Quanto tempo de preparação antes de dar entrada no processo?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Quanto tempo de preparação antes de dar entrada no processo?

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
      thiago7000
      Participante

Bonsoir tout le monde!!

Sou novo aqui no fórum e gostaria de registrar primeiramente, meus parabéns pela iniciativa.

Gostaria de saber quanto tempo houve de preparação até vocês iniciarem o processo de imigração. Pergunto isso pois eu e minha namorada decidimos agora no fim de 2007 que iremos para o Québec, e estamos planejando dar entrada na papelada em 1,5 ou 2 anos. Para nós pareceu o tempo ideal, pois estarei me formando agora no fim de 2008 e não sabia nem falar “cachorro” em francês, hahaha, portanto calculamos que 1,5 ano estudando francês intensivamente seria suficiente para dominar basicamente o idioma.

Também gostaria de saber suas opiniões acerca das nossas chances de imigrar, tendo em vista que seremos arquiteto e urbanistas, formados em universidades federais (mesmo isso não valendo muita coisa no Canadá), conhecimento intermediário de francês e avançado (apenas eu) em inglês. Antes que alguém diga, sim, já fizemos o teste online, mas gostaria de saber da opinião de vocês, afinal, estamos no mesmo barco e suas experiências são bastante valiosas.

E só mais uma coisa: Um certificado emitido pela Universidade Federal de Ouro Preto, afirmando que recebi menção honrosa (4º lugar) num concurso latino-americano de Arquitetura Bioclimática, conta alguma coisa?? E só mais uma outra dúvida: Em 2006 eu tirei um segundo lugar num concurso de design gráfico internacional, entretanto, não recebi nenhum certificado. Mas o trabalho foi publicado numa revista norte-americana, chamada GOOD Magazine (só o trabalho e meu nome, não cita minha colocação). http://www.goodmagazine.com/section/Look/designed_by_democracy
      Serve para alguma coisa??

Abraço em todos!! Au revoir!

Felipewise
      Participante

Oi Thiago, tudo bem?

Eu decidi imigrar para o Quebec no segundo semestre de 2006. Eu ainda nao falava nem meia palavra em Frances e tinha que aguardar pela minha formatura em julho de 2007.
      Fiz entao dois intensivos na Alianca – Dezembro e Janeiro – e, logo depois, comecei a fazer aula individual todos os dias.
      Enviei meu dossier no dia 13 de julho (aproximadamente). Foram uns 5 dias depois da minha colacao de grau – assim que saiu minha declaracao de conclusao de curso. Continuei fazendo as aulas de frances ate um dia antes da minha entrevista.

Quanto as chances de imigrar, primeira coisa, ja fizeram o teste online?
      Voce e sua namorada ja vivem juntos em uniao estavel? Pode ser mais facil para voces se aplicarem como um casal…. mas no momento do envio do dossier vcs teriam que estar em uniao estavel a pelo menos 1 ano (se nao me engano).
      Outra coisa, voces ja estao fazendo estagio? Isso pode ajudar bastante porque pode dar uns pontinhos a mais… como vcs ainda tem 2008 pela frente, seria otimo investir um tempo em estagio.

Quanto as suas conquistas, acho que podem ser interessantes no momento da entrevista, para ajudar a convencer o entrevistador que vc “e um cara legal” hehehe.

Boa sorte… leia bastante, tem mta informacao util pra vc aqui.

Aconselho tb dar uma olhadinha no Blog do Luiz e da Tati, o Luiz eh arquiteto, vcs podem pegar algumas dicas nos posts dele:
      http://pplano.blogspot.com/

Abs.,

thiago7000
      Participante

Olá amigo, obrigado pela resposta!

Já estagiamos sim! Eu no caso venho estagiando desde o segundo ano de faculdade, em uns 4 escritórios diferentes. O problema, como já de praxe para os arquitetos, é a total ausência de vinculos trabalhistas. Inclusive acabei de abrir um tópico falando de dúvidas minhas sobre o processo de afimação desses estágios perante o bureau de imigração.
      E nós também pretendemos nos casar! O problema é que ouvimos que é preciso estar 1 ano casado antes de dar entrada no processo! Então imaginamos ir a um cartório e assinar um contrato de união estável, o que dá no mesmo. Eu e Camilla namoramos a 3 anos agora, mas há um pequeno detalhe: Ela mora em Recife, e eu em Maceió, e nos vemos apenas nos fins-de-semana. Então não sei se haverá qualquer implicação que inviabilize um contrato desta natureza. Já contatamos um advogado para ver isso para nós, mas se inviabilizar, a gente se casa de verdade então, saporra, hahaha.

Você fez intensivo de francês durante todo um ano?? E aí, conseguiu desenrolar bem?? E o inglês, você também manja?? Saber inglês (no meu caso, beeem mais do que o francês) ajuda no processo?

No mais obrigado pelo blogue, ótima fonte de informações!

apgois
      Participante

Olá Thiago!

Seja bem vindo à comunidade!!

