Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Qual a profissão esta em alta?
- Este tópico contém 23 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 9 meses atrás por Lu_campinas.
-
AutorPosts
-
-
10 de janeiro de 2012 às 14:54 #7849Nanda2302Participante
Vou começar a cursar uma Faculdade aqui em São Paulo/Brasil
Gosto dos três cursos
mas qual esta melhor colocado na areá em Quebec?
os cursos são:
Enfermagem
Secretariado Executivo
Tradutor e intérpreteObs: tenho 17 anos Pretendo imigrar com uns 25 a 29 anos
então tenho tempo para alguém me responder =)Obs 2: Tenho a formação do curso técnico em informatica mas vi que não é minha área :bangwall: . mas sei que informatica esta sempre em alta .
mas quero saber essa 3 quais vocês acham que esta em alta? -
10 de janeiro de 2012 às 15:29 #49605WilsonParticipante
Vou pontuar alguns fatos que acho que você deve pensar para escolher o seu curso:
1 – Escolha o curso que você tem afinidade e gosta. Escolher para ganhar dinheiro ou outra conveniência pode fazer de você um profissional frustrado que não gosta do que faz.
2 – As profissões em demanda para imigração mudam a cada ano. Hoje pode ser enfermagem, amanhã poderá ser jardinagem. Não faça um curso superior achando que o seu curso estará em em alta daqui a 4 ou 5 anos.
3 – Caso queira fazer enfermagem ou outra profissão regulamentada, considere seriamente em tentar fazer um intercâmbio e estudar no Canadá. Isso irá evitar que você tenha que chegar lá e fazer milhares de testes para aprovação nas ordem profissionais e poderá te render tempo e dinheiro.
São minhas sugestões. Boa sorte !!!
http://lepoussins.wordpress.com/
-
10 de janeiro de 2012 às 16:34 #49608Marcelo_AndradeParticipante
Nanda, primeiramente gostaria de parabenizar pelo seu planejamento estratégico. O primeiro grande passo para um caminho de sucesso é um planejamento bem feito. Concordo plenamente com o Wilson nos 3 pontos citados, inclusive, a 3ª é uma excelente idéia. Dependendo do programa, voce forma com os diplomas das universidades brasileira e canadense. Mas pesquise antes e veja se a universidade desejada tem convênios com faculdades canadenses, assim como os critérios para participar (Nível de Francês ou Inglês, notas etc). Boa sorte!
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
10 de janeiro de 2012 às 16:40 #49609mrodolfoParticipante
As colocações do Wilson foram muito bem pontuadas. Devemos buscar sempre fazer aquilo que amamos…
Vejam os exemplos: enfermagem, precisa lidar com pessoas e lidar bem o stress e situações extremas; secretariado executivo, muitas vezes a pessoa acaba virando babá de um executivo mimado (palavras de uma amiga minha, secretária executiva, com mais de 30 anos de experiência!); e tradução e interpretação, que pode ser um trabalho de escritório ou mesmo de campo, mas, com frequência, sozinho…
Trabalhe com aquilo que você goste. Se não der dinheiro, trabalhe com o que seja menos ruim para você, para pagar o seu hobby (aquilo que você gosta). Tenho um amigo que ama artes plásticas. Seus trabalhos são muito legais e só há pouquíssimos anos ele começou a ser chamado para exposições. Como ele paga seu hobby? Trabalhando num banco!
Aqui no Canadá, se você for um bom profissional, terá o seu lugar ao Sol. Se nunca abandonar aquilo que você realmente ama, ainda conseguirá ser feliz…
-
10 de janeiro de 2012 às 20:15 #49617rapha_goncalvesParticipante
Acabo de ingressar nessa comunidade com o intuito de afinar meu projeto de expatriação! Estou na fase de estruturar melhor o plano b do projeto, no caso, uma segunda opção de trabalho.
Desejo iniciar um curso de culinária com foco no Quebéc, porém, somente encontro no Brasil cursos de culinária francesa. Você poderia indicar algum curso gastronômico que fosse me ajudar no Quebéc?
Obrigado pela ajuda, um abraço!
