Quem ficaria como principal ?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Quem ficaria como principal ?

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Autor
      leo.elias
      Participante

Ola Pessoal,

Estou estudando p/ o teste de frances para iniciar o processo de imigracao. Gostaria de saber a opiniao de voces em relacao a melhor estrategia p/ iniciar o processo pois nao sei se devo ficar como principal ou se devo colocar minha esposa como principal.
      A duvida vem por conta da formacao. Eu trabalho legalmente na minha area a mais de 12 anos e nao terminei a faculdade, nunca dei valor a isso pois quando comecei mal existia curso superior para a minha area. Outro detalhe importante esta relacionado a minha idade, completo 35 este ano… Por outro lado, tem a minha esposa que é formada, tem Pós e conta com muitos anos até completar os 35. A duvida em relacao a quem deve ficar como principal se deve por conta da formacao e pelo aprendizado da língua francesa. Eu tenho mais facilidade e melhor desenvoltura que minha esposa. Um outro detalhe interessante p/ comentar é que nós temos 1 filha e isso deve nos ajudar na pontuacao geral.
      Com base nisso, qual a opiniao de voces ? Devo seguir como principal ou a melhor estrategia, a fim de evitar problemas com pontuacao, mesmo correndo risco por conta da lingua, é cadastrar minha esposa como principal ?

Ideias ? Sugestoes ?

Desde ja agradeco,
      Leo

Ucrambuco
      Participante

Olá Leo,

Primeiramente, seja bem-vindo a Comunidade!!!
      Bom, a princípio seria sua esposa… mas isso vai depender de área de formação dela.

Qual a graduação dela? Atua no mercado em que formou?

Ai sim podemos ver a situação dos Grupos…

Bonnce chance!

Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

leo.elias
      Participante

@mari e jonas wrote:

Olá Leo,

Primeiramente, seja bem-vindo a Comunidade!!!
      Bom, a princípio seria sua esposa… mas isso vai depender de área de formação dela.

Qual a graduação dela? Atua no mercado em que formou?

Ai sim podemos ver a situação dos Grupos…

Bonnce chance!

Ela é Dentista, tem pós graduação em protese e atua na area desde sua formacao( 5 anos ).

Ucrambuco
      Participante

Leo,

Veja a lista de profissões do grupo 1:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-12-16.pdf

Acredito que ela se encaixe neste grupo.. se assim for, seria ela a requerente principal!

Alguém da área de saúde pode confirmar?

Caso queira mais informações:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.html

Bonne Chance!

Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

RonaldoMaciel
      Participante

Olá Léo, bem vindo tb.

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-12-16.pdf

No caso a sua esposa a situação complica por um critério ainda anterior – a área de formação. Ela é dentista (Grupo 1), isso seriam boas notícias mas só pode se tiver um diploma do Québec (ou equivalente). Equivalente significa se ela tiver um diploma reconhecido pela Ordem dos Dentistas do Québec (ODQ) ou fazer parte de algum acordo internacional de reconhecimento imediato (do qual o Brasil não faz parte).

Acredito que fazem esta exigência por ser relativamente difícil de ter seu diploma estrangeiro reconhecido aqui no Québec – a volta para a universidade é inevitável (e demorada).

As poucas pessoas que conheço da área de odontologia que imigraram tiveram de voltar aos estudos para complementar cursos (pois a ordem exigiu isso para reconhecer o diploma – tornando praticamente impossível para quem está fora do país o reconhecimento).

Vai depender agora da sua área. Qual é?

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

leo.elias
      Participante

@RonaldoeSusana wrote:

Olá Léo, bem vindo tb.

No caso a sua esposa a situação complica por um critério ainda anterior – a área de formação. Ela é dentista (Grupo 1), isso seriam boas notícias mas só pode se tiver um diploma do Québec (ou equivalente). Equivalente significa se ela tiver um diploma reconhecido pela Ordem dos Dentistas do Québec (ODQ) ou fazer parte de algum acordo internacional de reconhecimento imediato (do qual o Brasil não faz participação).

Acredito que fazem esta exigência por ser relativamente difícil de ter seu diploma estrangeiro reconhecido aqui no Québec – a volta para a universidade é inevitável.

