Olá pessoal,
Desde ontem, 06/12/2011, sem divulgação e sem que eu soubesse, o MICC passou a exigir testes de idiomas (TEF, DELF, DALF, etc) para aplicar para a Etapa Provincial.
Vou dar minha opinião porque essa descoberta, agora, às 21:40 da noite me deixou sem chão. Acho que temos que respeitar as regras e cumprir os requisitos, mas a atitude tomada dessa forma torna o processo inseguro e instável. O MICC sempre divulgou os planos de imigração por ano, por exemplo Plano de Imigração 2008/2009 e 2010/2011.
Deixei tudo pronto, já havia preenchido todos os formulários, pasta pronta, embalada e enviei pelo correio hoje pela manhã. Fui pêgo de surpresa. Eu acho que eles teriam que agir com razoabilidade e modificar o processo, divulgar e dizer a partir de quando começa a valer as novas regras. Imagine se uma lei é votada hoje informando que fumar em frente às escolas é punível com pena de prisão e amanhã você é preso. Não teria cabimento. Toda regra precisa do tempo de divulgação e preparação das pessoas.
Para mim eu estaria ainda sob as condições do Plano de Imigração de 2011 e ainda estamos em 2011. Ademais, no site do Escritório de São Paulo, até o momento, não há alteração na página inicial. Você somente descobre a mudança quando clica nos formulários necessários. Cá pra nós, quem está com tudo pronto, concluindo, não entra na página de formulários toda hora.
Já enviei. Fiquei muito triste, perdi a alegria, rezei e entreguei nas mãos de Deus.
Resta esperar a decisão deles.
Sorte para todos nós !
Eduardo