Home › Fórum › Ainda no Brasil › Viagem e Passagens › Qual a forma mais interessante para levar dinheiro?
- Este tópico contém 23 respostas, 15 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 3 meses atrás por manueyargo.
-
AutorPosts
-
-
16 de janeiro de 2013 às 01:45 #8507skyhawksParticipante
Pessoal,
Este post tem como objetivo entender qual a forma mais interessante para levar dinheiro para o Canadá hoje, na atual conjuntura onde o dolar canadense está sendo vendido a 2,22 nas casas de câmbio.
Após passar horas lendo os posts antigos e fazendo cálculos, ainda não consegui formar uma opinião. O que vale mais a pena?
– Comprar doláres Canadenses no Brasil?
– Comprar dólares americanos no Brasil?
– Global Transfer via HSBC?
– Sacar doláres canadense de um cartão de débito brasileiro (obedecendo o limite imposto)?
– Sacar doláres canadense de um cartão de crédito brasileiro (obedecendo o limite imposto)?
– VTM?
– Travel cheque?
– Trocar reais por doláres canadense no Canadá?Abraços
Hugo & Thais -
16 de janeiro de 2013 às 03:08 #59726rafaelserialParticipante
Também a opção de abrir uma conta no Desjardins estando ainda aqui no Brasil e depois fazer uma transferência do dinheiro para lá. Você pode mandar em real e já converte automáticamente em dólar. Cada banco tem sua taxa em particular e por isso alguns são mais vantajosos que os outros. Minha continha já está aberta e vou em fevereiro transferir uma graninha.
Pra quem quiser saber como abrir a conta no Desjardins ainda estando no Brasil apenas com o CSQ e passaporte pode ler o artigo: http://www.imigrar.com.br/abra-sua-conta-banco-quebec/
Quem não quiser apenas ignore, rs. Mas para futuras consultas à esse post já fica a dica. Agora seria bom mesmo uma tabelinha com as taxas de cada opção para vermos as mais viáveis. Vou pensar nisso.
Att,
Rafael -
16 de janeiro de 2013 às 11:28 #59731skyhawksParticipante
Rafael, obrigado pela resposta.
Mas meu questionamento está mais relacionado a questão custo/benefício.
A minha intenção inicial quando escrevi este post não era conhecer as formas, mas sim discutir qual a melhor taxa de conversão. Embora a transferência via Desjardins não tenha sido citada explicitamente, eu englobaria ela no item falando do Global View do HSBC.
Obrigado de qualquer forma
Abraços
Hugo -
16 de janeiro de 2013 às 15:45 #59737Marcelo MoraesParticipante
Ola Hugo,
Eu e meu marido faremos via Global View do HSBC provavelmente, já que não há qualquer custo para a tranferência, somente a questão cambial. Levaremos um pouco em espécie também.
Abraço
Marcelo
-
16 de janeiro de 2013 às 15:51 #59738VictorSouza23Participante
Hugo,
Tudo bem?
Também penso muito nisso.
Com o congelamento dos processos e novas regras, não sei se seria uma boa opção no momento abrir uma conta em um banco canadense e já efetuar a transferencia. Primeiro porque vai saber né, vai que o governo decide não aceitar mais imigrantes… dai você perde uma graninha pra enviar o dinheiro pra la e ainda perde uma graninha para restabelecer o money. Segundo, porque o câmbio está alto… O visto, se sair, sairá perto do fim do ano (eu acredito) então até lá, talvez a economia mundial/nacional tenha melhorado e o câmbio volte a cair…
Acho que vale ligar para o seu gerente e perguntar como funciona a taxa de conversão+saque no exterior para ver se a opção de sacar lá (considerando o limite diario/semanal) vale mais a pena. Acho que o Itau cobrava uma taxa de R$9,00 por saque + CAD2,00 ou CAD3,00 do caixa que você sacava lá… não lembro se eles praticam dólar comercial, turismo ou alguma taxa deles…
Comprar dólar aqui eu acho a pior opção porque dificilmente você encontrará taxa boa… e tem o limite de entrar com dinheiro vivo no Canadá também… depende quanto tu espera levar… Acho que vale levar um pouco para despesas imediatas (taxi, alimentação e possível emergência)… além do risco de ser roubado também né… O Canadá é seguro, mas tem que lembrar que tem muito estrangeiro e refugiado por lá…
-
16 de janeiro de 2013 às 16:10 #59740skyhawksParticipante
No meu caso, eu tenho uma certa urgência, já que meu landing será no próximo mês.
Este era o cenário da ultima segunda-feira, 14/01:
Cotação CAD segundo UOL: 2,06
Cotação para compra CAD nas casas de cambio: 2,22
Cotação para conversão de real para CAD (HSBC Globalview): 2,19Ou seja, o HSBC tinha um mark-up de quase 0,13 centavos para cada dolar.
