canada e as universidades de lá também, PORÉM estes últimos não a nível de bacharelado (em geral são bolsas de mestrado, doutorado e pós doc).

4 – Trabalhar como engenheiro lá: você não encontraria dificuldades maiores que a grande maioria dos imigrantes formados em engenharia. A grande dificuldade para entrar no mercado na sua área lá é a aprovação da Ordem. Uma vez que você consiga isso, vc começa a trabalhar como engenheiro jr (já que não tem experiência mesmo) e segue a vida. Enquanto a aprovação da ordem não sai é com vc, se vc vai querer trabalhar (em área técnica como auxiliar / técnico ou qquer outra coisa), se vai só estudar, ou vai tentar conciliar trabalho e estudo, a decisão é sua.

Nota: os 3 anos na área de direito não precisam ser encarados como “pura perda de tempo”. Engenheiros E advogados ligados às áreas de homologação, meio ambiente e propriedade industrial (patentes) precisam do background nas áreas de direito E engenharia. Pensa nisso na hora de definir sua carreira e próximos passos…

Atte,

Jane.

digooaraujo
      Participante

Olá Jane,

Então você acha melhor eu tentar ir como imigrante propriamente dito ou como estudante e depois pegar o visto definitivo?
      Eu tava pensando em já contactar a universidade para ja fazer uma analise de admissão, ai a depender da resposta eu decidiria.
      Ou voce acha melhor, independente disso entrar com o pedido de imigrante e se aceito la eu me viro? Já estou no curso de Frances, e acho que no inicio do ano que vem, ja estarei apto neste quesito, e eh quando eu pretendo dar entrada na papelada.
      E você acha entao que eu devo colocar a minha experiencia em Direito, mesmo entrando num pedido para trabalhar em engenharia? e isso conta positivamente?

Quanto a bolsa, eu tinha ouvido falar que o governo de Quebec dava bolsa de 750 dolares para quem estivesse na graduação e 1350 para mestrados e doutorados.

Obrigado pela atenção, e desculpa se estou perguntando muita besteira e/ou repetindo algumas perguntas, é que quero ir muito para la…

Atte,

Rodrigo

janeneves
      Participante

Diogo,

bolsas em todos os níveis só para RP ou cidadão.
      Estudante estrangeiro tem que buscar outras alternativas (tem outros posts aqui na comunidade que falam sobre isso, dá uma procurada…).

Você pode fazer tanto a avaliação comparativa da ordem quanto a demande de admissão na universidade ainda aqui para ganhar tempo.
      Porém se você começar a estudar sem ter o visto de RP, vc vai pagar tuition fees de estudante estrangeiro.

O que seria melhor pra vc depende da sua pressa e do seu bolso…

Quanto ao que você já cursou em direito, foi só uma dica.
      Cabe a vc avaliar o que vc já cursou, se pode ser útil ao seu plano de carreira ou não, e a melhor forma de apresentar a informação (seja para a universidade, para o BIQ ou nas entrevistas de emprego…)

Atte,

Jane.

digooaraujo
      Participante

O melhor mesmo é ir já com RP. Que ai eu estudaria n faculdade mas com a bolsa, ai seria mais tranquilo financeiramente no inicio, alem do fato de eu poder arrumar um emprego em paralelo a faculdade.. Vou dar entrada na avaliação comparativa da ordem e na admissão na universidade ainda aqui para ganhar tempo e ver qual resposta eu obtenho..

Ademais, vo tentar fazer o processo de imigração, se não der certo, eu analiso as possibilidades de ir como estudante, e vejo minhas condições financeiras pra me bancar nesse periodo..

O fato é que eu vou pra la.. :P

Obrigado mais uma vez a todos pela atenção..
      Até breve com mais duvidas :P

Atte,

Rodrigo

digooaraujo
      Participante

Só mais uma dúvida.. (por enquanto)

Para dar entrada na admissão da Universidade, basta eu entrar no site, e procurar me infomar por e-mail neh?
      E na ordem? como faz? qual o site?

Obrigado

Carlos_Santos
      Participante

Seja bem vindo ao nosso forum Rodrigo,

a maioria das respostas dos colegas je estao aqui no forum, basta ter boa vontade de ler e se informar….

Para colegas como você que chegam aqui no forum, interessados em se informar, eu criei este topico:

Além disso dê uma lida nas regras de uso do forum, aonde diz:

“…. 1.7a) O uso do “Caps Lock” (TUDO EM MAIÚSCULO), de caracteres absurdos, garranchos e de “prefixos” e “sufixos”, tais como “{{{ AJUDA }}}” em títulos de mensagens não são permitidos. Títulos de mensagens devem conter o assunto exato do tópico em questão. Da mesma forma, não é permitido postar um tópico com um título esdrúxulo, tal como “Socorro”, “Ajuda please”, “Help”, etc.. O uso descontrolado de caracteres também é expressamente proibido, como “Como fazer???????????????” e “Ajuda!!!!!!!”. O descumprimento desta regra resultará na mesma forma de punição do parágrafo anterior …”

Leia as regras restantes aqui:

http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/topic/124.html?f=1

Atenciosamente

mrodolfo
      Participante

Diogo, suas dúvidas já foram todas respondidas em algum outro tópico. Basta procurá-las!

digooaraujo
      Participante

Eu vo dar uma pesquisada maior no forum…

Obrigado a todos pelos esclarecimentos. :D

Espero um dia encontrar com vocês em Quebec :)

digooaraujo
      Participante

Surgiu uma dúvida aqui..
      Demora quanto tempo em média para se marcar a entrevista??
      É porque meu nível de Frances ainda não está num nível bom, porém acredito que dentro de mais alguns poucos meses, já estarei apto.. Ai queria saber se já envio a papelada para ir adiantando, ou se aguardo meu frances ficar bom..

Obrigado,
      Rodrigo

roders
      Participante

diogoaraujo,
      não sei te informar quanto tempo (atualmente) está se levando para ser convocado para a entrevista, mas posso te dizer que o tempo do processo federal está em torno de 14 meses. Sugiro que antes de enviar a sua documentação ao BIQ, você já tenha um nível intermediário de francês.
      Sucesso !!!

Carlos_Santos
      Participante

Ola Rodrigo,

@digooaraujo wrote:

Surgiu uma dúvida aqui..
      Demora quanto tempo em média para se marcar a entrevista??

se você ler o que os colegas ja postaram na secao entrevista do forum, vc podera ter a sua informacao e resposta!

Colabore conosco, lendo o forum :idea: ele te dara respostas para perguntas que vc ainda nem passou pela sua cabeca!

Boa leitura!

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.