Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Quando aplicar
- Este tópico contém 13 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 10 meses atrás por dudu81.
-
AutorPosts
-
-
18 de fevereiro de 2013 às 06:33 #8553dudu81Participante
Olá pessoal!
As aplicações deste ano ainda não abriram, e eu estou na dúvida, qual seria o correto, esperar o dia 1/4, por mudanças no processo, e requisitos, ou eu já posso encaminhar tudo, antes da abertura?
Obrigado!
-
18 de fevereiro de 2013 às 09:27 #60417Lu_campinasParticipante
Ola Dudu,
Não entendi uma coisa, quando você diz que as aplicações deste ano ainda não estão abertas, você se refere a quem não se encaixa naqueles regras (ex: profissões de 6, 12 ou 16 pontos, oferta válida de emprego, experiencia quebequense etc?)
Bem se for isto, acredito que seja melhor esperar depois do dia 31/03 para ver se acontecerão e quais serão as mudanças…
Se não era esta a sua duvida, desculpe, mas não entendi ao certo :alright:
Um abraço e boa sorte,
Luciana
-
18 de fevereiro de 2013 às 11:59 #60418dudu81Participante
Oi Lu,
Eu quis dizer que o Governo do Quebéc não está aceitando aplicações neste momento e só abre depois do dia 31/3. http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/applications-receipt.html
A dúvida é se eu posso, mesmo com eles não recebendo as aplicações, mandar o material, e eles ficam segurando lá até a data de abertura, ou eles só aceitarão qualquer coisa a partir desta data?
Obrigado!
-
18 de fevereiro de 2013 às 14:05 #60420brandaoguParticipante
Então, vc só pode aplicar se sua profissão estiver na lista de prioritários, caso contrário, não adianta, pois se vc enviar, sua aplicação será rejeitada.
-
18 de fevereiro de 2013 às 17:38 #60427rafaelserialParticipante
@dudu81 wrote:
Oi Lu,
Eu quis dizer que o Governo do Quebéc não está aceitando aplicações neste momento e só abre depois do dia 31/3. http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/applications-receipt.html
A dúvida é se eu posso, mesmo com eles não recebendo as aplicações, mandar o material, e eles ficam segurando lá até a data de abertura, ou eles só aceitarão qualquer coisa a partir desta data?
Obrigado!
Dudu acho que você está meio perdido. O Governo do Québec está sim aceitando aplicações neste exato momento que estou teclando. Acontece que só poderá enviar aplicações pessoas, no geral, que tenham a profissão na lista de profissões em demanda deles. Se você (ou se for casado sua esposa) tiver a profissão na lista então pode hoje mesmo mandar a aplicação de imigração por Québec. Claro que hoje mesmo é exagero pois você sofrerá pelo menos alguns dias ou semanas para juntar os documentos e preencher os formulários, rs.
A lista oficial e traduzida pelo próprio Escritório de Imigração do Québec no México (que é o responsável pelo Brasil) você encontra aqui: http://www.imigrar.com.br/wp-content/uploads/2013/01/Lista-de-formacao-quebec_brasil.pdfSe você já sabia disso e estava se referindo a ter que esperar até esta data para ver se sua profissão entra na lista então me desculpa por ter digitado tanto, rs.
-
18 de fevereiro de 2013 às 18:52 #60430lfbteixeiraParticipante
dudu81, eu também estava com esta dúvida há alguns meses. Se você prestar atenção, no quinto tópico em Skilled Workers está escrito:
You or your accompanying spouse hold a diploma awarded by a teaching institution in an area of training allowing you to get 6 (see list, in French, 38 kb), 12 or 16 points under the area of training criterion of the selection grid for skilled workers (see list, in French, 35 kb). The number of years of study required to obtain your diploma must be at least equal to the number of years required to obtain that diploma in Québec. This diploma was obtained less than five years before the date of your application. Failing that, you must have practised, on a full-time basis and for at least one year out of the five years preceding the date of your application, a profession or trade in an area related to that diploma.
Ou seja, eles ainda estão aceitando aplicações de algumas profissões prioritárias. A minha não está nesta lista. Eu vou esperar até dia 1/4, pois eles estão muito desorganizados com relação a documentação. Pode ser que mude tudo, e se você enviar agora pode acabar desperdiçando uma grana fazendo tradução de documentos que não vão servir pra nada. Falta só um mês e meio!
-
18 de fevereiro de 2013 às 20:47 #60432rafaelserialParticipante
Pode acontecer o inverso: ele pode ter a profissão na lista agora (ou a esposa dele) e a partir do dia 01/04 ele não poderá mais aplicar pelo Québec pois a profissão saiu da lista… Aliás isso teria acontecido comigo. Na última mudança restringiram para as profissões na lista e se eu tivesse demorado a aplicar eu teria perdido a chance pois minha profissão nem da minha esposa está na lista hoje em dia.
Então minha dica é: se você pode aplicar hoje, dudu81, então aplique! Não deixe para depois. Pode ser tarde demais.
Att,
Rafael -
18 de fevereiro de 2013 às 21:11 #60434gabi-infirmiereParticipante
concoro com o Rafael!
o processo de imigração pode mudar PARA PIOR, se ontinuar seguindo a logica …
anos 1990 : ter ensino médio
anos 2000 : ter diploma superior em qualquer area
anos 2010 : ter diploma de ensino superior em areas especificas + exame de frances ….se hoje ha pessoas que recebem o CSQ em casa, muitos fiam fora do funil por nao cumprirem com os requisitos do processo.
