Pra qual cidade você vai?

Home Fórum Vivendo no Canadá Regiões e Cidades no Canadá Pra qual cidade você vai?

Visualizando 149 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4188
      zero41
      Participante

      Olá pessoal, tudo bom?

      Criei este tópico para juntar o povo que vai pra mesma cidade. Assim podemos trocar informações, etc.

      Bom, eu vou pra Trois-Rivieres, se tudo der certo, no fim de setembro.

      Alguém mais vai pra lá?

      Abraços
      Zero41

    • #9145
      mirian
      Participante

      Olá,
      Acho que a primeira vez que postei na comunidade também pensei em ir para Tróis Rivieres, mas depois mudei de idéia, e acho que ainda vou mudar mais vezes de idéia rsrsrs. Diga-nos por que escolheu esta cidade?

    • #9146
      zero41
      Participante

      Oi Mirian,

      Escolhi Trois-Rivieres por dois motivos básicos:

      – custo de vida;
      – possui universidade com cursos que me interessam.

      Ao que parece a procura pelo curso de francês é pequena, pois a cidade não recebe muitos imigrantes se comparada a Sherbrooke, Gatineau e as duas grandes, Montreal e Quebec. Esse também foi um ponto que pesou.

      No mais, é uma cidade pequena, ideal para começar a se adaptar.
      Ah, também conheço uma canadense que já morou lá e me passou uma idéia interessante.

      Mas para resumir posso dizer que o custo de vida inicial foi o principal diferencial.

      Então, é isso.
      Abraços
      Zero41

    • #9147
      mirian
      Participante

      Estas idéias interessantes poderiam ser partilhadas? Quem sabe mais brasileiros poderiam ir pra Tróis Rivieres. :!:
      Abçs

    • #9148
      zero41
      Participante

      Oi Miriam,

      Ela não me disse nada de diferente na verdade.

      É uma cidade pequena e, segundo ela, as pessoas são receptivas com quem vem de fora, principalmente por causa da UQTR. (Isso é meio relativo, porque tenho lido muita coisa igual sobre várias outras cidades, até mesmo Montreal)

      Possui uma estrutura boa, com shoppings, teatros, livrarias e cinema. Parece não ser uma cidade boa pra quem curte uma balada. Não existem danceterias, como em Montreal por exemplo, apenas barzinhos (que não são muitos).

      Ela me disse que os cursos na área de mkt e jornalismo na UQTR são bons.

      É isso. Como eu disse, nada demais.

      Mas estas referências simples, somadas com o custo de vida, me fizeram optar por ela a princípio. Depois do curso tudo é possível.

      Ah, não sei se você sabe, mas Trois-Rivieres é um pólo madeireiro e papeleiro. A UQTR possui um centro de pesquisa nesse setor.

      Acho que por isso não me pareceu uma cidade muito bonita nas fotos que vi (não tão bonita, apenas bonitinha. Olhando as fotos acho que você vai entender). Minha amiga falou que Sherbrooke, por exemplo, é muito mais bonita, mais parques, etc.  :(

      Neste link tem algumas fotos de lá: Fotos de Trois-Rivieres

      E você, pensa em alguma cidade específica?

      Abraços
      Zero41

    • #9149
      mirian
      Participante

      Sinceramente, ainda não nos decidimos. A nossa mudança é em razão de nossos filhos que vão, dentro de no máximo 3 anos cursar faculdade, e a perspectiva de emprego para eles é melhor no Canada. principalmente por que eles não irão ter problemas de validação de diplomas, etc. Quanto ao casal (nós eheh), meu marido, e meu filho ADORAM futebol, e pensam até em se candidatar como treinador e jogador  em uma equipe no Canada. Laval possui um centro intenacional de futebol e acredito que aceite voluntários. Quanto a trabalho, pretendemos trabalhar com comércio: necessitamos de um porto, um galpão barato, e vias de acesso facilitados – neste ponto Tróis Rivieres nos atende. Montreal só nos oferece na realidade uma integração mais rápida na área comercial se estivermos com o francês em dia ( o que não estamos). Meu marido quer fazer uma viagem de prospecção, mas até lá se não der, talvez fiquemos com Tróis Riviéres para aprender o francês, já que o aluguel realmente é muito mais barato que Sherbrooke e  Montreal, e tem CEGEP para os garotos. Enfim, estamos ainda indecisos rsrsr.

    • #9150
      zero41
      Participante

      É uma decisão dificil, mesmo nós (um casal também) ainda não temos 100% de certeza. Gatineau nos atrai bastante pela possiblidade da parte inglesa, mas os custos de vida barram a escolha  :(

      Será que ninguém mais aparece por aqui com outras idéias de cidade para que possa nos ajudar a fazer um balanço?

      Abraços
      Zero41

    • #9151
      Lane
      Participante

      OI Gente!
      Estou com muitas dúvidas quanto a cidade que devemos ir.
      Gostaria da dica de vcs quanto a isso. Quero uma cidade calma, que eu e meu marido, possamos arrajar emprego. Ele é professor de educação fisica e eu sou vendedora de produtos de informatica, e formada em ciencias contábies. Se vcs poderem me dá algumas dicas, ficarei muito grata.
      Abraço a todos.
      :D Suelaine :D

    • #9155
      zero41
      Participante

      Olá Suelaine,

      Eu e minha esposa fizemos uma lista de critérios e a prioridade que cada um deveria ter.

      Em 1º lugar decidimos que a cidade deveria ter universidade/cegep, pois voltar a estudar é fundamental para ter sucesso a longo prazo.
      2º – analisamos o custo de vida
      3º – tempo de espera pelo curso de francês (isso ainda é meio subjetivo porque não temos dados certos, apenas informações de pessoas que estão por lá e colaboram)
      4º – Tamanho da cidade, que influi na possibilidade de emprego, etc.

      Acredito que boa parte do pessoal coloque tudo isso na balança na hora da decisão.

      Bom, além de Montral e Quebec, diminuímos nossa lista a seguintes cidades:
      – Gatineau;
      – Laval;
      – Longueil;
      – Sherbrooke;
      – Trois-Rivieres;
      – Saguenay/Chicoutimi.

      Por último procuramos muitas fotos dos lugares que poderíamos ir, links para serviços como cinema, shoppings, livrarias, etc, pois afinal de contas ninguém quer viver só para trabalhar não é mesmo? Usamos também a empatia  :D , o que também é subjetivo, pois através de fotos é bem complicado.

      Já tem um tópico sobre isso aqui no fórum, além de informações sobre diversas cidades, se você ainda não viu, pode dar uma olhada por aqui

      Regiões e cidades do Quebec

      Espero ter ajudado.
      Abraços e boa sorte
      Zero

    • #9159
      Lane
      Participante

      Muitíssimo obrigada, Zero41!!
      Gostei das dicas, e irei analisar melhor, qual cidade ir.

      Valeu mesmo!
      :lol: Até mais… :roll:

    • #9291
      miller
      Participante

      é, dificil encontrar uma pessoa realmente decidida em relação ao destino… bom até agora nós (minha esposa e eu) estamos mais para Montreal… bom, primeiro devido as varias possibilidades de cursos, segundo por acreditar que a diversidade de vagas é bem maior, principalmente sub empregos, coisa que certamente iremos procurar até possuir uma fluencia em frances e conhercer os regionalismos.. ah, outra é que acreditamos ser possivel ter uma vida extra economica lá, apesar dos alugueis serem acima das outras cidades…
      é isso…

    • #9294
      makeloo
      Participante

      Olá pessoal,
      A dúvida sobre a cidade para a qual ir é grande da minha parte também. Eu prioriso uma cidade que tenha universidade, pois além de ser professor de linguisitica, quero voltar a estudar, fazer um doutorado, frânces…
      Outra coisa que olho é a questão do custo de vida e da possibilidade de laser. Tenho pensado em Laval, mas não tenho muitas informações sobre essa cidade. alguém pode me dar dicas concretas de coisas que já tenha pesquisado?
      Desde já obrigado
      Marcelo

    • #9295
      mirian
      Participante

      Olá Marcelo,

      Já pesquisei bastante, e na sua área de linguística acho que existem 3 opções: Tróis Riviéres (custo de vida mais baixo do Quebec) com uma Universidade e CEGEP com bons cursos de francês; Sherbrooke (visite a comundide do Orkut – Brasileiros em Sherbrooke) e Laval, que em 2007 terá Metro para Montreal. Todas as cidades mencionadas você poderá solicitar o guia turístico com o mapa da cidade e dicas (acesse o google.ca, digite o nome das cidades e se inscreva no local indicado). Tróis Riviéres é na Região de Maurice. Todas as cidades mencionadas o forte na área de lazer é o esporte de aventuras (bicicletas, esportes nauticos, esportes de inverno, etc.). Vida noturna mesmo e baladas acho que você encontrará em Laval, devido à proximidade com Montreal. Quase me esquecia também de Longueuil, também próxima de Montreal, só que não fornece guia turistico. Boas pesquisas. Abçs

    • #9300
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Marcelo e Míriam,

      Acessem duas notícias antigas que publicamos na Comunidade Brasil-Québec para visitar os links de várias regiões em Québec. Pode-se também solicitar os guias turísticos.[/align]

      :: Guias Turísticos – Todas as regiões ::

      :: Regiões em Québec ::
      [align=justify]
      Abraços,[/align]

    • #9316
      RedCzar777
      Participante

      Bom, eu sou Bacharel em Ciências da Computação e Pós-Graduado em Segurança em Redes de Computadores. Também tenho uma certificação em Sistema Operacional Linux chamada LPIC-1, a LPI é uma instituição canadense e por isso acredito que essa certificação será bem vinda por lá. Ainda pretendo aumentar o nível dessa certificação e fazer outras certificações internacionais no decorrer de 2007, já que pretendo imigrar de fato na primavera de 2008. Porém lendo vários sites e fóruns como este me convenci de que fazer mais uma pós-graduação no Canadá será de grande valia, quem sabe até um mestrado.

      Devido aos fatores citados a cima eu pretendia ir inicialmente para Montreal, visto que boas vagas para TI são vistas normalmente apenas nos grandes centros. Mas as informações sobre custo de vida me convenceram a buscar novas alternativas, então estou considerando sériamente ir para Ville de Quebéc pois além de mais barata do que Montreal é a capital da província (sou de Brasília, então gosto de capitais, hehehe) e possui tamanho suficiente para ter algumas boas vagas para TI.

      Além disso segundo o site da prefeitura da Ville de Quebéc – http://www.ville.quebec.qc.ca/po/accueil/index.shtml – a cidade foi considerada a melhor cidade do Canadá para a família. Como vou com minha esposa, minha enteada e meu filho isso passou a contar muito a favor dessa cidade também.

      Com relação ao frio que possa ser mais intenso devido a localização mais ao Norte, eu acho que quem vai ao Canadá não pode estar procurando calor, pelo menos não seriamente…

    • #9321

      [align=justify]Olá Red, também sou da área de TI, mais precisamente em Infra, e com certeza certificações ajudam bastante, a meu ver valem mais que um curso superior… No caso de uma especialização, mestrado, etc… com certeza fica mais bem visto e mais valioso fazendo por lá no Canadá mesmo, meu caso, tenho superior incompleto aqui no Brasil e pretendo me graduar por lá…

      Ultimamente tenho estudado bastante para ver se pego antes de ir algumas certificações Microsoft, e pretendo também estando lá terminar este ciclo de certificações obtendo o MCSA e MCSE + Security, é a minha meta.

      Eu e Adriana escolhemos Sherbrooke sobretudo pela maior facilidade de integração, francesização e oportunidades de estudo, sem esquecer tb da qualidade de vida. Recentemente li também na net algo sobre o crescimento da demanda de profissionais de TI na região do Estrie, não sei qual área específica exatamente. Das ofertas de trabalho que recebo nos boletins do Jobbom, Monster etc o que mais vejo são oportunidades para desenvolvedores, e recebo muitas tb na área de infra em Montreal…

      Quanto ao frio não há nada a fazer a não ser adaptar-se! Eu particularmente prefiro frio ao calor! 8)

      É isso, grande abraço e sucesso a todos nesta jornada rumo ao infinito![/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #9325
      nakhatealokalokimm
      Participante

      falaih,

      bruno, bele? cara tb sou de infra…pelo q vi  nao faltara trab lah. O mercado está bem nessa area, como em toda TI

      vou ti amndar um e-mail falou?

      ah sim vou pra quebec

    • #9371
      Helio
      Participante

      Olá, pessoal da Informática!!

                  Eu sou Hélio (do Rio de Janeiro). Quero me dicidir por uma cidade no Québec onde tenha custo de vida baixo e muitas ofertas de trabalho na área de “Análise de Sistemas” se houverem oportunidades na área de comida Japonesa também, ótimo.

                  No momento, o que procuro é apenas isso. Com relação ao resto, eu vou me adaptando aos poucos. QUEM, por favor pode me ajudar?? No momento, essas dúvidas estão “corroendo” a minha mente.

