Proposta de emprego – Área de TI – Todas

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Ciências Exatas e de Tecnologia Proposta de emprego – Área de TI – Todas

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
      Carlos_Santos
      Participante

Caros Colegas,

Minha empresa esta a procura de profissionais de TI de todas as áreas.

Para aqueles que estão no Brasil e mesmo fora dele, não tem problema.

Porém, o domínio da língua francesa é FUNDAMENTAL!

Não adianta saber só inglês! Pois a entrevista será em francês, se o CV for selecionado.

Eu não faço parte da equipe que seleciona os CVs! Deixo isso bem claro desde o início!

Tudo o que eu sei até o presente momento esta postado abaixo, leia com atenção e se algo não tiver ficado claro é só escrever, na medida em que eu souber eu respondo, se não souber eu me informo.

Dê preferência de perguntar aqui no fórum aonde esta mensagem, assim muitos colegas poderão ler as respostas!

Se tivermos uma quantidade de CVs SELECIONADOS pela empresa em um número suficientemente interessante (algo em torno de 40 CVs selecionados, não necessariamente submetidos), existe a possibilidade da empresa ir ao Brasil para realizar as entrevistas. Eles fizeram na Tunísia e na França este mês!

Existe também outras alternativas para uma entrevista à distância: telefone, vídeo-conferência, etc…. pessoalmente me agrada a possibilidade de ir ao Brasil juntamente com a equipe de recrutamento.

Porém destaco de 300 CVs submetidos pelos tunisianos, somente 40 foram selecionados e destes somente 11 deles receberam uma proposta de emprego!

Requisitos mínimos:

1. Bom desempenho oral em francês (para uma entrevista de emprego em francês)
        2. + de 04 anos de experiência
        3. Referências profissionais (fundamental! mesmo em português)
        4. Capacidade de trabalhar em equipe ao mesmo tempo que autonomia para execução de tarefas.
        5. Capacidade de aprendizado constante (fundamental)

Requisitos adicionais:

1. Certificações de mercado (não é necessário, mas é muito bem visto, veja os centros de solução da empresa)

O que a empresa oferece:

a) Visto temporário de 3 anos (CAQ -) para aqueles que estão no Brasil e não são RP (residentes permanentes). Maiores informações sobre o visto temporário (etapas, custo, tempo de processamento, etc..) de trabalho no Canada, veja no site oficial do governo na páginaTrabalhando no Canadá..

b) Empresa no Québec, mas parte de uma Multinacional, o que permite oferecer um salário de mercado e competitivo.

c) Plano de carreira* (a empresa paga formação, as provas de certificação e da bônus por algumas delas).

d) Cursos de formação na empresa* (oferecido para os clientes mas também para os empregados).

e) Seguro saúde complementar* (assurance colective), com dentista incluído, seguro vida e extensivo à família.

f) Plano privado de aposentadoria (REER)*.

g) Transporte coletivo ou estacionamento reembolsado*

.

* para o visto temporário eu preciso me informar mais sobre.

Ps1.: site da empresa: http://www.dmrconseil.ca/fr/Accueil/
        A versão em inglês esta em http://www.dmrconseil.ca/en/home/home.htm

Ps2: Mandar CV direto não funciona, aqui funciona é ser indicado, que é o que eu estou propondo.

Ps3. Se você não tem todos os requisitos, corra atras do prejuízo e depois entre em contato. “Não adianta queimar uma boa carta com um jogo ruim”. Pense que se você fizer de qualquer jeito não terá uma segunda chance, principalmente na entrevista.

Ps4. Preparem seu CV em francês seguindo as informações do site : http://emploiquebec.net/Guide/fr/e3_cv.htm

Ps5.: Coloquem no CV o endereço real, se estiver no Brasil, coloque-o, não tem problema. Os números de telefones e correio eletrônico devem estar corretos também.

Ps6: Enviem os CVs no formato indicado após ter todas as condições mínimas acima citadas para:  carlos_luiz_nunes_dos_santos@hotmail.fr

PODEM DAR AMPLA DIVULGAÇÃO DESTA PROPOSTA A TODOS DE SUA REDE DE CONTATOS! :wink:

Carlos_Santos
      Participante
      Anonymous
      Participante

Carlos,

Excelente iniciativa, obrigado antecipadamente.

Ainda essa semana te mandarei o meu com o formato indicado.

Um abraço,

Jean

Carlos_Santos
      Participante

caros colegas,

repasso uma mensagem que postei na lista canada immigration, assim o assunto tende a ficar mais claro aqui também:

caros colegas,

nao existe uma vaga à preencher….. sao MUITAS!