As poucas pessoas que conheço da área de odontologia que imigraram tiveram de voltar aos estudos para complementar cursos (pois a ordem exigiu isso para reconhecer o diploma – tornando praticamente impossível para quem está fora do país o reconhecimento do diploma).

Vai depender agora da sua área. Qual é?

Ronaldoesusana e ‘Mari e jonas’, obrigado pelo retorno.

Nós estamos por dentro desse tramite para que ela possa trabalhar na area dela. A ideia é que ela volte p/ a faculdade para fazer a equivalência da grade e na sequencia, se possivel, pular direto p/ um mestrado. Para esse plano nós temos uma boa reserva e estamos contando com um estudo a preço para cidadao canadense. Desse modo viabiliza todo o nosso plano.

Minha area é a de Tecnologia (informática). Como falei antes, tenho um bom tempo de experiência comprovada. A grande duvida esta em relação a formação, pois nao terminei a faculdade. Estudei apenas 2 anos e parei. Alem da formacao, tenho a preocupacao com a idade pois faço 35 este ano.

Novamente, agradeço a ajuda de vocês :-)

RonaldoMaciel
      Participante

Vc deveria ser o principal – pra ela é praticamente impossível pois terá muitas dificuldades para ter o reconhecimento do diploma ainda no Brasil e então poder fazer a demanda de imigração. Pois do contrário ela não poderá nem fazer a demanda (pois cairá no Grupo 3).

Mas como vc não concluiu o curso superior, suas possibilidades também diminuem pois é necessário ter curso superior ou tecnólogo concluído – a menos que ganhem pontos em outros critérios.

Vc chegou a fazer a avaliação online pra ter uma ideia?

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Lu_campinas
      Participante

Olá

Você tem algum curso técnico na sua área de formação?

Pode ser muito interessante, algumas profissões de nível técnico estão no grupo I ou II mesmo sendo diplona estrangeiro, isto vale pra sua esposa também, é comum alguns dentistas iniciarem a carreira como THD ou ACD, isto seria muirto bom…

Boa sorte,

um abraço

Luciana

leo.elias
      Participante

@RonaldoeSusana wrote:

Vc deveria ser o principal – pra ela é praticamente impossível pois terá muitas dificuldades para ter o reconhecimento do diploma ainda no Brasil e então poder fazer a demanda de imigração. Pois do contrário ela não poderá nem fazer a demanda (pois cairá no Grupo 3).

Mas como vc não concluiu o curso superior, suas possibilidades também diminuem pois é necessário ter curso superior ou tecnólogo concluído – a menos que ganhem pontos em outros critérios.

Vc chegou a fazer a avaliação online pra ter uma ideia?

RonaldoeSusana,

Fiz a avaliação online e indicou que da p/ fazer o processo. Minha preocupacao é ser barrado na hr da avaliacao do processo real :(

De repente é uma boa refazer a avaliacao online colocando minha idade como 35 e outro teste com 36 para saber se continuo dentro da faixa de ponto esperada.

Lu_campinas,

Infelizmente nao. Fiz o segundo grau e depois de anos resolvi voltar p/ faculdade pois tive uma ideia louca de fazer concurso publico… mas desanimei no meio do curso, nao estava agregando nada e ainda atrapalhava meu rendimento no trab :(

Lu_campinas
      Participante

Bom,

Tudo vai depender da real motivação de vocês em querer imigrar…
      Vale lembrar que neste processo “as coisas” podem mudar totalmente de uma hora pra outra, mas…

Se vocês realmente quiserem investir nesta empreitada, fazer um curso técnico pode ser algo a se pensar… não digo pra fazerem algo totalmente etsranho a formação de vocês, só pra poder imigrar, mas algo relacionada a área de atuação para realmente poderem contar com esta formação por lá,

É claro que estas decisões não são tomadas da noite pro dia, mas é algo a ser levado em conta!

Boa sorte

Luciana

Marcelo_Andrade
      Participante

É Leo, é isso aí que o pessoal falou….

Voce pode tambem não ficar tão limitado neste processo de trabalhador qualificado, existem outras formas de se tornar um cidadão canadense. Não sei, mas em função da sua formação (que voce irá fazer), vc pode ir com visto de trabalho e estudar lá. Depois de alguns anos de estudo, voce pode abrir o processo, ou outros processos. Aqui no Forum voce encontra estas informações com mais clareza.

