Requerente principal ok, cônjuge de fato, nem tanto

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requerente principal ok, cônjuge de fato, nem tanto

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7268
      Danibley
      Participante

      Salut à tous!

      Apesar de não ser a área de apresentação do fórum, acho legal fazer isso antes de postar minha dúvida.

      Tenho 26 anos, formado em Desenho Industrial (mais de 4 anos de experiência profissional), com francês nível superior (TCFQ), e inglês também avançado (IELTS).

      Desde criança sempre quis morar no Canadá. Em 2010, morei (com a minha namorada) 6 meses em Montréal, onde estudei 440 horas de francês na YMCA.

      Entre outros detalhes, acho que tenho um bom perfil para conseguir o CSQ. Lendo outros tópicos do fórum (tem muita informação interessante aqui), fiquei um pouco preocupado, mas especificamente em relação à minha namorada.

      Ela tem 30, é fisioterapeuta (apesar de ser uma profissão com ordem, ela está em alta), mas seu francês ainda é básico (além do inglês intermediário). Ela está estudando na aliança, mas é débutante.

      Vocês acham que a deficiência no idioma da conjoint de fait pode ser um problema para o casal?

      Desde já agradeço!

    • #43459
      Carlos_Santos
      Participante

      Seja bemvindo ao nosso forum Danibley,

      @Danibley wrote:


      Vocês acham que a deficiência no idioma da conjoint de fait pode ser um problema para o casal?

      so se ela nao conseguir nao entender nada do que for perguntado a ela na entrevista!

      No mais, leia os relatos dos colegas que estiveram na mesma situcao nos relatos de entrevista!

      Isso ajudara a te achar melhor na sua situacao!

      Atenciosamente

    • #43461
      camilagnunes
      Participante

      Olá Danibley,
      Faça o teste online e coloque você como requerente principal e veja se tem juntos os pontos para passar.
      No meu caso meu marido era nivel debutant (tinha umas 50, 70 horas de frances) e passamos na entrevista porque o entrevistador focou mais as perguntas para mim.
      Nao desista :)
      Abs

    • #43462
      Danibley
      Participante

      so se ela nao conseguir nao entender nada do que for perguntado a ela na entrevista!

      No mais, leia os relatos dos colegas que estiveram na mesma situcao nos relatos de entrevista!

      Isso ajudara a te achar melhor na sua situacao!

      Atenciosamente

      Carlos, obrigado pela agilidade na resposta.

      Ele é bem débutante (deve ter umas 40h de curso). Será que o entrevistador, percebendo o nível dela, fará perguntas mais simples a ela?

      Olá Danibley,
      Faça o teste online e coloque você como requerente principal e veja se tem juntos os pontos para passar.
      No meu caso meu marido era nivel debutant (tinha umas 50, 70 horas de frances) e passamos na entrevista porque o entrevistador focou mais as perguntas para mim.
      Nao desista

      Oi, Camila.
      Já fiz o teste online com várias simulações diferentes (sempre para menos) e sempre conseguimos um resultado positivo. Espero que o entrevistador foque todas as perguntas em mim (requerente principal e com bom nivel de francês).

      Merci bien!

    • #43458
      roxy
      Participante

      Olá Danibley, conheço um casal bem parecido com as suas descrições, e a esposa no caso não falava nada mesmo (nem de ingles nem de frances) apesar de estar cursando frances também, mas como ele entrou como requerente principal eles passaram numa boa… como vc disse que ela é sua namorada, acho que o que vc tem que se preocupar agora é em provar a uniao de vcs (isso se vcs já não tiverem contrato de união estável) pois se vcs não tiverem como provar a união e tiverem que aplicar separado aí sim ela pode ter problemas, do contrário duvido muito que tenham algum problema com o BIQ. Bonne Chance!

    • #43471
      Filipevsm
      Participante

      @Danibley wrote:

      Já fiz o teste online com várias simulações diferentes (sempre para menos) e sempre conseguimos um resultado positivo. Espero que o entrevistador foque todas as perguntas em mim (requerente principal e com bom nivel de francês).

      Danibley, olha, fazendo o teste online colocando tanto você quanto cônjuge como nível básico, não importa qual pontuação você obtenha, você não irá passar, exceto se uma das duas profissões for uma das mais requisitadas e aceitas.

      O teste online é bacana, mas é meio sistêmico, ele próprio pode matar as regras de seleção por Québec devido a suas regras de “passar não importa por que” se uma tal situação ocorrer.

      Eu recomendo que sua namorada faça um intensivo rapidinho desses que rolam de 1 ou 2 meses apenas para completar o mínimo sugerido nas palestras de imigração de 150 horas, assim vocês não terão dúvidas quanto a isto! :bigups:

      Abraços!

