Preocupado com os "perce-oreilles" ou tesourinhas?

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Preocupado com os "perce-oreilles" ou tesourinhas?

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
      Carlos_Santos
      Participante

Bom, como faz tempos nao tenho tido tempo, resolvi arranjar um tempo …………

e, para compartilhar com os demais colegas que ja devem ter vivido uma situacao parecida no verao (quando temos mais chuvas) e para a qual eu achei uma solucao que pode ser util aos demais ;-)

Neste tempos de chuva e de calor, é comum aqui no Québec ter um ou varios novos visitantes na casa: o “perce-oreilles”:

http://fr.wikipedia.org/wiki/Forficula_auricularia
      http://www.abatextermination.ca/perce-oreilles-dans-la-maison/

Que incomoda mais pela presenca e aspecto do animal.

Se lerem os dois artigos, entenderao que ele é considerado um amigo do jardineiro ;-)

Mas nao é um companheiro que eu goste dentro de casa.

Este animal se aloja em baixo das portas de casa e qualquer outro local humido. Quando abrimos a porta ele naturalmente entra.

Para eliminar eles sem usar inseticida eu sugiro uma combinacao simples e eficaz que aprendi aqui: detergente diluido em agua aplicada com um borifador.

Se quiser testar vc mesmo, capture um e coloque ele num recipiente com a mistura acima e veja o efeito.

Assim, quando eles aparecem, eu borifo esta solucao nas portas (em baixo delas, nas laterais, enfim, em tudo!) e aonde mais elas aparecerem.

Normalmente isso ajuda bastante e nao causa os males do inseticidas para quem tem plantas, animais, criancas pequenas e até para nos mesmos!

Fica a dica!

PS.: as vezes esquecemos de integrar aqui no forum assuntos outros do cotidiano e que podem aliviar um pouco a pressao (constante) que os colegas vivem durante o processo e suas mudancas (alias, desde que eu estava neste processo em 2006, isso é uma constante, que acredito que se mantenha!).

Fica a sugestao de trazer outros assuntos uteis do nosso cotidiano aos demais colegas :idea:

SANDROMS
      Participante

Valeu Carlos,

Eu li bem direitinho sua mensagem. :lol: Tenho esses visitantes em casa e minha mulher tem medo de que eles possam comer roupas como as traças.

Vou tentar a sua dica, já que eles aparecem sempre no chaufage ou nos cantinhos do banheiro.

gabi-infirmiere
      Participante

no 11o andar esses bichinhos nao chegam, mas as aranhas sempre dao o ar da graça. Eu nao espanto nem aranha nem lagartixa … sou muito frouxa, mas mato barata sem do :bigups:

Carlos_Santos
      Participante

Ola Sandro,

espero que ajude ;-)

Gabi,

no terceiro andar elas chegavam no meu antigo endereco ;-(

Abraços

SANDROMS
      Participante

No 4o andar eles chegam também, esse ano menos, acho que as aranhas comeram eles…

tati06
      Participante

ai meu Deus….tem muita aranha ai? tenho fobia de aranha…..morei na Australia e quase morria la do coracao com tanta aranha,,,p vcs terem ideia, se vc deixava o carro estacionado na rua de um dia p outro(principalmente no verao), no dia seguinte o retrovisor estava todo branco….sem exagero….ai nao eh assim nao neh~? socorro…. :angery:

SANDROMS
      Participante

Tati,

No Quebec tem muita aranha sim, que eu saiba não são venenosas. Alguns lugares tem mais do que em outros.

Eu moro no meio da ilha de Montreal no quarto andar e de vez em quando aparece uma aranha. Tipo, uma por mês.Ouvi dizer que em Ile des Soeurs tem muuuuuitas aranhas. Talvez nossos colegas do forum podem confirmar ou desmentir.

Mas os apartamento nunca são dedetizados, alias dedetização é coisa rara por aqui, acho que se vc não curte aranhas vale à contratar um exterminador para dedetizar o ap. Não sem antes combinar com o proprietário ou com o concierge.

Carlos_Santos
      Participante

Aqui sempre vimos aranhas mas nada que um uso do velho e bom inseticida nao resolva.

Mas de deixar o carro no estacionamento um dia e ter uma teia branca, eu nunca passei pela situacao nao ;-)

O lado bom desta situacao é que so dura dois à tres meses, depois isso acaba!

E voltamos ao frio ;-)

gabi-infirmiere
      Participante

@SANDROMS wrote:

Tati,

…Ouvi dizer que em Ile des Soeurs tem muuuuuitas aranhas. Talvez nossos colegas do forum podem confirmar ou desmentir……

Aqui em IdS tem mesmo muita aranha, sao simpaticas e se alimentam de insetinhos. Moro no 11o andar e a parte externa da janela é repleta de teias. Algumas conseguem entrar no apto, nao sei como ja que as janelas sao todas com grades :?:
      tinhamos uma aranha-residente na CRV, ela se instalava entre o retrovisor e a janela do passageiro … o carro novo até agora nao atraiu nenhuma ….

Quando temos essas visitas internas eu recolho com uma folha de papel e jogamos pelo coletor de lixo, elas acabam na lixeirona do SS

sobre dedetizaçao, insetos benignos dispensam, o problema é quando o apto é infestado por punaises de lit …. uma praga que acomete 2 a 4 em cada 10 apartamentos em Montréal!

tati06
      Participante

Bom, acho que em nenhum lugar eh pior que Austrália….lá no verão, qdo vc passa embaixo de arvore, vc sente as teias penduradas nos galhos..credo….sem falar nos morcegos, muitos, credo,tubarões e água vivas..hehehe..teria que abrir só um tópico p falar dos bichos medonhos..hehehe
      GAbi, elas sao simpáticas??? Essa morri de rir, se eu vejo uma dentro do carro eu bato o carro, tenho fobia mesmo, taquicardia e tudo mais…..bom saber que em ILS tem mais, ta Ai um lugar que não vou de jeito nenhum…..obrigada pelas dicas pessoal…aqui em CWB se aparece 2 no ano é muito!! :roll: AH..o que eh outro bicho que vc falou?? Ele faz mal?