Abç

Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

leo.elias
      Participante

Acabei de refazer o teste online.

Coloquei minha idade em 35

Na graduacao, ele fala:

Indicate the last diploma received or, failing that, attestation of the last grade passed.

Com isso entendi que é para escolher a opcao mesmo sem conclusao, desde que eu apresente o certificado do ultimo periodo concluido.
      Entao escolhi :

Undergraduate diploma of university studies – 1 year (in Québec, the diploma is obtained after completing 14 years of full-time education)

Nao lembro quantos anos fiz, por isso escolhi a opcao com menor pontuacao, nesse caso é melhor pecar pelo menor.

Na validacao deu OK.

It seems that you meet the Québec selection criteria.

O problema é que mesmo assim fica a duvida. Parece que existe demanda p/ a profissao da minha esposa, entao penso que eles devem ter alguma tolerancia para casos como o dela. O problema todo é o frances dela e o tempo que ela vai precisar p/ amadurecer e ganhar mais confianca na lingua…

Existe a possibilidade de enviar os papeis e nem ser chamado p/ a entrevista ? Pois penso que consigo mostrar meu valor durante a entrevista. Posso apresentar meu curriculo, certificado e etc…

Ó duvida..

mrodolfo
      Participante

Duvido que você consguiga pontos suficientes para ser convocado para a entrevista.

Dê uma olhada nessa tabela e calcule você mesmo os seus pontos:

http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_3_Grille_TQ.pdf

Outras informaçoes mais detalhadas você encontra no Guide des procédures d’immigration.

Grosso modo, vocês perdem muitos pontos no critério formaçao (pois você só tem o ensino médio completo que é o que conta e te dá apenas dois pontos). De acordo com as novas regras e domínios de formaçao em vigor desdes alguns meses atrás, apenas algumas formaçoes serao aceitas este ano e sao aquelas que aportam ao menos dois pontos no domínio de formaçao. Como você nao tem formaçao convencional (ou seja, em uma escola técnica ou faculdade/universidade), você está fora, ao menos por enquanto. Sua esposa, como é dentista, também está fora, pois esse domínio de formaçao nao faz parte do grupo que traz pontos para o processo.

Você terá que encontrar um outro processo para viver seu sonho. Pesquise bem o que você precisaria fazer e veja se vale mesmo a pena esse investimento. Existem vários outros processos e nada o impede de conseguir uma proposta de trabalho para vir para cá e pular todas essas etapas.

Bon courage!

leo.elias
      Participante

@mrodolfo wrote:

Duvido que você consguiga pontos suficientes para ser convocado para a entrevista.

Dê uma olhada nessa tabela e calcule você mesmo os seus pontos:

http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_3_Grille_TQ.pdf

Outras informaçoes mais detalhadas você encontra no Guide des procédures d’immigration.

Grosso modo, vocês perdem muitos pontos no critério formaçao (pois você só tem o ensino médio completo que é o que conta e te dá apenas dois pontos). De acordo com as novas regras e domínios de formaçao em vigor desdes alguns meses atrás, apenas algumas formaçoes serao aceitas este ano e sao aquelas que aportam ao menos dois pontos no domínio de formaçao. Como você nao tem formaçao convencional (ou seja, em uma escola técnica ou faculdade/universidade), você está fora, ao menos por enquanto. Sua esposa, como é dentista, também está fora, pois esse domínio de formaçao nao faz parte do grupo que traz pontos para o processo.

Você terá que encontrar um outro processo para viver seu sonho. Pesquise bem o que você precisaria fazer e veja se vale mesmo a pena esse investimento. Existem vários outros processos e nada o impede de conseguir uma proposta de trabalho para vir para cá e pular todas essas etapas.

Bon courage!

Obrigado pelo reply.

Eu achava que odonto pontuava no processo… mais um balde de agua fria.
      Nao entendi uma coisa, no formulario online tem um direcionamento que me deixou intrigado. Indicate the last diploma received or, failing that, attestation of the last grade passed.

Isso significa que é possivel pontuar, de alguma forma, com base no tempo que cursou a faculdade ? Isso poderia me ajudar de alguma maneira ? Os pontos da minha esposa contam algo no processo ? O fato de nos termos uma filha pode nos ajudar ?

Outra duvida, o que importa é a contagem geral ou tem valor de corte em cada item ?

