Home › Fórum › Off-Topic › Mensagens Interessantes › Processo de imigração ineficiente
- Este tópico contém 20 respostas, 14 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 9 meses atrás por Marcelo_Andrade.
-
AutorPosts
-
-
28 de janeiro de 2012 às 17:02 #7893joao48Participante
As vezes fico frustrado de ver como é ineficiente esse processo de imigração. A gente tem que preencher um formulário longo e complicado no computador, anexar folhas com dados que não cabem nos formulários, fazer copias de montes de documentos, imprimir tudo e depois… alguém no CIO tem que pegar todos estes documentos de papel e bater tudo de novo para entrar no computador da imigração! Que desperdício de tempo e esforço.
Não estamos no século 21? Não temos esta tecnologia chamada “Internet”? Por que que eu vou botar todos estes dados num computador, copiar para papel, e ai contratar um pobre diabo para tirar tudo do papel para botar no computador de novo? Eu sei que o PDF tem um botão “verificar” que gera um barcode 2D para ser escaneado, mas a maioria das pessoas vão imprimir o formulário em casa com uma impressora inkjet barata e a resolução deste tipo de impressora e de somente 300dpi. Duvido que a maioria dos documentos recebidos pelo CIO sejam de suficiente qualidade para serem escaneados e de qualquer forma isto não poupa o tempo ou dinheiro necessário para mandar isso tudo ao Canada.
Por que não podemos preencher este formulário pela Internet e mandar somente os documentos para o consulado? Seria muito mas facil. Nos poderíamos ate escanear os documentos autenticados para o CIO determinar que são suficientes. Uma vez aprovado o consulado exigiria os documentos físicos para confirmar que são iguais as copias digitais enviadas ao CIO. Faz muito mais sentido porque o consulado em São Paulo vai saber muito melhor determinar o que é documento legitimo de cartório Brasileiro.
Neste esquema não haveria desperdício de tempo com correio internacional, todo mundo teria numero do ecas imediato, seria super fácil saber se a cobrança de cartão de crédito teve problema. O meu banco só libera compra internacional se eu souber o dia exato da cobrança. Como que eu vou saber que dia que o CIO vai decidir cobrar o meu cartão? Se a cobrança não der certo tenho de esperar um mês para receber o meu pedido de volta e mais duas semanas para ele voltar ao Canada. Isto pressupõe que o prazo de validade dos atestados não esta vencido, no qual caso preciso fazer todas a traduções de novo e esperar três meses para o FBI processar minhas impressões digitais de novo.
O Departamento de Estado (State Department) dos Estados Unidos tem uma loteria de imigração que eles fazem exatamente assim. Você vai na Internet, preenche um formulário, faz upload de uma foto 3×4, e espera pra ver se ganhou a loteria de green card. Muito simples, muito fácil, não discriminam contra gente que mora em pais com sistema de correio lento ou incompetente e eles nem cobram nenhuma taxa. É gratuito. Por que o Canada não pode fazer uma coisa bem feita assim?
Não disso seria difícil. Sou programador de computador, trabalho com aplicativos de Internet a muito tempo e sei que seria um projecto bem fácil de fazer.
-
29 de janeiro de 2012 às 04:25 #50116mrodolfoParticipante
Por que facilitar se, no frigir dos ovos, eles querem é reduzir a quantidade de imigrantes no curto prazo?
Quer imigrar? As regras são essas!
E reclamar não resolve. Afinal, você vai ter que preencher tudo de novo para o Federal e ainda traduzir o que não estiver em francês ou inglês!
O caminho é longo e espinhoso… Não tem ninguém no meio dele para te oferecer um refresco. Prepare-se!
-
29 de janeiro de 2012 às 04:37 #50118RonaldoMacielParticipante
Suas ideias são boas – mas infelizmente, como dissse o Rodolfo é assim que funciona. Qdo chegar aqui aplique para o depto de informática do Min de Imigração do Canadá, aí vc poderá fazer algo (talvez). Isso se ainda houver o programa de imigração.
