Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Rodada de entrevistas – 1o semestre 2011
- Este tópico contém 147 respostas, 27 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 4 meses atrás por Vivs.
-
AutorPosts
-
-
19 de maio de 2011 às 12:10 #7420mCerqueiraParticipante
e aí pessoal, a reta final para a entrevista está chegando.
até onde fiquei sabendo, os primeiros entrevistados farão a entrevista já na semana que vem.
alguém sabe quem será o entrevistador?alguma dica de última hora pro batalhão de frente?? hehehehe
abraços e muito frio na barriga nesse momento!! :roll:
Marcos -
19 de maio de 2011 às 12:22 #44900rodersParticipante
Algo que estou aprendendo com todo este processo é ter calma. Tenha calma durante a entrevista (pois o entrevistador não está lá para te prejudicar), revise o seu francês e o seu campo de trabalho e, depois, tenha mais calma, pois estará no início do processo federal.
Não precisa ficar nervoso, durante a minha entrevista eu fiquei muito nervoso e disse “pardon” várias vezes e a entrevistadora foi super gentil comigo.
Sucesso a todos !!! -
19 de maio de 2011 às 12:25 #44901mCerqueiraParticipante
Roders,
Vc fez sua entrevista esse ano??
Quem foi seu / sua entrevistador(a)??Nas simulações que tenho feito com o prof. particular, ele diz que estou indo bem.
É claro que o medo e preocupação existe, além de continuar muito preocupado com minha esposa (que não conseguiu ter uma melhora significativa no francês mesmo já após um bom tempo de estudos)
=abraços,
Marcos -
19 de maio de 2011 às 14:14 #44907rodersParticipante
mCerqueira,
Eu tomei a decisão de imigrar em outubro de 2009, mas somente em junho de 2010 é que eu fiz a minha entrevista (por isso eu digo que aprendi a ter paciência, pois achava que todo o processo seria muito mais rápido) e quem fez a minha entrevista foi a Mdme. Marlène Charron-Geadah, aqui em SP.
Na época, a minha esposa tinha um francês básico, porém ela não era a requerente principal e à ela só foi perguntado com o que ela trabalhava aqui no BR e o quê ela queria fazer lá …. a maioria das perguntas foram direcionadas para mim.
Do meu ponto de vista, eu vejo a entrevista mais como uma forma para averiguar os documentos enviados, seu nível de francês e qual será o seu projeto no Québec.
Mantenha a calma que tudo se fará, sucesso ! -
19 de maio de 2011 às 15:25 #44910imigranteParticipante
roders,
foi perguntado para a sua esposa o que ela qria fazer lá, em relacao a trabalho, ‘e isso? pq ela nao pretende continuar exercendo a mesma profissao que ela tem no brasil? -
19 de maio de 2011 às 17:00 #44912corallaParticipante
Pessoal, para voces que vao fazer a entrevista (a minha é dia 9 de junho), o quanto voces vao imprimir em relaçao a pesquisa de emprego? Voces vao levar muitas paginas com vagas do emploiquebec, ou só uma ou duas para mostrar a pesquisa? Nao sei o quanto levar. Queria mostrar que fiz bastante pesquisa, mas tambem nao quero carregar kilos de papeis para a entrevista!
-
19 de maio de 2011 às 20:08 #44915jujunogueiraParticipante
Olá Coralla
Fiz um resumo sobre como montamos a nossa pasta para levar no dia da entrevista. Dá uma olhadinha:
http://projetosupernovaquebec.blogspot.com/2010/12/o-projeto-de-imigracao-dossie-para.html
Não levamos muita coisa, muitos papeis, levamos o básico e nem isso foi usado! Focamos muito na conversação com o entrevistador, o Sr. LeBlanc, e ele não pediu pra ver nenhuma pesquisa.
Fizemos também uma folha resumo para nos ajudar nas explicações, como se fosse um guia com tópicos, mas nada muito formal para ser apresentado e também não foi usado.
Acho interessante caprichar bastante na parte sobre as profissões e o mercado de trabalho. Tudo o que levamos foi apresentado e também falamos praticamente o tempo todo só sobre esse assunto.
Mas como cada caso é um caso, sei que tem pessoas que se sentem mais confortáveis levando o máximo possível de pesquisas.
Se tiver interesse também, o relato da nossa entrevista está aqui:
http://projetosupernovaquebec.blogspot.com/2010/11/aprovados.htmlBoa sorte para todos que farão a entrevista!
-
19 de maio de 2011 às 21:16 #44916rodersParticipante
imigrante,
A minha esposa tem graduação em arquitetura e urbanismo, licenciatura em matemática e pós em engenharia de segurança do trabalho, e na época da entrevista, ela estava trabalhando como professora de exatas em uma escola particular. Como ela tem várias possibilidades de emprego, a entrevistadora perguntou o que ela tinha feito de pesquisa sobre o mercado de trabalho e com qual profissão ela irá exercer lá (para ver se esta profissão pertence a alguma ordem).
No final da entrevista, a entrevistadora disse a ela para não trabalhar como arquiteta e procurar emprego na área da educação ou da engenharia de segurança do trabalho, até passou um site para ela. -
20 de maio de 2011 às 21:30 #44950corallaParticipante
@jujunogueira wrote:
Olá Coralla
Fiz um resumo sobre como montamos a nossa pasta para levar no dia da entrevista. Dá uma olhadinha:
http://projetosupernovaquebec.blogspot.com/2010/12/o-projeto-de-imigracao-dossie-para.html
Não levamos muita coisa, muitos papeis, levamos o básico e nem isso foi usado! Focamos muito na conversação com o entrevistador, o Sr. LeBlanc, e ele não pediu pra ver nenhuma pesquisa.
Fizemos também uma folha resumo para nos ajudar nas explicações, como se fosse um guia com tópicos, mas nada muito formal para ser apresentado e também não foi usado.
Acho interessante caprichar bastante na parte sobre as profissões e o mercado de trabalho. Tudo o que levamos foi apresentado e também falamos praticamente o tempo todo só sobre esse assunto.
Mas como cada caso é um caso, sei que tem pessoas que se sentem mais confortáveis levando o máximo possível de pesquisas.
Se tiver interesse também, o relato da nossa entrevista está aqui:
http://projetosupernovaquebec.blogspot.com/2010/11/aprovados.htmlBoa sorte para todos que farão a entrevista!
Muito obrigada por todas as dicas! O seu site é bem legal, nunca tinha visto. Vou imprimir as dicas e me organizar. Valeu. :bigups:
-
26 de maio de 2011 às 01:42 #45032victor_mParticipante
Minha entrevista é sexta agora… será que eu vou ser o primeiro a descobrir quem está entrevistando??? hehehe
Bem.. por enquanto eu estou calmo, treinamos bastante (eu e minha esposa) e acho que tout va aller bien.Agora no dia da entrevista nao sei se estarei calmo assim… hahaha
Abraços,
Victor
-
26 de maio de 2011 às 10:09 #45033imigranteParticipante
Olá Victor, desolé, mas vc vai ser o primeiro nao, pq eu e meu esposo fizemos a nossa entrevista na terca feira(rss) e no horario antes do nosso tinha uma moça e depois de nos tinha um casal. Bom, nao vou te dizer pra ficar calmo e que a entrevista é tranquila, pq eu mesma, varias vezes, li isso e mesmo assim eu nao fiquei calma, mas foi 80% verificacao de documentos e 20% perguntas simples. Vai dar tudo certo pra vcs, boa sorte.
Opa, vou editar aqui pq esqueci de responder que é o entrevistador:
M. Daniel C LeblancBoa Sorte
-
26 de maio de 2011 às 10:48 #45034mCerqueiraParticipante
bonjour,
bacana, ouvi dizer que o Mr. Daniel Leblanc é muito educado e gentil.
Em tempo, vc faz idéia de quando efetivamente as entrevistas começaram?? Pelos posts da galera eu já estava convencido que as primeiras entrevistas começariam hj (dia 26).
E afinal de contas, vcs obtiveram o CSQ?? Já deram entrada no federal??
Abraços,
Marcos -
26 de maio de 2011 às 11:05 #45035imigranteParticipante
eita, nao acredito que esqueci a coisa mais importante, que era dizer que sim, conseguimos o CSQ sim e a previsao para darmos entrada na federal é de amanha. O M.Leblanc foi otimo com agente, ajudou. A entrevista durou aproximadamente uns 30min. estava marcada para 14:30, acho que entramos as 14:40 e as 15:40 ja estavamos em nossa casa(pois moramos pertinho) e olha que meu esposo ainda ficou uns 15min depois da entrevista enfrente ao predio no telefone avisando a familia que tinha conseguido. Como falei, foi muito mais verificacao de documentos. Para mim(acompanhante) ele fez pouquinhas perguntas, mas a efetiva mesmo foi so se eu tinha uma motivacao para imigrar diferente da motivacao do meu esposo e eu so completei o que meu esposo ja tinha dito.
quanto ao projeto, ele so passou os olhos nas ofertas de emprego do meu esposo e foi mesmo muito rapido, acho que ele so leu mesmo pra que cargo seria cada oferta. ele fez como agente faz em qlqr livro. ele tbm olhou rapido o CV do meu esposo e deu uma pequena dica para acrescentar a formacao tecnica em servicos bancarios que meu esposo tem na conclusao do 2°grau.
olha, acredito que a nossa entrevista foi mesmo uma das primeiras, pq, pelo que li, no dia 19nov2010, um casal enviou o dossie e fez a entrevista ainda em dez2010 e eu entreguei o nosso dossie pessoalmente la no predio no dia 27nov2010 e so fomos fazer a nossa entrevista essa semana. levando em consideracao tbm que soube de dois casos de entrevistas com a Soraia Tandel em março.
-
26 de maio de 2011 às 11:55 #45036rodersParticipante
imigrante,
Parabéns !!!! Agora é só aguardar o processo federal.
-
26 de maio de 2011 às 21:11 #45040rodrigooParticipante
Parabéns imigrante!
Agora é dar entrada no Federal e esperar o pedido de exames médicos.
Pensei que vocês fossem colocar um relato mais longo sobre as impressões da entrevista já que isso ajuda e muito os próximos candidatos mas de qualquer forma você já anunciou o que muitos queriam saber: quem será o entrevistador.
Abs
-
26 de maio de 2011 às 21:16 #45041rodersParticipante
imigrante,
Só por curiosidade, qual foi o prazo de espera que o entrevistador deu à vc para finalizar o processo federal?
Grato -
26 de maio de 2011 às 22:01 #45042imigranteParticipante
Rodrigoo, nao falei mais da entrevista pq ela nao foi nada dmais. Ele comecou perguntando de que cidade eramos e pra ql cidade qriamos ir. perguntou qntos anos de estudo meu esposo tinha(nessa meu esposo se enrrolou um pouco…rs). Perguntou se a mae do filho do meu esposo sabia que ele ia imigrar. Perguntou sobre a profissao do meu esposo e o que ele fazia no trabalho. Ql era a motivacao para imigrar. Fez uma pergunta em ingles, mas eu nao sei ql foi, mas acredito que foi sobre a profissao/emprego. Perguntou dos planos de trabalho(A,B,C,D). Perguntou sobre os meus planos tbm. Foram perguntas muito simples e respostas tbm.
Roders, ele nao falou nada sobre tempo do processo federal, mas como vou pessoalmente dar entrada no processo no consulado, concerteza irei perguntar e respondo depois. Pensava que iria amanha, mas so vou conseguir ir na segunda feira.
-
27 de maio de 2011 às 01:29 #45044mCerqueiraParticipante
entãããããããããããoooo ….. estava há algumas horas tentando postar aqui algumas informações, mas a internet do meu cel em congonhas tava muito ruim …. hehehehhee
pois é … já ouviram falar de um “tal” CSQ???? pois é …. tô com 2 aqui comigo … o meu e da minha esposa =))))
fiz minha entrevista hj as 14:30h com o Mr. Daniel Leblanc tb.
Segundo a recepcionista, a rodada de entrevistas começou essa semana e são em média 4 entrevistas por dia.sei que todo mundo vai querer saber como foi a entrevista, mas acabei de chegar em casa … estou muito cansado e vou pedir paciência pra poder postar isso amanhã, tudo bem??
a única “dica” que posso dar não é nenhuma novidade, que é: “fiquem tranquilos!!!”
desculpem pela brevidade, mas só queria contar a novidade e dizer que estou muito feliz e aliviado.
Um abração pessoal e boa sorte pros proximos entrevistados!!!
PS: processo federal já foi inciado!!
abraços,
Marcos e Luiza -
27 de maio de 2011 às 01:54 #45045camilagnunesParticipante
Parabens Marcos e Luiza!!!
Agora que venha o federal!!!
Abs -
27 de maio de 2011 às 02:40 #45046katy_freitasParticipante
Parabéns Marcos,
Estou aguardando as novidades com relação a entrevista!
-
27 de maio de 2011 às 05:10 #45047rodrigooParticipante
@imigrante, pelo visto foi só verificação dos documentos e perguntas básicas mesmo! Que bom!
@mCerqueira, Parabéns pelos CSQ’s!
Sorte a todos no processo federal
Abs,
Rod. -
27 de maio de 2011 às 10:26 #45048imigranteParticipante
mCerqueira,
vc disse:
PS: processo federal já foi inciado!!qria so tirar uma duvida, vc preencheu os documentos da etapa federal a mao ou pelo computador e imprimiu em seguida?
no formulario: Demande de residence permanete au Canada, logo no comeco, tem que preencher em Autre: Na opção “Autre” escreva: “Travailleurs qualifiés sélectionnés par le Québec”. Se preencher pelo computador, nao da pra colocar isso tudo no quadrinho que e pequeno dmais. como vc fez?
Parabens pelo CSQ…
Abraco -
27 de maio de 2011 às 11:49 #45051corallaParticipante
Que legal, Cerqueira e victor!!! Tô com inveja! Que legal. Obrigada pelo relato.
Voces que sao de Sao Paulo – a rodoviaria fica perto da Av. Berrini, ou é longíssima?
-
27 de maio de 2011 às 12:17 #45055imigranteParticipante
oi carolla, a rodoviaria do tiete e barra funda tbm sao longes. no caso, vc teria que pegar um metro na rodoviaria do tiete, descer na estacao paraiso e depois pegar outro metro e descer na estacao brigadeiro(na av paulista). andar ate a brigadeiro luiz antonio e pegar um onibus que para quase enfrente ao predio do escritorio na berrine(como e durante a semana isso tudo deve demorar 1:30h ou mais). Na rodoviaria barra funda, vc teria que pegar o metro ate a av paulista e depois pegar o onibus como ja disse. Ou entao pegar um trem ate Presidente Altino e depois pegar outro trem ate a estacao morumbi e pegar um onibus ate quase enfrente ao escritorio na berrine(o que tbm demoraria 1:30h). Vc vem de onde?
