Respostas dadas pelo Consulado – Documentos

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Documentos Respostas dadas pelo Consulado – Documentos

Visualizando 34 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6281
      yuri
      Participante

      Pessoal,

      Criei este tópico para que a gente coloque as dúvidas que foram tiradas pelo consulado, com relação aos documentos que devem ser enviados para a etapa federal.

      Não postem aqui o que vocês preencheram, de acordo com o que acharam que era o correto.

      Criei este tópico no intuito de colocar apenas informações oficiais.

      Segue uma minha:

        1 – Agora é necessário ter uma tradução juramentada dos atestados de antecedentes criminais? Tenho amigos imigrantes que já estão com o visto e não precisaram entregar uma tradução juramentada. Por isto estou na dúvida se entendi errado ou se são novas exigências.

        Resposta: “We accept documents in Portuguese.

    • #32003
      Carlos_Santos
      Participante

      boa iniciativa Yuri. Dei uma editada na sua mensagem para deixar mais visivel a pergunta e a resposta   :wink:

    • #32022
      yuri
      Participante

      Valeu!!! Ficou bom. Se quiser pode apagar tb estas nossas msgs falando da reformulação do tópico. abraços!

    • #32028
      nicanto
      Participante

      Oiee Yuri e Carlos…

      Enviei também as minhas dúvidas…seguem então…

      – As certidões de antecedentes cirminais e de distribuição emitidas pela internet são válidas?  
      Resposta: – – YES.

      – Qual a validade considerada pelo consulado das certidões acima descritas?
      Resposta:– – ONE YEAR.

      – Todos os documentos precisam de tradução juramentada?
      Resposta:– -NO, WE ACCEPT DOCUMENTS IN PORTUGUESE.

      Regards,
      Maria João Guimarães
      Consulado Geral do CanadáConsulate General of Canada / Consulat général du CanadaImmigration Case Analyst+55 (11) 5509-4343 | fax +55 (11) 5509-4262www.brasil.gc.caAv. Nações Unidas, 12.901/16o. andar – CENU Torre Norte04578-000 São Paulo SP, Brazil | Brésil

      Um abração a todos!!

      Nica  :D

    • #32654
      fabiolabvalio
      Participante

      Yuri, Nica, as respostas do consulado são recentes?

      É que eu estou començando agora a preparar os documentos para a parte federal e ainda estou com várias dúvidas. Nos guias do consulado que eu li eles falam que é necessário traduzir para inglês ou francês, mas se vocês obtiveram a resposta de que poderia sem em português, então não deve ter problema.

      Em outros tópicos o pessoal também falou que não seriam aceitas as certidões emitidas pela internet, mas eu imagino que isso possa ter mudado. Por isso eu queria saber se essas informações que vocês obtiveram são recentes.

      Obrigada pela ajuda e pela iniciativa!!

    • #32662
      yuri
      Participante

      Fabiola,

      As minhas são recentes. Peguei elas há menos de 2 meses atrás. E tenho quase certeza que continuam valendo.

      Abraços!

    • #32663
      ismaeldf
      Participante

      Contribuindo com o tópico!!
      Resposta obtida em 14/11/2008

      Enviei os formulários para abertura do processo federal ao Consulado do Canadá na segunda feira 10/11.

      Eu fiz o depósito da taxa, no valor de R$880,00 no dia 07/11/2008.

      Gostaria de saber se há algum problema em fazer o depósito na data informada e eu ter enviado o processo no dia 10?

      Resposta:

      Sr. Ismael:

      Nenhum problema.

    • #32664
      fabiolabvalio
      Participante

      Obrigada, Yuri!

      Obrigada também, Ismael!

    • #32666
      nicanto
      Participante

      Ola Fabiola,

      Tudo bem?!
      As minhas são recentes também, enviei no mês de outubro os questionamentos.

      Um grande abraço,

      Nica

    • #32667
      fabiolabvalio
      Participante

      Obrigada, Nica!

      Vocês todos me ajudaram bastante!

    • #32695
      fapcampos
      Participante

      Gente,

      Então está confirmado que “todas”as certidões podem ser tiradas pela internet???

