Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 2ª Parte – Federal › Visto e CRP › quais São os passos a serem seguidos a partir do landing?
- Este tópico contém 21 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 4 meses atrás por SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
17 de abril de 2013 às 15:01 #8641blackmestreParticipante
Olá, sou recém chegado no Québec, então gostaria de saber quais passos burocraticos tenho q tomar, se preciso comparecera algum escritorio de imigracao para preencher algo ou nnão, poisna unica coisa que fiz foi quando cheguei, foi em toronto q o oficial de imigração super simpático (not realy) preencheu algo q acredito q seja para a carteirinha d rp. Tenho q fazer algo ou apenas esperar?
Ps:procurei informações referentes a isso no site e nao achei.
Grato desde já. -
17 de abril de 2013 às 15:52 #61719RonaldoMacielParticipante
Este link pode te ajudar nos documentos que vc precisa tirar: a assurance maladie (carte soleil, o NAS (numéro assurance sociale) e se inscrever num curso de francisação se necessário.
http://www.canadavisa.com/landing-settlement-canada-quebec.html
Ligue também no número do imigrante e marque um rendez-vous no Ministerio de Imigraçao para que eles te expliquem como funciona tudo aqui e quais documentos precisa tirar e onde: 514 864-9191
Mais info no famosíssimo Apprendre le Québec: http://www.clic-bc.ca/Documents/E_CtreDoc/Immigration%20et%20interculturel/Guides/Apprendre%20le%20Quebec,%20Guide%20pour%20reussir%20mon%20integration-MICC.pdf
Muito boa sorte e seja bem vindo! O sol está chegando! rsrs
Ronaldo
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
17 de abril de 2013 às 16:08 #61720SANDROMSParticipante
@blackmestre wrote:
…foi em toronto q o oficial de imigração super simpático (not realy) preencheu algo q acredito q seja para a carteirinha d rp. Tenho q fazer algo ou apenas esperar?
O carteira do RP vem automáticamente pelo correio no endereço que você deu ao “simpático” agente de imigração. Se você tem dúvida se ele fez o procedimento correto é com tentar em contato com o CIC em uma ou duas semanas após o landing para ver se o endereço e a foto estão ok.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
18 de abril de 2013 às 20:05 #61750rodersParticipante
Ola, eu te aconselho a entrar en contato com o CIC, pois tive o mesmo problema em Toronto e o meu RP demorou 5 meses para chegar. O moco simpático não tinha atualizado o meu endereço.
-
19 de abril de 2013 às 19:48 #61771Helen HartungParticipante
Amigos,
Vou ficar 1 mês no Berri, enquanto procuro imóvel pro primeiro bail. Eu dou o endereço do Berri Suites pro oficial de imigração em Toronto?
Beijos -
20 de abril de 2013 às 00:29 #61773rodersParticipante
Eu acredito que vc pode dar este endereço para dizer onde vc ira ficar durante o 1 mês, mas se eu nao me engano você tem um certo tempo para arrumar um endereço definitivo e depois entrar em contato com CIC e passar o endereço, pois o seu RP vira pelo correio.
-
31 de maio de 2014 às 16:48 #121493Cassia_CostaParticipante
Olá a todos.
Por favor, tenho algumas dúvidas de como proceder mês que vem durante o landing.
Moro há 1 ano e meio na França. No meio do processo, tirei minha cidadania portuguesa(e enviei após exames médicos, a cópia de meu passaporte português) e viemos praticar a língua e aguardar o processo daqui. Comecei com meu marido, o processo do Brasil, mas exames médicos realizamos ano passado, já na França. Não sei se podem nos questionar durante o landing da mudança apesar de termos vindo pra França já na etapa federal.Mas o que tenho pensado bastante é em relação à conta bancária a qual devo apresentar o montante de $14,720(para 2 pessoas). Li em alguns sites que conta do Brasil não significará nada pra eles. Temos HSBC no Brasil e na França. Temos que abrir uma conta no Canadá também? Vi como pedir abertura da conta até mesmo por telefone mas como iremos mês que vem por 10 dias(mais por causa do landing), nao teremos endereço de moradia pra abrir a conta e informá-la ao banco de lá. Quanto ao endereço pra receber o RP, devo fornecer de um amigo, porém pro banco, normalmente tem que ser um endereço de residência mesmo, nao? Enfim, minha dúvida é se é realmente obrigatório mostrar o proof of funds com conta canadense. Alguém passou por isso?
