Reportagem Globo Imigração Brasil-Canadá

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Reportagem Globo Imigração Brasil-Canadá

Visualizando 48 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7342
      Darlene
      Participante

      Bom dia pessoas,
      td bem?!?!
      Hoje pela manhã passou no Jornal Bom Dia Brasil uma reportagem sobre a Imigração, para quem ainda não viu segue o link:
      http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/04/canada-busca-no-brasil-profissionais-que-estao-em-falta-em-quebec.html

      Abraços!
      Darlene

    • #44101
      rencocato
      Participante

      Darlene, você sabe onde eu faço um cadastro para concorrer a essas vagas para Quebec? obrigado.

    • #44103
      DUQC11
      Participante

      É ótimo ver que a provincia continua “recrutando” profissionais, principalmente
      enfermeiras, como minha esposa, mas precisa avisar o CONSULADO prá agilizar
      os processos. :bangwall:
      Estamos completando 4 meses do federal, vamos ver até onde vai!!
      Bonne chance à tous!!

      obs..rencocato, entra no site do Quebec e dê uma boa olhada e tbm aqui nos foruns!!

    • #44077
      roders
      Participante

      Eu vi a reportagem, achei que mostrou de um modo simples o que eles procuram e deram muita ênfase na procura de enfermeiro.
      Me senti no início do meu processo de imigração, onde achava que tudo seria muito simples, porém, com o tempo e com muita pesquisa, vejo que nem tudo é tão “colorido e fácil” como o BIQ apresenta.

    • #44078
      Glaucia Nascimento
      Participante

      @Darlene wrote:

      Bom dia pessoas,
      td bem?!?!
      Hoje pela manhã passou no Jornal Bom Dia Brasil uma reportagem sobre a Imigração, para quem ainda não viu segue o link:
      http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/04/canada-busca-no-brasil-profissionais-que-estao-em-falta-em-quebec.html

      Abraços!
      Darlene

      Pena que não explicaram o q os interessados devem fazer para se cadastrar!!!

    • #44104
      alanlui
      Participante

      Jesus me Chicoteia! alguem tem que avisar pro povo parar de fazer propoganda de imigração pois vai aumentar o numero de gente e com isso vai demorar nosso processo ainda mas…. todo mundo sabe q esses salarios são sureais…. temos que ser realistas… chegaremos num lugar… praticamentes perdidos para novos desafios…. é engano a pessoa pensar que vai conseguir um emprego com esses salarios assim q sair do avião… por favor vamos ser realistas….

    • #44109
      Darlene
      Participante

      @rencocato wrote:

      Darlene, você sabe onde eu faço um cadastro para concorrer a essas vagas para Quebec? obrigado.

      Rencocato, aqui na Comunidade tem um “Passo a Passo”, leia tudo e fuce muito! Então vc irá entender sobre estas “vagas” do Quebec!
      Sds.
      Darlene

    • #44111
      thiagoelizie
      Participante

      @alanlui wrote:

      Jesus me Chicoteia! alguem tem que avisar pro povo parar de fazer propoganda de imigração pois vai aumentar o numero de gente e com isso vai demorar nosso processo ainda mas…. todo mundo sabe q esses salarios são sureais…. temos que ser realistas… chegaremos num lugar… praticamentes perdidos para novos desafios…. é engano a pessoa pensar que vai conseguir um emprego com esses salarios assim q sair do avião… por favor vamos ser realistas….

      falou e disse…

    • #44112
      mCerqueira
      Participante

      Bem .. eu cheguei até a escrever um post mas achei melhor nem mandar pra num parecer “chato”.
      Mas achei que a reportagem, apesar de legal, não disse nenhuma novidade pra quem já está batalhando para o processo, se preparando e fazendo o devido “dever” de casa em busca das informações do Québec.
      Mas, ao mesmo tempo acho que uma reportagem dessa vai dar uma bela inflada nos foruns e listas de pessoas que se maravilham achando que é tudo muito simples e muito fácil … mas, pior ainda, que nem vão se dar ao trabalho de pesquisar direito.
      Acredito eu que, a grande maioria que se empolga depois de uma reportagem dessa, desiste depois de ver que o resultado só vem depois de devido esforço e dedicação.

      Bem, é isso. Aos novos interessados, sejam bem vindos … e tenham certeza que aqui encontrarão muitas informações …. só não esperem nada de mão beijada, pq o Canadá pode até ser uma boa opção para o futuro, mas certamente não é uma “mãe” … hehehehehe

      abraços,
      Marcos

    • #44115
      FCelso
      Participante

      Acredito que se estivessem mesmo precisando tanto dos profissionais qualificados, o caminho seria outro: contratar estrangeiros com visto temporário de trabalho. Continuo com a ideia de que o QC quer aliciar novos contribuintes para manter o sistema ativo, e é só.

    • #44121
      erikabcoelho
      Participante

      Mexeu e virou uma profissao é a bola da vez nesse tipo de publicidade mar de rosas.
      Quando estava no processo falavam tanto da “penurie” de engenheiros e médicos e tudo era tao facinho, fora pagava tao bem também (déjà vu??)!
      Desde aquela época (quase 3 anos), salvo rarissimas exceçoes, só agora que estou vendo os primeiros engenheiros da mesma fase que eu conseguirem um lugar ao Sol e assim mesmo depois de percorrerem um longo e árduo caminho.
      Quanto aos médicos, os que conheci, ainda nao chegaram lá.
      Nao é querendo desanimar ninguém, só acho que as pessoas tem que estar cientes do que realmente esperam por elas e da maneira como o assunto é passado pela imprensa fica bem aquém da realidade.

