Relatos de entrevistas – Final de 2008

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Relatos de entrevistas – Final de 2008

  • Este tópico contém 160 respostas, 49 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos atrás por Godo.
Visualizando 160 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6294
      wiliam
      Participante

      Olá a todos da comunidade.
      Como acredito que fui o primeiro a realizar a entrevista nesta rodada de fim de ano (terça-feira, dia 28 de outrubro), estou abrindo este tópico a fim de contribuir de alguma forma com aqueles que irão passar pela mesma etapa.
      Começo adiantando a vocês que eu NÂO consegui o meu CSQ e segue abaixo o meu relato deste dia:

      Cheguei à região do prédio da Berrini muito cedo (às 10h) e minha entrevista estava marcada para as 13h30. Então fiquei andando pelo shopping D&D (que fica bem em frente) para o tempo passar. Ao meio dia almocei, e troquei de camiseta no shopping mesmo (apenas coloquei uma camisa pólo, foi meu único toque de “seriedade” rsrsr!!!) e fui ao prédio. Cheguei lá às 12h30, ou seja, uma hora antes.
      A recepcionista do prédio (muito simpática, aliás) me anunciou e lhe disseram que eu só poderia subir às 13h15. Fiquei lá embaixo esperando no balcão, já que não há sofás. Ela me apontou posteriormente o entrevistador que estava saindo. Às 13h30 me chamaram e eu subi e a atendente do Bureau me disse para esperar porque o entrevistador estava almoçando. Uns quinze minutos depois ele chegou acompanhado de uma mulher. Ela me disse bonjour, ele não, e se encaminharam para a sua sala. Depois ela saiu e ele abriu a porta e me chamou para entrar.

      A entrevista: finalmente

      O entrevistador (cujo nome desconheço) é um africano com sotaques em francês e em inglês bastante difíceis de serem entendidos. Por isso, amigos, pratiquem bastante os ouvidos para as variantes lingüísticas, rsrsr!!
      Ele começou me pedindo meu passaporte e verificou a data de expiração. Nem mencionou minha certidão de nascimento. Perguntou-me se eu achava que falava francês “très bien” como coloquei no meu formulário e eu respondi que sim. Foi para o computador e depois virou pra mim e me perguntou “Do you speak English?” e eu respondi “Yes, a little bit!” Depois perguntou “What do you  intend to do in Québec if you are selected?” . Respondi “To work, to study…and…begin a new life in Québec”. Nossa, daí ele virou pra mim e disse: “o que? estudar ou trabalhar? Porque primeiramente você disse que gostaria de trabalhar”. E eu disse “after, I want to study”. Sei que foi meio arriscado, pois sabemos os motivos para não dizer certas coisas, porém, fui sincero. Faz parte da minha personalidade estudar sempre…não é mentira..assumi o risco e enfrentei….acho que ele aceitou de boa!
       Posteriormente começamos a discutir sobre minha experiência profissional, que é curtíssima por sinal. Também é justificável, já que acabei de sair da faculdade e sou relativamente novo (24 anos).
       Quase no final, ele me disse que tínhamos um problema; justamente a minha falta de experiência profissional. Para completar meus pontos (acredito que 60 pelo que vi na tabela que ele imprimiu) faltava um pouco de experiência em tempo integral, isto é, um ano ao menos. Eu possuía alguns certificados de estágios, requisitos para eu obter meu diploma e ele não entendeu isso de princípio. Interrompi uma de suas digitações e perguntei “Isso aqui não vale nada?” Depois de muito custo ele me disse que só teriam validade se fossem estritamente ligados à minha formação e respondi que sim. Porém eu pensei que não tivesse nada que comprovasse. Verifiquei meu histórico da faculdade de Letras e mostrei a ele o nome da disciplina “Prática de Ensino e ESTÁGIO SUPERVISIONADO”, ou seja, aqueles certificados deveriam ser aceitos.
       Porém, depois veio a contagem de tempo. Fiz alguns estágios por um ano, por exemplo, mas com 6 ou 8 horas semanais. Desta forma, considerando-os como “temps plein”, ou seja, 40 horas semanais, daria apenas algumas semanas, com as reduções.
       No fim, obtive 56 pontos e ele me mostrou que seria necessário mais 2 para obter 58 e os outros dois ele daria, se fosse possível. Devo salientar que consegui estes 56 com o máximo em alguns critérios como em francês, ganhei alguns pelo intermediário em inglês, adaptabilidade e empregabilidade pelo meu projeto de imigração (o qual, aliás, ele nem olhou. Eu o apresentei oralmente). Mostrei minhas ofertas de emprego em váris áreas, mas com pontos em comum como o uso da língua francesa e o trabalho direto com o público. Disse que era isso que poderia fazer enquanto tirasse minha autorização de ensinar no Québec.
         Ufa! Pra finalizar, ele me deixou “de molho” na verdade. Disse que irá verificar com a comissão a possibilidade de me aceitarem já que falo muito bem o francês e que pretendo ser professor da língua no Québec. Não estou muito otimista, sinceramente. Não gosto de criar expectativas apesar de querer muito imigrar, mantenho meu senso de realidade sendo que minha entrevista foi um “termômetro” da resposta que receberei pelo correio.
         Este entrevistador não possui nada de simpático em relação aos outros dos outros relatos. Espero que não prejudique ninguém com esta “impressão particular” que tive. Por outro lado, ele é bastante profissional, que é o que realmente conta nestas situações.

      Queridos colegas, espero que tenha contribuído um pouco com vocês. Manteremos contato.

      Um abraço e boa sorte a todos.

                   …Wiliam…

    • #32162
      mrodolfo
      Participante

      William,

      Não deixe a peteca cair, afinal, você mesmo disse que é bastante novo… Você teria condições de apresentar uma estimativa de quantos pontos você ganhou em cada quesito? Mais uma pergunta: quanto você fez o teste en ligne, você foi realista com sua posição e mesmo assim ele apresentou resultado que você provalvente seria aceito?

      Bien, mon ami, bonne chance!

    • #32163
      wiliam
      Participante

      Caro Marcos,

       Infelizmente não saberia te dizer especificidades dos pontos feitos já que tenho péssima memória. Sei que foram 12 de francês, só isso. Ele ia me mostrando os pontos na tabela e dizendo que consegui o máximo em alguns quesitos.
       Sobre o teste on line, sim, fui bastante realista com minhas colocações. Eu o fiz duas vezes, uma no final do ano passado e outra há umas três semanas, eu acredito. Ambos apresentaram resultados positivos. Porém, sabemos bem que não passam de estimativas, não é mesmo? Ele não garante nada como não garantiu em meu caso.
       Pode deixar que não vou desistir não. Irei atingir meus objetivos!!!

            Grande abraço e boa sorte.

                              …Wiliam…

    • #32166
      Baratinha
      Participante

      Bem Wiliam, não desanime!
      Eles ainda não te reprovaram! Apenas vão consider mais coisas , mas talvez vc receba seu CSQ pelo correio. Mas outra, mesmo que isso não aconteça, vc tenta de novo! Agora vc já sabe como é , já sabe onde vc poderia ter feito melhor!
      E , como dizem aqui no sul : NÃO TA MORTO QUEM PELEIA!
      Um abraço e sucesso

      Bianca

    • #32167
      fabiolabvalio
      Participante

      William, apesar da resposta negativa, eu espero que ainda dê certo. Mesmo que não seja agora, você pode tentar de novo com um pouco mais de experiência profissional, não é? Pelo que você relatou, faltou muito pouco mesmo!

      Boa sorte!

      Fabíola

    • #32168
      Anonymous
      Participante

      Willian,

      Primeiramente, acredito que você não deve deixar a “peteca cair”, pois como vc mesmo disse que “le me deixou “de molho” na verdade”, ou seja, ainda existe a condição sim, e por isso vamos torcer por voce. Em outros casos ja vivenciados por colegas da comunidade a reavaliação foi feita e ele tiveram sucesso.

      Se você não tivesse chance ele ja teria falado. :)

      Como ja disse e vou repetir, estarei torcendo muito aqui por vc. Depois dê noticias.

      Pessoal,

      Seguem firme, calmos (dificil né, so a entrevista ja mexe com a gente, mas fiquem calmos) e sejam vocês mesmos.

      Um abraço,

      Jean

    • #32169
      Leide
      Participante

      Olá, Willian.

      Obrigada pelo seu relato, com certeza ajudará a muitos que estão se preparando para a entrevista, pois temos que ir com bastante informação.

      Gostaria de pedir sua autorização para postar esse relato na comunidade “Quero ir para Quebec”, com os devidos créditos.

      Desde já agradeço,

      Jucileide

    • #32170
      wiliam
      Participante

      Muito obrigado Fabíola e Bianca pelos comentários e pelo apoio.

      beijos

      …Wiliam..

    • #32171
      ismaeldf
      Participante

      Fala Wiliam!!

      Bem…é como a galera aí de cima comentou!!! Se o CSQ não chegar pelo correio…na proxima tentativa vc já estará com um pé lá!!

      Mas olha q eu to com um sentimento aqui q esse CSQ vai chegar e te surpreender!!!

      Grande abraço!!

      Ismael
      http://ohcanadaa.blogspot.com/

    • #32172
      wiliam
      Participante

      Obrigado Jean e Jucileide! Podem ficar à vontade quanto a utilização do meu relato desde que beneficie vocês.

      …Wiliam…

    • #32173
      wiliam
      Participante

      Obrigado Ismael, tu es trop gentil! On continue à se parler par msn, ok?

             abraço

      …Wiliam…

    • #32178
      Alvaro
      Participante

      Oi William, td bem?

      Putz que pena cara…primeiramente quero te parabenizar pela serenidade. Eu jamais seria capaz de fazer um relato tão calmo se não tivesse saido daquela sala com meu CSQ!! Obrigado pelo relato.

      Só fiquei com um duvida do seu relato…A sua entrevista começou em francês e depois passou a aser inglês foi isso? a partir dai ela foi até o fim em inglês? Ou vocês voltaram para o francês?

      Por sorte, decobri varios audios na internet, reportagens sobre assuntos de paises africanos em que dá pra ouvir os diferentes sotaques africanos. Realmente é uma dificuldade a mais, mas….C’est la vie, non? Quem imaginaria que teria que se preparar pra ouvir um sotaque africano, né?

      Então, me diz, a entrevista foi em inlgês ou em frnacês?

      E boa sorte…torço pra que tenha uma maravilhosa surpresa pelo correio nos proximos dias!! abraço
      Alvaro

    • #32179
      wiliam
      Participante

      Olá Álvaro, tudo ok?
      Primeiramente, obrigado pelo apoio.
      A entrevista foi em francês mesmo. Só fez algumas perguntinhas em inglês para confirmar meu nível já que eu não tenho nenhum diploma nesta língua.
      Tentei abranger neste relato as mais frequentes dúvidas de todos pelo que li antes de fazer minha entrevista e poder, assim, contribuir de alguma forma com os próximos entrevistados.
      Entaum, vejamos o que vem pelo correio. Vocês saberão, com certeza!!

      Abraços Álvaro!!

                                      …Wiliam…

    • #32180
      rod_ss
      Participante

      William, boa noite!

      Nao desanime, pois pela sua idade, o resultado já foi muito bom ! Creio que ele ainda possa te chamar, sem “repescagem”.

      Bonne Chance pour toi !

      Rodrigo.

    • #32181
      yuri
      Participante

      Wiliam,

      Torcerei por você assim como torço para todos nós!

      Pessoal,

      Fiz a entrevista hoje e consegui meu CSQ. Posto meu relato na intenção de ajudar,de alguma forma,quem vai ser entrevistado , começando com alguns pontos que o Willian tocou e falando o que achei mais importante da minha entrevista!

      @wiliam”;p=”26590 wrote:

      O entrevistador (cujo nome desconheço) é um africano com sotaques em francês e em inglês bastante difíceis de serem entendidos. Por isso, amigos, pratiquem bastante os ouvidos para as variantes lingüísticas, rsrsr!!

      O nome dele é Eddi Alcide e ele é haitiano! Se pudesse dar um conselho para quem vai fazer a entrevista, diria para procurarem na net audio em francês do Haiti. Se bem que segundo a Wikipédia:”O francês(no Haiti) é uma das duas línguas oficiais, mas é falado só por cerca de 10% da população. Quase todos os haitianos falam Krèyol (Crioulo), a outra língua oficial do país. ” Ou seja, não sei se ele aprendeu francês no Québec ou cresceu falando no Haiti. Eu também achei um pouco difícil de entedê-lo. E a dicção dele não é das melhores!

      @wiliam”;p=”26590 wrote:

      Ele começou me pedindo meu passaporte e verificou a data de expiração. Nem mencionou minha certidão de nascimento. Perguntou-me se eu achava que falava francês “très bien” como coloquei no meu formulário e eu respondi que sim. Foi para o computador e depois virou pra mim e me perguntou “Do you speak English?”

      Comigo foi bem parecido! Só que ele perguntou se eu falava “très bien” tanto o inglês quanto o francês! Eu tinha colocado francês intermediário-avançado e inglês avançado no meu dossiê!

      Ele começou falando francês, depois passou pro inglês, depois voltou pro françês, depois pro inglês,… rs! Uma mistura só! Eu respondia na lingua que ele me perguntava!

      Só lembro de uma pergunta sobre o Québec:”O que você vai fazer lá?”

      Ele é super sério e fala pouco!

      Abraços!

    • #32182
      wiliam
      Participante

      Obrigado Rodrigo.

      Bonne chance à tous, à vrai dire!!

    • #32183
      wiliam
      Participante

      Yuri, obrigado pela valiosa contribuição.
      Então, me corrigindo, ele não é africano, é haitiano. Bem, nem tive como saber porque não tive contato com o nome dele por não ter recebido o CSQ, rsrsr!! Na verdade nem sei se teria como saber também, rsrsr!!!
       Sem tentar fazer muito alarde, o Yuri confirmou que não é um do entrevistadores mais “fáceis” para a entrevista, em termos linguísticos e em termos de simpatia. Mas acredito sinceramente que também não sejam impecilhos muito grandes para aqueles que se prepararam bem, não é mesmo?
       Todos vão se dar bem, vocês vão ver!!

       …Wiliam…

    • #32184
      wiliam
      Participante

      É que uma vez fui intérprete de um Senegalês e achei o sotaque do Monsieur bastante parecido. Deve ser por isso que confundi. Peut-être!

      …Wiliam…

    • #32185
      Alvaro
      Participante

      Oi Yuri, td bem?
      Obrigado pelas suas informações. Queria saber alguns detalhes sobre e o seu perfil, pode ser?

      Quando enviou seu dossiê?
      Quanto tempo de estudo de cada lingua v tinha quando enviou o dossie?
      Qual sua área de formação?
      Qual sua idade?
      Tinha a experiência de 5 anos quando aplicou (lembro que esse era um critério apra poder dar entrada no processo)?
      Quanto tempo durou sua entrevista?
      O entrevistador te deu chance de falar sobre seu plano de imigração/adaptação? como foi essa parte?

      Obrigado e aproveite pra comemorar!!!D’a-lhe federal agora!!Parabéns

      abraços
      Alvaro

      ps…v autorizaria publicar seu relato em uma das listas que participo? a canada_imigration_brasil…do yahoogoups? Se não td bem, sem problemas

    • #32186
      Segantini
      Participante

      Yurrii

      Você é responsável pelo meu primeiro post aqui na comunidade!

      Estou super feliz por você, e por aqueles que passaram. Muitíssimo merecido! Força garoto, um grande passo para uma grande vida!
      Estamos animados e nos preparando para a nossa.. dia 12 de novembro

      Abraços

      Ricardo

    • #32187
      yuri
      Participante

      Willian,

      Quem me falou que ele era Haitiano foi a recepcionista. Isto depois da entrevista. Aí eu falei para ela que tinha achado meio dificil entendê-lo. E ela me respondeu que para ela é mais difícil entender os quebequenses. Eu faço francês na École Québec, que tem professores quebequenses nativos, e discordo dela! Pelo menos tomando como base o francês do entrevistador!

      Alvaro,

      Envieu meus dossiê dia 30/10/2007.
      Tinha exatas 150 hs de francês e alguns anos de inglês.
      Meu perfil: 27a, solteiro, sem filhos, engenheiro eletricista com pouco menos de 5 anos de experiência.
      Ele não deu chance mas eu disparei a falar para mostrar que sabia tanto inglês como francês. ;-) Quanto as minhas pesquisas, ele só deu uma olhada por cima de uma de várias vagas de emprego que levei!
      Sim, está autorizado.

      Ricardo,

      Você é o cara. Obrigado mais uma vez. Vou ficar muito feliz quando vocês tiverem o de vocês. Vamos sair para comemorar bastante!

      Abraços!

    • #32191
      danisergio
      Participante

      Yuri,
      Parabéns! Mais uma etapa vencida!

