Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Relato de Entrevista por telefone!?!?!
- Este tópico contém 24 respostas, 15 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 1 mês atrás por jeankarlo.
-
AutorPosts
-
-
30 de junho de 2008 às 13:08 #5999canonmarquesParticipante
Este relato é uma cópia do meu blog.
Quem preferir ler o relato no blog, segue o link: http://didoemaryemmontreal.blogspot.com/Sexta-feira, 27 de Junho de 2008
Entrevista por telefone!?!?!Nesta quinta-feira, dia 26, era o dia marcado para o contato telefônico com o escritório de Quebec.
Estava preparado para explicar todos os detalhes da minha vida profissional, estudantil, documentos, etc…
A hora marcada foi chegando… Tirei a tarde de folga do trabalho pra ficar bem tranquilo!
Orei bastante enquanto esperava a ligação… Coloquei tudo nas mãos de Deus, e pedi que ele direcionasse conforme a vontade dEle!
Com 15 minuto de atraso, toca o telefone, e era a Soraia. Nos apresentamos e eu falei que era uma honra falar com ela (tudo em português). Nem 10 segundos depois ela me pergunta “pouvons nous parler en frances?”!!!
Meu Deus!!!! EU GELEI!!! Ela vai fazer a entrevista!!!
Caramba, eu fiquei tão nervoso, tão nervoso que não conseguia falar direito. Não conseguia ouvir direito… Aumentei o volume do telefone ao máximo!!! Isso é que é surpresa!!!
Bom… No início consegui responder a maioria das perguntas….
Falamos da minha graduação, do meu trabalho, da minha empresa(trabalho como PJ)… Isso foram uns 15 minutos…
Depois ela me perguntou sobre minhas comprovações de francês e inglês. Disse que as declarações que ela tinha eram antigas, do início do processo em 2007. De lá pra cá, eu passei de básico para intermediário!
Falamos bem poquinho em inglês… Só pra ela sentir como era minha desenvoltura…
Falamos da minha esposa, que estava trabalhando!
Ela me pediu também o IRPF mais recente…
Conversamos um pouco sobre a minha pesquisa de vagas de trabalho pela internet!!!
AINDA BEM QUE EU JÁ TINHA FEITO VÁRIAS!!!!
Eu falei que até estava num processo de seleção(da empresa do Carlos Luiz), e que tinha outras ofertas guardadas…
Ela pediu pra eu mandar a pesquisa, o IRPF e as comprovações de francês e ingês minhas e da minha esposa(da Mariana ela nem quis a comprovação de inglês, disse que não precisava)!
Aí que veio a parte mais extranha! Eu já estava bem mais nervoso, pois não estava conseguindo falar francês como de custume… Estava me embananando todo!!!
Derrepente ela falou algo do tipo assim: Que isso era suficiente para terminar a análise do nosso dossie, e que se ela ficar satisfeita com os documentos, nosso processo seria concluído.
Eu falei “Ça c´est très bon! Très bon!”. SÓ SAIU ISSO!!! NÃO ACREDITO!!! Ela retornou dizendo que era bom mesmo…
Depois ela continuou me perguntando coisas… Isso me fez ficar em dúvida….
Ela me perguntou como eu soube do processo, e porque eu queria ir pra Quebec…
Então ela confirmou todos os dados que ela anotou lendo pra mim um resumo.
Depois nos despedimos!
Logo que desliguei o telefone fiquei na maior alegria pela “aprovação” e liguei pra minha esposa!!!
Mas sabe de uma coisa… Estou cada vez mais em dúvida se isso realmente substituiu a entrevista! Penso que sim, mas gostaria de ter certeza…
Vou confirmar no email que vou mandar com os documentos!
Então é isso pessoal…
GLÓRIA A DEUS! GLÓRIA A DEUS! GLÓRIA A DEUS!
Postem suas dúvidas nos comentários que eu responderei!… -
30 de junho de 2008 às 13:27 #30101EspektroParticipante
Nossa… por telefone… esta eu não tinha visto ainda… hehehe
Parabéns!!! Sucesso no restando do processo.
Abraços
-
1 de julho de 2008 às 17:23 #30181hellingerParticipante
Será uma nova modalidade?! Alguém pode confirmar se já passou por algo parecido?