Em primeiro lugar, não é preciso estar casado há um ano. Isso vale apenas para união estável. Nós nos casamos em maio de 2007 e no dia 1º de junho já enviamos nossos docs à B.A.
      Qto ao inglês, é importante e contará na entrevista, mas o francês vem acima de tudo. O Eliseu tem inglês avançado e francês tbm, na hora da entrevista a conselheira conversou com ele nos dois idiomas, mas pelo que percebemos ela deu prioridade ao francês.
      Só para você saber, eu comecei a estudar francês em janeiro/2007 com professora particular (o Eliseu estuda desde 2004) e nossos documentos foi enviado em junho, com a entrevista em novembro. Se tudo der certo, pretendemos chegar nas terras geladas em agosto/setembro deste ano.

Espero ter ajudado.

Abços

Ana e Eliseu

thiago7000
      Participante

Olá aos dois!!

Muuuito obrigado pelo esclarecimento, já estava ficando agoniado com a idéia de ter que me casar assim, de supetão! É óbvio que casar está nos planos, mas queremos fazê-lo quando chegar a hora, e não assim tão de repente, apenas para atender os requisitos da imigração!!

Bonne chance!

Diogo
      Participante

Oi thiago, bem vindo a bordo…

um ano e meio de francês bem estudadinho deve dar legal na entrevista. Claro que depende da dedicação de vcs, horas aula, etc… pois estão pedindo 150 horas no mínimo…  eu ainda vou pra entrevista neste mês de abril, e to acreditando que vem dar certo…  claro que um intensivão até lá vou fazer tbém pra rechear o falatório…

se tens trabalhos de design gráfico, com premiação, etc, pode ser interessante levar um portfólio pra entrevista, pois muitas coisas podes fazer sem precisar reconhecer o diploma de arquiteto que terás em breve…

Indico a leitura de cabo a rabo de um blog muito bom de um arquiteto que já está lá… ele conta a peleja de trabalhar na área.. ele conta muitas coisas do processo…  tem informações que ele postou que já caducaram, pois mudaram alguns regulamentos em 2006, mas no geral dá pra aproveitar praticamente tudo…
      blog do Luís e Tati, que estão em Sherbrooke – http://www.pplano.blogspot.com

abraço e boa leitura…
      db e simone

RafaCalango
      Participante

Olá, Thiago.

No nosso caso, decidimos imigrar em junho/06, após assistir a uma palestra oficial, começamos a estudar intensivamente em julho/06, nos casamos em fevereiro/07 e abrimos o processo em maio/07, com aproximadamente 140h de francês. Continuamos estudando e fizemos a entrevista em outubro/07 com aproximadamente 200h de francês. Deu tudo certo!

Boa sorte!

Abraços,

Rafael e Tininha

Felipewise
      Participante

Oi Thiago,

Que bom que voces ja estao fazendo estagios, garante alguns pontinhos.
      Eu vi seu outro post, quanto a carga horaria, voce podia mandar um e-mail la pro Bureau du Quebec e perguntar direitinho como eles contam, so pra garantir.

Aqui, ta fugindo do casamento?? kkkkkkkk

Eu fiz dois mases de intensivo, 3 horas por dia, em grupo. Serviu pra dar um pontape inicial.
      Depois disso comecei a fazer aulas individuais todos os dias, foi ai que meu frances melhorou mesmo. Foram 130 horas individuais, acho que isso fez toda a diferenca. No dia da entrevista meu frances fluiu muito bem!

Ingles eu falo fluente, acho que ate melhor que portugues kkkkkk, ajuda bastante na pontuacao, mas na entrevista a entrevistadora trocou umas 4 palavras comigo em ingles e voltou rapidinho pro frances.

Boa sorte pra vcs!
      Se precisarem de alguma coisa, estamos ae.

Abs.,

Carlos_Santos
      Participante

Ola Thiago,

seja bem vindo à CBQ!

Quanto a seu topico sobre horas de estagio, esta informação esta postada aqui na CBQ…. é so começar a ler um pouco de tudo, sem preconceitos, que você acha! apesar do Mauro ter respondido…

Quanto aos preparativos, cada um tem sua própria carga e experiência, alguns são novos, digo, jovens, outros nem tanto, mas de um modo geral quem chega aqui  e que vai bem no processo de adaptação, é o pessoal que fez uma boa preparação do projeto de imigração, que inclui as informações do que esta aqui te esperando quando você desembarcar: profissão, moradia, estudos, cultura, preços, etc…. isso é o mais importante!

Sendo arquiteto, mesmo premiado, aqui é o ordem dos arquitetos a sua maior barreira profissional. Como muitos indicaram o Luis do blog citado é arquiteto, com experiência e ele decidiu voltar à universidade…. melhor caminho, segundo ele… é ler um pouco o site e tirar você mesmo suas conclusões!

Isso também é importante!!!  tire você mesmo as suas conclusões neste processo!!!