    • #44122
      Patinha11
      Participante

      @erikabcoelho wrote:

      Mexeu e virou uma profissao é a bola da vez nesse tipo de publicidade mar de rosas.
      Quando estava no processo falavam tanto da “penurie” de engenheiros e médicos e tudo era tao facinho, fora pagava tao bem também (déjà vu??)!
      Desde aquela época (quase 3 anos), salvo rarissimas exceçoes, só agora que estou vendo os primeiros engenheiros da mesma fase que eu conseguirem um lugar ao Sol e assim mesmo depois de percorrerem um longo e árduo caminho.

      Falou e disse Erika!! Bota longo e árduo caminho nisso,mas acrescenta a palavra CARO também!!

      Tirando o daquí de casa,só conhecemos mais 2 que terminaram o processo junto a OIQ.
      Nunca vimos essa penurie nem tão pouco os empregos que pagam tão bem.
      Eles pedem é + de 5 anos de experiência na área,mas é aquí no Quebec e não no Brasil!!

      Muita calma nessa hora pessoal!!
      :alright:

    • #44132
      thiagoelizie
      Participante

      Vamos ser sinceros, vai… Para aqueles q precisam da autorização da respectiva Ordem (e tds os impecílios/formulários/provas/taxas) para só então poder exercer sua profissão, o caminho é mto difícil. Não digo impossível, mas presque…

      Sinceramente, eu não aguentaria o tranco, viu. Parabéns aos q conseguiram e boa sorte aos q vão embarcar nessa. Se alguém me perguntar eu digo: imigrar é bom pra quem não tem/não quer trabalhar em área regida por Ordem. Aí é “só” correr atrás da pelota e buscar o melhor pra si e pra sua família. Precisa participar de alguma Ordem? Tá na mão dos caras… Pois infelizmente o QC é mto protecionista nesse sentido. Acho até q precisava haver um movimento junto ao MICC/BIQ e o escambau… pq se eles querem tanto esses enfermeiros, engenheiros, médicos, etc… precisam antes de mais nada avisar à essas Ordens para facilitar a vida do candidato. Nesse caso mesmo, dos enfermeiros… não está nada claro até agora, mesmo com a visita desses representantes ao BR… qual será a facilidade de acesso desses enfermeiros? O q eles precisam fazer pra “furar a fila”? São só números sugestivos e por isso acredito q a reportagem da Globo, infelizmente presta um desserviço.

    • #44148
      mCerqueira
      Participante

      Bom dia Thiago & Lizie,

      “não concordo, nem discordo .. muito pelo contrário” … hehehehehe
      sinceramente tenho algumas dúvidas se deveriam mesmo “facilitar” ou manter a rigidez para determinadas profissões.

      Por um lado vejo que é um caminho muito penoso e triste para o profissional competente, responsável e dedicado perceber que todo seu esforço para montar seu currículum aqui no Brasil pode ser desfeito ou ignorado pelo governo canadense numa eventual imigração.

      Mas também penso que, se eles não forem um pouco mais rígidos para algumas profissões, eles começam a colocar em risco a qualidade dos serviços prestados lá. Já pensou se “enviamos” engenheiros ou médicos como Cesar Naia e Ricardo Caron??

      Enfim … isso não significa que não há a mesma importância também para outras profissões, mas em casos como esses não sei se realmente é tão simples “facilitar” as coisas.

      Bem .. de qquer maneira não consigo chegar a uma opinião formada sobre o assunto. Entendo bem como é ruim pro lado do imigrante profissional, mas tb acho que entendo a preocupação do governo canadense.

      aliás .. .acho que nem era o foco do tópico, então vou encerrar por aqui .. hehehehe

      abraços,
      Marcos

    • #44149
      mCerqueira
      Participante

      ah … e colaborando mais diretamente com o tópico, concordo com todos: também acho que quem está nessa situação de profissão regulamentada regida por um conselho deve pensar MUITO antes de tomar uma decisão dessas … é muito esforço, dedicação e grana pra não perder sua formação ou desistir de vez e partir pra uma coisa nova.

      abraços,
      Marcos

    • #44210
      thiagoelizie
      Participante

      mCerqueira,
      Eu tbm acho q facilitar demais a entrada de médicos ou engenheiros (só pra seguir a mesma linha de raciocínio sua) é um pouco “perigoso”. Acho interessante preservarem o mercado/profissional local porém, se eles querem imigrantes “dos bons”, ou seja, formados e coisa e tal… q inclusive ajudem em áreas deficitárias (como enfermagem, q é o tema da reportagem) aí eles deveriam facilitar as coisas. É nisso q eu me pego pensando: pq chamar esses candidatos e depois afunilar a coisa no Federal e nas Ordens? Por isso acho q o pessoal q precisa passar por essa saraivada de exigências tem q pensar ainda mais a respeito da imigração. Vale a pena?

    • #44211
      Patinha11
      Participante

      Vale a pena??
      Excelente pergunta!!

      Eu acredito que depende das ambições de cada um na imigração.Se for pra continuar na mesma área e precisar passar por todo esse processo,pra depois estar empregado ganhando muito bem,não sei pois não vimos ninguém da engenharia ganhando muito bem até agora.

      Nós por exemplo para conseguir esse 1º emprego na área,vamos abrir mão de morar onde escolhemos,escola privé de nossa filha,onde já nos sentimos em casa e estamos plenamente adaptados.
      Aceitamos pq não apareceu outra oportunidade profissional nem a altura nem abaixo dessa.
      Lembrando que houve indicação para a vaga.Sem indicação ainda não teve ofertas até o momento presente.
      Percebemos que são mesmo fechados exigindo experiência aquí e ignorando a do Brasil.

      Para nós valeu a pena,mas não só por essa conquista mas por outras razões que nos fizeram imigrar.(segurança,paz,respeito,educação…).

      Estou me referindo ao caso dos engenheiros civis somente,ok?

