Processo 2015

Visualizando 109 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #121996
      curty
      Participante

      Todos já devem ter lido por aí que a partir de 2015 o processo sofrerá mudanças, provavelmente profundas.

      Eu achei essas duas notícias oficiais e o mais importante me parece ser a tal “nouvelle façon de choisir les personnes immigrantes basée sur une déclaration d’intérêt”. Vamos ver como vai ser isso. Espero que eles divulguem as novas regras antes de Abril, para que os interessados possam ir se preparando.

      Essas mudanças vem sempre acompanhadas da preocupação de quem está se preparando e tem um bom perfil, de que passe a não se enquadrar.

      O que mantém as esperanças é que o plano de imigração para 2015 mantém números parecidos com o de 2014.

      Enfin, seguem os links.

      http://www.midi.gouv.qc.ca/fr/presse/communiques/com20140218.html
      http://www.fil-information.gouv.qc.ca/Pages/Article.aspx?aiguillage=diffuseurs&listeDiff=327&type=1&idArticle=2210308646

    • #122094
      fkbrun
      Participante

      Hoje vi que o processo federal agora tem a modalidade Express Entry para as outras províncias. Parece ter se tornado mais fácil e ágil, no geral.

      Se o processo do Québec for parecido com o da Austrália/Nova Zelândia, como diz num dos links postados acima, pode ser que agilize bem a obtenção do CSQ. Mas o Express Entry do federal me preocupou em dois pontos:
      1) eles requerem uma equivalência do diploma validada por alguma entidade autorizada de lá e;
      2) para comprovação da proficiência em francês eles só aceitam o TEF

      Se esses dois pontos passarem para o CSQ, vai complicar bastante a minha vida (e, imagino, de muitos outros), visto que a avaliação de equivalência do diploma demora um pouco (pelo menos um mês, dependendo por onde fizer) e eu já corri atrás e obtive meu DELF B2. No modelo atual, já tenho todos os pontos necessários pro CSQ.

      Quando será que o MIDI vai liberar as novas regras do jogo??

      #tenso.

    • #122095
      fkbrun
      Participante

      PS: sem contar que a equivalência do diploma é bem carinha, de C$200 pra mais….

    • #122096
      curty
      Participante

      Então, o processo parece ser mais ágil e fácil dependendo do seu perfil. Se tiver uma pontuação alta, sim. Se não tiver, pode ser constantemente empurrado para o fim da fila.

      O que me preocupa mais é que minha profissão (arquitetura) nunca esteve entre as mais cotadas nas listas de profissões em demanda e tenho medo que volte a obrigatoriedade de ter a profissão dentro da lista e a minha não esteja lá. Daí teria que fazer pelo federal.

      Por outro lado, vi alguns artigos do tipo “profissões com maior demanda no Québec” e a arquitetura anda sassaricando entre elas. Enfim, é esperar essas novas regras e torcer para serem boas para a gente :=):

    • #122097
      fkbrun
      Participante

      Engraçado. Eu trabalho com TI, e eles dizem estar em alta, mas na lista das qualificações, dá só 6 pontos pelo diploma. Se não mudar nada, continuo feliz passando com meus 58 pontos :)

      #pensamentopositivo

    • #122115
      Rodrigo Luzzio
      Participante

      Olá pessoal…Sou novo no grupo ..mais um na batalha…

      Iniciei o curso intensivo de verão na Aliança Francesa…mês de janeiro, todos os dias…

      Estou gostando bastante…

      Vocês acham que é possível dar entrada ainda este ano?

      Trabalho na área de TI, sou casado e tenho 02 filhos..

      Um abraço e boa sorte a todos..

      Rodrigo.

    • #122116
      Marco Aurélio
      Participante

      Rodrigo, vai depender das novas regras e se tiver novas regras, da uma olhada no seu perfil com as regras de hoje e veja a quantidade de pontos que você obtêm para você ter uma ideia onde você pode focar mais nesse momento.

    • #122117
      fkbrun
      Participante

      Rodrigo Luzzio,

      por enquanto, tudo depende da pontuação. O link abaixo mostra como eles calculam a pontuação:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf

      Pelo que entendi na sua mensagem, você começou a estudar francês agora, certo? Para pontuar no idioma, tanto francês quanto inglês, você precisa passar por um teste oficial – no caso do inglês é o IELTS e no francês tem vários (TCF, TEF, DELF, DALF) – e obter um nível mínimo de intermediário avançado.

      Imagino que você, por estar indo acompanhado de esposa e filhos, consiga a pontuação. Vê aí na planilha!

      Mas, como já foi mencionado antes, o processo vai sofrer alterações em abril, então só Deus sabe como vai ficar tudo!

      • #122130
        Rodrigo Luzzio
        Participante

        Pessoal,

        Muito obrigado pelos retornos e pela ajuda.

        No grille de selection, não entendi muito bem a equivalência de formação, a parte de Niveau de scolarité.

        No caso, sou formado em Administração de Empresas,em 4 anos de curso.

        Podem me ajudar a entender em qual pontuação me encaixo?

        Obrigado.

        Rodrigo Luzzio

      • #122213
        luizlucena3
        Participante

        Pessoal, duas dúvidas:
        1) Fiz o TCF-Q e obtive B1 para compreensão auditiva, B2 para produção oral e C1 para compreensão escrita. Qual seria a pontuação que alcançaria com esse desempenho no dossiê?

        2) Qual a pontuação mínima para um candidato solteiro ser aprovado na entrevista e/ou receber o CSQ?

    • #122131
      fkbrun
      Participante

      Rodrigo Luzzio,

      no documento abaixo há a pontuação por Domínio de Formação:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf

      Se o seu diploma foi emitido no Brasil, você procura pelo seu grau na coluna da esquerda. Se foi no Quebéc ou algum lugar que tenha acordo comum de educação com eles, você pega a lista da direita.

      Por exemplo:
      Tenho nível de estudos universitário (Universitaire 1er cycle 3 ansou+), que me dá 10 pontos no Niveau de scolarité. Minha formação é em ciência da computação (Science de l’informatique) que, no documento que mandei acima, me garante mais 6 pontos, visto que minha formação foi no Brasil, logo peguei da coluna da esquerda

      No seu caso seriam 6 pontos também, se você obteve seu diploma no Brasil (Gestion et administration des entreprises (BAC. ‐ 3 ans) está logo abaixo da Science de l’informatique)

    • #122133
      curty
      Participante

      Lembrando que essas informações são apenas referências, porque provavelmente tudo isso vai sofrer mudanças até abril.
      Em tempo, alguém tem alguma novidade sobre as novas regras?

    • #122134
      Rodrigo Luzzio
      Participante

      Merci beaucoup mes amis!!!

    • #122135
      brufonte
      Participante

      Lembrando que essas informações são apenas referências, porque provavelmente tudo isso vai sofrer mudanças até abril.
      Em tempo, alguém tem alguma novidade sobre as novas regras?

      Até agora não ouve nenhuma mudança na regra. Olho quase todo dia.

      Eu queria aproveitar este tópico para tentar reunir as pessoas que estão para receber uma resposta sobre o CSQ.

      Acredito que deveremos ter uma rodada de entrevistas aqui no Brasil para este primeiro semestre.

      Meu processo completou 1 ano de abertura no dia 19/01/2015. Espero receber uma resposta de convocação para 2015.1.

      Quem mais está aguardando uma resposta ou já recebeu um resposta mandando aguardar a entrevista de 2015?

      Bruno Alves

    • #122147
      curty
      Participante

      Lendo esta matéria, eu fiquei com a impressão de que as grandes mudanças não chegarão agora em abril. Além disso, fica muito evidente, como previsto, a importância do francês. O que vocês acham?

      Le Devoir
      (25/01/2015) “Immigration au Québec: réforme majeure en vue”
      http://www.ledevoir.com/politique/quebec/429917/immigration-au-quebec-reforme-majeure-en-vue

      • #122149
        brufonte
        Participante

        Acho que vem uma grande mudança. Mas vamos aguardar abril

    • #122150
      curty
      Participante

      Pois é, eu também acho. Mas esta matéria fala no próximo outono e parece jogar tudo um pouco mais para frente. Sei lá, fiquei com esta impressão.

    • #122152
      SANDROMS
      Participante

      O texto diz claramente que o um projeto de lei propondo um novo formato será enviado ao congresso do Quebec no outono deste ano. Portanto o novo formado deve ser implantado provavelmente em 2016, e certamente não é para abril de 2015.

    • #122153
      fkbrun
      Participante

      SANDROMS,

      será que esse ano ainda vai ser nos moldes antigos? Ou será que já vão experimentar algo novo? Eu ainda acho que já vão fazer uma pré-seleção online, como o federal está fazendo no Express Entry, mas com os critérios de seleção atuais. E ano que vem seria esse mesmo modo de recepção das intenções de interesse, mas com novas regras para ser selecionado.

      Just guessing.

    • #122154
      SANDROMS
      Participante

      Meu palpite é que uma mudança dessa envergadura necessita um projeto de lei apreciado e aprovado pela assembléia legislativa da província. Como a reportagem mesmo citou, tal projeto de lei será enviado no próximo outono.

      O que eles podem alterar à vontade em abril é: a planilha de pontuação, a lista de profissões e demandas, e as quotas anuais de aplicações. Isso eles podem e devem alterar em abril, mas uma discussão adicional seria necessária antes de uma mudança mais radical no processo.

      Além disso, embora o Quebec tenha autonomia em termos de seleção de candidatos, o processo é em parceiria com o governo federal, que é quem concede o status de residente permanente no final do processo. Se toda essa mudança já estivesse planjeda já se estaria falando nisso agora para poder ter tudo preparado para abril próximo.