      William,
      Estou torcendo por você e espero em breve poder te mandar as mesmas felicitções!

      Obrigada aos dois pela gentileza em nos relatar suas experiências.

      Grande abraço,

      Dani Mello

    • #32193
      najinha
      Participante

      willian acho que ainda vai dar certo!!!!!!!!!!!!!!!estamos aqui torcendo e valeu o relato porque ninguem quer postar os infortunios da vida!!!!!!!!!!!!!!!!abraços

    • #32194
      Anonymous
      Participante

      William,
      Primeiro parabéns pela coragem de ja trer começado, essa não é uma descisão fácil, involve muitos riscos e escolhas!
      Apesar desse primeiro resultado nao ter sido o esperado, não desanime. Aqui mesmo na comunidade teve relato de pessoas que ficaram tambem nesse molho que vc. mencionou e conseguiram logo em seguida.
      Como são poucos pontos, tvz vc. se lembre de alguma atividade adicionalque venha contar pontos, tb. já vi relato uma pessoa que conseguiu mais algum papel que lhe garantia um pontinho a mais e voltou la no dia seguinte.

      Boa sorte!
      Erika

    • #32195
      marcocanada
      Participante

      Parabéns PessoALL!!!

      Que todos tenham muito sucesso!!!

      Bonne chance!!!

    • #32196
      Druben
      Participante

      Willian,

      Primeiro gostaria de parabeniza-lo pela coragem do seu relato.

      Tenho algumas questões referente a sua entrevistas que não ficaram claras pra mim.  

      Seus estágios de 6 horas.. contaram ou não contaram pontos ?  Pergunto isso porque tenho praticamente 2 anos de estágio de 6 horas na minha área de formação e tenho o receio desses estágios não serem aceitos pelo Governo.

      Seus estágios de 8 horas… eles foram considerados ?  

      Sua alguém mais puder ajudar .. estou preocupado com isso.

      Obrigado.

      Deni Ruben

    • #32197
      ismaeldf
      Participante

      Falaa Yuri!!

      Parabéns pela conquista!!!

      Dia 04 será a minha entrevista…e espero que tudo corra bem tambem!!!

      Meu perfil é bem parecido com o seu…só que tenho 28 anos e minha area de formação é Admnistração de Empresas.

      Abraços!

      Ismael

    • #32198
      Alvaro
      Participante

      Valeu pelas respostas Yuri…Ajudaram bastante. Parece que o entrevistador está mais objetivo, mais direito. Acabou aquela coisa de sala de estar em que só faltava o entevistador servir um bolinho, com chá…heheheh. Agora é “pá-pum”! certo?

      Valeu pela autorização…abraço e boa sorte

      Alvaro

    • #32199
      flandernss
      Participante

      William,

      Muito obrigado pelo relato e parabens por nos te-lo escrito (quase ninguem relata nao obtencao do CSQ).

      Eu acho significativamente ESQUISITO que eles tenham te levado ate a entrevista ja que seu problema e’ experiencia de trabalho. A entrevista, como todos sabem, serve basicamente pra dar a pontuacao de adaptabilidade e avaliar a legitimidade de documentos e nivel de linguas. Nao ficou muito claro pra mim o que houve, mas tive impressao de que voce nao sabia que tinha que converter o tempo de estagios, de poucas horas semanais, para tempo de estagio em tempo pleno (que e’ de 30 horas – a proposito, foi ele quem disse que e’ de 40 horas?). Foi isso que fez com que voce chegasse la e fosse verificado que, na verdade, voce nao preenchia os requisitos pra ser aprovado? Se for, acho bizarro que o seu dossie tenha sido aceito, pois eles que deveriam ter checado isso antes de aceita-lo…

      Nos temos um perfil quase identico. Area profissional sem demanda espectacular, recem-formado, bom frances, etc. Assim, voce ganhou 11 pontos por educacao; 18 por idade; 16 pelo frances. Seu ingles e’ avancado? Entao, voce ganhou 6 pelo ingles. Total = 51 pontos. Pra ser pre-aprovado, voce deve ter 53 pontos. Os minimos dois pontos restantes voce certamente ganhou com experiencia profissional. Voce tem certeza que ele te deu maximo em adaptabilidade? O maximo sao 8 pontos. Ou seja, no final vc ficou com 60.  Com essa pontuacao, vc teria passado, pois o limite e’ 59. CONTUDO, pelo o que eu entendi, toda sua experiencia profissional, convertendo pra tempo pleno, so te rendeu algumas semanas! Isso ai que te jogou pra 56.

      Eu te peco pra esclarecer pra gente, primeiro, se seu estagios obrigatorios (requisito pra obtencao do diploma universitario) foi realmente aceito por eles; segundo, se toda sua experiencia profissional, convertida em tempo pleno, realmente so foi de algumas semanas. Voce so fez estagios? Nunca trabalhou? Como um colega disse acima, isso  pode te ajudar. Segundo minhas pesquisas, vale qualquer parada que voce tenha feito. Por fim, se voce puder fazer qualquer comentario sobre os meus comentarios (a questao das 40 horas e do seu dossie ter sido aceito com o erro DELES de nao ter convertido para tempo pleno), nos agradeceremos muito!

      Boa sorte e um abraco!

      Roberto

      P.S.: voce pode avaliar o sistema de pontuacao deles por aqui: http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=3&file=/I_0_2/I0_2R3_02.HTM

    • #32200
      flandernss
      Participante

      William,

      Muito obrigado pelo relato e parabens por nos te-lo escrito (quase ninguem relata nao obtencao do CSQ).

      Eu acho significativamente ESQUISITO que eles tenham te levado ate a entrevista ja que seu problema e’ experiencia de trabalho. A entrevista, como todos sabem, serve basicamente pra dar a pontuacao de adaptabilidade e avaliar a legitimidade de documentos e nivel de linguas. Nao ficou muito claro pra mim o que houve, mas tive impressao de que voce nao sabia que tinha que converter o tempo de estagios, de poucas horas semanais, para tempo de estagio em tempo pleno (que e’ de 30 horas – a proposito, foi ele quem disse que e’ de 40 horas?). Foi isso que fez com que voce chegasse la e fosse verificado que, na verdade, voce nao preenchia os requisitos pra ser aprovado? Se for, acho bizarro que o seu dossie tenha sido aceito, pois eles que deveriam ter checado isso antes de aceita-lo…

      Nos temos um perfil quase identico. Area profissional sem demanda espectacular, recem-formado, bom frances, etc. Assim, voce ganhou 11 pontos por educacao; 18 por idade; 16 pelo frances. Seu ingles e’ avancado? Entao, voce ganhou 6 pelo ingles. Total = 51 pontos. Pra ser pre-aprovado, voce deve ter 53 pontos. Os minimos dois pontos restantes voce certamente ganhou com experiencia profissional. Voce tem certeza que ele te deu maximo em adaptabilidade? O maximo sao 8 pontos. Ou seja, no final vc ficou com 60.  Com essa pontuacao, vc teria passado, pois o limite e’ 59. CONTUDO, pelo o que eu entendi, toda sua experiencia profissional, convertendo pra tempo pleno, so te rendeu algumas semanas! Isso ai que te jogou pra 56.

      Eu te peco pra esclarecer pra gente, primeiro, se seu estagios obrigatorios (requisito pra obtencao do diploma universitario) foi realmente aceito por eles; segundo, se toda sua experiencia profissional, convertida em tempo pleno, realmente so foi de algumas semanas. Voce so fez estagios? Nunca trabalhou? Como um colega disse acima, isso  pode te ajudar. Segundo minhas pesquisas, vale qualquer parada que voce tenha feito. Por fim, se voce puder fazer qualquer comentario sobre os meus comentarios (a questao das 40 horas e do seu dossie ter sido aceito com o erro DELES de nao ter convertido para tempo pleno), nos agradeceremos muito!

      Boa sorte e um abraco!

      Roberto

    • #32202
      yuri
      Participante

      @Alvaro”;p=”26633 wrote:

      Valeu pelas respostas Yuri…Ajudaram bastante. Parece que o entrevistador está mais objetivo, mais direito. Acabou aquela coisa de sala de estar em que só faltava o entevistador servir um bolinho, com chá…heheheh. Agora é “pá-pum”! certo?

      Exatamente isto!

      ismaeldf,

      Obrigado pelos parabéns! Boa sorte para você na entrevista!

    • #32208
      fagnersantos
      Participante

      Yuri,

      Você recebeu o CSQ na hora?

      Abraço e parabéns!!

    • #32209
      fabiolabvalio
      Participante

      Yuri, parabéns pelo CSQ!

    • #32211
      yuri
      Participante

      @fagnersantos”;p=”26645 wrote:

      Você recebeu o CSQ na hora?

      SIM!

      Obrigado pelo seu parabéns e pelo da fabiolabvalio!

    • #32215
      Marisalpa
      Participante

      Boa noite Willian escrevi a mesma coisa a pouco para o Farias,

      Amigo fiquei triste ao ler seu relato (mas enho que te dizer pra manter a esperança) lembrei da minha entrevista e posso te dizer sei que é difícil mas tenha fé…

      Eu fiz minha entrevista em abril e ao final o entrevistador me disse que eu não obtivera a pontuação necessária por já estar com 37 anos…. e me faltavam exatamente 2 pontos, eu tbem não entendi algumas perguntas p fiqeui nervosa ele disse que iria rever minha documentação e que eu receberia por correio a decisaõ deles saí de lá me sentindo derrotada, desanimada pensando que tudo esava perdido…

      Um mês depois recebi o CSQ…. então o que tenho a te dizer é tenha fé não desista espere a resposta tenha fé.

      Um detalhe que esquei de escrever para o Farias, hoje fiz meus exames médicos… e em breve vc estará nesta etapa tenha certeza

      Estarei na torcida por ti.

      Abraços

      Marisa

    • #32217
      wiliam
      Participante

      Boa noite a todos,

      Gostaria de deixar resgistrado que, apesar do meu resultado no CSQ estou torcendo muito por todos vocês. Só nós sabemos o quanto temos que nos dedicar, economizar etc para passar por este processo de imigração. Já somos vencedores só por estarmos nos dedicando à isso!

       Deni Ruben,
      Eu tinha tido muitos pouco tempo mesmo em tempo integral. Deu uns sete meses contando com meu trabalho atual (5) e com uns trabalhos que fiz durnte as férias da faculdade. Porém, pensei que os estágios valessem mais. É óbvio que não fazemos estágio em tempo integral enquanto estamos estudando, por isso pensei que eles considerassem um pouco mais.
      No final, quando ele me disse que tínhamos um problema, eu estava com uns sete meses de experiência profissional. Depois o interrompi e perguntei se meus estágios não valiam nada. Ele me explicou que só se estivessem ligados à obtenção do meu diploma. Mostrei que sim com meu histórico, mas ele disse que, de qualquer forma, transformando-os em temps plein (40 horas) só acrescentariam umas semanas de experiência. Quero dizer, um ano de estágio de regência de língua francesa (4 horas por semana) e um ano e meio de estágio de regência de língua portuguesa (12 horas por semana) foram reduzidos a algumas semanas ao virarem 40 horas por semana nas contas dele. Era de fato muito pouco ainda.
       De qualquer forma, cada caso é um caso. Você pode obter maior pontuação em outros quesitos que eu, por exemplo, não obtive. Acredito que muita gente tem chance de conseguir, estou torcendo pra isso!

        Alvaro,
       A objetividade na entrevista é importante, sem dúvida. Porém, há de se considerar nossa situação de entrevistados, que também não é fácil. O entrevistador não precisa nos servir bolo com café. Mas um sorriso poderia amenizar pelo menos nossa ansiedade já que eles também têm muito interesse em nossa mão-de-obra. Ao menos eu penso assim!

       Roberto,
       Concordo com você em muitos aspectos, sobretudo quanto à função da entrevista que, eu acredito, é mais de confirmação do que outra coisa. Acho que se eu não fosse um candidato, deveria receber uma carta dizendo que eu não preenchia os requisitos após ter enviado minha documentação. Ainda mais tendo certeza de que sou capacitado para imigrar e obter sucesso no Québec.
       Foi ele que disse também que temps plein (tempo integral) corresponderia a 40 horas. Porém, não sei também se afirmou isso após analizar meus atestados de temps plein de 40 horas, isto é, não sei se este é o padrão, entende?
       Meu inglês foi considerado (por nós) intermediário, rsrsr!! É que não tinha nenhum atestado que provasse meu nível de proficiência, por isso tive que falar um pouco em inglês para avaliarmos.
       
       Marisa,
       Muito obrigado pela força que nos tem dado, sobretudo por já ter passado por situação semelhante. Aliás, obrigado a todos os amigos do site. Não podemos esquecer que estamos no mesmo barco. Contribuir sempre com os outros é fundamental, mesmo depois de tudo estar encerrado e estarmos com o visto em mãos!

      abraço a todos!

                   …Wiliam…

    • #32224
      Druben
      Participante

      Obrigado William pela resposta..

      Não desiste do se sonho cara..

      Espero boas noticias…….

      Abraços e Deus te Abençoe .

    • #32226
      Patinha11
      Participante

      Willian!
      :wink:
      Parabéns por ter postado seu relato mesmo não tendo conseguido (ainda) seu CSQ!
      Sabemos que muitos não conseguem, mas poucos relatam isso nas comunidades…
      Com certeza vale como experiencia para quem ainda vai fazer a entrevista…

      Yuri ! Parabéns pelo CSQ e bola pra frente que vem muita coisa ainda por aí a fazer, a pesquisar e a descobrir!
      :)

    • #32291
      Katy
      Participante

      Olá pessoal!

      Como todos já sabem o entrevistador da rodada é um haitiano. Desta forma, estou enviando um link super interessante para que possamos treinar os ouvidos.
      Para os que, assim como eu, passarão pela entrevita em novembro e dezembro, digo para dar uma olhadinha especial no site, pois  ele trás 4 emissoras com o sotaque do Haiti.
      Bem, deixo a dica. Espero que todos aproveitem bastante o tempo que nos resta de dedicação para a entrevista.

      http://www.freeetv.com

      Boa sorte a todos

    • #32293
      danisergio
      Participante

      Oi Katy,

      Super dica, adorei!

      Entrei no site e achei dois canais de música e um religioso. Qual é o quarto? Esses achei muito específico, melhor se o tema fosse mais genérico…

      Obrigada!

      Dani Mello

    • #32313
      Katy
      Participante

      Oi Dani

      Os que encontrei foram os seguintes:

      Tele Haiti
      LevanjilTV
      Tele Horizon 2000
      Tele Panou

      Você poderá encontrá-los na guia dos paíse, não vá pelas categorias.

      Abs

    • #32314
      Godo
      Participante

      o sotaque dele não é tão ruim, o problema é que ele fala muito baixinho.

    • #32316
      yuri
      Participante

      Olá Godo,

      Como foi a sua entrevista?

    • #32323
      ismaeldf
      Participante

      Fala galera…

      Fiz minha entrevista agora de manhã e recebi o CQS…

      A entrevista foi com a Mme Judith Grenon.

      O relato eu postei detalhado no meu blog.

      Abraços!

      Ismael

    • #32324
      Baratinha
      Participante

      Parabéns Ismael

      Sucesso!

      Bianca

    • #32325
      Patinha11
      Participante

      Parabéns Ismael!!
      :clap2:

    • #32326
      Alvaro
      Participante

      Parabéns Ismael!!Essa sensação deve ser realmente inacreditavel…Eu to pilhado aqui tentando segurar a onda…Tem hora que eu acho que nõ vou dr conta, mas todo mundo fica dizendo que vi dar certo e tal que eu acabo acreditando…tenho um pouco desse defeito: não colocar fè em mim mesmo…sei la. Mas essa angustia ta atrapalhando e pode atrapalhar de verdade, na hora H…mas deixa esse desabafo pra la!

      Comemore! Aproveite!! E meu parabéns!!!

      E em 2009, desembarcamos por la…hehehehe!!!

      Abraços
      Alvaro

    • #32327
      farias
      Participante

      Obrigado Marisa e todos que torcem por mim,estou no aguardo de algum resultado,estou aprieensivo.Após
      a entrevista no mesmo dia enviei um e-mail para Aline, dizendo que fiz a entrevista com Mr.Eddie e pergun-
      tando o que vou fazer agora?Ela me retornou dizendo”POR FAVOR AGUARDE MR;EDDIE ENVIARÁ UMA CARTA
      EM BREVE’.E foi só agora estou no aguardo a exemplo do Willian que fez a entrevista na terça e só recebeu
      o CSQ no sabado,espero receber o meu CSQ ainda esta semana quem sabe?Isso é uma suposição minha.
      Agora é ficar na torcida.Alguma explicação eu vou receber?

      Um abraço a todos muito obrigado Marisa,Alvaro,Yuri e Willian e a todos boa sorte.
      Farias.

    • #32329
      Godo
      Participante

      Ismael, parabéns!

