Revalidacao do diploma semCSQ

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Revalidacao do diploma semCSQ

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
      lyvia karla
      Participante

Hola Pessoal, eu Lyvia, sou formada em Bacharelado en Enfermagem, estou estudando frances em casa, rsrs. Tambem estou em processo de selecao do Quebec, tenho muitas duvidas por isto estou aqui. Estou esperando data de minha entrevista como muita gente, e por desvantagem porque moramos no Nordeste, ficamos por ultimos. Ja comecei de ante-mao a minha revalidacao do diploma de enfermagem que por sinal sao longos, caros e infinitas espera. Um hospital de Montreal entrou em contado comigo, eles estao interessados em meu perfil, por isto estou acelerando o processo de meu diploma. Falo com uma brasileira em Montreal que ajuda os brasileiros nesta etapa. Ela me disse que eu nao preciso de CSQ, nao eu nao entendi o porque? Alguem pode me rsponder? Ela responde por longos prazos e minha cabeca esta a mil. alguem pode me ajudar?

diego88
      Participante

Oi Lyvia,
      você enviou seu DCS quando?
      ja teve alguma resposta?

sobre a equivalencia do diploma de enfermagem quem faz é a OIIQ (http://www.oiiq.org/)
      o que o pessoal recomenda aqui no fórum é começar o processo na OIIQ qndo vc tiver o CSQ em mãos.

Obrigado!

lyvia karla
      Participante

Eu dei entrada para revalidacao de meu diploma porque tenho um hospital que esta interessada em meus servicos, eu estou sendo acompanhada pelo recrutamento da saude do Quebec exclusivamente por eles, por isto dei entrada ao processo, ja que e muito demorado e um pouco complicado, e ela me disse que eu nao preciso do CSQ, para ser membro, por isto minha divida, mas vou continuar o processo, Vamos ver o que vai dar, Valeu

diego88
      Participante

lyvia,

mas voce já enviou os documentos para o BIQ?
      Ja teve alguma resposta?
      Eu não entendi direito, você enviou direto para o federal?

Eu acho que a validação do diploma você consegue fazer sem o CSQ, acho que até o Cegep você consegue fazer… mas só por uma questão de timing que o pessoal indica que você envie dps do CSQ,

mas o seu topico me gerou uma duvida tbm :

é possivel fazer o validação do diploma na OIIQ sem ter o CSQ e dps que terminar arranjar um emprego ou um sponsor e então entrar no Federal ou algum visto de trabalho? Tem como fazer isso?

lyvia karla
      Participante

Omeu processo de selecao esta aprovado pela imigracao. Agora estou esperando a data de minha entrevista, mas de ante-mao estou fazendo a revalidacao de meu processo dodiploma aqui no Brasil, porem tenho ajuda de uma funcionario do governo de recrutamento da saude em Quebec, ela me disse isto que eu nao necessito do CSQ, e posso sim, fazer a revalidacao do diploma antes porque o processo e demorado e muito burocratico. Tenho um hospital, a resposta foi positiva, por isto eles que encaminharam para fazer isto e conto com ajuda desta pessoa que trabalha pelo governo justamente para isto.

gabi-infirmiere
      Participante

parabéns por ter conseguido esta pré-seleçao.
      mas lembre-se que nao ha como trabalhar como enfermeira no Québec sem ter a devida autorizaçao da OIIQ.

Pelo que vc relata, assemelha-se ao processo de enfermeiras francesas, onde um funcionario do Ministério ajuda com a contrataçao. A diferença basica, entre a França e o Québec ha um acordo de validaçao des diplomas, entao elas obtém muito mais rapidamente a autorizaçao da OIIQ (e começam como CEPI, como todas = o exame da OIIQ sera sempre obrigatorio)
      O processo da OIIQ pode levar de 6 meses a 1 ano, elas se reunem 4x por ano para analisarem os dossiers e as respostas podem ser – autorizaçao para estagio ou curso+estagio.
      sobre a nao obrigatoriedade do CSQ, nao posso ajudar. Até onde eu saiba, é parte indissociavel do processo.

bonne chance

eacampos
      Participante

Você pode fazer sim a revalidação do diploma sem o CSQ, mas vc precisa de algum visto para entrar no Canadá. A forma que vc vai conseguir isso que muda, através de um processo federal, processo via Quebec ou um visto de trabalhosos estudante. Como vc vai fazer a prova da Oiiq ou cursarão Cegep sem ter esse visto ???

