Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Relato Entrevista 18/11/2009
- Este tópico contém 13 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 1 mês atrás por SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
23 de novembro de 2009 às 13:33 #6195RibaParticipante
Pessoal… chegou o grande momento… esperei por isso a muitooo tempo… escrever o nosso relato da entrevista.
Vamos lá…
Nossa entrevista estava marcado para o dia 18/11 às 11h aqui em são paulo, ficamos como a grande maioria com aquele frio na barriga, no final de semana antes da entrevista passamos na frente do prédio para saber onde é né, conhecer onde seria a entrevista, porque aqueles que conhecem são paulo sabem como é uma loucura ainda mais na berrini que o transito é muito complicado…
Dia anterior
Na noite anterior a entrevista ficamos revendo toda a documentação, nosso projeto, pensando no momento em que iriamos mostra-lo. Vimos também as velhas e boas perguntas que são default na entrevista, até que chegou uma hora que parei que eu não aguentava mais ouvir francês… rsrsrs já minha esposa ficou treinando o inglês dela que ela misturava inglês com francês… ficou uma coisa de louco!!! rsrsrsDia da entrevista
Bom… o grande dia..
Assim que acordei… liguei a TV para saber um pouco do transito né, então o que foi que eu vi? MARGINAL PINHEIROS parada devido a um acidente… rsrsrs … Normal para são paulo… mas não no dia da entrevista né.. então ficamos aperriados com isso… ai saimos as 9h (nossa roupa foi uma social, sem muita coisa, não utilizei gravata nem nada)… e chegamos as 9:30h, paramos o carro no proprio estacionamento da imigração.
Obs: eu vi em algum relato aqui que o estacionamento é pago, porém é so pegar selo de estacionamento no proprio escritório de imigração, foi o que fizemos, obrigado pela dica, e fica ai a dica para quem ainda vai fazer.
Paramos no subsolo, subimos para o terreo e vimos que os nossos nomes estavam em uma lista na recepção, ate falamos o horário porque ela ficou procurando nossos nomes… pegamos o cracha e subimos…
Já com aquela tensão né… entramos no escritório e falamos com a Aline, e falamos que nossa entrevista seria as 11h, ela falou: nossa vocês chegaram muito cedo, vocês querem ficar aqui esperando ou querem dar uma volta? Então decidimos ficar porque minha esposa estava mais nervosa do que eu, então a Aline pegou o controle da TV e foi ligar para ficarmos assistindo, então eu já fui falando né…. è o filme Cirque du Soleil?? Ela respondeu: não, são os 400 anos de Quebec… rsrsrs
Ficamos lá sentados todo esse tempo esperando… assistimos 5 vezes o filme….rsrsr
Nossa, eu tava tão louco que tinha um pessoal conversando em português na recepção e eu pensava que era em francês, pensa na loucura….
Quando chegamos já tinha uma mulher lá fazendo a entrevista… não sabiamos, so dps quando ela saiu que vimos….
Enquanto isso chegou um casal que ficou lá esperando e entrou antes de nós… e a cada segundo aquele nervoso né… mas estavamos tentando ficar tranquilo, meio dificil mas tentamos….
Então foi o momento em que o casal saiu… não deu para saber se eles passaram ou não… pois não demonstraram nenhuma reação…
Foi ai que o mr Leblanc nos chamou…. MEU DEUS!!!!!!!!!!! rsrsrsrs
Ele se apresentou, e nos chamou até a sala, mandou cada um sentar em uma cadeira… e ja foi mandando uma pergunta… perguntando de onde agente era… eu tava tão nervoso que não entendi direito e ele repetiu… então eu falei que era aqui de São Paulo…. foi ai que me toquei que não sou de são paulo… sou de Recife… hahahahaha… ai pedi desculpas e falei que sou de Recife… e minha esposa respondeu que é de São Paulo…
Ele com os nossos demandes na mão, pediu a certidão de casamento e nossos passaportes, então eu entreguei para ele…
Comecou a digitar no computador um monte de coisas… Em seguida perguntou pra qual cidade estavamos indo, então respondi Montreal e ele perguntou porque? Eu disse que por ser a maior cidade de Quebec, e por ter mais oportundidade de trabalho. Perguntou qts anos de estudos nos temos, então respondi que 14 anos, ele fez os calculos com a gente e disse que são 14 anos… Em seguida pediu nossos historicos escolares… mostramos do 1º,2º e universitário.
A nathália mostrou o certificado de inglês que ela tem no ILAC uma escola que estudou em toronto, um período que ela ficou por lá. OBS: Ele não perguntou NADA pra ela em inglês, apenas perguntou para mim qual é meu nível de ingles, e respondi que sou debutant.
Digitou mais um monte de coisas no computador… e cada coisa que ele pediu ele dava um OK no demande…
Pediu nossos comprovantes de experiência profissional…. no meu caso foi mais chato, porque sou PJ então tive que explicar pra ele né, que sou contrado por uma empresa e presto serviço em outra empresa…
Mostrei minha carteira de trabalho que tenho um periodo, o restante foi tudo mostrado com declaração das empresas, não tive nenhum problema, mostrei também o contrato social da minha empresa, pra mostrar pra ele que ta tudo certo, ele olhou e deu ok na experiencia profissional do meu demande, olhou o da minha esposa que foi mais facil porque esta tudo em carteira, então deu OK no dela também.
