Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Profissão em demanda
- Este tópico contém 20 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 4 meses atrás por Carlos_Santos.
-
AutorPosts
-
-
18 de janeiro de 2011 às 09:10 #7207iaiaenandoParticipante
Olá pessoas, tudo bem?
Todo mundo sabe que no Brasil, fazer um curso hoje em dia em gás e petróleo é uma ótima idéia.
E no Quebec? Quais profissões são uma ótima? (tirando TI e enfermagem :P)
Merci!
Gros bisous! -
18 de janeiro de 2011 às 11:21 #42833FilipevsmParticipante
Olá Iaiá!
Aproveitando seu próprio comentário, os setores de engenharia também andam com força no Canadá, porém possui uma particularidade para alguns setores. As vagas, sobretudo para atuar com gás e petrolíferas, são geralmente fora das grandes metrópoles visadas pelos emigrantes como Toronto, Vancouver, Calgary e Montréal.
Abraços.
-
18 de janeiro de 2011 às 13:49 #42837mrodolfoParticipante
Hoje em dia tem-se uma discussao bastante acalorada acerca do gás de xisto por aqui. Pode ser uma boa oportunidade para quem está ainda avaliando o que estudar para depois vir para cá… Achei esse relatório que explica um pouco melhor:
http://www.mrn.gouv.qc.ca/publications/energie/exploration/developpement_gaz_schiste_quebec.pdfQuanto a petróleo, me disseram que as oportunidades sao em Alberta…
Boas pesquisas!
-
18 de janeiro de 2011 às 16:06 #42839iaiaenandoParticipante
Ois! *.*
Muito obrigada pela contribuição de vocês!
Tô perguntando porque eu tenho somente o secondaire e a minha idéia é fazer faculdade no Canadá. Eu quero fazer algo que eu goste, mas dosar também com o que tem demanda, claro. É engraçado porque aqui no Brasil já sabemos de cor o que dá, o que não dá, onde dá, onde não dá, enfim!
Estou mais voltada pra área de humanas e/ou ambientais. Creio ter que pesquisar bastante pra saber o que dá uma boa graninha com o que eu gosto de fazer =]
Mais uma vez, merci! :*
-
18 de janeiro de 2011 às 17:09 #42841FilipevsmParticipante
Apesar de não haver trabalhado no Canadá ainda, posso te dizer que não conheço ninguem que tenha ido para o Canadá para ganhar dinheiro (salvo em poucos casos).
Na verdade, é mais fácil ganhar bem no Brasil. O importante é saber dosar suas necessidades e focos pessoais e profissionais. Lhe indico ainda identificar qual a área que você se encaixa e se identifica antes de entrar na faculdade, para não se desmotivar facilmente, principalmente estando em um país novo, pois você já terá muitos aspectos novos e difíceis durante os primeiros anos para se preocupar.
-
19 de janeiro de 2011 às 01:39 #42847iaiaenandoParticipante
Hehe oi Filipe!
Na verdade não estou indo pro Canadá exclusivamente pra ganhar dinheiro. Estou indo, juntamente com meu esposo, por vários outros motivos e ganhar dinheiro pode ser uma ótima consequência (talvez sejamos um desses raros casos)! Mas adianto, não por explicação, que esse não é o meu principal foco. Mas se eu tiver que escolher entre duas profissões pelas quais eu me identifique, sendo que uma delas tem 10x mais chance de emprego, qual você acha que vou escolher?
Mas enfim, também não estou querendo fazer faculdade assim que chegar rs nem francês – ainda – tenho pra isso. Só estava mesmo pesquisando, porque isso eu tenho feito bastante: pesquisar. E eu gosto, sabe?
Nem aqui no BR eu saberia o que fazer de faculdade, acho que só lá no Quebec eu vou me encontrar mais em relação a isso.
Obrigada pelos conselhos =*
-
31 de janeiro de 2011 às 14:59 #43045thiagoelizieParticipante
iaiaenando,
dá uma olhada nesse site: http://www.toutpourreussir.com/fr/index.php
nele vc vai encontrar mtas informações de maneira clara sobre ” o trabalho do futuro” e coisas do tipo. achei interessante e tbm estou levando algumas dicas do site em consideração.
boa sorte!
