Programa Ciência sem Fronteiras. Concessão de 75 mil bolsas

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Programa Ciência sem Fronteiras. Concessão de 75 mil bolsas

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7638
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros colegas,

      repasso as informacoes da colega Marcia que publicou no Linkedin do grupo da CBQ:

      Programa Ciência sem Fronteiras. Concessão de 75 mil bolsas de graduação e pós-graduação em áreas estratégicas.

      Universidades como a McGill no Canada estao listadas como participantes deste programa!
      Uma oportunidade para quem quer experimentar antes de imigrar e adquirir experiencia academica e profissional.

      A Presidenta Dilma Rousseff lançou, em 26 de julho último, o Programa Ciência sem Fronteiras, com vistas ao desenvolvimento tecnológico, ao estímulo dos processos de inovação e ao crescimento da competividade brasileira, por meio da promoção da mobilidade acadêmica em áreas definidas como prioritárias para o desenvolvimento nacional.

      O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas do Governo brasileiro nos próximos quatro anos, para alunos, professores e pesquisadores, nos níveis de graduação e pós-graduação, em áreas estratégicas. As bolsas poderão ter duração de seis meses a quatro anos, a depender da categoria.

      Com o Programa, o Governo brasileiro espera não só enviar estudantes brasileiros para universidades de excelência no exterior, como também, com base na reciprocidade de isenção de taxas acadêmicas, receber estudantes estrangeiros nas instituições de ensino superior brasileiras.

      São as seguintes as áreas definidas como prioritárias para o Programa:

      a) Engenharias e demais áreas tecnológicas;
      b) Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências;
      c) Ciências Biomédicas e da Saúde;
      d) Computação e Tecnologias da Informação;
      e) Tecnologia Aeroespacial;
      f) Fármacos;
      g) Produção Agrícola Sustentável;
      h) Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
      i) Energias Renováveis;
      j) Tecnologia Mineral;
      k) Biotecnologia;
      l) Nanotecnologia e Novos materiais;
      m) Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
      n) Biodiversidade e Bioprospecção;
      o) Ciências do Mar;
      p) Indústria Criativa;
      q) Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e
      r) Formação Tecnólogos.

      Outras informações sobre o Programa podem ser encontradas nos endereços eletrônicos http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/ciencia-sem-fronteiras e http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br .

      fonte: http://www.linkedin.com/groups/Programa-Ci%C3%AAncia-sem-Fronteiras-Concess%C3%A3o-3749582.S.69652225?qid=ae705c8d-754e-4046-ab5e-e4507f34bd26&trk=group_most_popular-0-b-ttl&goback=%2Egmp_3749582

      Boa sorte!

    • #48411
      FCelso
      Participante

      Opa Carlos,

      Valeu a dica, embora não esteja interessado em bolsa para eu mesmo utilizar, me interessa muito convidar o pessoal de fora para colaborar nos trabalhos aqui.

      Abraço,
      Fabrício

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.