Projeto de imigração a ser apresentado na entrevista

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Projeto de imigração a ser apresentado na entrevista

Visualizando 54 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6288
      danisergio
      Participante

      Olá vizinhos,

      Estou montando meu projeto para a entrevista, e gostaria de ouvir as sugestões de vocês sobre o que colocar nele, como apresentar, o que vocês julgam relevante e o que o entrevistador valorizou nas entrevistas de vocês.

      Já estou com meu portfólio bem adiantado, pois venho fazendo as pesquisas há mais de um ano, mas a opinião de vocês é muito bem-vinda tanto sobre forma quanto conteúdo.

      Nossa entrevista está marcada para o dia 12 de novembro / 2008, às 11:15 h.

      Aguardo os comentários!

      Dani Mello

    • #32086
      BeatrizM
      Participante

      Oi Dani!
      Algumas coisas eu achei que foi muito positivo e valorizado pela entrevistadora (Anne Legault):
      -varias ofertas de emprego que imprimi e levei para vagas nas quais eu podia me encaixar mesmo antes do meu diploma estar reconhecido;
      -fotos de uma viagem que havíamos feito recentemente para o país, principalmente aquelas que demonstravam que já tinhamos vivenciado o clima bem frio (ela se interessou em ver, fez perguntas sobre as pessoas da foto, etc);
      Eu tinha até preparado uma apresentação bacana, que fiz em power point e mandei imprimir colorido, encadernei, com fotos da familia, meu CV resumido, site das empresas clientes, etc, mas eu acabei nao mostrando porque foi tudo muito corrido.
      É isto, Dani, ótima sorte pra vces, vai dar tudo certo.
      Bj,
      Bia

    • #32088
      danisergio
      Participante

      Obrigada, Bia

      Você me deu uma boa idéia, levar fotos minhas na neve quando da minha estada em Chicago. Lá também faz muito frio.

      Beijocas!

      Dani

    • #32089
      Anonymous
      Participante

      Dani,

      Boa tarde,

      Na nossa entrevista, levamos proposta de emprego, fiz uma impressão do bairro e coloquei os pontos onde tinha achado apartamento para alugar com seus respectivos preços, onde tinha supermercado, banco, escola para os meninos, isso contou muito tb, transporte entre outras coisas coloquei nesse mapa que fiz. Outra coisa tb, fiz uma planilha dos primeiros meses, com o que eu planejei gastar o que tb foi valorizado pelo Monsieur Daniel Leblanc.

      Coloquei fotos dos encontros que participamos, do grupo de conversação, e nessa hora ele reconheceu o Alê e comentou sobre ele. As fotos dos encontros foi interessante ele tb deu uma atenção legal, e falei das pessoas que ja estão no Canada atualmente.

      Fale o mais calmo possivel, não fique nervosa pois a comunicação é a avaliação do seu frances, e se não entender algo, seja tranquila e explique que não o compreendeu e peça para que possa repetir, sil vous plait.

      Um grande abraço,

      Jean

    • #32090
      danisergio
      Participante

      Oi Jean,

      Vou conferir cada ponto como um roteiro para ver se eu coloquei tudo direitinho.

      Obrigada!

      Dani

    • #32096
      Anonymous
      Participante

      Dani,
      na nossa entrevista, levamos ofertas de empregos, oferta de imoveis para alugar e para vender em diversos bairros (primeiro aluguel de studio para quando chegassemos, depois aluguel de ap. para os primeiros anos e depois casa para comprar, mostrando assim que nossos planos eram de longo prazo)
      Fizemos tb. uma planilha com o planejamento desdeo proceso de imigracao, como chegada, primeiros passos, adaptacao, com datas estimadas

      Colocamos tambem informacoes sobre historia, geografia, geopolitica e vida-civica, para mostrar que estavamos interados sobre a vida e a sociedade canadense.

      Abracos
      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #32101
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Dani,

      o que eles querem ver é a sua pesquisa: empregos, moradia, escolas, …. “bref”… sua nova vida aqui!

      estando bem informado e preparado … é só mostrar   :wink:

      Mas é preciso ser algo real e que realmente sirva para vcs aqui e nao para a entrevista somente   :wink:

      boa sorte

    • #32110
      danisergio
      Participante

      Oi Erika, Carlos,

      Excelentes considerações. Na verdade minha maior dúvida é quando parar   :wink:

      Todo dia eu acrescento informações novas ao meu projeto de imigração. Agora está difícil resolver o que levar na entrevista.

      Por isso achei melhor pedir a opinião de vocês e montar meio que um índice pra não acabar viajando na maionese.

      Eu não tenho medo da entrevista, mas dada a importância do resultado dela, tenho encarado essa etapa com muita seriedade.

      Obrigada pelas respostas, elas têm me ajudado a nortear minha exposição. Também espero que esse post seja de  tanta valia para outros quanto tem sido para mim.