                  O Carlos Luis também é Analista de Sistemas. Já passei uns e-mails p/ ele. Mas o que vocês me dizem??

                  Vai acontecer um ótimo encontro de imigrantes no Rio de Janeiro neste dia 20 de Agosto. Se informem.

                  Um abraço à todos e por favor, me ajudem à me decidir. No meu caso, a decisão é bem fácil. Mas sozinho, eu não estou conseguindo…

                  Obrigado, pessoal!!!

                                       Hélio (tool_deam@yahoo.com.br) – Rio de Janeiro.

    • #9376
      RedCzar777
      Participante

      Hélio eu também estava com essa dúvida, o que me ajudou a me decidir por Ville de Québec foi o site da prefeitura de lá, que inclusive possui boa parte traduzida para português brasileiro: http://www.ville.quebec.qc.ca/po/accueil/index.shtml

      Como ainda não falo francês foi de grande valia para eu me decidir.

    • #9377
      Helio
      Participante

      Caríssimo RedCzar!!! Como vai??!!!

                Valeu mesmo pela informação. Eu visitei o site de ville de Québec. Mas não encontrei o que eu preciso… Pensei que as informações estavam lá de maneira simples… E maioria dos textos é em Francês (eu também ainda não domino o idioma).

                Me explique passo-à-passo como faço p/ encontrar aquelas informações que eu falei – p/ me decidir por uma cidade…

                Obrigado pela atenção! Um abraço!! Nos vemos nos encontros do Rio de Janeiro??

                                                          Hélio Cardoso – Rio.

    • #9378
      Helio
      Participante

      Caríssimos amigos!!

                    Pessoal, podemos organizar um grupo da área de Informática todos p/ a mesma cidade, de repente…

                    Alguém sabe me falar sobre o “*Reconhecimento de Diplomas” na nossa Área (Informática)?? E na área de Culinária Japonesa (SUSHIMAN)??  

                    Não pretendo viajar agora. Somente em uns 3 anos… Talvez menos. Mesmo assim, é bom saber como é que  “a banda toca” atualmente… Quem sabe me dizer alguma coisa?? Vocês não estão preocupados com isso??

                                                       Hélio – Rio de Janeiro.

    • #9380
      RedCzar777
      Participante

      @Hélio”;p=”952 wrote:

      Caríssimo RedCzar!!! Como vai??!!!

                Valeu mesmo pela informação. Eu visitei o site de ville de Québec. Mas não encontrei o que eu preciso… Pensei que as informações estavam lá de maneira simples… E maioria dos textos é em Francês (eu também ainda não domino o idioma).

                Me explique passo-à-passo como faço p/ encontrar aquelas informações que eu falei – p/ me decidir por uma cidade…

                Obrigado pela atenção! Um abraço!! Nos vemos nos encontros do Rio de Janeiro??

                                                          Hélio Cardoso – Rio.

      Olá Hélio, nesse site que eu passei tem uma parte onda fazem um comparativo entre o custo de vida na Cidade de Quebec e em Montreal, e algumas vezes  com a média da província também. Tem desde valor de imóvel até quanto se gasta em média. Sobre ofertas de emprego na área de TI os melhores sites para pesquisar são mesmo os sites de emprego que eu listei abaixo, mas a maior parte da oferta é mesmo para Montreal.

      http://www.jobfutures.ca/noc/browse-occupations-work_prospects-Good-2007.shtml

      http://www.workopolis.com/

      http://www.monster.ca/

    • #9381
      Carlos_Santos
      Participante

      @Hélio”;p=”953 wrote:

      Alguém sabe me falar sobre o “*Reconhecimento de Diplomas” na nossa Área (Informática)??

      não tem reconhecimento, ou seja, não existe nenhuma ordem profissional que regule a profissão. Pelo menos, não  no momento !   8O  8O  8O

      Hélio, evite postagens iguais em vários foruns, pois eu e mais colegas participamos de vários, assim evitamos esforços duplicados… e por vezes não respondemos em todos, fica parecendo que suas questões não obtiveram respostas em um deles, quando na realidade ele já foi respondido em um outro.

      A Adriana também participa no Brasmontreal.net, aonde eu sou moderador, e conversando com ela chegamos à um consenso de não apoiarmos estas postagens duplicadas.

      Agradeço antecipamente a sua compreensão.

      atenciosamente,

    • #9387
      Dri_Torres
      Participante

      Olá a todos,

      Antes de participar do Fórum leiam as Regras de Conduta e Dicas de Utilização do Portal assim vocês poderão conhecer as regras como as enunciadas pelo Carlos e citadas abaixo:

      – Evite colocar mensagens repetitivas ou inúteis com o simples propósito de aumentar o seu total e subir o seu rank como utilizador do fórum;

      – O “cross-posting”, ou seja, colocar uma mesma mensagem em diferentes fóruns é desaconselhado. Escolha um fórum que melhor se adapte ao assunto e aí permaneça;

      Abraços,

    • #11405
      RickSimon
      Participante

      Olá Comunidade!

      Apesar de não termos ainda enviado nosso processo para B.A. estamos estudando muito as possibilidades e verificando os prós e contras de algumas cidades.

      Até bem pouco tempo atrás estávamos super decididos a ir para Sherbrooke, pois é uma cidade que tenho uma simpatia muito grande, morei por um tempo bem perto de lá, estava nos Estados Unidos a coisa de 50 milhas longe de Sherbrooke, nunca pude ir até lá, entretanto conheci pessoas que moravam lá, amigos que foram visitar falaram muito bem e com isso passei a pesquisar muito sobre a cidade, que aliás tem um movimento turístico muito bom.

      Entretanto, recentemente estive procurando informações sobre empregos, oportunidades na área em que tenho experiência e também para minha esposa. Dessa forma descobrimos que em Montréal existem muitas, mas muitas oportunidades de trabalho para nós, e especialmente pra mim que tenho o Inglês fluente, encontrei muitas oportunidades com uma boa remuneração e que não exigem nível superior completo, ou seja, é praticamente certo conseguir um trabalho logo nas primeiras semanas.

      As “crianças” também se mostraram bastante interessadas por Montréal pelo fato de ser uma grande metrópole e oferecer estrutura de uma cidade grande, como universidades, faculdade, escolas técnicas, cinemas, “baladas”, enfim, para eles seria um choque menor na mudança.

      Com isso estamos pensando seriamente em Montréal, mas nunca se sabe…

      Até mais,

      Ri e Ro – Rumo ao Quebec

    • #11406
      AleBHZ
      Participante

      Inicialmente eu havia pensado em Montréal, mesmo porque não tinha referências de outras cidades.
      Mas por causa do custo de vida mais alto em relação a outras cidades dei uma olhada em outras regiões tb.
      Me interessei muito por Trois Rivières e Sherbrooke, que são cidades menores, porém não muito distantes de Montréal.
      Ambas possuem universidade e a possibilidade de estudar novamente me animou muito. Pretendo estudar primeiro, para depois pensar no mercado de trabalho.
      Agora meu destino será Sherbrooke, onde já conheço algumas pessoas e para onde vários amigos estão indo também.
      Pelo menos no início pretendo ficar por lá. Mais pra frente, quem sabe, não rola de ficar em Montréal?

      abraços,

    • #11409
      driaoquadrado
      Participante

      Olá Pessoal

      Essa é uma pergunta que meu marido e eu fazemos sempre… Com todas as pessoas que falamos sobre onde morar, que conhecem o Canadá de costa a costa dizem que morariam em Montreal, sem dúvida. Inclusive hoje fui ao Consulado pegar o visto de turista e encontrei com um coreano que já estuda lá há 2 anos e me falou que quando ele estiver com todos os documentos da imigração irá para Montreal…
      A dúvida fica sempre no ar…  :D

      Até lá nós nos decidimos…

    • #11412
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!

      Nós também havíamos eleito Sherbrooke como nosso destino, principalmente pela oportunidade de estudo, cidade menor, custo de vida…mas, de acordo com alguns conhecidos, se for considerar o mercado de trabalho para minha área (Química) e a possibilidade de conseguir um emprego mais rapidamente balanço-me a ir para Montréal…

      Contudo, segundo meus amigos também, acredito que decidiremos, em nosso caso, somente lá…não vejo isso como a melhor opção…acho que devemos sair daqui com tudo o mais “engatilhado” possível.

      Também vêm pensamentos do tipo: “Será que a bolsa do governo para os estudos realmente funciona???”

      Claro que conheço os relatos de quem está em Sherbrooke, feliz da vida e ralando nos estudos…mas, acho que tenho este trauma de “São Tomé – ver para crer”, de tanta sacanagem que vejo aqui :evil:

      Sei que não há comparação, mas…. :?

      Se alguém tem mais dados animadores, compartilhe conosco!!!! Ainda está em tempo de decidir!!!

      Abraços

      Erasmo

    • #11414
      MaxBouncer
      Participante

      Penso em ir para Montreal.

      Pois em minhas pesquisas é onde se tem mais ofertas de emprego na minha especialidade (TI). A minha segunda opção é Sherbrooke.

    • #11418
      makeloo
      Participante

      Eu desde o unicio quis ir pra laval, devido a proximidade com Montreal e por causa de tudo que uma metropole oferecer. Agora estou decidido a ir para Montreal pois o Que eu achava que seria mais vantajosoem Laval seria o custo de vida, que amigos já me disseram que não há muita diferença. Outra coisa que me conduz a Montreal são os amigos que tenho lá.
      Um abraço

    • #11423
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Acho que todos já sabem mas não custa relembrar  :lol: que iremos para Sherbrooke.

      No ínicio e como qualquer pessoa que começa a estudar o processo de imigração, pensamos em Montréal, mas depois vimos que para o nosso caso Sherbrooke será mais vantajoso, pois queremos estudar antes de entrar no mercado de trabalho. Eu preciso fazer meu mestrado ainda mais porque depois de formada não trabalhei efetivamente no que quero que é pesquisa, laboratórios etc… só lecionei e vi que realmente não quero isso para mim. O Bruno também irá estudar pois ainda não tem curso superior…Então Sherbrooke se torna extremamente agradável por unir a possibilidade de estudos com o custo de vida mais baixo podendo assim estudar com subsídio do governo, além de ser uma cidade extremamente bela e com infra estrutura de grandes cidades.

      Sempre digo aos que me perguntam que Sherbrooke não é uma boa escolha para quem deseja logo se inserir ao mercado de trabalho, pois é uma cidade universitária e turística, portanto a maioria dos empregos são escassos.

      Nas minhas pesquisas percebi que cada cidade possui um perfil adequado a cada imigrante, basta cada um analisar qual é o SEU perfil e o que procura construir… Como somos jovens, eu ainda tenho 24 anos, posso me dar o luxo de estudar e daqui a alguns anos pensar em casa própria e nos filhos, mas existem casais onde estas necessidades são mais emergenciais, portanto a procura pelo emprego é a solução mais segura…

      A questão dos amigos, lógico que influenciam, mas no nosso caso não foi de total importância, pois temos EXCELENTES AMIGOS em todo o Québec, aliás minha nova amiga québécoise mora em Chibougamou, ao norte de Québec  :P

      Abraços,[/align]

    • #11428
      Amanda
      Participante

      Olá a todos!

      Assim como o RedCzar777, eu e meu marido também optamos inicialmente por Montreal, já que nossa área de trabalho também é TI. Agora, com a proximidade da mudança e a busca constante de informações, mudamos de idéia, resolvemos que vamos para Ville de Québec. Primeiro por nao ser uma grande metrópole oferecendo uma qualidade de vida ainda melhor, e segundo por nao ser tão pequena, ou seja, teremos possibilidades de estudo, trabalho, lazer, etc. Ah.. e outro ponto importante, os aluguéis são mais atraentes..

      Alguem mais pretende ir pra Ville de Québec? Qual a previsão de mudança?
      Nós iremos em Maio de 2007.

      Amanda
      http://franklineamanda.blogspot.com

    • #11430
      Carlos_Santos
      Participante

      ville de québec, julho de 2007!!!  eu vou!

    • #11435
      RedCzar777
      Participante

      Eu pretendo estar chegando por lá no 2o bimestre (março/abril) de 2008, no mais tardar ainda no 1o semestre.

    • #11451
      Javs
      Participante

      Ola,

      eu pretendo ir em meados de novembro de 2007 para Sherbrooke.

      Abraços,
      Julio

    • #11484
      carol.
      Participante

      Nós vamos para Montreal em julho/agosto de 2007.
      No início estávamos com dúvida entre Montréal e Ville de Québec. Mas optamos por Montréal pela enorme oferta de empregos e por que o Gustavo gosta é de metrópole. E com relação aos estudos, os curriculos das faculdades de lá são muito bons pra gente. Eu sou enfermeira e ele é tradutor.
      Abraços, Carol e Gustavo

    • #11528
      Fabiocb
      Participante

      Pretendo ir para Montréal num primeiro momento, e depois de estabelecido pretendo ir para uma cidade ao redor de Montréal, ou alguma cidade pequena/média (maior 30.000), eu tinha como inteção cidades como Saguenay, Trois-Rivières ou cidades da Regiões entre Montréal e Québec, mas com a forte crise do mercade madeireiro nessas cidades o desemprego aumentou demais então hoje penso que minha opções seriam:

      Montréal
      Québec
      entorno de MTL (principalmente Laurentides)
      Drummondville
      Sherbrooke

      e é isso

      Abraços

      Fábio

    • #11530
      crashover
      Participante

      A principio Sherbrooke
      mas quem sabe ainda tenho um tempo para pensar

    • #11568
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!

