Quebequense gosta de inverno?

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Quebequense gosta de inverno?

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7086
      FCelso
      Participante

      Boas pessoal,

      Diversas vezes quando perguntava aos quebecas natos se eles gostavam do inverno, quase todos me diziam: “é preciso se habituar” e alguns ainda diziam que gostavam de esquiar e patinar no gelo.

      Agora que o inverno 2011 se aproxima, com algumas quedas de neve já registradas inclusive, o sítio Météomedia levantou um questionamento sobre a chegada do inverno:

      Sondage éclair: Êtes-vous prêts à voir les premiers flocons de neiges ?
      – J’en ai déjà vu cette année et j’ai survécu ! 12% (1711 votes)
      – Oui, je trouve ça excitant de voir les premiers flocons 26% (3788 votes)
      – Oui, je suis prêt à accueillir l’hiver 19% (2798 votes)
      – Je ne serai jamais vraiment prêt 44% (6447 votes)

      Traduzindo:

      Pesquisa Rápida: Você está pronto para ver os primeiros flocos de neve?

      – Eu vi este ano e eu sobrevivi! 12% (1711 votos)

      – Sim, eu acho que é emocionante ver os primeiros flocos de 26% (3788 votos)

      – Sim, estou pronto para receber o inverno 19% (2798 votos),

      – Eu nunca estarei realmente pronto 44% (6447 votos)

      Como podemos ver, a maioria dos quebecas mesmo (ao menos que responderam esse questionário), não tem aquela satisfação e felicidade com a estação invernal, ao contrário do que muita gente pode imaginar.

    • #41863
      EddieToQuebec
      Participante

      Ola, FCelso,

      Baseado nisso aqui:

      Eu nunca estarei realmente pronto 44%

      Vou lançar uma outra visao para se entender isso. ;-)

      Imagino que eles possam não “gostar” do inverno pelo elemento imprevisivel. Suponho que a experiencia desastrosa de Jacques Cartier em sua segunda viagem deve ter ficado no inconsciente coletivo daí, de alguma forma. Psicologos, me ajudem, OK! Cartier chegou em Hochelaga (na Ilha de Montreal) confiante, achando que se fazendo de curandeiro entre os nativos poderia descobrir o Caminho das Indias, mas acabou pego de surpresa por um inverno que não era o da Franca, com os navios presos no rio congelado e tendo que ser curado do escorbuto com a medicina dos nativos.

      Moral da estoria: por mais que estejamos preparados na imigracao, sejamos sempre humildes. Há muito que se pensar sobre o acontecido com Cartier. Para um imigrante, o primeiro inverno deve ser bem marcante, um renascimento, mesmo.

      Abaixo, um video do youtube contendo o que falei (a partir de 6:59 ate o fim):
      Québec History 1 – 1534 Jacques Cartier: http://www.youtube.com/watch?v=6DhA7WnPYYo

      Vou postar a transcricao do trecho em ingles, assim como uma traducao livre em portugues logo em seguida. O que acham?

      ***

      Through the gates of Hochelaga, Cartier crossed into another civilization. Cartier played the role of a healing man to find out how to continue on to the Orient. But he was desperately short of time. He had to leave soon or risk being frozen in until Spring. Finally Cartier was forced to make a run back to the Atlantic. But the ice caught his ships near Donnacona’s stronghold at Stadacona. He and his men were not prepared for this. They began to succumb to scurvy:

      “The sickness broke out among us accompanied by the most extraordinary symptoms. For some lost all their strength, their legs became swollen and inflamed, and all had their mouths so tainted that the gums rotted away down to the roots of the teeth, which nearly fell out. The disease spread among the three ships to such an extent that, in the middle of February, of the 110 men forming our company, there were not ten in good health. I gave orders for all to pray and to make orisons, and have an image and figure of the Virgin Mary carried across the ice and snow and placed against a tree.”

      Mercy did come from Donnacona’s sons. They boilded some cider bowls to make a cloudy black elixir, then they instructed Cartier to have his men drink it:

      “At once I ordered a drink to be prepared for the sick men but none of them would taste it. At length one or two thought they would risk a trial. As soon as they had drunk it they felt better, which must clearly be ascribed to miraculous causes; for after drinking it two or three times they recovered health and strength and were cured of all the diseases they had ever had.”