      Bonne chance

    • #32335
      fabiolabvalio
      Participante

      Parabéns pelo CSQ, Ismael!!

    • #32337
      yuri
      Participante

      Parabéns Ismael!

      Sorte a sua não ter feito a entrevista com o Eddie. Peguei meu CSQ, mas passei bastante nervoso!

    • #32361
      Evelize
      Participante

      Olá Pessoas…

      Assim como o Willian, eu também fui “premiada” com a entrevista feita pelo Eddie Alcide.
      Posso apenas dizer que sinto que foi a pior experiência que tive na vida! Não sei se foi conta do nervosismo acrescido pelo relato do Willian que me fez “ter medo” – sim! o cara falava de um jeito comigo que eu não conseguia entender nada!
      Ele perguntou se eu falava inglês, e disse que sim, então passou a fazer perguntas em Inglês e eu fui respondendo.
      O fato é, eu achei ele tão desorganizado, mas muito! O dossiê estava todo espalhado pela mesa! Um horror!
      Eu havia enviado há uns 20 dias a documentação do meu filho para que a mesma fosse adicionada ao meu dossiê, e o mesmo foi feito pois constava no sistema dele, mas ele não achava o formulário! Imagine que o tal formulário-novo estava grampeado na contra-capa do dossiê! Ele chamou uma mulher para poder “verificar essa minha informação”, e daí ela mostrou onde estava.
      E por aí foi, ele pediu os passaportes, as certidões de nascimento, diploma, etc… Chegou num ponto que ele perguntou que prova eu tinha para mostrar que ainda estava trabalhando na mesma empresa durante 5 anos, já que eu não tinha levado o contra-cheque (diga-se de passagem, eu não o enviei para o dossiê, e sim apenas preenchi o formulário de capacidade financeira – acho que isso seria um problema meu, caso eu fosse uma maluca que não tivesse condições de me sustentar durante pelo menos 3 meses, haja vista que essa é uma condição pedida por eles), então eu falei que continuava na mesma empresa, mostrei o crachá e a carteira de trabalho, e mais uma vez ele questionava que aquilo não era prova suficiente (eu já estava puta com ele e nervosa ainda por cima), daí eu peguei a carteira de trabalho e mostrei para ele que “caso eu não estivesse mais trabalhando, o fato estaria registrado AQUI (apontando para doc) a data da minha saída da empresa”. Ele, mais uma vez não se deu por satisfeito, pegou o doc e saiu da sala para conversar com uma terceira pessoa para se certificar se aquela informação era passível de ser verdadeira – affff!
      Chegou um tempo em que ele não conversou mais comigo, ficava apenas procurando papéis meio a confusão da mesa dele, verificando a tabela de pontos para poder inserir no computador a “avaliação” dele sobre mim.
      Bem, eu já estava crente que não ia conseguir e que tinha “perdido” meu dinheiro e ter que fazer tudo de novo… mas ao mesmo tempo pensava: “se ele não vai me aceitar, por que Diabos ele tanto mexe nos papéis e digita no micro??? – será que ele está com pena de mim?”
      Então ele imprimiu 3 folhas, assinou, me entregou e disse que a entrevista havia terminado.
      Peguei o papel, enfiei na pasta, agradeci (imagine! eu queria engolir ele vivo!) e saí da sala.
      Lá fora, quando peguei o papel, é claro, estava escrito como assunto o meu pedido do CSQ, e o pouco que eu li (tamanho o meu nervosismo), dizia que eu não tinha satisfazido as exigências… fiquei pensando com os meus botões, pensando no Willian que disse que não tinha recebido nenhum papel (foi isso mesmo??? perdão se perdi algo)
      Então, decidi não mais pensar no assunto e passar o resto do dia com meus amigos de Sampa (já que não moro mais lá) e tentar aliviar o estresse.
      Chegando em casa, depois de viajar e estar super cansada, e acordando hoje de manhã, peguei o tal papel para ler direitinho.
      Eis a minha dúvida: eles dão uma segunda chance???
      Pois, apesar d’eu saber que meu francês não é avançado, e sim básico, eu entendo muito mais o escrito do que o tal Alcide falou, eles me deram um prazo de 12 meses para apresentar o resultado do Teste de Conhecimento da Língua Francesa, que pode ser feito por duas oraganizações, a CCIP (http://www.fda.ccip.fr/tef/epreuves#epreuves-tefaq) e CIEP (http://www.ciep.fr), o qual o mesmo deve provar que eu estou pelo menos no nível intermediário 6 (D6).

      Preciso então saber se de fato agora eles estão dando uma segunda chance para eu provar que sou capaz, e segue abaixo o conteúdo da carta que recebi:

      “Objet : Votre demande de certificat de sélection Du Québec – Référence en francisation
      A l’issue de votre entreveu, nous avos constaté que votre demande de certificat de sélection ne satisfaisait pas aux exigences législatives et réglementaires du québec
      Toutefois, nois estimons que vous pourriez satisfaire aux exigences législatives et réglementaires du québec si vous amélioriez votre connaissance du français. Dans cet objectif, nous vous accordons un délai de douze mois, à partir de la date de la présente lettre, pour améliorer vos connaissances en français de façon à atteindre le niveau de compétences requis vous permettant d’obtenir un nombre de points suffisant à l’ensenmble des facteurs de la grille de sélection.
      Au moment de l’entrevue, nous avons évalué que votre niveau de compétences en français est de niveau débutant 4 (D4) à l’expression et à la compréhension orales. Vous devrez atteindre le niveua intermédiaire 6 (D6) à l’expression et à la compréhension orales.
      Pour améliorer votre connaissance du français, vous avez le choix des moyens. Cependant, nous vous recommandons de vous inscrire à un cours de français dans une école habilitée à le faires dans votre pays ou votre région.
      à la fin de votre formation, vous (et, le cas échéant, votre époux ou conjoint de fait) aurez à démontrer que vous avez atteint le niveau demandé en fournissant le résultat d’un test d’évaluation de vos compétences en français émis par un établissement habilité à le faires. Deux organisations, la Chambre de Commerce et d’Industrie de Paris (CCIP) et le Centre International d’Études Pédagogiques (CIEP) ont développé un test adapté aux besoins du Québec, qui porte essentiellement sur l’évaluation de la compréhension et de l’expression orales. Ces tests sont disponibles dans tous les bassins de recrutement du Québec.
      Dès que le ministère aura reçu votre attestation d’évaluation en français, une décision finale pourra être rendue en fonction des résultats fournis. Par contre, si vous donnez pas suite à la présente dans le délai indiqué, vous recevrez une lettre de refus.
      Nous vous prions de recevoir, Madame, l’assurance de nos meilleurs sentiments.”

      Espero poder ter contribúido com algo, e, assim como Willian disse, preparem-se e torçam para não cruzar com o Alcide, que não tentou fazer nenhum esforço para ser simpático diante de mim.

      []s

      Evelize

    • #32362
      Evelize
      Participante

      Ah! mais uma coisa: o Alcide me deu um chá de cadeira de 50 minutos! E eu sabia que ele não tinha ninguém, pois eu vi o casal que saiu da sala dele.
      Isto é, essa demora fez com que eu ficasse mais nervosa ainda :-P
      A entrevista estava marcada para 11:15, e o fato dele ter atrasado, significa que ele não tinha almoçado, o que, acredito eu, tenha contribuído para ele estar com aquele humor espetacular (rs)
      Inté
      Evelize

    • #32366
      fabiolabvalio
      Participante

      Evelize, que chato que você não conseguiu o seu CSQ!

      Quanto tempo você tem de francês? Pela carta, M. Alcides avaliou o seu nível como insuficiente. Mas eles deixaram a possibilidade aberta para você conseguir o CSQ, certo, é só apresentar um nível maior na lingua.

      Boa sorte!

    • #32367
      Anonymous
      Participante

      Prezada Evelize,

      O seu caso é igual a de um casal amigo meu de BH. O negocio é esse mesmo que você disse. Você tem um prazo de 12 meses a contar da data da sua entrevista para enviar um documento de conhecimento de francês (acredito que seja o TCF-Q) com no minimo o nível solicitado. Pelo menos, esse casal que conheço falou assim.

      Estude bem a lingua, procure saber das datas dessas provas pois elas tem datas definidas e não são nos dias que a gente poder e quiser. ;)

      Quando fiz minha entrevista, eu levei todos os documentos, inclusive todos os contra-cheque que recebi na empresa que trabalho atualmente juntamente com a carteira de trabalho e levei também uma declaração da empresa, ou seja, levei tudo que possa provar meu vinculo no emprego. Claro que o meu perfil é informatica (desenvolvimento de Softwares), tenho dois filhos.

      Boa sorte e sucesso na sua jornada, :)

      Um abraço,

      Jean

    • #32369
      Malaman
      Participante

      Oi Evelize, compartilhe conosco mais sobre o seu perfil, qual a sua idade, formação, tempo de estudo de inglês e francês…

    • #32370
      Anonymous
      Participante

      Oi Evelize,

      Não desanime, pois você não foi reprovada. Só é necessário aprimorar o francês e fazer a prova para atingir o nível pedido que o seu CSQ será concedido.

      Essa história da carteira profissional é recorrente. Parece que ele não está habituado com esse nosso documento. Portanto, levem os últimos holerites e, se possível, as declarações de imposto de renda, já que nelas aparece a fonte pagadora.

      Pra constar, nossas carteiras profissionais não servirão para nada no Québec. Nenhum empregador as aceitam como prova de experiência.

      Bonne chance à vous et bonnes études

    • #32372
      Baratinha
      Participante

      Evelize , pelo que eu li nem tudo esta perdido…
      Você tem que estudar mais francês e fazer uma prova não é?
      Acho que isso vc vai conseguir , basta estudar e se dedicar(coisa que vc ja faz a tempos, não é mesmo) . Em todo caso, acho que seria uma boa perguntar isso direto no bureau. Eu mandaria um email para o bureau de São Paulo para tirar essa duvida.

      Um abraço e sucesso!

      Bianca

    • #32374
      Evelize
      Participante

      Obrigada a todos pelas msg!
      Já liguei para o escritório, e foi confirmado que eu tenho essa 2ª chance para apresentar o teste com meu conhecimento em francês (agora vou estudar muuuuuuito mais!)
      Bem, tenho 28 anos, sou formada em Adm, e tenho MBA em Negócios Financeiros.
      Tenho inglês fluente (talvez isso e a minha formação tenham me “salvado” de um NÃO), e já faz muito tempo que nem lembro (rs), e o francês é básico super intensivo (fiz em 6 meses), pois me preocupei em tem o mínimo de horas exigidas para depois continuar a estudar (parei por conta da gravidez e todos os preparativos que isso envolve).
      Meu filho ainda vai fazer 2 meses, e somente está no processo nos 2, isto é, não existe o pai (conforme um fórum em Documentos – Autorização para Filho – casal separado, que abri aqui), e trabalho em Banco na área de Empresas (o que abraça minha formação em Adm)…
      Agora um detalhe que lembrei agora, que talvez ajude aos próximos: ele perguntou onde eu tinha feito as pesquisas de mercado, e eu, claro que informei que foi na internet, e ele quis saber os sites!!!
      Gente, eu não sei qto a vcs, mas tem muitos sites que eu já nem sei como chegar pq já deixei todos eles salvos no meu Favoritos, então eu acho válido fazer então uma lista e levar para mostrar.
      Ele também ficava perguntando pq eu tinha escolhido Gatineau, e eu dizia que era devido as pesquisas, aos dados estatísticos (isso eu tinha levado pq fiquei estudando durante a viagem), mas ele insistia em querer saber pq essa cidade! tipo, parecia que ele queria que eu fizesse um comparativo de algumas cidades que me levou a minha escolha.
      Ele até perguntou se eu já tinha idéia de onde eu iria trabalhar, e eu falei que iria tentar na minha área mesmo, haja vista que quase 70% das pessoas são mulheres (dado para Gatineau) e que 50% se encontra na minha faixa etária, mas que não tinha uma empresa definida.
      Bem, vou parando por aqui, pois a cada momento eu vou lembrando de mais um detalhe da entrevista, já que agora, que estou um pouco mais calma, o cérebro parece que está voltando ao seu estado normal (rs)
      Inté
      Evelize

    • #32377
      Godo
      Participante

      Estude francês  que o CSQ virá.

      Bonne chance

    • #32378
      Anne34
      Participante

      Oi pessoal,
      O nivel de francês falado é marcado na documentação e avaliado via internet. Se chamam com nível básico, é para ouvir o básico. Se chamam com intermediário, não vamos falar avançado.
      Acho que isso não foi bem explicado para o entrevistador, SR. EDDIE ALCIDE. Outro problema, o maior, não é não saber responder,mas não entender o francês que ele fala com a boca semi-aberta e passando as mãos pelo rosto num claro sinal de descontentamento, sem fitar nos olhos do entrevistado. Quem possui básico e intermediário iniciante não vai entender.
      O bom senso nos diz o quanto deveremos estudar Francês aqui e lá para sermos bem sucedidos em nosso projeto, mas somos chamados para a entrevista com o nível de Francês que afirmamos ter. Ninguém vai mentir.
      Espero que a postura do Escritório em relação as entrevistas que não terminaram exitosas seja de reconsiderar e muito, muitíssima boa sorte a todos.

    • #32380
      Anonymous
      Participante

      Pessoal,
      Esse negócio do Francês é muito sério. Não basta saber o mínimo para passar na entrevista, pois lá no Québec o bicho vai pegar. Eu visitei amigos em Montréal e Ville de Québec e eles me asseguraram que um francês básico não adianta para nada lá. Em Montréal é imprescindível ter um bom francês E um bom inglês, pois os empregadores não estão dispostos a servir de escola para aprimorarmos a língua. Isso se quiserem trabalhar em suas áreas.
      Em relação a Gatineau, o problema é que fica ao lado de Ottawa, ON … tem que justificar bem a sua escolha, pois dizer que vai pra Gatineau soa para os entrevistadores que você quer ser selecionado por Québec e ir para Ontario. Não estou dizendo que seja o caso, heim!
      Então aí fica a minha opinião. Estudem bastante, mesmo após o recebimento do CSQ, pois isso fará a diferença na hora que chegarem em uma terra estranha.

    • #32381
      Adalberto
      Participante

      Evelize..

      Bom.. eu não condeno tanto o fato dele ser rígido nas comprovações das pesquisas, do trabalho.. etc.. Acho chato ele não ser simpático, mas o resto que você relatou.. Todos os entrevistadores querem comprovar, lembro que na minha entrevista com o Daniel Leblanc (super simpático, atencioso, gente muito boa.. até piada ele contou), mas ele não aceitou uma comprovação de trabalho minha, pq não havia data na carta.

      Acho muito importante lembrar que os entrevistadores não nos conhecem e nem conhecem nosso sistema, documentos.. etc.. Então torna-se fundamental a comprovação de tudo que falamos lá.. Todas as pesquisas que fiz, eu imprimi, quando eu ia falar de alguma coisa relacionada à minha área (odontologia) eu mostrava o email que recebid a ordem, as ofertas de emprego, matérias que li nos sites… tudo..

      Acho realmente uma pena que diante de tanto estresse e vontade de imigrar, temos que nos deparar com alguém que não faz questão de ser simpático, mas de qualquer forma temos que nos adaptar, pois é o que encontraremos lá..

      Bom, o seu caso é o que chamamos de RECUPERAÇÃO, você não foi reprovada, apenas ficou de recuperação.. Estude françês a sério, faça os testes que eles pediram.. mande os documentos e você receberá o seu csq sem mais entrevista, entrevistador chato.. nada.. Agora, pra vc ser aprovada, vc depende APENAS de vc…

      Muito boa sorte e um grande abraço..

    • #32388
      yuri
      Participante

      @yuri”;p=”26615 wrote:

      Ele é super sério

      Reli o relato que postei aqui no grupo sobre a minha entrevista. A frase acima tirei de lá. Quando disse que ele é serio, me referi ao fato dele não dar nenhum sorriso e ter a cara fechada.  E não encarem como uma reclamação. O entrevistador não tem obrigação de ser simpático. Não é isto que o qualifica ou desqualifica.