-
1 de julho de 2008 às 17:28 #30183hellingerParticipante
Será uma nova modalidade?! Alguém pode confirmar se já passou por algo parecido?
-
2 de julho de 2008 às 02:32 #30187AleBHZParticipante
Entrevista por telefone?
Nunca ouvi falar disso…
Como a entrevistadora vai ter certeza de que esta falando realmente com o candidato e nao com seu professor de francês, por exemplo?
Estranho né…
De qq maneira, qdo você tiver algum retorno, poste aqui para todo mundo ver.
Boa sorte.Abraços,
Alê
-
2 de julho de 2008 às 16:21 #30191lfantoniosiParticipante
Bom, assim como tem gente que nao precisa de entrevista, acho que a entrevista por telefone tambem seria valida.
Se vc faz o curso na alianca francesa que é a escola queridinha deles, dai eles tem mais confianca.
Tambem pode ser que como eles tao lotados de gente para entrevistar eles estejam selecionando alguns para fazer por telefone. Porque realmente é estranho, pedir para conta a vida ? Isso é entrevista ora bolas… so nao sei como fica a validacao dos documentos originais ;-)
Boa sorte ai.
-
2 de julho de 2008 às 16:53 #30192mkchParticipante
É verdade, existe entrevista pelo telefone!
Meu namorado fez e passou, já recebeu o CSQ pelo correio.
A Soraia pediu para ele enviar comprovação de emprego e a carta da professora de francês atestando as horas. Isso está acontecendo porque está tudo muito embolado por lá, e aí para desafogar, eles estão fazendo algumas entrevistas por telefone. É estranho, mas acho que eles recorrem a isso em momentos excepcionais. Estamos muito felizes porque achamos que ele ia fazer entrevista só em setembro, mas aí, numa reviravolta do destino, ele até já conseguiu dar entrada no processo federal :)Boa sorte a todos!
-
2 de julho de 2008 às 23:30 #30198Carlos_SantosParticipante
ja ouvi falar de entrevista por telefone no processo federal, faz tempos isso. Pelo Québec é a primeira vez.
Parabéns e boa sorte no processo!
-
4 de julho de 2008 às 02:34 #30227mirelaParticipante
Primeiramente parabéns, Dido e Mary! Estamos na espera e sabemos o quanto esse passo é importante.
Encaro super natural eles agilizarem dessa maneira até pelo fato das entrevistas de empregos lá serem a 1a parte por telefone.
Só uma curiosidade, mkch, vocês são de fora de SP tb? -
4 de julho de 2008 às 12:01 #30229canonmarquesParticipante
Galera,
Estou aguardando apenas a declaração da Aliança Francesa(que já está demorando mais de uma semana pra me dar dois papeis assinados) pra poder mandar os documento que a Soraia solicitou!
Hoje vou dar uma caprichada na minha pesquisa de emprego! Adicionar mais umas vagas dos portais de empregos!
Também queria dizer que um amigo meu aqui de Brasília recebeu o CSQ sem entrevista por telefone nem nada – Simplesmente recebeu o CSQ pelo correio! Que beleza! Isso é que é surpresa boa!
Eles devem estar tentando agilizar o processo mesmo… -
4 de julho de 2008 às 12:41 #30230mkchParticipante
Mirela,
nós somos de BH. -
4 de julho de 2008 às 15:13 #30232tatiericaParticipante
Oi Gente, a entrevista está ocorrendo por telefone em Sao Paulo ou em outros estados também?
e Será que acontece apenas nas profissões que eles priorizam? Eu como fisioterapeuta será q ttem chance que ocorra isso também? tomara né rsrs
bjs Tati – Salvador – Ba -
4 de julho de 2008 às 15:15 #30234tatiericaParticipante
Oi Gente, a entrevista está ocorrendo por telefone em Sao Paulo ou em outros estados também?
e Será que acontece apenas nas profissões que eles priorizam? Eu como fisioterapeuta será q ttem chance que ocorra isso também? tomara né rsrs
bjs Tati – Salvador – Ba -
5 de julho de 2008 às 13:25 #30258ButoxParticipante
Rodrigo,
Parabéns pela entrevista!
