Por que Québec e não o Canadá anglófono?

Home Fórum Vivendo no Canadá Regiões e Cidades no Canadá Por que Québec e não o Canadá anglófono?

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
      Morg
      Participante

Olá, todos.

Tenho andado muito interessado na possibilidade de emigrar. Fui a palestras oficiais, encontros não-oficiais e até a uma feira de universidades do Québec. Fiz a simulação no site, vi que me qualifico e já comecei a estudar francês. Contudo, uma questão importante me ocorreu recentemente, ao conversar com um amigo (brasileiro) que mora na China.

Ele e sua esposa acabaram de conseguir o visto permanente para o Canadá… mas não para Québec! Disse que isso tem sido muito popular por lá, assim como o programa para Quebec aqui.

Pesquisei um pouco e vi que o governo canadense dispõe de um programa de imigração para a parte anglófona. Isso me interessou, pois falo inglês em nível nativo, não falo francês e as universidades (e mercados) que mais me atraem parecem estar ao oeste do Canadá.

Página de imigração do governo canadense: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/index.asp

Minhas perguntas imediatas são:

1) Por que tanta euforia com relação à imigração ao Québec, se algumas das melhores cidades para se viver estão na parte anglófona (British Columbia e Ontario, especialmente),  como Victoria, Vancouver, Ottawa etc.?

(Uma das fontes que encontrei é o artigo http://list.canadianbusiness.com/rankings/bestplacestolive/2009/Default.aspx?sp2=1&d1=a&sc1=6.  Para ver o ranking das cidades, clique em http://list.canadianbusiness.com/rankings/bestplacestolive/2009/weather/Default.aspx?sc1=0&d1=a&sp2=1&eh=ch);

2) Quais as vantagens ou benefícios reais que o governo de Québec está oferecendo em relação ao Governo (federal) do Canadá?

3) Alguém já solicitou visto de residência permanente para o Canadá anglófono? Conhece alguém que o tenha feito?

Perdoem se estas perguntas já tiverem sido feitas ou se eu estiver falando muita bobagem. Procurei por este assunto no fórum e não achei.

Abraços e sucesso a todos.

Rico Morg.

Anonymous
      Participante

Desculpe, mas não há nenhuma euforia por Québec … a maioria do pessoal que sai para o Canadá vai pelo processo federal para a parte anglófona. Esta comunidade é feita pros que vão para o Québec (pelo menos têm essa intenção).

Você achou o link do processo federal skilled worker, ok. Acho que você não leu tudo o que tinha na página… veja isso: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who.asp
      Segundo as novas regras do processo federal, só pode aplicar quem tiver experiência nas profissões dessa lista restrita. Jornalismo não está entre elas, não importa o seu nível de inglês (a menos que vc já tenha conseguido um emprego lá).

O processo de Québec não restringe profissões, apenas dá preferência para algumas.

No meu caso, a decisão de ir para o Québec é cultural mesmo. Quero viver em francês, mesmo que eu já fale inglês fluentemente e teria mais oportunidades de trabalho na parte anglófona, mas isso é uma decisão pessoal.

Anonymous
      Participante

Ola,

Quero apenas corrigir uma coisa. O visto que se tem quando faz o processo atraves da provincia do QUebec é um visto canadense e não um visto do Quebec :). O processo do Quebec, como ja disse o Taz, existem algumas diferenças em relação ao processo, custo, e ainda a alguns beneficios que o governo da provincia nos oferece.

A escolha é bem pessoa, acho que vc deve olhar o que vc realmente quer.

Eu escolhi vir para Montreal no Quebec por questões pessoais, é o tipo de cidade na qual me interessei primeiramente pelo sistema de transporte, oportunidade de trabalho, o fato de ser frances pois gosto, tenho amigos que ja moram aqui em Montreal entre outras. Tenho amigos tb que moram em Ville de Quebec, Sherbrooke e até mesmo em Toronto. Mas prefiro ficar em Montreal mesmo.

