Proposta de emprego – Área de TI – Todas

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Ciências Exatas e de Tecnologia Proposta de emprego – Área de TI – Todas

Visualizando 21 respostas da discussão
  • Autor
      Carlos_Santos
      Participante

Atualizado em 29 02 2010:

Minha empresa nao ira mais ao Brasil.

Peço aos colegas interessados na proposta abaixo e que estao fazendo o processo de imigracao para o Québec, uma vez chegando aqui no Québec, me mandem seus CVs.

Atenciosamente,

Caros Colegas,

Minha empresa esta a procura de profissionais de TI de todas as áreas.

Para aqueles que estão no Brasil e mesmo fora dele, não tem problema.

Porém, o domínio da língua francesa é FUNDAMENTAL!

Não adianta saber só inglês! Pois a entrevista será em francês, se o CV for selecionado.

Eu não faço parte da equipe que seleciona os CVs! Deixo isso bem claro desde o início!

Tudo o que eu sei até o presente momento esta postado abaixo, leia com atenção e se algo não tiver ficado claro é só escrever, na medida em que eu souber eu respondo, se não souber eu me informo.

Dê preferência de perguntar aqui no fórum aonde esta mensagem, assim muitos colegas poderão ler as respostas!

Se tivermos uma quantidade de CVs SELECIONADOS pela empresa em um número suficientemente interessante (algo em torno de 40 CVs selecionados, não necessariamente submetidos), existe a possibilidade da empresa ir ao Brasil para realizar as entrevistas. Eles fizeram na Tunísia e na França este mês!

Existe também outras alternativas para uma entrevista à distância: telefone, vídeo-conferência, etc…. pessoalmente me agrada a possibilidade de ir ao Brasil juntamente com a equipe de recrutamento.

Porém destaco de 300 CVs submetidos pelos tunisianos, somente 40 foram selecionados e destes somente 11 deles receberam uma proposta de emprego!

Requisitos mínimos:

1. Bom desempenho oral em francês (para uma entrevista de emprego em francês)
        2. + de 04 anos de experiência
        3. Referências profissionais (fundamental! mesmo em português)
        4. Capacidade de trabalhar em equipe ao mesmo tempo que autonomia para execução de tarefas.
        5. Capacidade de aprendizado constante (fundamental)

Requisitos adicionais:

1. Certificações de mercado (não é necessário, mas é muito bem visto, veja os centros de solução da empresa)

O que a empresa oferece:

a) Visto temporário de 3 anos (CAQ -) para aqueles que estão no Brasil e não são RP (residentes permanentes). Maiores informações sobre o visto temporário (etapas, custo, tempo de processamento, etc..) de trabalho no Canada, veja no site oficial do governo na página Trabalhando no Canadá.

b) Empresa no Québec, mas parte de uma Multinacional, o que permite oferecer um salário de mercado e competitivo.

c) Plano de carreira* (a empresa paga formação, as provas de certificação e da bônus por algumas delas).

d) Cursos de formação na empresa* (oferecido para os clientes mas também para os empregados).

e) Seguro saúde complementar* (assurance colective), com dentista incluído, seguro vida e extensivo à família.

f) Plano privado de aposentadoria (REER)*.

g) Transporte coletivo ou estacionamento reembolsado*

.

* para o visto temporário eu preciso me informar mais sobre.

Ps1.: site da empresa: http://www.dmr.ca/fr/Accueil/
        A versão em inglês esta em http://www.dmr.ca/en/home/home.htm

Ps2: Mandar CV direto não funciona, aqui funciona é ser indicado, que é o que eu estou propondo.

Ps3. Se você não tem todos os requisitos, corra atras do prejuízo e depois entre em contato. “Não adianta queimar uma boa carta com um jogo ruim”. Pense que se você fizer de qualquer jeito não terá uma segunda chance, principalmente na entrevista.

Ps4. Preparem seu CV em francês seguindo as informações do site : http://emploiquebec.net/Guide/fr/e3_cv.htm

Ps5.: Coloquem no CV o endereço real, se estiver no Brasil, coloque-o, não tem problema. Os números de telefones e correio eletrônico devem estar corretos também.