-
3 de fevereiro de 2011 às 01:46 #43074iaiaenandoParticipante
Muito obrigada Thiagoelizie, era exatamente isso que eu procurava ;)
-
3 de março de 2011 às 15:53 #43489Carlos_SantosParticipante
segue uma indicacao de topico recente que pode te ajudar na resposta que procuras:
Bilan des perspectives d’emploi 2011
http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/topic/4308.html?f=10Boa leitura!
-
23 de março de 2011 às 20:53 #43698VivsParticipante
Gente,
Não achei um tópico melhor para discutir isso, mas é o seguinte. Sei que existe uma lista de profissões em demanda para o Québec, de 2009, que acelera o processo como um todo e pode provocar inclusive dispensar a entrevista, ajudando muito na obtenção do CSQ. A minha dúvida é se a lista de profissões em demanda do Canadá, que é diferente de Quebéc, pode acelerar a etapa do processo federal. Minha profissão e a de meu marido estão na lista do canadá, 2121 Biologists e 2151 Architects. Isso pode nos ajudar no processo ou não faz diferença pelo fato de estarmos indo via CSQ?
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who-instructions.asp -
23 de março de 2011 às 21:30 #43699rodersParticipante
Vivs
A minha profissão está em demanda, sou fisioterapeuta, e até o momento o meu dossiê não recebeu nenhum tratamento prioritário (estou no sétimo mês do processo federal), só tenho relato de 2 pessoas em que o processo se finalizou em menos de 3 meses, e as profissões eram enfermagem e estatístico.
Acredito que as profissões em demanda, contam como um plus para obtenção do CSQ. -
23 de março de 2011 às 23:52 #43703Carlos_SantosParticipante
se o processo fosse pelo Federal Direto, acho que ajudaria ter uma profissao em demanda no Canada.
Mas para obter o visto pelo processo pelo Québec, nao acredito que faca diferenca alguma.
Je suis désolé pour cela ;-)
-
27 de setembro de 2011 às 01:37 #47520Lu_campinasParticipante
Olá,
O que eu entendi é que existem profissões em demanda e entre estas existem algumas que são prioritárias, a estas sim, acredito que haja alguma vantagem no tempo do processo federal.
um abraço,
Luciana -
27 de setembro de 2011 às 15:45 #47539SANDROMSParticipante
Vivs,
como a Lu falou as profissões em demanda contam mais pontos mas nem todas vão garantir tratamento prioritário (enfermeiros, estatísticos e químicos??????).
Roders,
Tenho amigos fisioterapeutas aqui em Quebec e todos esperaram o mesmo tempo que o resto. Desolé. Mas vc pode aproveitar a espera para adiantar a sua validação na ordem, o que não é nada fácil.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
20 de outubro de 2011 às 00:59 #47831Helen HartungParticipante
Olá
Sou fisioterapeuta e já tenho o CSQ, estou agora no quarto mês do processo federal. Não acredito que minha profissão tenha adiantado tempo algum no meu processo até agora. Acredito que só irei para o Canadá no final de 2012 ou início de 2013. Acho importante ressaltar que devemos ir pra lá de cabeça aberta. Trabalho aqui no Brasil como fisioterapeuta mas tenho plena consciência que o processo para ser fisioterapeuta no Canadá é caro e demorado, logo, a minha idéia é trabalhar em qualquer lugar que eu tiver oportunidade.
Mente aberta gente, bem aberta mesmo!!!! :D
Abraços -
21 de outubro de 2011 às 19:00 #47858mrodolfoParticipante
@Helen Hartung wrote:
a minha idéia é trabalhar em qualquer lugar que eu tiver oportunidade.
Cuidado com isso, Helen. Tenha um plano bem claro antes de chegar aqui. Nada contra trabalhar em qualquer lugar que tenha oportunidade, desde que isso seja parte de seu plano de sucesso.
Penso que é exatamente esse um dos principais motivos de infelicidade dos imigrantes: passar tempo demais trabalhando em qualquer lugar. Depois de um tempo, vem a desmotivação de nao atuar no mesmo nível em que trabalhava no Brasil, logo em seguida começam a meter o pau nas ordens profissionais e aí virou bola de neve!