Outra coisa, em Montreal fala-se ingles tb (assim como em outras cidades), a maioria fala o frances mas ja vi varios falando em ingles. E é interessante como  a turma aqui mistura o ingles, frances, muito legal. Estamos em uma apresentaçao da Orquestra de Montreal em um parque na semana passada (23/07/2009) e o maestro falou no inicio em frances, em uma musica no meio ele começou com o frances, no meio ele ja mudou para o ingles, ja em uma outra oportunidade mais na frente ja falou em frances novamente. Muito legal.

Estou gostando muito e siceramente estou vivendo com uma qualidade de vida bem superior a que tinha no Brasil e olhe que ainda não estou procurando emprego e mesmo assim eles estão vindo.

Outra coisa, eu li em um jornal aqui de Montreal a seguinte reportagem:

http://www.24hmontreal.canoe.ca/24hmontreal/actualites/archives/2009/07/20090723-154532.html

Apos a leitura, creio que tudo depende do ponto de vista de cada um. Eu procuro qualidade de vida e isso estou tendo, não que os outros não irão ter, mas para a revista londrina Monocle que fez a pesquisa analisou alguns pontos que estão na reportagem que outros podem não considerar.  :)

Acredito que vc deva pesquisar bem mesmo antes de escolher.

Um abraço, boa leitura e sorte.

Jean

Morg
      Participante

Jornalismo?? Não devo ter me expressado bem na minha apresentação, Taz. Jornalismo é minha formação, não minha profissão.

Bem, pode ser que eu esteja enganado, mas o processo por Québec tem causado um certo ‘frisson’ no Brasil. Basta ver a quantidade de palestras, encontros e, especialmente, de material disponível na internet (este site é um exemplo). Não observo isso com relação ao processo federal.

Nada contra Québec, pelo contrário! Parece-me muito interessante recomeçar a vida por lá. Estou apenas pesquisando os prós e os contras, já que aprender francês de modo intensivo e em curto prazo implica investimento forte, tanto de tempo quanto dinheiro e esforço pessoal. Levo em consideração que domino o inglês e que na parte anglófona há cidades ótimas, até em termos de temperatura e clima.

Estou tentando levantar quais as facilidades que um processo oferece em relação ao outro. Se em Québec a aceitação é maior, ótimo, ponto a favor.

Jean, acredito que Montreal seja fantástica e melhor que o Brasil. Afinal – cá entre nós – ser melhor que o Brasil “é chutar cachorro morto”. Contudo, se não me falha a memória, Montreal figura em octagésimo lugar na lista de melhores cidades do Canadá (link no post anterior). O que quero dizer é que também existe muita perspectiva e oportunidade no Canadá fora de Québec. No próprio artigo que você enviou, Vancouver, por exemplo, está melhor colocada.

Claro que em Montreal se fala inglês, eu sei. O problema não é o que se fala em um lugar ou noutro, mas o que serve de condição para se entrar no ali ou não. Estou falando de burocracia mesmo.

Infelizmente, uma escolha exclui a outra. O escritório de Québec exige que você fique uns anos lá antes de ir viver em outra província. Já o Canadá Federal esclarce que para viver no Québec você deve passar pelo processo próprio daquela província. Se fizer o processo Federal, é para ficar no lado anglófono.

Enfim, muito obrigado pelas informações. Gostaria de saber mais. Se alguém tiver algo a respeito do tópico, por favor se pronuncie.

Abraços.

Mathieu
      Participante

Morg,

é realmente uma questão pessoal, seja qual for a escolha, da mais simples a mais elabora. Faz pouco dei entrada no processo provincial. Tenho entrevista marcada para 11/09 em São Paulo.

Escolhi o Québec por que primeiramente minha profissão não é contemplada pelo processo federal, segundo por que quero viver em francês, apesar de ter nível avançado em inglês tendo morado duas vezes nos EUA (Virginia e Texas), terceiro por que tenho alguns conhecidos em terras québécoises, entre outros motivos.