Explico melhor:

existe uma penuria de profissionais que minha empresa esta vivendo e ja vislumbrando um futuro proximo, ela esta adotando medidas PREVENTIVAS recrutando fora do Quéebec, porém em paises FRANCOFONES.

Propus o Brasil como fonte de recrutamento pois sei o que eu mesmo passei pelo processo de imigracao do Québec e depois quando cheguei aqui no Québec sem emprego.

Nao existe limite de idade pois nao existe um processo de imigracao e sim de uma proposta de emprego (visto temporario de TRES ANOS, tempo suficiente para fazer o processo de RP).

Quanto aos desesperados de plantao, sem problemas….. apenas eles estarao queimando uma otima oportunidade de emprego. Fazer o que?

Quanto ao perfil desejado, acho que fui claro nos requisitos, mas como disse aqui na minha empresa, se o seu CV é bom, se espelha um profissional competente e que fala bem o francês, eles vao te fazer uma proposta (foi o que me disse a pessoa do RH com quem falei ontem!)

Acho que nao esqueci de ninguém nesta mensagem em coletivo.

Farei este tipo de mensagem uma vez por dia, pois também tenho de trabalhar! ;-)

Atenciosamente,

Carlos Santos

elzal
      Participante

Carlos, Estou atualizando meu CV em francês no formato que vc indicou e até o fim desta semana estarei te enviando, ok?Obrigada pela pela ajuda! Acredito realmente que vai ajudar muitas pessoas.Um abraço, Elza. :D

canonmarques
      Participante

Excelente notícia Carlos!
      Obrigado por compartilhar conosco essa portunidade.
      Estarei mandando meu currículo o quanto antes.

Carlos_Santos
      Participante

Tenham em mente que um CV feito correndo nao necessariamente estara bem feito e neste processo de seleçao, depois de enviado o CV ao meu RH nao tem como mandar um “update”.

Erros de frances, assim como colocar “frances intermediario” ou “ingles avançado” nao causam boa impressao, por isso indiquei o GUIA do GOVERNO para ajudar a todos!

eu nao terei tempo de “validar” ou “corrigir” CVs fora o que eu ja tenho para fazer atualmente, sinto muito mas o dia so tem 24hs e além do trabalho tenho minha familia e mais dois foruns para moderar   :wink:

Agradeço a participaçao de todos!   :wink:

tba3105
      Participante

Oi Carlos,

Adorei a notícia, mas ainda não considero meu francês bom.

Acredito que no final de maio estarei recebendo meu visto e em junho ou julho chego em Montreal.

Pelo que você falou a empresa está fazendo uma projeção para o futuro, então não quero queimar uma oportunidade boa, como você falou, por causa de não ter o français fluente ainda.

O que você me diz? É melhor mesmo eu esperar estar com visto e começar a francisação aí para pegar fluência no français e depois enviar o CV, conconda?

Abraços,

Thiago
      PS: Atualmente estou estudando français aqui.

Carlos_Santos
      Participante

Thiago,

se vc precisar da francisacao para melhorar o seu francês, vc nao passa na entrevista :roll:  o nivel deles nao é o que a minha empresa deseja. Sinto informar!

se vc quer realmente uma vaga, vai precisar estudar muito mais a ponto do MICC te recusar para a francisacao!

Se vc pensar como estou orientando, vc consegue. Do contrario, vai ficar como alguns colegas que chegaram aqui na mesma época que eu, foram aceitos na francisacao e so agora estao estagiando!

é isso que vc deseja ?  :roll:  :roll:  :roll:   espero que nao!

Bons estudos para você!

andrewrj
      Participante

Olá Carlos,

muito legal a sua iniciativa. Realmente meu  francês ainda não é bom, tenho boa experiência, bom inglês e certificações mas, acredito
      que essa seja uma boa oportunidade e daqui há pouco mais de 1 ano poderia concorrer a estas vagas.

Minha dúvida é, poderei te encaminhar o meu cv qundo estiver com bom nível de francês? Claro, se ainda tiverem vagas em aberto…

Abs,

Marisalpa
      Participante

Carlos

Vc poderia me passar os endereços dos outros dois foruns, estou lendo tudo a respeito da imigração, principalmente agora que estou ainda mais ansiosa, no aguardo da minh asegunda entrevista.