      Mas isso é só o meu palpite, claro.

    • #122155
      curty
      Participante

      Eu penso exatamente a mesma coisa do Sandro. E eu apostaria ainda numa mudança da pontuação relativa ao francês.

    • #122156
      fkbrun
      Participante

      Será que seria só isso?

      A nova lista de pontuação de domínios de formação foi publicada hoje:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf

      (fiquei contente, porque agora minha formação tá valendo bem mais pontos!)

      Mas se forem aumentar a exigência do nível de francês, como seria? Deixar obrigatório no mínimo C1? Obrigar ao menos o requerente principal ter um nível intermediário avançado?

    • #122157
      curty
      Participante

      As novidades estão finalmente surgindo.
      Para mim, não muda muito. (Sou arquiteto)
      O curioso é que Technologie de l’architecture (DEC) dá 12 pontos, Technologie de l’architecture (AEC) dá 6 pontos e Architecture (BAC) ou (MAI) não dá nada. Eu acho que é pessoal :disapointed:

    • #122158
      Marco Aurélio
      Participante

      Esse povo é louco cada dia coloca uma tabela diferente kkkkk.
      Com essas modificações estou na merda, pois sem testes meu processo que enviei de 63 pontos agora vai depender deles:
      Sciences infirmières et nursing (BAC) agora da 12 pontos (perdir 4 pontos) antes era 16;
      Génie mécanique (BAC) agora da 3 pontos (cônjuge).

      Meu processo vou enviado em Maio/2014 e debitado as taxas e recebemos o email do BIQ no dia 11/06/2014, espero que avaliem meu processo pelas regras passadas…

    • #122159
      brufonte
      Participante

      Esse povo é louco cada dia coloca uma tabela diferente kkkkk.
      Com essas modificações estou na merda, pois sem testes meu processo que enviei de 63 pontos agora vai depender deles:
      Sciences infirmières et nursing (BAC) agora da 12 pontos (perdir 4 pontos) antes era 16;
      Génie mécanique (BAC) agora da 3 pontos (cônjuge).

      Meu processo vou enviado em Maio/2014 e debitado as taxas e recebemos o email do BIQ no dia 11/06/2014, espero que avaliem meu processo pelas regras passadas…

      Estou com a mesmo duvida que você Marco Aurélio. Meu processo foi aberto dia 19/01/2014. Espero não ser avaliado por essa nova tabela.

      Pois acabo perdendo um ponto. Alguém sabe se serão aplicadas regras novas para quem já abriu o processo ??

    • #122160
      Marco Aurélio
      Participante

      É tudo complicado nesse projeto quando estamos entrando nele todos que já estão já avisam que não é fácil.
      Estava pensando em fazer um curso de três meses de inglês ou francês mais um curso de AEC de Gestion Projet em Montreal mais não vou gastar o que tenho e que não tenho para arriscar vou esperar meu CSQ se sair ai sim vou fazer para melhorar e conhecer mais as cidades, perdi a paciência kkk mais não desisto sou Galo doido kkkk (YES WE QUEBEC)…

    • #122164
      curty
      Participante

      As novidades estão finalmente surgindo.
      Para mim, não muda muito. (Sou arquiteto)
      O curioso é que Technologie de l’architecture (DEC) dá 12 pontos, Technologie de l’architecture (AEC) dá 6 pontos e Architecture (BAC) ou (MAI) não dá nada. Eu acho que é pessoal :disapointed:

      Eu tenho uma dúvida. Se eu fizer a equivalência do meu diploma brasileiro de Arquitetura e Urbanismo, muito provavelmente vai corresponder a Technicien/Technologue de l’architecture. Nesse caso, eu posso enviar o dossiê como Technicien/Technologue de l’architecture ou tem que ser como arquiteto mesmo?? Estes pontinhos extras fariam uma boa diferença…

    • #122174
      Wilson
      Participante

      Eu tenho uma dúvida. Se eu fizer a equivalência do meu diploma brasileiro de Arquitetura e Urbanismo, muito provavelmente vai corresponder a Technicien/Technologue de l’architecture. Nesse caso, eu posso enviar o dossiê como Technicien/Technologue de l’architecture ou tem que ser como arquiteto mesmo?? Estes pontinhos extras fariam uma boa diferença…

      Acredito que se tiver a equivalencia, pode enviar conforme o resultado da equivalencia. Mas lembre que mesmo com equivalencia seu diploma ainda pontua como hors du Quebec e nao diploma do Quebec.

      No fundo, vai ficar para a administracao do tecnico de imigracao que pegar seu dossie avaliar e interpretar.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #122175
      conradodecampos
      Participante

      Olá pessoal, sou novo aqui no forum, então não sei se este é o lugar certo, mas tenho um duvida sobre o processo e não consigo a resposta em lugar nenhum.

      Alguém sabe se o tempo de pós graduação (mestrado e doutorado) contam pontos para experiencia de trabalho?

      obrigado

    • #122176
      flopes
      Participante

      Olá pessoal, sou novo aqui no forum, então não sei se este é o lugar certo, mas tenho um duvida sobre o processo e não consigo a resposta em lugar nenhum.

      Alguém sabe se o tempo de pós graduação (mestrado e doutorado) contam pontos para experiencia de trabalho?

      obrigado

      conradodecampos,
      só conta como tempo de estudo mesmo.
      No meu processo até coloquei o doutorado na parte de experiência profissional, mandei documentação provando bolsa e tudo mas não aceitaram. Quando recebi a intention de rejet eles alegaram que a experiência profissional só seria contabilizada se eu enviasse algum comprovante de estágio (estágio docente, por exemplo, como todos aqueles detalhes da carta de experiência profissional).
      Eu nem cheguei a mandar pois já tinha ponto suficiente e acabamos recebendo o csq pelos correios.
      Já o pos-doc acho que contou, mandei os documentos da bolsa e uma carta da instituição dizendo que realizo pesquisa na faculdade em tempo integral (40 horas/semana) com período, função etc. O Biq não reclamou.

      Abraço
      Fernanda

      Envio do dossiê: 06/2012
      Recebimento do e-mail de abertura do processo: julho/2012
      E-mail Intention de Rejet: 13/05/2014
      E-mail dizendo que o dossie estava em espera para decisão: 12/09/2014
      Recebimento dos CSQ`s prioritários pelo correio: 14/10/2014.
      Processo Federal: Chegada dos documentos em Sidney: 12/11/2014

      Perfil: casal com menos de 35 anos, ambos engenheiros de alimentos, dois filhos

      • #122177
        conradodecampos
        Participante

        Fernanda,

        muito obrigado pela ajuda, não consegui encontrar isso em lugar nenhum do site ou dos documentos. Pra mim essa noticia é muito ruim, porque eu estava contando com esses pontos para não depender da sorte deles me chamarem para entrevista.
        Será que se eu enviar uma carta da universidade atestando meu doutorado, como você fez com o pós-doc, conta ponto? Espero que sim heheheheh

        Abraços

        Conrado

      • #122240
        Manuuu
        Participante

        Fernanda, oi, td bem?
        quando vc decidiu não mandar esse comprovante de estágio (para comprovar sua experiência do doutorado) você teve que avisar pra eles que vc não iria enviar isso e que eles poderiam ignorar essa experiência? (pq talvez eu tenha um problema parecido, talvez tenha que pedir que eles desconsiderarem um tempo de trabalho do meu marido pois não temos como prova-lo com o cnis (inss) pois eles não aceitaram nosso imp de renda)

    • #122178
      flopes
      Participante

      Fernanda,

      muito obrigado pela ajuda, não consegui encontrar isso em lugar nenhum do site ou dos documentos. Pra mim essa noticia é muito ruim, porque eu estava contando com esses pontos para não depender da sorte deles me chamarem para entrevista.
      Será que se eu enviar uma carta da universidade atestando meu doutorado, como você fez com o pós-doc, conta ponto? Espero que sim heheheheh

      Abraços

      Conrado

      Na carta de intention de rejet, onde eles pediram documentos adicionais, estava exatamente assim na parte de experiências profissionais com relação ao doutorado:

      “Copie certifiée conforme de conventions de stage ou d’attestations de l’établissement d’enseignement précisant que les stages de travail ont été effectués dans le cadre des études”
      ATTENTION
      Chacune des attestations de stage doit contenir les éléments suivants :
      Les dates exactes du début et de la fin du stage;
      Les principales tâches et responsabilités;
      Le nombre d’heures travaillées par semaine;
      La signature du superviseur immédiat ou de l’agent du personnel de l’entreprise ou de l’établissement, et l’inscription de son nom en caractère d’imprimerie;
      La date de la signature.”

      Por isso, conclui que eles não consideraram o doutorado.

      Mas eu não sei se isso pode variar. Talvez seja interessante tentar, o que pode acontecer é vir como veio pra mim, mas vai que cola rs.
      Boa sorte!

