Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Primeiros 28 dias em Montréal!
- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 16 anos, 6 meses atrás por Pessoa.
-
AutorPosts
-
-
28 de junho de 2008 às 23:36 #5986PessoaParticipante
Como os relatos de outros membros sempre me interessou e ajudou, agora que já estou aqui vou fazer a minha parte.
Este relato dos meus primeiros 28 dias em Montréal não é um guia e sim uma imagem do que EU descobri e passei.
Cada caso é um caso e o melhor é ler vários relatos para se ter uma idéia de tudo que possa acontecer por aqui.Vamos lá…
Já saímos (eu e esposa) do Brasil com conta no HSBC Canadá e também com um apart alugado por 1 mês.
No aeroporto de Montréal vc passa pela imigração e ganha formulários, guias e recebe a sua confirmação de residência. Logo depois você passa pela imigração do Québec. Vale a pena fazer esta segunda etapa direto no aeroporto, pois assim vc já sai com sua primeira entrevista marcada. Se não fizer isto vc vai ter de fazer depois, então, melhor fazer na hora. A imigração Québec só abre após as 11:00am.
Na primeira semana já fizemos o processo de obtenção do seguro saúde e de remédio que só vai ter validade depois de 3 meses. Este você tem de fazer logo e existe uma retroatividade de 15 dias. Ou seja, se vc chegou no dia 1, se vc fizer até o dia 15, seu prazo de 3 meses começa no dia 1. Vc vai precisa do BAIL – contrato de locação de um imóvel, mas se não tiver (não tínhamos) eles te dão 45 dias para apresentar.
Fizemos também o nosso NAS (digamos que seja o CPF daqui) e pedimos para irmos buscar o NAS no mesmo local, pois ainda não tínhamos um endereço nosso.
Conseguimos também alugar um apartamento na primeira semana. Vimos MUITAS opções de aluguel, muitas placas nos prédios. Mas é preciso visitar e imaginar se no inverno ter escada alta, ter varanda etc vão valer a pena. Tentem pensar em tudo. Como chegamos no verão, tudo é lindo, mas é preciso imaginar se no inverno com 1m de neve vai ser lindo também.Para nós a melhor coisa foi reservar um lugar provisório por um mês. Reservar algo para um ano pela internet, ao meu ver, é furada.
A primeira entrevista com um agente do Governo foi ridícula. A mulher falava um francês horrível (vinha de Alberta) e não sabia nada! Tudo que ela queria nos explicar, a gente já tinha feito e quando eu perguntava algo ela não sabia responder. Enfim, saí de lá decepcionado.
A segunda entrevista foi BEM melhor. A funcionária tinha 1h para nos explicar sobre o mercado de trabalho etc e acabou ficando 2:30 conversando, explicando etc. Ufa… desta vez valeu muito a pena.
Já saímos com uma reunião de grupo agendada para conhecer um pouco mais sobre o Québec.
Todas estas reuniões são de graça e por isto vale a pena fazer TUDO! Não é perda de tempo, faça tudo!Um pouco da vida aqui:
A primeira compra no supermercado fez a gente cair para trás. Depois descobrimos que os preços podem variar de mais de 100% de uma loja para outra.
DICA: pegar os jornais semanais das lojas e verificar o que está em promoção e só comprar o que está em promoção. Tudo bem, dá um pouco mais de trabalho, mas vc pode ter uma economia de mais de CAD50,00 por compra.Exemplo: 4L de água custavam fora da promoção CAD3,99, na promoção eu comprei por CAD0,99. E por aí vai…
Best Buy e Futureshop:
Para quem for comprar TV, laptop etc vale a pena verificar nestas duas lojas qual o melhor preço. A verdade é que ambas pertencem ao mesmo dono.
No nosso caso decidimos pela Best Buy e compramos TV, laptop, Impressora etc com eles. SÓ QUE, alguns itens na FutureShop estavam mais baratos.
Falamos isto e não somente os valores foram reduzidos, como ganhamos mais 10% de desconto nestes itens que tinha o preço mais elevado.Depois de fazer a soma total, conversamos e ainda conseguimos CAD100,00 de desconto por termos comprado tudo na Best Buy e ainda FREE SHIPPING (frete de graça) para a nossa casa. O frete custava CAD50,00.
