Relato da Entrevista 20/08/2007 12:00

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Relato da Entrevista 20/08/2007 12:00

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5099
      badaga
      Participante

      Nossa entrevista estava marcada para o dia 20 de agosto de 2007 às 12:00.

      Bom… Eu e o meu marido chegamos ao hotel às 10:50 e ficamos esperando….
      Um casal saiu e veio falar conosco. Eu tava tão nervosa que nem consegui conversar direito, nem perguntei o nome deles. Então casal, agradecemos a atenção que vocês tiveram com a gente. Sei que este casal é da área de Turismo e que vão ficar em Québec mesmo.
      Mesmo sem explicação, eu fiquei ainda mais nervosa. O casal já tinha dito que ele estava excelente, de bom humor e etc.

      Depois desse casal, foi uma família que tinha um filho rapaz e três crianças (trigêmeos) “anjinhos”.
      Às 12:20 subimos, encontramos as crianças no corredor e o rapazinho nos disse que o entrevistador tinha “expulsado” as crianças porque elas estavam fazendo muita bagunça. Aí eu gelei…. fiquei imaginando iiihhh!!! o bom humor dele já era.

      Às 12:40 ou era 12:45, nós entramos.
      Ele começou a falar MUITO e muito rápido e eu só fazia aquela cara de conteúdo respondendo OK e Oui.
      Mostramos os documentos a medida que ele ía nos solicitando.

      Eu e o meu marido não tínhamos preenchido a parte que fala onde moramos nos últimos 10 ano e tivemos que preencher na hora.

      Ele perguntei se já tínhamos ido ao Canadá e eu disse que “Pas encore”, então ele começou a folhear o meu passaporte e viu o visto do México e fez o seguinte comentário: “tem visto do méxico e ainda nao foi no canadá?”. eu respondi que minha ida ao méxico tinha sido a trabalho. Aí ele disse que eu devia ter colocado na lista dos últimos lugares q eu tinha morado. E então eu expliquei que viajava muito a trabalho mas normalmente ficava entre uma a duas semanas fora.
      ufa!

      Quando entregamos os papeis sobre o curso de frances, também mostrei um curso feito na aliança francesa de paris. Aí ele de novo disse que era para ter colocado na lista que eu já tinha morado em paris. Aí de novo eu respondi que o curso foi intensivo de somente uma semana que eu aproveitei depois de uma esticada de barcelona à trabalho.

      A pergunta que eu achava mais difícil de responder em francês me foi feita em inglês. Nem lembro da pergunta direito mas ele perguntou sobre o meu trabalho.
      Fiquei muito feliz nessa hora porque eu já estou super acostumada a falar inglês no trabalho.
      Então mandei ver…. “I am project leader blá blá blá…..”. Blz.
      Aí ele vira pro meu marido e pergunta em francês o que ele faz…. PUTZ….
      O meu marido é analista de segurança da informação e tem um histórico de gerente de rede.
      Pra completar ele diz pro meu marido que é uma profissao nova lá e que ele vai ter q se especializar cada vez mais.

      Nos perguntou sobre as nossas certificações e falamos delas…
      O Rodrigo é PMP e ele nem teve oportunidade de falar sobre isso, só falou das certificações técnicas (MCSE, MCSA, ITIL).
      Eu sou MCDBA mas já faz alguns anos que tenho trabalhado mais como líder de projetos focado em desenvolvimento de software.

      De vez enquando ele ficava frescando com o meu marido não o deixava nem ele explicar as coisas.
      Então uma dica: Não tente explicar NADA, simplesmente responda de maneira curta e grossa as perguntas deles.

      Ele nos perguntou se já tínhamos pesquisado trabalho e já pensando em futuros contatos, eu sempre guardo folhetos e cartões de visita de empresas canadenses quando eu participo de alguma feira nacional ou internacional.
      Então mostrei na hora não só os folhetos como algumas vagas dessas mesmas empresas.

      Finalmente ele falou que considerava o meu nível de frances intermediário porque eu falava bem e também tinha um bom vocabulário mas que não entendia muito bem o que ele falava. O que era verdade, já que ele falava MUITO rápido.
      O meu marido ficou com um nível um pouco abaixo porque ele ainda tem dificuldades com o vocabulário.

      Nada da impressora na sala!!!!
      E finalmente ele disse que tínhamos sido aceitos.
      Mas foi de uma maneira tão sem graça e com um pouco de bronca que nós nem conseguimos comemorar.