      Um grande abraço,

      Dani Mello

    • #32111
      Anonymous
      Participante

      Dani
      nos tb. fizemos um indice, pois na hora do nervoso, fica dificil achar o que a gente precisa, nao é mesmo?
      fizemos umas fotos de nossas pastas, se quiser dar uma olhada:
      http://leslapins.wordpress.com/2008/03/15/as-pastas/

      boa sorte

      Erika

    • #32120
      Baratinha
      Participante

      Oi, o que eu coloquei no meu “dossie” de entrevista foi o seguinte:
      Pequeno histórico do Quebec
      Pequeno histórico de Trois- Rivières (cidade que vamos ficar)
      Pesquisa comparativa entre cidades do Quèbec (quesito aluguel)
      Mapas e situação poliítica
      Comparativo da situação economica do Canada e perspectiva de emprego para ano de 2007 ( ano da entrevista)
      Fui no site emploi Quebec e coloquei a situação da nossa profissão (minha e do meu marido) na região da Maurice – no nosso caso situação favorável
      Um comparativo de indices mostrando o custo de vida comparativo entre capitais do mundo – destaquei São Paulo, Rio e Montreal
      Pesquisas de ofertas de emprego em nossas areas tiradas do site emploi quebec e jobbom – ponha quantas ofertas vc achar necessário.
      Pesquisei custos de aluguel no site kijiji – coloque quantas ofertas achar necessário.
      Fizemos uma simulação de compra semanal no site do IGA e anexamos
      Fizemos uma planilha  de custos do processo.
      Fizemos uma planilha com a projeção de custos para ficar pelo menos seis meses sem trabalho .
      Se vc tem filhos sugiro que anexe uma pesquisa de escolas e gardèrie.

      Um abraço e sucesso

      Bianca

    • #32121
      Baratinha
      Participante

      Só complementando …
      Sugestão .. monte numa brochura com indice para ficar fácil de procurar na hora.

      att

      Bianca

    • #32135
      Carlos_Santos
      Participante

      Dani,

      me lembro de muitos (como eu mesmo) que levaram pastas e mais pastas de informação (material pesado na mochila) e quase nada foi explorado na entrevista…

      melhor levar mais e não precisar do que o contrario   :wink:

    • #32144
      danisergio
      Participante

      Erika,
      Eu já tinha até visto esse post, mas é sempre bom lembrar. As fotos ficaram ótimas!

      Bianca,
      Explicações ótimas, estou colocando todas as sugestões num índice que vou seguir passo a passo pra não faltar nada.

      Carlos,
      Você está certo! Melhor levar um montão de coisas que chegar lá e não ter o  que o entrevistador pedir.

      Agora vou começar a imprimir, já tenho tudo. Faltava mesmo organizar desse jeito que vocês sugeriram.

      Valeu demais!

      Dani Mello

    • #32165
      fabiolabvalio
      Participante

      Pessoal, boas dicas!

      Estou juntando o meu material para a entrevista, e vocês me deram boas idéias!

      Eu levarei também alguns guias turísticos que eu pedi pelo bonjourquebec.com, que têm muitas informações úteis!

      Obrigada a todos!

    • #32188
      Alvaro
      Participante

      Meu Deus, parece que isso não vai acabar nunca…quanto mais eu junto, masi falta!!!

      Mas foram otimos os toques da galera!!! Muito bom!

      abraços
      Alvaro

    • #32189
      Carlos_Santos
      Participante

      boa sorte a vocês todos :wink:

    • #32190
      thi3003
      Participante

      Galera eu vou dar entrada na documentação qdo entregar os projetos sei lah as pesquisas tem q estar TUDO em frances neh?!

    • #32201
      yuri
      Participante

      Pessoal,

      Fiz a entrevista ontem como relatei no outro tópico. Sabe o que o entrevistador olhou das minhas pesquisas? UMA vaga de emprego e por cima. Nem sequer se interessou pelo o que eu tinha pesquisado. Eu me ofereci para mostrar para ele! Ele é muito cismado com a documentação. Isto ele pega! E dá muita importância para os conhecimentos linguísticos! Pelo menos comigo foi assim! E com mais dois casais que eu conheço e que também fizeram a entrevista agora! Utilizem o tempo para estudar françês e inglês,que é o que realmente interessa para ele.

    • #32225
      danisergio
      Participante

      Carlos,
      Obrigada pelos votos!

      Yuri,
      Realmente este parece ser o perfil do Monsieur Acides. Já estou com o projeto pronto, então vou dar bastante atenção ao francês.

      Dani Mello

    • #32239
      thiago7000
      Participante

      @yuri”;p=”26637 wrote:

      Pessoal,

      Fiz a entrevista ontem como relatei no outro tópico. Sabe o que o entrevistador olhou das minhas pesquisas? UMA vaga de emprego e por cima. Nem sequer se interessou pelo o que eu tinha pesquisado. Eu me ofereci para mostrar para ele! Ele é muito cismado com a documentação. Isto ele pega! E dá muita importância para os conhecimentos linguísticos! Pelo menos comigo foi assim! E com mais dois casais que eu conheço e que também fizeram a entrevista agora! Utilizem o tempo para estudar françês e inglês,que é o que realmente interessa para ele.

      Mas realmente, essas pesquisas são o que menos importam. Acredito inclusive que o entrevistador olha apenas por educação, para não fazer o entrevistado achar que despediçou tempo. No fim das contas, isso não conta ponto algum, e o seu exemplo prova bem isso.
      Como já opnei em tópicos anteriores, o melhor é se limitar ao indispensável e pronto. “less is more”.