Obrigada desde já,
Cassia.
-
31 de maio de 2014 às 22:03 #121494daniel.pParticipante
Oi Cassia
O landing é meio que uma roleta russa. Já li relatos de gente que teve que aprensetar mil e um documentos, ou que pegou oficial de imigração sem paciência. No meu caso o landing a 2 anos atrás foi bem tranquilo, não durou mais do que 2 minutos. O oficial me perguntou só o endereço de onde eu iria morar. Eu passei o endereço da casa de um amigo onde fiquei na primeira semana até achar um ap via craigslist pra alugar. Ninguém me perguntou nada de dinheiro. De todo jeito eu estava no momento do landing com 2 mil dolares americanos em maos e ainda tinha imprimido um extrato da minha conta corrente e poupança do HSBC Brasil.
Sobre abrir a conta no HSBC Canada, eu fiz isso via minha agencia em Sao Paulo. Nao tive mto problemas, além de ter ido embora do Brasil antes dos meus cartoes chegarem. O que eu fiz foi passar o endereço do meu amigo onde fique na primeira semana para o HSBC enviar os cartoes pra lá. Depois disso eu já mudei 5 vezes de endereços e nunca tive problemas no HSBC daqui. Nao importa se vc aluga, se o ap é seu, o se vc apenas subloca de alguém no craiglist. Ninguém te pergunta nada, eles só querem um endereço em que possam te enviar correspondência. Nada mais.
Eu nao sei te dizer com precisão se o fato de vc chegar da França teria algum impacto. Eu penso que não, ninguem vai te perguntar nada. Pq tb, qual o problema? Vc resolveu viajar e vir de outro lugar que nao o pais no qual deu entrada no processo, e qual o problema disso? Vc é livre pra fazer oq quiser. Quanto o momento de 14 mil dolares e uns quebrados, vc tem certeza que é isso? A dois anos trás quando eu vim era mais ou menos 3.500 por casal, ou uns 1.700 por pessoa. To achando esse valor meio alto demais.
Boa sorte no landing
Daniel-
1 de junho de 2014 às 07:56 #121495Cassia_CostaParticipante
Olá Daniel.
Muito obrigada pela resposta :)
Então, eu vi os valores no site do cic mesmo: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/funds.aspEspero passar um momento tranquilo e rápido como vc teve, durante o landing. Eu tb nao pretendo levar muito dinheiro, apenas para passarmos os 10 dias, passearmos, comermos… Farei como vc, levando extrato do HSBC Brasil tambem. Sinceramente, eu nao vejo o pq eles implicariam nessa etapa final, depois de termos pago várias taxas de processo, exames médicos, etc… nao quero viajar com estresse. Espero que aceitem o que eu mostrar, até pq temos o recurso e pronto. Estressei demais por conta desse processo, chega! ;)
Mês que vem eu conto como foi.
Muito obrigada,
Cassia
-
-
2 de junho de 2014 às 15:07 #121496SANDROMSParticipante
Cassia,
esse link que você passou é relativo a prova de fundos do processo FSW (Federal Skilled Workers) se você fez por Quebec a tabela é outra. E ambas as tabelas são relativas ao processo de visto e não ao landing.
Dificilmente vão exigir prova de fundos durante o landing, não é comum, mesmo assim traga extratos de banco como prova de fundos “au cas où”. Lembrando que se você levar mais de 10000 dolares em cash é necessário declarar.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook-
2 de junho de 2014 às 17:18 #121497Cassia_CostaParticipante
Olá Sandro.