Ps6: Enviem os CVs no formato indicado após ter todas as condições mínimas acima citadas para:  carlos_luiz_nunes_dos_santos@hotmail.fr

PODEM DAR AMPLA DIVULGAÇÃO DESTA PROPOSTA A TODOS DE SUA REDE DE CONTATOS! :wink:

Carlos_Santos
      Participante

Acompanhamento de sua submissão de CV à DMR – Québec

Caros colegas,

desculpe a demora na resposta a todos e pela mensagem em coletivo, mas o tempo ficou curto aqui no meu projeto e estou bem ocupado.

Vamos as informações:

1) Se você me mandou o seu CV, ele foi encaminhado ao RH da DMR;

2) o RH esta super ocupado com os primeiros empregados das missões realizadas na França e na Tunísia, tais como: reserva de hotel, busca no aeroporto, documentação, etc…. Eu estou contente em ver o tratamento profissional e a atenção que a empresa esta dando aos novos empregados recrutados;

3) O RH não tem pessoal suficiente para iniciar um nova missão (para o Brasil) no momento com as duas atuais ainda em curso. Assim, para os que estão aguardando uma entrevista no Brasil, eu não tenho uma previsão de data, os CVs recebidos estão em “compasso de espera” do desfecho das missões acima citadas.

4) Sei que o RH já contatou alguns colegas em processo de imigração que já estão na iminência de chegada aqui no Québec. Não sei mais do que isso. Também não sei quem foi selecionado ou não. Como disse logo no inicio desta proposta, eu não faço parte do comitê de seleção.

5) Recebemos muitos CV (em torno de 35). Muitos deles tem os requisitos que a empresa pediu. Para muitos de vocês o francês não é problema, porém eu recebi um comentário de que em algumas mensagens trocadas entre o RH e alguns colegas tinham erros de ortografia e gramática.  Como disse antes “não existe segunda primeira impressão”, fica a sugestão!

O nome do contato no RH eu enviei para quem já me enviou o CV.

Estarei entrando em contato assim que eles me fornecerem algo de concreto.

Atenciosamente,

Carlos_Santos
      Participante

Acompanhamento de sua submissão de CV à DMR – Québec

Caros colegas,

desculpe a demora na resposta a todos e pela mensagem em coletivo, mas o tempo ficou curto aqui no meu projeto e estou bem ocupado.

Vamos as informações:

1) Se você me mandou o seu CV, ele foi encaminhado ao RH da DMR;

2) o RH esta super ocupado com os primeiros empregados das missões realizadas na França e na Tunísia, tais como: reserva de hotel, busca no aeroporto, documentação, etc…. Eu estou contente em ver o tratamento profissional e a atenção que a empresa esta dando aos novos empregados recrutados;

3) O RH não tem pessoal suficiente para iniciar um nova missão (para o Brasil) no momento com as duas atuais ainda em curso. Assim, para os que estão aguardando uma entrevista no Brasil, eu não tenho uma previsão de data, os CVs recebidos estão em “compasso de espera” do desfecho das missões acima citadas.

4) Sei que o RH já contatou alguns colegas em processo de imigração que já estão na iminência de chegada aqui no Québec. Não sei mais do que isso. Também não sei quem foi selecionado ou não. Como disse logo no inicio desta proposta, eu não faço parte do comitê de seleção.

5) Recebemos muitos CV (em torno de 35). Muitos deles tem os requisitos que a empresa pediu. Para muitos de vocês o francês não é problema, porém eu recebi um comentário de que em algumas mensagens trocadas entre o RH e alguns colegas tinham erros de ortografia e gramática.  Como disse antes “não existe segunda primeira impressão”, fica a sugestão!

O nome do contato no RH eu enviei para quem já me enviou o CV.

Estarei entrando em contato assim que eles me fornecerem algo de concreto.

Atenciosamente,

digudi
      Participante

Ola Carlos, eu estou indo para Montrel am Setembro de 2010, ainda há vagas e eu poderia te encaminhar meu CV?

Obrigado

Ricardo
      http://digudisnocanada.blogspot.com

Carlos_Santos
      Participante

Ola Ricardo,

sempre tem vaga, talvez nao para o seu “perfil”, mas isso so tem como saber olhando o seu CV!

Agora eu repito, nao adianta me mandar se o item abaixo:

@Carlos_Santos wrote:

Requisitos mínimos:
      1. Bom desempenho oral em francês (para uma entrevista de emprego em francês)

Encontrei um colega recem-chegado aqui no QC na sexta-feira e com um otimo CV.

