Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › primeiras semanas em Montreal – entrevistas de emprego
- Este tópico contém 23 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 11 meses atrás por renatoalbuquerque.
-
AutorPosts
-
-
5 de junho de 2008 às 13:38 #5923maurorepacciParticipante
Olá a todos,
Estive ausente do Fórum por um tempo mas como disse quando terminei o meu processo, não abandonarei a comunidade, muito pelo contrário.
Então agora fez um pouco mais de um mês que estou em Montréal como residente permanente mas vale lembrar que estava morando aqui de dezembro até abril com visto de estudante e por isso já conhecia bem a cidade.Vou falar um pouco mais sobre a minha experiência no mercado de trabalho de administração (áreas de finanças e contabilidade). Nessas 5 semanas mandei meu CV para cerca de 50 anúncios de empregos nos sites: workopolis.com, monster.ca e jobboom.com. Normalmente no dia seguinte você recebe um ligação da empresa para um entrevista por telefone e se eles gostarem de você, já marcam a entrevista para os 3 próximos dias. Nesse período fiz cerca de 25 entrevistas sendo que só 2 foram só em francês, 13 em inglês e francês e 10 só em inglês.
Fiz entrevistas com grandes empresas aqui do Canadá e algumas delas me chamaram para segunda entrevistas mas acho que a melhor forma para se conseguir emprego é através das agências de recursos humanos porque as empresas contatam essas agencias quando elas estão desesperadas para contratar alguém. Então é ótimo ter um contato nessas agencias (você não vai pagar nada por isso, quem paga é a empresa que vai te contratar). Aqui vai uma pequena lista dessas empresas, pelo Google você pode encontrar os contatos:
Randstad Montréal
Robert Half Management Resources
Robert Half Finance and Accounting
Trudeau-dupré
Executive Registry
CFO2Grow
Kelly
La Banque de Personnel
Quantum
Michael Page
Groom and AssociatesMinhas impressões sobre o mercado de trabalho:
• Se existe preconceito contra imigrantes, eu nunca percebi nada. As pessoas sempre procuraram saber das minhas experiências e formação.
• Existe uma grande demanda para as áreas de finanças e contabilidade.
• Para mim o mais importante é o domínio dos idiomas oficiais. Mesmo que no Quebec a língua oficial é o Frances. Se você souber bem inglês (fluente ou avançado, entender tudo e falar sem erros mas com sotaque) e falar Frances funcional (entender e falar com dificuldade mas de forma clara e correta) você não terá problemas para conseguir emprego na área
• Os processos seletivos aqui são bem mais simples que no Brasil. Muito mais baseado em entrevistas nas quais eles sempre fazem as mesmas perguntas. (só entrar na internet e procurar, “job interview questions” e é exatamente isso que vão perguntar por isso treine as respostas.Algumas dicas:
• Tenha um currículo impecável. Eu coloquei o meu em Frances e em inglês como modelo. Ele foi verificado pelo o consultor de imigração. Anexado na mensagem
• Tenha um CV para cada tipo de cargo. Por exemplo, eu tenho um para analista financeiro, um para analista contábil, um para banco, um para empresa, etc. Em cada um deles eu dei ênfase para a minha experiência/formação relacionada à vaga de emprego
• Inicie seu processo de equivalência do diploma e se inscreva na sua associação bem antes de chegar aqui. Por exemplo, eu estou fazendo o programa CFA (chartered financial analyst) e isso abri muitas portas. Portanto, se existir algum certificado internacional ou canadense na sua área, tire-o antes de vir para cá.
• Se você tiver a chance de trabalhar numa multinacional no Brasil, faça isso porque abre muitas portas aqui também.
• Não existe segredo, se você quiser um bom emprego aqui tem que estudar muito francês e inglês (ouvir pelo menos 1 hora por dia de cada e tentar falar em casa o máximo possível), tirar os certificados e estar preparado para as entrevistas. Fazendo isso pode ter certeza que eles vão te aceitar.Bom espero que esse email ajude vocês nos seus planos de carreira e torçam por mim porque estou esperando algumas respostas de entrevistas.
Abraços e boa sorte a todos,
Mauro Repacci
-
14 de agosto de 2008 às 13:45 #30898GodoParticipante
Olá Mauro, li o seu post sobre a sua experiência aí e gostaria da sua opinião.
Meu perfil:
Casado
35 anos
Bacharel em administração com ênfase em gestão de negócios.