Em relacao a caminhos alternativos, estou tentando uma transferencia pela empresa que trabalho. Se der certo, otimo. Mas nao estou muito confiante nisso, o ideal é tocar por fora mesmo.

[ ]s

Lu_campinas
      Participante

oi Leo,

eu sei que é mesmo chato, mas o que o Marcos disse é o real…

Os pontos da formação só são atribuidos se o curso tiver sido concluído, exemplo meu marido iniciou engenharia, mas não terminou, o que vale pra ele é o tecnico que ele terminou.

O processo federal pode ser interessante pra vocês, mas lá ´importante um bom nível do idioma,

boa sorte

Luciana

mrodolfo
      Participante

Bon soir,

@leo.elias wrote:

Os pontos da minha esposa contam algo no processo ? O fato de nos termos uma filha pode nos ajudar ?

Outra duvida, o que importa é a contagem geral ou tem valor de corte em cada item ?

Sim, os pontos de sua esposa contam e o fato de ter filhos também. O link que eu te passei apresenta um resumao dos pontos possíveis e dos necessários em cada quesito.

O fato que mudou – e muito – o processo foi determinado em março 2012 com a determinaçao que pessoas com algumas profissoes poderiam participar sem problemas, outras teriam algumas restriçoes (como o limite de 14 300 aplicaçoes) e outras que estariam imediatamente eliminadas.

Isso vale para este ano, mas nao penso que isso mudaria no ano que vem. As portas estao se fechando.

Fique de olho em outros processos, principalmente o federal simplificado, pois as profissoes sao focadas nas atribuiçoes de cada um e nao na formaçao (mas, indiretamente, acaba tendo a necessidade de uma formaçao muitas vezes).

leo.elias
      Participante

@mrodolfo wrote:

Bon soir,
      Fique de olho em outros processos, principalmente o federal simplificado, pois as profissoes sao focadas nas atribuiçoes de cada um e nao na formaçao (mas, indiretamente, acaba tendo a necessidade de uma formaçao muitas vezes).

Dei uma olhada no Federal e nao encontrei minha profissao listada e a da minha esposa ja esta esgotada, limite atingido.

Pelo visto nao estou com sorte. Bom, como o custo para entrar no processo nao é muito alto, penso em tentar. O pior que pode acontecer é nao me chamarem ou nao me aprovarem na entrevista.

Marcelo_Andrade
      Participante

Veja isso com mais detalhes, Leo. O processo de Quebec por exemplo, além de pagar as taxas exigidas, é necessário fazer tradução juramentada dos documentos, e isso fica bem puxado. Sugiro voce planilhar tudo que voce vai gastar antes de tomar qualquer decisão.
      no tópico abaixo voce pode ver isso, mas existem outros tópicos aqui que falam sobre o assunto.
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/17/5187.html

Boa sorte.

Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

RonaldoMaciel
      Participante

Bom Leo, acho que toda a galera deu suas opiniões, agora é com vcs. Realmente há um risco importante de sua demanda ser recusada.

O preço das taxas do processos pode não parecer muito alto (embora já tenha subido pra $750 a demanda do CSQ por exemplo, pro principal mais $156 pro cônjuge), mas não se esqueça que vc precisará fazer uma tradução juramentada de todos os documentos, o que pode gerar alguns gastos importantes.

Pense com cuidado, leia o guia de procedures de immigration que o Mrodolfo indicou, calcule seus pontos e daí decida.

Ou então como falaram, vc pode tentar um “atalho” e vir com um visto de trabalho por exemplo e tentar a imigração na categoria experiência canadense (québécoise). Como vc é de TI, pode ter mais chances pois há sempre muitas e boas vagas nesta área. Mas ainda assim pode ser que as empresas torçam um pouco o nariz pela falta de formação. Conheço alguns casos de pessoas que ainda estavam no Brasil (eram de TI) e conseguiram uma oferta de trabalho…

Sorte
      Ronaldo

Marcelo_Andrade
      Participante

Leo, voce já leu o tópico abaixo??

http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/10/5236.html

De repente é uma boa hein!vale a pena pesquisar mais.

Abç

Alessandra e Fabio
      Participante

Olá pessoal…
      Tenho uma dúvida que está relacionada com o tópico, mas ainda não vi respondida em nenhum lugar aqui no fórum… Desculpe se estiver repetido.

