Home › Fórum › Ainda no Brasil › Geral › Poupar em dólar …
- Este tópico contém 14 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 4 meses atrás por Alibrahim.
-
AutorPosts
-
-
22 de agosto de 2011 às 13:36 #7607mCerqueiraParticipante
Bom dia pessoal,
Creio que quem poderá dar as melhores dicas pra essa dúvida é o pessoal que já está aí no Canadá, mas que pode ser de grande ajuda para eu e outros colegas imigrantes.
Nas últimas semanas, vendo que o dólar tem se mantido em baixa frente ao real, comecei a pensar que talvez seria uma boa já começar a converter as pequenas economias que eventualmente a gente consiga fazer para dólar. Eu já abri minha conta no HSBC, mas ainda estou no período de carência para abrir a conta canadense. Porém, o que eu gostaria de saber é se, uma vez aberta essa conta, os juros aplicados aos investimentos de poupança na conta de lá são mais interessantes que os nossos daqui (independente do fator de valorização do dólar). Aqui no Brasil o juro de poupança é muito baixo (média 0,66%) e estou ficando tentado em aproveitar essa baixa do dolar pra começar a poupar na conta daí.
Dei uma lida no tópico http://www.brasilquebec.com/noticias-cbq/oportunidades/investimento/item/64-econonizar-investir-no-canada.html mas achei que ele não se aplica bem ao meu caso.
Desde já agradeço pelas dicas.
abraços,
Marcos -
22 de agosto de 2011 às 14:02 #46655LiebelParticipante
Olá Cerqueira, td bem?
Reparei que vc disse que abriu conta no HSBC, tenho uma duvida…será que vale a pena abrir conta no HSBC só pelo motivo de que vc possa movimentar lá, ou aqui uma unica unica, evitando taxas de transferencia? as outras taxas de manutençao de conta, de cartao de credito, cheque, ..enfim taxas bancarias, será que sao menores que contas de outos Bancos de lá como o DesJardins por exemplo? Nao sei se vc chegou a comparar, mas tenho essa dúvida.
Sobre o dólar, acredito que seja um bom momento para comprar, apesar que a instabilidade de muitos paises, como os Estados Unidos ainda deve durar um certo tempo, e isso tb reflete nas cotaçoes (nao é só isso) mas é uma forte razao…eu pelo menos, pretendo comprar alguns dolares tb
Abs!! Se puder me avisa sobre a questao do HSBC X outros bancos (questao das taxas) abraço!
-
22 de agosto de 2011 às 14:07 #46656mrodolfoParticipante
Enquanto a poupança no Brasil paga 6% a.a. + TR (acho que é mais ou menos isso), aqui no Canadá a poupança paga entre 1% e 2% a.a.
-
22 de agosto de 2011 às 16:04 #46659mCerqueiraParticipante
@Liebel wrote:
Olá Cerqueira, td bem?
Reparei que vc disse que abriu conta no HSBC, tenho uma duvida…será que vale a pena abrir conta no HSBC só pelo motivo de que vc possa movimentar lá, ou aqui uma unica unica, evitando taxas de transferencia? as outras taxas de manutençao de conta, de cartao de credito, cheque, ..enfim taxas bancarias, será que sao menores que contas de outos Bancos de lá como o DesJardins por exemplo? Nao sei se vc chegou a comparar, mas tenho essa dúvida.
(…)Olá Liebel,
Eu confesso que não fiz tantas pesquisas em outras opções de banco para fazer comparativos.
Apenas busquei informações de quem utiliza essa opção para avaliar o que cada um acha dos serviços desse banco e achei que era bem satisfatório pra mim.É claro que pesei vários outros fatores, mas os principais aspectos que foquei foram a possibilidade de abrir a conta antecipadamente daqui do Brasil e a facilidade e simplicidade de “transitar” valores entre os dois países.
Estou movimentando no HSBC há apenas 1 mês e até o momento estou satisfeito.