RonaldoMaciel
      Participante

Nós tivemos os tais punaises (percevejo) no ape assim que chegamos. Ele já era mobiliado. Felizmente não nos causa nenhum problema a nossa saúde mas eles podem se infestar de tal forma que somente pondo fogo em tudo para exterminá-los.

Nós jogamos a cama fora e desde então (quase 3 anos se passaram) e nada mais apareceu…graças a Deus.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

SANDROMS
      Participante

@tati06 wrote:

…aqui em CWB se aparece 2 no ano é muito!! :roll: AH..o que eh outro bicho que vc falou?? Ele faz mal?

oi tati06, você é de Curitiba? Então deve ter medo de aranha marrom. Na australia as aranhas também são super venenosas, até que eu saiba as aranhas do Quebec são inofensivas.

o outro bicho é punaises de lit é tipo um percevejo que infesta colchões e estofados. É uma praga por que é muito ruim de exterminar, a picada é como de pulga pode dar alergia…

Gabi essa estatística está certa de 2 a 4 aps em 10 em Montreal estão infestados? Eu tinha lido que era de 2% a 4%….

gabi-infirmiere
      Participante

esses bichinhos (punaises) se alimentam de sangue humano!

achei uma critica bem mordaz (blog), que identifica as punaises como um grande problema e da uma alternativa …

On pourrait toujours demander à Stephen Harper d’attaquer les punaises avec ses avions de chasse F-18. Voilà enfin une utilisation pour les « jets » à Harper. Mais à 21 milliards $ ça fait plutôt cher.

Na mesma reportagem, ficamos sabendo que ON ja gastou $5mi para combater essa praga

http://www.guidemtlnord.com/Article-de-blogue/b/12260/Le-Canada-est-envahi-par-les-punaises-de-lit

mas falando sério, o que a DSP tem a dizer …
      http://www.dsp.santemontreal.qc.ca/dossiers_thematiques/environnement_urbain/thematiques/punaises_de_lit/problematique.html

entre punaise de lit e aranhinhas simpatiquinhas, fico com as aranhas …. so temos que tomar cuidado pois os aracnideos tb podem morder!

gabi-infirmiere
      Participante

bem colocado, sandro, faltou um zero …
      2 a 4 em cada 100 :bigups:

mas no bairro onde trabalho, devemos ter uns 50% de infestaçao :(
      temos até *kit punaise* com roupa branca tipo astronauta ………………

eu nunca fui vitima, mas colegas de trabalho ja levaram punaises de nossos clientes (pois fazemos visitas à domicilio) para suas casas

tati06
      Participante

Oi Sandro, sou de curitiba sim e morro de medo de qqer aranha,,,aiai…agora ainda tem esse tal de punaise? Tem até kit punaise? Meu Deus..bom, pelo menos Ai não tem tanto bicho como em ozzy, isso me conforta…vou ter q me adaptar aos novos bichos..rsrs
      Obrigada pela atenção pessoal, vcs sao muito atenciosos, amo essa comunidade!( pena que alguns colegas por Ai não dão valor a ajuda de vcs).
      Bisous

gabi-infirmiere
      Participante

OOhh Tati, te assustei, foi??

O *kit punaise* é usado no meu ambiente de trabalho….

trabalho num dos bairros mais pobres de Montréal, e nao é incomum vermos logements insalubres, com punaises, baratas, mofo (especialmente nos demi-ss), camundongos e até ratos … muitos dos nossos clientes sao demandeurs d’asile e nao conhecem seus direitos como locatarios. Uma parcela pequena entre eles nao vê a insalubridade e precisamos agir para prevenir infestaçoes em outros aptos (como assim? viver com ratos e baratas?? *choque cultural ao maximo*)

entao, o *kit punaise* é composto de um macacao branco que cobre dos pés à cabeça, assim quando o profissional vai fazer alguma intervençao ele estara protegido e nao levara esses indesejaveis ao CLSC ….
      temos um Tobi steamer que serve para *vaporizar* a roupa quando vamos em casas suspeitas e temos duchas para casos onde um banho seja necessario ….

eu estou no CLSC ha 1 ano e meio, e nunca usei o kit punaise, nem o tobi … dei sorte, pois tenho a clientela *regular* (no limite ou acima da linha da pobreza, geralmente em aptos no térreo ou andares superiores ….)

mas insetos ha de monte! agora em verao, as mouches de todos os tipos e tamanhos proliferam ….. os passarinhos e aranhas fazem a festa …..

Helen Hartung
      Participante

Excelente ideia de trazer essas informações sobre o cotidiano Carlos!
      Aqui em Petrópolis acho que temos uma praguinha equivalente a punaise que se chama Micuin. Ele é muito, muito, muito pequeno e pretinho e tem uma mordida parecida com a de pulga, mas coça que é uma desgraça!!!!!! Dá vontade de arrancar o própio couro! Mas só tem no meio do mato, tipo assim, onde eu moro :)
      A diferença é que eles não entram em casa, eles ficam nas árvores, algumas plantas. Vc vê uma mancha preta num tronco de árvore e se essa mancha se mexer, pode ter certeza….são milhares de micuins!

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.