      Envio do dossiê: 06/2012
      Recebimento do e-mail de abertura do processo: julho/2012
      E-mail Intention de Rejet: 13/05/2014
      E-mail dizendo que o dossie estava em espera para decisão: 12/09/2014
      Recebimento dos CSQ`s prioritários pelo correio: 14/10/2014.
      Processo Federal: Chegada dos documentos em Sidney: 12/11/2014

      Perfil: casal com menos de 35 anos, ambos engenheiros de alimentos, dois filhos

    • #122182
      SANDROMS
      Participante

      Eu tenho uma dúvida. Se eu fizer a equivalência do meu diploma brasileiro de Arquitetura e Urbanismo, muito provavelmente vai corresponder a Technicien/Technologue de l’architecture. Nesse caso, eu posso enviar o dossiê como Technicien/Technologue de l’architecture ou tem que ser como arquiteto mesmo?? Estes pontinhos extras fariam uma boa diferença…

      Se o seu diploma é um bacharelado de 4 ou 5 anos, certamente vai corresponder a um BAC em Architecture. Se o seu curso foi de 3 anos, provavelmente equivalerá a Technologue (DEC).

      Por qu a diferença de pontos? Provavelmente o Quebec não precisa de Arquitetos para fazer e assinar projetos, mas técnicos para trabalhar com desenho, CAD, etc.. Claro que quem faz um faz outro, mas aqui eles são quadradinhos….

      • #122183
        curty
        Participante

        Então Sandro, o meu é bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, 5 anos, como o de quase todos os arquitetos no Brasil. Mas dos relatos que vi de pessoas que pediram equivalência, todos, ao menos pelo que eu me lembro agora, receberam Technicien/Technologue e para obterem o título de arquiteto, teriam que cursar algumas matérias complementares na universidade antes de solicitar o registro na ordem. Muito provavelmente isso se dá pelas diferenças que encontramos entre a arquitetura brasileira e canadense, dadas principalmente pelo clima e pelas técnicas de construção utilizadas.

        Por isso me surgiu essa dúvida aí…

    • #122184
      SANDROMS
      Participante

      Curty,

      Agora entendi que você está falando da validação da ordem. Sim a ordem é mais exigente e as vezes dá uma permissão de técnico enquanto exige algumas matérias e exames para te considerar um arquiteto.

      Mas a avaliação comparativa do ministério da educação vai olhar a penas o seu título, o programa acadêmico e a carga horária.

      E o ministério da imigração, no caso o BIQ do México, é ainda mais superficial, eles olham a tradução do título que está no seu diploma e a carga horária.

      Agora será que se você fizer o processo da ordem, e ganhar uma permissão de técnico, o BIQ vai aceitar isso em fez da tradução direta do diploma? Não sei, talvez….

    • #122185
      curty
      Participante

      Pois é, eu também não sei e nem sei quem pode saber. :)
      Mas acho que vou fazer só a equivalência por uma universidade mesmo e ver no que dá, sem contar com possíveis pontos extras neste item. O processo da ordem é caro e demorado.

    • #122206
      acaceres
      Participante

      Eu tenho uma oura dúvida, que, aliás, tem tirado o meu sono. Encontrei o seguinte trecho no site da immigration (aparece quando procuramos a lista de pontuação pela formação):

      Le diplôme doit avoir été acquis au cours des cinq années précédant la demande de certificat de sélection du Québec (CSQ). À défaut de répondre à cette exigence, le demandeur doit avoir exercé légalement durant au moins un an, au cours des cinq années précédant la demande de CSQ, une profession directement liée au diplôme obtenu et pour lequel il est évalué.

      Eu me formei na primeira faculdade (Comunicação Social) em 2003, portanto, muuuuuito tempo atrás, e tenho outro diploma de graduação em Letras, este de 2011. O meu conjoint de fait então conseguiu o diploma dele ainda nos anos noventa. Alguém já tinha visto essa restrição? Ou isso só está valendo a partir de 2015. Não vi essa menção em absolutamente nenhum outro lugar na página da imigração e estou bem chateada pois se isso estiver realmente valendo perderemos pelo menos 12 pontos (6 da área do diploma de comunicação e outros 6 do meu conjoint, que tb é formado em comunicação). Já estamos inclusive pensando em voltar o planto inicial de imigrar como autonomos…

    • #122207
      acaceres
      Participante

      PS: Eu não trabalho com jornalismo (sou funcionária pública e trabalho com recursos humanos) e meu namorado é ilustrador, com diploma de publicidade. Ele acha que é diretamente ligado, mas vai saber o que a imigração vai achar…

    • #122208
      fkbrun
      Participante

      acaceres,

      Pelas regras, para pontuar você precisa ter o diploma emitido nos últimos 5 anos OU ter trabalhado com algo ligado à formação dentro deste período. Será que você não consegue fazer alguma ligação entre seu trabalho e seu diploma de Comunicação, talvez?

    • #122209
      fkbrun
      Participante

      Novidade do MIDI:

      Enfin, au début de 2016 on verra l’aboutissement du travail effectué afin de moderniser la Loi sur l’immigration du Québec. Adoptée en 1968, cette loi a connu plusieurs modifications, mais n’a jamais été revue en profondeur. Sa modernisation permettra au Ministère de poursuivre et parachever les travaux visant à doter le Québec d’un système d’immigration moderne et concurrentiel et de mettre en œuvre des actions auxquelles ont adhéré plusieurs participants lors des auditions sur la nouvelle politique. Parmi les effets qui en découleront, notons l’implantation de la déclaration d’intérêt, qui permettra de sélectionner en continu les candidatures recherchées en fonction du marché du travail, et l’amélioration des processus d’immigration, qui permettra aux personnes sélectionnées d’arriver plus rapidement au Québec.

      Fonte: http://www.midi.gouv.qc.ca/fr/presse/communiques/com20150211.html

      É, pelo jeito o processo de seleção esse ano ainda vai ser semelhante ao ano passado. E, aparentemente, ano que vem eles implementam o modelo de déclaration d’interêt.

    • #122227
      brufonte
      Participante

      Bom dia a todos. Preciso de uma ajuda, se é que alguem que já vez ou está fazendo a primeira parte do processo já passou por essa situação.

      04 de fevereiro eu recebi um e-mail do BIQ dizendo que eu deveria enviar o documento do INSS novamente, comprovantes de enedereço e assinar novamente o contrato de autonomia financeira.

      OK, até ai tudo bem. Entrei em contato com a tradutora, enviei os documentos e fiz o pagamento. Estou esperando chegar a tradução.

      Hoje recebi um outro e-mail do BIQ, dizendo agora que eu fui aprovado na primeira etapa e que estou na lista para realizar a entrevista, cuja a data será enviadas por eles por e-mail.

      Realmente não entendi nada e não sei se devo considerar a primeira ou a segunda(última carta recebida).

      Pensei em entrar em contato através do e-mail que eles usaram para me enviar as cartas, mas no próprio e-mail diz:
      ——–Veuillez noter qu’il n’est pas possible de répondre à ce courriel —–

      Pelo que entendi ai diz que não é possível de responder a este e-mail.

      Gostaria de saber se alguém sabe de algum e-mail que eu possa usar para entrar em contato com o BIQ ou se alguém já passou por essa situação e me dizer como procedeu.

      Obrigado pela atenção e ajuda pessoal.

      Bruno Alves

    • #122237
      brufonte
      Participante

      OK. Eu envie para o e-mail do biq, do recebi a carta, e recebi uma resposta automática dizendo que se meu dossier tiver algum problema, eles entrarão em contato comigo em até 15 dias uteis.

      Acho interessante informar, pois pode ter alguém passando pelo mesmo problema.

    • #122239
      Marco Aurélio
      Participante

      Pessoal Boa Noite, gostaria de saber se alguém que enviou o processo em 2014 dentro dos 6.500 se já tem entrevista agendada, CSQ, pedido de documentos ou alguma novidade em relação ao processo, meu processo foi enviado em 27/05/2014 e recebi o email de abertura do BIQ e debito da taxa em 11/06/2014, obrigado.

      Segue também a resposta do brufonte.

      Hawlb acho que isso é normal, pelo menos pelo que vejo das pessoas que já fizeram essa etapa.
      Marco Aurélio em 05 de fevereiro recebi um e-mail solicitando outra vez o documento do inss. E dia 27/02/2015
      recebi um e-mail dizendo que estava selecionado para a entrevista, mas que a entrevista não tem data marcada ainda.

      Meu processo foi aberto dia 19/10/2014.
      Mas acho melhor promovermos essa conversa no tópico que já foi aberto para isso.
      Minha ideia ficar em contato com as pessoas que estão recebendo os avisos de csq direto ou que foram aprovados para entrevista.

    • #122244
      brufonte
      Participante

      Só uma pequena correção na data que coloquei. O meu processo foi aberto dia 19/01/2014 e não 19/10/2014 como eu tinha escrito.

    • #122308
      Rodrigo Luzzio
      Participante

      E ai pessoal? Tudo bem? Todo mundo animado?

      Estou super….e vão surgindo mais e mais dúvidas, se puderem responder para me ajudar:

      Idioma:

      – Iniciei o curso de francês mega intensivo em janeiro e agora estou fazendo particular, o que está me ajudando muito…Caso dê entrada no processo este ano e no momento da abertura do processo, não tiver nenhuma cerificação, deixo zerado a parte de conhecimento de língua francesa? E depois mais para o final do ano mando a certificação de francês complementando o processo?

      – Estou pensando em setembro fazer um mês de intercambio de francês na Edu-Inter na Cidade de Quebec. Investimento total no projeto!!! Vocês conhecem esta escola? Estou querendo fechar o pacote já.

      Diploma:

      – Tenho formação em Administração de Empresas. Me formei em 2004 (11 anos atras).Mas sempre desde o início da carreira trabalho com TI. Neste caso a minha formação não vale pontuação? Só a experiência profissional? Fiz um curso técnico na E.T.E – Escola Técnica Estadual de 1 ano e meio na área de TI. Me formei em 2000 neste. Antes da faculdade. Vocês acham que neste caso, caso a primeira questão seja negativa, vale a pena colocar este curso técnico como formação? Estou perdido…

      Enfim, estou esperançoso com a experiência na área de TI, esposa + dois filhos, minha idade e da minha esposa 32 anos. E o francês evoluindo…

      Um abraço. Boa sorte a todos..