      Eu e o meu marido depois fizemos aquela massagem de 30min ali mesmo no Shopping Center 3 porque a gente merecia.
      Mesmo depois da entrevista estávamos bem tenso. E eu recomendo a massagem!!!

      O relato poderia ser até melhor e mais detalhado, mas….o cansaço nos consome.
      Foi mais de uma semana de muito estresse e preparação para a entrevista.

      Gente… foi isso. Vamos receber o CSQ em três semanas pelo correio.

      Abraços,
      Rebeca Correa

    • #20003
      Carlos_Santos
      Participante

      Rebeca Correa,

      seja bem vinda a CBQ!!!

      PARABéns pelo sucesso e por dividi-lo conosco!   :wink:

    • #20007
      viniciusmarc
      Participante

      OI Rebeca,

      parabens…

      Sera que poderia postar a ordem dos docuemntos que ele pediu??

      Obrigado
      Marcus

    • #20009
      apgois
      Participante

      Rebeca,

      Seja bem-vinda à CBQ e parabéns pela conquista do CSQ. Boa sorte na parte federal.

      Abços

      Ana e Eliseu.

    • #20011
      danielcasas
      Participante

      É isso aí, Rebeca, a você que é MCDBA e o Rodrigo, que é PMP, parabéns pelo CSQ e bem-vindos à CBQ!! heheeheh MCSE, MCSA, ITIL… Quanta sigla!!!!!

    • #20012
      badaga
      Participante

      Poxa… Gente…. faço parte dessa comunidade desde de Setembro, eu sempre venho aqui ler as “novidades” e realmente é a primeira vez que eu posto alguma coisa.

      bom…. a ordem dos documentos foi
      1. Passaportes
      2. Documentos de escolaridade
      3. Comprovante dos cursos de francês
      4. Carteira de trabalho (mostramos o último contra-cheque também)
      5. Vagas de emprego que se adequam ao nosso perfil.

      Acho q foi isso!  :D

      Em algum momento ele pediu o contrato financeiro e eu entreguei o mesmo que tinha enviado no começo do processo.

    • #20013
      otto
      Participante

      Sejam bem vindos à Parte Federal..

      …agora vai começar um outro chá de cadeira que serve pra gente cuidar um pouco de nós mesmos, já que os  meses anteriores à entrevista são dedicados quase que exclusivamente aos papéis, formulários…. Essa é a hora de ir à praia, ao parque, ao cinema.. hora de sorrir, de dormir cedo.. de acordar tarde…

      Sugestão 1: Vamos fazer uma vaquinha pra comprar uma impressora nova! Pq ninguém merece sair aprovado da entrevista mas SEM o CSQ!!  :lol:

      Sugestão 2: Solicitar que o Consulado firme convênio com o pessoal do Quick Massagem.. pq nada melhor que uma massagenzinha pra colocar as tensões pra fora e “descarregar” o stress da DCS!

      Otto.

    • #20017
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns Rebeca!!!

      Bem vinda à parte federal, a qual eu espero estar deixando pra trás brevemente!!!

      Abraços,

      Alê

    • #20026
      akcastro
      Participante

      Parabéns Rebeca !!!!

      E boa sorte pra vc na parte federal !

    • #20031
      julianomga
      Participante

      oiii Rebeca, parabens pela aprovação, e obrigado pelo depoimento!!!

      te entendo muito bem pois estou precisando desde ja de uma massagem, gostei de sua dica.

      espero que ele arrume uma impressora, pois ja estou contando com miha aprovação e quero dar entrada no etapa federal logo em seguida, ainda mais que mora bem longe de sampa, aproveitar a viagem, custos etc.

      agora e aguardar a etapa federal

      abraços

      Juliano

    • #20039
      fabiana
      Participante

      Parabéns Rebeca! E seja bem vinda!

      Abraços,
      Fabiana

    • #21942
      tomazeli
      Participante

      PARABENS>..!>!>!>> torçam por nos agora

    • #21953
      Forasteiro
      Participante

      Felicitations!!

      Sempre bom le relatos das entrevistas, mas sempre sinto uma sensação de medo, qd o pessoal fala de nivel academico.  Percebo q a maioria tem formação na area de informatica, cm especialização, enquanto eu sou recem formado em adm, por sinal n vi nem relato de um adm aki :(, cm as vezes me pergunto se terei alguma chance!

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.