Queda de Movimento no Fórum = Menos Candidatos ?

Home Fórum Off-Topic Literalmente Off topic Queda de Movimento no Fórum = Menos Candidatos ?

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Autor
      Wilson
      Participante

Boa Tarde Pessoal …

Não sei se é só impressão minha, mas acredito que o movimento do fórum do CBQ diminuiu muito.

Digo isso com a impressão que está ocorrendo menos discussões e os tópicos do “Últimas” ficam muito mais tempo parados agora, sendo que são quase sempre os mesmo participantes que comentam.

Acredito que isso seja um reflexo das novas regras de imigração que acabaram por desmotivar e incapacitar muita gente para esse programa de imigração.

Notei também a atualização do número de CSQ emitidos este ano no site da immigration. Praticamente pouca mudança do número anterior.

Nombre de demandes reçues au 18 mai 2012
      Gens d’affaires
      Investisseurs
      2 700 2 700
      Travailleurs autonomes et entrepreneurs
      215 134
      Travailleurs qualifiés
      Groupe 2
      14 300 676

Será que realmente houve essa caída ou é só um “meio-período” de desânimo e sem novidades ?

A quantidade de CSQ emitidos está muito lenta. No entanto sabemos que para o Brasil nenhum processo caminhou. Outros países prioritários ? O México esqueceu dos brasileiros ?

Quantas dúvidas.

Abraços e boa semana (ou metade dela) !

http://lepoussins.wordpress.com/

Ucrambuco
      Participante

Wilson,

Eu acho que tudo isso que você falou, os novos com desânimo e os que enviaram sem novidades.. tanto federal quanto Provincial…

Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

mrodolfo
      Participante

Eu acho que a qualidade do forum caiu muito em função do nível das perguntas que chegam. O povo tá com preguiça de pesquisar e fica sempre fazendo as mesmas perguntas…

Quando alguém coloca algo pertinente, o pessoal volta a participar com vontade.

RonaldoMaciel
      Participante

É isso aí, concordo com o Mrodolfo. Tem mta gente preguiçosa mesmo que vem aqui do nada, abre um tópico inútil e pergunta como funciona o processo de imigração… é de doer

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

MarcosAlvim
      Participante

Eu acho que a qualidade caiu muiiiiiitttoo.

e tb precisamos tomar cuidado, estive na AF de Salvador nesta segunda fazendo o TCFQ, e perguntei e ninguém me disse participar do fórum, ou seja, tem gente fazendo o processo que não participa aqui.

Eu só pensei em fazer o processo pq era “fácil, palpável”, agora quando veem testes de proficiencia, traduções muita gente nem tenta.

É uma faca de dois “legumes”!

Lu_campinas
      Participante

Olá pessoal,

Acredito que as duas coisas contribuiram para a queda das participações aqui na CBQ…
      Em parte, as mudanças no processo e os “dificultadores” afastaram muita gente que achava que era tudo oba oba.

Por outro lado (depois de apenas um ano de participação), entendo perfeitamente o que os colaboradores e o pessoal que já participa aqui a mais tempo sente, quando chega um desavisado, e começa a disparar um monte de perguntas mais do que respondidoas e o pior em vários tópicos diferentes ao mesmo tempo :bangwall:

Usando como exemplo o meu caso mesmo, depois de entrar quase todos os dias e ler, comentar, perguntar, a gente acaba sanando muitas dúvidas e acaba não sendo tão necessário entrar com a mesma frequencia do início…

Outro dado que observei e acredito ser natural, depois das matérias veiculadas pelos meios de comunicação promovendo a imigração ao Quebec, aumenta consideravelmente o número de “interessados” e depois o pessoal começa a deixar de lado e segue tocando a vida, um exemplo do que aconteceu comigo, quando fomos a uma palestra em maio de 2011, pelo mesno 5 colegas de trabalho se interessaram e começaram os “planos”, hoje, um ano depois só eu sigo com o projeto.

Um abraço
      Luciana

lesleyfernandes
      Participante

Eu visito o fórum no mínimo 3x por dia, olho a lista de atividade, se permanece o mesmo ou se aparecem tópicos desinteressantes eu nem comento.