Absurdo!
Alguém pensou em algou diferente que valha a pena compartilhar? Estamos precisando de boas idéias.
Li um blog onde falavam de levar o mínimo possível de dolares na carteira e sacar CAD 500 por dia do cartão de débito internacional do HSBC.
Essa é a forma mais interessante?
Abraços
Hugo -
16 de janeiro de 2013 às 16:14 #59741Marcelo_AndradeParticipante
POis é, eu fiz isso quando fui para Quebec, deixei para sacar tudo lá, com um cartão internacional credenciado na rede PLUS. Não lembro a taxa de conversão, mas isso me custava R$15,00 por saque, independente da quantia.
Não me lembro também do limite, acho que varia.Abç
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
16 de janeiro de 2013 às 16:29 #59745SANDROMSParticipante
HSBC Global view é isento de tarifa para clientes Premier.
Outras remessas internacionais tem uma tarifa que pode passar de 50 reais por transação.
A tarifa do saque no exterior também varia de banco para banco. Acho que é cerca de 4 dólares no HSBC.
TravelCheques e VTM também tem tarifa e não sei se o câmbio é “honesto”,
Cartões de crédito brasileiros tem o problema do IOF extra.
Então além da diferença do câmbio é sempre bom calcular também a tarifa. O cálculo depende da quantia que será transferida por transação. Por exemplo, para uma remeça pequena de até 500$ o saque por cartão é ok, mas se vc for transferir 2000$ terá que pagar 4x a tarifa de saque.
Minha opinião sobre o câmbio no Brasil: o câmbio a ~2 reais não está alto, está certo, antes é que estava muito baixo.
EDIT: o saque no HSBC é gratuito para clientes Premier, interessante link para clientes HSBC: http://www.hsbc.com.br/1/2/portal/pt/para-voce/servicos-internacionais/viajando-para-exterior/perguntas-frequentes
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
16 de janeiro de 2013 às 20:20 #59753rafaelserialParticipante
@VictorSouza23 wrote:
Com o congelamento dos processos e novas regras, não sei se seria uma boa opção no momento abrir uma conta em um banco canadense e já efetuar a transferencia. Primeiro porque vai saber né, vai que o governo decide não aceitar mais imigrantes… dai você perde uma graninha pra enviar o dinheiro pra la e ainda perde uma graninha para restabelecer o money.
Oi Victor. Claro que essa opção de abrir conta em um banco canadense e efetuar a transferência não é para qualquer um. Aliás o único banco que sei que aceita isso é o Desjardins e é para quem já tem pelo menos o CSQ. E quem já tem o CSQ pressupõe-se que vá imigrar. O Governo do Canadá não pode não aceitar imigrantes selecionados pelo Québec (a não ser que a pessoa seja terrorista ou tenha cometido um crime, tenha problemas com a justiça ou tenha uma doença séria que vá onerar o sistema de saúde canadense ou faça uma burrice muito grande no landing (entrada no Canadá) como xingar o agente ou mentir sem motivo algum). Como as restrições são bem específicas e raras então as chances de acontecer o que você falou (perder o dinheiro) são praticamente nulas. :)
E quanto ao resto prometo que assim que eu enviar o dinheiro para o Desjardins venho aqui falar quanto paguei ao todo de taxa. O câmbio não interessa muito pois esse vai existir em qualquer época, rs.
-
16 de janeiro de 2013 às 23:51 #59756Carlos_SantosParticipante
meu dois centavos….
sei que quando mandamos muitos dolares cada centavo na transacao conta, isso eu nao tenho duvidas….
Mas as vezes o barato sai caro….. e ja tive varias provas disso…..
Entao o que eu fiz, quando estava para vir, mandei pela forma mais segura que tinha e paguei o preco!
Mandei pelo HSBC mesmo…..
As vezes, salvando uns trocados, arrajamos um problema…. fica a reflexao!
e boa sorte na decisao !
-
17 de janeiro de 2013 às 01:11 #59758skyhawksParticipante
Carlos, Sandroms, Victor, Rafael e Marcelo.
Muito obrigado pelos depoimentos. A experiência daqueles que já passaram por isso conta bastante.
Pelo que andei pesquisando, o mercado financeiro tem um comportamento/tendência que se repete todos os anos, mesmo durante a crise. E é nisso que estou me apegando… pagar 2,19 para cada dólar canadense é de partir o coração e o bolso.
Para aqueles que gostam de acompanhar as notícias financeiras e investir na bolsa, já devem ter notado que o dolár sobe consideravelmente nos últimos meses do ano e começa a cair a partir do final de janeiro, movimento esse que perdura até 15/03, quando volta a subir.
Isso não é uma mera coincidência e tem uma justificativa. No final de ano, o volume de dolares circulando cai bastante (por n motivos). Além do mais, existe o interesse do governo em manter o dolar alto para equilibrar a balança comercial e lucrar com o vencimento de títulos, etc.