O seu amigo que recebeu o CSQ sem entrevista fez o TCFQ ou alguma outra prova?
-
5 de julho de 2008 às 17:26 #30263mirelaParticipante
Rodrigo
Noticias boas mesmo!!
VOcê poderia passar o perfil dele, só para ficar mais fácil de saber a intenção?
Obrigada -
5 de julho de 2008 às 17:34 #30264mirelaParticipante
Rodrigo
Noticias boas mesmo!!
VOcê poderia passar o perfil do seu amigo que só enviaram, só para ficar mais fácil de saber a intenção?
Obrigada -
6 de julho de 2008 às 12:33 #30265adrianaribeiroParticipante
tb ouvi falar disso
da entrevista feita por telefone
acredito que seja uma especie de sorteio
afinal de contas a quantidade de pessoas querendo passar pelo processo é muito grande.
conheço muuuita gente na minha cidade que estão se enquadrando no processo. -
7 de julho de 2008 às 17:33 #30274DewetParticipante
Eu não vejo problema algum em a entrevista ser feita por telefone.
A entrevista tem dois propósitos:
1) avaliar o nível de francês;
2) verificar a autenticidade das informações enviadas.
E estes dois tópicos podem ser avaliados sem problemas, pois como foi dito alguns documentos complementares foram solicitados a serem enviados.O fato da pessoa poder “enganar” a entrevista é pensamento de brasileiro, algo que devemos esquecer se queremos morar no Québec. Não devemos esquecer que se for descoberto qualquer indício de fraude a pessoa tem o CSQ cancelado, mesmo se já estiver residindo no Québec.
Posso estar sendo ingênuo mas não acredito que uma pessoa que esteja investindo o dinheiro e o tempo que nós estamos para realizar este sonho arrisque colocar tudo a perder.Apesar de achar que a entrevista por telefone seja mais difícil que feita pessoalmente (falar em outra língua por telefone não é fácil), eu adoraria que a minha entrevista fosse por telefone em vista do dinheiro que iria poupar não tendo que ir até São Paulo.
Vamos estudar e esperar….
-
7 de julho de 2008 às 17:46 #30275canonmarquesParticipante
Conforme solicitado, segue o perfil do meu amigo que recebeu o CSQ sem entrevista, conforme email que a esposa dele mandou:
Segue o perfil do *****.
Casado
3 filhosConsultor de Infra-estrutura de TI Sênior de uma empresa multinacional
Mestre em geologia
MBA em Administracao estratégica de sistemas de informaçao
Certificacao ITIL e COBIT
Frances avançado/ Ingles Intermediario.Eu, ********, sou contadora, ingles intermediario, e frances avançado…
-
7 de julho de 2008 às 19:23 #30277SANDROMSParticipante
Mestrado, MBA, farncês avançado, e esposa contadora (profissão em demanda)… Entrevista pra quê?
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
7 de julho de 2008 às 22:46 #30278mirelaParticipante
Pode acreditar!! Perfil perfeito para as demandas!
Obrigada pelas informações…
E continuo na espera :) -
8 de julho de 2008 às 18:10 #30285petulaParticipante
parabéns pela conquista, pelo dinheiro poupado e pelo adiantamento no tempo!
eu concordo com a turma que pensa que eles estão se desafogando onde dá, enviando csq por correio ou entrevistando por telefone. não sei os critérios para tal, mas que bom que acontecem. realmente, depois da mudança do escritório para são paulo a coisa está lenta e um tanto desorganizada. tem gente que nem recebeu sequer a cartinha de abertura do dossiê. e MUITOS meses depois recebe convocação pra entrevista. meio confuso e assustador, mesmo. nos deixa tensos!
[]s
petula -
22 de julho de 2008 às 13:35 #30523canonmarquesParticipante
Hoje a Soraia deve chegar de férias; esperamos então que nosso CSQ chegue muito em breve!
Embora os documentos solicitados por ela na entrevista por telefone tenham sido entregues pelo correio no escritório no dia 10/07/2008 17:26(segundo os correios), acho que eles serão avaliados esta semana.
Já vou começar a tirar os documentos necessários para o início do processo federal esta semana. Os formulários já estão até preenchidos!