      A idéia é sacrificar agora para obter poder de negociação para depois escolhermos onde viver.
      :hooray:

    • #44214
      alanlui
      Participante

      Olha outra reportagem… agora no site da MSN (Alguem acessa esse site? … sim quando sai do hotmail….) http://dinheiro.br.msn.com/comportamento/artigo.aspx?page=0&cp-documentid=28418636

    • #44218
      tmeza
      Participante

      Sobre esse assunto eu também dei minha opinião em meu blog.
      Bjs a todos
      http://www.osmeza.blogspot.com

    • #44297
      FCelso
      Participante

      @Patinha11 wrote:

      Vale a pena??
      Excelente pergunta!!

      A idéia é sacrificar agora para obter poder de negociação para depois escolhermos onde viver.
      :hooray:

      Boas Patinha,

      Pelo que tenho lido e ouvido, grande parte do pessoalque imigra acredita que a geração atual faz a imigração e se sacrifica para que os filhos e/ou netos possam ter melhores condições de vida. Isso genericamente falando.

      Particularmente, no caso de vocês, que tenho acompanhado meio de longe, com uma leituras aqui e ali, percebo que vocês estão andando nos trilhos, muito bem informados e realizando os ideais aos poucos. Quanto a mudarem de cidade e tals… É de cada um; eu por exemplo adoraria morar numa cidade pequena, mais calma e tranquila. O salário lá, com certeza vai render mais. Mas entendo que tem pessoas que gostam do fusuê. Desejo sorte e que colham em dobro o que estão plantando! :bigups:

      Abraço,

      Fabrício

    • #44300
      rodrigoo
      Participante

      @alanlui wrote:

      Olha outra reportagem… agora no site da MSN (Alguem acessa esse site? … sim quando sai do hotmail….) http://dinheiro.br.msn.com/comportamento/artigo.aspx?page=0&cp-documentid=28418636

      Ou a mídia descobriu o Québec ou o pessoal do BIQ está se movimentando. Tenho acompanhado virtualmente alguns imigrantes em situação complicada e fico pensando se realmente é só o futuro imigrante que se “encanta” fácil e minimiza os problemas da realidade ou se não é propaganda demais. Minha profissão e formação são regidas por ordem mas não é obrigado fazer parte da ordem para trabalhar mas depois de tudo o que tenho visto começo a achar que se ficar um bom tempo de caixa no McDOnald’s vai ser golpe de sorte ainda.

    • #44301
      SANDROMS
      Participante

      Nem a reportagem, nem os comentários aqui no fórum tocaram num ponto principal:

      A língua!

      Quantas pessoas vc conhece no Brasil que tem francês avançado ou fluente?

      Pois bem, ninguém contrata um engenheiro, ou enfermeiro, ou mesmo um contador que fala como pronúncia, gramática e vocabulário de uma criança de 5 anos de idade.

      Quantos imigrantes chegam aqui no Quebec com esse nível de língua? Quantos precisam estudar mais de um ano para chegar a um nível aceitável para um emprego de caixa no McDonalds…. agora imagine passar num concurso ou prova de ordem sem entender metade do vocabulário presente nas questões!!!

      Infelizmente as pessoas acham que isso não é um problema… mas é!

    • #44321
      rodrigoo
      Participante

      SandroMS,

      Isso me intriga muito. Algumas pessoas já disseram isso aqui no fórum e continuo achando difícil aceitar que uma pessoa que se prepara realmente para esse processo tenha uma visão dessas. Eu acho que o problema é que muita gente se preocupa tanto em passar logo o tempo para chegar o visto que acaba se desligando dos estudos. Cada um tem sua razão de querer sair logo do Brasil mas acho que se preparar adequadamente é fundamental.
      Realmente é difícil encontrar pessoas fluentes em francês no Brasil e isso não ajuda quem quer praticar mas ainda assim imaginar pessoas com nível básico chegando e procurando emprego me parece surreal e loucura total. Quando fiz a entrevista eu tinha umas 200 horas de aula, falava bem mas sou muito perfeccionista e nunca sinto que está bom, sempre quero melhorar. A entrevistadora elogiou meu francês, e disse que não precisava mais de aula mas eu não me convenci dessa ideia e mesmo assim continuei estudando, inclusive pedi acesso a Francisation en Ligne e ainda faço o impossível para praticar diariamente. Sei que a primeira experiência canadense é de extrema importância e tento me preparar muito para isso mas sei que será difícil.
      Sinceramente, não acreditava que muitos chegavam só com o básico mas vi uma reportagem alguns dias atrás mostrando que o motivo principal para o desemprego dos latino-americanos no Québec é a falta do domínio da língua e a maioria tem nível universitário e experiência na área e que muita gente encontra a solução indo para Ontario ao invés de estudar a língua.
      Cada um sabe o que faz mas se informar e se preparar é essencial. Não espero que a reportagem dê um tiro no pé falando dos pontos negativos mas fica a cargo da pessoa saber que essa experiência exige muito mais do que aparenta já que não é nenhuma criança que imigra sozinha.