Abraco
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
29 de janeiro de 2012 às 12:44 #50120ShapeParticipante
É, também estou de acordo com as respostas.
Sua sugestão talvez resolvesse o “nosso” problema, mas não resolveria o problema do Canadá, e o país não está preocupado em resolver o nosso problema, mas o dele… o negócio é sentar mesmo e esperar =( -
29 de janeiro de 2012 às 22:50 #50125joao48Participante
Bem, não era exatamente a minha expectativa que iria mudar o mundo com um post na Internet. Mas eu realmente fico perplexo. Se um pedido de visto com CSQ demora 24 meses em vez de 4, são 20 meses na vida do trabalhador que são desperdiçados. É dinheiro que podia ser recolhido pelo governo como imposto, contribuições ao fundo previdenciário, e por ai. Invés de importar gente jovem eles deixam o pessoal envelhecer no exterior, e quando chegam no Canada são mais velhos e exigem mais atenção medica, sugam mais da previdência, os filhos são mais velhos e não aprendem Francês ou Inglês tão bem, bla bla bla.
Eu acho que deve haver algum sindicato de funcionário publico que não quer perder emprego. Este o motivo, por exemplo, pelo qual os Estados Unidos continuam a imprimir nota de $1 em vez de moedas. O sindicato dos trabalhadores do “Bureau of Printing and Engraving” (agência de impressão e gravura) não querem perder seus empregos.
-
30 de janeiro de 2012 às 02:19 #50128RonaldoMacielParticipante
Joao, entendo sua frustração. Todo mundo aqui passou/passa por isso e sempre fica chateado. A gente tem de dar uma estacionada na vida, pausar os projetos, economizar e estudar.
Mas a sua visão é muito simplista e ingênua. Vc acredita realmente que o processo demora este tempo todo que leva por ele ser manual ou ter um sistema ineficiente? É óbvio que não. Quem decide o número de pessoas que entra ou sai do Canadá é o governo canadense através de seu Min de Imigração com base numa rede variada de fatores.
Isso é controlado com muito cuidado pois cada pessoa a mais no país gera uma série de gastos mas claro que gera uma série de impostos e faz a economia girar. Um dos objetivos do governo canadense é suprir sua falta de mão de obra pois muitas pessoas estão envelhecidas e se aposentando.
De que adiantaria o governo abrir as porteiras de uma vez só e deixar entrar 500.000 imigrantes num único ano? Onde todo esse povo estaria empregado? Como ele poderia cobrir os gastos de assurance emploi do povo que estiver desempregado? O que aconteceria com os números de mendicância, violência etc?
Então a entrada de pessoas tem de ser controlada com base no desempenho econômico, profissões em demanda, fatores políticos etc etc. Então eles aumentam o diminuem a entrada conforme estes fatores vão evoluindo ou se modificando.
Se os processos agora estão demorando mais fica evidente que o governo quer dar uma pausa e priorizar talvez profissões prioritárias? Dar uma segurada por causa do ralentissement do crescimento econômico? Tudo isso é levado em consideração.
Finalizando, dê um tempo, vá relaxar, aproveite seu tempo no Brasil e estude. Não adianta nada, absolutamente nada reclamar, espernear, ficar ansioso etc. É uma escolha foda a da imigração mas todo imigrante tem de ter em mente que ele não controla este processo. Ele se voluntaria e fica disponível aguardando – e só.
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
30 de janeiro de 2012 às 03:28 #50130joao48Participante
Eu não acho que a demora no processo existe como controle de numero de imigrantes. Acho que é lerdisse burocratica mesmo. O Quebec tem uma quota de 50,000 por ano e o controle de imigrantes é feito na emissão de CSQ, e não na etapa federal.