Raphael
@mrodolfo wrote:
As colocações do Wilson foram muito bem pontuadas. Devemos buscar sempre fazer aquilo que amamos…
Vejam os exemplos: enfermagem, precisa lidar com pessoas e lidar bem o stress e situações extremas; secretariado executivo, muitas vezes a pessoa acaba virando babá de um executivo mimado (palavras de uma amiga minha, secretária executiva, com mais de 30 anos de experiência!); e tradução e interpretação, que pode ser um trabalho de escritório ou mesmo de campo, mas, com frequência, sozinho…
Trabalhe com aquilo que você goste. Se não der dinheiro, trabalhe com o que seja menos ruim para você, para pagar o seu hobby (aquilo que você gosta). Tenho um amigo que ama artes plásticas. Seus trabalhos são muito legais e só há pouquíssimos anos ele começou a ser chamado para exposições. Como ele paga seu hobby? Trabalhando num banco!
Aqui no Canadá, se você for um bom profissional, terá o seu lugar ao Sol. Se nunca abandonar aquilo que você realmente ama, ainda conseguirá ser feliz…
-
10 de janeiro de 2012 às 21:23 #49619mrodolfoParticipante
Quer emprego rápido? Comece com o curso de como fritar hamburgeres no McDonald’s ou no Burger King! :lol:
Brincadeiras à parte, você é quem deve responder essa pergunta… Com qual cozinha você gostaria de trabalhar? Francesa, internacional, essas coisas…
Em SP, o SENAC tinha bons cursos sobre o assunto. Pesquise a respeito…
-
10 de janeiro de 2012 às 21:28 #49620RonaldoMacielParticipante
Rapha, dê uma olhada neste site: é do ITHQ Institut de Tourisme et d’Hôtellerie du Québec. Eles oferecem vários cursos na área de restauration: http://www.ithq.qc.ca/fr/programmes-detudes,presentation#block2724 e é bem respeitado nesta área.
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
11 de janeiro de 2012 às 12:14 #49453Nanda2302Participante
Obrigada pelas respostas !
eu sei que devo buscar uma profissão que goste não pelo financeiro ou só para ganhar pontos ! as três profissões que escolhi foi ao fato de gostar mesmo, mas tenho que pesquisar mais, pois além de tudo quero sim meu lugar em Quebec haha tenho que planejar, conto com a ajuda de vocês :P Eu parei de fazer o francês ano passado(129 horas), mas volto esse ano e talvez na Aliança Francesa para pegar minhas horas depois que estiver no Quebec (me corrijam se eu estiver errada) e até porque tenho que fazer o teste agora então tenho que voltar a estudar, inglês realmente não tenho nada , então vai demorar ainda para alcançar, mas com a ajuda desse belicismo fórum não sera nada difícil
tenham todos uma ótima semana. -
11 de janeiro de 2012 às 13:46 #49458tati06Participante
parabéns pelo planejamento!!!que bom se todos nós tivéssemos essa oportunidade ha anos atrás e poder fazer isso…mas antes tarde do que nunca!!! :0)
-
11 de janeiro de 2012 às 13:57 #49461FilipevsmParticipante
E neste caso Nanda, como sua expectativa de emigrar é algo a longo prazo, mantenha a idéia se possível em segundo plano, porém com alguns passos para lhe adiantar um pouco quando retomar esta meta.
O que quero dizer?
Não faça com que a emigração em si se torne sua meta de vida agora, como muitos de nós fazemos antes e após de entrarmos no processo, pois é algo bastante frustrante. Acabamos por deixar hobbies de lado, nos estressamos bastante, deixamos de fazer coisas nas quais faríamos se não tivessemos a idéia de emigrar, e por aí vai. Praticamente damos uma “pausa” na vida, até chegarmos de fato no Canadá.
Viva sua vida normalmente nestes próximos anos, faça seu curso de inglês e francês conforme o possível, obtenha experiência profissional no que você desejar de fato fazer, e siga em frente.
Não podemos garantir que o processo de emigração estará como é hoje, e quais serão os critérios de aceite, então faça o que de fato goste, e depois você volta a pensar como poderá aplicar para o processo.
Sucesso em sua jornada!
-
11 de janeiro de 2012 às 14:04 #49464mrodolfoParticipante
@Nanda2302 wrote:
mas volto esse ano e talvez na Aliança Francesa para pegar minhas horas depois que estiver no Quebec (me corrijam se eu estiver errada)
Sim, você está errada. O reembolso do curso de francês é apenas para aqueles que já possuem o CSQ e são apenas para os cursos completos após a sua emissão. E não sei até quando essa política vai perdurar…
-
11 de janeiro de 2012 às 23:55 #49482tati06Participante
Mrodolfo…me diga uma coisa…pq a AF nunca explica muito bem as coisas..eles só reembolsam qdo tu termina o curso inteiro???até o final é isso??ou pode ser por módulo?tipo se tu termina o básico, depois termina o intermediário e assim vai…ou é o curso total???? :roll:
-
12 de janeiro de 2012 às 00:04 #49484FilipevsmParticipante
Tati, na verdade o reembolso é concedido pelo Canadá, e não pela AF.