Ninguém é responsável pelas suas decisões!!!! parece idiota isso, não? mas você não tem idéia de quantos fazem as coisas, tomam suas decisões porque “fulano ou beltrano disse isso ou aquilo”, esse foi até um dos motivos do Luis decidir não continuar mais postando là, veja a ultima postagem é de “Segunda-feira, Maio 07, 2007”, pois muitos colegas tomaram esta postura: “mas foi o Luis quem disse isso e agora como eu faço?”

logo, por mais besta que pareça, PESQUISE você mesmo. DECIDA você mesmo. Seja RESPONSAVEL você mesmo pelas coisas boas e ruins que você mesmo vai passar!

Acho que sendo jovem de espírito ou de fato, tendo vontade de vencer, estando bem preparado para realizar um bom plano de imigração, você consegue ter sucesso!

No mais desejo que você consiga seus objetivos!   :wink:

zerograu
      Participante

Olá Tiago…

Eu também estou seguindo um pouco o tempo que vcs estão pretendendo enviar a documentação para o Quebec. Eu e minha esposa tivemos esta idéia de imigrar no fim do ano passado, mas por enquanto estamos só coletando informações sobre tudo que vai nos envolver neste projeto de vida, principalmente aqui neste fórum. Por enquanto estamos estudando francês em casa, através de cursos que achei no emule, só para não começar tão zerado o curso de francês no NEC daqui de PVH. Devo começar os estudos no NEC após o carnaval e pretendo enviar a documentação pra BA até metade de 2009. Em agosto também farei o curso de inglês intensivo numa dessas escolas de inglês daqui, uma wizard, ccaa, fisk….ainda tô pesquisando qual seria o melhor, mas não pretendo me aprofundar por enquanto nisso….é só pra não chegar apenas com o básico de inglês na entrevista. Acredito que daqui até o dia de nossa entrevista, este espaço de tempo seja suficiente para termos o número de horas de francês e de inglês necessárias para ter sucesso nesta entrevista, além da dedicação fora da sala de aula, que é também fundamental.

Abraços!!

thiago7000
      Participante

Carlos, obrigado pelas palavras de apoio! Realmente, motivação é o que faz toda a diferença. Além disso, você deu um conselho importante: cada caso é um caso, realmente. Entretanto, nunca é demais conhecer a experiência de outras pessoas que passaram pelo mesmo processo. Infelizmente não são todos que têm o bom senso de trilhar seu próprio caminho.

Quanto a você zerograu, conheci através do fórum dois programas ótimos de self-learning de francês. O Rosetta Stone, e o Tell Me More. O Tell Me More me parece mais completo em termos de aprendizagem, no entanto achei sua interface um tanto quanto ruinzinha, sabe. Já o Rosetta Stone é mais didático, e tem uma interface mais amigável. Então, comecei por ele, mas assim que terminar o nível básico dele, vou pro básico do Tell Me More, e daí volto pro intermediário do Rosetta Stone, e assim sucessivamente. São ótimos complementos para as aulas de verdade. Você os encontra facilmente em site de torrent, como o mininova.com.

mirela
      Participante

Oi Thiago, seja bem vindo!
      Somos colegas de profissão e eu e meu marido, que também é arquiteto, passamos por 1 ano de estudos de francês e também para descobrir como poderíamos comprovar nossa experiência.
      Enviamos nossa documentação no ultimo dia de dezembro e estamos ainda aguardando alguma resposta.
      Mas uma coisa que me ajudou foi que utilizamos além da carta dos empregadores, nossos extratos e nossos IRenda para bater as informações, conforme a palestrante havia me orientado.
      Lembre-se que o Francês será um diferencial no seu processo e para sua vida, prepare-se e bonne chance!!!
      À biêntot!
      Mirela

zerograu
      Participante

@thiago7000″;p=”17724 wrote:

Quanto a você zerograu, conheci através do fórum dois programas ótimos de self-learning de francês. O Rosetta Stone, e o Tell Me More. O Tell Me More me parece mais completo em termos de aprendizagem, no entanto achei sua interface um tanto quanto ruinzinha, sabe. Já o Rosetta Stone é mais didático, e tem uma interface mais amigável. Então, comecei por ele, mas assim que terminar o nível básico dele, vou pro básico do Tell Me More, e daí volto pro intermediário do Rosetta Stone, e assim sucessivamente. São ótimos complementos para as aulas de verdade. Você os encontra facilmente em site de torrent, como o mininova.com.

Thiago…..muito obrigado pela dica!! Eu estou estudando através de um que achei e que está em espanhol, mas muito bom. Veio as apostilas e todas as lições em mp3. É bastante didático e estou satisfeito com este por enquanto. Quanto a estes que você citou, eu tinha pegado apenas o curso de Inglês do Rosetta Stone, mas o arquivo estava corrompido e eu não conseguia abri-lo. Tive que deletar, mas vou baixá-lo novamente e também vou atrás destes que você falou, tanto o Rosetta quanto o Tell Me More em francês. Por enquanto minhas aulas em casa estão sendo bastante produtivas antes de começarem as minhas aulas no NEC. Mais uma vez obrigado!!!

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.