      Sources:
      http://nationalhumanitiescenter.org/pds/amerbegin/exploration/text2/cartier.pdf
      http://books.google.ca/books?id=VcKEk7hRTmYC&lpg=PP1&pg=PP1#v=onepage&q&f=false

      ***

      Pelos portoes de Hochelaga, Cartier entrou em uma outra civilizacao. Cartier fez o papel de curandeiro para descobrir como seguir em frente ate as Indias. Mas o tempo dele estava acabando rapido demais. Ele tinha que ir embora logo ou arriscar ficar preso no gelo ate a primavera. Finalmente Cartier se viu forcado para correr em direcao ao Atlantico. Mas o gelo prendeu seus navios perto do forte de Donnacona em Stadacona. Ele e seus homens não estavam preparados para essa. E comecaram a sucumbir ao escorbuto:

      “A doenca irrompeu entre nos acompanhada dos sintomas mais terriveis. Alguns perderam toda a força, suas pernas se tornaram inchadas e inflamadas, e todos ficaram com suas bocas tao contaminadas que as gengivas apodreceram ate as raizes dos dentes, que ficavam prestes a cair. A doença se espalhou entre os tres navios, de tal forma que no meio de fevereiro, dos 110 homens da companhia, não havia 10 em bom estado. Dei ordens para que todos rezassem e fizessem oracoes, e que carregassem uma imagem … de Nossa Senhora pelo gelo e a neve e a colocassem junto a uma arvore.”

      A misericordia enfim veio com os filhos de Donnacona. Eles botaram para ferver algumas vasilhas de cedro para fazer um elixir escuro e turvo, daí instruiram Jacques Cartier para fazer seus homens bebe-lo:

      “Na hora [que os filhos de Donnacona chegaram] pedi que preparassem uma bebida para os homens doentes mas ninguem queria tomar. Com o tempo, um ou dois resolveram arriscar experimentar. Logo que beberam comecaram a se sentir melhores – o que deve ser claramente atribuido a causas milagrosas – pois depois de beberem aquilo duas ou tres vezes, voltaram a ter saude e força e estavam curados de todas as doencas que já tinham.”

    • #41867
      erikabcoelho
      Participante

      12%+26%+19%+44%=101%
      Alguém tirou resposta de alguém ai.

      Bom, independente do 1% sobrando, 44% respondeu negativamente ao inverno.
      Enquanto 56% responderam positivamente ao seu preparo para o inverno.

      abraços
      Erika
      leslapins.wordpress.com

    • #41871
      thiagoelizie
      Participante

      @erikabcoelho wrote:

      12%+26%+19%+44%=101%
      Alguém tirou resposta de alguém ai.

      Bom, independente do 1% sobrando, 44% respondeu negativamente ao inverno.
      Enquanto 56% responderam positivamente ao seu preparo para o inverno.

      abraços
      Erika
      leslapins.wordpress.com

      Eu ia dizer a mesma coisa… :lol:
      Apesar dos 44% negativo, temos uma porcentagem maior que assume o inverno de forma positiva. Creio que se a mesma pesquisa for feita no Brasil, o número de insatisfeitos será bem maior do que esses 44%. Aliás, duvido que em algum lugar do mundo a maioria das pessoas sejam a favor do frio/inverno. Nossa natureza pede pelo sol, calor… é a energia q move o ser humano.

    • #41873
      JF
      Participante

      Cada país com seu problema…

      Pensem em uma enquete em São Paulo do tipo “Você está preparado para enfrentar as primeiras enchentes da marginal desse verão?” e o frio começa a ficar simpático, não? ;-)

    • #41875
      Cabeda
      Participante

      Pode parecer meio auto-centrado da minha parte, mas não me importa muito se a média do quebequense gosta ou não do frio :) EU gostando e me dando bem com o frio acho que já ta de bom tamanho…

    • #41876
      FCelso
      Participante

      @EddieToQuebec wrote:

      Ola, FCelso,

      Baseado nisso aqui:

      Eu nunca estarei realmente pronto 44%

      Vou lançar uma outra visao para se entender isso. ;-)

      Imagino que eles possam não “gostar” do inverno pelo elemento imprevisivel. Suponho que a experiencia desastrosa de Jacques Cartier em sua segunda viagem deve ter ficado no inconsciente coletivo daí, de alguma forma. Psicologos, me ajudem, OK! Cartier chegou em Hochelaga (na Ilha de Montreal) confiante, achando que se fazendo de curandeiro entre os nativos poderia descobrir o Caminho das Indias, mas acabou pego de surpresa por um inverno que não era o da Franca, com os navios presos no rio congelado e tendo que ser curado do escorbuto com a medicina dos nativos.