    • #32241
      Anonymous
      Participante

      Tiago,

      Eu não concordo, apesar do entrevistador atual não ter dado muita atenção.   :)

      Os outros entrevistadores inclusive o que eu fiz, toda hora que ele perguntava sobre com o que trabalhava, sobre o QUebec ai mostramos nossas pesquisa, contaram pontos sim, existem pontos na adaptabilidade e essas pesquisa caem nisso. ;)

      Concordo que o frances e o ingles são mais importantes, (mais o frances).

      Um abraço,

      Jean

    • #32242
      thiago7000
      Participante

      “Os outros entrevistadores inclusive o que eu fiz, toda hora que ele perguntava sobre com o que trabalhava, sobre o QUebec ai mostramos nossas pesquisa, contaram pontos sim, existem pontos na adaptabilidade e essas pesquisa caem nisso.”

      Entendo seu ponto de vista, Jean, mas será que se você apenas respondesse não daria no mesmo?

    • #32247
      Anonymous
      Participante

      Thiago

      Também nao concordo.
      O entrevistador que nos entrevistou olhou tuuuuuuuuuuuuuudo. Deu atencao aos documentos, ao francês, ao inglês, mas olhou muito e detalhadamente o nosso projeto, nao deu uma olhadinha or cima nao. Depois de ver queeu tinha selecionado faculdades e cursos para estudar, ele ainda deu cnselhos baseados na opiniao dele sobre o que encontrariamos como realizade aqui.
      Emuma das palavras que assisti, lembro-me da soraia Tandel dizer que nao dava para aprovar um candidato que nao tinha a menor nocao do que ele ia encontrar aqui, que chegava lá na entrevista com idéias vagas. Acho muito dificil, num momento onde normalmente se fica muito nervoso como na entevista, mostrar só com argumentos que realmente está preparado para se virar aqui.
      Acho também que depende muito do perfil de cada entrevistados, mas mais do que tudo, das diretivas que cada entrevistador recebeu para aquele momento da imigracao.
      As regras para a imigracao sao mudadas com bastante frequencia, tudo para se ajustar a demanda atual do mercado de trabalho.
      Quando o mercado aqui comeca reclamar muito de falta de profissionais realmente bilingues, coincidentemente vejo relatos de nivel de exigencia maior nas entrevistas do CSQ para os dois idiomas. Quando os seleconados pelo québec começam ir para outras provincias, dizemque vao diminuir a exigencia do francês. Mas exigem na entrevista pq. sabem que o imigrante provavelmente tera mais dificuldades para se colocar no mercado aqui (se colocar no mercado nao é apenas arrumar emprego)
      Portanto, o bommesmo é caprichar no inglês, no francês, no projeto, na apresentacao. Acho que este sonho, vale todo esse esforço.

      abraços
      Erika
      PS: Desculpem a falta de acentos, estou usando um teclado que nao é o meu é tô penando, rsrs

    • #32248
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!

      Há pouco mais de 2 anos, quando fiz minha :: entrevista ::, eu citei em meu relato:

      “Ele (o entrevistador – M. Dominic Cousineau) … continuou recomendando que planejássemos muito bem nossa mudança, as possibilidades de trabalho e estudo, moradia. Nos disse também, que eles conhecem perfeitamente as artimanhas dos brasileiros, como lista de questões, cópias de ofertas de trabalho, folders e outros papéis para causar boa impressão na entrevista e, que o Québec quer pessoas não apenas qualificadas mas principalmente preparadas. E o mais importante : NÃO PREPARADAS PARA UMA ENTREVISTA, MAS PREPARADAS PARA IMIGRAR!…”

      E hoje, acompanhando a saga de quem se encontra no duro caminho da entrevista, vejo que muitos ainda persistem no mesmo erro… não se preparem para a entrevista, preparem-se para imigrar! Isto, eles já estão “carecas” de saber. O candidato vai super bem na entrevista, consegue um ótimo conceito, e chega aqui” CHORA…

      Eu, particularmente, concordo com esse tal “Projeto de Imigração” (digo tal, não de maneira pejorativa… mas, como na minha época não estávamos tão evoluídos, foi mais na “raça” mesmo… :lol: ). Contudo, preparem-o como estopim para a vida aqui, não visando a entrevista. Quando mostrei meus papéis (algumas vagas de emprego, dados da profissão, mas nada de Projeto) ao M. Cousineau, ele simplesmente jogou de lado e disse-me: “Au lieu de lire tous ces documents, je prefère vous écouter…”

      E acreditem, alguns termos profissionais (em francês) que encontrei durante o período pré-entrevista, foram bastante úteis quando fiz minhas entrevistas de EMPREGO aqui! Então, tudo o que servir como preparação vos será útil, mesmo que não sejam, à princípio, para o entrevistador. Porém, soube de muita gente que recebeu muitos elogios e pontos pelo projeto… cada entrevistador é cada entrevistador.

      Se por acaso, o entrevistador não der a mínima para seu projeto, pense que com esta preparação, você já ganhou tempo para quando estiver aqui…

      Não preciso dizer-lhes que, uma vez aqui, todos verão que a entrevista (apesar de ser decisiva, claro) é apenas uma pequena parte desta empreitada.