Toda burocracia que afeta gente sem poder, dinheiro, ou influencia tende a ser indiferente às necessidades das pessoas que ela serve. Estrangeiros fora do Canada não tem nenhum poder politico portanto ninguém se incomoda se sofrem inconveniência.
Pessoalmente não acho que imigrantes tem direito a uma decisão rápida, nem a um processo conveniente. O programa de imigração evidentemente existe para beneficiar o Canada e Canadenses e é assim mesmo que deve ser. O meu problema é com incompetência e atraso em geral, ambos os quais parecem estar presentes em abundância nesse processo.
E sim, sei que há muito atraso no Brasil. É por isso mesmo que estou saindo daqui.
-
30 de janeiro de 2012 às 13:23 #50139mrodolfoParticipante
Joao,
Sua visao está muito enganada. Conforme o acordo Québec – Canadá sobre a imigraçao, a província é responsável por escolher seus próprios imigrantes, enquanto o país emite os vistos.
Grosso modo, o Québec pode escolher emitir um trilhao de CSQs num ano e, se o Canadá nao quiser, nenhum visto será emitido.
O Canadá observa o que acontece em todo o país e os impactos que uma imiggraçao indiscriminada pode trazer às outras províncias. Se o Québec nao crescer o suficiente para absorver a mao de obra que já está aqui (com níveis de desemprego muito maiores que aqueles dos nativos), uma grande parcela de imigrantes vai tentar a vida em outras províncias que, por consequência, vao importar problemas mesmo nao os querendo…
O buraco é muito mais embaixo…
Aproveitem esses dois anos para viverem suas vidas no Brasil e, ao mesmo tempo, se prepararem melhor para quando desembarcarem….
-
30 de janeiro de 2012 às 13:33 #50140alanluiParticipante
@mrodolfo wrote:
Joao,
Sua visao está muito enganada. Conforme o acordo Québec – Canadá sobre a imigraçao, a província é responsável por escolher seus próprios imigrantes, enquanto o país emite os vistos.
Grosso modo, o Québec pode escolher emitir um trilhao de CSQs num ano e, se o Canadá nao quiser, nenhum visto será emitido.
O Canadá observa o que acontece em todo o país e os impactos que uma imiggraçao indiscriminada pode trazer às outras províncias. Se o Québec nao crescer o suficiente para absorver a mao de obra que já está aqui (com níveis de desemprego muito maiores que aqueles dos nativos), uma grande parcela de imigrantes vai tentar a vida em outras províncias que, por consequência, vao importar problemas mesmo nao os querendo…
O buraco é muito mais embaixo…
Aproveitem esses dois anos para viverem suas vidas no Brasil e, ao mesmo tempo, se prepararem melhor para quando desembarcarem….
É facil criticar estando ja no Canada, e não tendo que ficar nesse vai ou naum vai… e dicifil estar nessa prr de Brasil ainda num emprego que você sabe que não vai te levar a mrd nenhuma…Ninguem nos obrigou a imigrar mas tambem ninguem nos informou que o processo demoraria tanto assim…
-
30 de janeiro de 2012 às 14:10 #50141mrodolfoParticipante
Alanlui,
Diferente daquilo que você pensa, não critico apenas porque já estou no Canadá.
Nossa função, sua inclusive, de colaborador da CBQ, é de trazer pontos de vista que possam ajudar aqueles que estão no processo ou mesmo que já estão por aqui.
Não é a imigração que vai mudar a sua vida se você mesmo não mudá-la. Essa atitude de vítima, reclamando do emprego, não vai te levar a lugar algum por aqui. Troquem de emprego já no Brasil!
Ao chegar, nós passamos a fazer parte das estatísticas e nada mais. Nossa vida dependerá apenas de nós mesmos! Pode até ser que um colega que arranje uma entrevista, se o seu currículo for bom, mas para conseguir a vaga, é a sua atitude que vai prevalecer.