      Moral da estoria: por mais que estejamos preparados na imigracao, sejamos sempre humildes. Há muito que se pensar sobre o acontecido com Cartier. Para um imigrante, o primeiro inverno deve ser bem marcante, um renascimento, mesmo.

      Boas Eddie,

      Segue abaixo uma ideia real do que nosso amigo Cartier encontrou quando chegou na terra do gelo (fonte: desciclopédia)

      http://desencyclopedie.wikia.com/wiki/Canada

      Le grand Jacques Cartier en arrivant au Québec se dit : “mais quecé que je crisse icitte. Pis c’est quoi toute cette marde blanche la par terre ?”

      Segue ainda uma foto dos nativos.

      Os canadenses, sem as canadenses, em seu meio natural (podem notar que eles praticamente estão na praia no verão, visto que temos a areia branquinha e eles em traje? de banho :lol:

      De fato, minha intenção é mostrar que mesmo o pessoal nativo (boa parte do povo) não gosta do inverno, para servir de alerta aos desavisados, como nosso amigo Cabeda, que acha que o inverno é como na europa. Quero ver ele ficar contente quando for esquiar a -20oC e o ventinho batendo no rosto nu, com sensação de -30oC. Delícia, não?

    • #41879
      Cabeda
      Participante

      Se o Cartier pode achar que o inverno no canadá é como na europa, eu também posso :P

      e neve é neve em tudo lugar, fria, molhada e fofinha

      ehehehehhe

    • #41884
      SANDROMS
      Participante

      Muitas quebecos me perguntam: “Pq vc escolheu mudar de um país como o Brasil, com praias, sol e calor, pra vir aqui pro Canadá”. É óbvio que eles preferem o calor ao frio…

      Mas é uma balança com dois pratos:

      Há os amantes dos esportes de inverno que apesar do frio, curtem a neve.

      Escorregar no gelo da calçada e tomar aquele tombo, não tem graça.

      Ficar em casa, tomando um chocolate quente, ou um fondue, enquanto a neve cai lá fora é bem gostoso.

      Cavar a neve que enterrou o seu carro não tem graça.

      Descer a montanha de ski, ou de trenó mesmo é gostoso.

      Congelar no ponto de ônibus a -20º não tem graça…

      E assim vai.

      O problema do inverno no Quebec é dura 1/2 ano…. aí vc cansa!

    • #41887
      FCelso
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      O problema do inverno no Quebec é dura 1/2 ano…. aí vc cansa!

      É isso que o Cabeda ainda não entendeu na pele. Além de o clima não ajudar muito na maioria dos verões, primaveras e outonos, aqueles chuvosos e ventosos…

    • #41888
      Cabeda
      Participante

      espero poder falar IN LOCO ano que vem :)

      agora MUITO pior do que o de Londres em termo de “lugubridade” não deve ser ;)

      mas ano que vem eu direi ;)

    • #41889
      FCelso
      Participante

      @Cabeda wrote:

      agora MUITO pior do que o de Londres em termo de “lugubridade” não deve ser ;)

      Fica tranqs Cabedão, que com certeza vai ser mais participativo do que o sombrio inverno londrino, uma vez que terás pela frente (pelos lados, por cima, por baixo) sempre um novo desafio, uma calçada congelada para escorregar, um vento bem gelado para fazer o nariz escorrer, ou ainda para te jogar a neve no rosto; melhor ainda quando vem um pé de vento e a neve recém caída, ainda fresquinha, vem toda pra cima da gente (chamam de “poudrerie” no QC).