      Rodrigo Luzzio.

    • #122317
      hawlb
      Participante

      Pessoal, bom dia!

      Só para atualizar meu timeline, e tentar apaziguar alguns corações valentes. :sweating:
      O meu foi enviado as pressas antes do limite de 6500:

      Dez/2013: Envio dossier p/ Mexico
      Jan/2014: Dossier aberto e a taxa debitada
      Durante 2014: Enviei 2 modificações: Enviei o IELTs e depois alguns holerites para conseguir mais alguns pontos
      Inicio/Fev/2015: Email « Vérification des documents produits » dizendo que uma análise mais aprofundada seria feita no dossier.
      Final/Fev/2015: Email « Votre demande de certificat de sélection du Québec » dizendo que estava a espera de uma decisao
      Inicio/Mar/2015: Email « Votre Demande de Certificat de sélection – Service de messagerie prépayé » dizendo que o CSQ foi emitido (Graças a Deus!) e pedindo uma transportadora
      dia seguinte: envio do numero fedex
      6 dias depois: A angustiante saga vol I terminou: CSQ em casa :D :cool:

      Sucesso a todos!!

    • #122318
      SANDROMS
      Participante

      Parabéns,

      Agora a preparação muda, em vez do objetivo ser o CSQ passar a ser a adaptação ao novo país, boa pesquisa enquanto espera pela parte federal.

    • #122319
      fernandomarcuci
      Participante

      Prezados, boa tarde.
      Não sei se todos estão sabendo, mas o endereço para envio do dossiê para obtenção do CSQ (categoria trabalhadores qualificados) mudou.

      A partir de 24/02 as demandas de CSQ devem ser enviadas para Montreal e não mais para Cidade do México.

      Segue link:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/actualites/actualites-2015/transfert-biq-mexico.html

      Abraços.

    • #122320
      Marco Aurélio
      Participante

      Pessoal Boa Tarde,

      Acabei de receber o email do BIQ informando que estarei em uma proxima entrevista (ainda não tem data), não sei qual o critério utilizado por eles pois na minha conta e feita por varias pessoas até na palestra de imigração chegamos a 63 pontos, hoje temos nivel A2 ainda de francês (não mandamos testes de lingua) o que vocês acham que posso fazer:
      1 – Enviar email para o BIQ solicitando minha pontuação e recontagem do pontos?
      2 – Ir para o Quebec estudar por cerca de 15 semanas e ver se ganhamos os 5 pontos?
      3 – Ou cair nos estudos de manhã, tarde e noite no francês kkkk?
      Obrigado.

    • #122321
      Wilson
      Participante

      Acabei de receber o email do BIQ informando que estarei em uma proxima entrevista (ainda não tem data), não sei qual o critério utilizado por eles pois na minha conta e feita por varias pessoas até na palestra de imigração chegamos a 63 pontos, hoje temos nivel A2 ainda de francês (não mandamos testes de lingua) o que vocês acham que posso fazer:

      Marco, não há recontagem a ser feita. Voce fez a mesma coisa que eu, enviou o processo sem teste de línguas (eu tinha 64 pontos sem os testes). Vou te falar exatamente o que o entrevistador me falou:

      “Por que voce não enviou o teste de frances ? Se tivesse enviado, teria sido dispensado da entrevista e recebido o CSQ em casa”.

      Ele me afirmou explicitamente que independente do número de pontos que voce tem, se não enviar o teste de frances vai obrigatoriamente fazer a entrevista.

      Meu conselho a voce: aproveite que voce está com bastante pontos e estude o máximo possível a lingua francesa. Faça a entrevista sem medo. Estude as perguntas mais comuns, faça sua pastinha de pesquisa.

      Veja isso como primeiro teste. A entrevista é relativamente fácil, se voce não tiver frances para passar na entrevista, voce não tem frances para viver no Quebec e será muito difícil sua adaptação aqui.

      Tenha confiança, meu frances também era A2, tive 3 meses para me preparar para entrevista e estudei muito nesse periodo. Treinei com minha esposa todas as questões em frances, varias vezes. No final, ele disse que meu frances valia um B1/B2 e da minha esposa A2.

      Boa sorte !

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #122322
      Marco Aurélio
      Participante

      Então, obrigado pela resposta.
      Mais não quero viver no Quebec com francês nível A2, mais devido ao tempo e dinheiro gasto no processo e não ter nada nas regras falando que se não enviar vai para entrevista ou não, resolvi que iria gastar mais dinheiro com estudos e processo somente depois do CSQ pois poderia dar errado e acabar gastando muito dinheiro e o sonho acabar sem ter ao menos começado kkkk.
      Agora se enviar os testes tipo A2/A2 muda alguma coisa posso ter o CSQ em casa?
      Ou agora somente se tiver um B2 mesmo?
      Então você quer dizer que não adiantar adicionar mais pontos que não seja o teste vou para entrevista de qualquer forma?

    • #122323
      Wilson
      Participante

      Então, obrigado pela resposta.
      Mais não quero viver no Quebec com francês nível A2, mais devido ao tempo e dinheiro gasto no processo e não ter nada nas regras falando que se não enviar vai para entrevista ou não, resolvi que iria gastar mais dinheiro com estudos e processo somente depois do CSQ pois poderia dar errado e acabar gastando muito dinheiro e o sonho acabar sem ter ao menos começado kkkk.
      Agora se enviar os testes tipo A2/A2 muda alguma coisa posso ter o CSQ em casa?
      Ou agora somente se tiver um B2 mesmo?
      Então você quer dizer que não adiantar adicionar mais pontos que não seja o teste vou para entrevista de qualquer forma?

      Isso mesmo, não fala nada nas regras, mas ao menos o entrevistador me falou isso. Alias, eu respondi para ele a mesma coisa que voce me falou: o TCF é muito caro e eu preferi gastar esse dinheiro estudando frances do que fazendo o teste. Não sei se ele entendeu, mas só disse um “ok”. No começo da entrevista ele já me disse “não se preocupe, voces tem muitos pontos, só estou aqui para checar alguns documentos e verificar se voces falam frances”.

      Acredito que se voce enviar um teste A2/A2 não vai fazer diferença. Se voce já foi convocado para entrevista, economiza e usa o dinheiro para estudar. Considerando que o nível mínimo agora é B2 para pontuar, eu optaria por esse caminho.

      No seu caso, segundo o meu entrevistador, não adianta adicionar mais pontos que não sejam os testes de frances. Mas note que isso foi uma coisa que ele me falou, não tem nada oficialmente escrito. Voce pode até arriscar e enviar, mas como eu escrevi anteriormente, eu focaria na entrevista agora.

      A entrevista não é dificil. Sei que ficamos nervosos e ansiosos, mas é um pequeno passo para te dar confiança que voce está apto a seguir o processo.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #122324
      Marco Aurélio
      Participante

      Entendi, obrigado mais uma vezes você está sendo muito prestativo e suas resposta, boa sorte ai para você e sua família ano que vem estou ai kkkk, abraço.

      • #122325
        Wilson
        Participante

        Por nada Marco :) .

        Espero sempre poder ajudar, assim como me ajudaram muito aqui no fórum durante meu processo.

        Tenho certeza que ano que vem (ou quem sabe esse ano) voces estarão chegando !!!

        Abraço !

        http://lepoussins.wordpress.com/

    • #122326
      Marco Aurélio
      Participante

      Agora galera para finalizar este assunto preciso de um professor(a) particular para focar no aprendizado e principalmente na entrevista, quem puder ajudar e indicar tem que ser de Belo Horizonte,barato e muito bom kkkk, obrigado.

      • #122327
        Manuuu
        Participante

        Boa noite Marco Aurélio, eu tenho aulas particulares com um professor quebecois PELO SKYPE! Ele no momento mora em Vancouver, ele já morou um ano aqui no Brasil então ele fala um pouco de português!
        Eu o conheci quando fiz francês em Montreal e já faço aula com ele pelo skype há mais de um ano. Ele tem uma conta em um banco do Brasil que você pode fazer o depósito! Ele é ótimo! e tem coisa melhor que ter aula com alguém nascido e criado no Quebec?! Ele me autorizou a colocar o telefone dele aqui, tem whatsapp nesse número!
        +1 (604) 336-4185 o nome dele é Simon

        Bjs,

    • #122328
      Rodrigo Luzzio
      Participante

      E ai pessoal? Tudo bem?

      Podem me ajudar com as dúvidas abaixo:

      Idioma:

      – Iniciei o curso de francês mega intensivo em janeiro e agora estou fazendo particular, o que está me ajudando muito…Caso dê entrada no processo este ano e no momento da abertura do processo, não tiver nenhuma cerificação, deixo zerado a parte de conhecimento de língua francesa? E depois mais para o final do ano mando a certificação de francês complementando o processo?

      – Estou pensando em setembro fazer um mês de intercambio de francês na Edu-Inter na Cidade de Quebec. Investimento total no projeto!!! Vocês conhecem esta escola? Estou querendo fechar o pacote já.