      Abraços a todos!

    • #32251
      Anonymous
      Participante

      Ola a todos,

      @thiago7000″;p=”26683 wrote:

      “Entendo seu ponto de vista, Jean, mas será que se você apenas respondesse não daria no mesmo?”

      Eu acredito que se tivesse apenas falado poderiam ter creditos tb, mas o que foi preparado foi feito ja pensando realmente no meu projeto para imigração e não apenas para a entrevista. Os bairro que olhei realmente são os que gostariamos de morar se fossemos morar em Laval, porém não tinhamos descartado Montreal e a conversa com amigos que ja estão hoje lá (Montreal) nos fizeram decidir ficar em Montreal mesmo, e os preço que levantamos para os primeiros meses são válidos, as pesquisas de emprego eu consulto toda semana e batem com o que planejei.

      Eu ja fiz ate uma entrevista tecnica por telefone para uma empresa de Montreal, 3 horas em frances ao telefone e skype. Vi que tudo que pesquisei sobre meu mercado de trabalho de lá me ajudaram muito nessa entrevista e por sinal só não fui chamado pois teve um item que eles queriam que eu ainda não sou expert. Mas valeu muito a pena.

      Concordo com o que o Erasmo disse que o projeto tem que ser para a sua vida e não apenas para a entrevista que é apenas uma parte dela.

      Um abraço,

      Jean

    • #32259
      yuri
      Participante

      Sinto-me na obrigação de dizer, a fim de ajudar as pessoas que vão fazer a entrevista com o Edie, que a declaração dada acima pelos imigrantes que fizeram entrevista com outros entrevistadores não condiz com a realidade atual. Afirmo isto com propriedade após ter feito a entrevista, ter ouvido e lido relato de 3 casais, um solteiro e do Willian que não conheço e que não sei seu estado civil. O entrevistador atual não deu quase nenhuma importância para as nossas pesquisas. Na minha visão, o fator adaptabilidade praticamente não foi avaliado. Mas pode ser que o Edie mude de comportamento e comece a questionar as pesquisas dos entrevistados.

    • #32264
      Erasmo
      Participante

      Pois eu insisto que, apesar de não condizer com a realidade atual, é essencial uma visão a longo prazo…

      O preparo para a entrevista é crucial… mas o preparo para imigrar é primordial, e deve superar todos os outros parâmetros. Acreditem, tem gente reclamando muito, e alguns já estão de retorno. Não é o entrevistador que deve se importar com nossas pesquisas… somos nós! Pensar o contrário é persistir no mesmo erro que já comentei.
      Muita gente pensa: “vou me preparar para a entrevista, depois me preparo para o restante…” está errado! Imigrar é um todo! E tem gente que (ainda) não pensa assim… e quando chegar aqui, vai ficar reclamando e dizendo que foi iludido ou ainda que esse pessoal dos blogs (como eu, blogueiro) e comunidades fica aumentando e alimentando falsos ideais…

      Outro ponto crucial é claro, o francês… quando comecei meu projeto, a primeira coisa que procurei foi a lista de documentos para a obtenção do CSQ. Como não sabia nada em francês, comecei a pedir a várias pessoas uma tradução da lista (português e/ou inglês). Consegui com um amigo e junto veio o seguinte conselho: “se você não consegue compreender uma lista de documentos em francês, significa que não é o momento certo para iniciar o processo…”

      E se considerarmos, a grande dificuldade de muitos tem sido compreender o francês durante a entrevista… o que super natural, dada a pressão e ansiedade.

      Mas vocês já pararam para observar a escrita de muitos aqui… em português?! Não sou autoridade no assunto e cometo meus sérios erros também… mas se não escrevemos ou nos comunicamos bem na língua mãe, como fazê-lo em uma nova língua que é, em muitos casos (como foi meu) totalmente desconhecida???

      Isto também faz parte do preparo… aqui, não podemos pensar coisas do tipo “está ruim, mas está bom…”

      E posso lhes garantir que isto está causando dificuldades para muitos aqui (não tenho autorização para citar os nomes e mesmo que tivesse não o faria…).

      Por fim, insisto novamente… querem mudar de vida, pensem a longo prazo e não sejam imediatistas. Eu achei que havia me preparado bem, e hoje vejo que podia ter feito mais (um sentimento que sempre teremos, lógico).

      E apenas para comentar mas acredito que todos estão mais atualizados que eu, o Governo de Québec acabou de promulgar um novo contrato para os futuros imigrantes:

      :: Un “contrat” pour les immigrants ::

      Como sempre, essa é minha visão (extritamente pessoal) e respeito outras opiniões contrárias… mas, quando vocês escreverem um texto aqui, ou em qualquer outro lugar, sobre qualquer assunto, pense como seria em outro idioma, ou como seria aceito por pessoas de cultura e jeito de pensar totalmente diferente dos nossos…

      Parece que eu fugi do tópico, amigos e moderadores, mas é assim (segundo meu pensamento) que os entrevistadores estão pensando e agindo… o Governo percebeu o quanto fica caro e demorado a integração de quem não tem bom preparo e um bom francês… e isto começou há muito tempo, quando M. Cousineau (meu entrevistador) reprovou muita gente, ou deixou-os em “recuperação”, exigindo mais horas de français… então, pode ser que eu ainda não esteja tão fora da realidade atual…

      No mais, sorte, bom preparo e sucesso a todos…

      Abraços!