-
27 de maio de 2011 às 12:19 #45056DanibleyParticipante
Parabéns aos novos proprietários de CSQ! :P
Coralla, São Paulo tem várias rodoviárias, em qual você vai chegar? Já te adianto que perto, nenhuma é.
-
27 de maio de 2011 às 13:36 #45058corallaParticipante
@imigrante wrote:
mCerqueira,
vc disse:
PS: processo federal já foi inciado!!qria so tirar uma duvida, vc preencheu os documentos da etapa federal a mao ou pelo computador e imprimiu em seguida?
no formulario: Demande de residence permanete au Canada, logo no comeco, tem que preencher em Autre: Na opção “Autre” escreva: “Travailleurs qualifiés sélectionnés par le Québec”. Se preencher pelo computador, nao da pra colocar isso tudo no quadrinho que e pequeno dmais. como vc fez?
Parabens pelo CSQ…
AbracoEu preenchi algumas coisas no computador, e o resto eu fiz a mao. Acho que nao tem grandes problemas, mas tem que ser com caneta preta.
Obrigada pelas dicas de rodoviaria, imigrante e Danibley. Eu iria chegar na rodoviaria Tiete. Mas, tambem posso ir de aviao e chegar em Congonhas. Seria mais facil, nao? Ir de aviao?
-
27 de maio de 2011 às 13:41 #45059victor_mParticipante
@camilagnunes wrote:
AbsEu vou fazer hoje as 15:30, nao vejo a hora de vir contar para voces também as boas noticias….
:)
Abraços!!Victor
-
27 de maio de 2011 às 13:42 #45060solimarParticipante
Ola.
Eu irei chegar de avião, em congonhas. Como o taxi é um pouco mais caro. Como faria para chegar de trem ou ônibus?
Desde já obrigado.
-
27 de maio de 2011 às 13:43 #45061victor_mParticipante
@victor_m wrote:
@camilagnunes wrote:
AbsEu vou fazer hoje as 15:30, nao vejo a hora de vir contar para voces também as boas noticias….
Abraços!!Victor
O aeroporto fica bem mais perto da Berrini (para o padrão de SP), aconselho mesmo assim a vc pegar um taxi do aeroporto para a Berrini.
Abraços,
Victor
-
27 de maio de 2011 às 13:46 #45063victor_mParticipante
@solimar wrote:
Ola.
Eu irei chegar de avião, em congonhas. Como o taxi é um pouco mais caro. Como faria para chegar de trem ou ônibus?
Desde já obrigado.
Voce vai gastar uns 20 reais de taxi, voces ja vao se preocupar com tanta coisa no dia, nao deixe o transporte publico de SP ser uma destas coisas tambem…. hehhe
-
27 de maio de 2011 às 13:59 #45064mCerqueiraParticipante
Oi pessoal,
Sei que muitos estão vivendo a ansiedade que eu estava vivendo até poucas horas atrás e espero que esse “relato” ajude um pouco a vocês terem uma idéia do que é a entrevista.
Nossa entrevista foi ontem (dia 26) as 14:30h (começou pontualmente). O entrevistador foi o Mr. Daniel Leblanc. Estávamos (minha esposa e eu) bem nervosos no primeiro momento, ele se apresentou, pediu para nos sentarmos e confirmou se o Mr. Cerqueira era eu mesmo .. hehehehe
Me apresentei, apresentei minha esposa ele cordialemente retribuiu o cumprimento e começamos o “processo”. Ele me pediu os documentos de passaporte, certidão de casamento, etc.. etc… Perguntou de onde éramos, quando eu nasci e em seguida perguntou a mesma coisa para minha esposa. à cada documento que ele pedia, registrava no DCS que havíamos enviado originalmente a informação de que estava OK e depois atualizava o relatório em seu computador.Pediu meus comprovantes de estudo, verificou pós graduação, gradução e segundo grau e em seguida pediu os mesmos documentos da minha esposa. Recebeu os diplomas dela e inclusive a declaração que comprova que Lu está terminando seu MBA e pareceu bem satisfeito com essas informações. Pedi licença e mostrei a ele outros diplomas de cursos que fiz (de GP, Requisitos e .net) nos últimos anos e ele os olhou, viu que eram todos pertinentes a minha área e ao meu perfil e pareceu ter gostado. Não sei se fez diferença ou não, mas ele fez algumas anotações a respeito no relatório que ele vai montando no decorrer da entrevista.
Perguntou também sobre meu perfil profissional .. nessa hora eu já estava menos tenso e “rasguei o verbo” falando sobre minhas experiências. Falei de minha experiência como gerente de projetos, mas sabia que possivelmente não seria tão simples começar com essa profissão pois eu preciso antes fazer meu nome no mercado de trabalho do Québec, conhecer a cultura e forma de trabalho, etc, etc.. e que por isso tinha consciência que eu poderia começar como analista de requisitos ou mesmo programador. Mas que tenho bastante experiência em qualquer uma dessas áreas. Falei também que fiz muitas pesquisas sobre o mercado de trabalho e que sabia que havia muita demanda de trabalho para o meu perfil e que isso me motivava muito. Ele pareceu gostar de minha resposta.
Daí ele perguntou à Luiza sobre os planos de trabalho dela e ela respondeu certinho quais eram os planos dela. Nessa hora fui meio atrevido e perguntei se eu poderia complementar o que ela tinha dito e falei que apesar de ser psicóloga e sabermos que ela não poderia exercer essa profissão sem a validação de diploma, ela tinha experiência no campo de recursos humanos, gestão de pessoas e por esse motivo ela estava finalizando seu MBA (para aperfeiçoamento de seu perfil profissional) .. ele tb gostou da resposta. Ah … esqueci de dizer que logo que chegamos, ele pediu a Luiza assinar um documento que ela atesta que sabia que não poderia exercer a psicologia sem o reconhecimento da ordem.
Enfim … entre uma conferência e outra de documentos, pedi para falar mais um pouco sobre o mercado de trabalho da Luiza. Falei que eu confiava muito nela, que sabia que ela é uma profissional muito competente e dedicada e que tinha certeza que ela se sairia muito bem no Canadá se fossemos aprovados, possivelmente teria um emprego até melhor que o meu … ele riu e disse que não era algo impossível de acontecer.
Daí perguntou se eu sabia como estava o mercado de trabalho, como estavam as ofertas … tentei em vão mostrar no meu projeto as pesquisas que eu havia feito sobre o mercado de trabalho, dizendo que as perspectivas eram boas (ele está careca de saber disso, claro). Falei sobre o placement en ligne (caso a gente recebesse o CSQ) e a importãncia para nosso processo e ele gostou de ver que eu estava antenado. Daí entreguei a ele várias ofertas de trabalho que se encaixavam em meu perfil e ele gostou muito. Perguntou sobre as ofertas para a Lu e também entreguei outra lista.
No final perguntou se eu tinha algum comprovante de conhecimento linguístico. Falei pra ele que estudamos sempre com professor particular, mas que havíamos feito um teste de nível na aliança francesa que atestava nossos níveis. Nessa hora senti que ele ficou meio confuso e sinceramente não sei o que ele interpretou .. só sei que ele apagou algum número que havia escrito e escreveu outra coisa por cima.
Perguntou também sobre minha fluência em inglês e pediu pra eu falar pra ele algo sobre Quebec (en anglais, s’il vous plaît) … F*DE*!! heuheuehuehuehue foi uma sessão de risadas pq eu começava falar, misturava o francês, gaguejava, voltava pro inglês … mas devo ter conseguido no final formar uma frase de 3 palavras … ehuehuehue
Conversamos mais um pouco, nos intervalos que ele preenchia o relatório e escrevia alguma coisa, eu aproveitava pra falar algo relacionado ao último assunto discutido.
Daí ele imprimiu um primeiro documento que até agora não sei o que era … depois imprimiu outros 2 e pediu pra conferirmos nossos nomes e datas de nascimento. Eu estava tremendo, não sabia se era o CSQ ou não até que li no título o “certificat de sélection” …. argh!! era o CSQ … quase precisei de uma fralda naquele momento … ehuehuehuehue
Então ele entregou o guia de quebec, as informações sobre a matrícula na francecização (que aliás, não entendi mais nada que ele falou) e nos comprimentou. Falou sobre o procedimento de envio dos documentos ao consulado e daí perguntei se eu não podia entregar pessoalmente. Ele falou que não sabia, mas sabia que eu não poderia levar o dinheiro lá pq eles não iriam receber. (como eu tinha visto que várias pessoas haviam falado do banco lá perto do consulado, já pensei comigo mesmo – tá tranquilo) .. heehehehhe
ele inclusive foi muito simpático, me chamou na “varandinha” que fica atrás da sala dele para me mostrar qual dos prédios era o consulado.agradeci muito .. devo ter falado “merci” umas 43x e depois mandei um “au revoir” e me espirulitei dali … UUFAAAAAAA!!
na sala de espera já estava outro casal (que acabamos re-encontrando em congonhas e que descobrimos que eram de Curitiba). Eu estava tão nervoso que mal os cumprimentei, mas a Lu fez sinal pra eles e falou p ficarem tranquilos que a entrevista era muito tranquila. Saí de lá ainda extasiado … havíamos conseguido!!! ufa … em seguida, fomos para o consulado e já protocolamos nosso processo federal!!! uhúúúúúú
Bem, foi isso!!
=)agora, se me permitem, gostaria de falar um pouco sobre o tal “projeto da entrevista”
Mas antes, queria contar uma historinha:“era uma vez, um garoto que não gostava de estudar de jeito nenhum mas que tinha que tirar notas boas nas provas senão seus pais sapecavam sua bunda e o colocava de castigo. Quando ele era novinho, estudava nem que fosse na marra pois não tinha outra opção. Quando foi ficando mais velho, descobriu o submundo das colas. Só que como esse menino tb era muito tímido e ansioso, ele não conseguia colar das provas dos coleguinhas. Então, ele resolveu a começar a fazer as próprias colas. Mas, de novo, quando chegava na hora da prova ele tinha tanto medo de ser pego que acabava nunca usando as colas … mas curiosamente ele acabava sempre se saindo muito bem nas provas sem usar as colas (afinal de contas, ao fazer a cola ele acabava estudando todo o conteúdo da prova)”
Enfim, dito isso, eu volto ao assunto do projeto que montamos pra entrevista do CSQ.
Já na reta final, depois de ler e reler vários relatos, depois de ver alguns modelos de colegas que nos enviaram para nos ajudar e depois de ter feito um projeto bem enxuto e objetivo com todas informações importantes sobre: Canada, Quebec e mercado de trabalho, eu estava meio encucado em como eu utilizaria essa informação durante a entrevista.Bem … o que posso dizer pra vcs é que de nada vai adiantar um projeto “bunitim” se a matéria da prova não estiver bem madura na cabeça de vocês. O nosso “dossiê” foi apenas mais um pacote de papéis que colocamos na nossa frente em meio aos passaportes, diplomas, etc…
é importante montar o dossiê??? é sim, mas é muito mais pra que vocês estejam preparados para responder sobre qualquer coisa a respeito de quebec, mercado de trabalho, perfil profissional, história de vida, etc… do que pra impressiona-los com alguma coisa. Pelo que percebi, o importante é ele perceber o quanto vocês estão preparados, o quanto vocês conhecem de sua própria história e o quanto vocês estão preparados para o que vão enfrentar. Se vocês não tiverem isso na ponta da língua, podem fazer um dossiê de ouro que não vai mudar uma vírgula na impressão deles por vocês.
em resumo: estudem, se preparem bem com o francês, organizem suas idéias e informações sobre tudo isso que falei: Canada, Quebec, histórico pessoal e profissional, perfil profissional e, principalmente, como vc está preparado para o mercado de trabalho de lá e o que o mercado de lá tem para oferecer e que você possa contribuir.
Creio que seja isso. Muita gente já disso isso, eu já disse isso e pra finalizar vou repetir mais uma vez: FIQUEM TRANQUILOS!!
se vocês estão com todas as documentações exigidas para comprovação, se estão bem preparados no francês, se vocês conhecem bem sua história e seu perfil profissional e como seu perfil pode ser útil no mercado de trabalho quebequense, NÃO TEM ERRO!!!!! O CSQ será de vocês em poucos minutos!!! Agora, se você não tem essas informações que acabei de citar ….. bem, então só posso dizer que você não está pronto para ser selecionado mesmo!! heheheheheum abraço pessoal,
boa sorte aos próximos entrevistados!!!PS: se possível, alguém ligue o turbo do processo federal aê!!! hehehehehe
nos vamos no próximo post!!abraços,
Marcos e Luiza -
27 de maio de 2011 às 14:11 #45066victor_mParticipante
Parabéns Marcos para voce e sua esposa!
Já vou usar suas dicas na entrevista de hoje a tarde! heheheh
Nos vemos na etapa federal!
Abraços!
Victor
-
27 de maio de 2011 às 14:23 #45067imigranteParticipante
Pessoal que vem do aeroporto de congonhas, o escritorio na berrine fica bem mais proximo do aeroporto do que da rodoviaria. o trajeto deve demorar uns 15min e vai custar uns 20r$ de taxi. acho que nao tem onibus direto do aeroporto para a berrine ou redondezas. a volta pode ate ser de onibus, mas na vinda sugiro que seja de taxi. deem uma olhada no google maps que la tem distancias, trajetos, como chegar e ate os onibus.
-
27 de maio de 2011 às 14:35 #45068mCerqueiraParticipante
@victor_m wrote:
Voce vai gastar uns 20 reais de taxi, voces ja vao se preocupar com tanta coisa no dia, nao deixe o transporte publico de SP ser uma destas coisas tambem…. hehhe
Curti!
galera .. vocês estão indo pra uma entrevista formal.
vcs não devem se atrasar, não devem correr risco de se estressar com um sistema de transporte ineficiente e mais do que isso, não devem correr risco de pegar um ônibus lotado e fedido pra chegar lá todo amassado!!! Num processo tão importante, economizar R$20 reais no conforto e tranquilidade pra chegar bem na entrevista me parece besteira!!!Segue o conselho da Angélica e vai de taxi!!! heheheheheh
Marcos
-
27 de maio de 2011 às 14:39 #45070imigranteParticipante
mcerqueira,
vc preencheu os formularios do processo federal a mao ou pelo computador? -
27 de maio de 2011 às 14:49 #45071mCerqueiraParticipante
@imigrante wrote:
mcerqueira,
vc preencheu os formularios do processo federal a mao ou pelo computador?Preenchi no computador mesmo e segui as instruções do guia que eles disponibilizam lá no site.
