Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Reportagem sobre imigração no TJ Quebec 18/09/2007
- Este tópico contém 10 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 9 meses atrás por
Carlos_Santos.
-
AutorPosts
-
-
3 de outubro de 2007 às 03:02 #5218
Butox
ParticipanteChers amis
Segue o link de uma reportagem sobre a imigração para os próximos anos no Quebec exibida no TJ Quebec da Radio Canada
http://br.youtube.com/watch?v=mlhp1bhWrBU
Peço aos que já sabem tudo de francês, que comentem esta reportagem para as informações ficarem bem claras para todos.
Abraços
Rodrigo
-
3 de outubro de 2007 às 03:22 #21364
lfotaviano
ParticipanteEstou longe de saber tudo de francês, bem longe rs…
Mas o que eu entendi:* O diretor da empresa diz que os imigrantes têm a mesma capacidade/boa formação que os empregados locais
* A reportagem diz que o Québec PRECISA de imigrantes, por causa do envelhecimento da população e baixa natalidade
* A partir de 2011 será impossível de conter essa demanda de mão de obra sem os imigrantes
* Solução ideal: receber 60000 imigrantes por ano
* Mas estão discutindo o problema do desemprego entre os imigrantes, falta de reconhecimento de diplomas, imigrantes que mudam de província, etc..
* Eles procuram imigrantes com boa formação, capacidade de se integrar, etc. Essas coisas que dizem nas palestras…
-
3 de outubro de 2007 às 13:04 #21370
Carlos_Santos
ParticipanteEles falam também que existe desemprego, dificuldade de integração de imigrantes, problemas de reconhecimento de diplomas e isso esta fazendo com que se busquem um equilíbrio entre o valor de 60 mil maximo e 40 mil minimo de novos imigrantes!
O problema é que não adianta ter 60 mil e o governo não conseguir gerir melhor um pais com pessoas sem a possibilidade de se integrar e trabalhar satisfeitos (reconhecimento de diplomas, por exemplo), gerando assim mais desempregados, que aqui tem um custo social e financeiro, pois aqui o Estado ajuda com $$$$$ para REALMENTE a pessoa não passar fome !
Bom, deixo a palavra a outros com outras percepções da mesma reportagem!
Abraços,
-
3 de outubro de 2007 às 15:17 #21374
ibere81
ParticipanteDefinitivamente o governo tinha de fazer algo com relação ao reconhecimento de diplomas, e não digo nem só para as profissões regulamentadas, mas para todos os profissionais de nível superior. Precisaria existir um trabalho melhor de relacionamento com as faculdades daqui do Brasil para melhorar a equivalência entre diplomas e tinha que haver também um trabalho junto aos empregadores quebecóis de conscientização, mostrando que a formação em países em desenvolvimentos pode sim ser reconhecida como válida.
-
3 de outubro de 2007 às 17:58 #21376
Carlos_Santos
Participanteo governo não pode interferir na ordem …. este é o problema!
E cada ordem em cada provincia estabelece as regras que acha mais conveniente para eles!
Tanto que uma enfermeira com experiência no Ontario foi proibida de exercer sua profissão aqui no Québec, isso saiu no jornal daqui quando ainda esta ai no Brasil!
Sugestões:
– estrangular as ordens profissionais de forma a não dar a elas o que elas mais querem: NOVOS MEMBROS! simples assim!
– estabelecer LEIS que as ordens SEJAM OBRIGADAS A RESPEITAR…..
mas não se esqueçam que aqui politicos também são politicos….. esta raça não é muito diferente entre os paises….
A curto prazo não vejo solução…..
a Médio prazo é possivel!
Abraços
-
3 de outubro de 2007 às 18:26 #21377
Daniele
ParticipanteE eu que fico aqui reclamando do CREA-MG! :lol:
-
3 de outubro de 2007 às 18:56 #21378
jrsp
ParticipanteSempre vejo e leio que o governo irá interferir na regulamentação, interfirindo nas ordens…
Mas acho que o Micc tem pouco poder sobre a ordem e, que as profissões regulamentadas, em que os conselhos são favoráveis a abertura de inscritos ( como a dos engenheiros ) acabam sendo mais flexíveis… e outras, como a nossa, dos dentistas, em que os membros não têm interesse de abrir e que existem ainda alguns obstáculos subjetivos no processo de regulamentação, fica tudo como está!
E isso acontece em todos os países, principalmente se os profissionais são bem reminerados e não querem repartir o “bolo”.
Famos a luta que um dia isso têm que acabar…
Vamos cobrar do MICC a transparência da seleção e provas, quem estudar passará!
camila e José Roberto
-
3 de outubro de 2007 às 20:16 #21379
Bruno Bertelli
MestreRealmente esse é o grande problema da integraçao, concordo absolutamente com o Carlos quando ele diz que o governo tem que estrangular as ordens e ao mesmo tempo estabelecer leis que os forçem a se abrir para essa realidade.