      Vi hoje uma postagem antiga de nosso amigo Luís na Comunidade Quero ir para Québec, que foi inclusive comentada por nosso amigo Carlos.

      Trata-se da indicação do site L’Atlas du Québec como boa dica para quem tem dúvidas com relação ao destino no Québec e no Canadá, de maneira geral.

      Postado pelo Luís:
      “…reúne uma infinidade de mapas e dados muito interessantes na escolha da melhor cidade de destino. Dados como:

      – População;
      – Qualidade de vida;
      – Taxa de desemprego;
      – Acesso à saúde;
      – Habitação;
      – Setores da economia;
      – e uma INFINIDADE de outros mais.”

      Eis o :: LINK DIRETO :: para o blog e a postagem do Luís. Para quem gosta de mapas e estatísticas, é um “prato cheio”!

      Abraços e obrigado Luís e Carlos pela dica!!!

    • #11570
      Anonymous
      Participante

      Ola, Pessoal.

      Apesar de começarmos o nosso processo somente em março a abril do ano que vem. estamos pensando seriamente em ir para Sherbrooke. Montreal e Laval estão na lista tb. Pretendemos estudar durante um ano a dois (se conseguirmos a bolsa do governo). Para depois trabalharmos. Mas isso ainda esta no projeto. A decisão vai ficar para 2007 mesmo.

      Um abraço a todos,

      Au revoir.

      Jean, Camila e Filhos.

    • #11582
      makeloo
      Participante

      Erasmos
      obrigado pela dica.
      Conferi e também achei muito interessante.
      Um abraço

    • #11593
      AleBHZ
      Participante

      Muito legal mesmo esse link.
      Na época essa postagem do Luís passou batida…hehehe Sinceramente não vi…
      Obrigado por “desenterrar” esse tópico lá do Luís, Erasmo.

      Abraços,

    • #12486
      JeffersonAV
      Participante

      Fiquei sabendo de algumas pequenas cidade de Québec que devezenquando são fechadas… ou seja, a população se torna tão pequena que honera em demasia a prefeitura, aí o governo fecha a cidade, tira as pessoas de suas casas e abandona as construções…

      Deve ser muito triste.

      Temos que ter este cuidado, de pesquisar bem a cidade para onde estamos indo, para isto não acontecer conosco. O melhor é pegar uma cidade média, com algum tipo de atividade essencial para a província, e que não vai desaparecer tão cedo.    8O

      Eu gostei de Trois Riviére, pena que não tem nada na minha área proffissional…

      Abraços,

    • #12488
      AleBHZ
      Participante

      Paula,

      tem uma brasileira vivendo em Chicoutimi (acho que ainda está lá). Ela é de São Paulo e se chama Rosemeire Camara.
      No início ela viveu em Montréal, mas depois surgiu uma oportunidade de fazer estágio na área dela e agora ela foi efetivada.
      Visite meu blog, pois lá tem o link para o blog dela (MSN Spaces). Quem sabe ela não te dá umas dicas?

      Abraços,

    • #12497
      CarlosFernanda
      Participante

      Pessoal,

      Gostaria de aqui tecer alguns comentários sobre a escolha das cidades onde morar.
      Eu nasci no Rio de Janeiro, morei ate meus 28 anos….depois fui transferido para Brasilia e posteriormente para Florianópolis, cidade onde moro há 7 anos. Em 2003 eu tive a oportunidade de retornar para os grandes centros onde me ofereceram propostas de trabalho para SP e Brasília. Bem…minha filha tinha 8 meses na época e eu estava terminando a contrução de minha casa. Levei em consideração….custos de morar em SP ou BSB, qualidade de vida….praia….etc….rsrsrsrs !!! Bem…pedi a demissão do meu trabalho….que um dia tanto sonhei e pedi a Deus !!!

      Acredito que todos que estejam aqui pensando ou ja com as malas prontas para morar no Canadá querem acima de tudo prosperar como seres humanos, pensando em um futuro mais digno onde possam criar seus filhos com segurança e perspectivas positivas quanto a economia e seriedade de um país de 1o mundo, pois não acredito que minha filha verá um Brasil diferente nos próximos 20 anos.

      Hoje me faço a seguinte pergunta – Estou eu arrependido de não ter aceito as propostas de trabalho na época ? De não ter continuado a crescer profissionalmente em um grande centro  ?

      E hoje responde a voces o seguinte – Foram momentos maravilhosos que passei acompanhando o crescimento da minha filha, que ja tem quase 5 anos, assim como tambem estive mais perto de minha esposa….pois a vida de executivo de multinacional era terrivel….viagens e mais viagens, metas a serem cumpridas…etc……Bem….não me arrependi…!!!

      Porém…..se vcs me perguntarem se eu abdicaria novamente a uma oportunidade de estar em um grande centro onde existam inúmeras oportunidades de trabalho, crescimento, estudo…..a resposta seria NÃO…eu NÃO faria isso novamente !!!

      Portanto…acredito que todos nós teremos uma missão no Canadá…..e sem dúvida será de crescermos, prosperarmos, estudarmos, enfim mostrarmos a nós mesmos que somos capazes de tudo e que esse novo país está apostando todas suas fichas em nós imigrantes brasileiros.

      Sendo assim façam uma reflexão……qual o objetivo de cada um de vcs ?

      Eu já tirei minhas férias no Brasil…..terei muita saudades da minha casa a beira-mar e do calor !! Mas….a vida é isso.

    • #12501
      eduardomoraes
      Participante

      Nós vamos para Gatineau!
      Por que?
      – Cidade relativamente pequena ao lado de um grande centro Ottawa (Ontario)
      – Tem a UQO
      – O custo de vida não é tão diferente assim do resto do Quebec.
      http://rumoaonorte.blogspot.com

    • #12505
      leserafim
      Participante

      Eu vou para Montreal em Abril ou Maio deste ano.

      Boa sorte para todos

      Leandro

    • #12506
      AleBHZ
      Participante

      Como está escrito na minha assinatura, eu vou para Sherbrooke, onde pretendo estudar no CEGEP e talvez na USher.

    • #12509
      nevesea
      Participante

      Ainda não me decidi sobre qual cidade vou morar. Meu plano será o seguinte: chegar no Québec e visitar as principais cidades da província antes de bater o martelo. Tudo que sei é que adoro morar em cidades grandes.  8)

      Passei uma semana em Brasília no ano passado e fiquei chateado pois nos últimos dias não achava mais nada para fazer… Brasília pareceu um interior para mim (desculpe a sinceridade RedCzar777)  :)

      De início, eu aceitaria viver em uma das cidades de pequeno e médio porte  :roll:

      Penso até em dar uma “chegadinha” na província de Alberta pois lá é a terra do petróleo. Talvez o mercado de trabalho na minha área (Química Industrial) seja mais promissor…   :wink:

      Gostaria muito mesmo de morar em Montréal e de permanecer no Québec mas estou considerando todas as possibilidades pois quero conseguir um emprego o mais rápido possivel  :D  :D  :D

      Eduardo.

    • #12523
      RedCzar777
      Participante

      @nevesea”;p=”4424 wrote:

      Passei uma semana em Brasília no ano passado e fiquei chateado pois nos últimos dias não achava mais nada para fazer… Brasília pareceu um interior para mim (desculpe a sinceridade RedCzar777)  :)
      Eduardo.

      Não tem problema nevesea, eu sei que, perto dos grandes centros da Região Sudeste, Brasília parece tão parada como uma típica cidade do interior. Normalmente as pessoas daqui não gostam de adimitir isso, mas a realidade é essa mesma.

      Acho que até por isso eu já olhava com mais simpatia para Ville de Quebec do que para Montreal. No final das contas eu acabei me decidindo mesmo por Ville de Quebec por diversos fatores adicionais.

    • #12581
      Fabiocb
      Participante

      Olá Paula,

      Sugiro como ótima fonte o Wikipedia, porem lembre-se que ele é editavel por todos, então alguns dados podem estar distorcidos, mas o mais interessante é que no final existem algumas dezenas de links para sites oficiais, empresas, etc.

      In English

      En Français

      Em Português

      Abraços

      Fábio

    • #12583
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Carlos

      Achei super legal sua reflexão com relação a cidade e sua experiência pessoal. Meu marido e eu conversamos muito a respeito do assunto e, de acordo com o nosso perfil, estamos optando por Montreal, que é uma cidade grande, com bastante recursos e agito cultural.
      Além de que acreditamos que será menos difícil para a nossa adaptação.

    • #12585
      leserafim
      Participante

      Concordo com vc driaoquadrado,

      Penso que em Montreal minha adptação sera mais rapida e as oportunidades serao melhores, mais tambem sou apaixonado por Ville de Quebec, a cidade é linda e segura, mas tenho um pouco de receio quanto a trabalho…

      Boa Sorte para todos nesta escolha crucial para nossas vidas.

      Abraço

      Leandro

    • #12592
      Fabiocb
      Participante

      ^^

      Também concordo com vocês, ao menos num primeiro momento, até conseguir se adaptar.

      Abraços

      Fábio

    • #12601
      AleBHZ
      Participante

      Também acredito que Montréal, por ser a metrópole da região, seja uma indicação mais segura para conseguir emprego em qq área.
      No meu caso, vou primeiro para Sherbrooke, para iniciar uma vida de estudante, mas qdo for voltar ao mercado, Montréal será uma excelente opção para mim, a menos que Sherbrooke não ofereça muitas oportunidades na minha área.

      Abraços,

    • #12604
      CarlosFernanda
      Participante

      Ola Driaoquadrado,

      Que bom que gostaram da minha reflexão, que é acima de tudo um relato de minha experiência.
      Mas cada caso é um caso…hoje percebo que ainda estou novo para pensar numa aposentadoria…..rsrsrsrs !!!
      Quero cultura…..quero oportunidades…..quero crescer….e isso acredito que se consiga nos grandes centros.

      Minha experiência em Florianópolis como relatei foi de muito convívio familiar….e isso eu AMEI….AMO e sempre AMAREI.
      Por outro lado, regredi profissionalmente e culturalmente, portanto escolheremos cidades grandes tais como Montreal, Toronto, Vancouver….!!

      Abcs a vcs !!!

      CarloseFernanda

    • #12607
      miirian_pr
      Participante

      Eu e o Chris nem decidimos ainda….rsrsrsrs mas estamos em duvida entre três Sherbrooke, Montreal ou Ville  Quebec… :o

      Se eu tirar o CSQ posso morar em Vancouver legalmente?  :? Achei a cidade maravilhosa…Porem Sherbrooke seria uma ótima opção para os estudos…

    • #12608
      JeffersonAV
      Participante

      @paulacmc”;p=”4504 wrote:

      Apesar de achar Sherbrooke o máximo e saber que tem um monte de brasileiros lá, acho que não é uma cidade onde eu vá encontrar emprego, pois tanto eu como meu marido somos formados em administração e trabalhamos na área financeira. Conversando com um amigo canadense sobre minha paixão por chicoutimi e pelo frio ele me sugeriu Ville Quebec, que por ser a capital do estado, tem muitos empregos na minha área. O que vocês podem me dizer sobre isso? Onde posso pesquisar sobre Ville Quebec??? Obrigada.

      Oi Paula,

      eu, minha esposa e meu filhote vamos para Ville de Québec… se nosso visto sair até junho, vamos no mês de julho. Também nos apaixonamos por esta cidade, e por vários motivos: o jeito europeu dela, o fato de não ser grande demais, oportunidades de emprego na nossa área, boa estrutura para crianças pequenas (muitas escolas) entre outros fatores. E descobrimos tudo isto pesquisando na Internet.

      Um boa fonte, que utilizamos bastante, é o site: http://www.ville.quebec.qc.ca/po/accueil/index.shtml . Para começar, ele é bom… e com uma vantagem, tem informações em português se seu francês ainda não está bom.

      Fuçando neste site, achamos um Guia para quem quer alugar um imóvel (recherche d’un logement) onde tem várias informações sobre as regiões da cidade. Gostamos bastante de Limoilou e Beauport. Só em Beauport, por exemplo, são 15 escolas para o nível básico de estudo das crianças.

      Fuça o site, e depois podemos trocar mais idéias… é raro ver gente que quer ir para Ville de Québec por aqui, por isto é bom a gente saber que outros também estão começando a ter interesse por esta linda cidade.