    • #32267
      marcocanada
      Participante

      O dossier pode valer pontos sim, de acordo com o item 10 da tabela de pontos da imigração por Québec, chamado de pontos de adaptabilidade, que irão ser acrescidos durante a entrevista e está relacionado a visão geral do entrevistador sobre você, seu projeto e entusiasmo, é um pouco subjetivo, sem dúvida, mas quais seriam os critérios? O dossier é um deles, e estamos falando de até 8 pontos, o que pode fazer a diferença para muita gente.

      Como calcular os pontos para o processo de Québec
      PessoALL,
      .
      .
      Nessas horas, onde os nervos ficam abalados pelo medo de ser reprovado na entrevista, o melhor é conferir os seus pontos de forma consciente, nada de mentir para si mesmo, pelo visto com esse entrevistador não funciona, poís ele é bem profissional e se guia pela tabela.
      .
      .
      .
      Por isso o melhor é ler a tabela e analisar seu caso perante as informações oficiais:
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=3&file=/I_0_2/I0_2R3_02.HTM
      .
      .
      .
      Lembrando que se a diferença for pequena até 8 pontos, cabe a ele a última análise e de acordo com o Critério: 10 da tabela ele pode conceder até 8 pontos de “Facteur 10. Adaptabilité”
      Critères: Appréciation globale (Ou seja ele que decide através do que conversou com você e na análise do seu dossier que pode ser oral)
      Points: 8 Maximum
      .
      .
      Como calcular os pontos para o processo de Québec
      http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=63130481&tid=5251166525220527850

    • #32284
      thiago7000
      Participante

      ok, só pra encerrar a minha participaçao nesse topico, não levar para a entrevista uma pastinha de pesquisas impressas da internet não significa não ter um projeto de imigração. e eu não disse que adaptabilidade não valia pontos, falei que essas pesquisas não garantem os pontos de adaptabilidade.
      mas obvio, essa é minha opiniao, e a postura q adotarei no dia em q for entrevistado.

    • #32286
      wiliam
      Participante

      Olá pessoal,

       Venho por meio desta (agora como portador de um CSQ rsrsr!!) reiterar o que meu colega YURI comentou. Sobre este entrevistador específico, Eddie Alcide, podemos dizer que não se fixou muito no projeto de imigração. Inclusive, ao falar das empregos visados, mencionei meu projeto e ele perguntou: “Que projeto?”, rsrsrrs!!!. Aí eu disse, meu projeto de imigração. Aqui está, porém ele não se interessou também.
       O que o YURI e eu estamos tentando dizer é que, concordamos que o projeto de imigração tem que ser algo para a vida e que é importantíssimo, independende de o entrevistador perguntar ou não, você saber exatamente o que quer. O que quermos mostrar são apenas aspectos da nossa entrevista e características deste entrevistador específico. Espero que entendam nossa posição e que possamos contribuir de alguma forma para alguém que irá passar pela entrevista com a mesma pessoa que passamos.

                                                 …Wiliam…

      P.S. Yuri, sou solteiro sim, quer dizer, não sou formalmente casado. De qualquer forma, apliquei meu processo sozinho sendo que, a pessoa com quem me relaciono, já tem seu próprio visto. Abraços.

    • #32290
      yuri
      Participante

      Willian,
      É exatamente isto que você escreveu.

    • #32297
      Dewet
      Participante

      Concordo totalmente com o Erasmo

      O projeto não é para a entrevista é para a nova vida.
      Minha entrevista está marcada para o dia 13 de Novembro, o projeto, eu venho montando desde a data que decidi ir para o Québec, há 2 anos.
      Não tem nada na minha pasta que eu não ache útil levar comigo para o Québec, não coloquei nada que seja para impressionar entrevistador, até porque, estou me preparando para emigrar e não para uma entrevista, esta é apenas uma das etapas deste longo e difícil projeto de vida.

      Acredito que cada minuto gasto no Brasil ouvindo uma rádio Canadense, estudando o mapa da cidade onde você pretende morar ou lendo o site oficial da cidade é um passo a mais para seu sucesso na nova vida.

      Dewet & Liége

    • #32298
      yuri
      Participante

      Dewet,

      Qualquer imigrante com um mínimo de maturidade está fazendo um projeto pensando na entrevista e na imigração. O que você e o Erasmo estão colocando é óbvio. Não entendo para que ficar enfatizando que o projeto tem que ser pensando na nossa vida que teremos lá, se isto todos aqui já sabem. E não adianta nada ter um projeto de imigração maravilhoso e não conseguir o CSQ.  Sem o CSQ, seu projeto será algo que você vai jogar no lixo ou que guardará na sua casa para você talvez nunca usar. Quando me manifestei pela primeira vez aqui, a idéia era dizer para as pessoas que vão fazer a entrevista, que deveriam gastar todo seu tempo estudando francês. Ninguém pega o CSQ e viaja no dia seguinte. Terá meses para continuar pesquisando e montar um excelente projeto de imigração.