    • #32389
      wiliam
      Participante

      Olá Evelize, tudo bem?
      Olha, sua situação sinceramente não é das piores. Pior, acredito, seria ter de recomeçar todo o projeto de imigração etc.
      Se você se dedicar, poderá ter seu CSQ em alguns meses!
      Lembrei-me de um ponto comum em nossas entrevistas. Ele me perguntou também em que sites tinha feito as pesquisas de emprego. Mencionei sobretudo o Emploi Québec, que é oficial e perguntei se ele o conhecia e ele me respondeu que sim!
      Outra curiosidade foi que NÃO tive de mostrar carteira de trabalho, hollerith etc. Os únicos documentos que ele conferiu foram os atestados de emprego. Aquelas catas mesmo que pedimos para nossos antigos empregadores. Foi só isso, para a questão de experiência profissional. Não é estranho? E para você ficou pedindo mil coisas!
       Acredito que você soube descrever melhor do que eu o comportamento do entrevistador no momento da entrevista. Realmente não foi nada fácil e no final, não recebi nada, não tive que assinar nada! Bem, não tenho do que reclamar, pois recebi meu CSQ pelo correio. Mais do que os pontinhos que estavam faltando para mim, ele estava interessado em meu projeto já que me disse algumas vezes: “Je vais faire des efforts!” E o fez mesmo!
       Realmente cada caso é um caso!
       Repito, amiga, você não está na pior das situações, mesmo que não seja a ideal segundo seus planos para um futuro próximo. Há colegas aqui, nós o sabemos, que receberam a carta de recusa. Isso sim exige uma “démarche” muito maior, um recomeço!

        Te parabenizo, portanto, pelo seu CSQ antecipadamente, pois ele já está a caminho!

                            abraços

                                                       …Wiliam…

    • #32399
      visionnaire
      Participante

      @Anne34″;p=”26829 wrote:

      Oi pessoal,
      O nivel de francês falado é marcado na documentação e avaliado via internet. Se chamam com nível básico, é para ouvir o básico. Se chamam com intermediário, não vamos falar avançado.
      O bom senso nos diz o quanto deveremos estudar Francês aqui e lá para sermos bem sucedidos em nosso projeto, mas somos chamados para a entrevista com o nível de Francês que afirmamos ter. Ninguém vai mentir.

      Anne, isso é um equívoco.
      Já respondi a uma outra mensagem sua, mas acho importante enfatizar para que as pessoas não pequem pela falta de informação em meio ao processo e a chegada em Québec.
      O nível de conhecimento mínimo exigido pelo governo da província de Québec tanto para a entrevista quanto para imigrar é o INTERMEDIÁRIO. É claro que o governo oferece ajuda e custeia a francisação de imigrantes que chegam a província com um nível insuficiente de francês, mas isso não é o ideal e nem o recomendado.

    • #32405
      Evelize
      Participante

      Oi, Willian,

      Obrigada antes de mais nada!
      Hoje, que já estou mais tranquila, descansei, já percebi que realmente eu estou de “recuperação” como me foi informado aqui em algum lugar do fórum (rs), já que não terei que reiniciar o processo, e sim somente complementá-lo.
      O meu grande desabafo foi feito sim num momento de impulso e de nervosismo, e, assim como vc, me senti na obrigação de expor o que aconteceu, afinal, é melhor compartilhar o conhecimento das coisas ao invés de guardar só para si   :wink:
      O meu intuito foi mostrar a todos que ainda estão esperando a entrevista que tudo pode acontecer!
      Assim como ele me pediu uma série de coisas, para vc ele já não pediu… vai entender ?
      “Parece” que não há um parâmetro a ser seguido, eu disse “Parece” pois o entrevistador não seguiu um padrão de acordo com alguns relatos aqui mostrados.
      Continuo deixando aqui minha dica: levem todo o material de pesquisa que vcs tiverem! Pq assim não correm o risco de esquecer os sites (como eu, que só lembrei do Emploi Québec), e ter como provar que fez as pesquisas (já que para mim ele exigiu tantas comprovações).

      Inté,

      Evelize

    • #32409
      Anne34
      Participante

      Visionnaire
      Como eu disse no outro tópico me habilitei para prestar solidariedade a um colega, não para impor pontos de vista.
      Mantenho minha posição sobre a inequívoca necessitade do mais amplo conhecimento da língua para o sucesso do projeto de imigração. Mas mantenho minha postura quanto a avaliação. Não que o entrevistador tenha que falar como um intermediário inicial, mas como nossa professora quebequense disse, quando vc marca um intermediário ninguém espera que vc chegua na entrevista falando avançado.
      Tenho sempre cuidado com verdades prontas, pois apesar de todo o preparo, de ser seguido todas as dicas, de ter feito pré-entrevista com uma quebequense, de ter uma pasta de 5 kgs de documentos e três anos de preparo, ter somado e ressomado a pontuação com as piores possibilidades (tanto é que depois do pavor ele entregou o CSQ’s) vi que tudo, absolutamente tudo pode acontece. Cuidado.
      Agora que tenho meu CSQ vou utilizar-me do bom senso e estudar muito mais.
      Retiro-me deixando meus sinceros votos de sucesso a todos e espero que ninguém tenha que´passar os mesmos “maus bocados” qua já vimos relatados aqui.

    • #32415
      BeatrizM
      Participante

      Evelize,
      não desiste não! Toca pra frente, faz o TCF na Aliança Francesa e envia pra eles o quanto antes pois pelo que entendi da carta que ele te deu é apenas isto que está pendente em seu perfil.
      Se precisar de dicas sobre o TCF é só postar aqui e a gente responde.
      Eu fiz o TCF completo mas sei que agora basta fazer o reduzido (TCF-Q) e tudo certo.

      Boa sorte.
      Um abraço,
      Bai

    • #32416
      BeatrizM
      Participante

      Evelize,
      não desiste não! Toca pra frente, faz o TCF na Aliança Francesa e envia pra eles o quanto antes pois pelo que entendi da carta que ele te deu é apenas isto que está pendente em seu perfil.
      Se precisar de dicas sobre o TCF é só postar aqui e a gente responde.
      Eu fiz o TCF completo mas sei que agora basta fazer o reduzido (TCF-Q) e tudo certo.

      Boa sorte.
      Um abraço,
      Bia

    • #32426
      cleides
      Participante

      @Evelize”;p=”26813 wrote:

      Ah! mais uma coisa: o Alcide me deu um chá de cadeira de 50 minutos! E eu sabia que ele não tinha ninguém, pois eu vi o casal que saiu da sala dele.
      Isto é, essa demora fez com que eu ficasse mais nervosa ainda :-P
      A entrevista estava marcada para 11:15, e o fato dele ter atrasado, significa que ele não tinha almoçado, o que, acredito eu, tenha contribuído para ele estar com aquele humor espetacular (rs)
      Inté
      Evelize

      Oi Evelize,

      Acredito que não seja a fome, ele tem mesmo este humor. Fiz a entrevista em 29/10, estava agendada para às 09:15, a última vez que olhei a hora eram 09:37 e demorou mais uns 10 minutos para ele nos chamar. Entramos na sala e ele pediu ao meu marido para fechar a porta, não se apresentou e antes mesmo de nos sentarmos ele perguntou se falávamos francês e inglês, como disse que não falava nada em inglês e apenas um pouco de francês a entrevista foi toda em francês. O difícil não foi responder mas sim entender o que ele falava, pois ele falava muito baixo e enrolado, fora isto não tem paciência de esperar você formular a resposta ou ao menos entender a pergunta, com sua impaciência repete a pergunta logo em seguida de outra forma. Ele também me passou a impressão de ser desorganizado, e em alguns momentos perdido diante de tantos papéis espalhados por toda mesa. As perguntas feitas foram: quanto tempo somos casados, se temos filhos, o que pretendemos fazer no Quebec, qual a profissão, cidade onde pretendemos morar. Não recebemos o CSQ na hora porque o computador deu pau e ele não conseguiu ver a nossa pontução, nos disse para aguardar caso tivéssemos sido aceitos ele ligaria para buscarmos o CSQ, caso contrário ele iria verificar o nosso processo e ver o que poderia ser feito, mas se não tivesse jeito pediria para fazermos mais francês e entregar o certificado. A Claudia me ligou às 15:30, disse que fomos aceitos e pediu para buscarmos o CSQ no mesmo dia.

      Nosso perfil

      Tenho 31 anos, sou formada em matemática, meu marido tem 35 anos é formado em quimica e técnico em artes gráficas.
      Estou grávida do primeiro filho.
      Temos 150 horas de francês e não falamos nada em inglês.

      Enfim com o CSQ em mãos.

      Desejo sorte à todos.

      Cleide

    • #32474
      Lior
      Participante

      Salut tout le monde,

      Fizemos a entrevista na sexta-feira passada.

      Passamos com o M. Eddie Alcide e estamos com o CSQ em mãos!

      O cara é bem sério e não dá conversa…mas, estando td certo, não tem como ele te reprovar…

      Qq coisa, pra quem quiser ler,  nosso breve relato está no nosso blog:

      http://kafemontreal.blogspot.com/2008/11/l-oui.html

      Bonne chance à tous!

      Bises,

      Aninha e Lior

      PS: nosso perfil: casados, ambos engenheiros civis e 29 anos, não temos filhos.

    • #32516
      Anonymous
      Participante

      Tenho um amigo que passou ontem pelas mãos do M. Eddie e conseguiu o CSQ. Acho que ele não participa da CBQ. Vou ver se pego autorização para postar o relato aqui.

      Lior, parabéns pelo CSQ!

    • #32533
      Anonymous
      Participante

      Pessoal,
      Segue o link com o relato da entrevista que um amigo meu fez ontem com o M. Eddie.
      Apenas a introduçã …

      Salut à tous!

      Primeiramente, informamos que conseguimos o CSQ! hehehe Foi dráaáááááámático o esquema… O relato é longo, desculpe-nos.

      Vejam lá em Família Jo a Caminho do Canadá

      Boa leitura!

    • #32602
      danisergio
      Participante

      Olá vizinhos,

      Agora escrevo essa saudação com muito mais propriedade, amparada pelos 4 CSQ’s no bolso.

      Fizemos a entrevista no BIQ São Paulo dia 12, às 11:15 h, com Madame Judith Doce Grennon. Começou um pouco mais tarde, mas para nós não foi problema.

      Estamos muito cansados pelas 18 horas de ônibus ida e volta (pobre sofre, hehe), mas vou sentar depois do almoço e escrever nosso relato para vocês.

      Nosso perfil
      Daniela – demandante principal
      Advogada, professora de inglês e organizadora de eventos (é, tudo ao mesmo tempo – pobre sofre parte II)
      Francês – intermediário avançado – nível B2 no TCF-Q, classificada como Francofone na entrevista

      Sérgio
      Turismólogo de formação, churrasquerio profissional (autônomo e funcionário de restaurante)
      Inglês básico, francês básico

      Dois filhos pequenos.

      Projeto de imigração consistente, desenvolvido em um ano e meio de estudos diários, pesquisas e muito trabalho.

      Destino – Sherbrooke

      Participação compulsiva na CBQ, presença em todos os Encontros de BH e grupo “Quoi?” de conversação

      Apoio e contato com os amigos que já estão no Québec.

      Foi isso que fez diferença na hora da entrevista.

      Um grande abraço, boa entrevista para todos que ainda estão por fazer e aos que ficaram de recuperação, não desanimem! Daqui a uns anos quando estivermos todos juntos no Québec vocês não vão nem se lembrar desses percalços.

      Um grande abraço e meu muito obrigada!!

      Dani Mello

    • #32603
      Anonymous
      Participante

      Parabéns, Dani!

      Depois, quando tiver descansada, poste o relato de como foi a entrevista. Sabe que nós nos interessamos por todos os detalhes!

      Sortudos … escaparam do M. Eddie …

    • #32604
      Baratinha
      Participante

      Parabéns Dani!

      Sucesso e alegrias na sua caminhada!

      Bianca

    • #32605
      Anonymous
      Participante

      Dani e Sergio,

      Parabéns mais uma vez. Ficamos com muita ansiedade até a sua ligaçao. ;)

      Sucesso no federal e hahaha, iremos juntos não?? :)

      Um abração para vcs,

      Jean

    • #32612
      Gilda
      Participante

      Dani e Sérgio,

      O sucesso de vocês na entrevista não é mero acaso, é merecimento!!! Parabéns por toda a dedicação e obrigada pelo exemplo que dão aos que estão se preparando para enfrentar o processo.

      Pelo jeito que a coisa anda já vi que vou ficar sozinha aqui com as bandeiras do Canadá e do Québec, e vcs todos lá, me dando tchauzinho pela webcam! rsrsrs

      Beijos!

      Gilda.

    • #32615
      fabiolabvalio
      Participante

      Pessoal, acabei de voltar da minha entrevista com a Mme. Judith e passei!! Estou muito feliz!!!!

      Mais tarde eu escrevo um relato completo!!

    • #32621
      nandaebarbosa
      Participante

      Pessoal,

      É com muita alegria que divulgamos que a nossa entrevista foi bem sucedida e que já estamos com o CSQ em mãos.  :mbounce:
      O nosso relato está no blog: http://www.valoisrf.blogspot.com

      Queremos agradecemos muito ao pessoal da CBQ que sempre nos ajudou muito com informações do processo!!!

      Bjs.

      Fê e Rô

    • #32624
      Anonymous
      Participante

      Fabiola,

      Parabens, pela entrevista. :)

      Aguardameos o seu relato.

      Um abraço,

      Jean

    • #32634
      SANDROMS
      Participante

      @nandaebarbosa”;p=”27106 wrote:

      O nosso relato está no blog: http://www.valoisrf.blogspot.com

      Acabo de ler o relato da entrevista de vocês e ficou uma dúvida… O entrevistador foi o mesmo M. Eddie tão criticado em outros tópicos destes forum? Até parece que não!

      Sandro.

    • #32653
      fabiolabvalio
      Participante

      Vamos ao relato da minha entrevista com a Mde. Judith Grenon:

      Meu perfil: 26 anos, economista, trabalho em banco na área de operações financeiras. Falo francês bem (tenho o DELF) e inglês.

      Ela é muito simpática (como todos já disseram) e, apesar de falar bem rápido, eu não tive problemas para entender. Em nenhum momento eu precisei pedir para ela repetir nada, o que foi muito bom.

      Ela conferiu os meus documentos, mas não aceitou uma experiência minha (durante 2 anos e meio eu tive bolsa do CNPq na universidade, de Auxílio em Pesquisa) pois eu não tinha o contrato (apenas os comprovantes de pagamento, com o nome e duração da bolsa). Como eu já tinha enviado os comprovantes junto com o dossiê e nada mais me foi pedido, eu imaginei que isso seria suficiente, por isso eu nem corri atrás para tentar conseguir algum outro comprovante. Vale aí a dica para quem está na mesma situação, tentar conseguir os contratos com a própria universidade ou com o fornecedor da bolsa.

      Depois de conferir tudo, ela me fez apenas uma pergunta: o que eu iria fazer no Québec. Aí ela mudou para o inglês e quis saber por que eu não tinha nenhum comprovante da lingua, se eu fiz 1 ano em escola particular. Milagrosamente eu não falei nenhuma palavra em francês nessa hora (depois que eu comecei a estudar o francês, o meu inglês está bem enferrujado)!! Conversamos um pouco e de repente ela falou que era o suficiente e que iria fazer a avaliação.

      Nessa hora me deu um pânico, porque eu não tinha falado quase nada ainda! Ao todo a entrevista durou 30 minutos, foi super-rápido, e sem a experiência acadêmica eu não tenho muito mais coisa (1 anos de estágio de 30h que ela considerou integral e meu emprego atual de 1 ano e 3 meses).

      Depois de alguns minutos ela me deu a notícia de que eu tinha sido aprovada e me explicou as próximas etapas. Ela me falou que meu nível de francês é muito bom e que era compreensível não ter tanta experiência profissional, devido à minha idade.

      Alguns pontos interessantes: mesmo com o certificado do DELF ela me perguntou se eu ainda estava estudando (estou fazendo aulas particulares) e queria saber se eu tinha algum comprovante. Antes mesmo de ser aprovada ela me recomendou o Desjardins, como um grande grupo financeiro e em expansão, onde seria interessante trabalhar.

      Aproveitando, um casal que estava esperando comigo e que foi entrevistado pelo M. Alcides conseguiu o CSQ, e na saída eles disseram que o entrevistador é simpático. Eu o vi apenas passando e não posso relatar muita coisa, mas acho que vale como uma informação a mais.

      Estou muito feliz com mais uma etapa cumprida. Agora estou mais um passo próxima ao Québec!!

      Obrigada a todos pelo apoio!!

    • #32658
      Anonymous
      Participante

      Félicitations Fabíola!

      Agora é só a burocracia do federal!

      On se voit au Québec!
      À la prochaine!

    • #32660
      Dewet
      Participante

      Fizemos nossa entrevista dia 13, 10:15 (na verdade foi só as 10:40) com o M. Eddie e…. 8O  

      PASSAMOS!!!!! :D  :D  :D

      Como ainda estamos em SP festejando escreverei nosso relato no domingo.

      Abraços e valeu todo o apoio!!!

      Dewet et Liége

    • #32668
      nandaebarbosa
      Participante

      Sandro,

      A nossa entrevista foi com o mesmo Monsieur Eddie tão comentado aqui no forum.
      Para a nossa felicidade, a entrevista fluiu muito bem e conquistamos nosso objetivo maior naquele momento.
      Vale ressaltar que eu e o Rô conversamos muito antes da entrevista sobre a possibilidade de ser o M. Eddie o nosso entrevistador e uma coisa foi muito importante para nós: Decidimos que, independente de quem fosse o entrevistador, estaríamos de coração aberto e confiantes para enfrentar os desafios, pois tínhamos certeza que estávamos preparados.
      Realmente, o M. Eddie foi simpático conosco e não temos do que reclamar.