Professor de Inglês a 7 anos
Francês intermediário, estou estudando na aliança francesa
Profissão: Supervisor de VendasComo você pode perceber minha profissão não tem nada a ver com finanças, mas é uma área que sempre me interessou muito e sempre quiz trabalhar nessa área, porém como trabalho a muito tempo com vendas fica difícil conseguir um emprego na área de finanças com um salário equivalente, então eu continuo nessa. Agora que estou nesse processo de imigração gostaria de ingressar de fato nessa carreira, você acha que é possível conseguir uma colocação com o meu perfil?
Existe algum curso aí que eu possa fazer para me encaixar no perfil que as empresas procuram?
Tenho outras dúvidas, mas vamos caminhar devagar.Um abraço, muito sucesso.
Aguardo ancioso a sua resposta, se quiser me mandar um e-mail, aí vai, godomagy [at] gmail [dot] com
Ver o perfil de Usuários -
14 de agosto de 2008 às 15:23 #30902MarisalpaParticipante
Mauro, suas informções são ótimas, muito obrigada
E toda sorte para ti, estou na torcida por seu sucesso nas respostas que está esperando
AbraçosMarisa
-
15 de agosto de 2008 às 04:36 #30914lfotavianoParticipante
Mauro,
Concordando com a Marisa, também digo muito obrigado!
Por mais que a gente pesquise, nada como ouvir a experiência de quem passou (e/ou está passando) por isso.
Post realmente muito útil!
Leonardo
-
15 de agosto de 2008 às 13:42 #30919mrodolfoParticipante
Bonjour, mes amis!
Mauro, fico feliz em saber que você está se dando bem aí em Montréal. Trocamos algumas mensagens em PVT há alguns meses sobre o mercado em administração no Québec que foram, em minha opinião, bastante ricas…
Vou dar agora meus 2 cents sobre o assunto, aproveitando o gancho do Mauro:
Estive em visita de reconhecimento no Québec em junho. Fui pesquisar minhas duas áreas de atuação: finanças (sou gerente de MIS e orçamentos em um grande banco) e engenharia civil…
Fiz uma entrevista (prefiro chamar de bate-papo) com uma consultora da Robert Half em Montréal. Havia enviado meu CV em inglês a ela em agosto do ano passado e guardei todos os e-mails que trocamos. Em abril, enviei meu CV em francês junto com sua última mensagem, que abria as portas para uma conversa quando eu estivesse por lá… A conversa foi toda em inglês e passou por todas as etapas que vários outros colegas já postaram: experiência, formação, conhecimento de idiomas, ferramentas de informática, liderança, gestão de pessoas e trabalho em equipe; perguntou, ainda, por quê eu escolheria Montréal, quanto eu pretenderia ganhar e se eu tinha claro que daria alguns passos para trás na minha carreira e como eu lidava com isso…
Comentei com ela que, caso decidisse por focar minha carreira de imigrante na área financeira, buscaria por uma especialização em solo canadense. Falei a ela que já havia contatado a ordem dos CMA (Certified Management Accountants). Nesse momento seus olhos arregalaram e ele escreveu BEM GRANDE ne minha ficha C-M-A… Ela me disse que eu havia escolhido a certificação certa para minha formação e carreira pretendida (gosto do back office e controladoria)…
Diferente dos headhunters no Brasil, a consultora foi muito profissional e me deu um VALOROSO FEEDBACK: para eu ter sucesso com os clientes dela, devo ser FLUENTE em inglês e francês, ou seja, é BILIGUISMO mesmo… Ela foi transparente em me dizer que, NO NÍVEL EM QUE ME ENCONTRAVA NO MOMENTO, ela não poderia me indicar a um de seus clientes, em função do nível dos idiomas (meu inglês está entre o funcional e o fluente – preciso praticar mais – e o meu francês é intermediário inferior). Do ponto de vista das demais características, ela não viu problemas. ESSE FEEDBACK VALEU A VIAGEM!
A conversa como um todo foi bastante informal e muito agradável. Ríamos tanto que minha esposa, na sala de espera, ficou em dúvida do quê diabos estava acontecendo lá dentro.
Concordo plenamente com o que o Mauro colocou: PREPAREM-SE BEM, com certificações e fluências nos idiomas. O sucesso será conseqüência…
À la prochaine!