    • #32299
      fabiolabvalio
      Participante

      Dewet e Liége, faremos a entrevista no mesmo dia!

      Boa sorte!

    • #35123
      sabrinaxgimene
      Participante

      Olá amigos de jornada, pesquisando uma coisa, achei este arquivo em pdf, acho que pode ajudar quem está começando o projeto para a entrevista.

      http://www.mri.gouv.qc.ca/po/pdf/clin_oeil.pdf

      Boa sorte a todos!!!   :wink:

    • #35129
      Malaman
      Participante

      Oi Sabirna, muito bom ! Valeu !

    • #35132
      mscolese
      Participante

      MUITO BOA A DICA….

      VALEU… :P

    • #35141
      Anonymous
      Participante

      Dei uma olhada no arquivo e tem muita informação legal.

      É sempre bom poder contar com mais uma fonte, ainda mais se tratando de coisas sérias como a imigração. Nada pode ser feito de qualquer jeito, tem que ser detalhado e preciso.

      :D Valeu Sabrina!!  8)

    • #35144
      Carlos_Santos
      Participante

      Boa contribuicao Sabrina ;-)

      Apenas cuidado com as informacoes a serem usadas, pois a publicacao data de 2006 ;-)

    • #35151
      caducanada
      Participante

      sabrinaxgimene
      obrigado por postar o arquivo.
      abs

    • #35392
      marsonfamily
      Participante

      Olá pessoal,

      Mandamos nossos docs ontem e, portanto, estamos oficialmente estressados com a entrevista desde já :)

      Obrigado pelas contribuições que li aqui, as quais certamente ajudarão muito na nossa preparação.

      Abraço a todos.

    • #36081
      sabrinaxgimene
      Participante

      Marson desde já parabéns pelo primeiro passo!!! Sucesso a partir de agora!

      :wink:

    • #36082
      LelyKanawati
      Participante

      Eu tô tendo muita dificuldade em fazer esse projeto.
      Tenho uma tendencia a querer fazer tudo muito “básico” e não sei se tá ficando básico demais, sabe?

      Além dos documentos obrigatórios, o que eu já incluí:

      – Oportunidades de emprego (minha e do meu marido);
      – Anuncio de apartamentos que estão dentro de nossa área de interesse;
      – Uma planilha orçamentária;
      – Uma planilha com um planejamento do nosso primeiro ano lá;
      – Um mapa de montreal  (que eu ainda não sei bem como assinalarei nossos lugares de interesse lá);
      – Informaçoes sobre nosso bairro de interesse para moradia: CDN/NDG

      Alguém sugere mais alguma coisa?!
      Tô meio perdida…

    • #36083
      RonaldoMaciel
      Participante

      Eu não tive o tal e tão famoso projeto de imigração e minha entrevista ocorreu muito bem. Eu acho que devemos levar nossos documentos, pensar em todas explicações para eventuais documentos ou situações mais complicadas e caprichar no francês. Esse projeto pode gerar, em vez de tranqüilidade, muita ansiedade pois vc tenderá a ficar preso nele.

      Fiz sim uma pastinha com toda documentação bem organizada e à mão. Mas nada de planos mirabolantes de imigração. Não levei mapas, nem planilhas, nem estimativas. Levei meus documentos, vagas de trabalho, meu conhecimento todo e falei francês. Isso me garantiu uma boa entrevista.  :)

      sds.
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #36092
      SANDROMS
      Participante

      LelyKanawati,

      Esse item: projeto de imigração, não é um item obrigatório na entrevista, como comprovantes de estudo e trabalho e outros documentos. Tem entrevistadores que gostam de ver uma coisa formal com mapa etc, outros não tão nem aí ou até acham perda de tempo.

      A questão é que existem três itens de pontuação que são definidos na hora da entevista (pelo menos segundo as regras que valeram para mim no ano passado):

      1. Seu nível de francês/inglês;

      2. A existência de uma oferta de emprego válida (pouca gente sabe mas pode render de 5 a 10 pontos), antes que alguem pergunte não sei o que uma oferta de emprego válida, levei uma que recebi pela internet (jobboom) e parece que foi aceita;

      3. Sua capacidade de adaptação;

      Nesse item 3 o projeto de imigração é uma forma de mostrar quão preparado você está para a empreitada. Mas você pode mostrar isso apenas falando também.  Coisas importantes a demonstrar de uma forma ou de outra:

        . vocês sabe o que é necessário para trabalhar na sua profissão, validação de diploma, ordens profissionais etc…
        . você estudou a região para onde vai, cidades, bairros etc…
        . você tem idéia de quanto custa a moradia e lugares para ficar
        . planejamento financeiro
        . mostrar que você sabe a fria onde está se metendo os desafios que você vai enfrentar
        . etc

      No meu caso levei alguns documentos na pasta como anuncios de apartamento, vagas de emprego na minha área, planilha financeira. Mas fui mostrando conforme fluiu a entrevista. Não teve o momento de mostrar o projeto…

      Espero ter ajudado. E já vou avisando se depender desse verãozinho mixuruca de 2009 você não vai encontrar o seu “Lugar ao Sol”. Não para de chover aqui!!!  :roll:  :cry:  :roll:

    • #36093
      petula
      Participante

      fecho totalmente com sandroms.

      além dos originais necessários pra comprovações, de adicional levei organizadas ofertas de emprego, anúncio de imóveis e uma planilha com minha projeção de gastos pro primeiro ano. na real, o que a entrevistadora mais gostou foi da planilha. mas isso fluiu quando ela foi perguntando o que eu faria: mostrei as ofertas de emprego. ela perguntou se os salarios estavam bons, se eu me manteria. foi a deixa pra mostrar a planilha: uma caso eu ficasse 10 meses desempregada, outra considerando o caso feliz de um emprego “bom” e outra um emprego “mais ou menos”. foi sucesso. quando ela viu o que eu gastaria (da planilha) com aluguel, perguntou se aqueles preços batiam com a realidade e mostrei alguns anúncios de aluguel. enfim, como vê, a coisa é toda dinâmica, não há um grande momento solene pra apresentar o troço.

      :)

      relaxe e não leve malas, só uns papéizinhos.

      bisous.
      p

    • #36096
      LelyKanawati
      Participante

      SANDROMS, Petula

      Obrigada pelas dicas…
      Eu tô com uma ansiedade monstruosa… Mas creio então que eu cobri a maior parte das minhas bases.

      O negócio agora é mandar ver no Francês.. AiMeuDeus…

    • #36106
      Anonymous
      Participante

      Eu sou a favor de fazer uma coisa bem feita, sempre! Não que vcs não tenham feito, não me entendam mal. Mas se for pra pecar, que seja pelo excesso e não pela falta.

      No meu caso, tenho uma filha, e claro, isso inclui pesquisas de escolas e bairros com mais ‘segurança’.

      O que está incluso no meu projeto:

      1) Planilha (budget) com 1 ano de planejamento, onde mostramos que se começarmos a trabalhar pelo menos a partir do 5o. mês, nosso $ ficará tranquilo.
      2) Planilha mostrando os planos assim que recebermos o CSQ, passando pela viagem, primeiros dias e depois de 2, 3 anos, o que pretendemos pro futuro;
      3) Opções de quartos para alugar para a primeira semana, antes de conseguirmos nosso ap definitivo (não podemos contar que alguém nos acolha, não que não seja permitido falar isso na entrevista, mas que é sempre bom mostrar um plano B, é sim);
      4) Depois vem: escolas para a pequena (3 opções, 1 em cada bairro diferente), bairros preferidos (3), ofertas de emprego (isso inclui as pesquisas que fiz junto à ordem) para mim e para o marido, ofertas de aps para alugar (nos 3 bairros);
      5) Alguns mapas em folha A3;
      6) Algumas curiosidades como expressões do Quèbec, história da fundação de Montréal, etc. Temos também um ‘surviving tips’ que fiz. Algumas dicas que fui recolhendo aqui e ali, nos blogs, que os amigos passam, etc.

      LelyKanawati tem que ter cuidado com a objetividade, ainda mais pq não se sabe quem será o entrevistador. Como foi dito antes, alguns nem pedem para olhar, mas já vi casos em que o projeto é item importantíssimo primordial. Vai saber o que vão pedir na hora?

    • #36107
      petula
      Participante

      LelyKanawati,

      realmente não dá pra ficar relaxadíssimo como se tivesse saído de uma aula de ioga. mas acredite, a coisa toda é muito mais simples do que parece. e sim, capriche nesse francês. não tenha vergonha de treinar umas coisas mais focadas para a entrevista. você terá muito tempo pra corrigir problemas do francês na fracisação aqui e lá no québec.

      bon courage!
      p

    • #36109
      Bialuf
      Participante

      b_laudanum,

      Estamos pesquisando os bairros e gostariamos de saber quais foram os 3 bairros que vocês pré selecionaram, assim como as escolas…
      Também temos crianças e precisamos pensar em praticidade e ´segurança´, não é mesmo?

      Abraços,

      Francisco e Silvana.

    • #36110
      Anonymous
      Participante

      Olá Francisco e Silvana,

      eu pesquisei os bairros de Outremont e Plateau (mas esse são bem mais caros), onde as escolas que encontrei foram a Paul-Gérin em Outremont e a St-Louis no Plateau.
      Essa última eu amei! Achei ótimo o projeto pedagógico deles, a estrutura, tudo!
      O terceiro bairro foi o NDG/CDG, pois é bem mais em conta e a escola do bairro é a St-Luc. Essa dica foi dada por uma amiga que mora lá e tem filhos estudando nessa escola. O detalhe é que a St-Luc é ANG/FRA, ou seja, nossos filhotes poderão estudar as duas línguas ao mesmo tempo numa escola pública.