Nós que estamos aqui, Carlos, Sandro, Ronaldo, eu e tantos outros mais que volta e meia aparecem para expor suas opiniões (sem contar aqueles que vieram e voltaram e sempre compartilham seus pontos de vista), buscamos abrir os olhos daqueles que ainda não chegaram.
O Canadá é soberano sobre o Québec na questão de imigração. Isso é fato. Na minha opinião, nada está tão ruim que não possa piorar. Preparem-se, aproveitem o seu tempo de maneira produtiva e tenham sempre outras alternativas.
-
30 de janeiro de 2012 às 15:08 #50142imigranteParticipante
Cada um arruma a casa da maneira que quer. Se vc gosta do modo como seus móveis estao, vc nao mudaria eles de posiçao se um estranho viesse a sua casa fala pra colocar o seu sofá em outro local e, nem mudaria de casa ou bairro se um colega dissesse que só iria a sua casa se fosse em outro local.
Agora imagina se vc já estivesse morando no Canada e fizesse o convite para seus familiares irem te visitar, concerteza vc iria gostar que eles fossem passar as férias com vc. Mas imagine se todos eles só pudessem ir te visitar ao mesmo tempo. Será que vc consegueria acomodar 10 pessoas dentro da sua casa 3 1/2 ou 4 1/2 com mínimo de conforto?
Muita gente aqui sabia que esse processo era demorado e mesmo assim resolveu encarar, então, pra que ficar reclamando?
P.S. Também estou esperando a 8meses e imagino que tenha que esperar mais uns 5 ou 6 meses. e mesmo que a partir de agora o processo mude e tenha que esperar mais 10meses, o que eu vou poder fazer? NADA ou entao desistir.
-
30 de janeiro de 2012 às 15:56 #50144ShapeParticipante
moderação pode excluir este post… post duplicado :oops:
-
30 de janeiro de 2012 às 16:03 #50146ShapeParticipante
to esperando o federal há 13 meses, e de fato nunca imaginei que o processo demoraria tanto, mas me espanta a atitude de alguns. se não estou contente com meu trabalho ou padrão de vida aqui no Brasil, tenho que ficar feliz por existir a oportunidade de migrar para outro país e tentar uma vida diferente por lá… os possíveis motivos da demora já foram explanados, e se amanhã o Canadá decidir que não quer mais receber gente de fora, ou Brasileiros, ou o que for, eles podem! E nós não poderemos fazer nada… então, veja, a espera é realmente dura, difícil, as vezes bate insegurança, dúvida, e etc., mas esses são problemas nossos, não do Canadá. E se acha que é falta de respeito, atenção ou cuidado com os futuros residentes, sério, a gente tá mais que acostumado com isso tudo aqui no Brasil! =P
Se veio desabafar, como muitos fazem, ótimo! continuem!, agora vamos respeitar um pouco mais aqueles que já estão lá e que ainda se dão o trabalho de voltar aqui no forum pra ajudar os que ainda estão no processo!
-
30 de janeiro de 2012 às 16:09 #50145FilipevsmParticipante
Como o pessoal já falou anteriormente, o buraco é realmente muito mais embaixo.
Abrir um processo de imigração ultra-eficiente que processe tudo até o visto em poucos meses é loucura, tanto para o próprio Canadá, quanto para o emigrante.
Primeiro pela própria questão do país em receber essa quantidade de pessoas, conforme já dito.
Segundo porque, é fácil fazer 3 meses de curso intensivo de francês, achar quer mesmo emigrar, chegar no Canadá, ver que o negócio é mais tenso do que se imaginava, e pedir auxílio para o governo devido a dificuldade em encontrar emprego sem falar a língua local, e voltar. Eles não estão procurando aventureiros.
Os processos demoraram em média 2 anos para os que foram há muitos anos, pra quem foi em 2008, pra quem foi recentemente, e pra nós não vai ser diferente. Quer queira, quer não, todo mundo teve que passar por isso.
Imagina se não tivessemos ao menos a opção de ir embora do Brasil? Seriam muito mais do que 24 meses, sem qualquer opção a ser tomada.