      Abraços,

    • #12610
      JeffersonAV
      Participante

      Só para completar as informações acima,

      para quem gosta de morar perto de um CEGEP, Limoilou tem um dos melhores da cidade:


      Cégep de Limoilou  

      Site web : http://www.climoilou.qc.ca

      Rôle
      Dispenser des cours préuniversitaires et techniques menant au diplôme d’études collégiales (DÉC) (près de 30 programmes). Offrir des programmes de formation plus courts conduisant à une Attestation d’études collégiales (AÉC).

      Le Cégep compte deux campus principaux, ceux de Québec et de Charlesbourg. Viennent s’y ajouter le Centre de formation et de consultation en métier d’arts ainsi que six écoles-ateliers.

      Ah, sem contar as 5 piscinas públicas do Arrondissement.   :D

      Abraços, nos vemos lá!!!

    • #12626
      Erasmo
      Participante

      Bom, nós finalmente decidimos: vamos para Montréal… 8)
      Graças a um casal de amigos, conseguimos um lugar para as primeiras semanas, além de boas dicas sobre ingresso na Universidade (UdeM ou UQAM), tradução de documentos etc.

      Prometo que assim que tiver qualquer informação precisa e fidedígna, compartilhos com todos :wink:

      Abraços!
      P.S Carlos Luiz, não amigos FAKE não hein  :lol:  :lol:  :lol: (lembrei do orkut :P )

    • #12636
      rcsmelo
      Participante

      nos decidimos ir para  a  cidade de mirabel, pra quem gosta de cidade pequena  e uma boa dica ,fica a 38 km de montreal, tem 35.000.00 habitantes , e muitas empresas , para nos que temos crianças achamos a cidade uma otima opçao ,o conforto de cidade pequena e proximo ao grande centro. se alguem se interessa ou tiver curiosidade existe um video no site da cidade  www.ville.mirabel.qc.ca . a filmagem mostra bem a cidade . abraços

    • #12637
      AleBHZ
      Participante

      Miriam,

      só o CSQ não te permite entrar no país, mas com o visto em mãos, você poderá sim morar em qualquer cidade do Canadá, pois o mesmo é emitido pelo Governo Federal. Mas se vc pretende morar em Vancouver, talvez fosse melhor participar do processo federal.

      Abraços,

    • #12640
      miirian_pr
      Participante

      Oi Kenn na verdade não decidimos ainda para onde vamos… Estamos estudando as cidades, mas ja pensou se eu tentar por Quebec e estiver no meio ou no final do processo e chegar a conclusão que Vancouver é melhor, ou ao contrario tentar pela federal e decidir que o lugar ideal é Quebec, Como não conheço nada ainda me baseio pelas informações obtidas… Mas as vezes mudamos de idéia…Pq vc acha melhor pela federal? :( È consedido algum beneficio ou algo parecido? :o

      Obrigada por ter me respondido, fico muiiiito grata… :roll:

    • #12641
      JeffersonAV
      Participante

      @paulacmc”;p=”4557 wrote:

      Ah mais uma pergunta Jefferson… Sabe me dizer qual é a necessidade de Inglês para conseguir um emprego por lá. Isso para mim é um fator decisivo, por que meu marido tem um inglês bem Paraguaio  :D  e não consegue melhorar de jeito nenhum :bangwall: .

      Oi Paula,

      sim, devemos sempre considerar nossos filhos na escolha da cidade para onde vamos… pois nossa tranquilidade com a boa instalação deles, as boas escolas e sistema de saúde, é que nos vai dar a estrutura necessária para cairmos no trabalho, e termos sucesso no nosso projeto. Meu filhote tem 4 anos, e estará perto dos 5 quando chegarmos lá… e pretendemos chegar 1 mês antes do início do período letivo, para ele começar já as aulas de cara e se integrar rapidamente. Esperamos que dê tudo certo.

      Sobre o inglês, se sua vontade é ir para Ville de Québec, o IMPRESCINDÍVEL é o Francês… o inglês é importante para o mercado de trabalho, assim como no Brasil… mas a língua de trabalho em Ville de Québec é o Francês. Minha esposa está no avançado de francês, e eu me sinto bem “paraguaio” também com meu francês… mas como eu sei que meu sucesso profissional em Québec depende da fluência em francês, estou estudando bastante, fazendo curso de férias, ouvindo rádios em francês, lendo bastante, etc.

      Por enquanto é isto… depois, se vc quiser trocar mais idéias sobre crianças em Québec, vamos abrir um tópico para isto… derrepente nós descobrimos que tem mais pessoas com filhos indo para Québec do que a gente imagina.

      Abraços,

    • #12643
      MaxBouncer
      Participante

      Eu pretendo ir para Montreal pois é onde se tem mais ofertas de emprego na minha área.

    • #12644
      RedCzar777
      Participante

      @JeffersonAV”;p=”4575 wrote:

      @paulacmc”;p=”4557 wrote:

      Ah mais uma pergunta Jefferson… Sabe me dizer qual é a necessidade de Inglês para conseguir um emprego por lá. Isso para mim é um fator decisivo, por que meu marido tem um inglês bem Paraguaio  :D  e não consegue melhorar de jeito nenhum :bangwall: .

      Oi Paula,

      sim, devemos sempre considerar nossos filhos na escolha da cidade para onde vamos… pois nossa tranquilidade com a boa instalação deles, as boas escolas e sistema de saúde, é que nos vai dar a estrutura necessária para cairmos no trabalho, e termos sucesso no nosso projeto. Meu filhote tem 4 anos, e estará perto dos 5 quando chegarmos lá… e pretendemos chegar 1 mês antes do início do período letivo, para ele começar já as aulas de cara e se integrar rapidamente. Esperamos que dê tudo certo.

      Sobre o inglês, se sua vontade é ir para Ville de Québec, o IMPRESCINDÍVEL é o Francês… o inglês é importante para o mercado de trabalho, assim como no Brasil… mas a língua de trabalho em Ville de Québec é o Francês. Minha esposa está no avançado de francês, e eu me sinto bem “paraguaio” também com meu francês… mas como eu sei que meu sucesso profissional em Québec depende da fluência em francês, estou estudando bastante, fazendo curso de férias, ouvindo rádios em francês, lendo bastante, etc.

      Por enquanto é isto… depois, se vc quiser trocar mais idéias sobre crianças em Québec, vamos abrir um tópico para isto… derrepente nós descobrimos que tem mais pessoas com filhos indo para Québec do que a gente imagina.

      Abraços,

      Jefferson e Paula, eu também vou para Ville de Quebec. E pelos mesmos motivos que vocês, as crianças!

      Meu inglês é muito fraco e eu sei que tenho que melhorá-lo, mas preciso aprender o francês antes e acredito que, por estar um pouco mais afastada dos 300 milhões de pessoas que falam inglês na América do Norte, as coisas para quem só fala francês em Ville de Quebec sejam um pouco menos difíceis, heheheh.

    • #12646
      marcelomanzo
      Participante

      Montreal-QC

      Pretendo ainda morar no La petit Italie (Vulgo bairro do Bexiga).

    • #12650
      AleBHZ
      Participante

      Miriam,

      ambos processos, Québec e Federal, permitem que o candidato more onde quiser. Como disse os 2 vistos são emitidos pelo Governo Federal. Se fizer Quebec e quiser morar fora da provincia, pode… Se fizer Federal e quiser morar em Québec tb pode, porém sem os benefícios que o Québec oferece (isso até já foi discutido uma vez em um tópico).
      Mas talvez seja melhor optar pelo Federal, quem pretende morar em Vancouver, Calgary, Toronto ou qq outra cidade de província anglófona. O candidato não precisa ser entrevistado, não precisa aprender francês, devendo passar no IELTS e comprovar mais dinheiro como autonomia financeira (10 mil para uma pessoa solteira x 2593 no processo Québec).
      Veja o que seria melhor para vcs e boa sorte!!!
      Abraços,

    • #12659
      miirian_pr
      Participante

      Entendi, Kenny você saberia me informar se pela federal é muito mais demorado o processo?

      Olha muito obrigada pela ajuda que vc esta me dando, tem sido muito importante…

      Espero que de tudo certo para vc, E que vc se de muiiito bem. :roll:

    • #12660
      Katy
      Participante

      Olá pessoal,

      Eu e meu noivo estamos entrando no processo de imigração. Temos pesquisado bastante sobre emprego, aluguel de imóveis e, principalmente, sobre as cidades.
      Gostaria de obter informações sobre Gatineau e Trois-Rivières. Se alguém souber de alguma coisa me avisa, tá?

      Boa sorte a todos

    • #12717
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Pesquisem bastante antes de postar. Aqui mesmo na CBQ e neste fórum você podem encontrar diversas informações sobre cidades em Québec e no Canadá.

      Abraços,[/align]

    • #12736
      AleBHZ
      Participante

      Miriam,

      sugiro que vc busque se informar sobre o processo federal em locais mais abrangentes, como o orkut ou o grupo de discussão do yahoo, pois aqui as informações são voltadas para o processo via Québec, ok? :wink:

      Boa sorte em sua pesquisa.

      Abraços,

    • #13106
      PattyMary
      Participante

      Oi Gente!!!!

      Penso em ir para Montreal.  Pois em minhas pesquisas é onde se tem mais ofertas de emprego na área de TI.  Só não sei qual o bairro ainda  :(
      Se alguém puder me ajudar!!!  
      Abraços!!!  :)

    • #13137
      leserafim
      Participante

      Bom galera, eu estou encantado com Laval e gostaria de saber se alguem esta indo pra lá ou se sabem alguma coisa de interessante sobre esta cidade. Peço estas informações pois pesquisei bastante e ate agora não encontrei nada que me fizesse mudar de ideia mas gosto sempre de consultar pessoas que estao melhor informadas.

      Um abraço a todos

      Leandro

    • #14741
      anacic
      Participante

      Olá!

      Meu nome é Ana Flávia sou formada em Educação Física e trabalho como professora de Tênis a 5 anos, gostaria de indicações de algumas cidades onde este esporte e bem estruturado ou cidades com incentivo a prática de outros esportes.

      Obrigada!

    • #26170
      Vagg
      Participante

      Oiii, Sou formada em biologia e atuo como professora, também sinto dificuldade na escolha da cidade, por este mortivo solicito aos colegas se for possível alguma informação sobre cidades que tenham cursos ou Univercidades voltadas para biologia.Qual seria os lugares, as regiões com mais oportunidades de emprego na minha área?

      Bom meu esposo é formado em administração de empresas, não somos baladeiro, e gostamos de lugares familiares.

      Sou grata pelas informações.

    • #26175
      Liah
      Participante

      Quando assisti a Palestra sobre  a imigração, feita pelo Roque Paquette, ele citou uma cidade que possui todo uma estrutura para receber os imigrantes e inclusive tem um programa próprio para os imigrantes. A  cidade se chama Rivière- du Loup. Fizemos contato com a responsável pelo projeto de receber imigrantes e ela se chama Madame Odile René, chargée de projet à immigration
      Tem um site http://www.riviereduloup.ca para conhecer melhor a região de Riviére-du Loup.
      O mail dela é:orene@cldrdl.com, ela nos manda sempre une liste actualisée des postes disponibles dans la région de Rivière-du Loup
      Dá pra ter uma ideia das necessidades de cargos e profissões além do fato dela poder explicar melhor este projeto de imigração
      E tbem não parece ter um custo de vida do mesmo nível que grandes cidades como Montreal, tem um bom Cégep e alguns cursos de nivel superior.
      Estamos pensando sériamente em nos estabelecer em Riviére -du Loup, meu marido é da area de TI, onde os melhores empregos, com os melhores salarios estão em Montreal, que tbem é uma das possibilidades, porém a vida é mais tranquila em Rivière-du Loup e temos filhos pequenos,cujas necessidades de educação serão bem supridas nesta cidade. O curso de francisação provavelmente será mais rapido de conseguir do que em Montreal ou Ville de Québec.
      Vamos ir pensando até chegar a hora de ir embora. Espero que estas informações possam ajudar aos outros imigrantes nesta dificil decisão do local onde começar a nova vida no Canadá,mais precisamente no Québec.

    • #26211
      Katy
      Participante


      Olá

      Rivière du Loup parece realmente ser uma cidade pequena, bem tranquila e bonita. Além disso, apresenta um patrimônio artístico-cultural bem interessante e possui lugares para o lazer bem bacanas.
      Para que as pessoas possam se situar a cidade está localizada na região do Bas- Saint Laurent entre Montréal, Gaspé, New Brunswick e o estado de Maine (EUA). Acho que vale a pena dar uma olhadinha. Seguem outros links para aqueles que quiserem explorar e conhecer um pouco mais o local.

      http://www.ville.riviere-du-loup.qc.ca/index.html
      http://www.canadian-universities.net/Community-Colleges/Quebec-Riviere-du-loup.html
      http://www.cegep-rdl.qc.ca/
      http://www.tourismeriviereduloup.ca

      Abs

    • #26213
      rguareschi
      Participante

      Sherbrooke, pois tenho uma amiga que já está lá desde Julho/2007 e me ajudará no começo. Após uns 6 meses penso em me mudar para Montréal.

      Abraço a todos!

