Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Quem espera um dia alcança…
- Este tópico contém 11 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 8 meses atrás por Doug Ramsey.
-
AutorPosts
-
-
5 de abril de 2013 às 00:45 #8615Tissot_au_QuebecParticipante
Olá Pessoal!
Me chamo Stefânia Tissot e acabo de me cadastrar no site.
Eu fui a requerente principal pois tenho um nível de francês mais avançado que meu marido (Eu B2 e Ele A1). Sou formada em Gastronomia (Mas trabalho com gestão de projetos de telecom), também estudei administração e ele em Ciência da Computação…
Enviamos nosso processo na semana passada para o BIQ no México…e aquela famosa expectativa do e-mail ou quem sabe daqui a alguns meses, receber nosso CSQ em casa.Visitamos o Quebec em 2012 e foi aí que tomamos a decisão final em imigrar. É um país lindo, as cidades são charmosas, em sua grande maioria as pessoas são educadas e experimentei a sensação de segurança que nunca senti aqui em Brasília…com certeza também vimos defeitos, mas foram defeitos que imaginamos serem mais fácil de conviver em relação aos que temos atualmente por aqui.
Um grande abraço a todos e obrigada por tantas dicas preciosas que encontramos por aqui.
Stefânia -
5 de abril de 2013 às 02:25 #52039VitorVGParticipante
Stefânia, seja bem vinda!
Eu e minha conjointe de fait vamos mandar nosso dossiê nos próximos dias, então acho que seremos contemporâneos de processo!!
Segundo nossas contas estamos somando 64 pontos, esperamos receber o CSQ pelo correio.Aproveite a fonte inesgotável de informações da CBQ e bonne chance!
Abs
VG
Abertura Provincial: 06/06/2013
CSQ: 11/09/2014
Envio docs Federal: 15/09/2014
Abertura federal: 23/01/2015
Pedido de exames médicos: 18/02/2015
Pedido de passaportes: 27/02/2015
Vistos recebidos: 30/03/2015 -
5 de abril de 2013 às 06:32 #61436FERNANDO E BRUNAParticipante
Stefânia, salut!
Seja bem vinda à comunidade, aqui você encontrara muitas informações, dicas e podera compartilhar cada momento de seu processo…angustias, anisedades, alegrias e tristezas deste longo processo de imigração para o Québec.
Boa sorte e sucesso em seu projeto.
Abs.Fernando e Bruna – Barueri / SP
-
5 de abril de 2013 às 16:29 #61447SANDROMSParticipante
Bem vinda Stefânia,
Num ponto você já saiu na frente, no sobrenome. Vai ter bem menos de rejeição no seu CV com esse sobrenome. Você ainda pode adotar Stephanie Tissot como nome de guerra. bem quebecois! :lol:
Você já decidiu como vai se posicionar no processo do CSQ? Na área de gastronomia ou em projetos? Os entrevistadores não gostam muito de indefinição de carreiras… prepare-se para se explicar bastante…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
5 de abril de 2013 às 18:32 #61448Tissot_au_QuebecParticipante
@SANDROMS wrote:
Bem vinda Stefânia,
Num ponto você já saiu na frente, no sobrenome. Vai ter bem menos de rejeição no seu CV com esse sobrenome. Você ainda pode adotar Stephanie Tissot como nome de guerra. bem quebecois! :lol:
Você já decidiu como vai se posicionar no processo do CSQ? Na área de gastronomia ou em projetos? Os entrevistadores não gostam muito de indefinição de carreiras… prepare-se para se explicar bastante…
Oi Sandro! Obrigada pelo comentário!
Então, não tenho experiência comprovada na gastronomia…o que posso mostrar é apenas um blog onde posto minhas invenções…no formulário eu coloquei que quero investir na área de projetos pois trabalho nessa área a mais de 7 anos. Você acha que terei problemas em ter formação em uma área e experiência em outra?
By the way, seu blog tem sido muito últil!
Abraços!
-
5 de abril de 2013 às 18:55 #61435Doug RamseyParticipante
Oi, Stefânia!
Como alguém que passou por uma entrevista para obtenção do CSQ recentemente e que também tem formação numa área, mas trabalha em outra, posso te dizer que isso não é exatamente um problema, mas é bem possível que você tenha de explicar por que trocou de área, se pretende retomar a carreira da sua área de formação ou se vai continuar na área em que tem experiência e por aí vai.
Ou seja, é basicamente ter atenção na hora de estabelecer seu projeto de imigração de forma coerente, de forma a não dar muito espaço para dúvidas. Se seu projeto for sólido, consistente e não der margem para interpretações dúbias, a questão da área de formação/área de atuação não costuma atrapalhar.
Bonne chance!
Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br
-
5 de abril de 2013 às 18:59 #61450SANDROMSParticipante
@Tissot_au_Quebec wrote:
Então, não tenho experiência comprovada na gastronomia…o que posso mostrar é apenas um blog onde posto minhas invenções…no formulário eu coloquei que quero investir na área de projetos pois trabalho nessa área a mais de 7 anos. Você acha que terei problemas em ter formação em uma área e experiência em outra?
Em relação à entrevista, você vai ser muito questionada, o importante é ter um plano e mostrar-se confiante nesse plano. (Enquanto escrevia isso o Doug postou a mensagem acima explicando a questão).