Aplicamos pro Skilled Workers mesmo. E neste site mesmo, em http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/arrival.asp, informam que é preciso provar os recursos. Assim como na carta que recebi pelo correio, junto com nossos passaportes. Diz que é preciso ter recursos ao chegar no Canadá. Entao entendo que durante o landing mesmo, nos pedirão tais provas. Li que foi assim também com outras pessoas, por isso me preocupei com questão de abrir conta no Canadá(veja neste link, por exemplo: http://www.planetacanada.com.br/2013/09/viagem-landing-feito-e-pr-card.html). Como ainda nao vamos definitivamente e sim pra “finalizar” o processo, nao queremos abrir conta no momento. Enfim, sao tantas as possibilidades, de pedirem ou nao tal coisa… eu fiquei bem cansada com tudo isso.Um abraço,
Cassia
-
-
3 de junho de 2014 às 09:40 #121499SANDROMSParticipante
Li os dois links que você passou, não tem certeza se a quantidade que você tem que provar na entrada tem que bater com a tabela do processo de imigração, a carta que veio com o passaporte explica isso?
De qualquer forma você terá que levar extratos ou outra forma de provar que você não é “indigente”, principalmente se pegar uma gente casca-grossa como a desse blog que você linkou.
Em nenhum lugar diz que a prova de fundos tem que ser em dolares canadenses… inclusive no post que você indicou foi apresentado o extrado do Brasil. No seu caso você pode apresentar o seu extrato em Euros o que é muito mais chique! Se isso tiver tirando o seu sono, entre em contato com o serviço de border do canada:
http://www.cbsa-asfc.gc.ca/publications/pub/bsf5113-eng.html
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook-
4 de junho de 2014 às 13:56 #121500Cassia_CostaParticipante
Li os dois links que você passou, não tem certeza se a quantidade que você tem que provar na entrada tem que bater com a tabela do processo de imigração, a carta que veio com o passaporte explica isso?
De qualquer forma você terá que levar extratos ou outra forma de provar que você não é « indigente », principalmente se pegar uma gente casca-grossa como a desse blog que você linkou.
Em nenhum lugar diz que a prova de fundos tem que ser em dolares canadenses… inclusive no post que você indicou foi apresentado o extrado do Brasil. No seu caso você pode apresentar o seu extrato em Euros o que é muito mais chique! Se isso tiver tirando o seu sono, entre em contato com o serviço de border do canada:
http://www.cbsa-asfc.gc.ca/publications/pub/bsf5113-eng.html
Eehhehe… olhe não vou mentir que ese landing tem me deixado estressada por conta das mudanças que aconteceram no aguardo deste processo, que eu cheguei a pensar que nem aconteceria mais pra mim e meu marido. Até foi por isso que acabamos mudando de país. E o extrato em euro tambem me deixou encucada, de perguntarem: “mas vcs moram na França? Saíram do brasil e foram pra França? E ainda pensam MESMO em imigrar?” Sei lá, pode nao ter nada a ver, mas eu fiz a entrevista no BIQ em 2011 tão estressada(nao tinha acabado na época o curso de francês e nem sabia conjugar no futuro), que acabo imaginando todas as perguntas e situações possíveis. E no papel que recebemos com os passaportes, nao menciona este link do cic, apenas diz que é preciso mostrar ao agente de imigração que possuimos $ para nos mantermos lá. E ai, nao sei se posso comentar como já li em diversos outros sites, que nao vamos de vez mas pra resolver esta etapa do landing. Nao sei dependendo da categoria a qual a pessoa imigra,as perguntas mudam… verei no dia mesmo.
Vou ver se contacto e tiro algumas informações no link que me passou, agradeço desde já. Mas realmente, sei que nao abriremos conta lá sem estarmos realmente morando lá. Nao me sinto confortável com isso.Muito obrigada pelas respostas. Vcs são ótimos. Postarei novidades assim que tiver.