Apenas uma consideração: o Banco do Brasil pode ser um banco não tão excelente no atendimento aos seus clientes, mas o internet banking do BB realmente parece ser insuperável.
abraços,
Marcos -
22 de agosto de 2011 às 16:17 #46660mrodolfoParticipante
É bom nao criarem grandes espectativas quanto ao sistema bancário canadense… :?
-
22 de agosto de 2011 às 17:42 #46667mCerqueiraParticipante
hehehehe … não estou criando expectativas não.
mas como sei que invariavelmente terei que utilizá-lo, estou preferindo ir na onda dos que parecem estar satisfeitos com o serviço
=)o lance do dólar é que eu acho que existe uma grande possibilidade dele voltar a subir antes da nossa mudança … e aí acho que é mais vantajoso já ter feito a conversão enquanto ele está em baixa ainda.
abraços,
Marcos -
22 de agosto de 2011 às 18:20 #46670mrodolfoParticipante
Já ouviu falar em Headge? Se sua despesa futura vai ser em moeda estrangeira, você precisa ter um headge em moeda estrangeira. Pode ser em papel-moeda ou mesmo em um fundo baseado em moeda estrangeira. Isso vai protegê-lo, em parte, de grandes flutuaçoes…
-
22 de agosto de 2011 às 19:05 #46673wandaParticipante
ola a todos,
na minha opiniao o rendimento esta atralado ao risco/nivel de despesas Governo/ entre outros montes de termos, a ideia de pagar “bem” ‘e o incentivo a poupar com mais liquidez, no Brasil sabemos que poupancas e FGTS por exemplo sao recursos usados pelo Governo para atender os trabalhadores.
@mrodolfo wrote:Enquanto a poupança no Brasil paga 6% a.a. + TR (acho que é mais ou menos isso), aqui no Canadá a poupança paga entre 1% e 2% a.a.
No Canada eu “acho” por que nao conheco o sistema financeiro, se voce quer ganahar $$ vai ter de arriscar, senao se contentar com 2% aa ja citados acima .
Economia estavel, precos acessiveis alto nivel social/cultural acabam provomendo invesntimentos mais agressivos.
Vou tentar me aprofundar um pouco mais no assunto, pois no BR hj tenho um conta no HSBC, e estou apanhando com a falta de atencao na minha cidade Campinas, ja fazem 8 meses que estou implorando para fazerem algo e ate agora nada…Tao logo tenh mais informacoes farei uma contribuicao melhor.
Wanda
:mrgreen: -
22 de agosto de 2011 às 19:37 #46675wandaParticipante
bom vejam isso no site :
http://investincanada.gc.ca/por/explore-nossas-regioes/quebec.aspxja pode ser um comeco para ir conhecendo o mercado.
att
Wanda -
22 de agosto de 2011 às 22:00 #46679csleiteParticipante
Olá,
Não entendo muito do assunto mas o que sei com certeza é que o Brasil tem uma das taxas de juros mais altas do mundo, o que significa que aplicar em renda fixa aqui é muito mais rentável do que no Canadá.
O que eu ainda não sei é se depois de descontados os impostos, taxas pagas aos bancos, riscos de muito oscilação cambial etc, deixar reservas aplicadas aqui compensa mais que transferi-las para o Canadá.
Para o pessoal que está no Québec, vocês sabem se deixar $ aqui é mesmo mais vantajoso?Abraços,
Camila
http://moietmesreveries.blogspot.com -
23 de agosto de 2011 às 01:26 #46683mrodolfoParticipante
Tudo depende de como estará a taxa de cambio. Se a tendência for de estabilidade e valorizaçao do Real frente ao Dólar, vale a pena investir no Brasil, pois os Reais valerao mais Dólares de futuro. Agora, se a tendência for de desvalorizaçao do Real, seu din-din vai resultar em menos dólares na conversao e isso pode consumir todos os juros acumulados.