Ai ele perguntou onde a nathalia tirou o certificado dela de inglês, ela meio que se complicou e eu meio com medo respondi por ela…. ele não falou nada no momento.
Nesse momento já estavamos mais tranquilo, o francês estava saindo mais facil, eu quando lia isso nos relatos, achava meio dificil, mas não é, vocês vão ver que sai mais facil mesmo o francês.
Pediu a declaração do professor de francês, porque só fizemos aula com um professor particular.
OBS: Ele falou muito bem do nosso professor, durante a entrevista ele falou umas 3 vezes dele… fiquei até agredecido! rsrs.. pelo esforço dele e nosso. Porque não teve frescura com ele, tivemos aula sexta, sabado e domingo….
Disparou uma pergunta… o que eu conhecia sobre Quebec? Então respondi… nem lembro agora.. rsrsrs
Ai ele mandou uma pergunta… se eu conhecia outra região de quebec, sem ser montreal a cidade que iriamos ficar?
Eu disse que sim, foi ai a oportunidade de mostrar o grande projeto, que minha esposa se matou pra procurar, eu assumo, não procurei NADA… rsrsrs apenas as oportunidades de emprego…
Ela procurou umas regiões de Quebec, e falando um pouco sobre as mesmas.
Ele olhou e gostou… foi ai que ele comecou a folhear todo o projeto, ele achou uma parte muito interessante que é a histório de Quebec mostrada a cada Ano, os principais acontecimentos.
Ate perguntou quem tinha feito tudo, minha esposa respondeu que NÓS, rssrrs mentirinha!! rsrsrs
Chegou então na parte de apartamento, foi ai que falei que ja tinhamos visto um lugar pra ficar, até tinhamos trocado emails com o responsável e mostramos pra ele, ele olhou o anuncio e sorriu!! rsrs… eu acho que ele ja tinha visto esse anuncio antes… rsrsrs
Foi ai que chegou nas oportunidades de emprego, ai comecou a brincadeira…. ele quais as exigências de trabalho la no Quebec… ai eu pensando com meus botões respondi que seria a experiência… ele disse que não… ai pegou um papel e comecou a desenhar e falou que seria: Qualificação, Formação, Experiência e Lingua. E se quais seriam nossos planos A, B e C…
Ai foi que entendi e comecei a gastar todo o meu francês né… rsrss
Falei que meu Plano A seria meu setor atual, que é analista oracle, e caso não conseguisse, vou iniciar agora um curso de C# .Net que seria meu plano B, e expliquei que no plano A eu teria formação, qualificação, experiencia, e que a lingua depende de cada emprego, pois uns pedem apenas frances e outros pedem francês e inglês….
E no caso do plano B a mesma situação da lingua, porém eu não teria experiência, mas minha intenção e tirar uma certificação que ajudaria…
Nathalia falou que o plano A dela seria trabalhar com RH que é o que ela trabaha no momento, e o plano B seria alguma coisa com publicidade…
Ai ele falou o seguinte…. que pra mim estaria bom, porém pra ela… ela deve ter um plano C, pois esse setor e muito concorrido, e que o principal objetivo que devemos ter antes de ir… e ver esses planos se estamos no mesmo nivel que o Quebec exige…
E pegou muitooooo nesse ponto, para não perder dinheiro lá, esperando aparecer emprego….
Foi ai que ele soltou o velho e bom: “Vous etes accepté, Félicitations”.. nesse momento eu não sabia o que fazer.. se eu gritava… sorria… sei la… e um momento muito bom.. de alivio!!!
Ai ele comecou a entregar um monte de coisas, o velho Aprendre le Quebec… rsrsrsBom pessoal, esse é o nosso relato, espero que possa ajudar para alguma coisa, pois os relatos que li aqui, nos ajudaram muito!!!!
Abraços,
Riba e Ná -
23 de novembro de 2009 às 15:12 #29887sfjanaParticipante
Parabéns Riba e Ná
:mbounce:
Obrigada por compartilharem a experiência de vcs. Agora é correr pro abraço e continuar firmes!!!
Abs
Janaina -
23 de novembro de 2009 às 15:26 #29889RibaParticipante
Obrigado, agora é continuar firme com o processo federal!!!
Abs,
Riba e Ná -
23 de novembro de 2009 às 15:42 #29893salsaParticipante
Parabens… que tudo de certo pra vcs… :)
-
23 de novembro de 2009 às 15:56 #29894SANDROMSParticipante
Parabéns Riba. pelo visto vcs estavam bem preparados para o momento da entrevista!
@Riba wrote:
Pessoal… chegou o grande momento… esperei A nathália mostrou o certificado de inglês que ela tem no ILAC uma escola que estudou em toronto, um período que ela ficou por lá. OBS: Ele não perguntou NADA pra ela em inglês..
Lamento informar mas se não mudaram os critérios o inglês do acompanhante vale 0 (zero) pontos. Só conta o do requerente… désolé Nathalia….