Embora os mercados ainda estejam instável e mesmo acreditando que o a taxa de conversão ideal para o dolar deveria beirar os R$ 2,00, eu particularmente acho que vai haver uma queda.
Não sei se vai parar em R$ 1.95, R$ 1.90, mas tudo indica que vai baixar dos R$ 2,00 em breve.
Mas uma vez, isso é apenas uma especulação baseada em dados históricos…
My 2 cents.
Abaços
Hugo -
17 de janeiro de 2013 às 10:00 #59762victor_mParticipante
Motivado por estes posts acima, principalmente o link que o Sandro postou, ontem eu liguei no HSBC para tirar algumas dúvidas sobre essas transações, e o que eles me falaram de interessante:
Como muitos já sabem para você transferir o $$ entre a conta do Brasil e a do Canada você paga um dólar um pouco acima do comercial mais IOF de 0,38%.
Mas o que eu não sabia é que você paga este mesmo dólar e o mesmo IOF se você usar o seu cartão de débito aqui do Brasil lá nos caixas elêtronicos no Canada, ou seja, ele faz essa conversão ali on-line na hora.Os dois pontos tem vantagens, se você acredita que o dólar vai subir mais e quer proteger seu $$$, transferência via global view parece ser melhor.
Se você acredita que o dólar vai baixar e/ou quer deixar seu $$ ainda na conta do Brasil, a opção de retirar com o cartão débito parece ser mais interessante.Vale lembrar que para esta segunda opção é necessário o “desbloqueio” do seu cartão de débito para saques internacionais e essas taxas (ou isenção delas) valem para quem tem a conta Premier.
Espero ter contribuido.
Abraços,
Victor
-
17 de janeiro de 2013 às 12:07 #59763FilipevsmParticipante
Deixarei uma sugestão, que apesar de mais complicada, pode ser uma opção.
Para quem tem conta no Citibank, é possível efetuar saques nos EUA, sem custo de retirada, já efetuando conversão de real para dólar comercial. Isto independe do perfil da conta.
Talvez esta possa ser uma forma de não ter a burocracia de fazer uma transferência internacional, e abertura de contas ainda no Brasil, e todo o processo que já estamos acostumados a ver.
O ponto contra, lógico que tem que ter algum, é que isto é válido para os EUA, pois até onde tenho conhecimento, não há Citibank no Canadá e as retiradas devem ocorrer nos EUA. As vezes pode ser o caso de alguns residentes de City of Quebec e Montreal, que ficam há poucas horas da fronteira com os EUA. O segundo ponto, e mais crítico de todos, é sair dos EUA com aquele montante enorme em mãos, caso o seu banco canadense não tenha uma agência nos EUA para depósito antes de retornar pra casa.
Enfim, apenas mais uma opção, entre as muitas disponíveis pra este tipo de situação. E como já mencionado, acho importante optar também pela mais segura e viável, e não somente pela mais barata!
-
1 de fevereiro de 2013 às 00:55 #60146zeaugust0Participante
Dúvida
A casa que era do meu pai no Brasil foi vendida e preciso receber a parte que me cabe aqui no Canada. Como fazê-lo da forma menos cara possível? Fiz várias pesquisas, mas não obtive nenhuma resposta clara. Desde já obrigado.
José Furtado.
-
1 de fevereiro de 2013 às 03:28 #60153rafaelserialParticipante
Qualquer transferência acima de 9.999,00 reais vai te dar uma dor de cabeça imensa (e vai ter de declarar). Não é possível receber em partes? Tipo vários depóstios de 9.999,00?
-
1 de fevereiro de 2013 às 09:57 #60156DanibleyParticipante
@Filipevsm wrote:
Deixarei uma sugestão, que apesar de mais complicada, pode ser uma opção.
Para quem tem conta no Citibank, é possível efetuar saques nos EUA, sem custo de retirada, já efetuando conversão de real para dólar comercial. Isto independe do perfil da conta.
Talvez esta possa ser uma forma de não ter a burocracia de fazer uma transferência internacional, e abertura de contas ainda no Brasil, e todo o processo que já estamos acostumados a ver.
O ponto contra, lógico que tem que ter algum, é que isto é válido para os EUA, pois até onde tenho conhecimento, não há Citibank no Canadá e as retiradas devem ocorrer nos EUA. As vezes pode ser o caso de alguns residentes de City of Quebec e Montreal, que ficam há poucas horas da fronteira com os EUA. O segundo ponto, e mais crítico de todos, é sair dos EUA com aquele montante enorme em mãos, caso o seu banco canadense não tenha uma agência nos EUA para depósito antes de retornar pra casa.
