Processo Imigração p/ Quebec sem Francês obrigatorio? Será??

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Processo Imigração p/ Quebec sem Francês obrigatorio? Será??

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
      Anonymous
      Participante

Olá a todos,

Recebi o link dessa reportagem através de um amigo chamado José de Oliveira (responsável pelo 1º encontro de imigrantes em BH) e o repasso a vocês.

Québec n’obligera pas les candidats immigrants à apprendre le français.

http://www.cyberpresse.ca/actualites/quebec-canada/politique-quebecoise/200810/22/01-31898-quebec-nobligera-pas-les-candidats-immigrants-a-apprendre-le-francais.php

Vale a pena ler, não sei apartir de quando isso vai valer ou até mesmo se vai valer. Mas já é uma noticia nova.

Aos que ja estão no Quebec, temos mais novidades por ai??

Boa leitura…

Um abraço,

Jean

H
      Participante

Bonjour.

Bem, a não obrigatoriedade do francês como um dos requisitos, com certeza facilita o processo para muitos…

porém é bom lembrar que a sociedade quebécoise é em sua maioria francesa, e se nós quisermos nos dar bem por lá o francês bem falado e bem escrito é uma obrigação…

então recomendo a todos os interessados em imigrar a dedicarem-se muito ao francês, ou de outra forma a integração será um pouco mais lenta e sofrida.

entretanto essa iniciativa do governo mostra explicitamente que o Québec precisa urgentemente de profissionais qualificados para seus postos de trabalho.

bonne chance a tous

mrodolfo
      Participante

Bonjour, mes amis,

Li a reportagem e penso que o proposto vai um pouco contra a uma outra proposta: de fazer participar no processo as empresas quebequenses. Não vejo nenhum problema em se chegar num local francófono sabendo falar apenas “la mère du maire est allée a la mer”. Conversei com profissionais e com uma headhunter quando estive em Québec e Montréal e ambos me disseram a mesma coisa: se não se comunicar direito, no good jobs! Aí vai do projeto de vida de cada um…

à la prochaine,

Dri_Torres
      Participante

[align=justify]Olá a todos,

Pelo que eu entendi é que o Québec nao obriga TODOS os imigrantes a conhecerem o francês – « Il n’est pas question que le gouvernement oblige tous les candidats à l’immigration à connaître le français avant de débarquer au Québec, ministre Yolande James». E isso já acontece a algum tempo….se você tem um excelente perfil, o conhecimento do francês obrigatorio vai lá embaixo…Conheço vários casos de imigrantes que vieram pra cá com pouquissimo frances… Acho que foi neste sentido que a ministra se manisfetou…tanto que quando observamos as estatisticas de imigraçao sempre tem o percentual de pessoas que conheciam a lingua antes da chegada ao Québec e um percentual de pessoas que nao conheciam a lingua, como podemos verificar neste relatório Caracteristicas imigraçao.

Abraços,[/align]

SANDROMS
      Participante

De qualquer forma relembro uma entrevista que vi, onde um Advogado de imigração canadense era questionado por que muitos imigrantes não se dão bem e voltam aos seus paises de origem ou sobrevivem do sub-emprego. Resposta: falta de conhecimento em Ingles ou Frances…

Saber Francês ou mesmo Inglês é uma questão de empregabilidade e vai ajudar no seu projeto de imigração e não um impecílio colocado pelo processo de imigração.

Sandro.

mrodolfo
      Participante

Mes amis,

Penso em três conseqüências desse projeto:

1 – Maior dificuldade dos novos imigrantes conseguirem empregos em função da falta de conhecimento do idioma;
      2 – O aumento nos custos do governo com a francisação presencial, uma vez que os imigrantes passarão mais tempo estudando por terem chego muito crus no idioma;
      3 – Mais imigrantes fazendo uso de ferramentas de assistência social do governo e conseqüente aumento nos custos;
      4 – Maior frustação dos imigrantes que se iludiram que francês é fácil e se aprende rápido.

Como disse meu amigo Igor que mora em Montréal há mais de cinco anos: “Ninguém do ministério fala nas palestras como é difícil a adaptação!”.

à la prochaine,

Patinha11
      Participante

É isso aí M Rodolfo,acho que as coisas vão piorar ainda mais sobre o nível do frances que irão chegar no Québec, pois se eles exigindo, um monte de gente só estuda até a entrevista,depois pára e chega lá fica catando trabalho e reclamando que o frances não foi suficiente,imagina se não for exigido??
      Isso não me cheira nada bem…
      Nós aqui intensificando a 19 dias de nossa partida  o frances, principalmente de meu marido que é o mais preparado para batalhar algo de imediato e eles falando em relaxar na lingua…sabemos de muita gente que não está entendendo nada do frances quebecoise!! e aqui entendiam o frances da Aliança…
      Tem que se ter responsabilidade com esse assunto…já chegam as validações de diplomas, que muita gente nem faz idéia do que terá pela frente(prazos e custos)!

Enfim, seja o que Deus quiser!
      :)

Anonymous
      Participante

É Pessoal,

Sou a favor de que as pessoas sejam maduras e se preparam bem, digo muito bem mesmo no requisito lingua.

Acredito que é um dos fatores de sucesso é o conhecimento da lingua.

Vale lembrar tambem que é um pais bilingue e uma provincia francophona.

Vale a pena a reflexão. De que adianta também cobrar um nivel de frances até a entrevista e depois ficar relaxado, esse vai ter problemas. As vezes a pessoa com um bom ingles tb vai se dar bem, tenho dois amigos que estão em Montreal e usam no trabalho somente o Ingles.

Eu acredito que temos que nos preparar muit bem tanto no frances quanto no ingles, mas em relação a termos condições de nos comunicarmos bem nas duas linguas pois isso poderá ser necessários em alguns casos de proposta de emprego.

ps: Eu não falo ingles ainda.

Um abraço,

Jean

mrodolfo
      Participante

Mes amis,

A Mone lembrou muito bem aqui do meu lado: o Lucca, com 7 anos, já estuda francês com professor particular e a Julie, com 5, começa no ano que vem…

Tudo para que eles se adaptem com mais facilidade quando chegarem lá…

lfantoniosi
      Participante

A lingua eh essencial, mas nao basta apenas falar, veja quantos imigrantes e refugiados do Haiti, Marrocos, Algeria que estao aqui em situacao precaria.

Aqui em montrel se vc nao fala nada de ingles vc esta perdido. Dependendo do bairro nem pedir informacao na rua vc consegue, o que dizer de trabalhar.

Tudo conta, desde do seu preparo ate a sua profissao. Se vc eh medico e vem pra ca nao pode trabalhar em nada da sua area. E ai? Vai cair no sub-emprego por alguns anos.

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.