Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Preparação ainda no Brasil
- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos atrás por
SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
16 de junho de 2010 às 17:04 #6872
Junior-Geise
ParticipanteOlá a todos! Quero elogiar o ambiente colaborativo que predomina nessa comunidade. Parabéns e obrigado a todos, pois tem me ajudado muito.
Tenho 4 filhos e minha expectativa é que eu esteja no Canada daqui a dois anos e meio, se tudo correr bem é claro. Assim eles terão 14, 12, 6 e 4 anos.
Obviamente, esses 4 filhos constituem minha maior preocupação nesse processo. Como a educação e adaptação deles é ponto crucial no planejamento, gostaria de saber se alguém tem alguma dica do que eu posso “adiantar” por aqui a respeito da educação deles, de forma que as coisas sejam mais rápidas e menos traumáticas quando chegarmos. Falo isso porque li outros dizendo que a francisação é demora para conseguir, assim como uma gardarie pode demorar (teve alguém que disse que tem que inscrever o filhos “dois anos antes dele nascer”… rs rs rs), que a educação privada é cara, que gardarie também, etc e tal . Enfim, só queria fazer meu dever de casa bem feito e sair do Brasil o mais preparado possível nesse quesito. Até porque acho que terei tempo para isso.
-
16 de junho de 2010 às 20:02 #39484
mrodolfo
ParticipanteJunior-Geise,
Bienvenus!
Nossa preocupação também são nossos filhos e penso que você está certíssimo em tê-los em primeiro lugar. Vamos lá:
– Penso que seria importante os filhos mais velhos estudarem francês com bastante afinco ainda no Brasil. Não sei dizer qual é a idade mínima para a francisação, mas pensando-se que eles precisarão falar bem na escola para não ficarem para trás…
– Os mais novos terão mais ou menos as idades que os meus filhos tem hoje (9 e 6 anos). O meu mais velho estuda francês por 1,5 hora por semana, com professor particular, focando muito mais vocabulário que gramática. A mais nova passou a acompanhá-lo esse ano.
– A educação privada não é cara lá, pelo menos na minha opinião (entre CAD 300 e CAD 400 por mês nas escolas que pesquisei). Só não sei se vale a pena uma vez que vi programas muito interessantes em escolas públicas (e no final das contas, o imposto que você paga é para isso também). A filha de uma amiga da comunidade estuda em uma escola privada e provavelmente ela poderá dar melhores detalhes.
– Você não precisará de garderie pois as crianças vão para o primaire aos seis anos.
Bonne chance,
-
16 de junho de 2010 às 20:30 #39485
Junior-Geise
Participante@mrodolfo wrote:
– Você não precisará de garderie pois as crianças vão para o primaire aos seis anos.
Bonne chance,
Mas meu pequeno tera apenas 4 anos quando chegarmos la. A idade que disse acima e a idade de quando chegarmos la.
Valeu pelas dicas e pelo “pronto atendimento”!
-
17 de junho de 2010 às 14:40 #39493
SANDROMS
ParticipanteJunior-Geise,
A resposta do Marcos foi muito boa. Mas gostaria de tentar complementar:
– A francisação é concebida para adultos, para quem está em idade escolar existe em algumas escolas as classes de accueil.
– Pelas minhas contas, o(a) filho(a) mais velho(a) vai estar perto do fim da escola secundária, para ele vai ser mais difícil do que para os pequenos, e vale a pena procurar o site da comissao escolar para ver se existe classe de acceuil para essa idade. Minha filha chegou com 5 anos e aprendeu francês suficiente para começar a escola em 3 meses. Não frequentou classe de acceuil, mas faz aulas de reforço de francês. Um ano e meio depois ela corrige meu francês o tempo todo. Para os maiores é mais desafiador pois eles dependem mais da língua para se socializar. Toca aula de francês neles!
– Quanto a garderie, a dificuldade existe mas é relativa, explico, falta garderie a 7 dolares por dia, e falta garderie para crianças menores de 3 anos (que usam fralda, não comem sozinhas etc….)… garderies para crianças um pouco maiores custando de 15 a 40 dolares por dia, é duro de encontrar mas tem! Garderie em meio familiar tb é mais fácil de encontrar do que as CPEs (escolinhas).
Boa sorte,
–
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
17 de junho de 2010 às 18:11 #39499
Junior-Geise
Participante@SANDROMS wrote:
– Pelas minhas contas, o(a) filho(a) mais velho(a) vai estar perto do fim da escola secundária, para ele vai ser mais difícil do que para os pequenos, e vale a pena procurar o site da comissao escolar para ver se existe classe de acceuil para essa idade. Minha filha chegou com 5 anos e aprendeu francês suficiente para começar a escola em 3 meses. Não frequentou classe de acceuil, mas faz aulas de reforço de francês. Um ano e meio depois ela corrige meu francês o tempo todo. Para os maiores é mais desafiador pois eles dependem mais da língua para se socializar. Toca aula de francês neles!-
..
Em síntese: Muito francês para as duas que terão 11 e 14 anos. Menor preocupação com o menino que terá quase 6. Particularmente, acho mesmo que ele vai dar um banho na família toda com o francês.
@SANDROMS wrote:
– Quanto a garderie, a dificuldade existe mas é relativa, explico, falta garderie a 7 dolares por dia, e falta garderie para crianças menores de 3 anos (que usam fralda, não comem sozinhas etc….)… garderies para crianças um pouco maiores custando de 15 a 40 dolares por dia, é duro de encontrar mas tem! Garderie em meio familiar tb é mais fácil de encontrar do que as CPEs (escolinhas).
–.
Em resumo, vou ter maior facilidade de achar uma garderie para o mais novo que terá 4 anos na época, porém vou ter que pagar mais caro… :alright:Valeu pelas dicas. Outro dia estava pesquisando e li bastante em seu blog, nem imaginava que trocaria idéias com você aqui nessa comunidade, pois não sabia que estava aqui. Parabéns pelo blog! Muito útil e bom de ler. Gostei, em especial, do balanço de 1 ano!
-
17 de junho de 2010 às 18:57 #39502
SANDROMS
Participante@Junior-Geise wrote:
Em resumo, vou ter maior facilidade de achar uma garderie para o mais novo que terá 4 anos na época, porém vou ter que pagar mais caro… :alright:
para manter ficar bem entendido troque “maior facilidade” por “menor dificuldade”. :lol: Vai ser um desafio achar um bairro onde tenha boa escola primária, boa escola secundária, e garderie… comece a perquisar desde já!
E a gente tá aí pra ajudar…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.