    • #41890
      SANDROMS
      Participante

      @FCelso wrote:

      @SANDROMS wrote:

      O problema do inverno no Quebec é dura 1/2 ano…. aí vc cansa!

      É isso que o Cabeda ainda não entendeu na pele. Além de o clima não ajudar muito na maioria dos verões, primaveras e outonos, aqueles chuvosos e ventosos…

      FCelso…. não é tão grave assim… O verão foi ótimo, o outono tem sido chuvoso. Mas a previsão para amanhã (MTL) é mín de 13 máxima de 16… para essa época do ano tá super tranqüilo.

      Mas é muito pessoal, tem pessoas que não se adaptam e pronto. Outros amam o frio… acho que é o caso do Cabeda.

    • #41891
      FCelso
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      FCelso…. não é tão grave assim… O verão foi ótimo, o outono tem sido chuvoso. Mas a previsão para amanhã (MTL) é mín de 13 máxima de 16… para essa época do ano tá super tranqüilo.

      Mas é muito pessoal, tem pessoas que não se adaptam e pronto. Outros amam o frio… acho que é o caso do Cabeda.

      Lembro que você comentou do verão maravilhoso, mas o verão bom anterior a esse foi o de 2007… Seria um a cada 3 anos?

      Essa previsão que estás te referindo, vai até quinta (provavelmente é uma frente quente vinda do nordeste dos EUA), sendo que depois disso fica entre 6oC de máxima e -1oC de mínima (até quarta que vem). Posso concordar contigo que o inverno mesmo dura 6 meses, mas eu acho que o clima ruim perdura bem mais, pois eu lembro bem do clima na Cidade do Québec, com vento, chuva, dois dias de sol no máximo (independente da temperartura) e vento e chuva (ou neve) novamente.

      O caso do Cabeda é mais embaixo, ele não gosta do Brasil e de passar calor e pronto. O frio é detalhe, ele acha que não vai sentir problema. Mas estou avisando ele desde sempre. Só que teimoso é quem teima com teimoso :lol:

    • #41896
      Baratinha
      Participante

      Dos Quebecois que eu conheço, a impressao que me passa é que eles nao gostam nem desgostam do inverno , é uma coisa que eles ja estao habituados e por isso vivem de acordo com o clima, aproveitando o maximo do que a estaçao pode oferecer.
      Agora na minha opiniao, o inverno nao é tao feio quanto pintam. No inverno passado eu trabalhei na rua das 7:00 às 16:00 , no lado de fora ,(notem que era o dia inteiro fora, nao era so 30 minutos esperando onibus) na beirada do Saint Laurent. Nao trabalhei sozinha, tinha os outros operarios tambem. Pensei comigo : “se eles nao morreram, eu tambem nao vou morrer”. E nao e tao ruim assim, e so uma questao de enfrentar e ate é bonito de ver o quebra-gelo passar. O que é bem importante é se agasalhar bem e enfrentar o frio!

    • #41902
      erikabcoelho
      Participante

      Verao de 2008, ano que cheguei: achei ótimo. Mesmo sendo pessoa que nao faz questao nenhuma de se bronzear, fiquei de uma cor que jamais consegui no Brasil (foi complusória, adquirida camelando em busca de ap e móveis).
      Choveu um pouco, e os quebecos chialaram até nao poder mais dizendo que no verao só choveu. Me deu vontade de bater neles! Verao com chuva? Vai pro Brasil pra ver o que é (pensei)! :lol:

      Verao 2009: fazia sol 1 dia, chovia 15. Uma droga. Ai os quebécos viram o que realmente era “um verao chuvoso” e passaram a sentir saudade do de 2008. Pra mim foi chato, pois como ja disse, detesto dias cinzentos, mas nao foi novidade. Na terra brasilis era 1 verao bom pra 5 ruins, entao 1 a 1 eu já tava no lucro.