Enfim, apenas mais uma opção, entre as muitas disponíveis pra este tipo de situação. E como já mencionado, acho importante optar também pela mais segura e viável, e não somente pela mais barata!
Isso é totalmente válido e ainda melhor do que você disse. Eis minha experiência:
Já era correntista no citi na primeira vez que morei no Canadá. Já sabia da existência de saques internacionais, mas como minha conta era “básica”, ela só permitia 3 saques internacionais por mês. Passei para a conta premium, com saques internacionais ilimitados.
Para fazer saques era muito simples: era só usar meu cartão de débito do Brasil em qualquer banco ou atm que tivesse a mesma bandeira (Master) et voilà! Sem taxas extras, nem surpresas, ele fazia a conversão do dólar do dia (não me lembro ao certo, mas acho que não era pelo dólar comercial, seria muita mamata).
Não me lembro se tinha algum limite de valor por dia, mas essa opção do citi me ajudou muito e nunca me deixou na mão.
Minha conta aguarda ansiosamente para fazer novos saques por lá! :mrgreen:
-
1 de fevereiro de 2013 às 13:00 #60158FilipevsmParticipante
Danibley,
É dólar comercial sim. Pelo menos todos os saques que já fiz nos EUA foram nesta cotação, e não na turismo ou paralelo.
Também é possível determinar um valor de saque máximo diário de até R$ 9.999,99 via atendimento por telefone (nacional e internacional). Para alguns, seria necessário passar uma temporada nos EUA pra sacar tudo. rs..
-
1 de fevereiro de 2013 às 14:39 #60160zeaugust0Participante
Obrigado Rafael. É uma alternativa.
-
2 de maio de 2013 às 16:57 #62027fernandarsmParticipante
Que novidade boa!! Tenho conta no Citi a alguns anos e foi bom saber que consigo fazer saques internacionais. Vou procurar saber direitinho com minha gerente das taxas e cambios e posto aqui novamente.
-
11 de junho de 2013 às 14:12 #62548roger_lanaParticipante
@skyhawks wrote:
Rafael, obrigado pela resposta.
Mas meu questionamento está mais relacionado a questão custo/benefício.
A minha intenção inicial quando escrevi este post não era conhecer as formas, mas sim discutir qual a melhor taxa de conversão. Embora a transferência via Desjardins não tenha sido citada explicitamente, eu englobaria ela no item falando do Global View do HSBC.
Obrigado de qualquer forma
Abraços
HugoMelhor custo/benéfico é trocar dólares canadense aqui no Brasil em casas de cambio. Talvez se encontre uma casa de cambio com preços bons no Canada, mas como vc não conhece acho melhor já ir preparado. Se comprar dólares americanos vc perderá duas vezes no cambio.
Transferência do banco sempre custa mais pois eles têm uma cotação alta.
-
8 de agosto de 2013 às 15:12 #63002manueyargoParticipante
Oi gente,
Estou indo pro Canadá no fim do mes. Vou estudar na Bishop´s por um ano. E queria saber qual é a melhor forma para levar uma graninha e qual a melhor forma de transação já que terei que transferir dinheiro do Brasil de vez em quando, pois o programa não me permite trabalhar.
Andei pensando em tudo o o que o SKy publicou como pergunta e ainda estou em dúvida, pois o dólar está altíssimo e não para de subir.OBS: Vou ficar numa cidade minúscula, chamada Lennoxville (em Sherbrooke) e Montreal fica a 2h de carro.
Please!
Obrigada 8) -
8 de agosto de 2013 às 15:45 #63003SANDROMSParticipante
A melhor opção é o HSBC global view, você faz a transferência pela internet, e se precisar existe uma agência do HSBC em Sherbrooke.
Se você não é cliente HSBC (premier ou advance) há outras opções:
1. Traga o máximo de dinheiro com você (em espécie ou se você preferir travel cheque/money). Pergunta: é possível “recarregar” o cartão travel money?2. faça saques do seu cartão de débito no Brasil. Vários bancos permitem isso, pergunte no banco sobre a taxa de saque e o limite (geralmente é apenas 500$ por dia).
3. abra uma conta no Quebec (desjardins por exemplo) e deixe uma procuração com alguém no brasil para permitir o envio de remessas internacionais. O Banco do Brasil foi sugerido como uma boa opção.
A pior opção é usar o cartão de crédito internacional, além do câmbio geralmente pior, ainda leva o IOF na cabeça.
Agências bancárias em Lennoxville:
http://www.pagesjaunes.ca/search/si/1/banques/Lennoxville%20QC?showDD=trueSandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
10 de agosto de 2013 às 00:09 #63018DorothéParticipante
Encontrei isso pela internet, talvez seja uma boa opção:
-
20 de agosto de 2013 às 17:35 #63180manueyargoParticipante
SANDROMS
Muito, muito obrigada.
HSBC será a melhor opção.
Valeu mesmo
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.