    • #44323
      rafaelbalao
      Participante

      Olá a todos;
      Esta ai um ponto chave para tudo, o françes !!! esta é a chave de tudo, a comunicaçao, estou em Sherbrooke a um ano e digo por experiencia própria, sim existe a falta de mao de obra, entretanto o françes é um ponto basico para tudo, um mes após chegado ja entrei na Universidade de Sherbrooke e comecei a estudar fiz uma sessao com uma média alta e dai…… se aprende mesmo no dia a dia, continuei na universidade estudando em um curso na faculdade de Administraçao pois com isso convivo com os quebecos diariamente e isso me força o françes, consegui um emprego na faculdade mesmo, e um ano depois digo, ok o meu françes é bom , mas tem o maldito sotaque que isso tambem é dificil de gerenciar né.. pessoal se preparem o começo é barra, o françes québécois nao se aprende na escola, o sotaque é fortíssimo, e quanto mais ao norte pior, assistam o tête à claques e os videos de Martin Matte sao ótimos exemplos de françes quebeco.
      Aqui vc sempre será o brasileiro antes de ser o Joao, Maria ou José, nao posso generalizar mas ja tive experiencias com quebecos vindos do norte que nunca viram um estrangeiro, um negro e que juram que a escravidao nunca existiu, e tambem nao sao todos que apoiam a imigraçao.
      Bom eu fico um pouco decepcionado com estas propagandas pois vejo varios chegando aqui achando que é tudo lindo, deixaram boas oportunidades no Brasil mas nao imaginaram e nao aceitaram que aqui vc dará alguns passos para trás para depois chegar aos objetivos.
      Para a minha realidade hoje estou feliz, 27 anos solteiro, aprendendo cada dia mais, convivendo com pessoas do mundo inteiro, nao tendo o retorno financeiro que eu tinha no Brasil e muito menos que eu esperava, mas com certeza abrindo um novo horizonte.
      Abraço a todos.
      Rafa

    • #44322
      janeneves
      Participante

      Olá a todos!

      Eu concordo que a questão da lingua é fundamental.
      Achar que chegar em outro país falando o básico e vai se dar bem imediatamente, conseguindo empregão, etc… é deixar o sonho falar mais alto que o bom senso.

      Na prática, a pessoa simplesmente perde o “verniz” de capacidade e competência se começa a gaguejar e falar como uma criança de 4 anos.
      É o tipo de coisa que se acontecer de vez em quando até que tudo bem… mas imagina essa situação todo santo dia (na padaria, na escola dos filhos, abastecendo o carro, alugando uma casa, em uma entrevista….)?
      Imagino que seja particularmente frustrante se a pessoa tem boa formação e é bem articulada quando no próprio idioma.

      Tudo bem que com o tempo a pessoa aprende na marra. Mas até lá emprego, estudo e o dia a dia ficam bem mais difíceis…

      Isso tudo não quer dizer que a pessoa tem que ser fluente para ir… apenas que tem que ter expectativas realistas, e se preparar para estudar nos primeiros meses (se não anos) e que tudo isso vai ter sim impacto na empregabilidade.
      O impacto disso tudo:
      – o custo inicial lá pode ser mais alto se for pagar pelo estudo
      – a renda tende a ser mais baixa, pois será oriunda de empregos de níveis mais baixos que o que tinha aqui, de auxílios do governo, ou ainda de trabalho voluntário só para pegar experiência (todas situações que são aceitáveis e até bem vindas para alguns, mas inadmissíveis para outros…)

      Com isso em mente, cada um que se planeje e prepare como lhe convém… e boa sorte!

      Abraços,

      Jane.

    • #44334
      alanlui
      Participante

      Senhores, concordo com vcs… o problema é que existe muita gente vendendo “Quebec” como se fosse a maior maravilha do mundo… sou totalmente a favor que o BIQ comece a pegar mais pesado na emissão de CSQ.. senão teremos muita gente basicamente preparada disputando seu espaço no mercado de trabalho, se a emissão continuar num ritimo desfreiado será dificil de pessoas preparadas conseguirem uma vaga até no MC donalds… e naum é bem assim…

      …pois creio que em março de 2012… o canada sofrera a maior entreda de imigrantes legalizados da sua historia devido aos atrasos do novo sistema… Quebec estara apto para absorver tanta mão de obra qualificada em um curto espaço de tempo?

    • #44337
      janeneves
      Participante

      @alanlui wrote:

      …pois creio que em março de 2012… o canada sofrera a maior entreda de imigrantes legalizados da sua historia devido aos atrasos do novo sistema… Quebec estara apto para absorver tanta mão de obra qualificada em um curto espaço de tempo?

      Olá alanlui,

      Esse ponto é bem preocupante.
      Eu li sobre filas de espera de até 6 meses para a francisação em algumas cidades (principalmente quando houve aquele corte no orçamento a um tempo atrás).

      Com a chegada de muitos imigrantes no mesmo ano e o consequente aumento na demanda isso tende a acontecer de novo (dessa vez sabe-se lá com que tempo de espera!).
      Aos que contam com o recurso da francisação para se manter nos primeiros meses isso pode impactar muito.

      Outro ponto a considerar…

      Abraços,

      Jane.

    • #44347
      erikabcoelho
      Participante

      Rodrigoo
      Sim, muita, mas muuuuita gente vem com francês básico, ou até mesmo francês nenhum.
      Aliás, até os “poucos” que sao classificados como francês fluente no Brasil, ao chegar em um país francofonico, descobre que “fluencia” mesmo é ooooutra coisa.
      Estou há 34 meses aqui. 33 trabalhando em ambiente francófono. Falando e escrevendo o dia inteiro. E há dias que abro a boca e o francês simplesmente nao sai (Nao que nos outros ele saia uma lindeeeeza!!rsrs). Vivendo num ambiente nativo a gente descobre o tamanho da distancia entre o “sobrevivível” e o fluente. Para certas profissoes o “sobrevivível” vai passando (e melhorando). Mas no caso de enfermeiros e médicos, que foi o grande mote da reportagem, como disse o Sandro, francês de criança de 5 anos nao deixa entrar – Sem mencionar outras barreiras que conhecemos no dia-a-dia que nem adianta mencionar – muito menos a reportagem vai mencionar! – só vivenciando mesmo. As reportagens de publicidade do QC mencionam sempre a francisaçao mas nao menciona que ano passado o governo cortou a francisaçao e que as novas turmas na maioria das vezes ficam meses esperando por uma vaga que muitas vezes nao vem ou vem com considerável atraso.
      Ou seja, quer vir e contar com a francisaçao, vem, o QC tem mesmo muitas coisas maravilhosas mesmo (que nao sao as do discurso batido da reportagem!), mas minha sugestao é que venham com bastante re$erva e preparado para ficar de molho, além de ter que estudar bem mais do que imagina por muitos anos.