Abraço,
Cassia
-
-
4 de junho de 2014 às 14:26 #121503SANDROMSParticipante
Dica, relaxa! Primeiro que você não está fazendo nada de errado, tem toda a papelada necessária e está exercendo um direito que você adquiriu: entrar como residente no Canadá.
Muito nervosismo faz os agentes pegarem no seu pé (são como cachorros, sentem cheiro de adrenalina).
Então leve toda a papelada, esteja pronta a dar toda explicação quando eles pedirem e dará tudo certo.Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook-
7 de junho de 2014 às 10:33 #121504Cassia_CostaParticipante
Dica, relaxa! Primeiro que você não está fazendo nada de errado, tem toda a papelada necessária e está exercendo um direito que você adquiriu: entrar como residente no Canadá.
Muito nervosismo faz os agentes pegarem no seu pé (são como cachorros, sentem cheiro de adrenalina).<br>
Então leve toda a papelada, esteja pronta a dar toda explicação quando eles pedirem e dará tudo certo.Sim Sandro, concordo. E chega de estresse. Além de não nos ajudar no momento do landing, não faz bem à saúde. Desejo-te o melhor, assim como todos que estão neste projeto rumo ao Quebec ;)
Abraços à todos, postarei meu momento landing mês que vem ;)
-
-
8 de junho de 2014 às 17:28 #121505Marcelo_AndradeParticipante
Não sei se os endereços são os mesmos ainda e se trata da ville de Québec.
http://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=213359088220685937552.0004be5bb5d24be085caf&dg=feature
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
28 de julho de 2014 às 10:41 #121692Cassia_CostaParticipante
Bom dia a todos.
Estou ainda em Montreal(não viemos definitivamente ainda) e digo que meu landing foi mais tranquilo do que eu imaginava. Resumindo meu processo: meu marido e eu viemos no processo com destino à Montreal, Skilled Worker.
Chegamos no tal guichê padrão do aeroporto, fomos mutuo bem atendidos e fomos direcionados ao andar de baixo. Chegamos às 23h30 lá, havia uns 5 imigrantes na fila e uma oficial deu apenas “olhadelas” nos papéis de cada um, perguntando se tínhamos todos os docs necessários. Ela pegava tudo com os passaportes, pedia pra encostarmos as malas em um determinado canto e que esperássemos sentados pois seríamos chamados pelo nome. Aguardamos uns 5 minutos e fomos(novamente) bem atendidos. A oficial perguntou quem era o requerente principal, eu respondi e ela mesma preencheu os CRPs(os que chegam pelo correios junto aos passaportes com visto de imigrante). Não sei se é padrão mas é melhor levar(como está escrito na folha anexada aos CRPs) que devemos levar todos os documentos mostrados no início do processo(cartas de trabalho, certidão, CSQs válidos, etc). Porém em nenhum momento algum desses documentos foi pedido.
O que foi pedido pela oficial: extrato que comprovasse a renda(mostrei do HSBC Brasil mesmo e não tive NENHUM questionamento em relação a não ser uma conta canadense). Ela perguntou apenas se o saldo era em dólares canadenses, eu disse que eram em Reais, ela converteu tudo na hora, anotou o valor do dia no documento e SÓ! No stress sobre abrir conta no Canadá antes.
Ela perguntou o quanto valiam(estimativa) de tudo o que tinham em nossas malas, incluindo roupas e eletrônicos.
E se caso precisássemos retornar depois, o que nos faltaria trazer. Respondemos que somente roupas, pois tudo o que precisávamos estava ali na mala mesmo.