      Diploma:

      – Tenho formação em Administração de Empresas. Me formei em 2004 (11 anos atras).Mas sempre desde o início da carreira trabalho com TI. Neste caso a minha formação não vale pontuação? Só a experiência profissional? Fiz um curso técnico na E.T.E – Escola Técnica Estadual de 1 ano e meio na área de TI. Me formei em 2000 neste. Antes da faculdade. Vocês acham que neste caso, caso a primeira questão seja negativa, vale a pena colocar este curso técnico como formação? Estou perdido…

      Enfim, estou esperançoso com a experiência na área de TI, esposa + dois filhos, minha idade e da minha esposa 32 anos. E o francês evoluindo…

      Obrigado desde já.

      Um abraço. Boa sorte a todos..

      Rodrigo Luzzio.

    • #122335
      Guilhermo
      Participante

      E ai pessoal? Tudo bem?

      Podem me ajudar com as dúvidas abaixo:

      Idioma:

      – Iniciei o curso de francês mega intensivo em janeiro e agora estou fazendo particular, o que está me ajudando muito…Caso dê entrada no processo este ano e no momento da abertura do processo, não tiver nenhuma cerificação, deixo zerado a parte de conhecimento de língua francesa? E depois mais para o final do ano mando a certificação de francês complementando o processo?

      – Estou pensando em setembro fazer um mês de intercambio de francês na Edu-Inter na Cidade de Quebec. Investimento total no projeto!!! Vocês conhecem esta escola? Estou querendo fechar o pacote já.

      Diploma:

      – Tenho formação em Administração de Empresas. Me formei em 2004 (11 anos atras).Mas sempre desde o início da carreira trabalho com TI. Neste caso a minha formação não vale pontuação? Só a experiência profissional? Fiz um curso técnico na E.T.E – Escola Técnica Estadual de 1 ano e meio na área de TI. Me formei em 2000 neste. Antes da faculdade. Vocês acham que neste caso, caso a primeira questão seja negativa, vale a pena colocar este curso técnico como formação? Estou perdido…

      Enfim, estou esperançoso com a experiência na área de TI, esposa + dois filhos, minha idade e da minha esposa 32 anos. E o francês evoluindo…

      Obrigado desde já.

      Um abraço. Boa sorte a todos..

      Rodrigo Luzzio.

      Sempre recomendo enviar o resultado do TCFQ junto com o dossier, mas é possível sim enviá-lo depois para complementar sua pontuação. Mas, torça para que seu dossier não seja analisado rápido demais, pois nesse caso você seria avaliado sem a pontuação da lingua francesa e poderá ter seu processo rejeitado.

      Sei que a análise do dossier sempre demora muito meses, mas não esqueça que esse ano tivemos mudanças, tais como a transferência do BIQ do México para Montréal e a entrada do novo sistema on-line que está prevista para o ano que vem, e isso pode interferir na velocidade em que os processos são analisados.

      O curso da Edu Inter é bem legal. Tive oportunidade de conhecer a escola e quase me matriculei no ato. Porém, você deve ter em mente qual é o objetivo disso. Se é conseguir uma boa nota no TCFQ, setembro é muito tarde. Se é conhecer o Québec, o curso não é a melhor maneira.
      O que eu fiz foi passar 15 dias na província, conheci várias cidades, fiz um reconhecimento de onde me adaptaria melhor e voltei. Garanti um ponto no processo por ter passado duas semanas lá e ainda sobrou dinheiro para fazer um intensivo com professor nativo aqui no Brasil mesmo. Conseguimos tirar B2 no TCFQ sem maiores problemas.

      Sobre sua formação, pelo que eu saiba é preciso ter experiência na sua área de formação acadêmica. Portanto, acredito que Administração está fora de cogitação para ti. Já o diploma técnico em informática que antes pontuava bem passou a pontuar nada com a nova lista. Não sei ao certo como faria no seu lugar. Vou pensar um pouco e volto a postar.

      Abraços.

    • #122336
      curty
      Participante

      Novidades: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/index.html

      Detalhe importante: Limite de 6300 demandas para Travailleurs permanents.

    • #122338
      luizlucena3
      Participante

      Obrigado pelas informações, Guilhermo! Apenas gostaria de comentar que, em relação à experiência profissional, a palestrante do escritório do México falou que não era necessário ser na mesma área de formação, ao responder a dúvida de um dos futuros candidatos durante a segunda palestra aqui em Recife (tenho um áudio disso).

    • #122340
      Wilson
      Participante

      Obrigado pelas informações, Guilhermo! Apenas gostaria de comentar que, em relação à experiência profissional, a palestrante do escritório do México falou que não era necessário ser na mesma área de formação, ao responder a dúvida de um dos futuros candidatos durante a segunda palestra aqui em Recife (tenho um áudio disso).

      São duas coisas diferentes, experiencia profissional e experiencia profissional na area do diploma em demanda. Ao menos quando eu fiz meu processo, existia as duas pontuações separadas. Voce pode ter experiencia profissional que conta X pontos e experiencia profissional na area do diploma em demanda que garantia alguns pontinhos extras.

      Fora os casos como o meu que são diplomados há mais de 5 anos, no qual era obrigatório ter experiencia profissional de pelo menos 1 ano durantes os últimos 5 anos.

      Tudo isso deve ser computado no seu cálculo e verificado no GPI. Se a pontuação não mudou, isso ainda vale.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #122342
      luizlucena3
      Participante

      Obrigado pelas informações, Guilhermo! Apenas gostaria de comentar que, em relação à experiência profissional, a palestrante do escritório do México falou que não era necessário ser na mesma área de formação, ao responder a dúvida de um dos futuros candidatos durante a segunda palestra aqui em Recife (tenho um áudio disso).

      São duas coisas diferentes, experiencia profissional e experiencia profissional na area do diploma em demanda. Ao menos quando eu fiz meu processo, existia as duas pontuações separadas. Voce pode ter experiencia profissional que conta X pontos e experiencia profissional na area do diploma em demanda que garantia alguns pontinhos extras.

      Fora os casos como o meu que são diplomados há mais de 5 anos, no qual era obrigatório ter experiencia profissional de pelo menos 1 ano durantes os últimos 5 anos.

      Tudo isso deve ser computado no seu cálculo e verificado no GPI. Se a pontuação não mudou, isso ainda vale.

      Falando nisso, quais documentos você utilizou para comprovar suas experiências e que informações são necessárias que constem neles? Já bati tudo no site deles e não encontrei. :(

    • #122343
      Wilson
      Participante

      Falando nisso, quais documentos você utilizou para comprovar suas experiências e que informações são necessárias que constem neles? Já bati tudo no site deles e não encontrei. :(

      Eu enviei as cartas dos empregadores dos últimos 5 anos (2 no meu caso), holerite dos 3 meses mais recentes e o comprovante do INSS carimbado por um funcionário do INSS (foi duro conseguir esse).

      Na carta dos empregadores, pedi que escrevessem os dados solicitados em um formulário do processo, não me lembro exatamente qual. Mas pedia os seguintes dados:
      – Nome da Empresa
      – Cargo de trabalho
      – Período no qual trabalhei na empresa
      – Número de horas por semana trabalhadas
      – Atividades principais que efetuei no trabalho
      – Assinatura e nome do superior direto ou responsável do RH
      – Data de emissão da carta

      As duas cartas que enviei desta forma foram aceitas e deu tudo certo.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #122347
      luizlucena3
      Participante

      Wilson, mais uma vez, muito obrigado! E desculpe a demora.

      E quanto à Copie Certifiée Conforme, do que se trata exatamente, amigo? Encontrei essa lista http://docs.google.com/file/d/0B1ueDUy7XtCubGY3YVlQLUMtclE/edit?pli=1 no blog http://dorioparaquebec.blogspot.com.br/2013/09/documentos-que-devem-ser-enviados-para.html e fiquei um pouco confuso, pois pensava que apenas a tradução juramentada valeria como forma de atestar que tal documento confere com o original. Então quer dizer que, após os documentos forem traduzidos, temos que levar à(s) instituição(ões) que os emitiram, a fim de que carimbem “Confere com o Original” nas páginas?

      Grato!

      Luiz

    • #122348
      Marco Aurélio
      Participante

      Boa Tarde, luizlucena3 o que você falou é tudo ao contrário, a copie certifiée significa exemplo que você terá que levar seus diplomas e históricos na faculdade ou escola que você estudou para eles assinar e carimbar sua copia atestando que essa é conforme original e somente depois você manda essas copias serem traduzidas.

      • #122349
        luizlucena3
        Participante

        Agora entendi, Marco!

        Obrigado!

    • #122356
      Wilson
      Participante

      Agora entendi, Marco!

      Obrigado!

      Só um detalhe, tem algumas informações que devem estar contidas na declaração de copie certifiée. Ao menos quando eu enviei essa era a orientação.

      Em frances:

      Je certifie que la présent est une copie authentique du documento original.
      (Nome do documento – exemplo) Diplôme Universitaire
      DATA
      CARGO
      NOME COMPLETO (de quem assina)

      OU em português:

      Eu certifico que este documento é uma cópia autêntica do documento original.
      (Nome do documento – exemplo) Diploma Universitário
      Data
      DATA
      CARGO
      NOME COMPLETO (de quem assina)

      No final do texto deve ter o carimbo da instituição e a assinatura da pessoa citada.

      Como o Marco disse, faça a cópia primeiro (xerox simples mesmo), obtenha a declaração e depois mande traduzir.

      Boa sorte !!!

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #122377
      FelipeCaina
      Participante

      E no caso de eu ir estudar francês por 3 meses no Quebec, eu consigo os 5 pontos de “Travailleur étranger ou étudiant étranger 3 mois à moins de 6 mois” ou somente 2 pontos da visita?

      Obrigado.