      Fabiana

    • #32708
      najinha
      Participante

      Fabiana
      quando enviamos nosso processo federal tiramos  a certidão da justiça federal pela internet, mas tivemos que ir até a justiça federal pegar uma assinatura e um carimbo para validar esse documento!!!!!!!!!!!! na policia federal fomos pessoalmente pedir o atestado que demorou uns 10 dias mas teve pessoas que tiraram pela internet e tiverem que reconhecer esse documento como autêntico e da policia civil o mesmo….
      temos que ficar atentos sobre isso pois ouve casos de pessoas que não reconheceram esses documentos emitidos pela internet que receberam o documento de volta para enviar com autênticidade!!!!!!!!!!
      Aos que estão mais bem informados podem esclarecer se essa minha informação procede!!!!!!!!!!! abraços
                                                                                                                                     Adélia

    • #32711
      mrodolfo
      Participante

      Mes amis,

      Acessem o site da CIC e vejam que lá mesmo eles indicam que as certidões, para o Brasil, podem ser tiradas pela Internet. A única certidão que fica de fora são os antecedentes criminais de cada Estado. Para São Paulo, acesse a Secretaria de Segurança Pública.

      à la prochaine,

    • #32718
      fabiolabvalio
      Participante

      Minha contribuição:

      Eu enviei um e-mail hoje ao consulado perguntando se eles aceitariam os documentos da internet (eu citei os três documentos para não ter dúvidas) e se não seria necessário algum tipo de validação ou reconhecimentos dos mesmos (como a Adélia citou).

      A resposta:

      “Aceitamos os documentos emitidos pela internet, não é preciso tradução ou validá-los, apenas obtenha os mesmos e nos envie.”

      Fabíola

    • #32726
      najinha
      Participante

      Fabíola
      Que bom que eles não pedem mais autênticidade de documentos nos poupa um trabalhão!!!!!!!!!!!!abraços e boa sorte com o seu processo!!!!!!!!
                                              Adélia

    • #32737
      fabiolabvalio
      Participante

      Adélia, sim, poder tirar as certidões pela internet vai poupar muito trabalho.

      Apenas a certidão de distribuição eu vou entregar a original mesmo, pois a on-line tem uma validade de 2 meses (depois disso não é possível verificar a autenticidade pela internet), e como o processo federal é mais longo do que isso, pode dar problema quando abrirem o processo, pois ela já estará vencida.

    • #33350
      RonaldoMaciel
      Participante

      Muito obrigado a todos pela ajuda. Também estávamos com essa dúvida. Enviaremos os documentos tirados da internet e em português!!!

      Mas que estranho por que eles colocam no site que os docs devem ser traduzidos se eles aceitam em português? É de deixar qualquer imigrante louco, não? hehehe

      Abraço a todos e nos vemos no Canadá!!!

      FELIZ 2009

      Ronaldo e Susana

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #33351
      Gus_23
      Participante

      Eu recebi uma carta pra tirar esses documentos todos novamente, já que os anteriores venceram (apliquei no federal em nov de 2007).  Não sabia que podia ser pela internet, muito boa informação!  Mas no final das contas nao entendi se precisa autenticar mesmo ou nao. é só imprimir e pronto? Fácil asim?

    • #33352
      Gus_23
      Participante

      AAhhh!  Esqueci de mencionar, em maio de 2008 eles pediram pra eu enviar uma tradução juramentada de alguns dos documentos…  foi só R$1.000,00 de tradução…  pense se tivesse que enviar td traduzido?

      [ ]’s  

      Gustavo

    • #33367
      Carlosed
      Participante

      Salut mes amis!

      Sabem se é necessário estas declarações para os filhos menores de idade??? Menor mesmo, fez 1 ano agora.
      Já havia feito CPF para ele por causa de plano de saúde e previdência, mas RG nem penso em fazer tão cedo. Todas vão pelo CPF ou passaporte, mas para conseguir a declaração estadual na policia civil – MG pelo site só através do RG mesmo.

      À bientôt,
      Carlos

    • #33369
      Carlos_Santos
      Participante

      so para maioires de 18 anos.

    • #33378
      fabiolabvalio
      Participante

      Gustavo, de acordo com o e-mail que eu recebi do consulado é só imprimir as certidões dos sites e enviar, em português mesmo. Não precisa de autenticação nem nada. Eu fiz questão de perguntar tudo isso: se podia ser tirado da internet, se podia ser em português e se precisa de alguma autenticação.