A única gafe que cometi foi no background declaration, no item 9: “… or applied for a Canadian immigrant, permanent, blá blá blá …” eu tinha marcado como não (estive em Toronto ano passado como estudante). Daí a Maura falou que estava errado e pediu pra eu corrigir. Ela passou um corretivo lá e corrigi a informação no balcão mesmo
=] -
27 de maio de 2011 às 17:44 #45072katy_freitasParticipante
Pessoal alguém tem mais noticias das entrevistas?
Pelo q soube tem mais gente fazendo, mas são poucos que postam os relatos aqui.
Será que tem muita gente não passando???
-
27 de maio de 2011 às 19:35 #45073janenevesParticipante
Parabéns Marcos e Luiza!
Mas vai uma dica aos que farão entrevista ainda: eles não gostam muito que uma pessoa “fale” pelo companheiro… pode complementar (pedindo a devida licensa ao companheiro antes!) ou dar dicas (tipo: vc esqueceu de mencionar tal coisa…) mas depois deixa a pessoa continuar sozinha.
É uma questão cultural… e tem entrevistador que corta mesmo se acha que a interferência passou dos limites .
Foi uma dica da nossa professora quebecoise, que funcionou pra nós.
No nosso caso me segurei mmmuuiiito para não interferir (acabei dando uns 2 pitacos só), e ao fim a nossa entrevistadora elogiou bastante o empenho do Cris em se expressar sozinho “apesar da dificuldade”. (Na época ele tinha uns 4 meses de aula apenas)
Abraços!
E boa sorte aos que ainda vão passar por essa etapa :DJane.
-
27 de maio de 2011 às 19:52 #45074corallaParticipante
Parabens, Marcos, e obrigada pelos detalhes.
Pessoal, tem alguem aqui que está no processo sozinho? Pelo que vi só tem casais! Eu espero que eles nao desfavorecem nós os solteiros….
-
27 de maio de 2011 às 20:27 #45076mCerqueiraParticipante
@janeneves wrote:
…. Mas vai uma dica aos que farão entrevista ainda: eles não gostam muito que uma pessoa “fale” pelo companheiro… pode complementar (pedindo a devida licensa ao companheiro antes!) ou dar dicas (tipo: vc esqueceu de mencionar tal coisa…) mas depois deixa a pessoa continuar sozinha…..
Isso aí Jane … nosso professor também havia falado a mesma coisa.
Quando resolvi fazer qualquer comentário sobre o que minha esposa havia dito, eu perguntava primeiro ao Mr. Daniel se ele se importaria de eu adicionar alguma informação e somente depois eu falava.Creio que essa é uma dica muito importante pros próximos entrevistados. Tomem cuidado ao acrescentar qquer informação em relação ao seu/sua companheiro(a).
abraços,
Marcos -
27 de maio de 2011 às 21:44 #45079victor_mParticipante
Conseguimos Pessoal. Estou no celular. Depois posto mais detalhes
-
27 de maio de 2011 às 21:49 #45080rodrigooParticipante
@coralla wrote:
Parabens, Marcos, e obrigada pelos detalhes.
Pessoal, tem alguem aqui que está no processo sozinho? Pelo que vi só tem casais! Eu espero que eles nao desfavorecem nós os solteiros….
Oi coralla,
Eu também apliquei solteito e apesar da impressão de só ter casais nesse processo, os solteiros estão sempre aí nas estatísticas. Conheço quem já foi sozinho e se deu bem. Se você ler outros tópicos aqui verá que não estamos sós!
Desfavorecer acho difícil. Se fosse assim, seriam claros quanto a isso e não aceitariam dossier de solteiros. Tudo bem que tem a questão de envelhecimento da população mas quem pode assegurar que um solteiro não irá casar no Québec ou mesmo ter um filho por lá? São vários pontos a se levar em conta. Sei que a maioria irá discordar mas talvez o casal tenha o apoio mútuo típico de uma relação equilibrada que o solteiro não tem mas a impressão que tive é que nem sempre é uma vantagem chegar com esposa e filhos. Tem muita adaptação a ser feita e pelo menos os solteiros que têm menos “empecilhos” para absorver o processo. Subjetivo demais mas pelo menos foi a impressão que tive com amigos que foram.
Para não perder o foco aqui, você deve saber que existe uma pontuação mínima para aplicantes solteiros e outra para casais. A primeira é ligeiramente menor que a segunda, ou seja, o solteiro precisa de 54 pontos enquanto o casal precisa de 63 (exemplo apenas). O importante é ter um projeto bem feito casado ou não. Tem que ser realista e bem organizado.
Boa sorte a todos!
Abs,
Rodrigo.
-
27 de maio de 2011 às 21:49 #45081rodrigooParticipante
Carlos, a mensagem acabou duplicando. Não gosto de dar essas lesadas mas tentei apagar e não consegui, por isso edito para simplificar.
Foi mal,
Rodrigo.
-
27 de maio de 2011 às 21:53 #45085mCerqueiraParticipante
@victor_m wrote:
Conseguimos Pessoal. Estou no celular. Depois posto mais detalhes
maaaaassa!!!!! Parabéns!!!
-
27 de maio de 2011 às 21:56 #45086
-
27 de maio de 2011 às 22:25 #45088rodrigooParticipante
@imigrante wrote:
mCerqueira,
vc disse:
Parabens pelo CSQ…
AbracoImigrante,
Você já mandou seu processo ao consulado mas tem um tópico que explica bem essa questão:
http://brasilquebec.com/forum-cbq/22/3454.html?p=39320#p39320
A saída é deixar “travailleur qualifié québec”.
-
27 de maio de 2011 às 22:41 #45089corallaParticipante
@rodrigoo wrote:
@imigrante wrote:
mCerqueira,
vc disse:
Parabens pelo CSQ…
AbracoImigrante,
Você já mandou seu processo ao consulado mas tem um tópico que explica bem essa questão:
http://brasilquebec.com/forum-cbq/22/3454.html?p=39320#p39320
A saída é deixar “travailleur qualifié québec”.
Oi Rodrigo,
Bom saber que eu nao sou a única solteira aqui, estava ficando preocupada! :lol: Tem razao que nao faria sentido eles discriminarem, acho que estou ficando nervosa perto da data.
Em relacao aos formularios federais, eu estou preenchendo tudo em ingles porque é muito mais facil para mim, será que tem problema?? Alguem mais ta fazendo em ingles?
-
27 de maio de 2011 às 23:00 #45091rodrigooParticipante
Oi Rodrigo,
Bom saber que eu nao sou a única solteira aqui, estava ficando preocupada! :lol: Tem razao que nao faria sentido eles discriminarem, acho que estou ficando nervosa perto da data.
Em relacao aos formularios federais, eu estou preenchendo tudo em ingles porque é muito mais facil para mim, será que tem problema?? Alguem mais ta fazendo em ingles?[/quote]
Coralla,
Não está sozinha e muita gente que não faz parte da comunidade ou que não relata seus comentários está nessa. Uma pena mesmo não compartilharem aqui.
Eu acabei preenchendo em inglês o formulário do processo federal porque já havia praticado assim quando iniciei o curso de francês e não mudei. Acho que é irrelevante, já que o idioma oficial do país é o inglês e o francês mas se eu pudesse voltar atrás, faria em francês. Bom, meu processo ainda não terminou então não posso dizer com certeza tudo bem não tem problema :D
Tenho um amigo que fez igual e já é quase cidadão canadense. -
27 de maio de 2011 às 23:15 #45082katy_freitasParticipante
Parabéns Victor.
coralla tbém estou indo sozinha. Vc já fez a entrevista?
-
28 de maio de 2011 às 13:09 #45084victor_mParticipante
Olá Senhores,
Então, hoje parece que estou uns 30000000000 kg mais leve, hehehehe, a sensação realmente é muito boa.
Bem, o cerqueira já fez um resumo MUITO bom sobre a entrevista, então vou tentar somente reforçar algumas coisas.
– O Monsieur Le Blanc é MUITO Simpático, muito mesmo, quer dizer que ele vai te dar o CSQ de presente?? Não, mas ele entende quue nós estaremos nervosos, que as palavras vão ser mais dificeis para sair e etc…
– Tenho 2 MBAs, 1 completo e 1 terminando, sempre ouvi que isso não conta ponto na entrevista, mas o M. Le Blanc gostou MUITO de ver que eu tinha MBAs, pediu os certificados e anotou algumas coisas, então aconselho que vocês digam na entrevista, pois ele não me perguntou, eu que falei que tinha.
– Se prepare para a pergunta de inglês, mas se prepare para chavear o frances para o ingles durante a entrevista, eu ficava no meio da entrevista “logo ele vai me fazer uma pergunta em frances” porque comigo ele comecou a perguntar em frances e terminou a mesma frase em ingles, ah… ele perguntou pq eu queria imigrar para o quebec em ingles.
– A nossa entrevista demorou mais de 1h!!! acho q foram 1h e 10 min, mas nao pq ele ficou encrencando com alguma coisa com a gente, mas pq ele foi MUITO atencioso, ele nos ensinou como fazer um curriculo tecnico no padrao deles, falou sobre o que o mercado espera, etc…
– Quero reforçar aquilo que ja foi dito, muito bem exemplificado como “cola”hehhehe
Você vai usar o teu dossier? 95% das folhas, não, vc não vai usar, isso quer dizer que não precisa fazer tudo isso, certo? ERRADO! Toda essa pesquisa para o Dossier te dá muita “bagagem” para a entrevista, e tenho certeza que apesar dele não ter visto o conteudo das folhas, ele gostou de ver a minha pasta de 20kg com folhas sobre o Quebec, hehhehe– Proposta de empregos! Isso ele dá importancia e checa o q foi escolhido, então leve algumas propostas, e ele gosta de saber que a pessoa tenha plano A, B, C….
Bem, o resto seria repetir muita coisa do que já foi dito, mas caso alguem queira perguntar algo, fique a vontade.
Não vou dizer para vcs não ficarem nervosos, pq mesmo depois que ele disse “não precisa mais ficar nervoso” e me entregou o famoso livrinho Apprende au Québec” eu continuei nervoso… hahahah, mas tentem ficar o minimo possivel.
E que venha o federal!
Abraços,
Victor
-
28 de maio de 2011 às 14:03 #45092mCerqueiraParticipante
bacana, Victor!!!
realmente é uma sensação muito boa … e depois que passa, parece que finalmente cai a ficha que estávamos preocupados demais ….. pra mim, eu resumiria minha postura na entrevista em 2 palavras: desnecessariamente tenso … hehehehehehe
a verdade é que, depois de tanta pesquisa para montar o dossiê, ficamos bem preparados pra entrevista … é como eu disse e o Victor reforçou … fazer o dossiê vai garantir sua aprovação?? NÃO … mas vai te “obrigar” a pesquisar muito sobre o que te espera e é isso que eles querem saber: se vc está preparado pro seu futuro canadense.
em tempo, vc conseguiu dar entrada no federal no mesmo dia??
ótimas dicas, Victor!!
abraços -
28 de maio de 2011 às 14:56 #45093victor_mParticipante
Não, pois fiz ontem a entrevista e sai de lá as 16:45 por aí… vou fazer via correio agora…
Marcos, me passe seu msm ou skype via mp para nos conversarmos e trocarmos experiencia sobre esta proxima etapa.
Em tempo, levem também certificados de faculdades que vocês estejam fazendo, o M. Le Blanc adorou saber que minha esposa vai terminar a Eng. dela ano que vem… ah.. e levem os historicos com as notas de todas as faculdades, colegio, etc… ele adora verificar as notas do povo…. hehehehe
Abraços,
Victor
-
28 de maio de 2011 às 16:03 #45094AdunkeParticipante
Galera,
Estou me esforçando para não ficar nervosa, ate depois de ouvir e ler todos os relatos para ficar tranquilo, achoq ue estou conseguindo ficar calmo]a, estou muito feliz por vcs, parabens ao Marcos mais uma vez e parabens ao Vitor o mais novo aprovado, no dia que vcs fizeram o seu tinha um casal de goiania Geandra Paula e marido tmb gostaria de deixar os parabens para eles, ela é da comunidade quero ir para Quebec no orkut, enfim acho que a proxima da semana que vem sou eu na terça pela manha, entao lá vou eu solteira com uma filha de 3 anos. :) -
28 de maio de 2011 às 19:33 #45095corallaParticipante
@katy_freitas wrote:
Parabéns Victor.
Nao, Katy, tenho no dia 9! E voce?
Obrigada pelo relato, Victor! Será que o M. Leblanc vai entrevistar todos nós?
-
28 de maio de 2011 às 20:07 #45096victor_mParticipante
@coralla wrote:
@katy_freitas wrote:
Parabéns Victor.
Obrigada pelo relato, Victor! Será que o M. Leblanc vai entrevistar todos nós?
Acho muito provável. Até onde sei eles não ficam trocando de entrevistadores durante a temporada de entrevistas.
-
28 de maio de 2011 às 23:29 #45098imigranteParticipante
Coralla, vc ja decidiu como vem pra Sp? Se vem um dia antes ou vem no mesmo dia. Sua entrevista é a tarde? caso seja e vc chegue aqui em Sp de manha, se quiser vir para minha casa(perto do escritorio na Berrine) pra descansar até a hr da entrevista eu ofereco. eu fico em casa sozinha e meu esposo trabalha o dia todo.
-
28 de maio de 2011 às 23:37 #45099imigranteParticipante
victor, parabens pelo CSQ. todos nos que conseguimos o CSQ sabemos como é liberar esse peso todo das nossas costas e é tao bom, ne? rsss
Nossa, nao acredito que vc ficou mais de 1h na entrevista. a minha foi tao rapida, acho que durou no maximo 30min. apesar do M Leblanc ser muito simpatico eu estava doida pra sair daquela sala logo…rss -
29 de maio de 2011 às 09:40 #45101rodrigooParticipante
@Adunke wrote:
Galera,
Estou me esforçando para não ficar nervosa, ate depois de ouvir e ler todos os relatos para ficar tranquilo, achoq ue estou conseguindo ficar calmo]a, estou muito feliz por vcs, parabens ao Marcos mais uma vez e parabens ao Vitor o mais novo aprovado, no dia que vcs fizeram o seu tinha um casal de goiania Geandra Paula e marido tmb gostaria de deixar os parabens para eles, ela é da comunidade quero ir para Quebec no orkut, enfim acho que a proxima da semana que vem sou eu na terça pela manha, entao lá vou eu solteira com uma filha de 3 anos. :)É isso aí Adunke! Se prepare bem e tudo dará certo! Não gosto de desejar sorte que parece um pouco ao acaso mas aprendi que isso conta sim, então muita sorte e sucesso!