Concordo com o Mrodolfo, ultimamente quando aparece algo novo é repetido, parte das pessoas tem preguiça de procurar e de ler. Elas chegam ao absurdo de perguntar coisas que estão comentários acima no mesmo tópico que fizeram a pergunta. Sem saber pesquisar/investigar não da para encarar um processo de imigração.

Por outro, as mudanças no processo dificultaram a vida de quem quer um processo mais flexível e simples. Acho que a partir de agora quem ingressar no processo é porque tem certeza realmente do que deseja. Isso é bom para os imigrantes e para o Québec.

aninhas
      Participante

Concordo com tudo o que vocês falaram… e, no meu caso, é a falta de notícias. Já estou há mais de 9 meses na espera do provincial, sem notícia nenhuma. Vejo todos os dias, mas confesso que não possuo nada de novo a acrescentar que já não haja aqui.

SANDROMS
      Participante

Meus 2 cents:

O que gera boas discussões nos tópicos:

Pessoas se preparando para a mudança: os vistos não saem;

Pessoas entrando no processo: o pessoal do grupo 3 sumiu, e o pessoal do grupo 2 anda desanimado;

Pessoas na espera: acabou o assunto e sobrou espera;

Por outro lado, alguma dúvidas simples já foram respondidas, o que pode estar acontecendo é que as pessoas leem o fórum como antes, mas não comentam tanto pelos motivos acima.

javabeats
      Participante

Eu escrevi um artigo que está ali na seção “Imigrar”, justamente para esses primeiros desavisados que chegam aqui com muitas perguntas, e frequentemente, mais interessados no “Canadá” do que no “Québec”. Desde então, recebo em média 5 a 10 e-mails por dia com perguntas das mais variadas.

Acho que se investirmos nessa “recepção” dos interessados, desviando logo os que estão só empolgados com uma oportunidade, daqueles que estão realmente interessados em imigrar, a qualidade dos fórums melhoraria consideravelmente.

Eu concordo que existe muita preguiça sim, e muitos “candidatos” pensam que há um caminho rápido e seguro para imigrar, o “caminho das pedras”, e que nós temos os detalhes prontos para repassar :lol:

Mas eu acho que a CBQ precisa dar o braço à torcer, pois a ferramente de busca não é tão boa quanto poderia ser. Os tópicos até que estão bem organizados, mas a busca em si não relaciona bem os resultados da busca, e por vezes, sequer encontra o que foi solicitado.

Lembro de querer revisitar alguns tópicos que já havia lido, e não ter conseguido encontrá-los pela busca, somente após vasculhar nas páginas dos fórums. Isso toma tempo e faz com que muitos prefiram simplesmente postar de novo – o que não é nada legal, diga-se de passagem, mas para muitos, é mais rápido.

JF
      Participante

Uma maneira facil de se fazer uma pesquisa BOA na comunidade é o google. Eu sempre escrevo “CBQ” seguido dos termos que quero procurar. O google traz todos os resultados dentro do forum da CBQ.

Acho que vale divulgar, ja que a ferramente de pesquisa daqui realmente nao ajuda muito…

cmussio
      Participante

Olá Colegas
      :discuss:

Eu concordo com o que já foi dito.
      Sou um entusiasta da comunidade, dos fóruns e blogs, os meus amigos perguntam para mim pois sabem que estou sempre lendo algo.
      Mas como já foi dito, muito já foi esclarecido, não há novidades, etc etc etc.

Enfim, só estou escrevendo para dizer: tamo vivo :mrgreen:

Abraços
      Cleuber

SANDROMS
      Participante

@J+F wrote:

Uma maneira facil de se fazer uma pesquisa BOA na comunidade é o google. Eu sempre escrevo “CBQ” seguido dos termos que quero procurar. O google traz todos os resultados dentro do forum da CBQ.

Acho que vale divulgar, ja que a ferramente de pesquisa daqui realmente nao ajuda muito…

Se vc colocar no google “site:brasilquebec.com” e o termo de pesquisa o resultado fica filtrado apenas ao conteúdo da CBQ. Não é difícil fazer um formulário customizado para substituir a busca da CBQ pelo google.