      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #44349
      rodrigoo
      Participante

      Erikabcoelho,
      É bem por aí mesmo. Fluência em si é uma coisa. Experiência de vida é outra. Já ouvi professor de inglês dizendo que nem tudo que se ouvia era fácil de compreender chegando nos EUA porque é como você falou, é no dia a dia que dá para sentir o tamanho da coisa e em se tratando de Québec onde o idioma tem um acento especial, complica mais ainda. Não tenho a menor pretensão de um dia ser um pure laine e desejo sorte a todos que entram no processo mas ainda acho que o idioma deveria ser uma grande prioridade de todos que entram nesse desafio.
      Como disse o alanlui uma outra preocupação é a quantidade de pessoas que vão chegar a partir de março de 2012. Vai ser uma overdose de imigrantes solicitando francisação e outros serviços. Como disse a erikabcoelho, o jeito vai ser levar muita mas muita reserva financeira porque vai ser preciso.
      Abraço e boa sorte a todos!

    • #44369
      FCelso
      Participante

      Os idiomas do país (inglês e francês) são as ferramentas básicas que o imigrante precisa dominar. Se for fluente em outras línguas (português e espanhol, por exemplo), tem diferencial!

      Particularmente eu não faria um processo de imigração sem, pelo menos, estar proficiente em um dos idiomas nativos do país.

      Mas cada um, cada um! :discuss:

    • #44371
      Patinha11
      Participante

      FCelso,

      Obrigada! :wink:

      O que temos feito é procurado agir dentro do planejamento de forma firme e segura.
      Mesmo que para isso tenhamos que fazer esse sacrifício que vem pela frente agora que para nós será ENORME mesmo!!

      Mas a vida não é mole sem sacrifícios antes,pelo menos pra mim e meu marido nunca foi!!

      Voltarei ano que vem para festejar nosso sucesso,como sempre fiz! :mrgreen:

      Desculpe a todos,sei que saí do tópico,porém acho bom saberem que os sacrifícios continuam mesmo estando aquí se quisermos nos sentir vitoriosos. :bigups:

    • #44390
      FCelso
      Participante

      Oi Patinha,

      Acredito que as mensagens aqui não estão fora do tópico, pois estamos tratando de como é a vida no QC, mesmo depois de um tempo de imigração!

      Terminei de ler no teu blog a postagem a respeito da mudança a Sete Ilhas (Sept-Iles). Na minha prospecção desde a Cidade do Québec, não cheguei a esse nível nórdico, cheguei apenas a Les Escumins, mas já me deu uma ideia da vastidão de terra e água e da baixa densidade populacional. O que estou considerando um tanto fora do padrão é a temperatura ser menor apenas 5oC (média) do que em Montréal… Em Qébec já é menos que isso no dia a dia… Eu colocaria aí pelo menos uns 10oC para garantir na hora de se proteger do frio e, especialmente do vento que, por ser no litoral e em local aberto, deve afetar mais… Mas também depende da parte da cidade onde vocês estarão. Ah, e lá em Québec o pessoal já usava o auto para tudo, mais para cima duvido que saiam muito no mundo exterior… :alright:
      O que não esperava era um custo tão alto nos itens como aluguel e hospedagem, visto que a cidade é pequena… Mas ao menos ainda poderão economizar um pouco em relação a Montréal.
      Ah, a sua exectativa de tempo de deslocamento entre Sheldrake e Sept-Iles pode ser melhorada, uma vez que o pessoal da polícia rodoviária lá pra cima não controla muito o limite de velocidade; pode andar a 120 ou 140 sem ser incomodado (ou mais se quiser – fiz o teste de Montréal a Québec andando a 180 km/h e nada da polícia).

      Novamente, meus votos de sucesso!

      OBS: Infos da Wiki para Sete Ilhas

      http://fr.wikipedia.org/wiki/Sept-%C3%8Eles

      Infos básicas: 25 mil habitantes
      Clima: Marítimo frio

      Abraço,
      Fabrício

    • #44397
      thiagoelizie
      Participante

      @rodrigoo wrote:

      A entrevistadora elogiou meu francês, e disse que não precisava mais de aula mas eu não me convenci dessa ideia

      Irresponsabilidade tremenda da entrevistadora, não acham???

    • #44392
      thiagoelizie
      Participante

      Acho q tem mta gente atuando como player nessa onda de imigrar, ou são sonhadores mesmo. A falta de preparo além de impactar negativamente no cotidiano do casal/família ainda “polui” a visão dos nativos em relação à esta ou àquela comunidade. Visto q os asiáticos e africanos principalmente, são os q sofrem mais com preconceito e desemprego, só pra citar 2 pontos importantes de uma nova vida, q é a imigração. Portanto, acho q é hora do BIQ em SP e sobretudo dos candidatos à imigrante agirem com responsabilidade.