    • #122379
      Guilhermo
      Participante

      E no caso de eu ir estudar francês por 3 meses no Quebec, eu consigo os 5 pontos de « Travailleur étranger ou étudiant étranger 3 mois à moins de 6 mois » ou somente 2 pontos da visita?

      Obrigado.

      Se você for regularmente (com visto de estudante e matriculado em uma escola) e ficar os 3 meses, não vejo motivo para não receber os 5 pontos.

      • #122380
        FelipeCaina
        Participante

        Obrigado pela resposta Guilherme.
        Assim então eu viajo para lá, melhoro meu francês e ainda consigo 5 pontos a mais no meu processo.

        Outra dúvida, mas essa não em relação ao processo:
        Após conseguir o RP e estar morando lá, qual a facilidade/dificuldade seria fazer outro curso de graduação em uma universidade lá?
        Pergunto isso pois minha namorada já tem uma graduação aqui e está querendo cursar medicina, pensamos se lá poderia haver uma possibilidade.

        Grato.

    • #122381
      Guilhermo
      Participante

      Após conseguir o RP e estar morando lá, qual a facilidade/dificuldade seria fazer outro curso de graduação em uma universidade lá?

      Eu tinha planos de começar uma faculdade ants mesmo de receber o CSQ, mas os preços para não residentes ou não cidadãos canadenses são altíssimos. Já para quem é cidadão ou residente permanente, os custos são EXTREMAMENTE mais baixos. Ou seja, respondendo a sua pergunta, só vejo facilidades.

      Por exemplo, compare só os preços do Cégep Garneau, um dos mais procurados do Québec:

      Étudiant étranger

      Toute personne née hors Canada ne possédant pas le statut de citoyen canadien ou d’immigrant reçu doit, au moment de son inscription, débourser des frais en fonction du programme choisi.
      Une preuve de résidence permanente, ou statut de réfugié politique, ou votre visa d’études valide est exigée.

      Droits de scolarité :5096 $/session
      Droits d’admission :39 $ (au SRACQ)
      Droits d’inscription :20 $/session
      Droits afférents :25 $/session
      Droits services complémentaires : 10 $/session

      Résident au Québec

      Droits de scolarité : –
      Droits d’admission :39 $ (au SRACQ)
      Droits d’inscription :20 $/session
      Droits afférents :25 $/session
      Droits services complémentaires : 10 $/session

      Absurdo, não?

    • #122382
      FelipeCaina
      Participante

      Nossa, muita diferença mesmo hein… Sabia que havia uma diferença, mas não imaginava que seria tanta.

      E que há muita dificuldade de ingressar em um curso lá?
      Pq nesse caso ela quer cursar medicina, que imagino eu ser complicado em qualquer parte do mundo.
      Hehehe

      Obrigado novamente.

    • #122387
      JuliaIracema
      Participante

      Gente bom dia,

      Gostaria de saber se sou obrigada a apresentar tanto o meu diploma de ensino médio/técnico em informática quanto o meu diploma de tecnólogo em análise de sistemas na hora de enviar o processo? Já que o diploma que mais me dará pontos é o do tecnólogo.

      Grata

    • #122388
      Guilhermo
      Participante

      Gente bom dia,

      Gostaria de saber se sou obrigada a apresentar tanto o meu diploma de ensino médio/técnico em informática quanto o meu diploma de tecnólogo em análise de sistemas na hora de enviar o processo? Já que o diploma que mais me dará pontos é o do tecnólogo.

      Grata

      Olá, você deve apresentar apenas o diploma que lhe dará mais pontos, no seu caso, tecnólogo.
      Sobre o diploma técnico, você precisará enviar o diploma de conclusão de ensino médio. Não sei se no seu caso o diploma técnico é o que comprova a conclusão do ensino médio. Se ele for o único que comprove isso, sim, você precisará enviá-lo também.

    • #122389
      JuliaIracema
      Participante

      Então não tenho escolha :TT-TT: , pensei que podia economizar com tradução mas não vai dar.
      Eu fiz o ensino médio concomitante com o técnico, a escola que eu me enformei só me entregou o diploma do técnico com um dizer atrás informando que concluir o ensino médio e os dois históricos escolares.

      Grata

    • #122390
      Guilhermo
      Participante

      Então não tenho escolha :TT-TT: , pensei que podia economizar com tradução mas não vai dar.
      Eu fiz o ensino médio concomitante com o técnico, a escola que eu me enformei só me entregou o diploma do técnico com um dizer atrás informando que concluir o ensino médio e os dois históricos escolares.

      Grata

      Vai traduzir para o francês ou para o inglês?

    • #122391
      JuliaIracema
      Participante

      Acho que francês, porque? Tem diferença de preço?

    • #122392
      Guilhermo
      Participante

      Acho que francês, porque? Tem diferença de preço?

      Pelo menos aqui em Curitiba a diferença é bem grande.
      Traduzi para inglês e deu tudo certo.

    • #122393
      JuliaIracema
      Participante

      Pior que tenho que correr para traduzir os documentos. Como vou fazer o IELTS em Setembro preciso torce para que haja vaga no processo até lá senão terei que contar com a sorte do novo processo de imigração em 2016.
      Só tenho uma pergunta, aquele calculo louco que horas trabalhadas/30* meses trabalhados que tem no GPI só vale para quem faz estágio ou para qualquer um? É porque tenho 1,5 de experiência, trabalhando 42h/semana, e se eu usar esse calculo ela sobe para quase 2 anos.

      Grata

    • #122420
      caroljardim
      Participante

      Pior que tenho que correr para traduzir os documentos. Como vou fazer o IELTS em Setembro preciso torce para que haja vaga no processo até lá senão terei que contar com a sorte do novo processo de imigração em 2016.
      Só tenho uma pergunta, aquele calculo louco que horas trabalhadas/30* meses trabalhados que tem no GPI só vale para quem faz estágio ou para qualquer um? É porque tenho 1,5 de experiência, trabalhando 42h/semana, e se eu usar esse calculo ela sobe para quase 2 anos.

      Grata

      Acho que só vou conseguir fazer o Ielts do fim de outubro. Vi de gente no ano passado que conseguiu mandando ainda no início de dezembro, será que tem chance de mandar ainda este ano?? :TT-TT:

    • #122422
      fkbrun
      Participante

      A impressão que eu estou, juntando os rumores que eles só vão anunciar abertura de novos processos a partir do outono ( http://www.forum.immigrer.com/topic/140511-la-nouvelle-procedure-cota-pour-2015/page-2 )com o fato de que vão votar a nova lei de imigração no começo do outono ( http://www.midi.gouv.qc.ca/fr/presse/communiques/com20150211.html ), é de que vão já implantar o sistema novo de recebimento de demandas, ou receber no formato antigo e eles mesmos colocarem as informações dos dossiês recebidos neste sistema novo para validar os critérios de classificação a ser utilizado.

      Só estou me sentindo iludido pela Perla na palestra feita ano passado, em que ela deixou todo mundo animado e dizendo pra deixar tudo pronto pro 1o de abril… Saí correndo que nem louco atrás de todas as documentações, certificações de idioma, etc e tal e agora ter de esperar e depois correr atrás dos documentos que precisam ser atuais (os de trabalho) e mandar traduzir…

    • #122423
      Guilhermo
      Participante

      Só estou me sentindo iludido pela Perla na palestra feita ano passado, em que ela deixou todo mundo animado e dizendo pra deixar tudo pronto pro 1o de abril… Saí correndo que nem louco atrás de todas as documentações, certificações de idioma, etc e tal e agora ter de esperar e depois correr atrás dos documentos que precisam ser atuais (os de trabalho) e mandar traduzir…

      Sinto lhe informar, mas a Perla sabe menos que o Lula, que já sabe de nada.
      De qualquer forma é sempre bom ter o dossier pronto com bastante antecedência. A regra é: revisar, revisar e revisar.

      • #122425
        JuliaIracema
        Participante

        Guilhermo pior que concordo com você!
        1º Eles informam a quantidade de vagas mas não abre o processo;
        2º Informam que o processo só será aberto por volta do Outono de 2015 que por “coincidência” na mesma época que vão votar a nova lei de imigração.

        Ou seja, vamos nós preparando que é bem provável que em 2015 já se inicie o novo processo baseado no Express Entry.

        Se bem que tenho acompanhado o Express Entry e ele não é esse bicho de 7 cabeças que pintam por ai.
        O que acontece é que quem tem oferta de trabalho ou experiência de trabalho e/ou estudos no Canadá tem prioridade no processo.
        O mesmo pode acontecer com o novo processo do Quebec.

    • #122426
      JuliaIracema
      Participante

      Gente desculpa esqueci de comentar sobre isso: http://www.midi.gouv.qc.ca/publications/fr/planification/Plan-immigration-2014.pdf

      No plano de imigração do Quebec no item 5.2 eles informam a quantidade de imigrantes desejadas por continente.
      O continente americano está em penúltimo lugar com 5000(min) e 5300(max) de candidaturas.

      O meu medo é que eles limitem no novo processo a quantidade de candidaturas por região.

    • #122427
      Guilhermo
      Participante

      No plano de imigração do Quebec no item 5.2 eles informam a quantidade de imigrantes desejadas por continente.
      O continente americano está em penúltimo lugar com 5000(min) e 5300(max) de candidaturas.

      O meu medo é que eles limitem no novo processo a quantidade de candidaturas por região.

      Acho pouco provável que isso ocorra.
      De qualquer forma, se eu estivesse em fase de confecção de dossier, correria para deixar tudo pronto com antecedência. São muitos detalhes e é melhor fazer tudo com calma. Qualquer detalhe é passivel de “intention de rejet”. Complicado.