é como futebol, uma aixinha de surpresas … se a profissao esta na lista, eu pessoalmente acho mais seguro aplicar logo, enquanto as regras sao conhecidas. ficar aguardando um “e se” a partie de março pode ser muito arriscado.
-
18 de fevereiro de 2013 às 21:13 #60435lfbteixeiraParticipante
Neste ponto o Rafael tem razão. Foi exatamente isto que aconteceu comigo. Minha profissão – engenharia elétrica – deixou de ser aceita quando eu só estava esperando o resultado do TCFQ para mandar a documentação. Nesta brincadeira já foi quase 1 ano de espera..
A minha resposta foi para o caso da profissão do dudu81 não estar na lista, e ele quiser arriscar mandar agora na esperança de que o governo use as regras pós 01/04. Se sua profissão estiver na lista, mande!!!
-
18 de fevereiro de 2013 às 21:38 #60438SANDROMSParticipante
dudu81,
As aplicações sempre estiveram abertas mas desde março de 2012 é apenas para pessoas com formaçao dentro da lista de prioridade. Você está ou não dentro da lista? Isso muda completamente a sua pergunta.
Se você está na lista e não sabia que podia aplicar, corra pois a porta pode fechar (você deveria ter lido a página até o final :alright: ).
Se você não está na lista, nem esquente a cabeça espere para ver se vão abrir ou fechar ainda ainda mais. Como disse o brandaogu se mandar antes vai ser negado na certa.
Nada contra o link que o rafaelserial passou, mas as listas oficiais estão linkadas na página que você mesmo postou.
Boa sorte,
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
18 de fevereiro de 2013 às 22:32 #60439rafaelserialParticipante
Oi Sandroms fique tranquilo sobre o link pois essa Lista é distribuída pelo próprio BIQ do México nas palestras virtuais então se trata de uma lista oficial afinal é o BIQ do México que é responsável hoje em dia pelo Brasil.
Não fui eu que fiz ou não peguei de “alguém” e sim recebi diretamente do BIQ quando me inscrevi em uma palestra virtual (em tese eu nem precisava só fui assistir para poder falar com mais propriedade no meu site/blog, rs)
Essa lista do BIQ nada mais é do que as duas listas oficiais (a de 6 e as de 12/16 pontos) juntadas em uma só, traduzida e com os cursos correspondentes no Brasil.
Então só ressaltando: por vir do BIQ do México a lista do link: http://www.imigrar.com.br/wp-content/uploads/2013/01/Lista-de-formacao-quebec_brasil.pdf é sim oficial e pode ser usada tranquilamente.
Att,
Rafael -
19 de fevereiro de 2013 às 00:38 #60442dudu81Participante
Galera, obrigado a todos que responderam!
Respondendo a pergunta de muitos, a minha profissão infelizmente não está na lista, trabalho com TI, sou bacharelado em Ciência da Computação, não sou casado, e estou de olho na oportunidade de migrar para o Canadá desde que o programa federal era totalmente aberto. Infelizmente perdi a oportunidade pois eu não atendia os critérios, há quatro anos atrás. Assim, eu fui atrás para me preparar, aprender francês (3 anos), ter o tempo de experiência profissional na minha área (5 anos), e quando tudo estava ok, as portas começaram a se fechar. Agora vou tentar o que parece ser a derradeira chance, pois parece que as regras irão mudar novamente, como já está virando rotina.
Acho que vou seguir o conselho do SandroMS, do lfbTeixeira, e esperar a data. Eu estava na dúvida se eu mandasse a aplicação antes, minha ideia era que ela ficaria em hold até a data de abertura. Mas pelo visto é melhor aguardar maiores detalhes sobre como serão as coisas este ano.
Eu ainda tenho que traduzir os meus documentos, se alguém tiver um post de alguma recomendação para indicar, ou puder/quiser sugerir algum tradutor em São Paulo, capital, eu agradeço!
Obrigado a todos, muito prestativos! Foi muito bom encontrar esta comunidade, que me identifiquei de cara ontem ao procurar informações no Google!
Grande abraço!
-
19 de fevereiro de 2013 às 00:50 #60443rafaelserialParticipante
Dudu81… Pelo amor de Deus, rs… Sua profissão está sim na lista! Acorda rapaz! kkkk Você pode sim mandar o processo. Aliás manda logo. Corre atrás e manda ainda esse mês! Qualquer dúvida coloca aí. Mas sua profissão está sim. Aliás na lista estão: engenharia da computação, ciências da computação, técnico em informática…
Att,
Rafael -
19 de fevereiro de 2013 às 02:08 #60444dudu81Participante
@rafaelserial wrote:
Dudu81… Pelo amor de Deus, rs… Sua profissão está sim na lista! Acorda rapaz! kkkk Você pode sim mandar o processo. Aliás manda logo. Corre atrás e manda ainda esse mês! Qualquer dúvida coloca aí. Mas sua profissão está sim. Aliás na lista estão: engenharia da computação, ciências da computação, técnico em informática…
Att,
RafaelCaramba Rafael, você tem razão, havia um item que eu não tinha me atentado, e eu vacilei o ano inteiro! Minha profissão está na lista e vale 6 pontos. Putz, que vacilo meu.
Bom, eu estou com tudo em mãos, só falta uma carta do meu empregador, que é a parte mais complicada pois eu não sou registrado e é tudo under the table, mas consigo me virar, e as traduções. De resto estou com TCFQ, IELTS, Diploma, Histórico Escolar, etc, e blá, blá, blá!
Caramba, como ajuda conversar com outras pessoas que estão por dentro do processo. Eu estava muito perdido. Valeu mesmo, não sei como te agradecer por me abrir os olhos!
Forte abraço!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.