Em relação à pontuação eu não sei dizer: as formações abaixo são na área restauração e hotelaria e dão 6 pontos:
Cuisine d’établissement (DEP – 1350 hres / 1,5 an)
Pâtisserie (DEP – 1350 hres / 1,5 an)
Service de la restauration (DEP – 960 hres / 1 an)O problema é que sua experiência pode não pontuar por não ser pertinente à profissão. Se você terminou Administração pode usar esse diploma como principal, e aproveitar a experiência. Se o seu marido é formado em Ciência da Computação e tem experiência, talvez ele deveria ser o principal, mesmo tendo menos francês.
A regra é que o requerente principal seja aquele que acumula mais pontos no geral. Se o BIQ ou o entrevistador achar que é o caso, eles podem inverter o dossiê passando ele para o principal, portanto podem ficar tranquilos quanto a isso.
Boa sorte,
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
5 de abril de 2013 às 19:40 #61452Tissot_au_QuebecParticipante
@Doug Ramsey wrote:
Oi, Stefânia!
Como alguém que passou por uma entrevista para obtenção do CSQ recentemente e que também tem formação numa área, mas trabalha em outra, posso te dizer que isso não é exatamente um problema, mas é bem possível que você tenha de explicar por que trocou de área, se pretende retomar a carreira da sua área de formação ou se vai continuar na área em que tem experiência e por aí vai.
Ou seja, é basicamente ter atenção na hora de estabelecer seu projeto de imigração de forma coerente, de forma a não dar muito espaço para dúvidas. Se seu projeto for sólido, consistente e não der margem para interpretações dúbias, a questão da área de formação/área de atuação não costuma atrapalhar.
Bonne chance!
Oi Doug!
Obrigada pelas informações!Você é formado em que área? E trabalha em qual? Na entrevista ele foi muito questionador sobre isso tudo?
Eu pesquisei bastante sobre as duas áreas no Quebec e acho que teria mais chances trabalhando com projetos. Mas me sinto confortável em trabalhar na área de confeitaria se isso for demandado em algum momento. O fato é que se me perguntarem hoje onde eu poderia contribuir mais, sem dúvida seria na área de gestão de projetos, pois acho que minha experiência é mais relevante aí do que minha paixão pelas panelas….
-
5 de abril de 2013 às 19:44 #61453Tissot_au_QuebecParticipante
@SANDROMS wrote:
@Tissot_au_Quebec wrote:
O problema é que sua experiência pode não pontuar por não ser pertinente à profissão. Se você terminou Administração pode usar esse diploma como principal, e aproveitar a experiência. Se o seu marido é formado em Ciência da Computação e tem experiência, talvez ele deveria ser o principal, mesmo tendo menos francês.
A regra é que o requerente principal seja aquele que acumula mais pontos no geral. Se o BIQ ou o entrevistador achar que é o caso, eles podem inverter o dossiê passando ele para o principal, portanto podem ficar tranquilos quanto a isso.
Boa sorte,
Pois é Sandro, na média pontuamos 63 pontos considerando o meu perfil e que eles aproveitariam minha experiência…seria uma pontuação que nos permitiria passar sem entrevista, mas acredito que eles nos convocarão (se passarmos pelo exame preliminar, é claro). De qualquer forma acho que seria interessante o Alê fazer o IELTS e deixar de prontidão caso seja necessário enviar.
Vocês conhecem algum caso onde eles inverteram o processo?
Obrigada mais uma vez!
-
5 de abril de 2013 às 20:20 #61456SANDROMSParticipante
Veja esse relato do Beto bem recente onde a entrevistadora tentou inveter o RP pois faltavam alguns pontos:
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/44/5671.html?start=180#p59603
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
5 de abril de 2013 às 23:53 #61457Carlos_SantosParticipante
Seja bem vinda ao nosso forum Stefânia!
Boa sorte no seu processo!
Acho que vai encontrar colegas de profissao (gastronomia) aqui no forum!
Atenciosamente
-
8 de abril de 2013 às 12:52 #61502Doug RamseyParticipante
@Tissot_au_Quebec wrote:
Oi Doug!
Obrigada pelas informações!Você é formado em que área? E trabalha em qual? Na entrevista ele foi muito questionador sobre isso tudo?
Oi, Stefânia!
Eu sou formado em tradução, mas trabalho com recursos humanos em órgão público. Na entrevista, a cobrança não foi excessiva, mas a entrevistadora perguntou o motivo de eu ter ido pra área de recursos humanos e também sobre meus conhecimentos de idiomas e a respeito da área de tradução no Québec, já que é com isso que quero trabalhar lá. Ou seja, foi tranquilo, mas eu tinha planos A, B e C condizentes com a formação e a experiência, lembrando que eu também já trabalhei um tempo como tradutor.
Se você acha que a sua experiência com projetos é mais valiosa e agrega mais a um possível projeto de imigração, tente encontrar uma profissão da lista canadense que esteja relacionada ao que você faz. Eu sugeriria colocar essa profissão como principal e a gastronomia como algo que você também pode fazer, caso precise (embora não faça a menor ideia de como é essa área no Québec. Talvez outros colegas possam te ajudar com isso).
Bonne chance!
Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.