    • #43472
      Carlos_Santos
      Participante

      nao se esqueça que uma vez aqui, o nivel de francês para trabalhar nao é o mesmo da entrevista!

      Deve ser bem mais desenvolvido ;-)

    • #43475
      Danibley
      Participante

      @roxy wrote:

      Olá Danibley, conheço um casal bem parecido com as suas descrições, e a esposa no caso não falava nada mesmo (nem de ingles nem de frances) apesar de estar cursando frances também, mas como ele entrou como requerente principal eles passaram numa boa… como vc disse que ela é sua namorada, acho que o que vc tem que se preocupar agora é em provar a uniao de vcs (isso se vcs já não tiverem contrato de união estável) pois se vcs não tiverem como provar a união e tiverem que aplicar separado aí sim ela pode ter problemas, do contrário duvido muito que tenham algum problema com o BIQ. Bonne Chance!

      Isso é uma boa notícia.
      Em relação á união estável, além do contato, enviei vários documentos (como contas no mesmo endereço, além de extrato e cheques de contas conjuntas de longa data que temos). Espero que seja suficiente.

      Danibley, olha, fazendo o teste online colocando tanto você quanto cônjuge como nível básico, não importa qual pontuação você obtenha, você não irá passar, exceto se uma das duas profissões for uma das mais requisitadas e aceitas.

      O teste online é bacana, mas é meio sistêmico, ele próprio pode matar as regras de seleção por Québec devido a suas regras de “passar não importa por que” se uma tal situação ocorrer.

      Eu recomendo que sua namorada faça um intensivo rapidinho desses que rolam de 1 ou 2 meses apenas para completar o mínimo sugerido nas palestras de imigração de 150 horas, assim vocês não terão dúvidas quanto a isto! :bigups:

      Abraços!

      Claro, sei disso, é só um sistema que dá uma ideia vaga da pontuação. Por isso mesmo que disse que coloquei meu perfil abaixo do que ele realmente é no teste, só para ter uma ideia.

      nao se esqueça que uma vez aqui, o nivel de francês para trabalhar nao é o mesmo da entrevista!

      Deve ser bem mais desenvolvido ;-)

      Não tenho a menor dúvida disso, Carlos.
      Por isso que mesmo estudando 6 meses de francês em Montréal, continuo a estudar aqui no Brasil.

      No caso dos imigrantes, estudar francês nunca é demais.

      Para minha namorada, além do curso regular na AF, ela deve começar em breve um intensivo numa escola québecoise para imigrantes aqui em SP. Acho que vai ser muito bom para ela.

      Difícil mesmo é controlar minha ansiedade! :roll:

    • #43480
      erikabcoelho
      Participante

      Oi Danibley,
      Já faz um bom tempo que obtivemos nosso CSQ e desde entao as exigencias com francês ja aumentaram, ja diminuiram, ja aumentaram e ja diminuiram de novo…Mas no nosso caso era o requerente com francês fluente mas conjoint com apenas 80 horas de francês.
      Mas no geral, se o francês do principal é bom e se tem outros pontos fortes, o fato de ja ter iniciado francês já ajudará muito, principalmente se ela está tao empenhada. O importante é manter essa motivaçao.
      Também conheço casos em que o conjuge nao falava nada de francês, chegou aqui, foi fazer francisaçao e hoje está super bem.
      Se as simulaçoes estao dizendo que vcs passam, é um bom indicador. Mas sigo o mesmo raciocínio do Carlos: investir muito no francês é muito importante sim, mas principalmente para a vida já aqui!

      Boa sorte
      Erika

    • #43481
      iaiaenando
      Participante

      Olá, tudo bem? =]

      No dia da entrevista, eu com 150 horas e muito a mais estudando em casa estava com o francês bom. Mas na entrevista eu não entendia quase nada. Travei, estava muito nervosa. O meu esposo – requerente principal – foi MUITO bem.

      Meu francês estava bom, mas na entrevista pareceu que eu tinha estudado 10 horas… kkkk

      Daí quando conseguimos o CSQ, eu destravei e começamos a discutir sobre filmes francês hahauha aí tudo saiu levemente.

      Cada experiência é cada experiência – em todos os sentidos, inclusive com o entrevistador. Mas conforme o seu perfil, acho que vocês estão preparados sim pra entrevista.

      De qualquer modo sempre é bom estudar francês até a véspera de ir. E lá continuar =]

      Abraços!

    • #43483
      Danibley
      Participante

      Pessoal, obrigado pelos depoimentos! :wink:

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.