Abs,
Rod.
-
30 de maio de 2011 às 13:20 #45109katy_freitasParticipante
@coralla wrote:
A minha será dia 10/06 as 15:30, mas como não moro em SP eu estou querendo ir pela manhã e ficar enrolando no shopping até perto do horário.
Eu ia de carro, porém decidi ir de ônibus para não ficar mais nervosa com os possíveis problemas como por ex transito….
[]s
-
30 de maio de 2011 às 13:43 #45110mCerqueiraParticipante
@victor_m wrote:
(…)
Marcos, me passe seu msm ou skype via mp para nos conversarmos e trocarmos experiencia sobre esta proxima etapa.
(…)Fala Victor,
segue aí meus contatos:
msn: macerqueira@hotmail.com
gTalk: mcerqueira@gmail.com
skype: serkeradesses aí, o que eu acesso com mais frequência é o gTalk mesmo … os outros raramente eu conecto.
abraços,
Marcos -
30 de maio de 2011 às 14:22 #45113corallaParticipante
@imigrante wrote:
Coralla, vc ja decidiu como vem pra Sp? Se vem um dia antes ou vem no mesmo dia. Sua entrevista é a tarde? caso seja e vc chegue aqui em Sp de manha, se quiser vir para minha casa(perto do escritorio na Berrine) pra descansar até a hr da entrevista eu ofereco. eu fico em casa sozinha e meu esposo trabalha o dia todo.
Obrigada pelo convite, imigrante, mas eu vou ficar com um primo alguns dias, para nao ficar muito estressada em chegar no dia da entrevista!
Hoje é a vez da Adunke, nao? Vamos ver o que ela conta! :lol:
-
30 de maio de 2011 às 15:16 #45114imigranteParticipante
Oi Coralla, tudo bem, sem problemas, minha intenção era so ajudar mesmo. Mas se tu tem parentes aqui em Sp é até melhor pra ti, vc fica mais tranquila assim. Abraço.
-
30 de maio de 2011 às 16:49 #45120DanibleyParticipante
Minha entrevista é agora na quarta-feira (01/06). Está difícil controlar a ansiedade.
-
30 de maio de 2011 às 17:33 #45122VivsParticipante
Oi, gente!
Nossa entrevista é agora dia 03, nessa sexta, segura coração! Tem mais alguém que vai fazer a entrevista nesse dia? Pelo jeito que andam as coisas, acho que vai ser com o M. Le Blanc mesmo, o que vai ser super legal, porque meu marido será o terceiro da mesma família que ele vai entrevistar, hehe. Dois irmãos dele já passaram pelo processo. A ansiedade está alta, mas estamos confiando. Acredito que tudo dará certo. Felicidade para quem já obteve o CSQ, que venha o federal e sorte e tranquilidade para nós que ainda vamos enfrentar a rodada de entrevistas desse primeiro semestre!
-
30 de maio de 2011 às 17:39 #45123
-
30 de maio de 2011 às 18:18 #45127DanibleyParticipante
@victor_m wrote:
@Danibley wrote:
Minha entrevista é agora na quarta-feira (01/06). Está difícil controlar a ansiedade.
Relaxa mano. Treina o francês e leva propostas de emprego na sua area. Faz um dossiê bacana e saiba responder o motivo de vc ir pro québec.
Valeu pelo apoio Victor.
Fiz um dossiê bacana (e já tirei várias ideias a partir dele). Acho que falar do Québec não vai ser um problema, tenho 6 meses de experiência québecois cheio de histórias e motivos para responder à pergunta.Vou revisar tudo hoje, treinar mais um pouco até amanhã à noite e partir para o desafio!
-
30 de maio de 2011 às 21:01 #45134victor_mParticipante
Relaxa… com essa experiencia aí vai ser moleza pra vc…
[]s
Victor
-
30 de maio de 2011 às 21:42 #45135larocqueParticipante
Pessoal,
Não esqueçam de levar os Planos A, B e C pelo menos. Também fomos entrevistados em dez/2010 pelo M. Daniel Leblanc e ele dá muita importância a esses planos e pesquisas de moradia, emprego e para quem tem filhos – escola também…
Boa sorte à todos que já foram ou serão entrevistados!
:D
La Rocque e Silvia. -
31 de maio de 2011 às 00:54 #45139corallaParticipante
@imigrante wrote:
Oi Coralla, tudo bem, sem problemas, minha intenção era so ajudar mesmo. Mas se tu tem parentes aqui em Sp é até melhor pra ti, vc fica mais tranquila assim. Abraço.
Valeu :bigups: Se eu nao tivesse indo uns 3 dias mais cedo eu aceitaria. :lol:
Tem alguem aqui que pretende mandar o processo federal no mesmo dia? Estava pensando em ir ao consulado, mas vi os outros topicos aqui sobre isso e parece que é só de manha, mesmo. Acho que vou usar o correio.
Mas em relaçao ao pagamento das taxas, será que nao dá fazer uma transferencia para a conta deles por internet e depois imprimir o recibo e botar com o resto dos documentos?
-
31 de maio de 2011 às 10:07 #45143rodrigooParticipante
@coralla wrote:
Tem alguem aqui que pretende mandar o processo federal no mesmo dia? Estava pensando em ir ao consulado, mas vi os outros topicos aqui sobre isso e parece que é só de manha, mesmo. Acho que vou usar o correio.
Mas em relaçao ao pagamento das taxas, será que nao dá fazer uma transferencia para a conta deles por internet e depois imprimir o recibo e botar com o resto dos documentos?
Oi coralla,
Quando apliquei no 2ºsemestre do ano passado eles me informaram que recebiam na parte da manhã (não lembro o horário acho que das 10:00 às 11:30) e pela tarde entre 15:00 e 16:00. A melhor coisa é se informar no site do consulado ou pelo número (11) 5509-4343. A gravação indica os horários.
Quanto ao pagamento da taxa, no caso do Brasil, eles só aceitam depósito bancário direto na conta do consulado. O banco é HSBC e a agência é 1888 C/C: 00116-05 de acordo com o site
http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/fees-frais.aspx?lang=fra
Boa sorte!
Abs,
Rodrigo.
-
31 de maio de 2011 às 10:38 #45147mCerqueiraParticipante
@coralla wrote:
(…)
Tem alguem aqui que pretende mandar o processo federal no mesmo dia? Estava pensando em ir ao consulado, mas vi os outros topicos aqui sobre isso e parece que é só de manha, mesmo. Acho que vou usar o correio.Mas em relaçao ao pagamento das taxas, será que nao dá fazer uma transferencia para a conta deles por internet e depois imprimir o recibo e botar com o resto dos documentos?
eu entreguei o meu no período da tarde (15h as 16h)!!
sobre a transferência via internet …. bem, eu não fiz isso pq pra transferir via internet e imprimir o recibo, eu teria que fazer isso de casa … pra fazer de casa, eu teria que fazer antes da entrevista …. e como eu não tinha certeza se seria ou não aprovado na entrevista, achei melhor passar por ela primeiro.
leva o $$ contigo .. tem uma agência HSBC no prédio ao lado do consulado.
abraços,
Marcos -
31 de maio de 2011 às 22:15 #45169fepublioParticipante
Será que ainda vai ter mais convocação para essa rodade de entrevista? Enviei meus documentos no dia 08/04 e recebi só a primeira carta. Fiquei sabendo do pessoal do nordeste que receberam essa semana a segunda carta do BIQ. Será que isso significa que agora comecarão a convocar o pessoal do nordeste?
Quando será a rodada de entrevistas do segundo semestre?
-
1 de junho de 2011 às 11:12 #45171AdunkeParticipante
Galera,
Eu passei na entrevitsa do dia (31/05)…estou em mãos com 2 CSQ, vou escrever e já posto para vcs. ok? posso adiantar que a entrevista foi bem tranquila, alguma coisas eu nao entendi mas pelo contesto eu tentei entender o que ele quis dizer.. alem de dizer pardon e quoi alguma vezes no mais só mais a verificação dos documentos. -
1 de junho de 2011 às 11:32 #45172corallaParticipante
@Adunke wrote:
Galera,
Eu passei na entrevitsa do dia (31/05)…estou em mãos com 2 CSQ, vou escrever e já posto para vcs. ok? posso adiantar que a entrevista foi bem tranquila, alguma coisas eu nao entendi mas pelo contesto eu tentei entender o que ele quis dizer.. alem de dizer pardon e quoi alguma vezes no mais só mais a verificação dos documentos.Legal, Adunke, parabéns!! Estava curiosa.
Rodrigo e Marcos, obrigada pelas dicas. Como eu tenho conta no HSBC também, acho que vou fazer pela internet ou no banco mesmo. Tem uma caixa eletronica no edificio do consulado, ou uma agencia mesmo?
Eu mandei um email pro consulado sobre a entrega de documentos, e eles me responderam:
You can drop off your permanent resident application from Monday through Thrusday, between 09:30 and 11:00h or from 15:00 to 16:00. There is
no need to book an appointment.Saudações,
The Visa Section / La section des visas
Consulate General of Canada
Consulat général du Canada
-
1 de junho de 2011 às 11:33 #45173corallaParticipante
@Adunke wrote:
Galera,
Eu passei na entrevitsa do dia (31/05)…estou em mãos com 2 CSQ, vou escrever e já posto para vcs. ok? posso adiantar que a entrevista foi bem tranquila, alguma coisas eu nao entendi mas pelo contesto eu tentei entender o que ele quis dizer.. alem de dizer pardon e quoi alguma vezes no mais só mais a verificação dos documentos.Legal, Adunke, parabéns!! Estava curiosa.
Rodrigo e Marcos, obrigada pelas dicas. Como eu tenho conta no HSBC também, acho que vou fazer pela internet ou no banco mesmo. Tem uma caixa eletronica no edificio do consulado, ou uma agencia mesmo?
Eu mandei um email pro consulado sobre a entrega de documentos, e eles me responderam:
You can drop off your permanent resident application from Monday through Thrusday, between 09:30 and 11:00h or from 15:00 to 16:00. There is
-
1 de junho de 2011 às 13:17 #45165katy_freitasParticipante
Parabéns Adunke
-
1 de junho de 2011 às 13:20 #45166rodrigooParticipante
@Adunke wrote:
Galera,
Eu passei na entrevitsa do dia (31/05)…estou em mãos com 2 CSQ, vou escrever e já posto para vcs. ok? posso adiantar que a entrevista foi bem tranquila, alguma coisas eu nao entendi mas pelo contesto eu tentei entender o que ele quis dizer.. alem de dizer pardon e quoi alguma vezes no mais só mais a verificação dos documentos.Parabéns Adunke! Sucesso!
-
1 de junho de 2011 às 13:30 #45167rodrigooParticipante
@coralla wrote:
Coralla,
Antes tinha uma agência do HSBC no piso onde fica a praça de alimentação de quem vem da Torre Norte do CENU (onde fica o prédio do consulado) mas agora tem um Bradesco no lugar. No entanto, os caixas do HSBC continuam no mesmo local. ACHO que ainda tem uma agência do HSBC no prédio mas faz tempo que não vou lá então posso garantir só que se você perguntar para os seguranças eles podem informar com melhor precisão.
Só fico com uma dúvida: você perguntou se é possível pagar a taxa através de transferência entre contas? Sei que pode parecer a mesma coisa mas quando apliquei eu perguntei e me disseram que deveria ser depositado em dinheiro direto na conta do consulado ou também cheque administrativo, se não me engano. Não podia ser transferência. Não entendi a lógica de ser assim mas foi o que me disseram.
Enfim, boa sorte no processo federal e não esquece de compartilhar depois o resultado
Abraços,
Rodrigo.
-
1 de junho de 2011 às 16:30 #45178DanibleyParticipante
Sucesso, mais um casal com CSQ em mãos! Muita emoção.
Saí da entrevista, almocei e vim direto pro trabalho, então só quero dizer algumas coisas (postarei detalhes mais tarde):
– A entrevista foi bem tranquila.
– M. Leblanc é muito, mas muito gentil.
– Quero agradecer a todos da comunidade pela ajuda durante todo o processo. -
1 de junho de 2011 às 16:59 #45179mCerqueiraParticipante
Danibley e Adunke, félicitations!!!
em tempo, alguém que obteve o CSQ nessa rodada já se inscreveu na francecização / francização en ligne???
abraços,
Marcos -
1 de junho de 2011 às 17:23 #45180VivsParticipante
Olá, pessoas!!
Parabéns a todos que obtiveram seus CSQs!! Sucesso!! Todos nós sabemos como é dura a expectativa! São todos merecedores dessa vitória. A minha ansiedade já diminuiu um pouco vendo o sucesso de vocês, muito obrigada, gente! Amanhã já viajo para Sampa para a nossa entrevista na sexta. Torçam por nós, galera!
-
1 de junho de 2011 às 17:34 #45181corallaParticipante
Só fico com uma dúvida: você perguntou se é possível pagar a taxa através de transferência entre contas? Sei que pode parecer a mesma coisa mas quando apliquei eu perguntei e me disseram que deveria ser depositado em dinheiro direto na conta do consulado ou também cheque administrativo, se não me engano. Não podia ser transferência. Não entendi a lógica de ser assim mas foi o que me disseram.
Serio? Que coisa estranha, é exatamente a mesma coisa se for no mesmo banco! Era isso que pretendia fazer, uma transferencia da minha conta HSBC para o deles. Bom, vou ver depois da entrevista e depois eu lhes digo o que aconteceu!
Obrigada pelas dicas. :bigups:
Parabéns Danibley! E boa sorte para todos que vao ser entrevistados essa semana.
-
1 de junho de 2011 às 17:34 #45182corallaParticipante
Serio? Que coisa estranha, é exatamente a mesma coisa se for no mesmo banco! Era isso que pretendia fazer, uma transferencia da minha conta HSBC para o deles. Bom, vou ver depois da entrevista e depois eu lhes digo o que aconteceu!
Parabéns Danibley! E boa sorte para todos que vao ser entrevistados essa semana.
-
1 de junho de 2011 às 19:53 #45185victor_mParticipante
@Danibley wrote:
Sucesso, mais um casal com CSQ em mãos! Muita emoção.