Ou seja, conversar e pedir desconto não mata e ajuda.
Que lingua se fala mais em Montréal francês ou inglês???
Acreditem se quiser, mas eu tenho falado 99% de francês em todos os lugares. Eu já chego na loja falando francês e fazendo perguntas em francês e nisso recebo a resposta em francês também. Algumas vezes eu vejo que a pessoa tem dificuldade em falar francês, mas eu não quero nem saber, só falo em francês com as pessoas aqui. Sendo assim, o meu inglês eu não tenho usado.
Mas isto não quer dizer que o inglês não será usado. Para o trabalho ele pode ser a única língua usada, mas na rua, nas lojas, best buy, futurshop, farmacia, provigo, metro etc etc etc eu só falo francês e todos me respondem em francês.
Li muitos relatos de pessoas dizendo que o francês não é muito usado em Montréal, mas fiquei surpreso em ver que eu não tenho usado o inglês para nada. Sei lá, cada caso é um caso. NO meu caso, MEU pessoal, só uso o francês.Celular, telefone fixo, internet etc….
Mesma coisa, vale a pena pesquisar muito e pedir desconto.
Não vamos ter telefone fixo, para evitar este custo. Até pelo fato de passarmos quase o dia todo fora de casa.
Optamos pela BELL no plano família e novamente conversando conseguimos: celular de graça, exclusão da taxa de ativação CAD35,00 por celular (CAD 70,00).Sobre compras:
Comprou o produto e não gostou, volte na loja com a nota fiscal e peça para trocar ou devolver. Na mesma hora eles devolvem o dinheiro.
Para compra de móveis: IKEA é uma espécie de Tok Stock com preços ótimos e de qualidade. Mas você que vai montar tudo sozinho, por isto compre algumas ferramentas. Usar as ferramentas enviadas junto dos móveis é furada.Loja que eu recomendo onde vc encontra de tudo e com excelentes preços:
Canadian Tire
WALL MART
Winners – para lençol e roupa de cama (qualidade excelente e preços bons)
Dollarama – loja de CAD1,00, tudo custa 1 dólar. VALE MUITO a pena para pequenas coisas. Procure bem que vc acha algo interessante que vc precisa. Agora não espere qualidade de primeira e algumas coisas vale a pena pagar mais para ter qualidade. Mas não deixem de ir.Até pouco tempo a Canadian Tire estava com promoções que chegavam a 75% de desconto. Só vendo para acreditar, MUITO bom mesmo.
Transporte:
Faço tudo a pé, metro ou ónibus. Não estou vendo necessidade de ter carro por agora. As vezes é chato carregar peso e sacolas enormes dentro do metro e ónibus, mas faz parte! É bom que já vai fazendo musculação e aeróbico! :lol:
Como eu falei no início este é um relato dos meus primeiros 28dias aqui. Estas foram as MINHAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS! EU passei por isto. Quero deixar isto bem claro para que não venha alguém aqui dizer que não é bem assim, que Montréal se fala mais inglês etc… EU não falo inglês aqui. Talvez até seja pelo fato do meu francês ser fluente, tendo em vista que eu estudei francês desde os meus 5 anos de idade.
Espero que este relato ajude em alguma coisa, como outros relatos me ajudaram. Se eu lembrar de algo interessante eu volto a postar aqui.
Ainda não comecei a procurar emprego, pois estou focando em estudar. Este primeiro mês também não pude calcular quanto será o meu custo mensal, mas chutaria que deva ficar por volta dos CAD1.500,00 incluíndo TUDO, ou seja, aluguel, internet, celulares, comida, passagens, academia, etc…Antes de terminar gostaria de dizer que para quem gosta de vinho e queijo francês, aqui é fantástico. Nas lojas SAQ vc encontra bons vinhos franceses por CAD13,00 e não há taxa sobre vinhos. Nada melhor que um bom vinho com um queijo Brie e queijo de cabra! Afinal de contas, um pouco de diversão é preciso!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.