    • #122428
      JuliaIracema
      Participante

      Você tem razão. O melhor a fazer no meu caso é continuar estudando para o IELTS e fazer a prova mais tarda até Dezembro.
      Quanto ao TEF-Q, me disseram que é desperdício de tempo e dinheiro já que o francês será avaliado na entrevista.
      Vou preparar a documentação com calma, vou até me arriscar a enviar uma declaração de trabalho do período de dez/2008 a jun/2011 junto com outro do período de abr/2013 á jun/2014 se der sorte talvez fico com 8 pontos no quesito experiência.

    • #122429
      Guilhermo
      Participante

      Você tem razão. O melhor a fazer no meu caso é continuar estudando para o IELTS e fazer a prova mais tarda até Dezembro.
      Quanto ao TEF-Q, me disseram que é desperdício de tempo e dinheiro já que o francês será avaliado na entrevista.
      Vou preparar a documentação com calma, vou até me arriscar a enviar uma declaração de trabalho do período de dez/2008 a jun/2011 junto com outro do período de abr/2013 á jun/2014 se der sorte talvez fico com 8 pontos no quesito experiência.

      Dezembro pode ser tarde demais, Julia. Serão apenas 6300 vagas a partir de outubro (data provável). Se deixar para fazer a prova em dezembro, seu resultado só chegará em meados de janeiro. Provavelmente nesse período já não restem mais vagas.
      Sobre o TCF-Q, olha, não sei quem te disse esse absurdo, mas o TCF-Q é um dos documentos MAIS IMPORTANTES ao meu ver. A entrevista é mais para analisar seu plano de imigração e adicionar alguns poucos pontos faltantes que analisar seu francês.

      Em que cidade você mora? Tenho a impressão que você está buscando informações nos lugares errados.

      • #122431
        fernandomarcuci
        Participante

        Concordo com o Guilhermo. O TCF é muito importante, pois um B2 em compreensão e expressão oral vale 10 pontos. E estes 10 pontos podem fazer a diferença entre receber o CSQ em casa ou ser convocado para a entrevista!

        Abraços.

    • #122430
      JuliaIracema
      Participante

      Moro na cidade de Mesquita-RJ mas trabalho no Centro do Rio de Janeiro – RJ

    • #122432
      Guilhermo
      Participante

      O TCF-Q é tão importante que estudei por dois anos para enviar meu dossier apenas quando tivesse um B2 na prova. Sem essa nota eu não teria a mínima chance, já que minha área de formação me da zero pontos. (Direito). Felizmente conseguimos B2 em todas as categorias (6 ao total) e desta forma compensamos a falta de pontuação em outras áreas.

    • #122465
      Tiago_ms
      Participante

      Bom dia Pessoal tudo bem ?

      Bom como todos devem ter percebido o MIDI não deu o sinal verde para o envio dos processos, creio que como todos vocês corri feito um louco para juntar e traduzir a papelada até abril acreditando que as novas mudanças não seriam efetivadas este ano e que o processo abriria no mais tardar em maio.

      Depois de perceber que o processo não foi aberto, comecei a investigar mais a fundo, não tem nada oficial mas o que ando vendo por ai de acordo com outros fóruns, é que haverão sim mudanças, na documentação exigida e talvez até no tipo de envio, justamente com a imigração se adequando ao processo do Express Entry (talvez não totalmente).

      Parece que está sendo criada uma plataforma on-line que irá receber as demandas, e que nela também poderemos verificar o andamento do processo. Andei acompanhando também a mídia do Quebec noticiando sobre as medidas de austeridade do novo governo (Partido Liberal), ao meu ver o que dá mais sentido a esta plataforma on-line é que o governo está procurando efetuar cortes no orçamento fechando alguns escritórios (e dispensando funcionários) o que justificaria o uso da plataforma.

      Enfim, queria saber se alguém tem mais alguma informação ou gostaria de se manifestar quanto a estas possíveis mudanças.

      Até agora tudo que sei sobre a data de abertura é que possivelmente as modificações serão anunciadas em agosto/2015, com possibilidade de abertura para envio em setembro/outubro.

      Lembrando que não é nada oficial, apenas especulação do fórum (immigrer.com)

      Segue o link da discussão: http://www.forum.immigrer.com/topic/137165-envoie-de-la-dcsq-en-2015/page-100

      Abraço.

    • #122466
      hawlb
      Participante

      Olá Tiago_ms

      Saiu uma noticia (tá mais para um post, sem mtos detalhes) sobre isso no site: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/actualites/actualites-2015/nouvel-outil.html

      []s

    • #122519
      JuliaIracema
      Participante

      Boa tarde, Pessoal.

      Eu estava pesquisando sobre o novo processo de imigração Express Entry, já que provavelmente o governo do Quebec vai se basear nele quando for abrir o novo processo no outono de 2015, e notei que é obrigatório você ter no minimo o nível 7 no Canadian Language Benchmark (CLB) ou em inglês ou em francês para poder ser candidatar.
      Isso significa que a uma grande chance do Quebec fazer que seja obrigatório você ter nível B2 em francês para poder se candidatar.
      Segue o link dos requisitos o Express Entry:
      http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who.asp

    • #122521
      curty
      Participante

      Mais uma notícia sem detalhes objetivos mas que, se for confirmada, é uma boa notícia em relação à imigração: [link]http://www.lapresse.ca/actualites/politique/politique-quebecoise/201506/14/01-4877955-le-quebec-va-accueillir-davantage-dimmigrants.php[/link]

    • #122522
      curty
      Participante

      Era para ter entrado o link direto, mas não funcionou. Como não tem como editar, segue novamente:

      http://www.lapresse.ca/actualites/politique/politique-quebecoise/201506/14/01-4877955-le-quebec-va-accueillir-davantage-dimmigrants.php

      Se não funcionar, algum moderador poderia ajustar SVP.

    • #122525
      Wilson
      Participante

      Um dos partidos quer criar um visto provisório para o trabalhador qualificado, o imigrante teria 3 anos para se integrar a sociedade e aprender o francês após esse período seria feito um teste com o imigrante se ele for reprovado tera que voltar para o seu país de origem.

      Não acho que isso possa acontecer com as leis atuais. Quem emite o visto é o governo federal e quem depois que somos RP, acabou, se Québec complciar, vocep ode ir para outra provincia. Com os vistos que existem hoje essa idéia não progride, a menos que o governo federal crie um novo tipo de visto para trabalhadores temporários “em probation”, mas acho que a sociedade aqui não veria isso com bons olhos, parece meio discriminatório.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #122527
      curty
      Participante

      Bem, pessoal, eu sei que eu estou bastante perdido com esse processo.
      Eu faço 36 em setembro e de acordo com o teste atual eu ainda teria pontuação suficiente, mas bem próximo do limite. Porém, com essa incerteza de como as coisas vão se desenrolar, eu fico com medo de investir em testes de idiomas, traduções, etc. e depois isso vir a não servir para nada. Por outro lado, se eu não providencio nada agora, pode ser que o tempo fique muito curto quando abrirem novamente a recepção de demandas.

      Essa falta de informação está complicando a vida.

    • #122625
      curty
      Participante

      Portail Québec: Le Québec sélectionnera les travailleurs qualifiés de façon encore plus objective, uniforme et efficace

      [link]http://www.fil-information.gouv.qc.ca/Pages/Article.aspx?idArticle=2308056035&utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter[/link]

    • #122727
      JuliaIracema
      Participante

      Pessoal, não sei se vocês já notaram mas o ministério da imigração do Quebec anunciou no dia 23/09 uma nova ferramente para aplicação do processo online.

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/actualites/actualites-2015/nouvel-outil-ligne.html

    • #122728
      curty
      Participante

      Só empurraram o prazo para o fim do ano…

    • #122757
      marinalopeslins
      Participante

      Oi gente!!

      Estou iniciando agora meu projeto Quebec e estou cheia de dúvidas! Se alguém tiver a bondade de esclarecer alguma delas ficarei muito agradecida! é tanta informação que fico perdida :(

      1- Preciso necessariamente ter a profissão na lista? Alguns blogs dizem que sim e outros dizem que só preciso conseguir a pontuação necessária, independentemente da profissão na lista…

      2- Se eu tiver experiencia de trabalho com algo que não tem nada a ver com minha formação, mas que está na lista, posso contar ponto? Sou formada em Direito – Bacharelado e Tecnólogo em Comércio Exterior, mas trabalhei como secretária executiva por 8 meses e vi que secretariado conta 6 pontos…

      3- Por ter esses dois diplomas, posso pontuar em duas categorias no niveau escolaire?

      4- Alguém sabe se eu tenho como encaixar Tecnólogo em Comércio Exterior em alguma profissão? Ou como eu posso fazer isso?

      5- Como o limite de 2015 já foi atingido, eu iria entrar só para o processo de 2016… mas eu posso já enviar o meu dossie?

      6- Eu tenho que validar meu diploma, mesmo se não se encaixar na lista, mas por conta do nível escolar, antes de aplicar?

      Obrigada!!! :grin:

    • #122763
      SANDROMS
      Participante

      1- Preciso necessariamente ter a profissão na lista? Alguns blogs dizem que sim e outros dizem que só preciso conseguir a pontuação necessária, independentemente da profissão na lista…

      Pelas regras atuais, basta somar os pontos.

