Profissão na carteira diferente da Formação.

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Profissão na carteira diferente da Formação.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
      Leo78
      Participante

Olá gente

sou novo na comunidade e estou em fase de levantamento da documentação para dar entrada.
      Sou engenheiro, meu diploma terá mais de 5 anos quando enviar a documentação (pretendo enviar na metade do ano que vem)
      mas trabalhei em uma área relacionada ao meu domínio de formação por mais de um ano.

Porém, me surgiu uma dúvida: não fui fichado como engenheiro e sim como Supervisor, mesmo depois de formado. Ao ler o GPI ele informa o seguinte, na página 23:

L’exercice d’une profession sous-qualifiée en lien avec le domaine de formation ne peut permettre l’attribution de points au critère Domaine de formation.

No site do cadastro nacional de profissões (CNP), ele informa que a profissão de Supervisor de Produção não precisa ter o diploma.

Será que no meu caso, eles iriam considerar minha vivência profissional como sous-qualifiée?

Outra dúvida: trabalhei como engenheiro fichado na carteira, porém do final de 2007 até o meio de 2008 (menos de um ano). Eles contam o ano exato ou de maneira aproximada (por exemplo uma experiência do início de 2008 não seria considerada se eu enviasse a documentação em junho de 2013)?

O que vocês acham? Gostaria de uma opinião.

victor_m
      Participante

Boa tarde Leo!

Então, primeiramente seja bem vindo a comunidade.

Recomendo que você se apresente no fórum específico para isso, é legal para o pessoal conhecer mais sobre seu perfil e também poder te ajudar mais detalhadamente nas suas dúvidas.

Bem, quanto a sua questão vou contar a minha experiência na entrevista, mas lembro que é sempre bom considerar o que está na GPI.

Quando eu fui entrevistado, o entrevistador (M. Leblanc) pediu o que eu fazia no trabalho e o que minha esposa fazia no trabalho e ele viu a tabela de profissões dele e escolheu de acordo com o mais próximo (inclusive perguntou se achávamos que era compatível). Ele não utilizou o que estava na minha carteira de trabalho ou da minha esposa, ele pegou o que realmente fazemos.

O que mais existe é eng. em diversas vagas administrativas e acho que, contanto que você utilize neste seu trabalho os conhecimentos adquiridos na eng. não vejo problema em ele aceitar a sua profissão como Engenheiro.

Lógico que não dá pra na carteira estar auxiliar de almoxarifado e você falar que é enfermeiro, mas se for algo compatível, que parece ser no seu caso, não creio que haverá problemas.

Quanto a contar os anos de experiência, acho que o que vai valer é no dia que eles abrirem seu dossiê para verificar se você passa na pré-análise e depois este valor será atualizado no dia da entrevista, agora, mandar o dossiê sempre no limite de pontos, no qual este 1 ponto possa fazer a diferença é sempre arriscado… tente ganhar uns pontos no Francês caso você esteja “apertado” nos pontos pra não se preocupar com estes detalhes…

Até mais. :bigups:

Victor

Leo78
      Participante

O trabalho era realmente na área, tanto que todos os colegas eram engenheiros também. Acho que eu teria que detalhar bem na carta de declaração da empresa, desecrevendo as atividades, será que isto ajudaria?

Quanto à pontuação, eu estou realmente arrastando (57 pontos pra casal)…mas pelos meus cálculos atuais e sendo bem pessimista, já que ainda não fiz o IELTS nem o TCF. Mas como falei, vou esperar mais um pouco para mandar, pois minha mulher ainda não fala nada de francês.

Minha única preocupação é se eles aceitariam o cargo de supervisor, já que a experiência de pelo menos um ano é uma condição sine qua non para o processo ser aceito.

Baratinha
      Participante

Acredito que se vc escrever na carta bem direitinho a descricao das suas tarefas nao deve haver maiores problemas.
      A carta pode ser muito importante, pois aqui em QC nem existe carteira de trabalho.
      Eu quando fiz a entrevista, levei apenas as confirmacoes de estagio emitidas pelo CIEE pois na epoca da entrevista eu tinha somente 8 meses de formada. Mostrei tambem minha experiencia como tecnica em edificacoes

Sucesso

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.