Finalmente parece que o CSQ está próximo das nossas mãos!!! -
30 de setembro de 2008 às 13:27 #31755canonmarquesParticipante
Galera,
Estou com uma informação interessante….
Como todos devem saber, na semana passada muitas pessoas receberam convocação de entrevista para novembro e dezembro! (pelo menos dentre os nossos conhecidos de Brasília, tivemos várias convocações)
A fila está andando….
Mas o mais interessante é que um outro amigo nosso daqui de Brasília não recebeu convocação e ligou para o escritório; informaram que o processo dele estava em análise pela Soraia para verificar se ele seria convocado para entrevista ou seria candidato para a entrevista por telefone!!!
Isso quer dizer que, aparentemente, esse não é um artifício emergencial ou temporário…
Tudo leva a crer que o escritório realmente estará selecionando pessoas para a entrevista por telefone…
Já desejo boa sorte em adiantado para os “selecionados”, pois não é mole não… Preferia ter ido a São Paulo!!! -
3 de outubro de 2008 às 17:33 #31831jeankarloParticipante
Rodrigo,
Parabéns pelo resultado.Estava lendo o “diário oficial do Quebec” neste site falam das leis que regem o processo de imigração para o Quebec e me lembrei de você na hora.
Nesse jornal consta na sessão I, inciso 2º, item 8 que a entrevista somente é necessária caso haja alguma informação que não possa ser confirmada com os documentos enviados, ou seja, o ministério da imigração canadense tem a entrevista como último recurso para validar as informações, caso contrário somente se dará o contato conosco para confirmar o CSQ. Veja o texto abaixo e o link de onde eu acessei esta informação.Gostaria de perguntar se seus documentos foram todos autenticados e como foi a comprovação da fluência.
Pergunto isto para tentar confirmar se este é o caminho correto a ser seguido ou se por nossa falta de atenção ou desconhecimento da politica de imigração somos convocados à uma entrevista no consulado para confirmar nossos dados e documentos.“© Éditeur officiel du Québec
Ce document n’a pas de valeur officielle.
Dernière version disponible
Incluant la Gazette officielle du 10 septembre 2008
c. I-0.2, r.5
Règlement sur la sélection des ressortissants étrangers
Loi sur l’immigration au Québec
(L.R.Q., c. I-0.2, a. 3.3).
Les droits prévus au règlement ont été indexés à compter du 1 er janvier 2008 selon l’avis publié à la Partie 1 de la Gazette officielle du Québec le 5 janvier 2008, page 5. (ann. B, C, C-1)
.
.
.
SECTION I
DISPOSITIONS GÉNÉRALES
.
.
.
§ 2. Procédure d’obtention d’un certificat de sélection et d’acceptation
.
.
.
8. Tout ressortissant étranger dont la demande contient des déclarations dont la véracité n’est pas démontrée est convoqué à une entrevue de sélection.Tout ressortissant de la sous-catégorie des investisseurs est convoqué à une entrevue de sélection, ainsi que tout ressortissant de la catégorie des personnes en situation particulière de détresse, à l’exception du ressortissant visé au paragraphe a de l’article 18 ou du ressortissant visé aux paragraphes b et c de cet article qui ne peut être rencontré alors que son dossier contient les renseignements nécessaires à la prise de décision.
Dans le cas du ressortissant de la sous-catégorie travailleur qualifié ou travailleur autonome, est convoqué à une entrevue de sélection celui qui, tout en satisfaisant aux exigences de l’examen préliminaire, n’atteint pas le seuil de passage de sélection.
Dans le cas du ressortissant de la sous-catégorie entrepreneur, est convoqué à une entrevue de sélection celui qui satisfait aux exigences de l’examen préliminaire.
L’avis de convocation indique le lieu et la date de l’entrevue ainsi que les documents que le ressortissant doit présenter à l’appui de sa demande.
R.R.Q., 1981, c. M-23.1, r. 2, a. 8; D. 828-96, a. 3; D. 500-2001, a. 5; D. 728-2002, a. 5; D. 838-2006, a. 7.”
Abraço,
PS. Para quem não tem um Francês avançado, como eu não tenho…rsrss, veja anexo tradução do Diário Oficial do Quebec.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.