Quando declarar pro governo Brasileiro que imigrei?

Home Fórum Ainda no Brasil Documentos Quando declarar pro governo Brasileiro que imigrei?

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7569
      berlota
      Participante

      Eu estava lendo sobre “dar baixa” no CPF, que tem até 10 meses depois que saiu do país. Mas lendo as instruções, se não me engano, lí algo sobre ter que ir pessoalmente em algum posto para deixar o CPF “desligadpo” e não precisar ficar fazendo impostio de renda todo ano…
      Pergunto pra galera que já foi pro Quebec se fizeram isso daí ou como foi?
      Já agradeço a mensagem que o Carlos Santos vai escrever :bigups:

    • #46292
      I_T_A
      Participante

      Berlota,

      nunca ouvi sobre dar baixa no CPF e muito menos o prazo que você informou (sempre bom citar a fonte). O que posso te dizer por experiência é que você tem que fazer a Declaração de Saída Definitiva do País junto a Receita Federal, uma vez que deixa a condição de ser residente no país. Dê uma olhada no endereço (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSDR/IRPFSaida2011/orientacoes.asp) que vai achar mais detalhes de como funciona.

      OBS: Ainda não terminei meu processo e portanto ainda não estou no Canada, mas tive que fazer o mesmo quando morei fora antes.

      Abs.

    • #46294
      berlota
      Participante

      Mas é acho que é isso mesmo, declaração de saida definitiva. Mas achei que o cpf ficasse tipo congelado.
      Mas quando moraste fora essa declaração foi feita aqui no Brasil ou depois de sair pela internet?

      @I_T_A wrote:

      Berlota,

      nunca ouvi sobre dar baixa no CPF e muito menos o prazo que você informou (sempre bom citar a fonte). O que posso te dizer por experiência é que você tem que fazer a Declaração de Saída Definitiva do País junto a Receita Federal, uma vez que deixa a condição de ser residente no país. Dê uma olhada no endereço (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSDR/IRPFSaida2011/orientacoes.asp) que vai achar mais detalhes de como funciona.

      OBS: Ainda não terminei meu processo e portanto ainda não estou no Canada, mas tive que fazer o mesmo quando morei fora antes.

      Abs.

    • #46297
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Berlota,

      @berlota wrote:

      …Pergunto pra galera que já foi pro Quebec se fizeram isso daí ou como foi?

      depende muito do que vc deixa ai no Brasil, como ainda tenho alguns negocios pendentes ainda nao fechei o botequim…

      A saida definitiva do Pais, deve ser feita junto com o IR no ano que vc desejar fechar as contas ai…..

      @berlota wrote:

      …Já agradeço a mensagem que o Carlos Santos vai escrever :bigups:

      ;-)

      so respondo quando tenho algo a dizer ;-)

      Abraços

    • #46298
      I_T_A
      Participante

      Berlota,

      quando sai não sabia disso e fui fazer algum tempo depois. Não me lembro quanto tempo depois e se tive algum tipo de multa. Desculpa não conseguir ajudar mais.

      Carlos,

      pelo que entendi no site da Receita Federal (endereço acima) não é bem assim. Você tem que obrigatoriamente declarar que saiu do país até no máximo FEV do ano seguinte em que sua condição virou de ‘não residente’. Pelo que vi na página e no endereço do item ‘Disposições Gerais’, o que acontece é que se você continua tendo algum tipo de renda no Brasil (aluguel, investimentos, etc), mesmo sendo não residente e tendo feito a declaração de saída definitiva você tem que continuar declarando os seus ganhos no brasil e pagando os impostos aqui. Bom não sou conhecedor do mundo tributário e fiscal, mas foi o que entendi da minha pesquisa e pela experiência.

      Abraços.

    • #46327
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola I_T_A,

      vc tem razao. Aqui estao as informacoes oficiais incluindo o prazo de tempo para fazê-lo:

      http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2011/declaracao/declaracao-saida-definitiva.htm

      Pelo visto vou ter de pagar uma multa ;-(
      http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2011/declaracao/multa-atraso-entrega.htm

      Obrigado pela correcao.

      O que fiz foi deixar um procurador para resolver pendências na justica do trabalho e por isso ainda nao entreguei a saida definitiva…

      ATenciosamente

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.