    • #26515
      William
      Participante

      Olá a todos

      Nós também escolhemos Trois-Rivières pelos mesmos motivos do Zero41: custo de vida é o segundo mais baixo do Quebec e a infra-estrutura da Cidade (Univiesidades, curso de frances, etc..), e mais um fator: emprego. Como é uma região industrial há empregos para nossa área. Nós entramos em contato com dois organismos de ajuda ao imigrante, e pelo que vimos nos jornais, os imigrantes são muito bem recebidos lá. Em outubro eu assisti uma reportagem em que uma ONG promoveu um passeio para que os novos imigrantes que foram para Montreal, visitssem a região. Até o prefeito da cidade foi recebe-los.

      Abraços

    • #26516
      karlamatias
      Participante

      O plano inicial era Gatineau, mas já decidi por Montréal, sans doute! ;)

    • #26517
      fabiana
      Participante

      Ola,

      Inicialmente eu tinha optado por Sherbrooke, mas analisando melhor, achei mais interessante irmos para Ville de Quebec. Mas penso que a nossa permanencia em Ville vai depender de uma série de fatores, nada impede de mudarmos depois.

      Abraços,
      Fabiana Vieira

    • #26837
      lucianab
      Participante

      Boa Noite Pessoal!

      Penso em ir p/ Ville de Québec por ser uma cidade onde a maioria das pessoas falam francês (onde aprenderei muito mais rápido) e também pela maioria das vagas de emprego exigirem menos inglês, diferente de Montréal onde deve-se ter um bom conhecimento nas duas. Ao mesmo tempo fico em dúvida, pois a maioria dos solteiros escolhem Montréal pela vida mais agitada. Gostaria de ter uma idéia de solteiros morando em Ville de Québec e o que estão achando sobre a cidade.

      Abçs,
      Luciana

    • #27847
      petula
      Participante

      Oi pessoal,

      Acho que “profissional de TI” é algo vago.

      Sou Analista Desenvolvedora. Uso essa nomenclatura porque na nossa área é meio confuso… mas o legal é ver que no Québec, nos sites de emprego, eles também chamam de Analista de Sistemas, Programador, Analista Programador, Desenvolvedor, Arquiteto & etc.
      Isso pode ser bom ou ruim. Salários… mesmo em Montreal variam muitíssimo. Vi coisas de 3k a 6k. Ou sejam bem como por aqui pelo Rio.

      Tenho nível superior, sou especializada em desenvolvimento Java, maior parte da experiência em Web. Possuo certificações. Acho que certificações ajudam muito, elas são internacionais e servem como porta de entrada, já que a avaliação do diploma pode ser mais complicada.

      Eu penso em Sherbrooke pelo custo de vida e pelas universidades. Mas ainda não sei, pois num boletim recente eu vi que é uma cidade com grande taxa de desemprego no Québec, embora não especificasse em que área.
      Minha segunda opção com universidades e muito mais oportunidades eu achei na região de Montreal. Claro, se a idéia é se empregar logo, lá há indícios ser uma boa opção de acordo com os sites de emprego online.

      []s
      P

    • #28573
      agomes
      Participante

      Como é difícil escolher! Meu marido trabalha em Rádio e TV, é editor de vídeo. Eu sou bacharel em Direito mas trabalho na área administrativa. Pelo que pesquisamos as TVs e rádios estão concentradas em Montreal. Temos também uma grande amiga que mora lá… mas o que me “emperra” é o custo de vida e o fato de preferir morar em cidade menor, tenho filho pequeno e estou cansada de cidades cosmopolitas… vocês sabem de algum outro lugar onde tenha oportunidades para editor de vídeo/monteur? Ou ainda e melhor, uma cidade próxima a Montreal (que dê para ir trabalhar todos os dias) e com ar interiorano?

      abraço

    • #28597
      Mafarinelli
      Participante

      PUTS! Ó dúvida cruel!
      Pelo visto não sou só eu, que maravilha. Vcs me confortam, hehehe

      Caramba, estou com uma dúvida entre Montréal e a Ville du Québec.

      Em relação a trabalho: Para minha mulher que trabalho com Café e Gastronomia, qualquer uma estará ótimo. E para mim, marketeiro, Montréal é um pouco melhor, mas Québec não parece ser ruim também.

      Em relação a amizades (que eu acho importantíssimo. Quando me falam em Qualidade de Vida, muitos esquecem que ter amigos por perto é um dos pontos mais importantes para essa qualidade de vida) Tenho um grande amigo québecois em Montréal e outros amigos da école daqui que estarão indo para lá. Em contrapartida, minhas 3 últimas professoras de francês estão na Ville du Québec, e nós ficamos realmente amigos aqui no Brasil. Sem contar os amigos da escola que irão para lá com certeza.

      Em relação a lazer (pois como já disseram, ninguém vive só de trabalho): Montréal parece ter o maior número de opções, principalmente aqueles festivais gratuítos. Além disso, adoro música, toco e Montréal me atrai muito pelo caldeirão cultural que é, principalmente nessa parte musical. Mas Québec tem as suas boas opções também, em menor escala.

      Em relação a francisação: Québec certamente será o lugar onde pegaremos a fluência no francês mais rapidamente.

      Em relação a estudos: Québec tem a ótima Univ de Laval, mas encontrei um curso ideal para mim na HEC Montréal. Para minha mulher, na Ville du québec tem um curso ótimo para ela, mas Montréal tambem deve ter…

      Enfim, tá fácil decidir, né? rs…..
      Abraços
      Mauricio

    • #28603
      Malaman
      Participante

      Mafarinelli,

      Sou formado em ADM de Empresas e tenho MBA em Marketing.

      Estamos na fase inicial do processo, mas nossa escolha depois de 1 ano de pesquisa foi Ville de Québec. Os motivos pessoais foram os que mais pesaram. Temos a preferência por uma cidade menor e de preferência totalmente francófona. Na fase inicial, ou seja, na nossa chegada ao Québec, entendemos que Ville de Québec para nós é a melhor opção.

      Também temos um plano B que é ir em último caso para Montreal, caso as coisas não saiam como planejamos em Ville de Québec, principalmente em relação a trabalho. Espero não precisar deste plano. Risos.

      Ofertas de emprego para quem é da área de Administração como um todo tem bastante em Ville de Québec, principalmente na região de Saint-Foy. Acredito que você já tenha pesquisado.

      Enfim, tem que pesquisar e refletir sobre o assunto, e montar uma estratégia ou o famoso plano de imigração. Realmente a decisão não é fácil.

      Desejo boa sorte na sua escolha.

    • #28605
      Mafarinelli
      Participante

      É Malaman, não é fácil não. Pesquisar é o que mais faço ultimamente, mas…

      De uma coisa estou certo: as 2 seriam muito boas para nós e é daí que surge minha grande dúvida: “Tá, e qual seria a Melhor das duas.”

      Uma opção que estamos pensando é ficar o primeiro ano inteiro na Ville du Québec, trabalhar e pegar fluência na língua. Depois de um ano, ir para Montréal para estudar. Isso terá uma vantagem, além dos estudos e trabalhos: Após o 2º ano de Quebec, nós teremos morado 1 ano em cada cidade e aí saberemos realmente qual delas é mais a “nossa cara”.

      Abração e boa sorte para vc também

    • #28606
      Enrique
      Participante

      Montreal, sans doutes!

    • #33153
      petula
      Participante

      pessoal,

      após me decidir por montreal acumulei QUILOS de informação offline, incluindo até mapas de bairro, guias de atividades comunitárias da estação no bairro, etc. quem quiser me fala, pq é muito grande pra eu colocar em alguma área de download. eu monto um cd e mando, ok?

      []s
      p

    • #33159
      Baratinha
      Participante

      Nós decidimos ir para Trois-Rivières, porque achamos que será mais fácil se adaptar no começo. Quem quiser conhecer mais sobre esta cidade dê uma olhada nos links que eu disponibilizei no meu blog.

      http://biancaetwilliam.blogspot.com/

      Sucesso

      Bianca

    • #34093
      PabloPB
      Participante

      Olá pessoal
      estou procurando por uma área perto Montreal, ou mesmo em Montreal, que ofereça um custo de vida não tão alto e que ofereça uma infra-estrutura boa, como metrô, ônibus, parques por perto, entre outras facilidades. Estive pensando em Laval, Dorval, Longueuil. Qual das três áreas seria melhor para viver, levando em consideração o que procuro? Qual das três áreas ficaria mais fácil para chegar a parte central de Montreal?
      Agradeço desde já.

      Pablo.

    • #34094
      sabrinaxgimene
      Participante

      Vou para Montréal. Trabalho na area de moda e lá é aonde a moda acontece, Lá também tem a semana de Moda de Montréal, além de outros eventos relacionados. Cursos Universitários, e cursos técnicos também na area. Além do mais posso fazer um curso Universitário em Jornalismo ou em Relações Públicas para trabalhar em assessorias de imprensa.

      Fiquei quase 6 meses lá e pude perceber o quanto é um ramo que tende a crescer a cada temporada.

      Beijos

    • #34150
      Anonymous
      Participante

      Ola pessoal,
      Para onde vamos, qual cidade,quando, por que….rsrs heeeee vida de imigrante. Estou revendo meu projeto e cidades que coloquei no começo, estou tirando agora, são muitas as opções mas como estou prestes a fazer a entrevista, decide rever meus critérios.

      Bem, não sei se tem algo a ver mas pensei aqui com meus “caculejos”   :? (não pergunte o que é isso, pois inventei agora…rs :D ):
      1 – Apesar de estudar Frances, sei que dominar a lingua, só estando no quebec, por isso ao invés de preferir Montreal/Laval/Quebec (70% ou mais, dos imigrantes vão para lá) o curso de francisação acaba demorando mais e dificuldades também (creio eu), por isso virei meus olhos para o interior;
      2 – No interior além de um custo de vida menor ($$$$) e emprego também…rs, acredito ser mais facil desenvolver o Francês, entender o “EU” Quebequense, sabe como é né…. o “trijeito” dos quebecois, pois acredito que a melhor forma de conhecer  a cultura de um povo é ir direto na sua Raiz (interior);
      3 – Uma vez com o Frances em dia (penso em 3 meses) as coisas mudam muito, foi aí que encontrei DRUMMONDVILLE.

      Comecei levantar informações agora, pois sinceramente eu estava voltado a LAVAL/Montreal, mas Drummondville com 60mil habitantes parece ser uma cidade perfeita para viver, pois lá tem empresas de ponta como Siemens, Kubota, Fuji, entre outras, segurança e um bom hospital (penso, no minimo em nunca ver se é bo mesmo…), CEGEP, etc..

      Por favor se alguém poder me ajudar com mais informações da cidade, me ajudem, pois continuo pesquisando.

      Abraço a todos, e que um dia quem sabem possamos nos conhecer aí no Canadá.

      Carlos Teixeira

    • #30021
      curty
      Participante

      Tem alguém aí morando na/indo para/interessado na região do Bas-Saint-Laurent?

    • #30042
      patitando
      Participante

      Nós queremos ir para Gatineau…
      Coloquei algumas justificativas no blog.

      abraços!

      Pati
      http://patitando.blogspot.com

    • #29589
      FaeFer
      Participante

      Eu e minha esposa estamos estudandoa ainda as opções. Surgiu uma oportunidade para ir estudar em UQAR, em Rimouski, em Bas-Saint-Laurent. Nao achei muita informação sobre a região, principalemente sobre a área industrial.
      Se alguém tiver alguma informação agradeço. Mas estamos vendo outras opções também.

    • #26488
      rafaelbalao
      Participante

      Bom pessoal ta ai mais uma questão dificil nesta jornada de imigração escolher e decidir qual cidade.

      Ja pensei muito e as vezes da a impressão que não pesquisei nada . A principio iria p/ Sherbrooke entretanto após algumas conversas com conhecidos que moram la , informaram que é dificl arrumar emprego , ai pesquisei sobre Laval , que parece ser uma boa opção . Prefiro ir para uma cidade não ta grande como Montreal pelo custo de vida e a adaptação , como vou sozinho (data 01/03/2010) acredito que em uma cidade menor a adaptação com a lingua e costumes seja um pouco mais fácil, e se apertar em termos de trabalho existe tambem a oportunidade de se trabalhar em Montreal.
      Na verdade sei la, sei que ja esta em cima da hora entretanto a escolha dificil.

      t+

    • #19823
      fepublio
      Participante

      Iremos para Sherbrooke, já que tenho uma bolsa de estudos na universidade de lá. Mas estamos vendo que as ofertas de emprego na cidade não são grandes (considerando as ofertas do jobbank e do monster). Entretanto, mesmo com essa dificuldade, acredito que ficaremos a princípio por lá, para conhecer a região, verificar o mercado de trabalho, ver a viabilidade de morar em outra região e continuar meu curso, e PRINCIPALMENTE, melhorar o francês.