Somente aqueles com francês básico e intermediário possuem direito de reembolso dos semestres cursados na AF. Isso vale somente para os semestres cursados após a obtenção do CSQ.
Os semestres avançados, conversação, e Nancy não são reembolsados pelo Canadá.
Vale lembrar que esse reembolso somente pode ser solicitado após já estar no Canadá.
-
12 de janeiro de 2012 às 14:21 #49498tati06Participante
oi Filipe….entao se eu terminar o curso de frances basico na af, qdo chegar no Canada posso solicitar o reembolso?ou tenho q terminar tbm o nivel intermediario??
-
12 de janeiro de 2012 às 14:55 #49501FilipevsmParticipante
Todos os níveis do básico ao intermediário, após a obtenção do CSQ, poderão ser passíveis de solicitação de reembolso quando você chegar ao Canadá.
Você pode concluir quais níveis achar necessário. Não precisa concluir todos os níveis do básico ou intermediário.
-
12 de janeiro de 2012 às 15:06 #49502mrodolfoParticipante
Mas, se não me engano, o reembolso se dá apenas para os níveis terminados (1, 2 e/ou 3). Se você sair no meio do curso eles não pagam.
-
12 de janeiro de 2012 às 15:57 #49503befiorParticipante
Bem aqui no Brasil as melhores profissões são Pastor ou Politico, pois vc naum precisa nem estudar e nem trabalhar pra ser bem sucedido… ja no Canada a melhor profissão é sem duvida “Oficial de Imigração”… kauakakka piadinha de mal gosto….
A melhor area no quebec e com certeza na parte de farmaceutica ou quimica…. todo mundo fala isso…
-
12 de janeiro de 2012 às 18:42 #49508tati06Participante
ok Filipe…muito obrigada pela dica!!!valeu.. :bigups:
-
18 de janeiro de 2012 às 12:09 #49742tati06Participante
tenho 2 perguntas: se ja estudo na AF, mas ainda nao tenho o CSQ, entao só vou poder pedir reembolso a partir do momento que eu tiver o CSQ?é isso né?entao, “perco”o $ que ja gastei na Af sem ter o csq?…
e falando em profissoes que estao em alta…continua valendo akela lista de 2009? não mudou? pq o Gilles falou na ultima palestra que iria mudar em 2011… -
18 de janeiro de 2012 às 14:16 #49747mrodolfoParticipante
Sim, o reembolso é apenas para os módulos cursados após a emissão do CSQ.
Para a lista das profissões prioritárias, consulte o site do MICC. Para saber melhor como andam as demandas para as diversas profissões, consulte o IMT-En ligne do Emploi-Québec.
-
18 de janeiro de 2012 às 16:22 #49753tati06Participante
valeu mrodolfo…valeu pela dica!!!!!
-
1 de fevereiro de 2012 às 18:16 #50241RonaldoMacielParticipante
O site jobboom.ca publicou hoje uma lista com as formações mais promissoras para o ano de 2012 conforme empregabilidade e carência de mão-de-obra. Vale a pena a leitura. Especial para engenheiros de civil, técnicos em biomedicina, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiológos etc…
http://carriere.jobboom.com/carrieres-avenir/formations-gagnantes/formation-universitaire/
http://carriere.jobboom.com/carrieres-avenir/includes/infos-editions/top15-formations-gagnantes.pdf
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
1 de fevereiro de 2012 às 18:48 #50243tati06Participante
Puxa…muito legal….adorei a leitura….valeu por dividir essa matéria!! embora eu tenha ficado feliz, pois sou farmaceutica e bioquimica, fico triste de saber que precisam de farmaceuticos, mas é quase impossivel de validar o diploma lah…bom, pelo menos posso trabalhar como soutien de la santé que está em demanda, ou entao, vou para laboratório trabalhar com analises biomedicas….tenho diploma tbm em instrumentaçao cirurgica( mas nao atuo mais na area)…to atirando pra tudo qto é lado..heheh…el agum lugar em acerto..hehehe( assim espero)!!! :lol:
-
1 de fevereiro de 2012 às 19:15 #50244Lu_campinasParticipante
Olá pessoal,
Compartilho do sentimento da Tati, fiquei super feliz ao ver minha profissão em alta demanda, por outro lado sei que é bem difícil poder exercer ai, mas vou tentar !!!
Um abraço a todos e obrigada pela contribuição
Luciana
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.