      2- Se eu tiver experiencia de trabalho com algo que não tem nada a ver com minha formação, mas que está na lista, posso contar ponto? Sou formada em Direito – Bacharelado e Tecnólogo em Comércio Exterior, mas trabalhei como secretária executiva por 8 meses e vi que secretariado conta 6 pontos…

      Você só pode contar os pontos da área de formação, se tiver um diploma. Os pontos da experiência profissional tem uma regras do que conta ou não. Dê uma olhada no GPI: http://www.midi.gouv.qc.ca/fr/publications/guide-procedures-immigration/index.html [abra o composante 3].

      3- Por ter esses dois diplomas, posso pontuar em duas categorias no niveau escolaire?

      Não pode somar. Você pontua no diploma de nível mais alto. Tem um técnico e um bacharelado, conta como bacharelado. Tem bacharelado e mestrado. Conta o mestrado.

      4- Alguém sabe se eu tenho como encaixar Tecnólogo em Comércio Exterior em alguma profissão? Ou como eu posso fazer isso?

      Veja na lista de profissões o que é mais parecido, talvez você tenha que consultar os sites dos colleges (tecnológo aqui é um DEC: diploma de college 3 anos) para ver qual ofere um curso semelhante.

      5- Como o limite de 2015 já foi atingido, eu iria entrar só para o processo de 2016… mas eu posso já enviar o meu dossie?

      Não. Ele será devolvido como está escrito no site, a não ser que você se encaixa nas exceções também descritas no site. Aliás as regras podem mudar na abertura do processo e mudar tudo que foi dito até agora.

      6- Eu tenho que validar meu diploma, mesmo se não se encaixar na lista, mas por conta do nível escolar, antes de aplicar?

      No processo atual não é preciso validar o dimploma em nenhum dos casos.

    • #122764
      marinalopeslins
      Participante

      Oi Sandro!!

      Nossa, muito obrigada mesmo por responder minhas dúvidas! Ainda tenho muuuita coisa para aprender sobre esse processo! Agora vou focar no exame de francês e pesquisar mais! Tomara que próximo ano não traga mudanças que me desfavoreçam!

    • #122771
      octavio
      Participante

      Boa noite a todos,

      Estou correndo atrás para montar o dossier também, até verifiquei com uma empresa ‘Canada Express’ que faz o auxílio na montagem. Por uma breve conversa me informaram que não há necessidade de comprovar o nível de francês pelas provas aceitas, só não terei a pontuação nesse quesito, e desde que obtenha a pontuação mínima com os outros quesitos. Outra coisa é que me informaram também que não há a entrevista consular, seria o envio do dossier, e recebendo o CSQ eu teria que passar depois pelo processo federal que seriam mais documentações somente.

      Minha dúvida é se essas informações procedem, de acordo com as regras vigentes. Pois quero saber se é válido continuar com o serviço, e se é verossímil.

      Obrigado desde já pessoal!

    • #122779
      JuliaIracema
      Participante

      Foi divulgado a data para a aplicação para o processo de 2015:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/dates-reception-demandes-tq.html

    • #122782
      fkbrun
      Participante

      Dossiê enviado hoje, depois de quase um ano estando pronto.
      Corri para conseguir um extrato da CNIS atualizado e com tradução juramentada. Fico apenas receoso porque o cara com uma tremenda má vontade simpático da Previdência não quis colocar um carimbo com o nome dele e apenas rubricou em cima do carimbo da agência do INSS. Em março eu tinha conseguido um extrato com carimbo tanto da agência quanto do funcionário que forneceu. No fim acabei enviando as duas.

      Agora é a sofrência da espera da abertura e todo o resto. Doigts croisés!

    • #122783
      fernandomarcuci
      Participante

      Também enviei hoje fkbrun, para chegar amanhã. Mandei com prioridade. Não quis arriscar de chegar lá na semana que vem e não estar dentro das 3,5 mil. To achando que o limite vai ser atingido bem rápido.

      Boa sorte a todos que enviaram.

      Abraços.

    • #122784
      fkbrun
      Participante

      fernandomarcuci, que serviço você conseguiu que entregasse amanhã? Apenas achei pela DHL para chegar na quinta-feira….

    • #122786
      fernandomarcuci
      Participante

      Mandei por FedEx, fbrun. Mandei pelo FedEx Priority e ainda paguei 30 dólares a mais para ir no vôo do mesmo dia. Só que paguei caro (R$458).Mas nesta altura do campeonato, acho que valeu a pena.

      Abs.

    • #122851
      fkbrun
      Participante

      O fórum voltou!!

      E aí, alguém que mandou o dossiê e que chegou antes de alcançarem o número máximo já obteve alguma resposta?

      De acordo com o portal do MIDI, o prazo para mandarem a carta confirmando a cobrança da taxa é de um mês a partir da data oficial de recebimento. A dúvida é: qual é essa data oficial? De acordo com a DHL, meus documentos chegaram dia 5….

      Ah, a angústia da espera :P

    • #122853
      lgharnisch
      Participante

      Olá galera

      Sou novo na comunidade, entrei pra poder compartilhar informações sobre o processo. Então, encaminhei minha documentação no dia 03/11 e a DHL (muito eficiente) entregou no dia 05/11, desde então sofro de ansiedade, e-mail aberto, verifanco a caixa de spam, de olho nos lançamentos no cartão de crédito… mas por enquanto nada! Contanto que não chegue um envelope com os documentos retornados eu estou feliz! Tive o mesmo problema com o carimbo no extrato do INSS que o fkbrun. Também não faço a mínima ideia se a recepção oficial é a mesma da entrega da DHL e a assinatura do M Seydou.
      O que aconteceu de diferente comigo nesses dias foi que semana passada eu surtei porque vi em um blog alguém falando que teve problema no pagamento porque não havia posto o código de segurança do cartão de crédito. Como no formulário não pedia o código eu gelei, mandei e-mail pro MIDI e depois de dois dias eles me responderam me convidando a entrar em contato via telefone, liguei lá na mesma hora para ser informado que não é necessário o código mesmo. Por via das dúvidas também liguei na operadora do cartão e perguntei se não teria problema e me informaram que não. Depois desse mini ataque cardíaco eu estou mais calmo. Em conversa com uma mulher que recebeu os vistos semana passada, ela me disse que no começo da 4 semana de espera ela recebeu um sms do banco acusando o débito da taxa no cartão e uma semana depois veio o tão esperado e-mail de abertura do processo.

    • #122854
      fkbrun
      Participante

      lgharnisch,
      Essa pessoa que você falou que recebeu o débito no cartão na quarta semana, foi via e-mail à comunicação de abertura do processo? De acordo com o site do MIDI eles enviam uma carta. Pra mim e-mail é melhor mesmo rs

      O cartão que coloquei para pagamento não me manda SMS. Acabo vendo o extrato da fatura umas 10 vezes por dia :tastey:

    • #122855
      lgharnisch
      Participante

      Então, os blogs que eu acompanho dizem que vem por e-mail, também achei estranho porque até o dia que ela me falou eu espera vir uma cartinha do MIDI também. Mas pelo que vi nos blogs a única carta que chega em casa é com os Certificados ou o retorno dos documentos caso recusado. Também vi que quando os CSQ’s são emitidos, você pode agendar a coleta via DHL, Fedex ou UPS para vir mais rápido. ou esperar que eles enviam via correio normal, caso opte por um serviço expresso, vc agenda a coleta e paga, é claro! hehehe

    • #122856
      fkbrun
      Participante

      Alors, il faut patienter!

      Semana que vem é a 4a semana de espera. Se não tiver nenhum retorno até lá, vai aumentar a ansiedade que já tá lá em cima. Valei-me!

    • #122859
      lgharnisch
      Participante

      Fala galera

      Notícia boa hoje cedo! Tirei um peso das costas ao acessar o extrato do cartão e ver que o MIDI debitou a taxa! Que alegria, agora é esperar a carta (ou e-mail) de abertuda do processo para que a verdadeira espera comece! Mas agora sei que mandei os documentos certos!

    • #122860
      lgharnisch
      Participante

      Fala Galera

      Notícia fresca do MIDI
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/experience-professionnelle.html

      Agora não é preciso enviar um comprovante de legalidade da experiência de trabalho, porém a mesma pode ser solicitada a qualquer momento!

    • #122861
      fkbrun
      Participante

      lgharnisch, e nós nos preocupando à toa por causa da assinatura dos funcionários da previdência. rs

      E ótima notícia o seu débito no cartão! Pra mim ainda não foi feita a cobrança, não recebi nenhum aviso e não tem nada na fatura ainda. Mas se o seu, que foi enviado e recebido no mesmo dia que o meu, já foi cobrado, o meu não deve estar tão longe. Ah, a sofrência!

      Vamo que vamo.

    • #122862
      lgharnisch
      Participante

      Então fkbrun, a minha fatura fecha todo dia 24, até ontem não havia nada no extrato, hoje que apareceu o débito realizado no dia 23, talvez só apareça quando a fatura fechar por seu uma cobrança diferente, por formulário… vai saber.

    • #122863
      fkbrun
      Participante

      Acho meio improvável que seja isso. Compras internacionais costumam demorar um tempo maior pra aparecer na fatura. Na minha, ainda nada. Liguei hoje pra administradora do meu cartão pra ver se, por acaso, não havia nenhuma transação não aprovada, e disseram que não tinha nada. <o>

    • #122864
      fkbrun
      Participante

      Depois de muita angústia, acabo de receber a mensagem do cartão informando do pagamento aprovado. Agora é sentar e esperar!

      Uhu! :grin:

    • #122866
      lgharnisch
      Participante

      Parabéns cara! Nos encontraremos na fila da imigração no aeroporto!

Visualizando 109 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.