    • #44405
      rodrigoo
      Participante

      Oi Thiagoelizie,
      Eu não tinha visto por esse lado, no momento tomei como um comentário gentil, um elogio pelo estudo e preparo pois ela se mostrou bastante satisfeita com o meu projeto e se mostrou surpresa pelo idioma, porque eu coloquei na Demande intermediário e ela disse que estava bem acima disso, momento em que disse ser fluente já. Sei bem que isso só não basta e que é o cotidiano que vai pegar de verdade mas quando eu disse que continuaria a estudar, ela me apoiou gesticulando com a cabeça.
      Mesmo achando que o BIQ falha algumas vezes, ainda acho que a irresponsabilidade maior é do candidato que não se prepara. Claro, a língua é muito importante para a adaptação mas existem outros fatores também e esse tempo entre decidir imigrar e estudar a língua francesa vem junto com pesquisas da região, cidades, bairros, custo de vida, ordem, mercado de trabalho, história, $$$ enfim tem tanta coisa mais que eu acho que isso influencia e muito na adaptação.
      Abs

    • #44461
      thiagoelizie
      Participante

      rodrigoo,
      Td bom? Bom, é… talvez eu tenha interpretado mal tbm. Nossa intrevistadora tbm elogiou nosso franês, mas não paramos de estudar. Se seu francês tá de vento em popa é ponto pra vc! Continue assim… fico preocupado na verdade pq já de um tempo pra cá a gente tem observado um certo “despreparo” do BIQ em relação às informações q são veiculadas. Imaginei q tivessem incentivando um francês meia-boca pra candidatos à imigração. Mas está mais do q claro q tem chegar falando bem pra poder se dar bem…

    • #44464
      rodrigoo
      Participante

      Thiagoelizie,
      Tudo bem por aqui e com vocês?
      Me sinto preparado sim, mas eu tento aprender alguma coisa nova todo dia e sempre que possível usar o idioma. Já tive alguns poucos contatos em trabalhos pontuais onde pude utilizar o idioma mas sinto muita falta de estar em um país francófono já. Essa é a diferença. Tenho estudado por conta agora e conto com a francisation en ligne mas faz muita falta não poder falar francês diariamente em um ambiente francófono. Parabéns para vocês também!
      Não quero desmerecer o trabalho de ninguém mas me decepcionei um pouco com o BIQ sim. Não que eles sejam relaxados ou desleixados mas acho que o foco é muito na propaganda e agilidade dos processos para a realização da entrevista e claro que cabe ao candidato buscar as informações reais mas a impressão é que eles estão como a Disney: vendem sonhos. Já faz um tempo que durante as palestras eles dão algumas informações no final para as pessoas que perguntam em off e já escutei muita informação desencontrada ou que não tem fundamento algum. Cada hora escuto uma coisa (nem todas as fontes são confiáveis mas pelo que dizem nota-se que veio de lá) e fica muito difícil mesmo passar informação para quem se mantém na fase do encantamento (acho que todo mundo fica no começo) e tem preguiça de procurar. Isso acho sim responsabilidade do BIQ e uma bola fora.
      Eu me sinto um pouco hipócrita falando isso do BIQ porque eu sempre fui bem atendido e me informei demais sobre muita coisa do Québec porque acho que isso é de responsabilidade do interessado e tem muita gente que não faz isso – tenho me dado conta só agora da real desinformação e despreparo de alguns pessoas – mas tem muita coisa que eles falam na reportagem que é verdade e muito bom na teoria mas na prática é complicado. Eu sou a favor da verdade nua e crua, sem criar expectativas irrealistas.
      Quanto a incentivar o francês meia-boca isso não vi mas já vi gente que foi aprovada com o básico do básico mas com inglês avançado e com muita dificuldade para falar até em português sobre o projeto e isso sem ser questionado sobre a continuidade nos estudos…agora, se muita gente termina o curso depois de ganhar o CSQ (tudo bem que eu parei 6 meses depois de conseguir) se virando imagina esses outros….é pagar – e caro – para ver o que vai acontecer…cada um com seu cada um.
      Abs

    • #44470
      thiagoelizie
      Participante

      rodrigoo,
      estou 100% de acordo com vc nas suas críticas ao BIQ. não sei se é questão de hipocrisia mas sim uma análise de quem vem vivendo o tema imigração e presencia diariamente os acontecimentos. acho justo…
      sobre o idioma, tbm sinto falta de praticar mais no dia-a-dia, mas como mtos q já imigraram dizem… por mais q a gente estude, aprender a falar e entender o québecois mesmo só qdo a gente chegar lá. o q a gente faz agora é se preparar pra chegar o menos “calado” possível!

    • #44509
      rodrigoo
      Participante

      É bem por aí thiagoelizie, pelo menos é assim que tem estado o BIQ e não concordo muito com essa postura, acho que tanto os imigrantes quanto o governo perde com isso.
      O que nos resta é nos preparar e estudar o francês!
      Abs

    • #45474
      Lu_campinas
      Participante

      Olá pessoal,

      Concordo com quase tudo que foi dito. Penso que como todos que já estão no Canadá e aqueles que ainda estão na batalha, as outras pessoas que se interessaram em saber um pouco mais sobre o processo também tem direito a sonhar com uma vida melhor… é claro que depois de alguma pesquisa este sonho começa a parecer muito com a dura realidade de taxas a serem pagas, muitos documentos, comprovação de tudo, etc, etc…
      Desculpe-me a franqueza, mas parece que quem já esta no processo ou mesmo no Canadá, não gosta muito de divulgação, eu sei que isto faz a demora aumentar, mas será que o sol nasce só para alguns?! creio que não. Eu já sabia do processo federal, mas quando conheci o de Quebec, achei mais interessante, principalmente pelo francês (gosto mais), ter uma profissão em demanda também anima, mas não se preocupem, como eu disse no inicio, basta um pouco de pesquisa pra entender que não é nenhuma maravilha de facilidades, mas que tal se nós pensassemos que TODOS tem o mesmo direito que EU de conhecer e depois julgar se vale realmente a pena pra vida de cada um? !
      Um abraço

    • #45480
      AFFerreira
      Participante

      Olá pessoal, com relação a inflação nos fóruns ou até nos pedidos de imigração acho que isso irá acontecer, o vejo acontecer bastante com pessoas que conheço é que quando falo da minha mete de imigrar para o Canada varias pessoas ficam interessadas mas quando começo a falar de td o trabalho que da e de td o tempo que temos que dispor para conseguirmos ao Québec, a maioria desiste na hora.