-
23 de agosto de 2011 às 14:22 #46697wandaParticipante
Concordo com o Marcos, mesmo reais valorisados o IOF + tarifa de transferencia poderam morder seus lucros.
att
Wanda -
26 de agosto de 2011 às 01:27 #46760Caca_e_ViviParticipante
A renda fixa no Brasil rende mais que investimentos “agressivos” no Canadá, o relato é de amigos que tem economias em fundos atrelados à bolsa por lá. Em um ano bom, esses fundos podem render 10%, enquanto aqui um CDB rende muito próximo da taxa básica de juros (que está em 12,5%).
A tendência para o Brasil é de que o Real continue a se apreciar frente ao Dólar Americano. Mas recentemente a tendência do Dolar Canadense também é de se apreciar frente ao Dólar Americano.
Atenção nisto, pois já venho acompanhando o dólar canadense frente o real desde meados de 2009, naquela época o Dolár Canadense valia R$1,80 e o dolar americano R$1,84. A relação se inverteu de lá pra cá, hoje o Dolar Canadense vale R$1,65 e o dolar americano R$1,60.
O amigo mrodolfo sugeriu usar ferramentas de hedge, porém é preciso lembrar que para o hedge funcionar bem ele tem que ser feito em Dolar Canadense.
Tenho investimentos no Brasil e penso em mantê-los aqui, mas ainda não descobri como me proteger contra a variação cambial do Real frente ao Dolar Canadense.
-
27 de agosto de 2011 às 09:05 #46781AlibrahimParticipante
Tive esta mesma duvida quando iniciei o processo de imigracao e decidi fazer uma poupanca em dolares canadenses para me proteger de possiveis variacoes cambiais. Pesquisei em todos os bancos brasileiros e canadenses e nao encontrei nenhum que permitisse ter simultaneamente uma conta vinculado Brasil x Canada, soh o HSBC.
Os juros no Brasil sao mais altos e o cambio esta apreciado sem tendencia de desvalorizacao, portanto a resposta mais logica seria deixar a grana aqui e aproveitar os rendimentos.No entanto, se no futuro a vida sera em outra moeda, eh prudente manter uma reserva na moeda local mesmo que o rendimento nao seja tao atrativo. Esta medida eh apenas para fazer HEDGE mesmo.
O processo de envio de dolares pelo HSBC eh simples e eh feito pela internet, nao ha cobranca de taxa de envio, apenas o IOF e a conversao da moeda eh feita pela taxa de cambio do banco, obviamente um pouco mais alta do que a taxa oficial do BC, mas menor do que o cambio paralelo.
Estou satisfeito com o banco, pois nao me cobra nenhuma taxa e me permitiu movimentar o meu dinheiro a qualquer hora em ambos os paises.
-
27 de agosto de 2011 às 09:27 #46783AlibrahimParticipante
complementando, a abertura da conta no HSBC do Canada eh simples, se a sua conta for Premier, basta conversar com o gerente do Brasil e apresentar os documentos da imigracao (CSQ e outros documentos que o consulado possa ter enviado como email e etc…) que demonstrem que voce vai morar no Canada.
Ele preenchera um formulario para voce assinar e mandara para a area internacional do banco, em pouco tempo alguem de la (se nao me engano a area se chama IBC) para confirmar o que esta na proposta de abertura de conta e em menos de um semana voce vai receber um email do HSBC Canada confirmando a abertura da conta. A conta sera aberta em Vancouver, segundo eles o contato Brasil x Canada do HSBC eh la, mas depois da mudanca para Quebec a agencia podera ser alterada.
Havera tambem uma ligacao do HSBC Canada pedindo alguns dados para poderem desbloquear a sua conta e soh depois disso voce podera iniciar as movimentacoes entre os paises. A central de contato administrativo (0800…deles, que no nosso caso temos que pagar pois eh so para quem esta no Canada ou USA) fica em Buffalo nos USA, e se voce tiver alguma dificuldade com a conta tera que ligar para la e escutar o tipico sotaque dos americanos… Mas a minha gerente ofereceu o telefone da agencia para eu nao precisar pagar ligacao internacional.
A bientot
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.