Remboursement des frais de cours de français

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Remboursement des frais de cours de français

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
      Butox
      Participante

Remboursement des frais de cours de français

À compter du 1er avril 2009, le ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles rembourse jusqu’à 1 500 $ canadiens aux personnes immigrantes qui ont suivi des cours de français à l’étranger.

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/pays-depart/remboursement-frais.html

Em resumo, para quem completar o curso de francês em uma escola parceira do ministério de imigração (por exemplo Aliança Francesa) tem direito a um reembolso de até 1500$ canadenses. No link acima tem todas as condições.

Abraços

Rodrigo

Malaman
      Participante

Que bom ! Excelente notícia ! Infelizmente não poderemos aproveitar deste benefício. Gastamos uma grana na Aliança Francesa.  :(

Carlos_Santos
      Participante

Boa noticia Rodrigo,

mas sugiro UMA BOA LEITURA das condicoes exigidas pelo Québec para o reembolso.

Tem bastante coisa exigida e uma vez fora destas condicoes,  nada de $$$ do governo.

Boa sorte à vocês.

Dri_Torres
      Participante

[align=justify]Olá a todos,

Realmente uma boa notícia. Mas devemos aguardar mais informaçoes sobre as escolas connveniadas entre outras…

Abraços,[/align]

andrecardona
      Participante

Ola pessoal,

Boa tarde! Vi em um jornal daqui (24 heures) hoje uma informaçao interessante para quem esta começando o processo de imigracao e resolvi postar aqui. O governo do Quebec, a partir do dia 1 de abril, estara reembolsando em até CAD $ 1500,00 os imigrantes que fizeram curso de francês no exterior (tendo completado o curso apos o dia 22 de outubro de 2008).  Para isso, além de estar com o CSQ em maos e ser maior de 16 anos, a pessoa devera ter estudado em uma das escolas parceiras do MICC. Veja a lista:

Brasilia: Alliance française de Brasilia
      Campinas:  Alliance française de Campinas
      Recife: Alliance française de Recife
      Rio De Janeiro: Alliance française de Rio De Janeiro
      Sao Paulo: Alliance française de Sao Paulo e Service national d’apprentissage commercial

Para maiores informacoes, segue o site:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/pays-depart/remboursement-frais.html

Espero que seja util!

Abraco e ate mais!

gustavobk
      Participante

Exatamente. A informação foi passada também na palestra do BIQ aqui em São Paulo semana passada.

Carlos_Santos
      Participante

Ola André,

o topico Remboursement des frais de cours de français em

http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=3215

ja anunciou esta noticia.

vou juntar este topico ao existente ;-)

gato
      Participante

ola pessoal não  e assim facil so depois que estiver o CSQ que vai poder faz o curso. Sera que vai reembolsa mesmo? ou e promessa de politico.? Precisamos mais informacoes

Carlos_Santos
      Participante

Gato,

@gato”;p=”29366 wrote:

Sera que vai reembolsa mesmo? ou e promessa de politico.?

pelas varias coisas que foram anunciadas e cumpridas pelo governo em termos de ajuda aos “recem-chegados” no Québec, vc nao precisa duvidar.

A questao, se vc leu o link com a informacao e nao apenas o que os colegas escreveram (vc leu ?) vera que o problema maior é cumprir as exigências do governo para obter o reembolso.

Isso sim nao me parace obvio, mas nao é impossivel.

@gato”;p=”29366 wrote:

Precisamos mais informacoes

sugiro que vc acompanhe o site e a CBQ. Todos precisam de mais informacoes….   :wink:

eduprado
      Participante

Amigos,

Gostaria de reabrir esse tópico pois estamos iniciando um curso esse semestre na Aliança Francesa, e recebemos sim essa orientação no final da entrevista no escritório do Quebec sobre o reembolso,minha duvida é se alguem que ja esta no Canada e ja solicitou, se tem alguma dica ou dificuldade que ache interessante compartilhar.
      Obrigado abrs!

Filipevsm
      Participante

É algo que eu não tinha procurado compreender melhor, e fiquei um pouco triste ao ler o artigo oficial no Immigration-Québec.

Nossos cursos da AF irão acabar depois da obtenção do CSQ, mas a inscrição no curso será realizada antes disto. :(

De toda forma, levarei esta questão quando formos em nossa entrevista.

Vou acompanhando o tópico também para me interar sobre o assunto!

joao victor
      Participante

@Filipevsm wrote:

É algo que eu não tinha procurado compreender melhor, e fiquei um pouco triste ao ler o artigo oficial no Immigration-Québec.

Nossos cursos da AF irão acabar depois da obtenção do CSQ, mas a inscrição no curso será realizada antes disto. :(

De toda forma, levarei esta questão quando formos em nossa entrevista.

Vou acompanhando o tópico também para me interar sobre o assunto!

OLá, essa semana tambem fui atras das aulas de frances pela AF e ao questionar a respeito do suposto reembolso, a pessoa que me atendeu não soube me explicar direito, de qualquer modo o mais importante é a qualidade do ensino, e pedagogia abordada, o reembolso é consequencia.

Filipevsm
      Participante

@joao victor wrote:

…de qualquer modo o mais importante é a qualidade do ensino, e pedagogia abordada, o reembolso é consequencia.

De toda forma, a AF em que tenho estudado, de um modo geral, tem sido boa. Claro, nem tudo é 100%, e este semestre, por exemplo, não estou tendo problemas. Mas seguimos em frente!

No nosso caso, esse valor de reembolso seria muito bem vindo. Somando 3 mil doletas para o casal, imagine só metade da casa mobilhada? rs..

Abraços.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Joao,

@joao victor wrote:

OLá, essa semana tambem fui atras das aulas de frances pela AF e ao questionar a respeito do suposto reembolso, a pessoa que me atendeu não soube me explicar direito…

com certeza ela nao esta informada!

isto é algo bem especifico do governo do Québec e do seu processo de imigracao ;-)

Atenciosamente

tati06
      Participante

Olá pessoal, só pra ter uma ideia……alguem ja pegou o reembolso do curso da AF no Quebec???queria saber mais ou menos qto recebemos de volta…..sei que depende de qto tempo de curso vc fez na AF apos a obtençao do CSQ, mas so queria ter uma base…..vou terminar o curso agora em setembro e queria saber se vale a pena eu fazer o curso de “aperfeiçoamento”/////

bisous

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.