Saí da entrevista, almocei e vim direto pro trabalho, então só quero dizer algumas coisas (postarei detalhes mais tarde):
– A entrevista foi bem tranquila.
– M. Leblanc é muito, mas muito gentil.
– Quero agradecer a todos da comunidade pela ajuda durante todo o processo.Aee cara! Falei pra vc!
Parabéns! Nos vemos na etapa federal agora. Hehehe
-
1 de junho de 2011 às 19:57 #45186victor_mParticipante
@mCerqueira wrote:
Danibley e Adunke, félicitations!!!
em tempo, alguém que obteve o CSQ nessa rodada já se inscreveu na francecização / francização en ligne???
abraços,
MarcosEu tentei mas da erro… Acho q tem q esperar um tempo pro nosso csq entrar no sistema
-
1 de junho de 2011 às 21:40 #45187rodersParticipante
Eu acredito que tem que aguardar 2 meses após a obtenção do CSQ para dar entrada no processo de francisação, eles não aceitam de imediato.
-
2 de junho de 2011 às 01:28 #45189JFParticipante
mCerqueira,
* Já existe um tópico sobre a francisação en ligne aqui, dê uma procurada para mais informações e dicas.
Mas respondendo a sua pergunta: eles dizem que só liberam o acesso ao FEL 1 mês depois da obtenção do CSQ.
PS – Não tentem se registrar antes! Eu tentei e não deu certo, e pra piorar meu e-mail ficou bloqueado no sistema deles. :bangwall: Mesmo depois de 1 mês, meu e-mail não era aceito no cadastro e eu tive que escrever em francês explicando a história toda, aí eles liberaram meu e-mail e finalizaram meu cadastro. Mais fácil esperar 1 mês e fazer o cadastro sem problemas…
Bonne chance!
Ju.
-
2 de junho de 2011 às 09:12 #45191rodrigooParticipante
@Vivs wrote:
Olá, pessoas!!
Parabéns a todos que obtiveram seus CSQs!! Sucesso!! Todos nós sabemos como é dura a expectativa! São todos merecedores dessa vitória. A minha ansiedade já diminuiu um pouco vendo o sucesso de vocês, muito obrigada, gente! Amanhã já viajo para Sampa para a nossa entrevista na sexta. Torçam por nós, galera!
Muitas boas energias para vocês!
-
2 de junho de 2011 às 09:30 #45193rodrigooParticipante
Mcerqueira,
Realmente já tem um post com o tema por isso serei breve até porque já escrevi lá e acho que não posso ajudar muito pois pelo que vi sou o único que acabou começando antes do tempo estipulado (na época eu não tinha ideia).
Eu fiz o pedido de acesso ao curso da Fel uma semana depois da entrevista e recebi um e-mail informando que iriam negar meu pedido já que não tinham os meus dados, ou seja, eu não existia para o BIQ.
Respondi o e-mail com os dados do CSQ e na semana seguinte já comecei o curso.Abraços,
Rodrigo.
-
2 de junho de 2011 às 09:33 #45194rodrigooParticipante
@coralla wrote:
Sim coralla, muito estranho! Mas se você conseguir fazer a transferência então o que me disseram por telefone não vale. De qualquer forma, estaremos esperando por notícias suas!
Boa sorte!
Abraços,
Rodrigo.
-
2 de junho de 2011 às 09:40 #45195
-
2 de junho de 2011 às 10:58 #45196AdunkeParticipante
Galera,
Eu queria agradecer a todos por seus relatos de entrevista que me fizeram ficar um pouco mais calma e estudar as possíveis137 perguntas. Sem mais, O relato da minha entrevista esta no emu blog, pois ficou muito grande http://confissoesprofundas.blogspot.com/2011/06/relato-da-entrevista.html
-
2 de junho de 2011 às 12:53 #45201mCerqueiraParticipante
@J+F wrote:
mCerqueira,
* Já existe um tópico sobre a francisação en ligne aqui, dê uma procurada para mais informações e dicas.
Ju.
Oi pessoal ….. pois é, eu não tinha conseguido achar devido a minha altíssima qualidade de interpretação do nome de francisação como fracecização … ehuehuehuehuehue … burrice com pimenta e 3 pitadinhas de sal!!
=Pmals aê galera … eu vi o tópico depois … vou esperar até julho então por via das dúvidas
=)abraços e valeu!!!
Marcos -
2 de junho de 2011 às 13:52 #45202corallaParticipante
@Adunke wrote:
Galera,
Eu queria agradecer a todos por seus relatos de entrevista que me fizeram ficar um pouco mais calma e estudar as possíveis137 perguntas. Sem mais, O relato da minha entrevista esta no emu blog, pois ficou muito grande http://confissoesprofundas.blogspot.com/2011/06/relato-da-entrevista.html
Legal, Adunke, valeu pelo relatorio. :bigups: So teve uma coisa que me confundiu – que carta de recomendaçao? Eu tenho cartas de empregadores constatando que trabalhei la, etc…mas nao sao cartas de recomendacao. Ou voce está falanda de outra coisa?
Parabens!
-
2 de junho de 2011 às 19:31 #45212victor_mParticipante
Senhores,
Notei uma semelhança nos relatos de entrevista que o pessoal postou e com a minha própria e notei que a pergunta em inglês está sendo “por que vc quer imigrar para o québec?”.
Então fica ai a dica. Lógico, pode ser q ele mude, então nao treine só essa… Hehehe
Abraços,
Victor
-
3 de junho de 2011 às 02:44 #45218brandaoguParticipante
Fiz minha entrevista hoje e consegui!!
Meu perfil: eng de telecomunicações 27 anos, exp de de 17 meses em telecom e 10 meses no setor de petróleo.
Dei entrada no processo em abril do ano passado, fui chamado pra entrevista em outubro/2010. Não pude ir pois estava nos EUA a trabalho. Foi remarcado para marco/2011. Não pude ir pois desta vez estava a trabalho no canada.
Dai remarcaram pra hj. Voltei do canada antecipado só pra fazer a entrevista.Segue o relato:
Fiquei no Quality berrini, que é em frente ao BIQ, cheguei ontem dia 1o.
ontem estava uma pilha de nervos e não havia ninguém pra conversar. Resolvi andar em volta do hotel pra Me acalmar. Voltei, tentei dormir e nada. Não parava de pensar no que poderia se perguntado aí comecei a ler uns relatos e fiquei mais nervoso! Uma vez que vi que algumas pessoas tinham levado power points com fatos sobre o Quebec, sobre o mercado de trabalho etc etc. E eu So havia algumas vagas de emprego como plano B e plano C, una vez que o plano A é fazer transferência de país pela minha empresa.
Dica: não leiam relatos dos outros na véspera de sua entrevista!!!!! Isso só cai aumentar sua ansiosidade e pode ate ser ruim.Enfim acabei por dormir e quando o dia ficou claro, eu acordava toda hora pra verificar a hora! Haha
Levantei as 10h, tomei banho, Me arrumei evitando em não pensar na entrevista. Mas não dava, o nervoso era grande!Sai do hotel as 10h40, fiz o Check out e tinha Me dado conta que meu celular ficou no quarto, Haha.
Enfim, cheguei no BIQ as 10h50.
Lá não tinha ninguém sendo entrevistado. Acho que era o ultimo antes do almoço, pois quando saí não havia ninguém lá.Sentei numa poltrona na famosa sala e lá na tv Tava rolando um showzinho da céline dion. Estava nervoso, mas fiquei ouvindo as músicas da céline e Me acalmou um pouco Hahaha e olha que nem curto muito as musicas dela!
Eis que passa o Daniel e esbarra com o gilles. Os dois entraram na sala dele e ficaram uns 5 min conversando (conversa fiada). Ele saiu já falando e estendendo a mão: bonjour M. Gustavo!
Dai ele disse que iria verificar algumas coisas e que já me chamaria. 2 min depois ele abriu a porta e Me chamou. Perguntou de onde eu era e se havia chegado hoje.
Aí ele abriu meu dossiê e lá estavam as cartas que eu mandei pedindo pra remarcar a entrevista. Ele leu mais ou menos e não fez nenhum comentário.
Aí ele falou que iria verificar algo com a técnica e que já voltaria.
Aí ele voltou falando que estava tudo certinho.Daí ele começou Me pedindo toda a documentação: passaporte, certidão de nascimento.
Perguntou qual era minha profissão. Aí eu expliquei que sou eng de telecomunicações mas trabalho como eng de campo no setor de petróleo.
Aí ele perguntou se poderia colocar como outros tipos de engenharia no sistema.
Dai ele Me pediu os documentos da escola (diploma e histórico escolar) e os da faculdade.
Falei que meu diploma não estava pronto e que eu havia um certificado somente. Aí ele fez uma cara de reprovação e falou mas já tem 1 ano..
Aí ele murmurou algo.. Devia estar pensando como é possivel as coisas nas repartições publicas no Brasil demorarem. HahaahahDepois ele Me pediu minha carteira do CREA e falou: é provisório por que você não tem seu diploma, não é?
Eu confirmei e ele disse que é importante levar o diploma pro Quebec pra validação da minha faculdade.
Dai ele Me perguntou quantos anos de estudo.. Me deu um branco e eu tive que contar! Haha
Nesse momento já estava bem calmo e à vontade!Após isso, ele Me pediu os certificados de francês e como os da EFQ estavam na frente, ele perguntou se eram somente pela internet. Eu disse que não e que havia estudado na ecole Quebec também. Aí ele Me perguntou quantas horas no total. Respondi que foram 250h.
Ele colocou no sistema as datas de obtenção dos certificados.
Ele pediu também pra ver os holerites…viu todos eles!
Perguntou se eu tinha certificados de inglês eu disse que não. Ah ele perguntou se eu havia aprendido sozinho. Confirmei.
Dai ele Me perguntou em inglês qual era a minha motivação de viver no Quebec.
Chaveei pro inglês numa boa e comecei a metralhar… Agora vejo que falei até rápido de mais!A partir de agora a entrevista ficou tensa. Ele Me pediu sobre minha estratégia de emprego. Disse que o plano a seria fazer uma transferência de país e que minha empresa tinha um escritório pequeno no Quebec.
Aí ele perguntou se eu tinha o endereço e o telefone. Não tinha pq eu nunca trabalhei lá..
Aí ele procurou no Google e não achou nada. Também não iria pq esse tipo de informação ele só acharia na intranet da minha empresa..
Enfim, aí ele Me disse que eu deveria demonstrar que eu iria Me estabelecer no Quebec. Aí eu disse que caso não fosse possível a transferência ou se eu saísse da empresa, eu teria os planos B e C que seria trabalhar com telecom. Disse também que minha vontade de viver no Quebec é maior que meu emprego .
Aí ele deu uma olhada rápida nas primeiras páginas e começou a escrever no computador. Eu disse que o mercado de telecom ta em alta lá e que por exemplo na vidéotron havia muitos empregos. Ele disse que era verdade…
Eu disse que gostava muito de falar frances. Ele riu e me perguntou meio que afirmando se eu usava só o inglês no trabalho, confirmei e disse que minha empresa precisa muito de engenheiros novos especialmente no canada e melhor ainda que eles sejam bilingües, pois de vez em quando há trabalhos no Quebec e em new brunswick e os engenheiros tem dificuldades em se comunicar.
Aí ele Me perguntou sobre new brunswick. Não havia entendido o porquê.
Dai eu falei: a cidade que tem trabalho em NB? Pode ser a qq lugar!
Aí ele disse: NB é uma província..
Eu isse que sabia e falei: mas eles falam francês lá tb, não?
Aí ele disse que a metade fala..Ficou estranho o dialogo. Fiquei com cara de interrogação… Talvez eu não tenha entendido algo que ele falou e vice versa…
Dai ele começou a Me dar dicas sobre meu CV. disse que estava muito bom e que So daria uma rearrumada na ordem.
Disse que era pra trocar meu nível de francês de intermediário que estava no cv para avançado e o inglês de avançado para maitrise ou courant. Fiquei todo risonho!! HeheAí eu vi ele selecionando tudo o que ele escreveu no word e colando no sistema dele. Pegou o apprendre le Quebec e um papel sobre curso de francês.
Dali eu já estava a todo sorriso.
Dai a impressora começou a imprimir os papeis e eu pensando: acabou!! O csq é meu!!! HahahahaApós isso ele perguntou se eu tinha duvidas, disse que eu posso aplicar a empregos no Quebec pra comparar com meu atual e se tiver algum que eu goste, eu já poderia aceitar…
Dai ele se despediu, perguntou a que horas voltaria pro rio e c’est tout!!Dicas: So falem das coisas que vcs podem provar! Não tenham vergonha de falar o que vcs desejam.
Não tem necessidade daquela coisa toda sobre apresentação da historia do Quebec blá blá blá.
Se vc já visitou o Quebec o diga! Pois ele não Me perguntou.. Eu disse a ele que trab 3 meses no canada e que peguei alguns dias de ferias no Quebec. Quando eu falei isso, ele balançou a cabeça e colocou algo no computador..Eu sei que o nervoso é inevitável. Mas tentem no dia relaxar o máximo possível antes da entrevista. Tentem não pensar..
E só o tempo que ele pega sua documentação e fica no computador, já da tempo pra vc relaxar um pouco..Bonne chance à tous!!!
-
3 de junho de 2011 às 12:45 #45219katy_freitasParticipante
Obrigada pela dica Gustavo.
-
4 de junho de 2011 às 15:13 #45238VivsParticipante
Gente, fomos aprovados!!
Nosso depoimento ficou um pouco grande, então dêem uma olhada nosso blog para conferirem como foi com a gente! O M. LeBlanc é realmente muito gentil e atencioso, no fim foi bem bacana, ficamos fã dele, hehehe.
http://vivsefelps.blogspot.com/2011/06/csq.html
Teve algumas coisas que ele curtiu muito, como o modelo de curriculum, termos um mapa da cidade para onde queremos ir, etc., outras não, como um plano C, com ofertas fora da nossa formação, ficou meio forçado, eu achei. Está tudo no nosso depoimento!
Boa sorte para todos. E, como todos dizem, tranquilidade! No fim, acaba sendo uma conversa mesmo. Rumo ao federal!! :D -
4 de junho de 2011 às 19:23 #45241rodrigooParticipante
Parabéns brandaogu e VIvs!
Vivs, li seu relato no blog de vocês, uma pena que não puderam deixar o processo lá. Mas informaram errado na recepção, o horário da tarde também é aberto para entrega de dossier. O Mcerqueira entregou o dele (assim como entreguei o meu ano passado) na parte da tarde. O problema é que era sexta e eles só trabalham internamente na sexta indo embora às 13:00. Todos os demais assuntos ao público só de segunda à quinta.