      A todos que ainda passarão pela entrevista, desejamos muito boa sorte!

      Abraços.

      Fê e Rô

    • #32670
      danisergio
      Participante

      Taz,
      Obrigada pelas palavras.

      Acho mesmo que fomos sortudos, mas estávamos preparados também para o M. Alcide, após algumas correções realizadas em função dos relatos postados aqui. Foi bom porque eu tinha vontade de conhecer M. Grennon em função das experiências de outros amigos.

      Um outro rapaz que estava com entrevista marcada no mesmo horário fez com M. Alcide, o que acredito tenha sido encaminhamento de Deus, uma vez que nós tínahmos um perfil mais condizente com a M. Grennon, com pesquisas e projeto, e o rapaz estava mais “tipo Alcide”, com contratos e comprovantes formais.

      Estou escrevendo o relato mas ainda não terminei em função dos papéis do federal que estou organizando. Pretendo enviá-los na segunda.

      Bianca,
      Obrigada. Esse é só um passinho, pelo que acredito é a parte fácil de um projeto como o nosso. A verdadeira caminhada começa agora, intensificando as aulas de francês, as pesquisas de trabalho e estudo, busca de escola para as crianças e moradia, venda das nossas coisas, decidir o que levar…

      Já iniciei a procura por tudo isso, mas agora, com uma data mais aproximada, a coisa toma corpo.

      Jean e Camila,
      Liguei para dar notícias ainda do lobby do prédio do BIQ, hehehe

      Tivemos tantas experiências juntos nessa caminhada e agora estamos juntos na espera da próxima etapa!

      Gilda,
      Suas aulas tiveram uma participação muito relevante nessa etapa. Foram vários fatores que nos ajudaram a chegar lá, e seu envolvimento, interesse e capacidade foram decisivos. Aproeito para fazer propaganda: quem for de BH e precisar de professor de francês, a Gilda tem todas as credenciais!

      Não fiquem pra trás não, do jeito que o processo está voltando a ser rápido, ainda dá tempo de vocês irem em 2009. Não viu a Vanusa e o Rodrigo?

      Parabéns a todos os colegas de CSQ dessa etapa:

      Yuri
      Ismael
      William
      Anne 34
      Cleidee marido
      Aninhae Lior
      Marcio, Fernanda e Agata
      Fabíola
      Fê e Rô
      Dewet e Liége

      Parabéns também a todos os que ficaram de recuperação, a etapa da entrevista já foi vencida e agora vocês têm um passo a mais, nada além disso. Não desanimem!

      Grande abraço,

      Dani Mello

    • #32671
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Parabéns pelas entrevistas!!! E um parabéns especial para a Dani e o  Sérgio, ja que me receberam tao bem em julho!!!

      E agora é só continuar na espera…

      Abraços,[/align]

    • #32673
      Marisalpa
      Participante

      Parabéns a todos que conseguiram seus CSQ’s

      E toa confiança e determinação aos que ficaram de recperação, em breve estarão com o de vcs em mãos

      Abraços

      Marisa

    • #32778
      mirela
      Participante

      Antes de começar nosso relato, irei descrever nossos perfis e também já dizer que antemão que a nossa entrevista estava marcada no dia 12/11/08 às 15h30’ e estamos com o nosso CSQ!

      Perfis:

      Mirela – Requerente Principal
      28 anos
      Graduada em Arquitetura e Urbanismo desde 2002
      4,5 anos de experiência
      368 horas de francês

      Ricardo- Esposo
      28 anos
      Graduado em Arquitetura e Urbanismo desde 2003
      Curso Técnico em Edificações
      2,5 anos de experiência
      228 horas de francês

      Entrevista:
      Chegamos ao CENU 14h30 e avisamos na portaria da nossa presença, e na mesma hora percebi que a recepcionista possuía uma lista com os horários da entrevista e na intenção de acalmar a minha ansiedade fiz a seguinte pergunta:
      – Quem devemos procurar para a entrevista?
      A resposta foi imediata:
      – MS. Eddie Alcide
      Fomos avisados que as entrevistas estavam com 1hora de atraso.
      Na sala de espera já no 15º andar onde estávamos com mais 2 pessoas que também esperavam, logo apareceu a Mme. Soraya Tandel se desculpando pelo possível atraso e dizendo que a causa disso era a queda do sistema e que possivelmente sairíamos dali com a nossa resposta, porém sem o papel, que seria enviado por correio o mais rápido possível.
      Agradecemos a atenção e continuamos na nossa espera.
      Para nossa surpresa, após todos saírem, passaram-se apenas 15 minutos de atraso e fomos chamados pelo MS. Alcide, que por sua vez foi muito profissional e tranqüilo.

      Começou nos perguntando se preferíamos a entrevista em inglês ou em francês e a resposta foi:
      – Eu prefiro francês mas se o Sr. preferir eu posso fazer em inglês. Meu marido fala francês e nós dois falamos português.
      Ele sorriu e olhou para mim perguntando em inglês e prontamente respondi que sim e na seqüência vieram algumas perguntas do tipo: Onde você aprendeu? Quanto tempo estudou e por quê?
      Bem essas foram as únicas perguntas em inglês.
      Ele começou na seqüência a pedir meus documentos de comprovação de trabalho e eu fui mostrando. Tínhamos cartas assinadas de nossos empregadores em francês assim como holerites e carteira de trabalho e acreditamos que as cartas ajudaram em muito, já que nelas estavam todas as funções descritas assim como quantidade de horas. Assim que se deu por satisfeito pediu meu diploma e começou a digitar.
      Pediu nossa certidão de casamento.
      Dirigiu-se ao Ricardo e começou a pedir os diplomas e comprovações de trabalho dele. Das quais olhou apenas o necessário, a primeira delas. Perguntou algumas informações sobre Faculdade que ele estudou e do curso técnico.
      Enfim, fez algumas afirmações sobre as dificuldades de Equivalência de Diploma e a nossa intenção de ter o titulo de Arquiteto reconhecido pela OAQ (Ordem dos Arquitetos do Québec) e disse que esse processo poderia tomar mais de 4 anos. De prontidão respondemos que tínhamos um plano bem definido para isso e que estávamos preparados para trabalhar como desenhistas e assistentes de arquitetos. Mostramos também um dos 3  organogramas que o Ri desenvolveu de como faremos esse processo e quais nossos planos para cada fase de adaptação.
      A próxima pergunta foi:
      – E se vocês não encontrarem trabalho?
      – Não acreditamos que teremos problemas porque segundo nossas pesquisas, temos um mercado grande para explorar. Daí mostramos toda nossa pesquisa de mercado e vagas de emprego da nossa área no nosso plano.
      E ele volta a digitar. Estávamos em silêncio quando o interrompemos para deixar claro que estávamos à disposição para falar em francês, caso ele quisesse. Muito educadamente virou a cadeira e disse:
      – Vá pensando em alguma coisa para me dizer enquanto eu termino aqui.
      No final ele já estava imprimindo o nosso CSQ e eu sem perceber comecei a mostrar um portifólio falei bastante de trabalho e ele se interessado no começo, fez uma pergunta e logo disse:
      – Estou contente de dizer que vocês foram aceitos pelo Quebec.
      Bom eu e o Ri nos olhamos muito felizes e enquanto ele assinava nosso CSQ nos disse que nós parecíamos estar  preparados, com vários materiais, mas que também deveríamos estudar MUITO mais francês para chegarmos no Québec no ponto de encontrarmos um trabalho.
      Sem comentar que o Ri ficou rindo de mim, pois eu estava eu lá falando como uma tagarela sobre o meu trabalho e o entrevistador tentando nos entregar o CSQ…rsrsrs nem vi o tempo passar.
      Agradecemos, trocamos mais algumas palavras e saímos da sala, caminhando nas nuvens de tão felizes!!!

      Impressões pessoais:
      – O M. Alcide foi muito profissional e educado.
      – Percebemos que ninguém está lá para impedi-lo e muito menos aprová-lo automaticamente, portanto é necessária uma postura ativa SIM. Postura essa que é utilizar das perguntas dele para dar respostas longas, falar sobre o plano de imigração e mostrar o seu francês.
      – Tínhamos um Plano de Vida completo e com uma apresentação especial (um pouco até para mostrar a aplicação das nossas aptidões profissionais), que foi usado 10%. Apesar de o entrevistador ter olhado nosso plano a fundo, ele foi fundamental para o nosso amadurecimento, planejamento e tomada de decisões, nos dando mais segurança para a entrevista, pois sabíamos que se precisássemos tínhamos previsto algumas situações futuras.
      Concordamos com nossos amigos que já estão lá, de que a entrevista apesar de fundamental para o processo, ela é um pequeno passo para imigrar, e toda preparação, troca de experiências e pesquisa feita daqui ajuda na adaptação nas tão sonhadas terras Quebecoises!

      Gostaríamos também de agradecer a todos da CBQ pelas ajudas e experiências relatadas, afinal todos os relatos de experiências nos ajudaram muito.
      Merci!

      Mirela et  Richard

    • #32781
      Anonymous
      Participante

      Mirela e Richard,

      Parabéns pelo CSQ conquistado e pela relato postado, com certeza isso ajuda muito a quem ainda não passou pela entrevista.

      Boa sorte no Federal.

      Um abraço,

      Jean

    • #32782
      fabiolabvalio
      Participante

      Mirela e Richard, parabéns pelo CSQ!!

      Boa sorte!

    • #32794
      Dewet
      Participante

      Perfis:

      Liége – Requerente Principal
      32 anos
      Graduada em Administração
      MBA em gestão
      5 anos de experiência

      Dewet- Esposo
      39 anos
      Graduado em Processamento de dados
      Especialização em gestão de TI
      10 anos de experiência
      Empresário

      Fiz minha entrevista dia 13 em SP com M. Eddie.

      O que posso falar é que ele é extremamente profissional, todas as perguntas foram feitas com educação. Em nenhum momento houve falta de respeito ou qualquer outra atitude imprópria.

      Notei que ele dá muita importância para o Francês e pouco para o resto da documentação, aliás, o francês é o único item do dossiê que deve ser comprovando pessoalmente, todo o resto existem documentos que foram enviados e já analisados pelo escritório, portanto não vejo de forma negativa o fato dele não olhar de minuciosamente a documentação.

      Quanto ao francês dele, não achei difícil de entender devido ao sotaque. O problema é que ele fala baixo e não articula bem as palavras. Tanto é que quando ele fez algumas perguntas estando no micro, que fica em outra mesa, dá para entender melhor, pois ele fala mais alto.

      Conselhos… o de sempre, ficar calmo (beemmm fácil de seguir..hehehe), o que pode te derrubar na entrevista é falta de algum documento para comprovar o que foi colocado no dossiê ou o francês abaixo do que foi preenchido.

      Bonne chance

    • #32795
      goreti
      Participante

      parabens a todos!!!!!

    • #32797
      mrodolfo
      Participante

      Mirela e Ricardo,

      Parabéns pela conquista! Também sou técnico em edificações (ETFSP 1992). Onde você estudou?

      Liége e Dewet,

      Mais uma etapa vencida. Que venha o Federal! O seu MBA em gestão era de quantas horas e como ele foi classificado?

      à la prochaine,

    • #32798
      Dewet
      Participante

      Marcos,

      O da minha esposa era de mais de 400 horas da FGV a minha especialização era de 390 horas.
      Não sei como foi classificado e nem quis perguntar, após ter ouvido que fomos aceitos só queria agarrar o CSQ sair daquela sala..hehehehe
      Mas pelas pesquisas que fiz eu preenchi no dossie os dois como Études Universitaire de Deuxième Cycle, e o meu contando como uma segunda área de conhecimento (1 pontinho à mais é sempre bem vindo), com esta classificação nós precisávamos de francês intermediário para ter a pontuação necessária.

      Não sei como foi classificado só sei que deu certo…hehehe

      Bon week-end

    • #32802
      Anonymous
      Participante

      Liége e Dewet,

      Parabéns pelo CSQ, sucesso agora. Falta pouco.

      Um abraço,

      Jean

    • #32803
      fabiolabvalio
      Participante

      “Bon week-end”

      Só por curiosidade: na sala de espera da entrevista eu estava conversando com uma garota que tinha acabado de chegar de Montréal e ela falou que lá eles não gostam de palavras “inglesadas”, ou seja, eles só falam “fin de semaine”!

    • #32804
      mrodolfo
      Participante

      Dewet,

      Merci! Possuo um MBA na FGV (de 372 horas) que não estou considerando como segunda formação (possuo mestrado em engenharia). Estamos trabalhando com o pior cenário…

      Abraços,

    • #32805
      RonaldoMaciel
      Participante

      @fabiolabvalio”;p=”27306 wrote:

      “Bon week-end”

      Só por curiosidade: na sala de espera da entrevista eu estava conversando com uma garota que tinha acabado de chegar de Montréal e ela falou que lá eles não gostam de palavras “inglesadas”, ou seja, eles só falam “fin de semaine”!

      Olá Fabiola, parabens pelo seu CSQ…esperamos receber o nosso dia 17/dez dia da nossa entrevista. Na verdade em Montreal eles usam bastantes palavras inglesadas sim, como JOKE (e não blague), blender, mixer, marketing etc…

      mas o weekend é uma exceção. Na França eles usam, mas no Québec é fin de semaine…

      Abraço e parabéns a todos pelos bons resultados nas entrevistas e sorte/força aos que não conseguiram ou estão de molho. Muito obrigado por todas as dicas.

      Ronaldo e Susana
      Envio dos docs: 26/07/2008
      Convocação para entrevista (e-mail): 20/11/2008
      Entrevista: 17/12/2008

      Montréal aí vamos nós!!!!

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #32808
      marcialigerep
      Participante

      Ola a todos! Segue nosso relato da entrevista:

      Requerente principal:
      Marcia, 35 anos, formada em Adm de empresas, 150 de frances e ingles fluente.

      Meu esposo: Andre, 36 anos, formado em Adm de empresas e tecnico grafico, 150 horas de frances e ingles fluente.

      Temos um bebe de 3 meses e visitamos o Quebec no ano passado.

      Nossa entrevista aconteceu no dia 12 de novembro no periodo da manha com o Sr. Eddie Alcide. Logo de cara ele disse que estavam com problemas no sistema e que caso fossemos aprovados receberiamos nosso CSQ pelo correio.
      Ele perguntou se falavamos ingles, frances ou espanhol e eu disse em frances que falavamos frances e em ingles que falavamos ingles e ele entao perguntou onde haviamos aprendido ingles. Eu disse que nos moramos nos EUA e que estudamos la. Me perguntou tambem o que eu fazia da vida e tambem expliquei em ingles. Ele entao pediu em frances os comprovantes da empresa em que eu trabalho, pediu o diploma e perguntou para que cidade nos nos mudariamos. Perguntou tambem para o meu marido o que ele fazia da vida e pediu os mesmos comprovantes. Nos solicitou tambem nossos passaportes e certidao de casamento e de nascimento da nossa filhinha.
      Se virou para o computador e ficou digitando… dai veio o famoso silencio absoluto que todos comentam. Como realmente o problema no sistema nao foi solucionado ate o final da nossa entrevista nos nao ouvimos o barulhinho da impressora mas ele nos parabenizou por temos passado e nos disse que receberiamos o CSQ pelo correio.
      Ele foi muito educado e profissional. Nao solicitou declaracoes das aulas de frances e nem as propostas de emprego do site JOBOOM que eu mencionei a ele que havia feito o cadastro e recebido varias propostas. Minha dica principal eh nao ficar intimidado com a atitude dele pois eu acredito que ele fala pouco justamente para testar o nivel de frances portanto, nao se limitem a respostas simples e gastem todo o seu frances! Outra dica que eu acho super valida eh o simulado que a Catherine da Ecole Quebec faz. Ela da uma aula particular com muitas dicas super uteis e o mais legal eh que a entrevista dela eh mais dificil que a do Sr. Eddie!
      Desejamos boa sorte a todos e nao se apavorem pois eles nao estao la para barrar ninguem e sim para verificar se as informacoes fornecidas nos formularios sao verdadeiras.
      Um abraco, Marcia

    • #32811
      Patinha11
      Participante

      Parabens a todos que passaram!   :clap2:
      Se preparem pq aqui faz frio de verdade !! hehe!!
      Agora e se preparar cada dia mais em frances e em ingles!

      :D

    • #32812
      danisergio
      Participante

      Oi Marcia,

      Acredito que tenhamos nos visto no dia 12. Meu marido e eu fizemos a entrevista com Madame Judith, marcada para as 11:15, mas chegamos no BIQ por volta das 10:00, e justamente ouvimos a notícia que um casal teria dito que os CSQ’s não estavam sendo impressos naquele dia.