Marcos
-
15 de agosto de 2008 às 15:50 #30921DrubenParticipante
Obrigado pelo depoimento Marcos.. ;)
-
15 de agosto de 2008 às 16:11 #30922EnriqueParticipante
Mauro,
Como todos ja disseram, valeu mesmo pela dica, tb sou da área adm/ fin e informações como a sua ajudam muito nortear o processo.
Muito Obrigado
-
15 de agosto de 2008 às 18:18 #30926maurorepacciParticipante
Marcos,
Concordo plenamente com voce.
So um update na minha busca por emprego. Depois desse post as coisas comecaram a melhorar pra mim. Fiz mais duas entrevistas e recebi 3 ofertas de emprego. Acabei optando pela empresa que estou trabalhando agora (desde de 23 de junho) por ser uma grande empresa e bem conhecida no Canada o que acho muito bom para comecar aqui.
Estou trabalhando na area financeira mais especificamente analise de projetos que e a minha area preferida em financas. O ambiente de trabalho e muito bom, o pessoal e bem diversificado (no departamento de financas com 50 pessoas tem mais de 20 nacionalidades: italiano, alemao, indiano, chines, filipino, romeno, russo, libanes, argentino, mexicano, etc…so tem 5 canadenses e 6 quebecois) e isso mostra que de fato o que importa e a competencia e o preparo. Em termos de cobranca e pressao, o pessoal meio segue o padrao europeu (cada um cumpre suas tarefas sem muita pressao do supervisor e deu 5 horas todo mundo vai embora).
Desejo boa sorte a todos e quem quiser me add no msn pode ficar a vontade.
abs
mauro -
15 de agosto de 2008 às 18:21 #30927maurorepacciParticipante
Marcos,
Concordo plenamente com voce.
So um update na minha busca por emprego. Depois desse post as coisas comecaram a melhorar pra mim. Fiz mais duas entrevistas e recebi 3 ofertas de emprego. Acabei optando pela empresa que estou trabalhando agora (desde de 23 de junho) por ser uma grande empresa e bem conhecida no Canada o que acho muito bom para comecar aqui.
Estou trabalhando na area financeira mais especificamente analise de projetos que e a minha area preferida em financas. O ambiente de trabalho e muito bom, o pessoal e bem diversificado (no departamento de financas com 50 pessoas tem mais de 20 nacionalidades: italiano, alemao, indiano, chines, filipino, romeno, russo, libanes, argentino, mexicano, etc…so tem 5 canadenses e 6 quebecois) e isso mostra que de fato o que importa e a competencia e o preparo. Em termos de cobranca e pressao, o pessoal meio segue o padrao europeu (cada um cumpre suas tarefas sem muita pressao do supervisor e deu 5 horas todo mundo vai embora).
Desejo boa sorte a todos e quem quiser me add no msn pode ficar a vontade.
abs
mauro -
16 de agosto de 2008 às 18:55 #30936RickSimonParticipante
iuiuiuiuiu
-
18 de agosto de 2008 às 14:38 #30952GodoParticipante
Olá Mauro, respondi aquele e-mail que você me mandou, realmente foi muito esclarecedor, gostaria que assim que possível você me respondesse novamente.
Um grande abraço e muito sucesso!!!
-
19 de agosto de 2008 às 17:42 #30967Vivi2008Participante
Olá Mauro,
Muito legais estas suas dicas!!
Gostaria de saber as informações que você deu ao Godo, pois elas muito me interessam também…
Tenho 29 anos e sou bacharel em Administração de Empresas.
Atualmente estou estudando inglês (nível avançado) e francês (nível básico).
Trabalho como PJ atuando em 2 áreas: comercial (presto serviço para uma empresa de segurança, atendendo a um grande cliente)e administrativa/ financeira (comecei agora, cuidando desta área de uma outra empresa, que está em fase do seu primeiro piloto, na área de energia), pois também não tive oportunidades na área financeira devido a falta de experiência, mas minha vontade é, se possível, me especializar para trabalhar nesta área no Canadá (vou fazer o processo por Quebèc).Segue o meu email: vivianemoraes@hotmail.com
Desde já muito obrigada pela ajuda!
Abraços,
Viviane -
19 de agosto de 2008 às 17:46 #30968Vivi2008Participante
Olá Mauro,
Muito legais estas suas dicas!!
Gostaria de saber as informações que você deu ao Godo, pois elas muito me interessam também…
Tenho 29 anos e sou bacharel em Administração de Empresas.
Atualmente estou estudando inglês (nível avançado) e francês (nível básico).