[]’s,
Rodrigo.
-
4 de junho de 2011 às 19:35 #45242larocqueParticipante
@Vivs wrote:
Gente, fomos aprovados!!
Nosso depoimento ficou um pouco grande, então dêem uma olhada nosso blog para conferirem como foi com a gente! O M. LeBlanc é realmente muito gentil e atencioso, no fim foi bem bacana, ficamos fã dele, hehehe.
http://vivsefelps.blogspot.com/2011/06/csq.html
Teve algumas coisas que ele curtiu muito, como o modelo de curriculum, termos um mapa da cidade para onde queremos ir, etc., outras não, como um plano C, com ofertas fora da nossa formação, ficou meio forçado, eu achei. Está tudo no nosso depoimento!
Boa sorte para todos. E, como todos dizem, tranquilidade! No fim, acaba sendo uma conversa mesmo. Rumo ao federal!! :DOlá Vivs…
Nossa que legal seu depoimento sobre a entrevista, gostamos muito também!!! O M. Daniel Leblanc, também nos entrevistou em dez/2010.
Que chato essa de não poder entregar o documento…
Estamos no processo federal e também vamos para Gatineau, estamos com 5 meses de processo federal e ainda esperando…
Parabéns e agora é aproveitar e relaxar, pois a primeira etapa tá terminada!!!
Abraço,
La Rocque e Silvia.
-
6 de junho de 2011 às 02:38 #45246Juju_QuebecParticipante
Olá,
Nossa entrevista foi dia 02/06/2011 às 15h30
O sr Leblanc nos entrevistou. Foi tudo tranquilo, exceto quanto à pergunta: Porque o Quebec!
Sou a requerente principal e só faltei gaguejar rs… estava ULTRA MEGA SUPER nervosa!
Mas no início ele foi pedindo todos os documentos, e fomos apresentando…
compramos umas pastas L e separamos por itens como Diplomas, documentos de trabalho, impostos, etc…
Como visitamos Montreal e a Vila de Quebec no ano passado, levei umas fotos, perguntei se ele queria ver… ele disse que sim… viu as fotos, em seguida pediu pra ver os curriculuns
ah sim, entre uma olhada e outra nos documentos ele fazia varias anotações no computador e dizia TRÈS BIEN… TRÈS BIEN…
Bom, ele elogiou muito meu curriculun, disse que estava bem claro, eu comentei que peguei o modelo do site emploi quebec, fica ai a dica pra quem quiser fazer seu cv no modelo do site
http://emploiquebec.net/publications/pdf/00_emp_guide-recherche-emploi_cv.dot
Deu várias dicas para o cv do meu marido… foi muito atencioso!
Nesta hora já pensamos: bom, ele não vai perder tempo dando dicas de curriculum e como encontrar um trabalho se não tivermos sido aceitos!
Depois ele fez mais anotações no computador, continuou falando, muito bom, ótimo, muito bom, me deu o APREEND LE QUEBEC… e ai eu quase sai saltitando! rsrsrs
Mas ele não disse as palavras mágicas: vocês foram aceitos rsrs
Mas td bem, td ótimo! Logo nos deus nossos CSQs para conferirmos, nos deu uma carta uma pra cada um, com uma recomenção para que possamos encontrar um trabalho antes de ir… apesar de ter dito que não é facil… e voila!
Estamos aqui com CSQ em mãos e vamos dar entrada no federal esta semana! Abração a todos, boa sorte a todos! -
6 de junho de 2011 às 02:45 #45247Juju_QuebecParticipante
Complementando, esqueci de comentar sobre as vagas de trabalho que encontramos no emploi quebec…
procuramos vagas de acordo com nosso nível de estudo, pra mim universitario 1o ciclo, e pro meu esposo, de tecnico, pois o diploma universitário dele é de tecnologo.
Procurei vagas de emprego que exigissem somente o francês e algumas pedem inglês técnico, aliás eu disse a ele que eu não tenho fluência em inglês, que uso mais para ler documentos técnicos, o que é muito importante na nossa profissão de TI.
Eu marquei com caneta laranja os pontos importantes das vagas… ele olhou tudo
não pediu pra ver as ofertas de apartamento…
também não pediu o budget, mas nós mostramos 3 opções
uma para os primeiros meses sem trabalho, outra com 1 trabalhando e outra com os 2 trabalhando
No final ele nos disse que fomos muito bem(apesar do meu vexame na hora do porque o Quebec, eu disse: Je avoir les enfant… rsrsrs)
Elogiou muito nosso projeto, nos desejou felicidades, sucesso, etc…
Muito simpático mesmo esse sr Daniel Leblanc, alias achei que ele fosse um srzinho velhinho, mas ele aparenta ter entre 45 e 55 anos… -
7 de junho de 2011 às 01:40 #45269vivieandrenocanadaParticipante
Olá queridos !!!
A entrevista foi tranquila. Tudo ocorreu bem!! Nós recebemos os CSQ’s hu huuuuuuuu
Estamos megaaaa felizes e cansados tbm rsrsrsrs
Mas em breve postaremos um relato.
Obrigada pela torcida.
bisous
Vivi
-
7 de junho de 2011 às 15:55 #45277mCerqueiraParticipante
massa …. tô vendo que a fila no federal vai ser grande … hehehehehe
curiosidade: alguém NÃO conseguiu o CSQ nessa rodada??
-
9 de junho de 2011 às 02:21 #45328
-
9 de junho de 2011 às 20:49 #45349corallaParticipante
Oi pessoal, consegui!!! Estou bastante exhausta e voltando pra casa amanha, mas depois escrevo mais.
A entrevista foi 90% verificacao de documentos e so uns 10% sobre o mercado de trabalho. Eu nao falei muito, nem ele. A maior parte ele fica no computador escrevendo coisas sobre seu documento. Mas deu tudo certo no final. Eu consegui entregar pessoalmente no consulado – e eles ja me deram um numero de processo, mas a moca disse que so em 5 meses que eu posso entrar no e-Cas.
Algo que eu nao sabia e que foi um sufoco depois da entrevista. Quando for pagar a taxa do federal no HSBC, sao 925 em Reais. Eu nao tinha a minima ideia do cambio e tive que ligar para o consulado do HSBC mesmo.
Muito obrigada a todos pelas dicas e ajuda. Que alivio!
-
10 de junho de 2011 às 04:33 #45359rodrigooParticipante
Parabéns Coralla! Que bom saber que deu tudo certo!
Você fez o depósito na conta de consulado? Então realmente não serve transferência?
Ah, essa taxa de R$925 (CA$ 550) é quase que “fixa” mas sempre é bom ligar ou consultar o site do consulado antes de pagar.
Abraços,
Rodrigo.
-
10 de junho de 2011 às 19:58 #45374larocqueParticipante
Pessoal,
A Katy_Freitas foi aprovada na entrevista! Acabei de falar com ela.
Abraço a todos,
La Rocque e Silvia -
10 de junho de 2011 às 23:01 #45381corallaParticipante
@rodrigoo wrote:
Parabéns Coralla! Que bom saber que deu tudo certo!
Você fez o depósito na conta de consulado? Então realmente não serve transferência?
Ah, essa taxa de R$925 (CA$ 550) é quase que “fixa” mas sempre é bom ligar ou consultar o site do consulado antes de pagar.
Abraços,
Rodrigo.
Eu acabei indo no HSBC do shopping do edificio do consulado (que é um lugar muito confuso e muito grande, a gente se perdeu varias vezes) e eles fizeram a transferencia (mas eu tenho uma conta HSBC). Mas eu nao tinha a minima ideia dos 925 Reais – eu ia usar o cambio do dia! Mas aí decidi ligar e ainda bem, porque o valor deles era bem maior que o do cambio.
Saindo de Sao Paulo o meu voo foi cancelado por causa das cinzas, entao acabo de descer do onibus depois de 10 horas de viagem! :bangwall:
-
10 de junho de 2011 às 23:36 #45385rodrigooParticipante
@coralla wrote:
Eu acabei indo no HSBC do shopping do edificio do consulado (que é um lugar muito confuso e muito grande, a gente se perdeu varias vezes) e eles fizeram a transferencia (mas eu tenho uma conta HSBC). Mas eu nao tinha a minima ideia dos 925 Reais – eu ia usar o cambio do dia! Mas aí decidi ligar e ainda bem, porque o valor deles era bem maior que o do cambio.
Saindo de Sao Paulo o meu voo foi cancelado por causa das cinzas, entao acabo de descer do onibus depois de 10 horas de viagem! :bangwall:
Lá é grande sim, o segredo é sair pela Torre Norte e descer a escada rolante de quem vai para a praça de Alimentação onde fica o caixa do HSBC.
O importante é que tudo deu certo! Mas 10 horas de viagem em ônibus não é fácil mesmo!
Bom fim de semana! -
11 de junho de 2011 às 00:06 #45386victor_mParticipante
Todo mundo está passando, que bom!!
A verdade é que quem faz o teste online, e utiliza todas as informções que tem aqui no fórum, dificilmente “reprovará” na entrevista.
Abraços,
Victor
-
11 de junho de 2011 às 00:30 #45388katy_freitasParticipante
Olá pessoal,
Como o Laroque disse eu passei.Minha entrevista foi super tranquila. O mais interessante é que estava super nervosa, mas depois que entrei no 15 andar eu me acalmei e foi tudo super tranquilo.
No final ele tbem olhou meu CV e deu dicas para traduzir meus diplomas e notas.
Ah! Dei uma de curiosa e perguntei a minha nota e para minha surpresa ele me deu 62!
Estou super feliz!
-
11 de junho de 2011 às 21:57 #45393corallaParticipante
@rodrigoo wrote:
Lá é grande sim, o segredo é sair pela Torre Norte e descer a escada rolante de quem vai para a praça de Alimentação onde fica o caixa do HSBC.
O importante é que tudo deu certo! Mas 10 horas de viagem em ônibus não é fácil mesmo!
Bom fim de semana!Pois é, o pessoal das lojas me deram direçoes, mas mesmo assim eu me perdi. Acho que nao estou mais acostumada com cidade grande. Mas gostei bastante de Sao Paulo. :lol:
Sobre a entrevista, achei o M. Leblanc bastante sério e nada brincalhao. Eu nao diria que minha entrevista foi tranquila como muitos aqui disseram; nada ruim aconteceu, mas eu nao relaxei em nenhum momento nem achei ele relaxado. Ele foi educado, mas eu nao diria simpatico. Mas imagino que tambem ja estava cansado de fazer tanta entrevista! :lol:
Ele teve bastante cuidado em averiguar tudo o que eu tinha escrito no meu dossier, pediu para ver todas as provas. Em relacao ao trabalho, perguntou o que eu tinha pesquisado, eu falei o que vi no IMT en ligne e mostreu algumas ofertas da internet, mas ele nao olhou muito para elas nao (o que é engraçado porque todos aqui tinham dito que ele olhava isso muito!). Acho que uma das razoes é porque ele foi distraído pelo um telefonema no meio da entrevista – ele falou uns 10 minutos com uma pessoa no telefone enquanto via o meu CV em frances.
Quando eu cheguei lá, era hora do almoço e nao tinha nenhuma secretaria lá, toquei a campainha e ele mesmo abriu a porta e me perguntou se queria começar já. Entao nao esperei nada na famosa sala!
Bom, acabou e deu certo no final. Obrigada a todos pela ajuda. Tem alguem mais que vai ser entrevistado? :bigups: -
11 de junho de 2011 às 23:42 #45395DanibleyParticipante
Pessoal,
Estou acompanhando o depoimento de vocês em relação ao pagamento da taxa do federal e estou vendo que possíveis variações na conversão para o real podem acontecer.
Segunda-feira vou fazer o pagamento, a quem devo ligar/perguntar para conferir o valor exato a ser pago?
-
12 de junho de 2011 às 00:37 #45396corallaParticipante
@Danibley wrote:
Pessoal,
Estou acompanhando o depoimento de vocês em relação ao pagamento da taxa do federal e estou vendo que possíveis variações na conversão para o real podem acontecer.
Segunda-feira vou fazer o pagamento, a quem devo ligar/perguntar para conferir o valor exato a ser pago?
Acho que é fixo em 925 Reais mesmo, mas o numero é (11) 5509 – 4343. Tem uma gravaçao e aí eles dizem todas as taxas.
-
12 de junho de 2011 às 13:07 #45403
-
12 de junho de 2011 às 23:56 #45414decardosoParticipante
Oi pessoal,
Fiz minha entrevista no dia 06 com o M. Leblanc e foi muito tranquila!!! Acho que fiquei uns 15 minutos na sala dele… ele praticamente conferiu minha documentação, elogiou minhas notas, viu meus planos A e B e me perguntou em inglês porque eu queria imigrar para Quebec (pelo que vi foi a mesma pergunta para todo mundo… rs)…
Ainda estou perdida com a papelada do federal…
Essa taxa eu pago no HSBC é isso??? Preencho os formulários e peço os atestados de antecedentes criminais????
Outra dúvida, alguém sabe onde conseguimos tirar a foto no formato que eles pedem aqui em São Paulo??? Para dar entrada na papelada já foi um parto… tive de cortar na mão e não ficou tão boa…
Valeu pessoal!!
-
13 de junho de 2011 às 00:14 #45415DanibleyParticipante
@decardoso wrote:
Essa taxa eu pago no HSBC é isso??? Preencho os formulários e peço os atestados de antecedentes criminais????
Outra dúvida, alguém sabe onde conseguimos tirar a foto no formato que eles pedem aqui em São Paulo??? Para dar entrada na papelada já foi um parto… tive de cortar na mão e não ficou tão boa…
Valeu pessoal!!
Olá!
o pagamento é feito no HSBC mesmo.
No caso da foto, tirei em casa mesmo, fiz o enquadramento/tratamento no photoshop em mandei imprimir em loja. Mais barato e melhor qualidade! 8)
-
14 de junho de 2011 às 10:20 #45467katy_freitasParticipante
Olá Pessol,
Coloquei o relato da minha entrevista no meu blog. http://katy-freitas.blogspot.com/
Queria completar só uma coisinha, as entrevistas ainda não acabaram, na sexta vi a lista na recepção do predio e a curiosa aqui perguntou a recepcionista ainda tem muita gente e ela disse que sim. Em media 6 pessoas por dia.
Outra coisa foi a minha pergunta em inglês que foi bem diferente de tod mundo. O M Leblanc me perguntou o que vou fazer para deixar meu CV mais competitivo com um quebeçois.