Planeje-se bem. Leve em consideração todas as oportunidades de trabalho, avalie os passos necessários na sua ordem profissional, pense inclusive em voltar aos bancos escolares. Não dá para chegar aqui e só então pensar no que fazer. E acreditem: isso acontece!
À plus,
-
21 de outubro de 2011 às 23:53 #47862FilipevsmParticipante
Olá Helen!
Mantenha este ânimo sempre de pé, pois as coisas não serão difíceis, mas trabalhosas!
Por aqui não vejo a hora de enviar meu dossiê!
-
22 de outubro de 2011 às 17:08 #47865Helen HartungParticipante
Obrigada mrodolfo pelo toque!
Estou me informando bastante sobre a minha ordem profissional tanto no Québec como no lado anglôfono do Canadá. Entrei em contato também com a Universidade de Ottawa (UOttawa) já que pretendo morar em Ottawa-Gatineau para que eles me informem melhor sobre o mestrado de fisioterapia. Estou muito inclinada a voltar pra faculdade, já que adoro estudar. Também tem o fator tempo, já que pelas minhas pesquisas e informações do MICC e da OPPQ , para validar meu diploma, mesmo começando as coisas aqui do Brasil, a fila de espera para fazer as matérias para equivalência nas faculdades de Montreal e Laval são de 2 anos + 1 a 2 anos para cursar, logo, seriam em torno de 4 anos para finalizar a equivalência. Já para refazer a faculdade na UOttawa seriam 3 anos + 2 anos de mestrado…logo seria mais ou menos 1 ano de diferança entre ser uma fisioterapeuta que tem diploma de equivalência ou ser um fisioterapeuta com diploma canadense. Estou pesando muito os dois lados. Maaaas para isso preciso trabalhar primeiramente em algo que me ajude a ter dindin, por isso esse meu argumento de começar a vida no Canadá trabalhando no que eu tiver oportunidade, mas claro, com bom senso. Tem algum tópico na comunidade que fale sobre ajuda, subsídios, bolsas e coisas do gênero nas faculdades canadenses para ajudar o imigrante a estudar e trabalhar ao mesmo tempo? Quem souber por favor me diga, pois ainda não sei muita coisas a respeito, pas encore!
Obrigada pelo carinho de vcs! :thankyou: -
11 de agosto de 2012 às 18:51 #56112HeltonParticipante
Boa tarde a todos.
Eu gostaria de saber se algum colega poderia me informar se há possibilidade de encontrar emprego de mecanico Automotivo com facilidade no Quebec atualmente trabalho na HYUNDAI aqui no Brasil como mecanico C , estamos minha esposa é enferemeira e estamos eperando a entrevista recebemos a cartinha falando para estudarmos para entrevista em dezembro de 2011 porem passou a de março e não fomos chamados, acreditamos que seremos convocados para a proxima ainda este ano, por isso gostaria de saber se exite alguma possibiliddae de eu enviar curriculum para mecanico em algum lugar no quebec para uma vaga de mecanico de automoveis.espero que alguérm posso me ajudar neste ponto
Abraço a todos -
11 de agosto de 2012 às 20:06 #56113felipekodParticipante
Pergunta a Gabriela Enfermeira:
Desculpa pelo ”apelo” direto, é que lembro de vc no orkut e pelo que conheço, vc é a enfermeira com mais tempo na ”casa”.Andei pesquisando sobre enfermagem nos EUA e CANADA. Achei alguns foruns dos EUA que falava que a enfermagem não esta mais em demanda por la, no canada vejo apenas artigos antigos(falando da alta demanda), e é claro… o emploiquebec que pelo que parece, mostra bastante empregos para enfermeiros.
Minha dúvida é… A demanda em quebec, continua a mesma, digo, com projeções de escassez de profissionais para o futuro e tal? ou isso ta passando?
-
12 de agosto de 2012 às 16:35 #56141Carlos_SantosParticipante
@gabi-infirmière wrote:
…
Vou transferir a conversa pro topico *enfermagem*, OK?
(moderaçao, depois poderao apagar esta resposta, se acharem pertintente)Aqui o link para o Topico mencionado:
http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/31/8.html?start=105&Itemid=0
feito !
Obrigado Gabi pela habitual ajuda na organizacao do forum!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.