O site da École Québec (http://www.ecolequebec.com.br/imigracao/2012/03/22/meu-pedido-de-csq-posso-enviar.html) traz a nova legislação traduzida. Ali diz que se eu ou o cônjuge que me acompanha tem a formação contida em determinado grupo, então fazemos parte daquele grupo.
      Vou por a minha dúvida aplicando minha situação:

Sou formada em arquitetura e urbanismo – logo, grupo 3 e fora da jogada.
      Mas meu marido é contador – logo, grupo 2 e estaríamos dentro se estivéssemos dentro das 14300 aplicações.

Por questões de fluência em inglês, facilidade no francês e idade, a nossa idéia sempre foi colocar a mim como requerente principal. Agora vem a situação que não ficou clara pra nós: o grupo vai ser determinado pela formação do requerente principal ou pela formação de qualquer um dos dois requerentes, seja ele principal ou não?

Segunda dúvida: sou formada em arquitetura mas não atuo (deixei de atuar há 2,5 anos). Minha atuação é como analista de negócio e processos – ou seja, área de TI. E é como analista de negócios e processos que quero atuar no Quebec. Como isto é considerado no processo? Como devo refletir isso no processo? Através no meu CV, experiências de trabalho e projeto de imigração?

Obrigada pela ajuda.

Marcelo_Andrade
      Participante

@ale.fabio wrote:

Por questões de fluência em inglês, facilidade no francês e idade, a nossa idéia sempre foi colocar a mim como requerente principal. Agora vem a situação que não ficou clara pra nós: o grupo vai ser determinado pela formação do requerente principal ou pela formação de qualquer um dos dois requerentes, seja ele principal ou não?

Ale, se eu entendi direito, vou contrinuir.
      o grupo é determinado pela formação do requerente principal. A sua idade entraria conforme os pontos da tabela para o acompanhante. Sendo assim, se vc é do grupo 3, seu marido terá que ser o principal.

Primeiramente é considerado sua formação no processo, sua experiência pode soar bem na entrevista, mas não vai te dar pontos, nem sua experiència e nem seu Inglês.

Sds,

RonaldoMaciel
      Participante

Oi Ale e Fabio, eu tendo a discordar do Marcelo.

Se ao lermos o que está escrito no site do Min de Imigração, não há uma clara menção que área de atividade deva ser do requerente principal. Aliás o site mesmo diz:

Vous faites partie du groupe 2 si vous êtes dans une des situations suivantes :

Vous ou votre conjoint qui vous accompagne détenez un diplôme d’un établissement d’enseignement dans un domaine qui vous permet d’obtenir 6 points au critère domaine de formation de la grille de sélection des travailleurs qualifiés
      Vous ou votre conjoint qui vous accompagne détenez un diplôme du Québec ou équivalent à un diplôme du Québec, qui sanctionne au moins un an d’études à temps plein.

Mas é certo que a entrevista gira em torno do aplicante principal – então este descompasso entre formação e experiência pode gerar um pequeno desconforto na entrevista (não poderia precisar se chegaria a uma perda de pontos – Mrodolfo e Sandroms poderão contribuir melhro que eu nesta parte) – certamente que o entrevistador perguntará sobre isso. Será importante ter boas respostas para isso.

Eu tb procuraria uma formação na sua área de atuação profissional para solucionar este probleminha…talvez um tecnólogo, que é mais rápido?

Abs.
      Ronaldo

Marcelo_Andrade
      Participante

O problema ronaldo, é a questão dos pontos. Se ela for a requerente principal, vc acha que ela teria os pontos necessários para aprovação? eu acho pouco provável. Formação, dominio etc…..meio complicado.
      Bom, de qualquer forma é necessário fazer os calculos alterando os requerentes principais.

Abç

RonaldoMaciel
      Participante

Entendo teu ponto Marcelo – realmente talvez pegue para eles a questão dos pontos.

Mas com relação a pertencer ao grupo 1, 2 ou 3 isso não parece ser determinado unicamente pelo principal – mas pelo cônjuge tb…

Marcelo_Andrade
      Participante

Sim, claro. eles deixaram isso em aberto mesmo.