      Abç,
      Fernanda

      http://www.terrasestranhas.blogspot.com

    • #19828
      marsonfamily
      Participante

      Pretendemos ir para Laval, por estar perto de Montreal, etc ,etc… Me parece que a área de TI oferece mais empregos nesta região… se bem que semana passada recebi uma má notícia que a empresa onde trabalho possui sim uma área de mainframes mas quase todas as vagas estão sendo ‘offshored’ para nada menos que Brasil/Hortolandia, exatamente onde trabalho hoje em dia… De qualquer maneira, posso tb trabalhar com intérprete, algo que ja fiz por 1 ano e meio a alguns anos atrás…
      Mesmo considerando os fatos acima, ainda planejo ir pra Laval.
      Para maiores informações, visitar o portal da Ville de Laval http://www.info.ville.laval.qc.ca/wlav2/wlav.page.show?.

    • #19846
      SANDROMS
      Participante

      @marsonfamily wrote:

      Pretendemos ir para Laval, por estar perto de Montreal, etc ,etc… Me parece que a área de TI oferece mais empregos nesta região… se bem que semana passada recebi uma má notícia que a empresa onde trabalho possui sim uma área de mainframes mas quase todas as vagas estão sendo ‘offshored’ para nada menos que Brasil/Hortolandia, exatamente onde trabalho hoje em dia… [/url].

      marsonfamily,

      morar em Laval e trabalhar ou estudar em Montreal pode não ser a melhor opção para o primeiro ano. De um modo geral morar em Laval exige carro, e vc gasta mais tempo para chegar nos lugares. Eu vim para ficar em Laval e acabei mudando de opnião qdo cheguei. Já morar e trabalhar em Laval me parece mais interessante.

      Se essa empresa tem quase todas as vagas no Brasil, experimente lutar pelas que sobraram, vc pode fazer a ponte Montreal-Hortolândia e vai sair na frente pelo fato de falar português!Tenho um amigou que conseguiu um emprego na Air France pq tem português fluente….

    • #19847
      marsonfamily
      Participante

      SAndroMS, Obrigado pela resposta!

      No caso de morar em Laval perto de uma estação do metrô?

      Qto ao trabalho, estou em contato com um gerente lá e antes de partir, entrarei em contato de novo. É esperar e torcer…

      Abraço.

    • #19852
      fepublio
      Participante

      Alguém sabe me dizer se é viável morar em alguma cidade entre Montreal e Sherbrooke, para que eu possa ir para Sherbrooke estudar e meu marido para Montreal trabalhar?

    • #19858
      Patinha11
      Participante

      MarsonFamily,

      Moramos em Laval,proximo ao metro De La Concorde,e meu marido trabalhava em Montreal,mesmo de metro demorava cerca de 1 hora e 15 para chegar ao trabalho,considerando caminhadas do metro ao trabalho e de casa ao metro.
      Contamos os dias para acabar nosso bail e podermos vir pra Montreal.

      Se vc conseguir trabalhar la ou perto de alguma estaçao proxima de Laval,beleza,senao vai precisar de um carro.Claro que também pode nao se importar em ficar mais de uma hora em transito,isso vai de cada um.

      Como Sandro disse,ele acabou por preferir ficar aqui e muitos outros chegam e preferem as comodidades de Montreal(muitas estaçoes de metro,mais disponibilidade de horarios de onibus,cidade subterranea,proximidade com o trabalho,etc.. )Nós somos dessa turma.

      Um abraço! :wink:

    • #19862
      Gus_23
      Participante

      Oi Patinha! Faço coro com vc e o Sandro, pretendemos ir para montreal mesmo. Acredito que morar longe demais no trabalho deve ser complicado, principalmente se tratando de uma ilha. O transito na hora de pico deve ser horrivel nas pontes!

    • #19863
      Anonymous
      Participante

      MarsonFamily,

      Moro em Laval a uma distancia de 5 minutos (de ônibus) do metrô Cartier. Tem um ponto de onibus em frente meu ap.
      Trabalhei por um ano e meio em Longueuil, ao lado do metrô. Tempo de trajeto do momento que pisava na rua até pisar na porta da empresa: 35 minutos (5 minutos de onibus + 18 minutos de metro até Berri +02 minutos de baldeaçao + 08 minutos de metro de Berri X Longueuil+02 mintuos da plataforma até a porta da empresa).
      Tinha amigas no trabalho que moravam perto da estaçao Cote Vertu e da Honoré Beaugrand, ambas em Montréal. A de Cote, demorava mais que eu e a de Honore, levava o mesmo tempo.

      A questao “distancia” de Laval a Montréal deve ser avaliada em vários pontos, pois dependendo do lugar onde se trabalhe e more em Montréal, a distância pode ser bem maior que de Laval a Montréal.
      Eu consigo ir a pé de Laval até Montréal, basta atravessar a ponte Ahuntsic (metrô Cartier até metrô Henri bourassa.)

      Hoje fiz um percurso de Ville Saint-Laurent (em Montréal) até Anjou (Montréal). De carro. Levei 45 minutos. Sem transito.
      Saint-Laurent é uma cidade-bairro de Montréal onde tem muitas áreas industriais/comerciais. Uma das áreas que mais oferece emprego atualmente (acho que é a segunda, fica atrás apenas do centre-ville).
      Saint Laurent é colado na parte oeste de Laval, por exemplo (basta ver o mapa das duas cidades que verás que 3 pontes ligam Laval e Saint-Laurent). Mas Saint-Laurent é fora de mao para quem mora em Laval tanto para quem mora em Montréal, simplesmente pq Saint-Laurent é longe que quase tudo. O metro mais perto de Saint Laurent é Cote Vertu, mas quase sempre tem que pegar um onibus desta estaçao para as áreas industriais.

      Se decidir por Laval e transporte Comum, uma dica é verificar as opçoes de onibus na ilha de Laval. O transporte é melhor na parte Sul da ilha (perto das estaçoes Cartier, La Concorde e Montmorency), tem bem mais opçoes tanto em nr de linhas como em horarios. Lembrando que o ideal é achar imóvel a no máximo 2 quarteiroes de distancia de uma via onde passa onibus. Do contrário, mesmo o “perto do metro” pode virar longe (andar mais de 3 quadras da neve vira super longe!)
      O site da STL tem mapa, horarios, trajetos, tudo detalhado. E pelo Google Street View da até para simular uma caminhada pelas cidades. Pelo Google Maps dá para simular distancias e tempo de percurso por transporte comum e carro entre as cidades e dentro de cada uma delas.
      Entao, para quem está disposto a fazer uma boa pesquisa, vale a pena ir fundo usando essas ferramentas para buscar a opçao mais conveniente possivel. Fazer varias simulacoes pode ajudar a escolher.
      Cada caso é um caso, mas morar perto de transporte comum (especialmente metrô) faz toda diferença. Ao meu ver, “perto” do metro inclui um trajeto de onibus de no máximo 10 minutos, e de preferencia onibus com intervalo de no máximo 15 minutos nos horários de pico.

      Outro ponto a ser levado em consideracao é que o passe mensal que da direito a transporte em onibus em Laval+Longueuil+Brossard+Montréal custa CAD 40,00 a mais que o mensal que da direito a usar só em Montréal.

      Espero ter ajudado de alguma forma.

      Abraços
      Erika

    • #19872
      marsonfamily
      Participante

      Erika,

      Vou seguir seu conselho sim… simular a valer!!! Era exatamente esse tipo de experiência que eu (com certeza outros tb) gostariam de ouvir.

      De qualquer maneira é sempre bom ouvir várias opiniões. No meu caso procuro Laval por ser menor que Montreal, já que sempre morei em cidades pequenas, estou certo que minha adaptação será mais rápida.

      Quanto a neve, concordo com sua opinião… a neve faz uma caminha de 3 quadras parecer uma eternidade…

      Ótimas dicas. Muito obrigado!!!

    • #19873
      SANDROMS
      Participante

      Marson,

      morando em Laval ou Montréal vc pode ter a sensação de cidade grande ou pequena. Os bairros perto do metro todos tem mais ou menos uma cara de métropole. Enquanto os bairros/cidades mais afastados, dentro ou fora da ilha, tem um ar mais bucólico de cidade pequena. Vc pode morar em pointe-aux-trembles ou west island (é longe pacas) na ilha de Montreal e se sentir em uma cidade pequena.

      O que gostaria de adicionar a esse assunto é que os “québécoises” que conheci no trabalho acham simplesmente um absurdo pagar 800 ou 900$ num apartamento mais central e perto do metro. Enquanto vc pode pagar 1000 ou 1200 na hipoteca de uma casa mais longe. Todos moram longe, pegam carro, trem, ônibus e metro e não reclamam!!! Claro que eles tem emprego fixo, não tem que voltar pra escola depois dos 30 e tem carro etc…. Muitos moram em West island, ou no rive-sud.

    • #19874
      Patinha11
      Participante

      Sandro..
      Complementando..
      Além desses pontos que vc falou sobre os quebecoises,tem que se levar em conta o jeito de viver de cada um também.
      Eu sempre paguei mais caro pra viver onde me sinto melhor,perto de facilidades como metro,etc.. e nao moraria afastada dessas comodidades mesmo para morar num apartamento proprio.
      Mas isso vai de cada um,o importante é ser FELIZ !!
      O melhor é chegar,observar,conhecer,pesquisar muito e sentir onde será melhor viver,mesmo que depois ao fim do contrato se mude,pois apesar de ser chato mudar ,nao arranca pedaço de ninguém!

      Sao tantos pontos que se leva em conta ao escolher um aptº,tem escola pra quem tem filhos,e se os filhos sao grandes,tem que ver se a escola publica é boa suficiente ou se vai por em privada,tem quem goste de ver mais gente nas ruas,tem quem nao goste tanto,e por aí vai!

      Tem quem vem com animais e existem bairros onde os prprietarios tem mais tolerancia para alugar e outros nao.

      Como sempre o conselho da Erika é sem duvida o mais acertado,tem tantas ferramentas disponiveis hoje para isso..simule,pesquise…
      Eu entrava nos sites de imoveis,colocava o codigo postal das escolas que haviam sido indicadas e buscava o aptº mais proximo que aceitasse caes.

      Boa sorte a todos!

    • #27568
      marsonfamily
      Participante

      Boa essa discussão, agradeço a todos vocês pelos comentários!!!

      Acho essas dicas VITAIS para quem chega a um lugar novo. Qdo cheguei aos EUA, tive um amigo que me ajudou e fez TODA a diferença do mundo receber aquelas dicas.

      O que posso dizer agora qto a esse tópico é que já não tenho certeza onde vou morar, portanto vou começar a procurar algum lugar pra ficar alguns dias com minha família pra poder. qdo chegar em Quebec, alugar um carro e visitar vários bairros, ´ra ter um feeling de qual lugar eu gostaria de morar e, só então, depois de pesquisar preços/distâncias do transporte público/escola para os baixinhos é que vou poder bater o martelo com relação a qual cidade morar (qto as distâncias e escolas posso pesquisar na net para adiantar, claro).

      Ainda vou pesquisar mais sobre Ville de Quebec pois já ouvir coisas boas de lá…

    • #22603
      Anonymous
      Participante

      MarsonFamily,
      Nós também fizemos isso quando viemos, alugamos um studio um mês em Montréal para poder andar bastante antes de decidir. Ficou um pouco caro, pois um mes de studio custava dois meses de aluguel de um 4 1/2, mas valeu muito a pena, pois pudemos conhecer bastante Montréal e cidades vizinhas, ter uma noçao melhor das distancias e do funcionamento do transporte publico e mesmo o “transito” entre as cidades alugando um carro.

      Boa sorte pra vcs.!
      Erika

    • #22571
      Chum
      Participante

      Erika,

      Em qual studio vocês ficaram em Montreal? Era bom? Estou procurando um studio mobiliado para maio para fazer exatamente o que você fez, ficar um mês em Montreal para fazer o “reconhecimento do terreno”. Mas estou um pouco com receio de me basear só em foto, preço e localização…

    • #22573
      Anonymous
      Participante

      Chum
      eu gostei do studio, embora nao seja dos mais baratos, mas é bem localizado para nós que estavamos nos jogando no escuro estavamos tateando. Como já tinha sido recomendaçao de outro casal que alugou tb, sabia que a empresa nao era de fachada. A unica coisa que nao gostei muito foi o padrao de higiene. Mas descobri depois que era limpissimo em comparaçao com o padrao de higiene dos imóveis daqui, rsrs
      Dei bastante detalhes e fotos nesse post, com link para a empresa que aluga.
      http://leslapins.wordpress.com/2008/06/10/chegada-ao-canada/
      Na época pagamos 1150 por 1 mes.