Trabalho como PJ atuando em 2 áreas: comercial (presto serviço para uma empresa de segurança, atendendo a um grande cliente)e administrativa/ financeira (comecei agora, cuidando desta área de uma outra empresa, que está em fase do seu primeiro piloto, na área de energia), pois também não tive oportunidades na área financeira devido a falta de experiência, mas minha vontade é, se possível, me especializar para trabalhar nesta área no Canadá (vou fazer o processo por Quebèc).Segue o meu email: vivianemoraes@hotmail.com
Desde já muito obrigada pela ajuda!
Abraços,
Viviane -
19 de agosto de 2008 às 18:21 #30970ViegasParticipante
Salut, mes amies!
É claro que a principal preocupaçao nossa é com o boulot. Porém, já vi várias pessoas dizendo que já foram pro Canadá com proposta de trabalho, e outros até com emprego garantido. Fico pensando em como fazer isso. Você se oferece para um determinado cargo em outro país, faz o processo de admissao, passa e só assume, sei lá semanas, meses depois? Desculpem minha ignorância ou ingenuidade, mas nao consegui concatenar este raciocínio muito bem.
Meu sonho é já sair daqui com “algo” certo ou quase. E se eu coloco meu CV em um destes sites de busca de emprego e eles me chamam. Eu agradeço e digo que “ainda nao estou aí, será que dá pra me esperar”. Será que nao queima o filme?
Se alguém teve estas experiências, por favor, deixe algumas sugestoes sobre esta questao que levanto.
Merci beaucoup et à tantôt. -
20 de agosto de 2008 às 12:59 #30980mrodolfoParticipante
Viegas, bonojour!
Uma das principais questões dos sites de empregos é “você tem permissão legal de trabalhar no pais?”. Penso que essa pergunta é eliminatória em se tratando de uma profissão sem grande demanda e com outros profissionais aptos a começarem a trabalhar já na semana seguinte…
Também penso em ir para lá com algo já em vista. Para isso, penso em, tão logo tenha o visto (eu falando em visto se nem dei entrada do dossier…) atualize meus cadastros nos sites (o workopolis me pareceu o melhor até o momento) e inicie contatos as empresas… Penso que vale a pena também ter um telefone voip com número da cidade/região onde você quer se estabelecer…
À la prochaine,
Marcos
-
26 de agosto de 2008 às 00:50 #31093ViegasParticipante
Pois é, Marcos, minha situação é a mesma. Vamos mandar em breve os papéis, mas também, desde já, busco as tais oportunidades. Agradeço sua resposta, mas ainda tenho uma dúvida: mesmo tão precocemente vale a pena deixar o CV no site? Não sei! :?
Abraço, Luiz -
26 de agosto de 2008 às 02:44 #31098mrodolfoParticipante
Viegas,
Não sei se hoje tenho meu CV cadastrado em algum site. Tenho, sim, cadastrado o perfil das vagas que quero receber. Dessa maneira, desde já, recebo em meu e-mail as mensagens com as oportunidades e posso, assim, avaliar o quê o mercado pede e quais são meus gaps com relaçào a cada uma das vagas.
No futuro, após estar com o visto e me preparando para viajar, cadastrarei meu cv e buscarei posições de maneira mais ativa.
Au revoir!
-
26 de agosto de 2008 às 12:21 #31103EnriqueParticipante
Amigos,
Ja fiz a entrevista e os exames médicos também, agora só falta mesmo o visto, porém quando fiz minha entrevista o Senhor Leblanc, me aconselhou fortemente a começar a procurar emprego imediatamente, eu só deveria especificar na carta de apresentação que eu ja tinha um certificado de seleção para o Quebec. Ele me disse também, que se caso eu recebesse uma proposta isso adiantaria ainda mais o meu visto no consulado.
Como eu e minha esposa temos outros planos para quando chegar lá (Março 2009), não fizemos isso, mas achei uma boa dica para vcs ok!
Um grande abraço
Enrique e Michela
-
28 de novembro de 2008 às 16:56 #32915mksfParticipante
Olá pessoal,
Obrigado Mauro e Rodolfo pelas dicas! Ótimo post! Realmente arrumar um job é o que mais nos preocupa.
Já estou com meu visto e também gostaria de chegar com um emprego. Estou esperando só frio passar para ir. O programado é em Março/abril/Maio 2009 ou até antes, se conseguir algum contato de emprego.
Enquanto espero estou organizando e agilizando tudo que posso para poder ter sucesso na procura do job.