Ela riscou nosso visto de imigrante dos passaportes e explicou que deveríamos aguardar os RPs cards pra entrarmos e sairmos do Canadá. Ai veio a questão do endereço. Eu só tinha de uma amiga em Halifax. Ela me perguntou pq Halifax se havíamos solicitado moradia em Montreal. Expliquei que era de uma amiga, apenas pra me enviar o documento e depois no final ela mandou: quanto aos Rps cards, assim que vcs tiverem um endereço em Montreal, vcs liguem no número CiC 1 888 242 2100. NAO PRECISO NEM DIZER QUE MURCHAMOS DEPOIS DISSO NE.. Eu não tinha um endereço em Montreal, viemos dessa vez mais pra finalizar o landing e “dar entrada” nos Rps.. enfim, lembrei de um colega que tinha uma casa aqui e pedi o endereço a ele. Espere que tudo chegue na mais perfeita ordem. Falamos muito pouco com a oficial(eu não mencionei nada sobre ter vindo da França, etc), e ela nos direcional a outra salina onde uma garota muito simpática nos explicou novamente e rápido, sobre os telefones que deveríamos ligar pra termos Assurance maldade, etc.. e nos deu blocos, livros que explicavam como procurar emprego, etc.. e nos pediu o CSQ. Ela disse que era um documento pra ser muito bem guardado, assim como os CRPs. E que valeriam pra sempre. Eu perguntei sobre a data de expiração no CSQ e ela disse que akilo não era nada, que o documento continuaria eternamente válido(???). Mas foi realmente isso.E pra atualizar o endereço, realmente foi apenas ligar no tal número do CIC(1 888 242 2100), seguido da extensão 11300(para atendimento em inglês) ou 21300(em francês). E não é necessário esperar pra ouvir toda a gravação, pode discar a extensão assim que a gravação começar. E um oficial atende(logo em seguida). Não durou nem 5 minutos a ligação. Só pediram os IUCs de cada um, perguntaram se tínhamos telefone(dissemos que não, pois tínhamos “acabado de chegar”) e pronto. E disseram pra aguardarmos entre 3 e 4 semanas. No aeroporto a oficial disse que o tempo para chegarem os Rps eram entre 6 e 8 semanas.. vamos ver.
Uma coisa diferente que observei no processo(o nosso foi Skilled Worker Quebec, não sei se é pro Federal também), foi o tempo para obter cidadania. No tal papel que veio junto com os CRPs e passaportes, o qual pedia pra levarmos nossos documentos iniciais, informa que a cidadania é obtida após residir no Canadá durante 730 dias dentro de 5 anos(ou seja, 2 em 5). E a oficial disse o mesmo no aeroporto. Não eram 3 em 5???
O que observamos, pra quem chega como nós mais pra finalizar etapas do landing, é que pra muitas coisas aqui, é preciso ter endereço. Por exemplo, comprar um chip pre-pago de celular. Existem poucas lojas que vendem(as menores) pra “turistas”. Conseguimos na Virgin, dissemos que não tínhamos a tal pièce d’identité canadense, o cara disse que não tinha problema e ativou o chip no nosso cel. A maioria pede identidade canadense e precisa amarrar a um endereço também.Bom é isso pessoal. Espero ter ajudado um pouco. Qualquer dúvida, terei prazer em ajudar.
Abraços, boa sorte a todos.
-
28 de julho de 2014 às 11:23 #121696arnaldoParticipante
Obrigado pelo relato!!! Verifiquei no site cic.gc.ca que o prazo pra chegar o PR Card é de 21 dias corridos (3 semanas) http://www.cic.gc.ca/english/information/times/perm-card.asp
Espero que seja esse prazo mesmo. Estamos indo em setembro e eu so tenho endereço para os primeiros 30 dias. -
28 de julho de 2014 às 13:44 #121697daniel.pParticipante
Oi Cassia
Que bom que deu tudo certo no seu landing. Quanto a validade do CSQ é isso mesmo o que eles te falaram, vale pra sempre. A data de validade que vem no CSQ, no meu entendimento, é só pra vc dar entrada no pedido de residencia permanente em algum consulado. Aqui no Canadá toda hora me pedem o CSQ, a última vez foi na universidade antes de começar meu mestrado. Me pediram uma cópia simples pra eu poder pagar as taxas como residente do Quebec.