    • #45482
      janeneves
      Participante

      Olá Lu_campinas,

      eu concordo que todos têm o direito de conhecer o processo e tomar as próprias decisões.

      Porém o BIQ tem ficado mais marketeiro mesmo… o que é ruim para as pessoas interessadas, por que boas decisões são tomadas com base em boas informações.

      O negócio não é um mar de rosas, o processo exige muito investimento financeiro, emocional e também de tempo. Mas eu e meu esposo encaramos como isso mesmo, investimento. A expectativa é colher bons frutos de tudo isso no futuro, e por muito tempo.

      Eu discordo quando você diz que o pessoal que já foi ou está mais adiantado no processo é reticente, a própria existência do fórum é prova de que tem muita gente aberta e que compartilha informação, e que gasta tempo e esforço justamente para ajudar e compartilhar com os que virão depois.

      Eu sou muito grata a todos eles, que seja através de blog, fórum, linked in, e-mail, ou pessoalmente mesmo, têm me ajudado nesse processo, embora provavelmente nem eles mesmos saibam o quanto sua atividade foi importante pra mim.

      Abraços,

      Jane.

    • #45485
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Lu,

      @Lu_campinas wrote:


      Desculpe-me a franqueza, mas parece que quem já esta no processo ou mesmo no Canadá, não gosta muito de divulgação, eu sei que isto faz a demora aumentar, mas será que o sol nasce só para alguns?!

      muito pelo contrario!

      Eu continuo aqui no forum ajudando cada vez mais colegas que desejarem vir para o Québec.

      Quando estive no Brasil em novembro passado eu falei do processo para todos que me perguntavam aonde eu morava.

      Nao é um privilegio morar no Québec é um direito para quem tem os requisitos!

      Justo e simples!

      @Lu_campinas wrote:

      … TODOS tem o mesmo direito que EU de conhecer e depois julgar se vale realmente a pena pra vida de cada um? !

      Também acho! so que muitos chegam aqui e depois é que descobrem que “nao era o que foi vendido”, por isso é importante se informar!

      Veja os topicos:

      Atenciosamente

    • #45486
      erikabcoelho
      Participante

      Lu_Campinas,
      Quem já esta no processo ou mesmo no Canadá, não gosta NADA de divulgação que maquia a realidade. É só isso.
      Eu e vários colegas que estao aqui, colegas que estao no processo, usamos horas preciosas do nosso dia para dividir a própria visao com outros imigrantes e nao ganhamos nada (nem esperamos) por isso. Aqui na comunidade e no blog de nossa familia, falo de nosso dia-a-dia e de nossas experiencias e quem acompanha ja deve ter percebido que estamos muito felizes e realizados aqui. Mas que nao escondemos quando achamos que algo aqui nao é tao bom ou é errado. Dividimos isso com outras pessoas porque achamos que se sabendo dessas coisas ela ainda tiver motivos para vir, ela virá com os pés no chao e tem mais chances de se realizar, do que se vier achando que tudo é perfeito (como ouvimos a vida inteira falarem que é perfeito no primeiro mundo) e começar a colecionar decepçoes. Mas sempre tem aqueles (muitos) que nao querem ouvir ou pensa que estamos querendo “melar” o sonho deles, ou que estamos reclamando de barriga cheia. Uma pena, com certeza nao somos nós, que estamos relatando (o que pensamos ser) uma realidade que estaremos perdendo.
      Acho que todos tem o direito de sonhar e batalhar por seus sonhos sim, mas fico muito p* da vida quando vejo reportagens do escritório o Québec, como uma veiculada no UOL e que o SandroMS postou semana passada em outro tópico, onde a entrevistada fala “inverdades”, como por exemplo, que no Québec educaçao a saúde sao gratuitos e no Brasil nao é. Isso nao é verdade. O Brasil TEM sistema de educaçao e saúde gratuitos. Eles nao prestam, mas tem. Entao dizer que NAO tem, é uma “inverdade”. Nao precisa disso. Se falarem apenas o que o Québec tem, de verdade, já será suficiente para atrair muita gente, aqui é muito bom, sem precisar inventar nada.
      A reportagem da Globo, tema deste tópico, deva a impressao que pisando no Trudeau o profissional de enfermagem ja é levado para assinar o contrato, e mais ainda, com um salario maravilhoso!.
      Conheci enfermeiras aqui, com francês fluente (vindas de países francófonos!) que estavam fazendo oficinas de treinamento para procura de empregos pois ja estavam batalhando ha 3 anos por trabalho e nao conseguiam estagiar. Aqui realmente precisa-se de enfermeiros (as). Mas a ponte entre essa necessidade e a oferta de mao de obra imigrante é daquelas pontes de madeira e corda, igual no filme Indiana Jones X. Entao eu acho que aqui pode realmente ser ótimo para quem quer exercer a profissao, mas precisa ter em mente que talvez tenha que atravessar de uma margem a outra a nado e se preparar para isso.
      Abraços
      Erika
      leslapins.wordpress.com

    • #45488
      Patinha11
      Participante

      Oi Fabricio,
      Tudo jóia?
      Bom,obrigada pelo link,vou olhar depois com carinho..
      Fizemos nossas pesquisas sobre aquela região antes de aceitarmos a proposta de trabalho que é bastante interessante para nós nesse momento. Então nesse caso o frio não quer dizer mesmo nada. Ainda mais pq temos excelentes casacos e experiencia com 3 invernos,sendo que 2 a pé, sem carro.

      Sobre o custo de vida alto é devido a pouca oferta de imóveis e a frequente presença de trabalhadores nas indústrias,fazendo vendas,representantes de aço,etc..
      Mas também não é um problema para nós pois estaremos recebendo uma ajuda de custo para moradia que cobrirá essa despesa perfeitamente bem.