      Verao 2010: FOR-MI-DA-VEL!!! Poucos dias de chuva, amei!
      Placar desde que cheguei: 2 ótimos X 1 péssimo

      Inverno 2008/2009: primeira neve na regiao de MTL: 25/11. Em 02/04/2009 registrei uma foto/post no blog com gramados já floridos. Ou seja, o periodo de neve foi de 4 meses. Desde a primeira nevinha, passando pela nevona e pelo derretimento total. Foram 3 tempestades de neve.
      Aliás esse nome “tempestade de neve” assusta muito, mas a tal tempestade é quando há uma acumulaçao acima de 20 cm. Pode ocorrer de nevar flocoes em poucas horas e acumular os tais 20 cm ou pode nevar fininho mas o dia e noite inteeeeiros. Nao é toda tempestade de neve que tem aquela ventania horrorosa, aquele barulho e fica tudo impossível de enxergar como o povo tanto gosta de botar no youtube.

      Inverno 2009/2010: Mel na chupeta, para usar uma expressao super moderna! :lol:
      Primeira nevinha sem vergonha dia 31/11. Pleno dia 25/12, Natal, nao tinha nem 1 cm de neve na calçada de casa. Que absurdo!! :lol: O Natal nem pareceu comercial da coca-cola! :lol:
      Durante todo o inverno foram uns 3 dias com temperaturas mais baixas que -20.
      A maior parte dos dias ficou na casa dos -10.
      1 tempestade de neve daquelas que nao se enxerga quase nada. A soluçao foi voltar pra casa devagarinho. Mas nao estava muito frio.
      Deposi disso ficou intercalando: calçada com neve uns dias, calçada sem neve outros dias, calçada com neve mais uns dias , calçada sem neve de novo mais uns dias…Nao registrei quando parou de nevar, mas em 30/03 fizemos um passeio no interior cujas fotos nao tem mais neve acumulado, salvo alguns pequenos bancos de 30 cm onde outrora haviam sido depositos de neve. Se usar essa data como oficial, foram 4 meses de chao branco de novo.

      Outono 2010: agosto quente. Setembro chuvoso (o que fez a coloraçao das arvores ficarem mais lindas antes e por mais tempo!!). Outubro com primeira quinzena boa, segunda quinzena chuvosa. Previsao de neve 31/10. Nevinha pouca, com chuva, nao dá nem graça! Sempre bom lembrar: sobre o clima/datas mencionadas acima, eu estava me referindo a regiao metropolitana de Montréal.

      Abraços
      Erika
      leslapins.wordpress.com

    • #41912
      FCelso
      Participante

      @erikabcoelho wrote:

      Sempre bom lembrar: sobre o clima/datas mencionadas acima, eu estava me referindo a regiao metropolitana de Montréal.

      Abraços
      Erika
      leslapins.wordpress.com

      Bem lembrado Erika, pois a climatologia da Capital Nacional é diferente. E de Iqaluit, Nunavut também :lol: Conheci uma esquimó que desceu para a Capital Nacional e achou o clima ma-ra-vi-lho-so!

    • #41915
      SANDROMS
      Participante

      Ontem a previsão era de 17º… coloquei um casaco leve, não levei luva nem cachecou.

      Na volta pra casa tava 10º sensaçao de 5º e um vento de arrepiar (fora a Neblina de filme de terror). Aí pensei duas coisas:

      1. Se eu gripar vou processar o Meteomedia pela mancada na previsão :oops:

      2. A culpa deve ser do FCelso que tá nos gorando lá do seu chalet no Rio Grande. :lol:

      Brincadeiras a parte, fica a lição: entre outubro e abril apetrechos de inverno não saem da mochila.

    • #40665
      FCelso
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Ontem a previsão era de 17º… coloquei um casaco leve, não levei luva nem cachecou.

      Na volta pra casa tava 10º sensaçao de 5º e um vento de arrepiar (fora a Neblina de filme de terror). Aí pensei duas coisas:

      1. Se eu gripar vou processar o Meteomedia pela mancada na previsão :oops:

      2. A culpa deve ser do FCelso que tá nos gorando lá do seu chalet no Rio Grande. :lol:

      Brincadeiras a parte, fica a lição: entre outubro e abril apetrechos de inverno não saem da mochila.

      Boas Sandro, não estou fazendo mandinga :lol:

      Também usava o Meteomedia como referência, mas sempre saía precavido, antes que sobrasse roupa do que faltasse. Geralmente a previsão de um a dois dias é confiável, mas… o clima é incerto e as frentes frias do ártico podem descer ou as frentes quentes dos EUA podem subir…

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.