      Mas atenção, minha filhota tem 11 anos, e ela já vai entrar no ‘secondaire’, portanto pesquisei escolas para o nível dela. Se seus filhos têm idade abaixo disso, talvez essas mesmas escolas não sirvam. O melhor mesmo é vc entrar direto no site da comissão escolar e ver na parte esquerda as opções primaire, secondaire, etc.

      http://www.csdm.qc.ca/Csdm/etablissements/default.asp?etablissements=secondaire

      Infelizmente a St-Luc não tem website, mas você pode ver as informações da cdsm: http://www.csdm.qc.ca/Csdm/etablissements/default.asp?etablissements=new_fiche&txtUnite=810291&txtAnnee=20092010&txtSecteur=SE&OrdreEns=SE

      St-Louis: http://www.csdm.qc.ca/st-louis/ecole.html

      Paul-Gérin: http://www3.csmb.qc.ca/ecoles/pglo/Accueil/tabid/555/Default.aspx

      Eu escolhi essas escolas pq elas não exigem exames de admissão. Existem ótimas escolas avaliadas mas… infelizmente nem todas servem para nós.

      Se precisar de mais informação, pode mandar direto pro meu e-mail: bvmartinez@gmail.com

      Abraços,

      Bia.

    • #36111
      Bialuf
      Participante

      Bia,

      Muito obrigada pela atenção e detalhes na resposta, vamos olhar agora mesmo….
      Conforme as dúvidas forem aparecendo, vamos te “perturbando” por e-mail, rs.

      Obrigada.

      Silvana

    • #36112
      SANDROMS
      Participante

      Bia,

      sem querer fugir muito do tema do tópico, mas é uma informação extra para entrevista que mostrar que você “está por dentro”.

      Há um pedaço do bairro Côte-des-neiges que faz parte da área atendida pelas escolas de Outremont. Ou seja, você paga um aluguel de CDN e o filho estuda em Outremont, deu certo pra nós e é uma boa sacada. No link abaixo da csmb tem o mapa da região atendida , note que ela inclui parte de CDN até o chemin Hudson.

      http://www.csmb.qc.ca/csmb/bassin/n040.pdf

      Quanto a estudar no St-Luc pode não dar certo porque CDN/NDG é enorme e a comissão pode colocar sua filha em outra escola… e leve a sério a escolha pois tem escolas secundárias que podem “deseducar” os seus filhos, não pelo ensino, mas pelas companhias.

      Mostrar que você já se informou sobre tudo isso é ponto a mais na entrevista. Curiosamente minha esposa publicou um post ontem sobre esse assunto.

    • #36114
      LelyKanawati
      Participante

      Beatriz, Petula, Sandroms

      Obrigadas pelas dicas…
      Relaxada eu não estou :P hehehe. Acho que seria impossível.
      Mas estou tb tentando não ser tão objetiva.
      Estou buscando detalhar as coisas que eu vejo como mais importante.

      Tipo, o primeiro lugar pra ficar. Decidi colocar as duas opções: na planilha de planos inclui o nome e endereço de alguns amigos  (até para mostrar que conhecemos pessoaas lá que podem nos ajudar caso precisemos) e o apartamento para ficar no primeiro mês eu coloquei informações de uma empresa que aluga apartamentos por temporada (http://www.mystudiomontreal.com/)

      Mas no caso de bairros, por exemplo, eu só selecionei um.
      Verdade seja dita, eu não tenho filhos (não humanos :P) então não preciso procurar escola etc. E só vou saber onde vou querer me estabelecer definitivamente quando estiver lá, então eu prefiro colocar informações úteis sobre este um e na minha cabeça eu já sei um pouco mais sobre outras partes da cidade, então não tô enfatizando muito isso…

      Faltam 22 dias pra mim. Espero que eu conclua a tempo! :P
      Acho que sempre dá aquela sensação de que dá pra fazer mais… hehe

    • #36115
      Anonymous
      Participante

      Silvana,
      não tem de quê. Muitas pessoas têm me ajudado nesse processo e não tem razão eu não ajudar outras pessoas na mesma situação né? :)
      Se precisar, fique à vontade!!

      Sandro, essa de Outremont atender uma parte eu realmente não sabia. O que eu pretendo fazer é alugar um ap perto da St-Luc. Fiz pesquisa no kijiji colocando o code postal da St-Luc (dica de amiga tb!) e vi alguns apatos disponíveis para aluguel no jeitinho que precisamos. E pra ficar na St-Luc, quero mesmo estar próxima à ela.
      Com relação à ‘deseducar’ eu já ouvi isso mesmo… ouvi algumas coisas sobre a Paul-Gérin. E verdade seja dita, fiquei assustada. Então, fiquei pensando se seria bom falar isso na entrevista ou se ‘pegaria mal’… Sinceramente não sei ainda.
      Vou dar uma olhada no post do seu blog e olhar o mapinha que vc mandou. Obrigada! :D

      Lely, essa parte de ‘conhecer amigos’ está inclusive inserida em algumas perguntas das ‘probables questions’, não sei se alguém aqui que já foi entrevistado chegou ao ponto de ser perguntado sobre isso. Mas se chegar a ser, é ótimo mesmo dizer que existem pessoas sim para ajudar no Canadá e que a adaptação não será tão ‘sofrída’. Mas acho bacana procurar informações sobre o bairro que vc quer. Tipo, quais são as facilidades que vc terá nesse bairro, que tipo de serviços disponíveis. Tem algum escritório da imigração nele? etc… Sei lá… talvez eu esteja me estendendo demais… hehehhehe

Visualizando 54 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.