[]s
-
14 de junho de 2011 às 13:15 #45478mCerqueiraParticipante
@coralla wrote:
(…) Eu consegui entregar pessoalmente no consulado – e eles ja me deram um numero de processo, mas a moca disse que so em 5 meses que eu posso entrar no e-Cas.
Algo que eu nao sabia e que foi um sufoco depois da entrevista. Quando for pagar a taxa do federal no HSBC, sao 925 em Reais. Eu nao tinha a minima ideia do cambio e tive que ligar para o consulado do HSBC mesmo.
Muito obrigada a todos pelas dicas e ajuda. Que alivio!
Oi Coralla … primeiramente, parabéns pra mais uma futura vizinha Quebequense (espero que até ano que vem .. hehehehe).
Mas uma informação sua me deixou com um baita gelo na barriga aqui: eu também entreguei meu processo pessoalmente, mas a Maura não falou nada do número do processo. Só falou que eu tenho que esperar uns 5 meses pro processo começar a ser analisado 8O
Na verdade, eu não tenho NENHUM comprovante que entreguei nada pra eles. Perguntei pra ela se existiria algum recibo ou qualquer outra coisa e ela disse que nesse momento eu não recebo nada e que tenho que esperar.
alguém mais entregou o processo pessoalmente e já recebeu o número do federal??? Ou que assim como eu não recebeu NADA, nenhuma informação???
_MEDO_
:( -
14 de junho de 2011 às 13:59 #45481imigranteParticipante
OI Mcerqueira,
eu tbm dei entrada pessoalmente la no consulado e sai de lá, com uma carta que fala sobre o processo e de qnto tempo ele demora e as datas em que eu posso entrar em contato pra receber informacoes(precisaria necessariamente o numero do precesso para recebe-las) e mais algumas informacoes. quando cheguei, a maura nao estava qm me atendeu foi outra pessoa e na minha frente ela tirou tudo de dentro do envelope que tinha levado, fez um furo em todas as folhas e prendeu as folhas em uma pasta. Nessa pasta, ela colocou um codigo de barra com o numero do processo e o mesmo codigo de barra ela colocou na carta que me deu. disse que aquele era o numero do meu processo mas so iria aparecer no E-Cas em 5 ou 6meses e sempre que entresse em contato informasse o numero do processo.
AH, vc tirou uma copia do recibo de pagamento da taxa que fez no banco? Eu tirei uma copia com o nome do consulado e com o nome do meu esposo, pois a original fica no consulado.
Tenta resolver isso logo. Abraco.
-
15 de junho de 2011 às 00:41 #45483mCerqueiraParticipante
Oi imigrante,
eu entreguei pessoalmente para a Maura. Assim como com voce, ela tirou nossos papéis do envelope, organizou numa pasta, identificou um errinho no preenchimento do nosso formulário, corrigimos tudo e ela guardou o processo e passou as mesmas informações sobre o prazo. Porém, não nos entregou NADA. Ainda perguntei a ela se não receberíamos nada e ela falou que só nos restava aguardar os famigerados 5 ou 6 meses.
Sinceramente não lembro se ela chegou a colocar algum código de barra em nossa pasta. Minha esposa acha que sim, mas de qquer maneira não temos número nenhum. =(
ah … Respondendo, eu tirei sim a cópia do depósito com meu nome identificado.
To preocupado agora …. Eita lasqueira!!!
-
15 de junho de 2011 às 01:14 #45484DanibleyParticipante
Como trabalho perto, fui pessoalmente entregar os formulários/documentos do federal.
Conversei com a sra. do guichê (imagino que seja a Maura). Ela conferiu, colocou numa pasta (e etiquetou vários papéis). No fim ela entregou uma carta com o código do nosso processo.
Na carta consta que o processo demora 10 meses, mas quando perguntei, ela respondeu que atualmente a espera é de 12 meses.
Marco,
Se você não recebeu a carta na hora, vai receber por correio, como acontece com todas as pessoas que enviam o dossier pelo correio. -
15 de junho de 2011 às 12:29 #45492mCerqueiraParticipante
Então Danibley,
Minha esposa e eu achamos que ela fez esse mesmo procedimento de organizar e “etiquetar” nossos formulários … mas não temos certeza. Nossa pulga atrás da orelha é o porque da diferença do recebimento do processo, já que pelo que entendi fizemos as mesmas coisas em um curto intervalo de tempo. Queria entender porque alguns já receberam o número do processo e nós não … e também entender se isso implicará em reenvio de formulários, mais tempo de análise ou mesmo alguma perturbação do tipo “não, não temos nenhuma informação sobre seu processo aqui”
=posso estar sendo paranóico, mas fiquei preocupado de não ter recebido … estou pensando em ligar lá pra tentar entender o porquê disso, mas ao mesmo tempo fico com receio de escutar um sabão e me mandarem engolir o choro e esperar calado.
que m* …..
=( -
15 de junho de 2011 às 12:56 #45494janenevesParticipante
Olá mCerqueira ,
se você está preocupado, liga lá e pergunta.
Mas não vejo motivo para sua preocupação.
Sua pasta está la, e vai ser analisada :)Abraços!
Jane.
-
15 de junho de 2011 às 13:27 #45498DanibleyParticipante
@mCerqueira wrote:
Então Danibley,
Minha esposa e eu achamos que ela fez esse mesmo procedimento de organizar e “etiquetar” nossos formulários … mas não temos certeza. Nossa pulga atrás da orelha é o porque da diferença do recebimento do processo, já que pelo que entendi fizemos as mesmas coisas em um curto intervalo de tempo. Queria entender porque alguns já receberam o número do processo e nós não … e também entender se isso implicará em reenvio de formulários, mais tempo de análise ou mesmo alguma perturbação do tipo “não, não temos nenhuma informação sobre seu processo aqui”
=posso estar sendo paranóico, mas fiquei preocupado de não ter recebido … estou pensando em ligar lá pra tentar entender o porquê disso, mas ao mesmo tempo fico com receio de escutar um sabão e me mandarem engolir o choro e esperar calado.
que m* …..
=(Entendo perfeitamente tua agonia (eu estaria sentindo a mesma coisa).
Vou te dizer uma coisa, não para tentar te acalmar nem nada, mas é o que eu realmente penso:
Teu processo está na mesma situaçao que o meu e dos outros que começaram recentemente o federal. Não sei porque você não recebeu a carta (talvez por descuido de quem recebeu os documentos), o importante é que ele está lá dentro. Fica frio que, cedo ou tarde, você deve receber uma carta com o número do processo. Até mesmo porque, tê-lo agora não garante vantagem alguma.
Eu resistiria a tentação e não entraria em contato tão cedo.
-
15 de junho de 2011 às 15:26 #45505luschurtParticipante
Galera, passamos!! :D :D :D
Agradecemos a todos vocês que postam os relatos das entrevistas, dicas e tudo mais. Isso nos ajudou muito mesmo!
O relato completo está em http://rumoamontreal.blogspot.com/2011/06/passamos-entrevista-em-13-de-junho.html
Pelo que consegui espiar na folhinha de agendamentos, tem entrevista em SP até o final do mês, com uma média de 5 por dia.
Valeu!
-
16 de junho de 2011 às 11:35 #45533AdunkeParticipante
Respondendo a pergunta do Marcos Cerqueira sobre se alguem não passou, bem achei um relato aqui na comunidade Brasil-Quebec sobre alguem que nem chegou a ser convocado para a entrevista
por mCerqueira » 07/06/2011-15:55:47
massa …. tô vendo que a fila no federal vai ser grande … hehehehehe
curiosidade: alguém NÃO conseguiu o CSQ nessa rodada??
Re: Declaração de Francespor fepublio » 16/06/2011-00:17:33
Enviei meus documentos comprovando apenas 100hs e fomos recusados por fata de pontos. Temos 60 dias para recorrer. Porem no teste de nivel da Aliança eu estaria no intermediário 1, ou seja, ja teria as 150 horas. Mas ainda não pude comprovar.
Duvida: uma declaração simples minha seria suficiente para considerarem meu nível , ai poderiamos ser convocados para a entrevista?
Se eu me matricular num curso em nivel intermediario e enviar o comprovante de matricula nesse nivel seria considerado?
-
17 de junho de 2011 às 11:58 #45568corallaParticipante
@mCerqueira wrote:
Então Danibley,
posso estar sendo paranóico, mas fiquei preocupado de não ter recebido … estou pensando em ligar lá pra tentar entender o porquê disso, mas ao mesmo tempo fico com receio de escutar um sabão e me mandarem engolir o choro e esperar calado.
que m* …..
=(Que chato, MCerqueira. Acredito que provavelmente o seu processo estah la sim, na mesma fila que os nossos, mas que eles se esqueceram de te dar o comprovante. Muito chato mesmo. :bangwall:
Parabens, luschurt! :bigups:
-
17 de junho de 2011 às 12:48 #45573mCerqueiraParticipante
Oi pessoal …. é, realmente a ansiedade me correu até o derradeiro osteócito do exoesqueleto de pé … heheheheh .. .num resisti e liguei lá.
O processo está lá, devidamente cadastrado e com data de recebimento correto .. ufa!
:mrgreen:O que a Maura me falou é que, tem dias que eles entregam a carta e tem dias que não (????) 8O
Achei meio estranho, mas se assim funciona … ótimo.Luschurt … parabéns!!! É ou não é uma sensação de dever cumprido?? hehehehe
Adunke … nesse caso, esse camarada foi recusado já na fase de triagem, né?? Coitado … pelo visto faltou uma simples declaração ou comprovante de conhecimento de francês …. e olha que eu quase mandei meu processo sem essa declaração .. ainda bem que eu pensei melhor e anexei a carta do meu professor.
abraços pessoal … valeu pelas msgs
MarcosMuitoMaisTranquiloAgora … hehehehehe -
19 de junho de 2011 às 16:10 #45601BuscapeParticipante
Então pessoal, depois de muito sugar da comunidade aqui e nada contribuir finalmente nos cadastramos.
:)Primeiro queria agradecer à todos que, sem saber, nos ajudaram com as mais diversas informações – como preencher os formulários, como conseguir antecedentes criminais de SC para o processo federal, como se preparar para a entrevista etc.
Fizemos a entrevista no final de maio com o M. Leblanc e foi tudo muito tranqüílo, como a maioria do pessoal vem dizendo aqui, foi 90% verificando a documentação – aproveitamos para comentar sobre cada documento durante a verificação, os diplomas, os intercâmbios, etc… E no finalzinho ele perguntou como que pretendíamos começar nossa vida lá, sobre trabalho, onde morar, etc… A única coisa que me assustou foi que ele pediu meu registro no CREA! Nunca vi ninguém comentando isso no fórum, e como não ando com minha carteira do CREA não tinha ela lá! Fica uma dica para os engenheiros do fórum – levem a carteira do CREA, pois podem pedir. O M. Leblanc olhou o carimbo atrás do diploma falando que eu já tinha dado entrada, mas como não tinha o número lá na hora não ficou 100% contente – mas passamos!
:)O processo federal também entregamos logo em seguida, mas saímos sem nenhum comprovante provando isso, nem número nem nada, será que faço como o Marcos e ligo lá? Vou dar um tempo, pq ficar 5 meses esperando pra chegar pelo correio sem saber é sacanagem!
Um grande abraço à todos!
-
20 de junho de 2011 às 01:06 #45602filipewParticipante
Oi gente!
Fui oficialmente o último a ser entrevistado, sexta-feira ao meio-dia.
Gostaria de agradecer a todos aqui do forum que expuseram os relatos das entrevistas, pois me ajudaram bastante. Desde o “Garfus” que serviu de passatempo a todos que chegaram com meia hora de antecedência até o tão esperado momento em que a “impressora começa a funcionar”, todos nós passamos por bastante angústia por não saber se tudo iria dar certo no final. E os relatos serviram para nos prepararmos melhor, ficarmos mais tranquilos, e, claro, nos dar mais auto-confiança. Hoje sabemos que a entrevista é mais um processo de verificação do que um processo de eliminação (como costumam ser as entrevistas de emprego) e que esta etapa cumprida, teremos várias outras pela frente. Então muita boa sorte para todos!! -
20 de junho de 2011 às 17:14 #45612walterwpnParticipante
Muito bom! Parabéns a todos que conseguiram o CSQ!
Eu particularmente fico preocupado se terei alguma chance, vejo muita gente bem preparada, graduado, pós-graduado, com MBA, e eu só com meu técnico. Acho que não vai dar hein !
Uma pergunta: A entrevista transcorre “integralmente” em Francês, digo, a partir do momento que você passa pela porta, ou você é solicitado a falar algo sobre propostas de emprego, cultura, clima, em Francês ?
Obrigado.
-
20 de junho de 2011 às 17:17 #45613VivsParticipante
É a partir do momento que vc entra no 15º andar. Pelo menos comigo, desde a recepção, foi tudo em francês. Nada em português ou até mesmo em inglês.
-
20 de junho de 2011 às 17:20 #45614
-
20 de junho de 2011 às 18:03 #45615janenevesParticipante
walterwpn,
eu sou tecnóloga, fui a aplicante principal.
Pegamos nosso CSQ em novembro.Boa sorte!
Jane.
-
20 de junho de 2011 às 20:38 #45616walterwpnParticipante
Oi Janeneves,
Mas no meu caso específico, sou técnico mesmo(curso técnico pelo Centro Tecnológico do Amazonas), com carga horária de 1.000h, formação em 18 meses. Acredito que você seja tecnóloga com formação em 3 anos, verdade ? Esse é o problema, vi uma palestra em que a responsável pelo escritório em São Paulo disse que formação técnica (não tecnólogo) dificilmente poderia ajudar no processo de imigração.
Agora se sua formação for técnica como a minha, sinto que posso ter esperança, embora ainda haja tempo para fazer uma graduação em tecnologia(digo, referente a minha idade).
Obrigado pelo interesse em ajudar!
Abraços.
-
20 de junho de 2011 às 21:34 #45619janenevesParticipante
oi walterwpn,
realmente, tenho curso superior de tecnologia que foi de 3,5 anos e de técnico de segundo grau (na época os CEFETS se chamavam Escola Técnica Federal, e se fazia o curso junto do segundo grau rs).
Mas existe espaço para técnicos sim… tudo depende da área.
Em alguns casos, como em geral técnicos não precisam se preocupar com validação em ordem (tirando os da área da saude e alguns outros) o nível técnico permite o acesso ao mercado de trabalho mais facilmente…. o que é uma vantagem.Avalie suas chances fazendo a simulação no site do BIQ, e vá em frente!