@Riba wrote:
ai eu pensando com meus botões respondi que seria a experiência… ele disse que não… ai pegou um papel e comecou a desenhar e falou que seria: Qualificação, Formação, Experiência e Lingua. E se quais seriam nossos planos A, B e C…
O M. Leblanc foi meu entrevistador tb, me deu dicas ótimas, mas a minha (curta) experiência no mercado de TI em Montreal me diz que vc tinha razão, a Experiência (leia-se conhecimento técnico prático) faz a diferença, no meu caso chegaram a ligar para o Brasil para chegar referências, a qualificação (certificados ou cursos específicos ou habilidades pessoais são apenas bônus). Depois vem língua e a formação que quase não conta. Acho que são particularidades da profissão.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
23 de novembro de 2009 às 16:09 #29883RibaParticipante
Salsa… Obrigado! E vamos seguir…
SANDROMS,
Verdade.. a lingua é so pro requerente principal…. eu acho que deveria ter perguntado pra ela… porque vai ser importante para ela… mas tudo bem!
então será que esse meu plano B que citei, que vou fazer o curso, será que não seria uma boa? Porque não vou ter experiência na área?
Agora fiquei na dúvida eim….Abs,
Riba -
23 de novembro de 2009 às 17:09 #29876petulaParticipante
parabéns, queridos!
:bigups:eu também concordo que na hora a coisa flui. o nervoso inicial parece que vai matar, mas daí a gente se solta (não demais, pra também não degringolar!). agora é o retão final!!!
-
23 de novembro de 2009 às 18:46 #29870mscoleseParticipante
Parabés pessoal…agora é a espera para o federal e logo logo…estaremos lá!!!! :bigups:
Milene -
23 de novembro de 2009 às 19:08 #29871marsonfamilyParticipante
Parabéns Riba, Saboreie o sucesso, pois a espera do federal é cruel meu amigo… não querendo te desanimar mas já te preparando para a tortura. :D
Sucesso!!!!
-
23 de novembro de 2009 às 19:12 #29873RibaParticipante
Obrigado Pessoal…
Esse federal acho que vai ser complicado mesmo eim… já comecou porque temos que tirar passaporte novo, porque o nosso ja vai vencer e também minha esposa mudou o nome né… se soubesse que mudar o nome seria tão complicado teria deixado pra lá… mas agora ja era ne…
Mas ate o final do mês já vamos enviar….
Abs,
Riba e Ná -
23 de novembro de 2009 às 22:02 #29864VenturaParticipante
Parabens Riba e Ná!!! Excelente relato!! A nossa entrevista esta marcada para 8 de dezembro!
Forte Abraço!
Ventura
-
24 de novembro de 2009 às 10:41 #29338petulaParticipante
a gente nunca pode garantir nada, mas… meu histórico do ano passado foi: devia ter dado entrada no federal logo em dezembro, pós-entrevista. a galera andou bastante! acho que fica aquela coisa da meta anual do consulado e eles correm com os processos. o pessoal finalizou em março e abril. eu deixei pra depois… tou esperando até agora!
:Dmas enfim, só achismo, mesmo. no meu achismo eu diria: manda ver logo nesse federal!
-
24 de novembro de 2009 às 14:19 #27431SANDROMSParticipante
@Riba wrote:
Salsa… Obrigado! E vamos seguir…
Verdade.. a lingua é so pro requerente principal…. eu acho que deveria ter perguntado pra ela… porque vai ser importante para ela… mas tudo bem!então será que esse meu plano B que citei, que vou fazer o curso, será que não seria uma boa? Porque não vou ter experiência na área?
Agora fiquei na dúvida eim….Que fique bem claro o inglês só conta para o principal, francês conta para os dois… Mas os critérios mudam!
Venha e sonde o mercado, profissionais de Oracle são sempre requisitados, o curso é bom tb porque te dá uma referência local sempre exigida pelos empregadores…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
24 de novembro de 2009 às 15:28 #27429RibaParticipante
@petula wrote:
a gente nunca pode garantir nada, mas… meu histórico do ano passado foi: devia ter dado entrada no federal logo em dezembro, pós-entrevista. a galera andou bastante! acho que fica aquela coisa da meta anual do consulado e eles correm com os processos. o pessoal finalizou em março e abril. eu deixei pra depois… tou esperando até agora!
:Dmas enfim, só achismo, mesmo. no meu achismo eu diria: manda ver logo nesse federal!
É petula, vamos mandar logo isso, pretendemos ir até setembro, antes do frio!!! E como já moramos por la um tempo, sabemos que não é nada facil ficar procurando apt, cursos, emprego, etc…. no FRIO!!! rsrss
@SANDROMS wrote:
Que fique bem claro o inglês só conta para o principal, francês conta para os dois… Mas os critérios mudam!
Venha e sonde o mercado, profissionais de Oracle são sempre requisitados, o curso é bom tb porque te dá uma referência local sempre exigida pelos empregadores…
Sandroms, é verdade… vou fazer e esperar o mercado de trabalho aprovar esse meu investimento….
Espero que dê tudo certo…Abs,
Riba e Ná
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.