Na primeira pergunta em frances que eu fiz, a “casa caiu”. Se fosse uma entrevista de fato (de emprego!) ja era a chance……

Meu intuito é ajudar ….. ;-)

Boa sorte nos seus preparativos!

tecota
      Participante

Muito interessante este espaço que vc abriu para ajudar as pessoas que chegando aí a procura de um emprego. Vlw mesmo Carlos.

Eu aindo estou na fase da espera pela carta de solicitação dos exames médicos. A nossa idéia (minha e eu) é chegarmos aí em Québec em meados de março ou abril/2011, mas como vc mesmo disse, terei q ainda melhor um pouco mais o meu francês, mas ainda tenho um pouco de tempo pra aperfeiçoar mais. Mas, quando estiver chegando mais perto, e se ainda tiver oportunidade de emprego, também estarei te enviando meu currículo.

Novamente, parabéns pela sua iniciativa de ajuda,

um grande abraço.
      Sidney Fonseca

Carlos_Santos
      Participante

Quando aqui estiver Sidney, me mande seu CV seguindo o formato sugerido no primeiro post e consversamos ;-)

Boa sorte no seu processo!

msotto
      Participante

Bom dia Carlos,

muito bom o fórum, eu e minha esposa estaremos dando entrada na documentação provavelmente na semana que vem, estamos avaliando mas com grandes chances de ir pra Ville de Quebec. Minha esposa é enfermeira e eu tec. em processamento de dados. Ela será a requerente principal em função da prioridade no emprego, bom estaremos nos preparando e também no francês. Minha área de atuação é a de redes e infraestrutura, o mercado aí está acessível para esta área, em chegando é possível te enviar um CV?

Grato e um abraço

Carlos_Santos
      Participante

é sempre um prazer receber um CV e poder ajudar.

Mas…………………..

e repito o que ja esta escrito no topico inicial e agora com mais conviccao! SEM UM BOM FRANCES nem adianta tentar uma vaga na minha empresa.

A quantidade de colegas que ja foram recusados por conta do francês, me fez mudar a orientacao para eu mesmo fazer uma entrevista em frances primeiro e mesmo assim alguns ainda nao conseguiram.

Por isso sempre repetimos que o sucesso na imigracao passa pelo trabalho e insercao no mercado de trabalho, claro! epara isso um BOM frances é uma condicao irrevocavel!

Atenciosamente

Rodolfo e Giseli
      Participante

Perfeito Carlos
      Muito obrigado pela dica “…está bem no francês..” inicarei o meu curso intensivo (2 vezes por semana 3 horas por dia ) do curso de francês, para não passar vergonha na entrevista, q pretendo dar entrada npo começo do ano…

Muito obrigado

claudiorrb
      Participante

Olá Carlos,

Estou preparando a documentações para dar entrada na imigração. Eu sou formato em tecnólogo em processamento de dados, estou fazendo curso de programador WEB pelo Senac Rio ênfase php, sou formato a bastante tempo, só que não tenho experiência comprovada. Isso pode ser ruim para arrumar emprego ? E qual é a demanda do Québec ?

Deste já agradeço.
      Abraço
      Claudio

Carlos_Santos
      Participante

Ola Claudio,

a melhor resposta para sua questao é olhar as ofertas de emprego disponiveis no mercado aqui.

Veja no IMT en ligne, vc as encontrara.

Atenciosamente

sergiobnu
      Participante

Eu consigo atender todos os requisitos, menos o francês. Infelizmente, só cai na real que queria sair do Brasil mesmo nesse ano e estou começando a estudar francês agora…

Espero que ainda tenham vagas boas assim nos próximos meses! :)

hugohaa
      Participante

@sergiobnu wrote:

Eu consigo atender todos os requisitos, menos o francês. Infelizmente, só cai na real que queria sair do Brasil mesmo nesse ano e estou começando a estudar francês agora…

Essa proposta já tem anos, só olhar as datas dos posts.