Mas se optar por fazer uma graduação, sugiro fazer um Bacharelado mesmo… já que o negócio é voltar para a sala de aula, melhor fazer um curso que no fim das contas vai agregar mais para você em termos de reconhecimento do mercado e não só na seleção do BIQ.Abraços!
Jane.
-
20 de junho de 2011 às 22:05 #45620walterwpnParticipante
Obrigado pelas dicas janeneves! Cheguei a fazer essa simulação preenchendo como técnico(informática), e passei, projetando um nível avançado e fluente de inglês e francês. Com um nível intermediário de idiomas, não passei! Por isso acredito que se não tiver no mínimo um diploma de tecnólogo, dificilmente passarei , digo, levando em conta que o processo está cada vez mais concorrido e com candidatos super bem preparados.
E não sou pessimista não rsrs, apenas realista, mas sigo sonhando.
obrigado novamente pela atenção!
Abraços.
-
27 de junho de 2011 às 12:32 #45749mCerqueiraParticipante
@walterwpn wrote:
(…) levando em conta que o processo está cada vez mais concorrido e com candidatos super bem preparados.
(…)Olá Walter,
Só uma consideração em relação ao seu comentário: o processo de seleção não é um concurso. Sendo assim não há efetivamente a “concorrência” como a que passamos aqui para entrar num vestibular ou certame público. O BIQ está buscando pessoas que atendam aos requisitos mínimos para que um trabalhador qualificado se enquadre ao mercado de trabalho do Canadá.
Tenha em mente que, se vc atender aos requisitos exigidos pelo consulado, é apenas questão de tempo para que você alcance seu sonho. A última dica é que, não se preocupe em aprender um idioma para passar na entrevista: SAIBA que o conhecimento no idioma (além do oxigênio) é uma exigência natural para se manter vivo por lá … hehehehe
abraços,
Marcos -
27 de junho de 2011 às 16:46 #45755janenevesParticipante
SAIBA que o conhecimento no idioma (além do oxigênio) é uma exigência natural para se manter vivo por lá …
Marcos,
perfeita sua colocação rs
Abraços!
Jane.
-
30 de junho de 2011 às 18:49 #45807vivieandrenocanadaParticipante
Pessoal,
Segue o nosso relato da entrevista.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
A preparação
Ao longo de três semanas, fizemos simulações na École Quebec, e foram muito boas. Ficamos em casa falando em Francês. Gravei minha voz e depois ficava me corrigindo (foi super divertido… e assim eu pude observar minha evolução na pronúncia).
Uma semana antes da entrevista eu fui numa feira a trabalho, onde havia um espaço de empresas francesas. Mesmo minha empresa não tendo muito interesse, eu meti a besta de ir aos stands. Fiquei lá por 1 hora, conversei com quatro empresas, falei em Francês 90% do tempo. Como não havia me preparado, então não conhecia vocabulário em FR, o que eu consegui falar em Espanhol ou Inglês (daí os outros 10%). Ao final da feira, sai toda feliz, pois entendi as pessoas e me fiz ser entendida.Como havia rumores de greves de metrô e de ônibus em SP, e quando tudo funciona a cidade já é um caos, imagina com greve! Ah, pensamos no Murph também, ele sempre tenta fazer graça! Ráaaa (imitando Serginho Malandro! Rsrsr). Então decidimos, mesmo morando em SP, nos hospedarmos no Estamplaza que fica a 8 minutos do BIQ. Rááá de novo a La Serginho Malandro. Um excelente hotel, ótimo café da manhã. Só não conseguimos achar o canal da TV5.
Nosso perfil: Casal sem filhos
RP
Formada em Gestão de Comércio Exterior
Ocupação: Compradora Internacional
30 anos
5 anos de experiência em Comex e 5 em Administrativo.
Inglês intermediário – nível 6 (só consegui comprovantes para este nível)
Francês intermediário – nível 5 (na entrevista M. Leblanc alterou pra nível 7)Époux
Formado em Sistemas de Informação
Ocupação: Programador
26 anos
7 anos de experiência
Inglês básico – nível 1 (Não tínhamos comprovante! Ele nunca teve paciência para terminar os cursos, aliás foram semestres iniciados e logo em seguida abandonados, porém ele se vira bem com suas leituras técnicas)
Francês intermediário – nível 5 (na entrevista M. Leblanc alterou pra nível 6)O Encontro
Nós estávamos muito ansiosos, e na noite anterior, para nos acalmar, decidi assumir a postura de que teríamos um contato no dia seguinte com M. Leblanc apenas para conferência de documentos, um “encontro”. E assim foi o tom da entrevista!
Nosso digamos assim “encontro” estava marcado para 11h do dia 06/06/11. Chegamos às 10h40minh. Após 5 minutos a recepcionista autoriza subirmos.
Fomos atendidos por M. Gilles e ficamos na sala de espera assistindo a tão famosa apresentação da Celine Dion (e outros artistas).
Por volta das 11h15min (ou seja, 15 minutos de atraso) M Leblanc fez um sinal nos chamando. Entramos na sala, ele nos pede para sentarmos, e se apresenta. Já de início, ele pede os documentos originais e insere as informações no computador.Ele faz uma verificação dos documentos, sempre falando em FR, e cada um confirma suas informações (o André as dele e eu as minhas).
Ainda voltado para o computador, pergunta se eu conhecia alguém no Québec, eu falei sobre minha prima que mora em Montreal. Mesmo no site do BIQ NÃO constando a informação de que primo/a é parente, M. Leblanc considerou esta informação. Nisso ele faz umas perguntas sobre minha prima: o que faz, onde mora, quanto tempo imigrou, etc. E insere no nosso processo estas informações. Quando falei que ela trabalha com atividades de Service à la clientèle, ele fica surpreso como em tão pouco tempo (1 ano) ela já consegue trabalhar em atividades que exigem boa comunicação.
M. Leblanc vira-se para mim e pergunta qual é meu perfil. Eu o respondo: falo da minha formação, ocupação, faço uma breve apresentação das atividades que faço hoje, mostro o catálogo da empresa, os itens que eu compro.
Em seguida pede meu CV faz as anotações de modificação, para torná-lo mais estratégico, e pergunta qual é meu plano de imigração. Eu apresento as vagas do plano A. Nelas, eu havia grifado as tarefas que são as mesmas que já desenvolvo no Brasil. Então, as 5 vagas que levei estavam todas coloridas rsrsrsrsrs. Eu expliquei isso pra ele.
Até esse momento a conversa foi em francês, e após a leitura do cv e das vagas, M. Leblanc já em inglês me pergunta se eu usava o inglês no trabalho.Em inglês, eu respondo que uso no trabalho devido as minhas atividades necessitarem contato com fornecedores de diversos países. Porém, atualmente eu falo muito mais em espanhol, pois a empresa atual e a anterior têm forte atuação na America Latina. Neste momento, citei alguns países que trabalho (falei os nomes em FR, não percebi que tinha mudado do inglês para o francês rsrsrsrs).
M.Leblanc disse em FR que é muito bom um profissional no Quebec com Português e Espanhol, é claro além do FR/ING.
Nisso, então eu pude comentar (em FR) que posso trabalhar numa empresa que tenha comércio com USA/MX, mas que posso contribuir para o desenvolvimento desta empresa caso queira ampliar seu negócio para America Latina. Com isso, ele fez o maior discurso sobre a minha área no QC, que é boa, que bla bla bla, deu conselhos para validar o diploma quando chegar no QC, e etc meio que me alertando sobre as minhas primeiras etapas quando chegar no QC. Então, eu disse que seguiria seus conselhos, e que continuarei estudando FORTEMENTE o FR, pois as atividades no trabalho precisam de boa comunicação, assim como ocorre em PT / ESP/ ING.
Mesmo ele não perguntando, eu quis falar do Plano B. Disse que aqui no BR eu tenho tarefas que lá no QC são de profissionais distintos. Plan A era para Acheteuse e Plan B para Logisticienne. Ele faz a mesma análise da primeira. Dá alguns conselhos. Eu apresento o Plan C: trabalhar como vendedora, recepcionista, telefonista. Ele faz uma cara de que DETESTOU a idéia. E dá mais alguns conselhos: focar no PLAN A e B, pois ambos são muito bons.Ele pergunta “Quel est votre motivation pour immigrer au QC? Eu falo dos meus desejos de ter filhos, desenvolver profissionalmente, e bla bla bla…. Andre complementa falando a segunda parte da resposta que eu tinha dificuldade de me expressar (já tínhamos combinado isso antes!)
Com isso, ele vira-se para o Andre, também pergunta qual é o perfil dele, pede o CV e as vaga. André apresenta os planos A,B e C. M Leblanc fala sobre TI: que a linguagem de TI é universal, que tem oportunidades e fez uma cara do tipo “ah, pra vc nem vou falar muito pq vc já deve saber q o mercado de TI é bom”. Elogiou muito o CV do Andre e pediu pra tirar uma certificação de TI, pois é reconhecida mundialmente.
Obs: não fez nenhuma anotação no CV do André!Até este momento, o tom da conversa tinha sido como eu pensei: conferência documental.
Então ele vira-se para o computador, conferiu as informações que já havia inserido lá, virou para o André e brincou: “ela fala bem francês, mas você também fala bem! ela só fala um pouquinho melhor que você, mas é só um pouquinho viu”. Os dois deram uma boa gargalhada. Sem graça, eu digo que gosto de estudar idiomas, em particular o FR, pois é um idioma charmoso…..(ho ho ho…isso não estava no script rsrsrs).
Este foi o momento descontraído!M. Leblanc manda um documento na impressão. Enquanto imprime, pega um livreto: o “apprendre le Quebec” e um folder sobre francisação e me entrega. Logo em seguida já me entrega as folhinhas da impressão: eram os nossos CSQ’s….. hu huuuu
Eu agradeço o livreto, o folder, e ele engata uma seqüência de conselhos e fala que iremos gostar muito do QC..bla bla bla Nos parabeniza com a famosa frase: “Félicitations! Vous allez aimer le Quebec”, nisso o Andre desembestou a falar (ah.. já estávamos com CSQ mesmo então ele pode falar Rsrs) … e solta uma seqüência de frases, dizendo que vamos gostar muito mesmo, já falou do bairro que gostaríamos de morar (Ste Foy, em Quebec), descreveu o bairro, o que tem pra fazer lá, etc e os dois ficam trocando figurinhas sobre o lugar.
Nessa hora nós já estamos em pé (pois M. Leblanc já estava) e nos despedimos.
De tudo que M.Leblanc falou eu entendi cerca de 90%, o resto foi por dedução, pois a linguagem corporal é universal. Não foi preciso pedir para repetir ou falar mais alto, mas se necessário, não teria medo/dúvida em pedi-lo.
O “encontro” durou aproximadamente 40/45 minutos. Foi bem calmo e tranqüilo. Saímos alegres e saltitantes, rumo ao Federal.
Salut,
Viviane e André
São Paulo/SP -
30 de junho de 2011 às 18:57 #45808vivieandrenocanadaParticipante
Desculpe-me… enviei sem querer duas vezes! sorry
-
30 de junho de 2011 às 21:45 #45811victor_mParticipante
Parabéns pelo CSQ!!!
Agora é esperar e estudar mais sobre o local, idioma, mercado de trabalho, etc etc
Abraços!
Victor
-
1 de julho de 2011 às 00:40 #45814Lu_campinasParticipante
:bigups: Olá pessoal,
Parabéns a todos pelos CSQs em mãos!!! :lol:
Mas uma dúvida ainda me angustia, vi uma entrevista da Soraia Tandel onde ela diz basicamente que quem passa no teste on line (sendo honesto nas respostas) também passa na entrevista. Mas também já li em algum lugar que o teste só é fidedigno pra quem tem até 35 anos, que depois disto depende de outros fatores e do entrevistador. Alguém pode me esclarecer esta dúvida Cruel?
Eu já passei dos 35 anos, e nas simulações eu já coloquei até daqui 4 anos e sempre passo, mas esta pulga atrás da orelha esta me incomodando… :alright:
Abraços a todosagora eu sou turista! :bigups:
-
1 de julho de 2011 às 12:34 #45818VivsParticipante
Olá, Lu
Não é que seja impossível obter o CSQ depois dos 35, vc só deixa de obter o máximo de pontuação no quesito idade, só isso. Conforme a tabela de pontuação (GRILLE SYNTHÈSE DES FACTEURS ET CRITÈRES APPLICABLES À LA SÉLECTION DES TRAVAILLEURS QUALIFIÉS), disponível online:
18 a 35 anos – 16 ptos
36 anos – 14
37 anos – 12
38 anos – 10
39 anos – 8…
… até chegar a zero
Não me lembro exatamente o endereço, mas tem muitas disucssões sobre a pontuação onde vc vai achar essa tabela. É preciso obter pelo menos 49 ptos (solteiro) ou 57 (casal) para ser convocado para a entrevista. Se vc está fazendo a projeção para até 4 anos acima de 35 e está dando certo, é pq está com pontos de folga, fique tranquila. A pontuação da idade não é critério do entrevistador. Pode até ser que ele fique mais exigente com relação à outras coisas no quesito adaptabilidade, mas acho difícil. Se deu certo na avaliação online, não tem erro! -
1 de julho de 2011 às 16:26 #45828janenevesParticipante
Lu,
realmente para a idade vale a pontuação e pronto.
PORÉM, o fator idade conta no quesito adaptabilidade, que é avaliado DURANTE a entrevista.
Já vi pessoas superqualificadas não pegando CSQ, e pessoas bem medianas conseguindo, a diferença sendo por coisas que não tinham nada a ver com perfil profissional ou qualificação, mas por fatores como idade, filhos e postura…
É difícil opinar no seu caso, sem saber mais (e é só isso que podemos fazer mesmo hehehe opinar… porque certeza mesmo só vc mandando a demande e vendo no que que dá).
Mas se vc está conseguindo pontuação para entrevista… vá em frente, e trabalhe para mostrar que adaptabilidade não será problema. Isso depende mais de como você se prepara e se conduz durante a entrevista do que qquer outra coisa.
Abraços e boa sorte,
Jane.
-
1 de julho de 2011 às 17:56 #45831VivsParticipante
É verdade, Jane!
O que eu quis dizer com “não tem erro” é a convocação para a entrevista. Vela lembrar que durante a mesma é preciso conseguir os pontos de adaptabilidade, nisso o fator idade pode direcionar o que vai ser exigido para a adaptação do imigrante. Uma vez obtendo os pontos no teste online, vale a pena dar entrada, mas é preciso sempre arrebentar na entrevista para convencer o entrevistador que Québec só tem a ganhar com a sua imigração.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.