Abç

Alessandra e Fabio
      Participante

Puxa, gente… obrigado a tod@s que responderam meus questionamentos…

Duas observações:
      1 – Eu já fiz as simulações tentando todas as opções – tanto eu quanto meu marido como principal. Nos dois casos a simulação “diz” que aparentemente preenchemos o perfil para a imigração. Por isso, a nossa estratégia seria me colocar como principal justamente para a maior parte das perguntas ficar em cima de mim, por eu ter um pouquinho mais de facilidade, ser mais nova, etc…

2 – Quanto a fazer um técnico na minha área de atuação, a questão seria tempo… Nosso objetivo é mandar os papéis ainda na vigência da legislação atual, o quanto antes… Ou seja, antes de 31/03/13.

Mais uma vez obrigada!!!

mrodolfo
      Participante

Meus 2 cents:

– Requerente principal é aquele que traz mais pontos para o processo. SEMPRE!

– A avaliação do tempo de formação + domínio pode não ter nada a ver com a real experiência de trabalho da pessoa. Mas, por aqui, não é comum as pessoas trabalharem fora da área de formação. Por essa razão, deve-se ter ao menos 1 ano de experiência na área de formação para que os pontos do domínio sejam atribuídos ao candidato.

Bonne chance,

Alessandra e Fabio
      Participante

@mrodolfo wrote:

Meus 2 cents:

– Requerente principal é aquele que traz mais pontos para o processo. SEMPRE!

– A avaliação do tempo de formação + domínio pode não ter nada a ver com a real experiência de trabalho da pessoa. Mas, por aqui, não é comum as pessoas trabalharem fora da área de formação. Por essa razão, deve-se ter ao menos 1 ano de experiência na área de formação para que os pontos do domínio sejam atribuídos ao candidato.

Bonne chance,

Obrigada, Marcos…
      Vamos fazer uma avaliação mais detalhada levando em conta esta informação de que o requerente principal é sempre quem faz mais pontos. Não tinha me atentado pra esse detalhe… apesar de ser meio obvio! :bangwall:

No caso de ter pelo menos 1 ano de experiência profissional na área de formação nos últimos 5 anos, eu tenho. Tenho até mais. Mas daí entra na discussão daí de cima… Como é que eles vão pontuar uma profissão que está no grupo 3 mas onde a aplicação (dossie) faz parte do grupo 1 ou 2. Bom… é ir pesquisando!

Mais uma vez obrigada pelas ajudas!

sergiobnu
      Participante

Olá,

Rapaz, estou na mesma situação que você! Eu estou na área de informática (programação e administração de servidores Linux) e tenho experiência de anos na área, mas possuo superior incompleto.

Já vi muitas pessoas que moram no Canadá falarem que para certas área, e presumo que informática seja o caso, não há necessidade de diploma universitário. Brasileiros que moram lá falam que eles valorizam mais a pessoa (comportamento, postura etc) e a experiência dela (em resumo o que você realmente sabe fazer) do que seus diplomas, como é aqui no Brasil.

Porém, e aí vem minha dúvida, no processo de imigração do Quebec não sei se isso é considerado. Na palestra que eu fui, a palestrante deixou claro que é obrigatório:

1- Formação acadêmica (quanto mais melhor)
      2- Área de formação
      3- Capacidade financeira
      4- Domínio do idioma

Considerando na lista de equivalência (http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/pdf/fr/TC-BRESIL.pdf) que você apenas ter o ensino médio completo já pontua, o fato de não ter ensino superior não te impedirá de enviar seus documentos e ser aceito, mas acredito que como a pontuação seja mais baixa, você possa ter que fazer a entrevista de adaptabilidade (segundo os novos critérios) ou no pior dos casos não ser aprovado.

Na minha opinião pessoal e sendo um iniciante nisso, eu sugeriria deixar sua esposa como requerente principal.

Valzinhazinha
      Participante

Pegando carona nesse tópico do fórum… queria pedir se alguém poderia esclarecer algumas duvidas..

Já postei em outro tópico e tirei algumas dúvidas com relação a minha formação e poder ou não aplicar no processo do quebec.

Sou formada em geografia, com mestrado e doutorado na área afim, geologia. Atualmente sou professora. A minha formação não se enquadra no grupo 1 e 2.

Meu esposo possui ensino médio, sendo técnico em contabilidade e atualmente cursa faculdade de contabilidade, mas ainda falta um ano e meio para terminar. Não possui experiencia na área po enquanto.