Essa realidade de nao-reconhecimento de diploma faz com diversos imigrantes saim do Québec, claro que existem dificuldades de reconhecimento em outras provincias, mas soma-se a isso tudo a dificuldade com a lingua, desesperança, etc…
Na reportagem tb fala que até 2011 será impossivel de preecher a necessidade de mao-de-obra do Québec sem os imigrantes. (Fato, por isso estamos aqui!) :!:
E no fim, na cena final no parlamento mostra uma representante da oposiçao da imigraçao falando que de fato o quebec precisa de imigrantes, que os imigrantes estao fazendo a populaçao crescer, mas que isso está fazendo também aumentar o número de pessoas «INVONLUNTARIAMENTE» inativas, oq segundo eles, nínguem deseja. (muito menos nós os imigrantes!!).
De fato cabe ao Governo tomar medidas mais sérias, imidiatas e duras contra as ordens, caso contrário seus custos com os imigrantes vao se tornar um fardo ao invés de soluçao!
http://www.brasilquebec.com
CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci -
5 de outubro de 2007 às 11:32 #21438
MauPriJP
ParticipanteBom Dia à Todos,
Um caminho simples para “estrangular” a Ordem é o próprio mercado de trabalho, que sabe da necessidade desta mão de obra, não colocar nas exigências que o candidato deva ser filiado à Ordem, basta ter o diploma reconhecido pelo MICC, aliás já vi alguns anúncios assim para engenheiros.
Que seria simples, não tenho dúvida, mas estamos falando de outra cultura, outros valores, que devemos respeitar e compreender.
Sds,
Mauricio.
-
5 de outubro de 2007 às 14:47 #21448
lfantoniosi
ParticipantePois é gente, eu entrei em contato com a ordem dos veterinarios para ver o que podemos ja adiantar para minha mulher. A pessoa quer respondeu foi super simpatica e solicita, disse que ja poderiamos entrar em contato com orgao federal BNE em Ottawa, para fazer o primeiro dos 3 exames a serem feito e que eu ja podia entrar em contato pois a proxima prova seria em marco/abril, e eu ja poderia ir adiantando esta parte…
Pois bem para fazer tal exame é necessário apresentar uma prova de proficiencia em frances, sendo somente valido o teste da OLF – Office québécois de la langue française. ou seja, o teste de proficiencia tem que ser feito em quebec, ele é de graça mas a espera por ele leva de 4 a 5 meses. Entao nao da para adiantar nada. Temos que chegar, esperar para ela fazer a prova, passar com 60% para dai depois comecar a longa e custosa jornada… Porque eles nao aceitam um TEF, TCF, DALF, etc???
Detalhe, uma das provas da ordem dela, alem de custar 6000 CAD tem 360 questoes e dura 3 dias…é coisa para maluco! Isto tudo para depois a ordem chegar e falar que ela tem que cursar mais X semestres na faculdade….
Agora para que tanta coisa??? O que os animais do Quebec tem que os do Brasil nao tem? Sera que eles tem algum curso especifico para urso polar????
Eu fiquei abismado com isto. Analisando o processo da Australia (que é um continente separado, com uma fauna totalmente singular e a parte) ela precisaria apenas fazer uma prova federal para poder trabalhar como veterinaria…
-
5 de outubro de 2007 às 15:53 #21451
Carlos_Santos
ParticipanteInfelizmente estas criticas as ordens são inevitáveis agora…. talvez, digo, talvez, elas aumentem ou se reduzam…. depende do que estamos aqui e vivemos os processos destas ordens de perto…
é preciso ter em mente que não podemos cair nas armadilhas de uma argumentação baseadas em comparação, pois ai, podemos ter uma resposta que não nos convém, por exemplo:
“… na Austrália é mais fácil ser veterinário, então porque vc escolheu o Québec? …”
é preciso argumentar com eles depois que aqui pudermos algo fazer de fato (não somente reclamar entre nos!), fazendo algo de concreto com os bons argumentos que prove a forma protecionista e desnecessária de determinados procedimentos do processo!
Acho que tornando isso PUBLICO com um caso concreto de pessoa que passa pela ordem e MOSTRANDO as falhas injustificadas, DENUNCIANDO de fato a ineficacia, o protecionismo, a falta de motivos, etc…. ai sim acho que podemos fazer mudar algo! Afinal como novos cidadãos do Pais temos este direito!
Eles também querer melhorar as coisas aqui…. este processo é possível e viável ao meu ver…
Mas como disse ao ALOK noutro tópico sobre Engenheiros, tem coisas que não teremos igual ao Brasil, mas em outras é nossa responsabilidade melhorar… pois se não for nos os favorecidos agora, iremos facilitar a vida de outros futuros colegas profissionais que irão chegar e ter os mesmos problemas!
Não deveríamos ser egoístas e querem mudar so porque somos nos os interessados do momento…. por vezes criamos trilhas, criamos estradas, somos os “bois de piranha” para que outros possam aproveitar os benefícios que por vezes nos mesmos não iremos aproveitar. Mas ao ver é uma questão de satisfação de ter contribuído com a melhoria do processo!
Por mim isso ja basta!
é isso que penso!
Abraços
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.