Se puder explique.

Abraço

Eduardo
      http://Www.baianosnocanada.blogSpot.com

lyvia karla
      Participante

GAbi, eu mandei um email para Leticia a moca que trabalha no recrutamento de selecao, estou esperando sua resposta. Mas pelo que eu li aqui nas normas que a OIIQ me enviou tenho que fazer o teste e tudo mais alem do teste do nivel do frances, se pensarmos bem, acho que ela tem razao de nao precisar do CSQ, porque de qualquer maneira vou fazer o teste de frances. Sim, o processo de estudos do Brasil e igual em Quebec e sei que vou ter que fazer algumas adptacoes, o que eu esperava, Mas entao vou esperar a resposta da Leticia e vamos ver o que nos espera. Merci pour tout.

lyvia karla
      Participante

hola EACAMPOS
      Eu estou no processo de selecao do Quebec para trabalho permanente qualificado, sei que necessito do visto, estouu fazendo o mesmo que os outros, mas porque me chamou atencao foi o fato que a moca do recrutamento de selecao disse que eu nao necessito do CSQ, vou esperar sua resposta de posto aqui, valeu pela diga.

gabi-infirmiere
      Participante

sera que a moça nao se confundiu? Pois realmente, para TRABALHAR, nunca precisei mostrar o CSQ.

Mas para obter o status de RP o CSQ é uma fase do processo, é obrigatorio.
      Para obter a inscriçao junto à OIIQ também me pediram.

lyvia karla
      Participante

Hola Gabi, as coisas em imigracao muda cada ano, vai ver que mudaram as coisas tambem, vou continuar o processo e vamos ver o que vai dar, mas ate la ja adquirir o meu CSQ. Este foi o email que ela me enviou.

Lyvia,

A Ordem das enfermeiras (OIIQ) não precisa do CQS para reconhecer sua formação, visto que não é necessário habitar no Québec para ser membro. Você pode assim adiantar o avanço da sua papelada a vários níveis.

gabi-infirmiere
      Participante

entao, boa sorte.

nunca vi (moro no QC desde 2007) alguém imigrar pelo Québec sem CSQ.

e eu confio nas fontes oficiais, no caso, a OIIQ, que diz =
      En même temps que vous amorcez vos démarches auprès de l’OIIQ pour obtenir le droit d’exercer la profession d’infirmière au Québec, vous devez également entreprendre les procédures d’immigration auprès des gouvernements canadien et québécois afin d’obtenir les autorisations de travail nécessaires, tel un permis de travail.

bonne chance

lyvia karla
      Participante

Hola Gabi, eu sei que necessito do CSQ, mas estou dizendo que para fazer a revalidacao do diploma, a principio nao necessito do CSQ, porque foi assimque a moca do recrutamento da saude me disse, como vc pode ler o email que ela me enviou. Como o processo demora para ser analisado mais ou menos 6 meses ou mais, ate la ja adquirir o CSQ.
      Obrigada Gabi pelas informacoes que foram muito util para mim, e com certeza vou questiona-la. Um abraco

eacampos
      Participante

Oi Lyvia,

Entendi… Pelo que sei, é possível fazer todo processo da OIIQ sem o CSQ, porque uma coisa independe da outra… até porque vc pode fazer seu processo de Imigração todo pelo PRocesso Federal e depois querer morar em Quebec… ser membro da OIIQ.

No entanto, vc precisa fazer algum processo de imigração para ter o direito de entrar no Canadá e fazer a prova, fazer o estágio ou o CEGEP e para isso vc precisaria concluir seu processo Via Québec, recebendo seu CSQ ou fazer algum outro processo, Federal ou de Trabalho, não sei…

Vc é formada em enfermagem no BRasil ou em outro país ? Essa pessoa que está lhe orientando é um membro da ORdem, do MICC, do Santé…. ?? Eu fico com medo e acabo seguindo apenas informações de orgaos oficiais para fazer este processo da OIIQ da minha esposa.

De qq forma vamos torcer para dar certo !!! :bigups:

Abraço,

Eduardo
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

lyvia karla
      Participante

hola EACAMPOS

Sim, ela e brasileira, mas trabalha no Quebec justamente para isto, porque ela que orienda e captura enfermeira no Brasil para os hospital etc, estou certa de que estou no caminho certo, pois a caminhada e longa, por isto estou dando andamento conforme orientado por ela. Boa Viagem.

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.