Desde já agradeço

Abraço

Marisa

Anonymous
      Participante

Marisa,

Os forums que acompanho que deve ser o que o Carlos esteja falando são:

Este forum que participamos no http://www.brasilquebec.com

e

http://www.brasmontreal.net/forum/index.php
      de uma olhada no site também: http://www.brasmontreal.net/

e a lista do yahoo:

http://ca.groups.yahoo.com/group/canadaimigration/

Carlos,

Corrija-me se estiver errado. :)

Um abraço,

Jean

Carlos_Santos
      Participante

Obrigado Jean pelas informacoes. Elas estao corretas!

andrewrj,

sempre vai existir vaga para bons profissionais aqui na minha empresa, porém que tenham um bom francês, que alias coloquei como requisito minimo.   :wink:

se vc ainda nao tem, prepare-se, alias, também disse na minha mensagem.

Melhor fazer com calma e bem feito que correndo e qq forma! no final vc estara perdendo um bela oportunidade. é o que eu acho.

Boa sorte!

tba3105
      Participante

Oi Carlos,

Compreendi perfeitamente. O que quero dizer é que por mais que eu estude français aqui não é a mesma coisa de aprender no
      País onde se fala a língua. Já concluí 2 semestres de estudo no Senac (2h por dia) equivalente a 340 horas de estudo e estou no 3 semestre. Mesmo assim não me considero fluente, entendeu? Realmente preciso melhorar e estou fazendo a minha parte, mas acredito que só me tornarei fluente mesmo quando chegar aí e claro que as aulas ajudarão bastante, porém acredito que no máximo com 3 meses de curso deverei estar falando um bom français.

É isso aí, entendes? Por isso mesmo não me arrisco a enviar meu CV agora, inclusive nem tenho ele em français ainda.

lletti
      Participante

Carlos, temos o csq mas ainda nao temos o visto permanente que já está em processo. Existe a possibilidade de conseguirmos um visto de trabalho temporario neste meio tempo, caso selecionado?”

Outra pergunta : as vagas são somente para a cidade de quebec

SANDROMS
      Participante

Carlos,

Agora fiquei na dúvida…

Estava todo empolgado fazendo o meu CV em francês. Várias pessoas que estão em Montreal já me sinalizaram que é possível sim conseguir um emprego com um francês funcional e/ou um inglês funcional. O próprio M. Leblanc durante a entrevista me disse para não me preocupar com as ofertas de emprega que pedem “maîtrise du français et de l’anglais” pois o que importa é conseguir se comunicar.

Mas você está querendo dizer com domínio do francês é 100% fluente ou quase isso? Então tá difícil, pois praticamente ninguem vai conseguir sair do Brasil com esse nível. Mesmo tendo obtido “F” no CSQ acho que meu francês é bem mais ou menos (por volta de 300h bem feitas), e vai sair mais ou menos até estar morando no Québec por pelo menos 6 meses, ou talvez até 1 ano.

Eu penso que para buscar profissionais no Brasil o nível mínimo teria que ser “se vira no francês”.

Por último uma pergunta: o nível bem alto de francês é uma exigência da sua empresa (DMR) ou é uma exigência geral do mercado de trabalho em Ville du Quebec?

Sandro.

P.S. estou mandando meu CV “quand même”.

Carlos_Santos
      Participante

Lletti,

@lletti”;p=”22525 wrote:

…Existe a possibilidade de conseguirmos um visto de trabalho temporario neste meio tempo, caso selecionado?”

quem pode te responder a isso é o consulado. Eu nao sei.

@lletti”;p=”22525 wrote:

Outra pergunta : as vagas são somente para a cidade de quebec

Ville de Québec.

atenciosamente

Carlos_Santos
      Participante

Sandro,

@SANDROMS”;p=”22530 wrote:

…Várias pessoas que estão em Montreal já me sinalizaram que é possível sim conseguir um emprego com um francês funcional e/ou um inglês funcional. O próprio M. Leblanc durante a entrevista me disse para não me preocupar com as ofertas de emprega que pedem “maîtrise du français et de l’anglais” pois o que importa é conseguir se comunicar.

pode ser verdade….. eu nao estou duvidando disso.

Mas você está querendo dizer com domínio do francês é 100% fluente ou quase isso? Então tá difícil, pois praticamente ninguem vai conseguir sair do Brasil com esse nível. Mesmo tendo obtido “F” no CSQ acho que meu francês é bem mais ou menos (por volta de 300h bem feitas), e vai sair mais ou menos até estar morando no Québec por pelo menos 6 meses, ou talvez até 1 ano.

eu nao tenho 100% de frances mesmo tendo morado 2 anos na Franca. 100 % nao existe!  mas fluente existe.

Eu penso que para buscar profissionais no Brasil o nível mínimo teria que ser “se vira no francês”.

Por isso eles foram primeiramente recrutar na França e na Tunisia e nao no Brasil!