      Qual não foi nossa surpesa quando um rapaz que estava conosco na sala de espera saiu de lá com o CSQ. O mesmo aconteceu conosco em seguida. Acho que você deu azar. Já vieram os de vocês?

      Parabéns pela aprovação!

      Grande abraço, nos vemos no Québec!

      Dani Mello

    • #32814
      marcialigerep
      Participante

      Oi Dani! Sim, os CSQ’s chegaram no dia seguinte via Sedex.

      Vcs ja enviaram a documentacao do federal?

      Parabens pra vcs tambem!

      Marcia

    • #32815
      marcialigerep
      Participante

      Oi Dani! Sim, os CSQ’s chegaram no dia seguinte via Sedex.

      Vcs ja enviaram a documentacao do federal?

      Parabens pra vcs tambem!

      Marcia

    • #32817
      danisergio
      Participante

      Oi Márcia,

      Fico feliz que não tenham demorado.

      Enviamos a documentação dia 19, depois que eu apertei o pescoço do marido  ;-)

      Se dependesse dele, até hoje estaríamos conferindo datas. Porque pra ele não basta ligar, tem que ir em cada lugar conferir os detalhes. Acho que a gente fica meio neurótico com esse processo  rsrsrs

      Interessante observar que enviamos a documentação um dia antes de completar um ano da abertura do nosso processo provincial.

      Abri um tópico pra gente curtir a espera juntos. Se quiser, me manda uma MP que coloco seus dados lá.

      Grande abraço e felicidades!

      Dani Mello

    • #32830
      fabiolabvalio
      Participante

      Ronaldo e Susana, obrigada pelos parabéns, pela contribuição e correção!

    • #32853
      wiliam
      Participante

      Pessoal, quantos CSQ’s hein? rsrsrsr!

      Parabéns à todos que conseguiram e que ainda vão conseguir!

           abraços

      23/02/2008 – Envio dos documentos para Buenos Aires
      28/10/2008 – Entrevista em São Paulo
      01/11/2008 – Recebimento do CSQ pelo correio
      10/11/2008 – Entrega dos documentos da parte federal no consulado
      25/11/2008 – Recebimento da carta de abertura e E-CAS

    • #32876
      jaque
      Participante

      Olá pessoal.

      eu e meu marido fizemos a entrevista hoje em São Paulo com a Soraia Tandel.

      Ela foi super simpática e gentil.

      Estamos com o nosso CSQ, quanta alegria!!!!!!!!!!!!!!

      Abçs,

      Jaque

    • #32883
      Anonymous
      Participante

      Parabéns pelo CSQ!
      Terça que vem é a nossa vez …

    • #32897
      Malaman
      Participante

      Passamos !!!

      Pessoal, fizemos a entrevista com o M. Yves Bougie hoje em São Paulo. Nós iríamos fazer com a Mme Soraya, mas como tinha outras pessoas a serem entrevistadas ele nos atendeu para ajudá-la, portanto dificilmente ele fará outras entrevistas. Um casal que fez com a Soraya enquanto fazíamos com o M. Yves também passou.

      De qualquer forma, assim como a maioria dos relatos, foi tudo muito tranquilo !

      Posteriormente postaremos nosso relato completo !

      Boa Sorte a TODOS !

    • #32905
      danisergio
      Participante

      Jaque, Caia e Ricardo,

      Que novidade bacana! Da entrevistadora e do sucesso de vocês!

      Parabéns, bem-vindos ao clube. Mandem logo esse federal aí!

      Dani Mello

    • #32958
      Jujuba-SP
      Participante

      Olá pessoal,

      Fiz a minha entrevista hoje as 11:00hs com o M. Eddie Alcide, estava marcado para as 10:15h. Foi uma entrevista bem rápida, acho que durou uns 30 minutos no máximo. Ele foi sério e bem profissional. Caí na besteira de dizer que meu francês não é bom e ele pegou um pouco no meu pé por isso, mas o resto fluiu muito bem.
      A Mme Judith também estava entrevistando e todo pessoal que estava lá também passou. As perguntas feitas foram aquelas de costume. Ele me perguntou onde eu gostaria de viver; qual a minha formação, pediu para ver o diploma; quis saber o motivo da decisão de imigrar; pediu as comprovações do meu trabalho atual; o que pretendo fazer lá. Acho que foi isso.

      Gente eu estava uma pilha de nervos e nem dormi direito essa noite, mas fiz de conta que estava tudo muito bem. Mostrei firmeza nas respostas e procurava olhá-lo sempre nos olhos.

      É isso!!

      Boa sorte aos que ainda farão entrevista!!!

      Abraços,

      Juliana

      Juliana

    • #32959
      Chaton
      Participante

      Pessoal,

      Depois de um longo desaparecimento desta comunidade devido a dúvidas quanto a migrar acabei me decidindo: minha entrevista será esta quinta-feira, em São Paulo!!! Souhaitez-moi bonne chance!!!

    • #32965
      henriquesidney
      Participante

      Eu tambem fiz minha entrevista ontem dia 01/12/08 as 14:00h (minha entrevista estava marcada para 13:30pm) e fui aprovado com a Mme Judith, muito simpatica.

      Boa sorte a todos

      Henrique

    • #32966
      fabiolabvalio
      Participante

      Parabéns a todos!!

      A gente se encontra no Québec!!

    • #32976
      Anonymous
      Participante

      Olá, Pessoal!

      Passamos na entrevista e estamos com o sonhado CSQ nas mãos! Segue o relato:

      -INDO PARA SÃO PAULO
      Nuvens negras se abateram sobre Curitiba na segunda feira … além do toró que deixou a maior confusão, acabamos saindo tarde do trabalho, nos atrasamos e perdemos o nosso vôo para São Paulo sagunda à noite. Como era o último vôo saindo de Curitiba, o jeito foi transferir a passagem para terça pela manhã e torcer pra nada dar errado. Pra remoer a raiva de perder o vôo e a falta de vontade gastar mais R$60,00 em táxi, pegamos o ônibus pra ir do aeroporto de volta pra casa. Chegando em casa eu resolvi dar uma rearrumada nos nossos documentos pra entrevista.
      Terça feira, toca pro aeroporto pra pegar o vôo das 8:30. Deu um medão porque, embora tivesse sol (coisa rara a essa hora em Curitiba), tinha um nevoeiro exatamente em cima do aeroporto … mas, no fim, o vôo saiu certinho. Chegando em SP, fomos direto pra região do bureau pra ficar cercando até a hora da entrevista, que seria às 14:00. Chegando lá, encontramos um casal daqui de Curitiba que conhecemos no Centre Québec durante nossos cursos de preparação e imersão (tomara que tenham passado).
      Como todo mundo que chega bem antes da hora da entrevista, matamos o tempo no shopping D&D que fica em frente ao bureau.

      -A ENTREVISTA
      Às 13:30, fomos ao prédio do bureau e vimos o pessoal (Soraia Tandel, Eddie Alcide, Judith Grenon …) saindo pra almoçar. Decidimos enrolar um pouco na calçada e olhar o povo passar até umas 15 pras 2. Fomos anunciados, subimos e ficamos na sala de espera junto com mais 2 casais e um rapaz. Um dos casais (A. e L.) eram de Curitiba tb. Outro casal era de Recife e eles tinham transferido a entrevista para SP (eram casal mas fazendo entrevista em separado, pois eram noivos ainda). O outro rapaz eu não sei dizer …
      O pessoal voltou do almoço e começaram a chamar os candidatos. O casal de recife acabou fazendo a entrevista junto com o M. Eddie Alcide (tomara que tenham passado). Em seguida, o casal de Curitiba foi chamado pela Mme. Judith Grenon. Dali a pouco, a Mme Soraia Tandel nos chama e começa a entrevista.
      Lembramos dos conselhos da Prof. Geneviève e fomos proativos desde o momento de fazer os cumprimentos, creio que fez bastante diferença durante a entrevista. A Mme Soraia começou nos explicando que o nosso dossier havia sido analisado e ela ia fazer uma verificação e avaliação geral. Começou pedindo o meu passaporte, notou o visto de séjour temporaire e quis saber aonde tínhamos ido e por quanto tempo. Expliquei que fomos a Ville de Québec visitar amigos por 4 dias e a Montréal por 2 semanas para fazer um curso de francês. Já entreguei para ela o certificado do curso e a carta de aceitação da escola. Ela pareceu bem satisfeita em ver que nós tínhamos ido ao Québec para conhecer e aprimorar o francês.
      Em seguida, pediu o meu diploma e histórico. Fez comentários em relação ao curso ser de engenharia mesmo, já que a minha escola (CEFET-PR, atualmente UTFPR) também possui curso de tecnologia e curso técnico. Perguntou o número de anos do curso, quanto tempo demorei pra concluir e se deu por satisfeita.
      Depois, quis saber sobre a minha experiência profissional e o que fazia como engenheiro na empresa onde trabalho. Eu expliquei que era engenheiro de desenvolvimento e blá, blá, blá. Perguntou o que eu queria fazer no Québec e eu falei que queria trabalhar como engenheiro mesmo em Ville de Québec, mas sabia que precisaria da aceitação da OIQ, mas que em VQ há o Centre RIRE2000 que auxilia os imigrantes durante o processo da OIQ.
      Ela quis saber se já havia feito alguma procura de emprego e mostrei vagas que achei no mercado interno da empresa que trabalho (que possui escritórios no Canadá), vagas do Jobboom, Monster e EmploiQuébec, mostrando que haviam boas ofertas em Ville de Québec, embora a maioria das oportunidades estivesse em Montréal. Em seguida ela perguntou o que eu faria até obter a aceitação da OIQ e eu disse que poderia trabalhar em áreas correlatas, mas que não tinham o título de engenheiro, como Analiste Programmeur, etc. Ela se deu por satisfeita.
      Depois, confirmou comigo que eu tinha feito francês na Aliança Francesa, mas nem pediu a declaração de horas atualizada, só marcou lá no computador que havia feito na AF mais um curso em Montréal.
      Em certo momento, ela perguntou sobre filhos e a gente disse que ainda não os tínhamos e que esperávamos para ter “des petits québecois” … hehehe.
      A conversa estava bem descontraída e a minha esposa também falava. Às vezes, a Mme Soraia cortava e dizia que ela que eu respondesse …
      Depois, chegou a vez da minha esposa. A Mme Soraia pediu o diploma, confirmou a experiência profissional, o que fazia no trabalho e só.
      Logo após, se dirigiu a nós e proferiu a tão esperada frase “Félicitations, vous êtes acceptés au Québec”. Disse que só iria organizar os dados no sistema para imprimir o CSQ e depois passaria as informações para as etapas seguintes.
      O interessante é que para o nível de Inglês, ela simplesmente me perguntou (em francês mesmo) se eu achava que falava melhor francês ou inglês. Eu respondi que, para uma conversa do dia a dia, eu achava que meu francês era melhor, já que o meu inglês é utilizado somente profissionalmente para assuntos técnicos, com construções de frases mais simples e que, embora falasse inglês há mais tempo, achava que o francês era melhor. A minha esposa disse que não concordava muito, que eu falava bem inglês, mas a Mme Soraia disse que tudo bem, ela ia marcar o inglês com um nível um pouco abaixo do francês e que a gente não dependia desses pontos, então eles evitam falar em inglês para não misturar na cabeça do entrevistado … em momento algum pediu declarações nível de inglês.
      Ao emitir o CSQ, para a minha surpresa, eu fui avaliado como francófono e a minha esposa como NF. No sistema, ela tinha colocado o meu nível como 7 (avancé) e a minha esposa como 6(fin intérmediaire), numa escala de 1 a 10, mesmo a gente tendo os mesmos cursos a gente achar que temos o mesmo nível. Talvez tenha colocado assim porque acabei falando bem mais na entrevista, já que era o requerente principal.
      Depois, recebemos o Apprendre le Québec, algumas folhas com informações e declarações e quis saber aonde tínhamos tomado conhecimento sobre o programa de imigração e eu disse que foi pela entrevista que ela tinha dado à CBN ano passado aqui em Curitiba e pela posterior palestra. Ela pareceu bem satisteita e nos felicitou, disse que ficava muito contente por termos escolhido Ville de Québec e nos desejou boa sorte. Saímos da sala bem contentes e tentamos tranquilizar o pessoal que estava na sala de espera.

      Bom, assim foi a entrevista. Mme Soraia não pediu muitos documentos, só olhou bem os passaportes, os diplomas de engenharia e as carteiras profissionais. O assuntos iam surgindo e eu sempre tentava dizer por mim mesmo informações que eu sabia que ela iria acabar perguntando, como a cidade para onde gostaríamos de ir.
      Foi tudo tão tranquilo que nem me lembrei de marcar o tempo exatamente, tudo se passou em torno de 30 minutos.

      -A VOLTA
      Saindo do bureau, descemos o elevador com o casal A. L. de Curitiba (eles passaram também – Félicitations). Como estavam visitando parentes de carro, gentilmente nos deixaram em uma estação de metrô para podermos chegar facilmente à rodoviária (é isso aí … a ida é de avião, mas a volta é de buzão). Se vocês estiverem lendo, faz favor de entrar em contato pra marcarmos uma pizza de comemoração!
      Pegamos o ônibus das 17:00 e chegamos aqui em Curitiba à meia noite e meia, ufa!

      Bom, é esse o nosso longo relato da entrevista de seleção! O bureau é bem tranquilo, eles tentam deixar um ambiente de calma na sala de espera, a sala aonte acontece a entrevista é bem agradável. Não tem o que se preocupar. Ninguém está lá pra reprovar ninguém, basta manter a calma e deixar o francês fluir.

      Agradecimentos a A. e L. por nos ter ajudado ali na saída do Bureau (entrem em contato), às nossas professoras do curso regular da Aliança Francesa (Letícia, Rosangela, Julia, Nonô e Marisa), o pessoal do Centre Québec, com a prof Geneviève, que nos deu dicas muito boas durante os cursos de preparação para entrevista e imersão e aos amigos que conhecemos pessoalmente e outros somente aqui na internet pelas informações, relatos, etc. Marmé e Tati, valeu pela acolhida aí em Ville de Québec!

      Alors, à la prochaine!

    • #32977
      Anonymous
      Participante

      Parabéns a todos que passaram na entrevista,

      Sucesso agora e vamos ver se nos encontraremos pelas terras geladas.

      Um abraço,

      Jean

    • #32995
      SANDROMS
      Participante

      @_TAZ_”;p=”27504 wrote:

      Olá, Pessoal!

      Agradecimentos a A. e L. por nos ter ajudado ali na saída do Bureau (entrem em contato), às nossas professoras do curso regular da Aliança Francesa (Letícia, Rosangela, Julia, Nonô e Marisa), o pessoal do Centre Québec, com a prof Geneviève, que nos deu dicas muito boas durante os cursos de preparação para entrevista e imersão e aos amigos que conhecemos pessoalmente e outros somente aqui na internet pelas informações, relatos, etc. Marmé e Tati, valeu pela acolhida aí em Ville de Québec!

      _TAZ_,

      Realmente com a preparação no Centre Québec é dificil não passar. Eu fiz aula lá, a maior parte do tempo o Prof. Adriano.

      Parabéns!!!

      Sandro.

    • #32996
      nicanto
      Participante

      Nossa entrevista….

      Olá Pessoal!!

      Fizemos nossa entrevista ontem…passamos tb!!

      Nosso entrevistador foi M. Eddie…achamos ele muito profissional e simpático.
      Ele iniciou nossa entrevista perguntando se falavamos inglês e francês, depois perguntou para o meu marido o que ele fazia (em inglês) depois para mim (em francês). Perguntou o que iriamos fazer no Quebec, qual a cidade que gostaríamos de morar, porque meu marido ganha muito mais que eu (pois eu tenho bolsa de mestrado do CNPq)…respondi então. Depois foi pedindo os documentos, perguntou sobre filhos (ainda não temos) e ficamos uns 10 minutos quietos…quando começou a tão sonhada impressora a imprimir as folhas…então ele abriu um sorrisão e disse: – “Félicitations!…”…Nós respiramos então…Ufa! Que alívio! Mas foi tudo muito tranquilo mesmo, tanto que eu até esqueci minha bolsa na sala dele…hehehe…tive que voltar lá para buscar!!

      Nossa impressão sobre a entrevista com M. Eddie:

      O M. Eddie, segue um roteiro previsivel de perguntas, ou seja, o que ele precisa saber para aprovar vocês…
      – Qual a sua formação? Onde se formou?
      – Onde você trabalha? Quanto ganha? O que faz? Desde quando?
      – Fala inglês e francês? Onde fez francês?
      – Porque Quebec?
      – Quais os seus planos no Canadá? O que vai fazer la?
      – Já esteve no Canadá? Por quanto tempo?
      – Em que cidade vai morar e porque?
      – Que idade? Tem filhos?
      – Quanto vai levar de dinheiro?