Rodrigo777
      Participante

Pessoal,

Outro fator que talvez devêssemos considerar é o crescimento econômico brasileiro em face de uma crise mundial. Muitas oportunidades estão aparecendo no Brasil e na minha opinião este fator acaba se tornando um filtro para a imigração, no sentido de que o número deve cair pelo fato de somente as pessoas que tem outros motivos além do financeiro (qualidade de vida, cultura, novos desafios) permanecem com o ideal de imigração. Se continuarmos neste ritmo de crescimento, a longo prazo o governo brasileiro terá que criar um processo de imigração, provavelmente para atrair mão-de-obra altamente especializada para os grandes desafios tecnológicos e imaginem um blog tipo este, mas com canadenses como personagens! Vocês podem achar que isto é uma utopia, mas eu torço para ser uma realidade em 20 ou quem sabe 30 anos… :lol:

Abraços

vivieandrenocanada
      Participante

Não acredito que a queda no movimento do fórum seja por conta de termos menos candidatos.

O que acontece é que temos poucas novidades por parte do Consulado ou do BIQ Mx.

Aí o que nos resta é deixar de falar um pouco (um pouco só rs) de imigração e caçar outros assuntos, em outros fóruns, como fotografia, esportes, cosméticos…rsrsrs enfim, viver um pouco a vida!!!

Salut,

Viviane

Carlos_Santos
      Participante

@javabeats wrote:

….

Mas eu acho que a CBQ precisa dar o braço à torcer, pois a ferramente de busca não é tão boa quanto poderia ser. Os tópicos até que estão bem organizados, mas a busca em si não relaciona bem os resultados da busca, e por vezes, sequer encontra o que foi solicitado.
      ..

eu sou obrigado a concordar. Mesmo usando o “truc” do google eu nao acho sempre o que quero e faco uma pesquisa pela organizacao do forum.

Alguém poderia dar uma ajuda ao Bruno Bertelli para resolver este problema?

Atenciosamente

javabeats
      Participante

Sou desenvolvedor Java… não sei o que estão utilizando para manter o fórum, mas se puder ajudar, o farei com prazer.

andersonhc
      Participante

Será que não podemos colocar algo como um Google Custom Search como ferramenta de busca no forum?

http://www.google.com.br/cse/
      http://solewe.com/viewtopic.php?t=479&p=497

PS: pesquisando “integration google custom search phpbb” acha-se bastante coisa.

Carlos_Santos
      Participante

Obrigado pela dispobibilidade em ajudar!

mandei uma mensagem para o Bruno, indicando as idéias/propostas/ajuda de vocês!

Deixo ele responder e coordenar as solucoes, ja que é o Bruno que administra o forum!

Abraços

Ilfaitfroid
      Participante

Eu também procuro usando o google, mas acho que para quem está conhecendo o site e não sabe bem o conteúdo, fica bem mais difícil buscar assim. Aí até justifica novos tópicos repetidos. Mas aparece muita gente querendo tudo mastigadinho e isso deve irritar quem já respondeu as dúvidas, ter que ficar repetindo, repetindo e repetindo… as pessoas acabam desistindo.

Eu entro todo dia para saber as novidades, mas as coisas estão mais demoradas e então não temos muito assunto novo. Só resta esperar…

Desculpa a demora para responder meu povo. Correria danada por aqui…

Instalei uma busca integrada do Google em cima da busca do Fórum. Me digam o que acharam por favor.

Abs

http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

mrodolfo
      Participante

A busca integrada funcionou bem: pesquisei o termo “engenheiros” e retornou 924 registros…

O problema é a busca que fica no menu fixo superior… A pesquisa do mesmo termo resulta em zero registros… Acho que seria melhor desativá-la e fazer um link para a página de busca dos fora…

taiefredo
      Participante

Eu acho que hoje temos menos candidados pelo fato de a imigração ter “filtrado” por grupos deixando alguns de fora da etapa deste ano.
      Mas acho que a queda de movimento se deve mais à falta de novidades nos processos mesmo.
      O nosso processo já vai para 9 meses e nada ainda, tem gente com 12 meses e não tem nem previsão de entrevistas.
      Com isto acabamos nos ocupando de outras coisas, trabalho, lazer, hobbies, etc…
      Eu mesmo decidi abandonar esta neura da espera e ocupar o tempo e a cabeça com outras coisas.
      Abraços,

gabi-infirmiere
      Participante

acho que muitos dos novos candidatos ao processo de imigraçao desconhecem o forum, simples assim.