      O principal é que agora falta pouco para acabar com nosso maior desconforto que é ficarmos fisicamente separados desde 16 de maio até 23 de junho que só não foi pior pq temos gasto do nosso bolso com viagens aos fins de semana para podermos estar juntos mesmo que por apenas 2 dias,seja aquí ou lá.

      A questão do limite de velocidade,terá que ficar dentro do permitido pois além de termos mania de respeitar as placas,não queremos aumentar os riscos de nenhum acidente ceifar nossa convivencia familiar prematuramente.Portanto,dançaremos conforme a música e bem pianinho pra voltarmos com nossos planos plenamente realizados.

      Um ano passa rápido e faz parte deste recomeço se quisermos chegar onde planejamos.(que não é pouco,pois confesso que somos ambiciosos).

      Um abraço pra tí e sucesso nas terras gaúchas que ainda vou voltar para passear um dia!!
      :mrgreen:

    • #45490
      camilagnunes
      Participante

      Olá Lu_campinas,

      Quando fui com meu marido na palestra de imigração saimos de lá simplesmente maravilhados! Queriamos ir na mesma hora! Era tudo tao perfeito, tao lindo, tao feliz!

      Ainda acreditamos muito no processo, ainda acreditamos que nossa vida será ótima por lá, mas agradeço quando posso ter um pouco de “realidade” no processo, pra não me decepcionar.

      Acreditar que você vai chegar num país estranho, com uma lingua que não é a sua e com um clima que não é, nem de longe, próximo ao seu, é muito ruim, pode realmente causar muita decepção e, ainda por cima, fazer você gastar tempo, dinheiro e sonhos…e voltar com uma péssima impressão…

      Não acredito que quem está no processo ou quem já está lá tenha esse tipo de pensamento de que “o sol não nasceu pra todos” e gosto de ter as informações de como realmente as coisas acontecem ao invés de simplesmente “aceitar” as informações do BIQ como verdade absoluta,

      Quanto mais brasileiros no Quebec pra mim melhor, vamos ter mais pessoas na comunidade para trocarmos informações e, quem sabe, nos encontrarmos um dia por lá. ;)

      Bonne chance a tous!

    • #45493
      Lu_campinas
      Participante

      Olá pessoal,

      Agradeço a todos pelas respostas, não tive a intenção de ser mal agradecida pelas pessoas que postam aqui suas experiências (duras na maioria das vezes), pelo contrário como a Jane disse, são dicas valiosas e ajudam bastante, eu particularmente estou sempre lendo também os blogs de muitos que escrevem aqui, eu entendo que a propagenda é exagerada, realmente não acreditei em muitas das maravilhas ditas lá ,assim como na palestra, só continuo achando que quem se dispõe a embarcar nesta, logo logo via entender quais as difuiculdades que encontrará pelo caminho, ainda no Brasil, por exemplo com o idioma e os gastos com o processo, isto já será uma grande peneira (acredito eu), eu mesma outro dia encontrei um blog onde o pessoal estava tão alucinado achando que quando chegasse ai teria tapete vermelho esperando no aeroporto e tal, eu participei, contribui com algumas questões sobre a dificuldade de ser aprovado no exame da ordem e outros entraves, mas sinceramente acho que este super entusiamo passa logo. Não culpo meus colegas, no Brasil existe uma verdadeira enxurrada de faculdades abrindo cursos de todas as áreas a preços muito baixos e sem vestibular, a combinação disto é uma formação duvidosa (desastre) na certa, frustração e desemprego, e muitas destas pessoas estão vendo esta oportunidade como a tábua de salvação, o que certamente não é.
      Penso que esta questão da profissão regulamentada é bem particular mesmo, falo especificamente por mim. Sou formada a 6 anos, com uma boa experiência, sou especialista, sou concursada, poderia estar bem tranquila no meu cantinho vendo a vida passar, se não fosse o fato de não ter reconhecimento profissional, ter salário baixo, carga horária alta e muito, muito estresse! Este é o panorama em que me encontro totalmente desmotivada profissionalmente falando, e além disto tem aquelas outras milhares de razões que nos fazem querer ir embora hoje! Temos um filho entrando na adolescência e se quizermos que ele estude numa escola legal, para dar a ele um pouco mais de perspectivas de futuro temos que pagar muito caro por isso, sem mencionar a questão da violência, corrupção e bláblabla…
      Então quando penso no caminho das pedras que terei que trilhar para conseguir a equivalência do meu diploma no Quebec eu respiro fundo e digo, vamos lá…
      Acho que cada um tem suas razões e no meu caso estas estão bem acima de só querer uma oportunidade de trabalho no Quebec, eu busco pra minha família uma vida melhor.
      Um abraço a todos.
      e mais uma vez peço desculpas se o meu desabafo anterior ofendeu algum colega.

    • #45539
      SANDROMS
      Participante

      Lu,

      A gente não ficou chateado não :alright:. Eu sei que parece que a gente quer ficar com o Quebec só pra gente. Mas não é isso não…

      Acontece que esse tipo de reportagem é enganosa e, como a Erika falou, e pessoas como nós que participam de fóruns e/ou tem blogs sobre o assunto, é que tem que desfazer o mal-entendido. Dá trabalho às vezes… e fazemos isso para ajudar os outros apenas.

      Logo após essa reportagem alguem postou o seguinte comentário no meu blog:

      GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA IR TRABALHAR EM QUÉBEC.

      Como se responde a uma pergunta dessas??? A pergunta é simples mas a resposta é complicada, a reportagem poderia informar melhor as pessoas em vez de vender um sonho…

    • #45540
      DiegoeThais
      Participante

      É complicado, essa reportagem repercurtiu de forma a minha vista negativa.

      Por se tratar em imgração em massa olha só essa noticia que devemos saber….

      http://www.24hmontreal.canoe.ca/24hmontreal/actualites/archives/2011/06/20110615-185910.htm

Visualizando 48 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.