Sou designer gráfico e fotógrafo e vou listar alguns cuidados que as pessoas dessa área devem ter além dos já citados pela galera.
-Nessa área é importantíssimo que se tenha um portfólio na internet para que junto com a análise do currículo o empregador possa ver a qualidade de seus trabalhos.
-Os domínios particulares (tipo zédascouve.com ou .com.br) mostram mais profissionalismo do que os blogs.
-Se trabalhar com web design é interessante levar na entrevista um laptop com os sites que criou funcionando local (no computador).
-Se trabalhar com impressos, leve amostras dos trabalhos publicados. Lembrando sempre de ter boa apresentação e organização (pasta/bolsa/envelope)
Assim você pode explicar os trabalhos mostrando a sua experiência, suas capacidades e estilos.
Como disse ainda não estou em Montreal, mas acredito que isso seja universal. Em várias ofertas de emprego que encontrei no craiglist, Monster.ca e até no jobboom um link para portfólio online era obrigatório.
Quanto a procurar um trabalho aqui do Brasil, veio uma dúvida: Em todos os casos que vi, o empregador marca uma entrevista com o candidato antes da contratação. Estando aqui no Brasil como funciona?
Teríamos que ir para lá para fazer a entrevista? Sem a garantia da contratação? Foi ótimo saber que é uma informação importante para se colocar na carta de apresentação. Obrigado!!! QBC + uma vez ajudando!E por falar em “Lettre de présentation”, para mim é uma das partes mais complicadas. Tem um post aqui na CBQ (me desculpe, não me lembro nome do membro que postou) com exemplos de cartas que ajudam muiiito. No mesmo post tem um PDF sobre criação do currículo e preparação para entrevistas super completo. Tem as perguntas freqüentes, métodos de avaliação dos candidatos e até o tipo de roupa que devemos usar.
Opa! CBQ é um guia essencial!
É isso ae. Espero ter contribuído – e retribuído – com a comunidade com informações que estão na minha área.
Abraços!
-
28 de novembro de 2008 às 18:36 #32919mrodolfoParticipante
Marcus et amis,
Dá sim para ir com uma entrevista agendada ainda do Brasil. Fiz isso em minha viagem de reconhecimento que fiz em junho.
A partir de um site de empregos, encontrei o nome de uma Headhunter e mandei meu CV para ela, junto com uma carta de apresentação, detalhando experiência, formação e minha situação de postulante a imigrante 8^) … Ela me respondeu e solicitei que, caso possível, gostaria de conversar com ela quando estivesse por lá. Ela foi muito receptiva e me deu ótimos feedbacks, o que trouxe maiores certezas da decisão que iríamos tomar.
à la prochaine,
-
28 de novembro de 2008 às 22:24 #32921BaratinhaParticipante
Marcos
Não sei se seria abusar da sua bondade, mas vc poderia passar o contato desta headhunter e qual o custo disso.
Se vc não quiser postar na comunidade, meu email é biancacristine@gmail.com
Sucesso
Bianca
-
30 de novembro de 2008 às 02:24 #32935mrodolfoParticipante
Baratinha,
Não penso ser acertivo enviar para a mesma Headhunter, já que eles trabalham com “projetos” assim como no Brasil. Já a empresa que contatei foi a Robert Half e existem diveros outros consultores nessa empresa, que tem, inclusive, escritório no Brasil. Seus anúncios costumam trazer o nome do consultor (acabei de checar isso no workopolis). Escrevi meu e-mail de apresentação baseado na posição publicada e enviei diretamente a ela…
Abraços.
-
30 de novembro de 2008 às 03:54 #32936BaratinhaParticipante
Obrigada.
Sucesso
Bianca
-
18 de dezembro de 2014 às 11:35 #122069renatoalbuquerqueParticipante
De extrema importância seu depoimento Mauro! É sempre muito difícil encontrar informações sobre o mercado de trabalho para profissionais da área de finanças.
Se for possível, gostaria que você nos atualizasse quanto as condições atuais de empregabilidade nessa área. Sou da área de finanças, mais especificamente investimentos e risco, e vou aplicar para o processo do Québec. Porém, tenho dúvidas se vale a pena investir nessa área ai nas terras geladas. Tenho cogitado mudar para programação, pela maior disponibilidade de vagas e flexibilidade do mercado de trabalho.
Desde já, agradeço o apoio!
Abs
Renato
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.