Qualidade do sistema de saúde

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Qualidade do sistema de saúde

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4082
      Kale
      Participante

      Caros membros da comunidade,

      Quero abrir uma discussão saudável sobre a qualidade do serviço de saúde no Canadá. Até onde eu sei o sistema é público e segundo alguns blogueiros que já foram para as terras geladas de lá, não há um consenso, mas somente uma tendência em dizer que o serviço não é bom. Então que tal a gente falar um pouco sobre isso? :-)

    • #8732
      Liah
      Participante

      Oi Kale!

      Eu já tinha ouvido falar disto , de que o nivel de medicina não eh muito bom, que quem tem um pouco mais de recursos vai se tratar nos EUA, mas eu desconheço fatos reais que comprovem isto. Eu sei de médicos brasileiros que trabalham em Toronto em Medicina Intensiva e de ótima qualidade. Pretendo imigrar com minha família e tbem tive esta preocupação. Graças a Deus todos tem boa saúde e espero que sejam exceções o descontentamento com o Sistema de Saúde no Canadá.

      Helena

    • #8733

      [align=justify]Salut a tout le monde, salut Kale!

      Parabéns pela iniciativa, muito boa, muito bom assunto para se discutir. :-)
      Eu quando assisti ao filme “As Invasões Bárbaras” rodado em Montreal fiquei meio assustado sabe, pessoas nos corredores do hospital, o filho do personagem principal, o doente, comprando o sindicato, os médicos, amigos e até alunos do cara…

      Mas o Filme é formidável, muito bem feito e interessante, uma lição de vida!

      Mas depois, após muita reflexão conclui que mesmo não sendo um sistema perfeito, como muitos imaginam ou imaginaram, é certamente melhor que nosso vergonhoso SUS, diria que não ganharia de um plano total Unimed, mas atende.

      Outro fato importante que vale a pena ressaltar é que como em todo lugar do mundo onde existem mais pessoas, grandes centros, a tendência do atendimento é ser pior pela própria demanda. Diria até por falta de profissionais, pois não é por este e outros fatores que estão nos convindando a imigrar? Pode ser…

      Já ouvi dizer que o Centro Médico da Cidade de Sherbrooke é um dos melhores do Canadá, uma cidade de 150.000 habitantes, já Montreal com mais de 2 milhões de habitantes tende a ser pior… Por isso estamos indo para Sherbrooke 8-) uhauhahua

      Brincadeiras a parte, fica aqui minha opnião…

      Sucesso a todos!

      [/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #8737
      Elias
      Participante

      Pelo relatos obtidos de colegas e blogueiros que já estão no “kanata” o sistema tem realmente seus percausos, foi realizado uma pesquisa com a população e a maioria seria favorável ao sistema privado para amenizar a demora nos atendimentos. Cirurgias podem levar meses para serem realizadas. Mas, segundo proposta do novo projeto do governo de Quebec, se em seis meses o paciente não conseguir, por ex, realizar acirurgia (em casos como cirurgia de catarata, menos graves) teria todas as dispesas pagas em uma outra cidade, caso em um ano isso naun fosse possível, a ida ao USA seria a opção seguinte. Está para entrar em votação no parlamento Quebequá. A qualidade caiu bastante desde 92, onde era considerado um sistema modelo, atualmente reflete uma queda da posição no IDH canadense de 3 para 5(2003-se estiver enganado na segunda posição, plz, me corrijam, acho que é quinto ou sexto, não me lembro ao certo!!!!) Mas de um modo geral o sistema nem se compara com o nosso deplorável SUS. Mas como Bbertelli mencionou, isso vai ser mais ou menos relativo a relação vagas disponíveis X demanda da população de cada cidade. Grande abraço mis amis! Bonne chance!

    • #8802
      crodrigues
      Participante

      Em resumo: é uma porcaria. E explico o porquê da minha opinião.
      O Brasileiro que obtém o visto de residência permanente aqui no Canadá já é de uma classe favorecida, se comparado à grande maioria do povo Brasileiro.
      As chances que tal pessoa tenha um plano de saúde particular é enorme. Isso já seria motivo para uma outra enquete. Quantos de vocês aplicando para o tal visto Canadense tem plano de saúde particular no Brasil?
      E é aí que está o problema todo. Nos mudados do Brasil para cá acostumados com um sistema onde quem tem condições é extremamente bem atendido. Ao chegarmos aqui nos deparamos com um sistema de saúde feito para todos, ricos ou pobres. De modo geral, o atendimento para a população de classe baixa ou de classe média baixa no Canadá é infinitamente superior ao atendimento oferecido às mesmas classes sociais no Brasil.
      Mas para quem estava acostumado ao sistema de saúde privado, o Canadense está MUITO atrás. Em caso de emergência sem risco de vida, pelo menos em Ottawa, espera-se tranquilamente de quatro a seis horas para ser atendido. Presenciei isso por diversas vezes tanto para mim quanto para meus filhos e nos mais diversos hospitais.
      Dependendo do exame a coisa é ridícula. Leva-se MESES até conseguir fazer o exame. Absurdo mesmo.
      Nesses casos o que fazemos normalmente é ir até Toronto e realizar os exames por lá (muito menor a fila de espera). Claro que isso adiciona todo o custo de gasolina, alimentação, hotel etc. No fim um exame que deveria ser gratuito me custa $400-500 toda vez…
      Sem comentários…

    • #8887
      pvwr
      Participante

      O sistema canadense é sui generis. Ele é muito melhor que o público brasileiro, que praticamente está sucateado, mas é muito pior para quem é acostumado com planos particulares no Brasil.

      Lá todos são “iguais”, então não existe médico particular. O primeiro contraste que se nota é a falta de hora marcada com médico em consultas regulares e as condições muitas vezes ruins dos consultórios. Por exemplo, certa vez fui em um pediatra com o meu filho recém-nascido e a sala de espera era escura e, como era época de neve, o chão não era muito limpo. Isso porquê éramos o primeiro horário da manhã, imagino no fim do dia.

      Uma vez quebrei uma costela e fiquei mais de 3 horas esperando no hospital da McGill para fazer um raio X, seguido de um exame de sangue e um de urina (sabe lá porquê esses dois últimos por causa de uma costela fraturada). Claro, o melor de tudo isso é o médico me receitar um Tylenol extra forte e evitar fazer esforços durante um mês :-) .

    • #8890
      Kale
      Participante

      E caso o indíviduo queira fazer consultas particulares, é possível?
      Existe esta modalidade?
      Alguém por favor responda se puder! 8)

    • #8891
      pvwr
      Participante

      Você pode fazer consultas particulares sim. Você paga o médico e tem o mesmo atendimento que os que não pagam por terem o cartão medicare :smile: . Sério, não é piada, não existe tratamento “particular” como aqui no Brasil.

    • #8953

      [align=center] :wheelcha: :lol: [/align]

      [align=justify]Como este assunto está novamente em voga, reabri a enquete criada pelo usuário Kale para que expressemos nossas opniões. Em breve também vou unificar os tópicos, para quem quer saber de qual outro tópico estou falando Clique Aqui, farei isto provavelmente à noite!

      Abraços a todos!

      Sucesso[/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.