    • #33390
      Gus_23
      Participante

      Legal, isso vai facilitar muito a vida!
      Obrigado fabiola!

    • #33490
      RonaldoMaciel
      Participante

      Fabiola, pessoal, qdo vc fala que não precisa autenticação isso quer dizer que não é necessário reconhecer firma de nenhum antecedente/certidão, certo?

      Grato,
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #33491
      fabiolabvalio
      Participante

      Foi a resposta que eu obtive, Ronaldo. Não é necessário autenticação / reconhecimento de firma, ou qualquer coisa do tipo.

      Fabíola

    • #33498
      RonaldoMaciel
      Participante

      Merci beaucoup!!!

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #33659
      jonnybraga
      Participante

      pra quem está tirando antecedentes criminais de outros países, no meu caso EUA, perguntei se deveria enviar os originais ou xerox normal ou autenticada estaria ok.

      Minha resposta foi que devo enviar os originais.

      Ou seja, tirem xerox, autentiquem e deixem com vcs. Claro, rezem para não extraviar… pq tirar essas coisas em outros países é um saco e, pra mim, foi caaaaaaaaaaro….

    • #33676
      Anonymous
      Participante

      Pois é, todas as certidões têm que ser originais.
      Eu tive que tirar da Alemanha e fazer tradução juramentada. Foi com uma dor no coração que coloquei todas as originais no envelope. Pra ajudar, os correios se perderam com o tracking do meu sedex e não sabia se tinha sido entregue.
      Felizmente, hoje recebi a cartinha de abertura do processo federal …. ufa!

    • #33822
      Carlos_Santos
      Participante

      Atualizando o topico com uma resposta dada pelo consulado à lidianestrela em outro topico:

      Visto que as respostas estavam um pouco antigas, eu estava com a mesma dúvida e resolvi mandar o mesmo email enviado pelo Erasmo para o Consulado. A resposta está abaixo:

      para: Saopaulo-im-enquiry@international.gc.ca
      data: 30 de janeiro de 2009 10:21

      Bom dia!

      Gostaria de saber qual a validade dos antecedentes (polícia federal, estadual, justiça federal) para o processo de imigração, pois verifiquei que para efeitos de uso no Brasil, estes apresentam validade de três meses (o da justiça federal, apenas um mês). O consulado se baseia-se nestes prazos ou tem seus próprios critérios?

      Obrigado.

        de: re-saopaulo-im-enquiry@international.gc.ca
        data: 30 de janeiro de 2009 12:25
        enviado por: international.gc.ca

        Têm 3 meses de validade.

        Saudações,
        Visa Section  
        Consulate General of Canada
        Consulat général du Canada
        # 55 (11) 5509-4343
        fax # 55 (11) 5509-4262
        http://www.brasil.gc.ca
        Av. Nações Unidas, 12.901/16o. andar – CENU Torre Norte
        04578-000 São Paulo SP, Brazil/Brésil

    • #33825
      Brunissima
      Participante

      Gente

      Alguem teve que tirar os antecedentes criminais na França?
      Se sim como fizeram s.v.p. :(

      Bruna

    • #33827
      Carlos_Santos
      Participante

      Eu pedi seguindo as instrucoes do site CASIER JUDICIAIRE NATIONAL em

      http://www.cjn.justice.gouv.fr/cjn/b3/eje20

      chegou em 30 dias.

      Boa sorte

    • #33828
      Brunissima
      Participante

      Carlos

      Vc é demais :) Merci

    • #34328
      Cassious
      Participante

      Pessoal, só uma dúvida…

      as fotocópias de RG, Passaporte e certidão de nascimento e casamento devem ser autenticadas?

      obrigado

    • #34330
      Anonymous
      Participante

      Não precisa, não. Pode ser cópia simples.
      Lembre-se, você deve enviar os ORIGINAIS das certidões negativas da polícia e também do comprovante de pagamento da taxa de abertura.

    • #34344
      Carlos_Santos
      Participante

      @Cassious”;p=”29078 wrote:

      …as fotocópias de RG, Passaporte e certidão de nascimento e casamento devem ser autenticadas?

      Na primeira postagem deste topico diz:

      @yuri”;p=”26418 wrote:

        ….
        Resposta: “We accept documents in Portuguese.
Visualizando 34 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.