      Abraços e boa sorte
      Erika

    • #22539
      Godo
      Participante

      À Todos,

      Depois de muitas pesquisas e leituras de relatos de pessoas que já estão lá, eu cheguei a conclusão de que escolher cidade, bairro e casa ou apto. é como você querer comprar um carro usado pela internet, ou seja, vc só vai saber o que realmente comprou depois que o carro chegar, então decidi ir para Montreal porque é uma metrópole (eu moro numa cidade de porte médio) onde tudo acontece, onde tem mais emprego, mais metrô, mais ônibus(odeio!!!), mais mercados, enfim. Na verdade só teremos certeza do que iremos encontrar quando chegarmos lá, o resto é pura especulação. Meu plano é utilizar uns 3 meses para adaptção, aprimorar meu francês (não vou fazer francisation) através de um intensivo de 5 horas diárias durante pelo menos um mês ou dois, conhecer Montreal e as cidades entorno dela, fazer toda documentação, assistir as palestras, fazer equivalência do meu diploma, conhecer a cultura e os hábitos da população, ir às universidades para ter melhores informações sobre o curso que pretendo fazer (Planification Financière), procurar garderie para minha filha, etc… etc…
      Depois de tudo isso vou começar a procurar emprego.
      Que Deus me ajude e que esse projeto seja possível de ser realizado!

      Abraço e boa sorte !!!

    • #22541
      RedCzar777
      Participante

      @Godo wrote:

      À Todos,

      Depois de muitas pesquisas e leituras de relatos de pessoas que já estão lá, eu cheguei a conclusão de que escolher cidade, bairro e casa ou apto. é como você querer comprar um carro usado pela internet, ou seja, vc só vai saber o que realmente comprou depois que o carro chegar, então decidi ir para Montreal porque é uma metrópole (eu moro numa cidade de porte médio) onde tudo acontece, onde tem mais emprego, mais metrô, mais ônibus(odeio!!!), mais mercados, enfim. Na verdade só teremos certeza do que iremos encontrar quando chegarmos lá, o resto é pura especulação. Meu plano é utilizar uns 3 meses para adaptção, aprimorar meu francês (não vou fazer francisation) através de um intensivo de 5 horas diárias durante pelo menos um mês ou dois, conhecer Montreal e as cidades entorno dela, fazer toda documentação, assistir as palestras, fazer equivalência do meu diploma, conhecer a cultura e os hábitos da população, ir às universidades para ter melhores informações sobre o curso que pretendo fazer (Planification Financière), procurar garderie para minha filha, etc… etc…
      Depois de tudo isso vou começar a procurar emprego.
      Que Deus me ajude e que esse projeto seja possível de ser realizado!

      Abraço e boa sorte !!!

      Godo, acho que a melhor solução para saber de verdade para onde você está levando a sua família é fazer primeiro uma viajem de prospecção. Eu e minha esposa fizemos isso (deixamos nossos filhos com os avós) e não nos arrependemos. Vimos que o Canadá é um exelente lugar para se morar. Visitamos algumas cidades e foi muito bom para podermos decidiar para qual nós vamos. Nós escolhemos Ville de Québec.

    • #22542
      marsonfamily
      Participante

      Concordo com ambos Redczar777 e Godo. Porém, vou tomar o rumo que Godo menciona pelos recursos financeiros limitados… Mas, sem dúvida alguma, se pudesse, faria uma viagem de prospecção. Seria algo fantástico!!!

    • #24700
      Godo
      Participante

      marsonfamily ,além da limitação de recursos financeiros também tem a questão do visto de turista que é outro empecilho, eu não arriscaria ter um visto negado.

      Boa sorte

    • #30162
      Anonymous
      Participante

      É gente… isso é uma coisa muito pessoal. Por mais que a gente sempre pegue mil dicas aqui e ali, nunca é a mesma coisa qdo se vive na prática.

      Alugar um ap pro 1 mês é definitivamente a melhor coisa a fazer, mas e se não tiver grana tão de sobra assim? São muitas variáveis como a Patinha disse, que mudam de pessoa pra pessoa. Concordo com ela. É muito pessoal, e cada um é que sabe como será na hora, o que é melhor para cada família, o que gastar, etc.

      Informação nunca é demais, mas às vezes deixa a cabeça da gente confusa mesmo. E parece que no início temos um plano perfeito traçado, mas quando a hora se aproxima, a dúvida, incerteza, medo de fazer alguma bobagem, deixam a gente embananado…

      Por exemplo, nós à princípio vamos para Montréal, mas não descartamos a idéia de quando chegarmos lá, fazer como a Erika fez, andar e andar e terminar indo morar em Laval por ex. Ou em qq outra cidade, onde acharmos que será melhor para nossa família, com mais atrativos e facilidades, emprego, etc.

      É por isso que nesse projeto todo, sempre tem que ter o plano A muito bem traçado, mas o B, C e D também!!

    • #30336
      SANDROMS
      Participante

      Um palpite baseado na minha própria experiência.

      1 mês foi pouco para se conhecer todas as opção, principalmente pq no primeiro mês há muita coisa a ser feita: documentação, rendez-vous nos órgão de imigração, comprar roupas e outras coisas que não vieram na mala, etc…

      Mas no nosso caso, com filhos pequenos, o trabalho foi em dobro… talvez seja uma boa ideia ficar uns 2 ou 3 meses em um lugar provisorio…

    • #30341
      Anonymous
      Participante

      Sandro,

      mas nesse caso de passar 2 ou 3 meses num ap provisório, não daria problema na hora de colocar filho (s) na classe de accueil por exemplo, já que uma das exigências é que a criança more na região que é coberta pela escola escolhida?

    • #30346
      Patinha11
      Participante

      Bia,como vc me disse quer vir em maio..nesse mes em especial vc teria mais facilidades em alugar algo provisorio ate julho pq a maioria dos contratos começam em 1º de julho como ja sabes..sempre vemos inclusive brasileiros querendo sublocar aps de maio ate julho.
      Vc poderia ver algo assim ja no bairro que simpatiza por suas pesquisas,pela escola,etc.. entao faria a inscriçao dela na classe de accueil e veria o que achava do ap,do bairro,cidade,etc etc..
      se por acaso nao gostassem,nao renovariam o contrato e pronto.
      Ela poderia trocar de classe de accueil tambem sem problemas.Minha filha ia trocar quando viemos de Laval para Montreal e nao ia se prejudicar,pelo contrario,vc deve lembrar que ela nao havia sido considerada pronta pra sair da classe de accueil de Laval mas apos a prova na CSDM ela foi considerada apta para uma classe regulier.

      Concordo contigo que a gente acaba ficando tonta com tanta informaçao e possibilidades, mas sabe que pode contar conosco em tudo que for possivel,entao fique tranquila.

      Bjs. :D

    • #30348
      Anonymous
      Participante

      Oi Pat, obrigada! Vc tem nos ajudado imensamente! :D

      Na verdade, eu quero ir em Abril, e qto antes melhor. Estou planejando que assim que sair o visto a gente já tenha comprado as passagens com uma certa antecedência, mas é só esperar receber os exames. Assim que enviarmos, queremos comprar as passagens.

      Com relação à sublocação, precisaria ver se alguém estará oferecendo. A primeira semana temos teto, como te falei antes, sairia para pesquisar outro ap em NDG/CDN e aí, se pintar essa sublocação, tá ótimo!

      Enquanto isso, eu continuo vendo os preços de aps 41/2 8)

    • #29225
      petula
      Participante

      people,

      estou tentando sublocação. eu não estou sendo bem sucedida nas minhas buscas pra maio: uns me respondem dizendo que a data está muito longe. outros não aceitam meus gatos. por fim, outros são muito lentos nas respostas.

      estou conversando com um casal de brasileiros que deve vir pro brasil por junho e julho. se tudo der certo, alugo o apzinho deles, que é um studio e dois meses é um período bem folgado pro que pretendo. então… tomara!

      divulguei aqui e divulguei na comunidade “quero ir pra québec” (ela é do rio, mas tem gente de muitos lugares). também a comunidade “brasileiros em montreal” tem coisas do gênero. e tem a patinha, claaaaaaro, sempre ajudando, um capítulo totalmente à parte!
      :D

      enfim, acho que você vai conseguir mais gritando mesmo do que tentando os aluguéis pela net “sozinha”.

      beijos
      p

    • #29388
      Anonymous
      Participante

      P,

      qual bairro? vc esqueceu de divulgar :)

    • #29389
      rafaelbalao
      Participante

      Bom pessoal , estou embarcando dia 28/02/10 com destino a Sherbrooke , felizmente tenho uma amiga la que me arrumou um cantinho neste recomeço .
      Boa sorte a todos que estão embarcando e se precisar de algo é só chamar.

      SALUT!!!!

    • #29253
      afbernardi
      Participante

      oi Rafael,

      Ficamos felizes em saber que vc já está indo. Nós devemos ir entre os dias 10 e 15 de Março pra Ville de Québec. Espero que seus planos deem certo e que vc goste da cidade.

      Boa sorte

    • #29246
      Laurent
      Participante

      Embarco dia 28/02 p/ Montreal e vou ficar em little italy por um tempo…
      Ai caramba! hoje falta 1 mês!
      Pedi as contas ontem….que medo. 8O
      Mais alguém pegando vôo sp-toronto da Air Canada no domingo 28 as 21:30? (não sei o número do vôo pq o dolar não para de subir e eu ainda não emiti a passagem)
      Abç,
      Laurent

    • #29239
      Gus_23
      Participante

      Fala gente! estamos chegando em montréal dia 28 de Março, daqui a dois meses! Estamos quase fechando com o berri suites, pensei em ficar lá um mês + ou – para tentar achar alguma coisa mais definitiva ai mesmo. Ainda existe a possibilidade de qnd sair do Berri suites ir para uma sublocação até o 1 de julho… Haja mudança! Mas na prática acatamos a opinião de que a melhor maneira de procurar um bom ap é ai mesmo.

      Bom, é isso, caso alguém saiba de algum ap entre em contato conosco!

    • #29831
      rafaelbalao
      Participante

      @Laurent wrote:

      Embarco dia 28/02 p/ Montreal e vou ficar em little italy por um tempo…
      Ai caramba! hoje falta 1 mês!
      Pedi as contas ontem….que medo. 8O
      Mais alguém pegando vôo sp-toronto da Air Canada no domingo 28 as 21:30? (não sei o número do vôo pq o dolar não para de subir e eu ainda não emiti a passagem)
      Abç,
      Laurent

      Estou na mesma que vc , mas acho que acabarei comprando a passagem nesta sexta mesmo , te aviso dai qual sera o numero do voo.

    • #37702
      rod_ss
      Participante

      Ola pessoal,

      estamos pensando em ir no início de junho, e divididos entre Ville de Québec e Sherbrooke, por conta dos estudos.

      Mas estamos tendo muitas dificuldades por conta de apartamentos que aceitem pets. (Temos uma lhasa apso de 1 ano).

      Estamos aguardando o pedido de passaportes.

      Boa sorte a todos !
      Rodrigo e Luciana.

    • #39019
      eden_lincoln
      Participante

      Na verdade eu ainda não sei bem pra qual Cidade eu devo ir. Bom uma pergunta que eu teria é:

      Somos nós quem escolhemos o destino dentro do estado de QUEBEC?

      Outra pergunta seria:

      Qual a melhor região ou cidade que possua boas oportunidades em TI?

      Verifiquei que o Sul é bem mais focado. Vocês conseguem me indicar uma cidade adequada pra TI?

      Muito obrigado

    • #39064
      Carlos_Santos
      Participante

      @eden_lincoln wrote:

      Somos nós quem escolhemos o destino dentro do estado de QUEBEC?

      sim!

      @eden_lincoln wrote:

      Qual a melhor região ou cidade que possua boas oportunidades em TI?

      depende do seu perfil, formacao, conhecimento de linguas, etc….

      @eden_lincoln wrote:

      Verifiquei que o Sul é bem mais focado. Vocês conseguem me indicar uma cidade adequada pra TI?

      que tal ver no IMT en ligne ?

      Boa sorte!

    • #40757
      neilasasa
      Participante

      Bom eu sei que este post já é meio antigo mas queria retomar pra saber se mais alguém tem as mesmas intenções que eu e meu marido.
      Por enquanto nossa cidade escolhida é Gatineau… Vi diversos artigos e me pareceu uma cidade bem legal! Além do que preferimos uma cidade mais tranquila e Montreal me pareceu muito metrópole…
      A minha única preocupação é a respeito do transporte público de lá… Alguém tem alguma opinião sobre essa cidade?!
      A gente ainda vai fazer a entrevista mas como uma das coisas do projeto da entrevista é a escolha da cidade por isso meu questionamento aqui!
      Obrigada!
      Bises,

    • #40765
      EddieToQuebec
      Participante

      Nao escolhi apenas uma cidade, preenchi o campo como se fosse uma lista. Coloquei Montréal como a primeira da lista (seguida de Laval, Capital National e Sherbrooke), ordenada segundo numero de ofertas de emprego que achei. Alem disso, ja estive em Montreal durante todo o mes de julho de 92 e amei, eh bastante cosmopolita, multicultural, acho que vai ter tudo do que preciso la e mais um pouco. Vai ser dificil voces me encontrarem em casa la hehehehehe.