      Saiba responder tudinho!!! Se você souber responder estas perguntas e comprovar o que ele pede…com certeza vão passar!

      Ele não pergunta nada além do que ele precisa para entender sua formação, trabalho e tudo mais, vá com tudo isto muito preparado para explicar em francês e inglês também…aí está garantido!

      Bom pessoal!!
      Era isto!! Esperamos ajudar com o nosso relato!
      Desejamos boa sorte a todos! Ficaremos torcendo!! Um grande abraço!!

      Nica

    • #32998
      Anonymous
      Participante

      Parabéns Nica,

      Sucesso agora no federal, é só aguardar…

      Umm abraço,

      Jean

    • #32999
      Patinha11
      Participante

      Parabéns Nica !!
      Boa sorte no Federal !
      :)

    • #33003
      Alvaro
      Participante

      MEU CSQ!!!!!!!
      É isso ai galera, mais um saiu!!! Fui entrevistado pela Mme Judith Grenon, na ultima terça-feira. Não consegui avisar antes, mil coisas acontecendo, mas to superfeliz!!Obrigado pelo apoio galera, boa sorte pra nós!!!
      Postei um relato detalhado no meu blog: Canada Project
      Aqui vai um resumo:
      cheguei cedo a entrevista, uma pilha de nervos, sem conseguir me comunicar com nenhuma das outras pessoas que tb esperavam a entrevista. O (temido) entrevistador haitiano passou pela sala de espera sem dizer nada e gelou o ambiente, mas haviam duas outras entrevistadoras, então a chance de ser entrevistado por ele, caiu para pouco mais de 30%…melhor assim. Depois de 1h de atraso, finalmente Madame Judit chama meu nome. Entrei na sala e ela pediu os documentos principais…entreguei. Não sei exatamente por que eu disse que fazia circo e ai a conversa destravou total. Ela falou um monte sobre Solei e Montreal e só ai eu percebi que já estava mais relaxado e falando com tranqüilidade. Tava difícil de entender, é verdade, mas consegui respoder as perguntas e entregar o que ela foi pedindo…Depois de ver tudo ela se virou para o compuatdor, acessou o programa e antes de digitar minha pontuação soltou um “creio que você deve ter sido aceito”…e eu: “oi?”…ela entrou no programa, digitou os campos e apertou enter…e…”vous ete accepté”, mas sem euforia alguma, tão natural quanto qualquer outra coisa que ela disse antes. E depois, imprimiu o documento (CSQ), me falou sobre os próximos passos, me deu algumas dicas e muitos parabens e boa sorte…e eu só “merci, merci, merci”. Sai de lá flutuando e nem achei ruim ter ficado preso no congestionamento de fim de tarde em SP. Agora é dar entrada no visto e seguir adiante.

      Valeu pelo apoio e pela paciencia gente!

    • #33004
      Chaton
      Participante

      Olá pessoal,

      Fiz minha entrevista hoje, ao 12:00, no escritório da Berrini. Havia vários entrevistadores e eu era o último do período da manhã. Eu estava tão nervoso que cometi duas gafes logo no começo:

      a) ao entrar no escritório da representação do Québec, bati sem querer a porta;

      b) a secretária me informou que havia um atraso. No nervosismo pensei que ela estivesse dizendo que eu estava atrasado, e exclamei: “mas a minha entrevista é meio-dia!”, e ela repetiu que a entrevistadora havia se atrasado. Morri de vergonha e pedi desculpas e expliquei o meu entendimento, e fui me sentar na sala de espera, com uma série de panfletos sobre o Québec e uma TV aonde era exibido um espetáculo do Cirque du Soleil. Havia alguns casais por lá igualmente nervosos. Aquela situação me incomodou, por eu ser o único solteiro, mas os outros acabaram me falando que houve uma moça solteira mais cedo. Isso me acalmou. Em suma, os demais foram sendo chamados para a entrevista, das quais todos saíam sorridentes e aliviados com seus CSQ em mãos. Ao final fiquei sozinho e com apenas 15 min de atraso (normalíssimo, tanto que eu havia tomado um café da manhã reforçado) Mme. Soraia Tandel me chama. Confesso que fiquei aliviado por ser ela, pois assisti ao podcast dela na internet (e quem viu sabe: é bastante encorajador).
      Na sala da entrevista ela solicitou os originais de meu diploma (bacharel em c. sociais com habilitações em sociologia e antropologia) e as certidões de meu emprego atual (funcionário público frustrado). Ela se interessou bastante sobre a bolsa do Programa de Educação Tutorial- PET que recebi ao longo de minha graduação, acredito que isso tenha contado pontos a meu favor. O DALF também me ajudou. Ela ficou muito surpresa com a minha opção pelo Nord-du-Québec (“C’est trop froid!”) e disse que estava pensando ainda na Côte-Nord e na Gaspésie, explicando que são lugares de pioneirismo e de inovação (pensei em dizer que eram a Amazônia do Québec, mas fiquei com medo de pegar mal apesar de ser justamente isso que me atrai). Ela perguntou um pouco sobre meu trabalho atual, do qual falei mal. Ela me cortou rápido e tive a impressão de que ela fez uma careta discreta neste momento, talvez porque não seja adequado falar mal do trabalho atual e neste momento pensei “pisei na bola”. Mas logo ela me perguntou em que área eu desejava trabalhar, e disse que me interesso muito pela articulação inter-municipal, já havia visto chamadas para trabalho nesta área mas nenhuma no momento, e por isso gostaria, neste meio tempo, de trabalhar como “intervenant social”, que não é restrito aos titulados em serviço social, é atividade na qual tenho experiência e realmente é algo que gosto de fazer (especialmente em um local aonde há uma rede de proteção social de fato, como no Québec – mas isso eu não disse). Em seguida uma pergunta inusitada: “Et ta maman?” (tenho 25 anos). Expliquei que minha irmã continuaria no Brasil, estando prestes a se casar. Fiquei pensando se essa pergunta na verdade não está associada a uma cautela (muito justificada aliás, se formos olhar com mais frieza o processo) de evitar que os imigrantes não levem seus pais que, idosos, tenderiam a onerar o sistema de saúde do país. Ao final: CSQ!!! Sem perguntas em inglês (apesar de ela ter perguntado sobre meu nível de inglês – que é intermediário – e ter recomendado que eu me aplique para melhorá-lo uma vez no Québec). Fiquei zonzo de felicidade: depois de 3 anos de decepções profissionais finalmente vou ter uma chance de trabalhar em um país que premia a iniciativa ao invés de puni-la, mais precisamente em uma região cheia de desafios e possibilidades muito muito longe dessa ditadura do status quo que é o Brasil!!! A única coisa chata é que o processo federal é longo… Mas gostaria muito de já ir em maio, para aproveitar bem o verão.

      Este foi o meu relato (mais um desabafo). Escrevi de uma vez só, perdoem-me eventuais falhas redacionais.

    • #33005
      Anonymous
      Participante

      Parabéns a todos nós, hehehehehe …
      Viu só, Alvaro? Não foi tão terrível assim, né? Lá na sala de espera eu até tentei puxar conversa com vc, mas vc tava muito quieto … hehehe.
      Chaton, vc se arriscou mesmo falando mal do seu serviço … dica: nunca fale mal do seu emprego atual, principalmente se for uma entrevista de emprego :) Mas, no fim, tudo deu certo, heim!
      On se voit au Québec!

    • #33006
      SANDROMS
      Participante

      Chaton,

      O Canada abra as portas para você levar sua mãe sim! Quando você estiver bem economicamente lá e provar que pode sustentar os parentes, pode pedir o processo de reagrupamento familiar. Veja aqui site do governo do Canada.

      Parabéns….!

      Sandro.

    • #33008
      Baratinha
      Participante

      Parabéns para todos que conseguiram o CSQ!

      Um abraço e muito sucesso

      Bianca

    • #33011
      Alvaro
      Participante

      _TAZ_, mil perdões!!!! Sei que eu parecia uma samambaia, fechado em mim mesmo…Não sou mala não..kkkkkkkkk Era puro nervosismo, desespero e ansiedade, tudo junto!!! Depois de ler o Blog de você me lembrei que vocês eram o casal que parecia estar mais relaxado e puxaram papo com todo mundo. Admiro a segurança de vocês!!! Eu não consegui dizer nada e parecia que ia fazer xix na calça…hahahahahahah…que drama,né? Depois que passa a gente vê que nem é tão tenebroso assim…quer dizer, a Sra. Judiht foi uma mãe pra mim!!!
      Parabéns pela conquista!!!

      Agora eu só quero férias e pensar no futuro!!!
      Chega de 2008, tá otimo até aqui, quero virar a folhinha logo!

      abraços e boa srte pra v e sua esposa!

      E aproveito para desejar o mesmo apra os outros casais que me viram sentado do lado do bebedor, de cara fechada, concetrado! Desculpe ai gente, quem sabe um dia a gente toma um chopp e ri disso tudo!

    • #33013
      BeatrizM
      Participante

      Parabéns a todos vocês!
      Abs,
      Bia

    • #33014
      Anonymous
      Participante

      @Alvaro”;p=”27541 wrote:

      _TAZ_, mil perdões!!!! Sei que eu parecia uma samambaia, fechado em mim mesmo…Não sou mala não..kkkkkkkkk

      Hehehehehehe
      Não esquenta, Álvaro! O importante é que conseguimos os CSQ! Aquela salinha “com ar de calma” acaba deixando nervoso mesmo. Por isso mesmo que a gente resolveu puxar conversa com todo mundo pra dar uma descontraída, tirar a cabeça da entrevista. Fico feliz de vc ter conseguido o CSQ, eu vi aqui na CBQ que vc tava bem preocupado, principalmente com o M. Eddie Alcide, hehehehe.
      Um dia a gente acaba se cruzando e dando bastante risada de tudo isso, hehehehehe!

    • #33015
      Chaton
      Participante

      @SANDROMS”;p=”27536 wrote:

      Chaton,

      O Canada abra as portas para você levar sua mãe sim! Quando você estiver bem economicamente lá e provar que pode sustentar os parentes, pode pedir o processo de reagrupamento familiar. Veja aqui site do governo do Canada.

      Parabéns….!

      Sandro.

      Obrigado, Sandro!

      Mas só esclarecendo: não pretendo levar minha mãe, ela está muito bem aqui no Brasil ^^

    • #33032
      Butox
      Participante

      Pessoal,

      Fizemos nossa entrevista no dia 04/12 com a Mme Judith Grenom e estamos com os nossos CSQs!

      O relato, ainda incompleto, está no nosso novíssimo blog (récem nascido, na verdade tem 10 minutos de vida).

      Vers Le Québec

      Tentei ser o mais detalhista possível e por isso, ainda não terminei de escrever. Mesmo assim ele já está enorme!

      Leiam quem tiver paciência e desculpem possíveis erros de português. Depois eu reviso com calma.

      Abraços

      Rodrigo

    • #33035
      Carlos_Santos
      Participante

      Parabéns Rodrigo.   :wink:

    • #33040
      Butox
      Participante

      Obrigado Carlos!

      Agora o relato no blog está completo!

      http://verslequebec.blogspot.com/

      Abraços

      Rodrigo e Vanusa

    • #33043
      Anonymous
      Participante

      Rodrigo e Vanusa,

      Parabens,  :beer2: :beer2: :beer2: :beer2:

      Ja brindamos e brindaremos mais.

      Um grande abraço,

      Jean e Camila

    • #33062
      Butox
      Participante

      Pessoal,

      Alguém será entrevistado em São Paulo essa semana?

      Quem será o entrevistador(a)?

      Abraços

      Rodrigo

    • #33064
      danisergio
      Participante

      Oi pessoal,

      A Michelle, da comunidade “Quero ir para o Québec”, disse que o namorado dela fez a entrevista em Recife com Madame Judith.

      Parece até natural, já que M. Eddie foi para lá antes, que eles tenham trocado agora.

      Mas nessa época Mme. Judith foi para Buenos Aires e Mme. Soraya ficou em São Paulo fazendo entrevistas.

      Mais especulações pra deixar todo mundo maluco, hehehe

      Beijos,

      Dani Mello

    • #33073
      petula
      Participante

      oi pessoal, minha colaboração é feliz. consegui meu csq, que infelizmente chega pelo correio, mas que já “tá na mão”!
      :)

      meu perfil: moro no rio, solteira, 28 anos, analista de sistemas/desenvolvedora, sem filhos.

      cheguei 10 da manhã do dia 8, seria entrevistada às 11, ou seja, a primeira do dia. só fui recebida 11:30, porque o pessoal estava tentando reestabelecer o link com o sistema de montreal que emite o bendito csq. a própria soraya tandel me recebeu, fiquei supernervosa! ela foi, claro, absolutamente gentil, apresentou-se, me deixou confortável e explicou o problema do link. ela tem um francês mega-fácil de compreender!

      dei muita, muita sorte, pois ela já começou dizendo que eu preenchia perfeitamente a pontuação e que portanto só faríamos conferência dos originais. levei um dossiê enooorme e não olhamos quase nada. ela começou pelo passaporte (não pediu rg, certidão de nascimento, mais nada “pessoal”). depois comprovou meu diploma da faculdade e, embora minha pós de 390 horas não conte com pontos a mais ela deu uma olhada nesse segundo diploma também. em seguida pediu a documentação de trabalho e fiquei feliz, pois ela conhece bem o modelo PJ de contratação (tenho quase 5 anos de PJ) e soube avaliar os docs, pediu os contratos de trabalho e o contrato social. dica: levei planilhas sumarizando as experiências para ajudar nas conferências na hora, quando comecei, terminei, horas por semana, etc., senão a gente se perde fazendo contas. fiz isso com os anos de estudo e com os anos de trabalho. ela ignorou qualquer experiência anterior a 2003.

      por fim, perguntou as coisas “clássicas” como por que imigrar e o que eu faria de trabalho por lá. comentei da qualidade de vida do québec, das minhas expectativas, fui bem honesta. e disse que trabalharia lá na minha área mesmo, que não trabalharia em “qualquer” coisa. ela deu uma olhada rápida no meu dossiê nessa parte, pra ver se eu conhecia a realidade do mercado de trabalho. não levou 2 minutos essa parte! ela elogiou meu francês e me parabenizou, dizendo que o csq era meu!
      :)

      dou a dica: fale pouco, mas fale bem. eu ficava muda enquanto ela mexia no computador ou enquanto analisava a papelada. só explicava quando ela pedia e, quando havia espaço, conversava. falar sem parar pode abrir espaço pra cometer aqueles errinhos desnecessários de trocar preposições ou fazer estrangeirismos.

      levei quilos de coisas, incluindo mapas de bairros, pesquisas com indicadores, enfim, uma parafernália que me pesou nas costas, mas que no final nem foi analisado. mas realmente acho que dei sorte. minha entrevista não durou nem 30 minutos. acho que só vale a pena reafirmar: francês, pessoal. caprichem nisso. ela gostou tanto domeu francês que pediu detalhes sobre os professores e sobre como eu estudei, quanto tempo, disse que eu me sairia bem na integração assim. e estar segura no idioma ajudou a controlar o nervosismo.

      ela me deu a dica do csq: ele é válido por 3 anos no total, mas para o processo federal ele expira um ano depois, então assim que ele chegar pelo correio (ou quem levar na hora) a papelada já tem que ser enviada, ok? se o csq caducar é difícil conseguir a renovação!

      é isso, pessoal, estou feliz por mim e desejando toda a sorte e felicidade a vocês, que também são companheiros de jornada. agora é federal e vou pra montreal assim que possível.

      bisous
      p

    • #33075
      Patinha11
      Participante

      Parabéns Petula,faz tempo que vejo vc aqui na comunidade,pesquisando,se preparando…olha aí o resultado!
      Felicidades !
      :D

    • #33086
      Carlosed
      Participante

      Bonjour mes amis,

      Vamos fazer a entrevista na segunda 15/12. Contagem regressiva. Está tudo muito corrido, viajando muito a trabalho e pouco tempo para estudar, mas acho que vai dar certo.
      Parabéns Rodrigo e a todos que conseguiram o CSQ!!! Esperamos ganhar esse presente de Père Noël também!

      À tout à l’heure,
      Carlos, Luciana e Vinícius

    • #33088
      danisergio
      Participante

      Oi Carlos, Luciana,

      Estamos todos torcendo por vocês! Fechem essa rodada com chave de ouro!

      Bonne chance!

      Dani Mello e turma do Quoi?!

    • #33092
      Anonymous
      Participante

      Ao que passaram na entrevista, felicitation :)

      Carlos e Luciana,

      Fiquem tranquilos que vai dar tudo certo, estamos torcendo por vocês.

      Um abraço,

      Jean

    • #33093
      fabiolabvalio
      Participante

      Carlos e Luciana, boa sorte!

      Espero que tudo dê certo para vocês na entrevista!!