Mantenha a vida no Brasil, e bola pra frente.
Mal ou mal, é um tempo que você tem por aqui para chegar no Canadá afiado na língua de onde você vai viver, terá juntado um pé de meia bacana, e provavelmente terá ainda mais experiência profissional para aproveitar em seu CV.
-
30 de janeiro de 2012 às 18:17 #50156SANDROMSParticipante
@alanlui wrote:
É facil criticar estando ja no Canada, e não tendo que ficar nesse vai ou naum vai… e dicifil estar nessa prr de Brasil ainda num emprego que você sabe que não vai te levar a mrd nenhuma…Ninguem nos obrigou a imigrar mas tambem ninguem nos informou que o processo demoraria tanto assim…
Já estar no Canadá nos dá uma única vantagem ao comentar esse assunto: já passamos por isso! Existe uma lenda de que os processos de 2 ou 3 anos atrás eram curtinhos… mas vamos ver:
Eu comecei a estudar francês em janeiro de 2007, mandei o dossiê em junho de 2007, obtive o visto em dezembro de 2008. Estamos falando de quase dois anos de processo.
Sim, o processo está ainda mais lento nesse exato momento, por razões discutidas acima, mas que já existiam no nosso tempo. Me lembro de uma palestra onde a Soraya Tandel explicava que a demora a parte federal era propositadamente lenta (de 7 a 12 meses na época), para que, entre outras coias, houvesse chance do imigrante se preparar melhor para a mudança.
Quanto a situação de suspense: não saber se investe na carreira no Brasil, abandona tudo, vai antes do visto ou não. Acredite, todos nós passamos por isso, não é exclusividade de vocês. Eu morei num apartamento “emprestado” por 3 meses, esperando a hora certa de pedir as contas e embarcar. Na verdade só decidi quando a empresa onde trabalhava começou a fazer cortes.
E tem mais, nós já vivemos outras coisas pelas quais muitos aqui ainda vão passar: aceitação da formação e experiência profissional, procura de emprego, revisão de conceitos, mudanças de plano, muitos gastos após a chegada, o medo da imigração acabar não dando frutos.
Leia com calma o que escrevem os colaboradores que já estão no Canadá, e aprenda com os nossos erros. Um ex-gerente meu repetia sempre uma frase que gosto muito:
É inteligente aquele que aprende com os seus próprios erros, mas ainda mais inteligente, é aquele que aprende com os erros dos outros.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
30 de janeiro de 2012 às 18:37 #50157UcrambucoParticipante
Olá a todos!
Aos que já estão no Canadá, obrigada pela ajuda de vocês…!
Há algum tempo atrás, estava super chateada com a lentidão do processo e tal… e alguem aqui na comunidade disse uma frase que me fez refletir:
” Imigração não é um direito a ser reclamado, é um privilégio.”
Sendo assim, como diz Arnaldo César Coelho: ” regra é clara”. E complemento: temos que nos adequar a elas enquanto existem. Depois podem fechar as portas!
Ucrambuco!
Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
13/03/2013 - Entrevista + CSQ
02/05/13 - Recebimento Processo federal
27/01/14 - Solicitação exames médicos
11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos -
30 de janeiro de 2012 às 20:10 #50160lesleyfernandesParticipante
Não sinto essa demora de forma tão negativa. Concordo com alguns pontos aqui abordado, a rapidez da imigração não é conveniente para o governo, até porque a província aguenta absorver 50.000 imigrantes por ano. O processo poderia até ser digital, mas mesmo assim, após o processamento todos teriam que esperar o seu “ano”.
Enquanto o processo corre eu e a minha esposa aproveitamos para fazer cursos, estudar mais o francês e melhorarmos profissionalmente. Além é claro de juntar mais dinheiro.