Nao somos francofones, isso é claro para todos!  

EU é que estou propondo na minha mepresa fazer uma prospecçao no Brasil e abrir as portas aos brasileiros!

Se nao tem quem responda ao critério, fazer o que???

Eles nao vao aoi Brasil, simples!  nao acredito que irao aceitar de qualquer maneira com qualquer frances, isso eu garanto!

Por último uma pergunta: o nível bem alto de francês é uma exigência da sua empresa (DMR) ou é uma exigência geral do mercado de trabalho em Ville du Quebec?

a DMR cobra caro aos clientes. Paga bem aos seus empregados pois eles sao o cartao de visita ou imagem da empresa. Você colocaria uma pessoa que nao consegue se comunicar ou se comunica muito mal para representar sua empresa? eles nao fazem isso. Cada uma tem seus critérios.

P.S. estou mandando meu CV “quand même”.

A decisao é sua. Aceito e encaminho sem problemas.

Como disse antes nao tem segunda “primeira impressao”.

Atenciosamente

lfantoniosi
      Participante

Carlão,

Muito legal essas ofertas.

Eu já consegui emprego aqui em Montreal na área que eu queria (games para celular), mas vc poderia dizer qual é a faixa inicial de salário na sua empresa para programadores Java/C++ ?

Quem sabe eu nao resolva mudar de área :-)

Felipe

Carlos_Santos
      Participante

Felipe,

o pessoal aqui respeita o valor de mercado. Para saber ao certo, vc pode olhar a faixa salarial do IMT en ligne para ter uma idéia:

http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_statprof_01.asp?PT4=53&aprof=2171&lang=FRAN&Porte=1&cregn=QC&PT1=1&type=cle&motpro=informatique&PT2=17&pro=2171&PT3=9

boa sorte por ai!   :wink:

ps.: se quiser me mandar um CV, quem sabe eles nao te oferecem algo….  :D

Carlos_Santos
      Participante

Acompanhamento de sua submissão de CV à DMR – Québec

Caros colegas,

desculpe a demora na resposta a todos e pela mensagem em coletivo, mas o tempo ficou curto aqui no meu projeto e estou bem ocupado.

Vamos as informações:

1) Se você me mandou o seu CV, ele foi encaminhado ao RH da DMR;

2) o RH esta super ocupado com os primeiros empregados das missões realizadas na França e na Tunísia, tais como: reserva de hotel, busca no aeroporto, documentação, etc…. Eu estou contente em ver o tratamento profissional e a atenção que a empresa esta dando aos novos empregados recrutados;

3) O RH não tem pessoal suficiente para iniciar um nova missão (para o Brasil) no momento com as duas atuais ainda em curso. Assim, para os que estão aguardando uma entrevista no Brasil, eu não tenho uma previsão de data, os CVs recebidos estão em “compasso de espera” do desfecho das missões acima citadas.

4) Sei que o RH já contatou alguns colegas em processo de imigração que já estão na iminência de chegada aqui no Québec. Não sei mais do que isso. Também não sei quem foi selecionado ou não. Como disse logo no inicio desta proposta, eu não faço parte do comitê de seleção.

5) Recebemos muitos CV (em torno de 35). Muitos deles tem os requisitos que a empresa pediu. Para muitos de vocês o francês não é problema, porém eu recebi um comentário de que em algumas mensagens trocadas entre o RH e alguns colegas tinham erros de ortografia e gramática.  Como disse antes “não existe segunda primeira impressão”, fica a sugestão!

O nome do contato no RH eu enviei para quem já me enviou o CV.

Estarei entrando em contato assim que eles me fornecerem algo de concreto.

Atenciosamente,

marsselu
      Participante

Ola Carlos.

Carlos, sou Marcelo, profissional de TI especialmente administrando sistemas, servidores e com experiencia em provedores de internet.

Estou ainda iniciando o processo de estudo de frances e possuo ingles “intermediario”.

Que conselho voce poderia me dar? Posso disputar alguma vaga agora?

Muito obrigado.

marsselu
      Participante

Ola Carlos.

Carlos, sou Marcelo, profissional de TI especialmente administrando sistemas, servidores e com experiencia em provedores de internet.

Estou ainda iniciando o processo de estudo de frances e possuo ingles “intermediario”.

Que conselho voce poderia me dar? Posso disputar alguma vaga agora?

Muito obrigado.

marsonfamily
      Participante

Carlos,

Você sabe se a área de mainframes oferece boas oportunidades em Quebec?

Muito obrigado e parabéns pela iniciativa de ajudar… Muito nobre… parabéns.

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.