    • #33148
      Carlosed
      Participante

      Salut mes amis!

      CSQ está na mão e ninguém tasca!!!
      Passamos como NF (Não Francofonos) mas passamos. Vamos ao relato resumido da entrevista. Acho muito legal esses relatos pois me ajudaram bastante e agora dou minha contribuição.

      Perfil:
      Engenheiro eletricista, casado, 1 filho e 180 horas comprovadas de frances.

      Entrevista:
      Foi com a Mme Judith. Ela é a simpatia em pessoa como todo mundo disse. Mas dei uma travada por nervosismo e por falta de treino também. Este ano foi bastante puxado pelo trabalho e pela chegada do Vinícius, então francês ficou em segundo plano.
      No frances ela me avaliou como o ultimo nível debutant. O que realmente nos passou na entrevista foram: meu diploma de mestrado, trabalhar em uma empresa americana que possue escritórios no Canadá e principalmente uma das vagas de emprego que levei da minha pesquisa era de uma empresa concorrente que ela conhecia bem.
      No final ela já estava tentando falar em portugues, misturando com espanhol e ingles, mas foi bastante enfatica: Com esse frances de agora vc não consegue nada na sua área lá. Tem que estudar mais. Tenho total consciência disto, mas como meus planos estão um pouco dilatados agora. Terei ainda uns 2 anos para afiar a lingua.

      Por final gostaria de agradecer a todos pelo apoio e principalmente ao pessoal do Quoi o qual só consegui ir a um encontro mas que estão sempre ajudando. Este sábado eu apareço, nem que seja para uma visitinha de médico.

      À bientôt,
      Carlos, Luciana et le petit Vinícius

      P.S.: Mr. Eddie pelo visto já entrou de férias. As próximas entrevistas serão com Mme Judith e Soraia

    • #33152
      petula
      Participante

      parabéns, família carolíngea!!!!

      é isso aí, o que importa é conseguir, ainda mais após um esforço tremendo! agora é federal e pesquisar melhor a região destino.

      e que sorte pros colegas da rodada de agora! a soraia é maravilhosa nas entrevistas e, pelo que falam, a judith idem!

      []s
      petula

    • #33156
      SANDROMS
      Participante

      CarlosEd,

      Parabéns,

      Agradeça ao seu filho por que ele conta 4 pontos… :lol:  :lol:  :lol:

      Pregunta: qual é o seu nível de inglês?

      Sandro.

    • #33158
      Baratinha
      Participante

      Parabén para todos que obtiveram seus CSQs nestes últimos dias!

      Sucesso pra todos!

      Bianca

    • #33173
      Carlosed
      Participante

      Sandro,

      Com certeza, o Vinícius deu um upgrade razoável na pontuação…
      Eu acho que meu nível de ingles é intermediário pra avançado. Com certeza é muito melhor do que meu nível de frances.
      Mas ela nem fez muitas perguntas em ingles, pelo fato da minha empresa ser americana e ter levado além da carteira de trabalho, o Job Offer que me mandaram antes de aceitar o emprego. Ele vem todo em inglês. Então ela deduziu que meu nível de ingles seria muito bom. Mas lido com ingles desde o vestibular… Já o frances tem só uns 2 anos…

      À bientôt,
      Carlos

    • #33182
      SANDROMS
      Participante

      Carlos,

      perguntei do inglês por que vi que você passou com pouco francês, estou indo em março e comecei a estudar já o mercado de trabalho, e percebi que é imprescindível ir com o francês ou com o inglês bem bom. Senão o bicho pega. Lembrando que o inglês só ajuda em Montreal, fora é francês mesmo. Falar os dois num nível imtermediário pra cima já abre várias portas, se for avançado aí fica mais fácil.

      Sandro.

    • #33204
      RonaldoMaciel
      Participante

      Olá pessoal, chegou a nossa vez. Conseguimos nosso CSQ dia 17/dez, na última quarta em SP. Acho que fomos um dos últimos entrevistados do ano. Vamos lá aos detalhes!!!!

      Nossos perfis: Eu Ronaldo, 27 anos, formado em Administração e Comércio Exterior, francês intermediário alto, inglês fluente, experiência profissional de mais de 5 anos comprovada na área financeira. Ela Susana, 26 anos, formada em Economia, francês básico, inglês básico, experiência profissional tb de mais de 5 anos na área financeira. Moramos em Curitiba.

      Fomos para SP na terça à noite, chegamos de madrugada e nos hospedamos no Hotel Intercity Berrini, que fica a umas 5 quadras do Escritório de Imigração. Bem confortável o hotel e a mão. Pagamos o preço da diária para estudante, o que deu 130 reais. Isso é São Paulo.

      Fomos para o BIQ pouco depois do meio dia pois nossa entrevista era às 13h30. Chegamos lá perto e fomos matar tempo no famoso shopping D&D. Repassamos algumas coisas a serem faladas na entrevista com direito até a rever como se falava alguns verbos em francês, conferindo num dicionário da loja da Saraiva dentro do shopping hehehe.

      A gente se dirigiu entao ao BIQ definitivamente pois já eram 13h15. Nos chamaram pouco depois das 13h30 e a recepcionista disse que a nossa entrevistadora tinha acabado de sair para o almoco e que deveríamos esperar. Como não tivemos escolha, sentamos um pouco, ficamos lendo os materiais sobre o Québec e assistindo a uns programas que estavam passando na TV lá do BIQ.

      Deu uns 20 min e ouvimos a voz da Mme. Judith nos chamando. Conforme as dicas da nossa prof. Généviève, fizemos tudo certinho: Ah! C’est nous!, bonjour, comment allez vous etc… Eu estava incrivelmente calmo pois sou a ansiedade em pessoa e minha esposa que estava sim a beira de um ataque de nervos.

      Mas tudo ocorreu de maneira muito tranqüila e sem nenhum problema. Ela começou pedindo os passaportes, a certidão de casamento, depois os diplomas da faculdade, viu que tudo estava OK e disse que havíamos começado bem. Ela perguntou então para a Susana por que ela queria ir para o Québec, ela mesmo nervosa respondeu tudo bem e certinho, apesar de estar muito insegura devido ao nível debutant de francês.

      Depois a Mme Judith pediu as comprovações de experiência profissional ao que lhe demos as nossas carteiras de trabalho e depois ela perguntou onde cada um de nós trabalhava atualmente e pediu para descrevermos nossas atividades no trabalho. Conseguimos responder e tudo parecia caminhar bem, apesar do nervosismo. Ela não pediu nenhum holerite ou comprovação do trabalho atual, mas nós havíamos levado.

      Depois pediu para a Susana explicar porque queríamos ir para Montreal. Pelo que reparamos ela perguntou mais para ela para avaliar seu nível de francês pois eu falava mais a maior parte do tempo, mas sempre respeitando as respostas dela sem interromper, conforme as recomendações da nossa prof do Centre Quebec em Curitiba.

      Pediu nossos diplomas de francês, nós lhe demos e ela entao perguntou ha qto tempo estudávamos etc.

      Ela perguntou então se eu falava inglês e confirmei em inglês dizendo que o usava muito no trabalho. Depois perguntou a Susana e ela disse que falava um pouco, que havia parado de estudar mas que voltaria no ano seguinte e ela se deu por satisfeita.

      Depois ela falou que minha formação era regulamentada pelo Quebec e aquilo me deu um gelo na espinha pois eu confirmei isso varias vezes e lembrava que a Soraia havia dito na palestra que o curso de administração nao precisava de licencas para exercer a funcao. Expliquei isso a ela e ela entao reparou que havia se enganado, que realmente nao era necessario que eu assinasse nenhum documento. Eu acredito que vc deve pertencer a alguma ordem de administradores se vc for exercer a funcao e tiver que assinar algum documento como Administrador (que seria o tal Administrador Juramentado), como nao era o meu caso, eu trabalho em grandes empresas ou em escritorios e nao emito nenhum documento como administrador, nao havia necessidade. Ufff passado isso ela foi para o computador.

      Puxamos papo e perguntamos a ela se ela preferia Sao Paulo ou Buenos Aires, ela disse que nao gostava mto de SP porque era mto poluída e que sempre que tinha mais tempo, voltava a Montreal para ficar com a família. Mas depois pediu-nos para não interrompê-la pois ela precisava fazer nossa avaliação. Silêncio enervante na sala………

      …..

      Ela entao fala: Eu tenho um serio problema de informatica, entao talvez nao consiga imprimir mas ja posso adianta-los que “vous êtes acceptés”. UFFFF 200 kg a menos das costas de cada um e sorrisos largos nos rostos….que alegria e que alívio.

      Ela nos deu o famoso aprendre le quebec e depois nos explicou como funcionava o processo federal. O computador depois milagrosamente funcionou e ela pôde imprimir nossos CSQs. Saímos da sala bem, ela até deu dois beijinhos em cada um e tudo terminou…que bom!

      P.S. Os únicos documentos que ela nos pediu foram: Passaportes, Certidao de Casamento, Diplomas da Universidade, Carteira de Trabalho, Comprovantes de Estágio (pois era parte da experiencia da Susana), Comprovantes de Inglês e Francês, o Contrato de Autonomia Financeira e as Oportunidades de Trabalho. Claro que isso não significa que só se deve levar isso, ao contrario leve tudo e procure deixar sua pastinha completa caso o entrevistador queria esclarecer algo.

      Dicas de sempre:

      1) Tente ficar calmo. Sei que parece impossível mas é a sua melhor e única saída. Confie no seu dossiê e pense que (esses é um dos melhores ensinamentos que ja tive na vida): “O não você já tem, o sim você pode conseguir.”
      2) Se souber de algum curso preparatório para entrevista, faça. É bom para saber algumas dicas interessantes e que são altamente válidas na hora. Ex.: Como comecar, cumprimentos, quem fala o que primeiro, postura, comentarios relevantes.
      3) Leve tudo em uma pasta com divisórias para que fique fácil achar os documentos. Qdo vc não encontra algo, fica nervoso e isso pode te atrapalhar. É incrível, parece que o córtex que fica nervoso é o mesmo que aprende idiomas, então fique calmo que seu francês (e inglês) vão fluir.
      4) Seja claro, exiba seu ponto de vista e defenda-o. Essa é uma atitude québequoise.

      É isso, pessoal. Muito obrigado a todos da comunidade, li varias e repetidas vezes os relatos de entrevistas de todos, vcs nao sabem como isso é válido. Agradeco aos meus amigos, colegas do Centre Quebec e a Genevieve que coordena mto bem a escola e é isso aí. Agora é ver o processo federal para que tudo saia logo e possamos partir em julho de 2009 para Montreal, no verão, adaptar-se e enfrentar nosso primeiro inverno.

      Abração
      Ronaldo e Susana.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #33206
      fabiolabvalio
      Participante

      Ronaldo e Susana, parabéns!

      Boa sorte no federal! A gente se vê por lá!

    • #33207
      Anonymous
      Participante

      Parabéns, Ronaldo e Susana!

      As dicas da Geneviève são muito boas mesmo. A gente faz francês na Aliança Francesa, mas fizemos a preparação pra entrevista lá no Centre Québec. No fim, a entrevista nem é aquele bicho de sete cabeças, né?

      Agora é partir pro federal!
      Um abraço!

    • #33495
      oneno
      Participante

      Ola Pessoal,
      Sou o Fernando e é a primeira vez que escrevo aqui, porem voces me ajudaram muito nesta primeira parte do processo de imigração.
      Eu já fiz a entrevista com a Judith Grenon e ela é canadense e uma pessoa muito simpatica e que me deixou muito tranquilo durante a entrevista.
      Graças a Deus e ao meu esforço eu passei na entrevista e agora em janeiro partirei para etapa federal do processo.
      Vou contar a experiencia da minha entrevista para tranquiliza-los, pois li muitos depoimentos que me deixaram de certa forma bem tenso antes da entrevista que fiz dia 16/12/2208.
      Vamos lá !!!

      Cheguei ao prédio na berrine 40 min antes da minha entrevista, como já devem ter lido só pude subir ao 15 andar 15 min antes.
      Quando cheguei ao escritório eu estava tenso, pois fiquei com medo que o Haitiano que ninguem entede direito fosse fazer a entrevista comigo. Após 10 minutos de espera, saiu um casal de uma das salas com um projeto gigantesco nas mãos e um sorriso maior ainda na cara, de certa forma eu fiquei mais tranquilo, pois vi que era uma mulher que fez a entrevista com eles e que eles tinham passado.
      Bom, esperei por cerca de 25 min até ser chamado para entrevista.
      Quando entrei na sala, a Judith pediu para eu me sentar muito educadamente e pediu para que eu lhe entregasse os documentos.
      O primeiro foi o de comprovação de trabalho, ai começou meu drama, eu sou fisioterapeuta e desde que me formei trabalho como autonomo em uma clinica geriatria, então levei uma declaração desta clinica dizendo que trabalho ha 5 anos lá, assim que ela olhou o papel ela me disse que aquilo não seria aceito, pois eu deveria ter uma comprovação oficial do governo de que eu trabalhava como autonomo, fiquei muito nervoso porem disse a ela que nos documentos que o site de imigração pedia, essa carta seria válida. Ela saiu da sala e foi falar com alguem, quando voltou ela me disse que tinha sido aceita a minha comprovação…UFA!!!!!
      Depois ela pediu minha comprovação de horas de frances, eu já tinha feito 140 horas de frances com uma professora particular, porem o meu comprovante estava com 105 horas e pra piorar eu coloquei nivel avançado nos documentos, ai ela me perguntou se era possivel eu ter feito 105 horas de frances e estar no nivel avançado, eu repondi que sim pois me dediquei muito, e por fim ela elogiou meu france… UFA 2 !!!!!!!!
      Depois desses problemas a coisa ficou mais tranquila, ela me perguntou porque eu gostaria de ir para o Montreal (cidade que eu escolhi), eu disse que era pela minha profissão, que lá é mais valorizada e tem um nivel de exelencia (o que é verdade) e que eu sempre quis morar em outro pais e o canada abriu as portas para mim.
      Mostrei para ela o meu projeto de imigração, com ofertas de emprego, locais para alugar e tudo mais.
      Fiquei uns 15 min esperando ela mexer no computador, colocando a pontuação, escrevendo um monte de coisas e nesse meio tempo eu tentei puxar uma conversa com ela e perguntei: Vc é canadense? Ela respondeu SIM. Curta e grossa, desisti de puxar assunto, ai derrepente ela imprimiu 2 folhas e me disse que fui aceito e me deu varios conselhos em relação a fisioterapia lá, e me mostrou os caminho que eu devo serguir daqui por diante.
      Ela foi muito legal, muito simpatica e no fim de tudo a entrevista foi muito tranquila!!!!
      Boa sorte a todos voces, espero ter ajudado, pois voces me ajudaram muito!!!
      Muito Obrigado!!!!!!
      Qualquer duvida eu fico a disposição de todos!!!!!

      obs: Não coloquem um nivel de frances maior do que voces tem, eu quase paguei o pato por isso!!!!

      Como disse Ronaldo em seu depoimento acima “Os únicos documentos que ela nos pediu foram: Passaportes, Diplomas da Universidade, Carteira de Trabalho, Comprovantes de Estágio, Comprovantes de Inglês e Francês, o Contrato de Autonomia Financeira e as Oportunidades de Trabalho.”

      Ronaldo tem razão quando falou que o frances flui normalmente quando se fica nervoso, para falar a verdade eu nem pensei no frances, eu simplismente falei e acabou saido certo!!!
      Atitude de defender o seu ponto de vista é importante mesmo, pois fiz isso e acredito que ela tenha gostado !!!!

      Parabens Ronaldo e Suzana pela grande conquista !!!!

      Abraços !!

      Au Revoir!!!
      Fernando

    • #33496
      oneno
      Participante

      Estou muito feliz e desejo a todos boa sorte na entrevista

    • #33497
      RonaldoMaciel
      Participante

      Parabéns, Fernando. Seria mais interessante abrir um novo tópico com os relatos das entrevistas de 2009. Sorte agora na caminhada para o Federal…onde estamos agora…e se prepare que é um pouco confusa.

      Abraço
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #33499
      Anonymous
      Participante

      Ronaldo,

      acredito que não, a entrevista do Fernando foi em 16/12/2008.

      Um abraço,

      Jean

    • #33512
      oneno
      Participante

      Eu percebi Ronaldo, já peguei os formularios e vi que vai ser confuso mesmo !!!
      Mesmo assim, vamo com tudo !!!!
      Obrigado !!

      Fernando

    • #33636
      petula
      Participante

      parabéns a todos!
      :)
      2009, todos juntos de federal!

      bisous
      p

    • #34573
      Godo
      Participante

      Tem alguém que ficou em recuperação na entrevista em dezembro de 2008 com o Eddie e já fez o TCF? Se já fez, como foi?

    • #34799
      Godo
      Participante

      E aí? Ninguém fez o TCF??

Visualizando 160 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.