Quanto a cidadania, eu acho que te informaram errado. De acordo com o site do governo vc precisa residir 1.095 dias no Canadá em um período de 4 anos (http://www.cic.gc.ca/english/citizenship/become-eligibility.asp)
Eu li a algum tempo em jornais uma história de que o governo canadense está pensando/estudando mudar essa proposta, torná-la um pouco mais dificil. Ou seja, eles querem aumentar o tempo de residencia de imigrantes no país antes que possam solicitar a cidadania. Até o momento isso é só uma ideia, então por enquanto o que vale é isso que está escrito no site oficial do governo.
Seja bem vinda ao Canadá
daniel
-
28 de julho de 2014 às 17:30 #121698Cassia_CostaParticipante
Obrigado pelo relato!!! Verifiquei no site cic.gc.ca que o prazo pra chegar o PR Card é de 21 dias corridos (3 semanas) http://www.cic.gc.ca/english/information/times/perm-card.asp<br>
Espero que seja esse prazo mesmo. Estamos indo em setembro e eu so tenho endereço para os primeiros 30 dias.Desejo-te boa sorte no landing ;)
-
28 de julho de 2014 às 17:50 #121699Cassia_CostaParticipante
Oi Cassia
Que bom que deu tudo certo no seu landing. Quanto a validade do CSQ é isso mesmo o que eles te falaram, vale pra sempre. A data de validade que vem no CSQ, no meu entendimento, é só pra vc dar entrada no pedido de residencia permanente em algum consulado. Aqui no Canadá toda hora me pedem o CSQ, a última vez foi na universidade antes de começar meu mestrado. Me pediram uma cópia simples pra eu poder pagar as taxas como residente do Quebec.
Quanto a cidadania, eu acho que te informaram errado. De acordo com o site do governo vc precisa residir 1.095 dias no Canadá em um período de 4 anos (http://www.cic.gc.ca/english/citizenship/become-eligibility.asp)
Eu li a algum tempo em jornais uma história de que o governo canadense está pensando/estudando mudar essa proposta, torná-la um pouco mais dificil. Ou seja, eles querem aumentar o tempo de residencia de imigrantes no país antes que possam solicitar a cidadania. Até o momento isso é só uma ideia, então por enquanto o que vale é isso que está escrito no site oficial do governo.
Seja bem vinda ao Canadá
daniel
Olá Daniel!
Obrigada pelas boas vindas ;) entao eu ate concordo com vc e tambem li sobre esse período de mais de 1000 dias e que inclusive, pensam em aumentar. Foi assim com um amigo meu até. No site que vc colou, em Residence calculator diz:
To be eligible for Canadian citizenship, you must have lived in Canada for at least three years (1,095 days) out of the four years (1,460 days) preceding your application. Please note that you cannot meet the residence requirements for citizenship without a minimum of two (2) years as a permanent resident.Mas foi o que a oficial no aeroporto nos disse no final e como veio em nosso papel junto ao CRP. Que sao 730 em 5 anos. Por isso que comentei se pra categoria Skilled Worker poderia ser diferente. Se alguém estiver nesta categoria e puder comentar algo, seria ótimo ;)
Bacana saber sobre a validade do CSQ, nao imaginava que ele ainda teria alguma importancia, assim como os CRPs.Um abraço
-
30 de julho de 2014 às 13:53 #121702SANDROMSParticipante
Mas foi o que a oficial no aeroporto nos disse no final e como veio em nosso papel junto ao CRP. Que sao 730 em 5 anos.
Entendo que são coisas diferentes, e o site do CIC confirma meu entendimento.
730 dias em 5 anos é a residencia mínima para não perder o status de RP: http://www.cic.gc.ca/francais/centre-aide/reponse.asp?q=727&t=4
1095 dias em 5 anos é a residência mínima para poder pedir a cidadania: http://www.cic.gc.ca/francais/centre-aide/reponse.asp?q=355&t=5
E aí? Confere?
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.