As dúvidas:

1. Eu posso ser aplicante principal, pelo quesito de já ter conhecimento em francês e já ter uma formação superior e isso adiantaria a entrada no processo.

2. Será que a formação dele do ensino médio/técnico em contabilidade se enquadra no dominio Techniques de comptabilité et de gestion (DEC – 3 ans) e ele assim poderia ser o requerente principal, antes de concluir a faculdade.

3. Com o doutorado em geologia, será que eu poderia aplicar como técnico em geoliga aplicada.

No quesito pontos, temos duas filhas, que de alguma forma ajuda muito na soma dos pontos rs

Bem, são estas as dúvidas, se alguém tiver algula dica ou sugestão, agradeço

Val Araújo

SANDROMS
      Participante

@Valzinhazinha wrote:

1. Eu posso ser aplicante principal, pelo quesito de já ter conhecimento em francês e já ter uma formação superior e isso adiantaria a entrada no processo.

O site da imigração diz:
      Vous ou votre conjoint qui vous accompagne détenez un diplôme d’un établissement d’enseignement dans un domaine qui vous permet d’obtenir 6, 12 ou 16 points au critère domaine de formation de la grille de sélection des travailleurs qualifiés
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.html

Eu entendo que um dos dois precisar estar na lista, não necessariamente o principal. Mas o GPI diz que o principal deve ser aquele que soma mais pontos.

@Valzinhazinha wrote:

2. Será que a formação dele do ensino médio/técnico em contabilidade se enquadra no dominio Techniques de comptabilité et de gestion (DEC – 3 ans) e ele assim poderia ser o requerente principal, antes de concluir a faculdade.

Não. :alright: DEC é um curso superior de nível de CEGEP no Quebec. Isso equivale ao grau de tecnologo no Brasil, não técnico. Um DEC dura 3 anos após o ensino médio.

@Valzinhazinha wrote:

3. Com o doutorado em geologia, será que eu poderia aplicar como técnico em geoliga aplicada.

Não sei se o BIQ seria flexivel. É obvio que um doutor em geologia está muito acima de um técnico em geologia. Mas o mercado de trabalho pode estar com falta de técnicos mas não falta doutores.

Boa sorte,

Alessandra e Fabio
      Participante

@SANDROMS wrote:

Eu entendo que um dos dois precisar estar na lista, não necessariamente o principal. Mas o GPI diz que o principal deve ser aquele que soma mais pontos.

Infelizmente não, Sandro; o requerente principal precisa estar no grupo 1 ou 2. Fiz essa pergunta ao BIQ, por email. A resposta foi que o aplicante principal precisa estar na lista das formações aceitas (grupo 1 e 2). Não não aceitas aplicações cujo aplicante principal tenha formação do grupo 3.

A resposta exata deles foi:

“si votre formation est effectivement du groupe 3 et que vous seriez le demandeur principal, alors effectivement le dossier de candidature serait non recevable selon les règles de l’année en vigueur.”

mrodolfo
      Participante

O requerente principal é aquele que traz mais pontos para o processo. Simples assim…

SANDROMS
      Participante

@ale.fabio wrote:

Infelizmente não, Sandro; o requerente principal precisa estar no grupo 1 ou 2.

@mrodolfo wrote:

O requerente principal é aquele que traz mais pontos para o processo. Simples assim…

Somando as duas informações, como fica se o cônjuge com a profissão na lista, somar menos pontos?

RonaldoMaciel
      Participante

De acordo com o site do BIQ, nao precisa ser necessariamente o principal que deva ter profissoes do grupo 1 ou 2. Vejam aqui, o quinto item da lista:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/applications-receipt.html

mrodolfo
      Participante

Sandro,

Apenas as profissões que estão nas listas podem apresentar demandas, correto?

Assim sendo, se o conjuge com profissão na fora da lista e mais pontos apresentar uma DCS, ele, no final de tudo, não será convocado, pois não atende os critérios.

Logo, o único processo possível é aquele no qual o candidato está na lista, mesmo que traga menos pontos.

No frigir dos ovos, os “pontos efetivos” do primeiro caso totalizam ZERO. Nesse caso, os “menos pontos” do segundo caso são “mais pontos efetivos” que o primeiro… :lol:

Simples assim….

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.