-
30 de janeiro de 2012 às 23:20 #50166Carlos_SantosParticipante
Caro Alanlui,
@alanlui wrote:
…
É facil criticar estando ja no Canada, e não tendo que ficar nesse vai ou naum vai…..nao se esqueca que todos aqui na CBQ que estao no Canada, como o Marcos, Sandro, eu e muitos outros passamos pelo mesmo processo que o seu e dos demais colegas aqui do forum!
Se um comentario é feito, sabemos como é e sempre procuramos ajudar aos que ainda nao passaram pela etapa, com nossos pontos de vista, que sao diferentes e complementares!
Ninguém aqui critica nada, estamos em modo cooperativo e construtivo!
As regras do processo mudam e vao continuar mudando, pois é melhor para o Canada!
E nao porque ira facilitar nada para ninguém!
É o direito deles e nao sei se vc fosse o responsavel pelo processo, como vc teria agido?
É sempre bom se colocar do outro lado da moeda e ver se é possivel continuar pensando igual!
@alanlui wrote:
…tambem ninguem nos informou que o processo demoraria tanto assim…
engano seu….. quem tem que correr atras do processo e do tempo dele é você e nao eles!
Se vc deu entrada no processo sem ter se informado, de quem é o erro?
Espero que entenda que o nosso objetivo aqui é ajudar e nao ofender, nem criticar os demais colegas!
Espero contar com sua colaboracao
-
31 de janeiro de 2012 às 01:07 #50173erismarlimaParticipante
Apesar de todos que postaram aqui já falarem tudo que precisava, gostaria de endossar os discursos de um modo geral:
Aos que já se submeteram ao processo, tiverão exito, estão no Canadá e ainda assim, estão nos ajudando (nós que estamos em busca da imigração), um imenso OBRIGADO! Por favor, CONTINUEM ok? Nos ajudem…
Ao colega que se mostra insatisfeito com o processo, gostaria de endossar que realmente é demorado e é uma CONDIÇÃO (infelizmente)…desanima não…manda bala aí que pode dar certo, ok? E ajude o CBQ …té mais…
-
31 de janeiro de 2012 às 09:54 #50181aninhasParticipante
Devo dizer que eu estou apenas no começo do processo, nem sequer fiz a entrevista e já sinto a demora. Sinto também a ansiedade… olho todos os dias a caixa do correio e nunca olhei minha caixa de spam tão atentamente como olho agora. Dia 22 de fevereiro meu processo completa 6 meses (os 6 meses que eles dizem que leva para ter uma resposta da entrevista), mas vejo aqui no fórum que outras pessoas já passaram deste tempo e estão no mesmo barco que eu.
Acho que se ficarmos reclamando tudo será mais difícil. Será mais chato e vai parecer uma eternidade cada dia de espera. Quando enviei os papéis eu sabia que demoraria mais de um ano, então já comecei tranquila. Muitas pessoas levam dois anos, então quem sou eu para ficar ansiosa com 6 meses? Nesse sentido a comunidade tem me ajudado muito. Posso escrever muito pouco por aqui, pois ainda não tenho experiência, estou apenas no início do processo. Mas fico muito feliz em saber que o problema não é com meu dossier, é apenas o tempo de processo. O fato do processo demorar não é algo ruim, é um tempo que temos para estudar francês e guardar bastante dinheiro (como já foi falado), chegar tranquilo lá, facilitando e muito a adaptação.
Entendo que as vezes é meio difícil segurar a ansiedade, mas recomendo que nessas horas você deva entrar na comunidade e ver que todos estamos no mesmo barco. A demora é para todos! Já pensou se o processo levasse 1 mês? Garanto que muitas pessoas chegariam lá com o francês parco, com menos dinheiro e seria muito mais difícil arrumar um emprego. Assim chegaremos lá mais preparados para essa nova vida.
-
31 de janeiro de 2012 às 11:45 #50183Marcelo_AndradeParticipante
É isso aí, temos que enxergar o lado positivo das coisas, mas não só no processo de imigração!!
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.