    • #40771
      Anonymous
      Participante

      Oi pessoal,

      Escolhemos Montréal principalmente pela infra-estrutura que a cidade oferece, tanto de transporte público (não pretendemos ter carro) como em relação aos túneis subterrâneos que devem ser muito práticos durante o inverno. Além disso somos atraídos pela diversidade e pelas opções de lazer que existem na cidade. :wink:

      Abs
      Liliana

    • #40774
      Anonymous
      Participante

      Eu estou em dúvida se vou para Laval ou Montreal. Gostaria de Montreal pelas questões que a Liliana falou, mas queria Laval, pois parece que os apts lá são mais limpos e maiores, mais ensolarados e as ruas mais amplas e talvez mais silenciosos… A maior parte dos apts que vejo em Montreal tem aquela lavanderia comunitária (não entra na minha cabeça!) e não tem garagem – muito menos garagem coberta (meu marido precisa do carro pq trabalhará em horários loucos no aeroporto).
      Mas não sei… Acho que só decidirei quando chegar lá.

    • #40776
      SANDROMS
      Participante

      @vanessa nishiura wrote:

      Eu estou em dúvida se vou para Laval ou Montreal…

      Vanessa,

      eu coloquei Laval na minha aplicação e até levei uma proposta de emprego para Laval na entrevista.

      Chegando aqui… só foi 2 vezes em Laval para visitar um amigo.

      Agora, se vc já sabe que seu marido “vai trabalhar em horários loucos no aeroporto” sugiro vc olhar para o oeste da ilha, não tem muitos apartamentos, vc teria que pegar um condo, mas condos geralmente tem garagem e entrada para lavadora. Vc pode também ficar perto da linha do trem, assim vcs não presos nas pontes e tem acesso ao centro pelo trem.

    • #40777
      Anonymous
      Participante

      Oi, Sandroms, obrigada pela dica!
      Mas é que eu vou fazer faculdade também. O “transtorno” de morar no lado oeste é o mesmo que morar em Laval para quem vai para o centro de Montreal? Vou começar a pesquisar o lado oeste também…
      Abraços,

    • #40779
      neilasasa
      Participante

      Nossa pessoal isto está sendo ultimamente uma das minhas maiores dúvidas…
      Falo isso pq eu tinha escolhido Gatineau mas outro dia li uma matéria no Le Devoir sobre o fato das pessoas falarem com vc em inglês ao invés de francês qdo notam que vc não é quebecois… Na verdade eu prefiro falar só em francês no começo para eu melhorar esta língua… Acho que vou ter que mudar de idéia, talvez voltar pra Laval ou Montreal mesmo… aiaiaiaia ô dificuldade :roll: ehehehehe

    • #40780
      SANDROMS
      Participante

      @vanessa nishiura wrote:

      …O “transtorno” de morar no lado oeste é o mesmo que morar em Laval para quem vai para o centro de Montreal? Vou começar a pesquisar o lado oeste também…
      Abraços,

      Vanessa, para ir para o centro vc pode pegar o metro em Laval ou o trem no oeste da ilha. Acho que é mais confortável pegar o metro em Laval, porque as estações são protegidas das intempéries. Mas talvez seja mais rápido o trem no lado Oeste.

      Se vc morar em Lachine, vai gastar cerca de 45 minutos para chegar na UQAM pegando trem + metro.

      Se vc morar em Chomedey (Laval) vai gastar o mesmo tempo pegando ônibus + metrô.

      De carro até o centro, a diferença é pequena, mas citei o lado oeste por causa do aeroporto. De Lachine até o aeroporto são menos de 10 minnutos, risco quase 0 de transito. De Laval até o areporto são 30 minutos com alto risco de pegar trânsito na autoroute 13 ou na 15.

      Ps.1. Pq o aeroporto?

      PS 2. Alguém aqui que more em Lachine ou LaSalle ou Dorval?

      @neilasasa wrote:


      Falo isso pq eu tinha escolhido Gatineau mas outro dia li uma matéria no Le Devoir sobre o fato das pessoas falarem com vc em inglês ao invés de francês qdo notam que vc não é quebecois…

      Também acontece em Montreal :alright:. E eu odeio qdo começo a falar em francês e alguém resolve mudar pra inglês pq eu errei a gramática ou a pronúncia. :bangwall:

    • #40781
      Cabeda
      Participante

      Eu tinha esse mesmo problema linguístico em Monaco… Apesar de ser um país francófono, a população toda fala inglês, cansei de pegar onibus perguntar em francês e me responderem em inglês; o que eu fazia?

      Fingia que não tinha entendido e continua em francês :) uma hora nego desistia e fala em francês comigo, eheheheh, fica minha sugestão :)

      Sandro :

      Me antecipando e respondendo pela colega – se é que ela me permite – mas pelo que eu entendi o marido dela é técnico em manutenção de aeronaves, logo vai ter que estar perto dos bichinhos para ver se está tudo ok :)

    • #40782
      neilasasa
      Participante

      Sandro, deve ser por isso que já li muita reportagem sobre a preocupação de manter a língua francesa predomintante no Quebec… 8O Isso deve ser algo generalizado na província…
      Bom, pelo jeito vc mora em Montreal e gosta bastante dai neh?! Ainda estou em dúvida pois tb tem a questão de uma cidade ser tão parada que ficaremos entediados eheheheh E Montreal parece que sempre tem algo pra fazer… :bigups:
      Acho que só aí mesmo pra saber… Mas como não tenho como arcar com visita de reconhecimento da região tenho que contar com a minha super pesquisa e a ajuda dos colegas! :?
      Obrigada btw!!!

    • #40783
      Anonymous
      Participante

      Isso mesmo, Cabeda! ;-)
      É isso Sandro, ou moramos perto do aeroporto ou temos que ter uma garagem coberta em Montreal… (existe?? rs!).
      Então quer dizer que as estações de trem são descobertas? é… aí complica um pouco… Sempre venta muito nessas estações! rs!
      Só se morarmos perto do ponto de ônibus (pra mim) que leve até o metrô, num condo com garagem (pro carro dele).
      Abç

    • #40785
      EddieToQuebec
      Participante

      Ola, neilasasa,

      Se ainda estiver se decidindo, va para Montreal, que eh para onde deve ir a maioria dos imigrantes. Ir para uma cidade como Gatineau ou Sherbrooke logo de cara? Para mim, so se tiver razoes MUITO fortes para tanto. Ate acho interessante ver as razoes do pessoal aqui, por exemplo, conforme uma certa listagem de cidades… Mas vai depender de cada um, mesmo…

      Se voce considerar que uma boa parte dos empregos eh conseguida atraves de réseautage, uns 80%, como est-ce que voce vai fazer uma grande rede de contatos em pouco tempo em uma cidade pequena? Eh bom ir nos “5 à 7”, nao? Pois seria melhor ter uma rede grande de contatos antes de ir para o interior, voce nao acha?

      Sobre Sherbrooke, ouvi falar que eh bem familia, cidade bonitinha, bem cuidada, mas que o povo la nao vai falar nada de ingles com voce e ate nao gosta que voce fale ingles. Lembro que frances eh seu forte, tudo bem. Nas minha opcoes, coloquei Sherbrooke como ultima, mas ainda assim consta la pois pelo numero de empregos que poderia de fato mandar meu cv, Sherbrooke era seguida de MTL e de Quebec, sendo que tinha a melhor relacao (numero de vagas a me candidatar) pelo (numero de habitantes). Ou seja, parece que Sherbrooke eh forte em TI, pelo seu tamanho, mas ir para la, so se quando estiver em Montreal, vir que realmente vai rolar. Farei pelo menos uma viagem a partir dali para sondar a cidade pessoalmente.

      Se achar que minhas ideias ai estejam furadas em algum ponto, por favor me diga. Eh bom trocar ideias aqui, nao possuo a verdade.

      Bonne chance!! ;-)
      Eddie A.S.A.P.

    • #40786
      neilasasa
      Participante

      Eddie, achei muito legal suas idéias!
      Eu tinha pensado em Gatineau pois vi que tinha bastantes trabalhos adm por lá (sou formada em economia), é uma das melhores cidades para morar, tem ensino bom (pelo menos é o q li eheheh) e é bem tranquila… Eu tinha pensado ir pra lá já pensando no futuro em criar família, comprar casa, etc… Ainda mais que quero ter filhos logo…
      Entretanto, eu acho que o q vc disse é válido… Estava pensando em talvez ir pra Montreal no primeiro momento, me fortalecer no francês, obter experiência, conhecer outras cidades enquanto estou por lá e no futuro quem sabe achar um emprego em uma cidade que queira me estabelecer…
      Sobre o inglês, não é que eu seja mais forte em francês ehehehe é que eu sei falar o inglês (morei um ano nos USA) e pra mim ficaria mais cômodo me comunicar em inglês, o que não me forçaria a praticar o francês eheheh
      Bom é isso… Vou fazer meu projeto pra entrevista visando Gatineau e Montreal e fazer um planejamento em cima dessas duas cidades… Vamos ver no que dá neh?! eheheheh
      :bigups:

    • #55278
      NAYRA E ARNALDO
      Participante

      Olá galera, estamos pensando em ir para Saint-Léonard, onde tem alguns hospitais (minha esposa é enfermeira) e a 50 min de montréal, tendo opções as linhas Ligne 1 – verte e a Ligne 2 – orange para ir para montréal. Ainda estamos pesquisando sobre Saint-Léonard, mas gostaria de saber se alguém teria maiores informações ou algumas dicas para sobre a região.

      Salut,

      Arnaldo

    • #55280
      SANDROMS
      Participante

      Arnaldo,

      Na prática Saint-Léonard é “dentro” de Montréal. Se vc é de SP vai achar aqui tudo perto. Até o centro dá menos de 50mins de ônibus+metro e de 20 a 30 min de carro (dependendo do trânsito).

      A minha opnião é sempre a seguinte:

      Se vcs não tem filhos o ideal é morar perto do trabalho. Se vc ainda não sabe onde vai trabalhar fique perto do transporte público (metrô de preferência).

      Se vc tem filhos, o ideal é um bairro onde existam boas escolas públicas e boas opções de garderie.

      Saint-Léonard está num meio termo entre as duas opções. O problema é se vc arrumar emprego na parte oeste da ilha (fora do centro), aí pode ser que fique fora de mão…

    • #55283
      gabi-infirmiere
      Participante

      o forum *comeu* minha resposta, mas era praticamente a mesma do Sandro …

      como enfermeira, ela devera passar pelo processo de equivalência, ou seja – curso+estagio ou apenas estagio. E nenhum deles é oferecido em St-Léonard

      moro em Île des Soeurs e ha enfermeiras brasileiras que vivem aqui e fazem a equivalência em Longueuil… e o trajeto diario beira as 3h!
      Tenho trauma de trânsito (como boa paulistana) entao quando fazia minha equivalência procurei morar ao lado de onde estudava, nao levando nem 5 minutros para ir do meu apê (rue Sherbooke) até o CEGEP du Vieux-Montréal. E fiz estagio no Hôpital Saint-Luc, entao também fazia o trajeto à pé (15 à 20 minutinhos, em pleno inverno, subindo a St-Denis rs)

      acho complicado se instalar num bairro mais afastado. Acho que para recém chegados o ideal realmente é porta de metrô (sem precisar de bus para chegar até a estaçao). E depende de onde ela conseguir vaga para a equivalência, eventualmente obrigara outra mudança
      (como uma amiga que estava em Granby aguardando a chamada do CEGEP mas acabou conseguindo vaga em Québec e teve que mudar para la)

    • #55284
      gabi-infirmiere
      Participante

      o forum *comeu* minha resposta, mas era praticamente a mesma do Sandro …

      como enfermeira, ela devera passar pelo processo de equivalência, ou seja – curso+estagio ou apenas estagio. E nenhum deles é oferecido em St-Léonard

      moro em Île des Soeurs e ha enfermeiras brasileiras que vivem aqui e fazem a equivalência em Longueuil… e o trajeto diario beira as 3h!
      Tenho trauma de trânsito (como boa paulistana) entao quando fazia minha equivalência procurei morar ao lado de onde estudava, nao levando nem 5 minutros para ir do meu apê (rue Sherbooke) até o CEGEP du Vieux-Montréal. E fiz estagio no Hôpital Saint-Luc, entao também fazia o trajeto à pé (15 à 20 minutinhos, em pleno inverno, subindo a St-Denis rs)

      acho complicado se instalar num bairro mais afastado. Acho que para recém chegados o ideal realmente é porta de metrô (sem precisar de bus para chegar até a estaçao). E depende de onde ela conseguir vaga para a equivalência, eventualmente obrigara outra mudança
      (como uma amiga que estava em Granby aguardando a chamada do CEGEP mas acabou conseguindo vaga em Québec e teve que mudar para la)

    • #55290
      RonaldoMaciel
      Participante

      Exatamente, St-Léonard não é uma cidade mas um “bairro” de Montreal. Era independente mas voltou a ser incorporada à Montreal em 2002…
      fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Saint-Leonard,_Quebec

      St Léonard é longe pra um recém-chegado, como disseram procure ficar perto do metrô – morando aqui vc verá qua esta dica vale ouro – principalmente no inverno.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Visualizando 149 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.