os que ja estaopor aqui estao *en attente* …. entao realmente nao ha muita novidade

e os que ja estao no Québec …. bem, a gente vai movimentando como pode :wink:

e infelizmente aparecem alguns para *spamear* a casa :bangwall: :bangwall:

Dugout
      Participante

Bom, sou um desses novos candidatos, da area de TI, aguardando apenas me formar para começar a correria da papelada, se tudo der certo até o final do ano to formado. Uma pena que com essas mudanças no processo de imigração deu um banho de agua fria no pessoal. Ai resta a questão, aplicar ou não aplicar depois do dia 1 de Julho?

SANDROMS
      Participante

@Dugout wrote:

Bom, sou um desses novos candidatos, da area de TI, aguardando apenas me formar para começar a correria da papelada, se tudo der certo até o final do ano to formado. Uma pena que com essas mudanças no processo de imigração deu um banho de agua fria no pessoal. Ai resta a questão, aplicar ou não aplicar depois do dia 1 de Julho?

Não entendi a questão acima. Por que não aplicar após 1 de Julho? Se vc está se formando em TI tá tudo certo pra vc (grupo 2). É melhor aplicar antes de março de 2013 pois não se sabe o que vai acontecer depois.

Rudney Santos
      Participante

Dugout

Eu vou me formar em julho de 2013 em Enfermagem, e acredito que o programa de imigração não irá acabar tão cedo, principalmente para a minha área, já que no ano passado foram fechados 470 leitos por falta de enfermeiros, e isso me faz querer mais e mais.. e não pretendo desistir tão facil! já pensei em todos os planos, A,B,C,D, poís nunca quis tanto algo em minha vida como estou querendo imigrar para o Québec! acho que será uma experiência maravilhosa para a minha vida. E digo mais.. minha familia (mãe) me apoia e vai me ajudar financeiramente, então não me preocupo com essa parte e sim com a demora de todo o processo, e enquanto isso vou me aprofundar no francês e inglês, pretendo imigrar com um francês fluente e um inglês intermediário.

Boa sorte Dugout, e não desista!! poís a sua área também está em ascensão.

_TAZ_
      Participante

@MarcosAlvim wrote:

…estive na AF de Salvador nesta segunda fazendo o TCFQ, e perguntei e ninguém me disse participar do fórum, ou seja, tem gente fazendo o processo que não participa aqui.

Também tem gente muito preguiçosa, que não têm paciência pra entrar no fórum. Muitos só ficam na lista de discussão do yahoo. Cansei de responder perguntas idiotas lá e indicar a CBQ pro pessoal, já que sabia que os assuntos perguntados estavam detalhadíssimos nos arquivos … mas que nada … preferem ficar disparando rajadas de perguntas pra ver se tem algum trouxa que responde.

vivieandrenocanada
      Participante

@_TAZ_ wrote:

Também tem gente muito preguiçosa, que não têm paciência pra entrar no fórum. Muitos só ficam na lista de discussão do yahoo. Cansei de responder perguntas idiotas lá e indicar a CBQ pro pessoal, já que sabia que os assuntos perguntados estavam detalhadíssimos nos arquivos … mas que nada … preferem ficar disparando rajadas de perguntas pra ver se tem algum trouxa que responde.

Este é o post do dia!!! Disse tudo!, TAZ!!

Tenho acompanhado sobre a Imigração desde 2006 e tenho visto que a quantidade de preguiçosos nos últimos tempos vem aumentando consideravelmente.

Era raro ver um usuário “dando bronca” pq o novato não leu e/ou não pesquisou assuntos primários.

A busca na CBQ não é justificativa para a não leitura, pois o fórum é bem organizado e é possível ler por temas, ou então pela busca do PAI Google.

Agora sobre o tema do tópico: acredito que tudo que vcs citaram contribuiram para a queda de movimento no fórum. Sem novidades = sem comentários! rrsrsrsrs

Salut,

Viviane

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.