Caso queira ver outras propostas pelas diversas regiões do Quebec, é sempre bom olhar o Emploi Quebéc. Sempre que posso vejo quais são as áreas que mais precisam por lá, quero chegar o mais bem preparado possível.

http://placement.emploiquebec.net/mbe/ut/rechroffr/erechroffr.asp?CL=french

sergiobnu
      Participante

@hugohaa wrote:

@sergiobnu wrote:

Caso queira ver outras propostas pelas diversas regiões do Quebec, é sempre bom olhar o Emploi Quebéc. Sempre que posso vejo quais são as áreas que mais precisam por lá, quero chegar o mais bem preparado possível.

http://placement.emploiquebec.net/mbe/ut/rechroffr/erechroffr.asp?CL=french

Ah sim, agora que eu vi! :oops:

Carlos_Santos
      Participante

Ola Sergio,

@hugohaa wrote:

Apesar disso, ja tivemos duas missoes de recrutamento ai no Brasil pela Missao Qc International, aonde minha empresa nao foi, mas os cvs que eu recebi foram avaliados pelo RH.

@sergiobnu wrote:

Parece que o ano que vem tera uma nova missao. Acompanhe o forum aqui e no Linnkedin.

Independente das missoes, a minha empresa e as demais estao sempre procurando perfis com um BOM francês.

Quando estiver afiado me mande um CV ;-)

hugohaa
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

Parece que o ano que vem tera uma nova missao. Acompanhe o forum aqui e no Linnkedin.

Torço de joelhos por isso. Eu vi o cartaz na alliança francesa onde estudo no último dia pra enviar o curriculo, que tinha que ser traduzido. Isso era umas 19h, fiquei desolado porque alguns dos perfis encaixavam exatamente com as minhas funções aqui no Brasil e as entrevistas rolariam aqui em Recife.

Mas na próxima ela não me escapa. 8)

O mercado de TI aqui continua bombando. Muitas ofertas!

http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

eliasrj
      Participante

Olá pra todos.

Eu tenho uma dúvida. Por que essa falta de profissionais em TI ? Eu sou de TI então é claro que não estou reclamando mas o estranho é que eu vejo os sites de empregos e eles tem muitas vagas pra essa área. Eu vejo missões de TI aqui no Brasil e eu tb acompanho o site do Passaporte IBM e lá tem bastante vagas pra Markham, Toronto e outras áreas (no site vc vizualiza o país e não a província) e com vagas em aberto por quase dois meses.
      As pessoas que fazem TI aí saem do país ? E com tanta demanda pq o governo não coloca logo TI como prioritário ?
      Eu estou perguntando isso pq pra mim é estranho essa falta de profissionais a ponto de se fazer missões em outros países.

Um abraço

Elias

SANDROMS
      Participante

Elias,

São muitos fatores combinados, um fator é que existem muitas empresas que dependem fortemente de TI no Canadá. Comparando Montreal com Curitiba (onde eu morava antes) por exemplo, existe muuuuito mais empresas de tecnologia em Montreal do que em Curitiba, para um população quase do mesmo tamanho.

Outro fator é que nos EUA se pagava (não sei como está agora) melhor, existe uma troca entre profissionais canadenses e americanos, e no saldo das movimentações acabava sobrando vaga nos EUA.

Outro fator é a falta de mão de obra, li em algum lugar que o número de estudantes de TI que se formam no Quebec a cada ano tem caído. Somando-se a isso a geração dos baby boomers que está para se aposentar a coisa tende a piorar (ou melhorar… depende do ponto de vista).

javabeats
      Participante

Ao que diz sabiamente o Sandro, ouso acrescentar um pequeno ditado popular – para boas vagas, nao falta profissional.

Na minha humilde opiniao (de recém-chegado – menos de 1 ano aqui), sobram vagas sim, mas muitas dessas vagas sao sofriveis; algumas no aspecto salarial, mas a grande maioria no aspecto técnico e gerencial. Acredito que em Montréal a situaçao seja um pouco melhor, mas em V. de Québec, eu acho facil de explicar a penuria das empresas em encontrar (e manter) bons profissionais.

Por essas e outras que eu sempre dei risada no Brasil quando alguém por la me dizia que o Brasil vivia um apagao de mao de obra qualificada em TI. Para mim, o Brasil vive um apagao de boas oportunidades em TI. As vagas que sobram sao aquelas que exigem um profissional polivalente, poliglota e experiente, pagando 5 salarios minimos. Acho que por aqui, pelo menos no mercado de consultoria, a situaçao esta ficando muito parecida..

Hugo Santos
      Participante

Valeu pelas informações galera!

Também sou de TI, também atendo todos requisitos, também preciso melhorar o francês.

kkkkk

Só me resta estudar e ao final do processo, quanto chegar aí, passar um tempo praticando o francês em um dos cursos sempre oferecidos pelo governo.

Visualizando 21 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.