Projeto Quebec

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Projeto Quebec

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4898
      mrodolfo
      Participante

      Olá pessoal!
      Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a todos pela coragem de tomar uma decisão como a que minha família tomou.
      Somos de Santo André – SP. Tenho 33 anos, sou engenheiro civil (EPUSP – 1998), mestre em engenharia de transportes (EPUSP – 2001). Também possuo uma especialização (menor que 450 horas quebequenses…) em Finanças (FGV – 2004). Ah, antes disso tudo sou técnico em edificação (ETFSP – 1992).
      Quem leu esse parágrafo deve estar pensando: “Esse trabalha com engenharia.”
      Pois é, não trabalho. Cada vez mais fico contente com minha decisão de abandonar essa carreira que tanto amo para ficar distante de todas as falcatruas que existem nesse ambiente. Posso ter atuado pouco, mas, infelizmente, presenciei algumas.
      Desse modo, atuei na área da engenharia civil / edificações de 1992 a 2001. A maior experiência foi em pesquisa na EPUSP, de 1995 a 2001.
      Em 2001, como tantos outros engenheiros do Brasil, mudei de área e acabei na área financeira de uma empresa de cartões. Hoje, sou gerente de análise de informações, focando minhas atribuições na prevenção à fraudes eletrônicas.
      Tenho estudado bastante sobre o país e suas condições de trabalho. Não espero encontrar um mar de rosas e para isso pretendo viajar apenas com francês além de intermediário. Iniciarei as aulas em julho, num intensivão. Só pra ver se minha esposa e eu vamos nos adaptar a língua. Como falo fluentemente o inglês, isso deve ajudar um bocado.
      Minha esposa é professora de educação artística, logo também precisará de um elevado nível de francês para exercer bem sua profissão. Temos também que pensar na adaptação de nossos filhos, um casal de 6 e 3,5 anos. É por isso que eu chamo de Projeto Quebec nossa jornada: tem um começo, um meio e um fim. O “kick-off” já foi dado: decidimos nos preparar e submeter o dossier. Vou posicionando vocês do andamento.
      Abraços,

      MRodolfo

    • #17610
      Ventura
      Participante

      Olá Rodolfo,

      seja bem vindo a comunidade! Também sou engenheiro civil e estou terminando meu mestrado em eng com enfase em meio ambiente este ano. Procure pelo topico Engenheiros aqui na comunidade e você vai achar muita coisa interessante. Acredito que mesmo que não trabalhe na área, seja interessante você reconhecer o seu diploma e direcionar suas atividades para onde quiser. Conte comigo!

      Forte Abraço a todos,

      Alexandre

    • #17616
      Anonymous
      Participante

      Ola Rodolfo,

      Bem vindo a Comunidade, faça uma pesquisa dentro do forum que você verá que ja existe bastante informações sobre o processo.

      Fiz engenharia civil, porem no quarto ano, larguei para trabalhar com informatica, hoje sou Analista de Sistemas, tabalho com desenvolvimento de sistemas em Delphi, PHP, JavaScript, Um pouco de Java e C#. Tenho dois filhos tb, uma de 5 anos e um de 2. Eles são minha maior preocupação para ir, porém tenho plena certeza que eles serão os que terão menor problema na imigração, visto que ja trabalho com o frances com minha filha de 5 anos, e ja começei com o mais novo. Escuto musica em frances com eles, e hoje eles me pedem para escutar “ne me quite pas”, que quer dizer os DVD em frances que nos temos. Minha filha, ja brinca comigo com o frances. Fala seu nome, o que ela é, agradece. É muito emocionante ver que ela, mesmo sem saber muito do que se trata, tb esta conosco nisso.

      Estamos ai para ajudar e ser ajudado tb.

      Um grande abraço,

      Au revoir,

      Jean

    • #17621
      Carlos_Santos
      Participante

      MRodolfo,

      legal pela apresentação!  Seja muito bem vindo à CBQ! esperamos que ela seja de grande valia para você como foi para mim e inumeros outros colegas que hoje ja estão no Québec!

      Espero que o coração seja forte para aguentar tantas angustias, esperas e que mesmo passando por elas mantenha o norte de sua decisão!

      A você e a sua familia bon courage et bonne chance!

      Nos vemos no Québec! :wink:

      Atenciosamente

    • #17639
      Vlad
      Participante

      Olá minha gente.
      Estamos bem empolgados com a idéia de imigrar para o Quebec. Somos um casal (um enfermeiro e uma Psicologa). Estamos à procura de mais informações sobre essas duas profissões se alguém da mesma profissao ou que conhece o processo e informações sobre o mercado de trabalho ficaremos muito gratos.

      Grande abraço  a todos os aventureiros.

    • #17658
      Carlos_Santos
      Participante

      Vlad,

      TODAS as profissões são repertoriadas no canada com um codigo, o CNP, e o IMT en ligne possui TUDO, TUDO MESMO, sobre todas elas….

      salario médio,
      formação,
      ordem profissional
      aonde tem mais profissionais instalados,
      etc…

      basta ler (em francês, claro!)

      Boa sorte!

    • #17666
      mrodolfo
      Participante

      Olá amigos!
      Penso que assim seremos, já que estaremos mais juntos que nunca de agora em diante.
      Foi dada a largada. Conversei muito com minha esposa nos últimos dias e decidimos que não tem mais volta. A estrada só permite andar para frente!
      Inscrevemo-nos no francês. Decidimos por começar a estudar no SENAC aqui em Santo André. O custo está bem menor que na AF e o método é o Focus. A equação é essa: intensivo + extensivo + intesivo = Básico em 7 meses!
      Como vou tirar férias em julho, vou aproveitar para levantar toda a documentação pro Quebec e estudar mais sobre a região.
      Hoje me dei um presente de aniversário, também: fui à Poli e solicitei tudo o que precisava.
      Histórico da Graduação já em inglês (não terei que pagar para traduzir)
      Ementa da Graduação
      Histórico do Mestrado (esse terei que traduzir…)
      Ementa do Mestrado
      Na FGV de Santo André solitei o histórico do MBA e também a ementa das disciplinas.
      Desse modo, consigo diluir o custo no tempo…
      Ah, falta a documentação da Federal. Irei lá nas férias!
      Abraços!
      MRodolfo

    • #17673
      mariangela
      Participante

      Oi MRodolfo

      Que bom, mais uma família na route Brasil-Quebec.
      Percebe-se que vc está bem decidido e isso ajuda bastante na caminhada. O perfil que voce descreveu é muito bom, vc ainda está na faixa de idade ideal, filhos menores de 18, experiência de trabalho, acredito que a tua pontuação foi muita boa no teste om line. O frances é o fator limitante, hj, uma vez que em breve voce terá compensado esse item.
      Qto ao francês não deixe de pesquisar aqui na comunidade os fóruns da língua francesa, são muitas dicas boas, sites excelentes da internet com vídeo e tudo mais. Coragem e tenha certeza de que esse barco é grande, somos muitos e estamos solidários.
      Mariangela

    • #18142
      Fabiocb
      Participante

      Olá Rodolfo e Vlad,

      Sejam bem vindos a comunidade, e aproveitem todas as informaçãos que estão disponiveis, boa sorte no processo de vocês.

      Abraços

      Fábio

    • #31299
      mrodolfo
      Participante

      Bonjour, mes amis!

      Atualizando os acontecimentos, enviamos nosso dossier em 20/08 e hoje recebemos a carta de abertura do processo, com data de 04/09, quinze dias após eles terem recebido a documentação.

      À bientôt,

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.