Levando-se em conta que sua profissão seja contemplada, parece-me que os custos e tempo de processamento da demanda de visto de residência permanente pelo processo federal são maiores.

E por fim, segundo li aqui na CBQ, vc assina um termo que vai morar em Québec, mas após três meses vc pode se mudar para qualquer lugar nas terras geladas, já que seu visto é CANADENSE e não somente QUÉBÉCOIS.

À bientôt.

Mathieu.

RonaldoMaciel
      Participante

Também compartilho da opinião dos amigos que “querem viver em francês” e porque segundo pesquisei e tive de opinião de pessoas que estão em Québec e em outras províncias, o custo de vida em Montreal, por exemplo, é menor que as cidades grandes como Vancouver, Toronto e Ottawa.
      Cost of living in Montreal

Além disso, o processo de imigração do Québec é menos restritivo e mais rápido. Sei de pessoas que levaram mais de 2 anos para conseguir o visto pela parde Federal. Pelo Québec, conseguirei o meu em menos de 1 ano e 1 mês. (estou na espera pelos passaportes).

Mas vc está certo em fazer estes questionamentos, pesquise bastante, converse e decida pois isso interfirá (e muito) na sua adaptação.

Abraço
      Ronaldo

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

SANDROMS
      Participante

Morg,

O Canadá é um país só, pelo menos por enquanto, he he he. Então você pode fazer o processo federal e morar no Québec ou fazer o processo do Québec e morar em outra província. Embora você assine um termo de intenção de morar no Québec caso faça o processo provincial.

Quanto a qualidade de vida:

1. Existem pesquisas e pesquisas, não se fie só por essa que vc leu. Comentei algumas no meu blog.
      2. Alguns fatores como adaptação não aparecem em pesquisa por ex: Montreal é cosmopolita e tem uma atmosfera bem semelhante a do Brasil extremamente acolhedora; sei de brasileiros que imigraram para outras cidades e voltaram para o Brasil completamente deprimidos.
      3. O custo de vida no Quebec é menor, se você abrir a as top 5 mais baratas nessa pesquisa da moneySense vai ver que 3 são cidades do Québec;
      4. Quebec não é só Montreal. Levis está em 13 na lista. Ville du Quebec em 21. Laval (o metro de montreal vai até lá)  em 28.

Por que Québec?

Porque o governo do Québec carrega o imigrante na mão nos primeiros meses aqui. Dá curso de francês, paga bolsa para o imigrante estudar, ajuda e conseguir emprego, tem classes especiais nas escolas para crianças recém-chegadas, tem um zilhão de ONGs que ajudam os imigrantes até com cesta básica se for o caso.

Existe isso em outras províncias? Não sei. Mas te garanto que nunca vi tal acolhida em outros países com processos semelhantes de imigração.

Agora, se você tem inglês fluente, alga empregabilidade essa ajuda talvez não seja necessária.

P.S. sobraram pontos para mim no processo do Quebec. Se fizesse o federal não passaria!  8O

SANDROMS
      Participante

Esqueci de dizer o lado ruim do Quebec: a carga tributária é mais alta que a maioria das outras províncias.

Anonymous
      Participante

Morg,

boa noite,

O que queria dizer com link que postei é que existem varias pesquisa e depende muito do que se pesquisa, quais são os critérios, numeros de pessoas pesquisadas (quando envolve), confiabilidade da pesquisa (não estou falando que nenhuma das que citamos não seja confiável), entre outras coisas. E depende tb de quem esta lendo, de quais são as prioridades, necessidades e outras coisas.

Em relação ao que vc colocou “Estou tentando levantar quais as facilidades que um processo oferece em relação ao outro. Se em Québec a aceitação é maior, ótimo, ponto a favor.”,  acredito que deve ser estudado então entre outras coisas o seguinte:

Quebec:

Site oficial do escritorio em SP: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/index.php
      Teste online a ser feito: http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/index.jsp?languageCode=en (ja em ingles para facilitar)

Taxas e formularios: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/taxas.html

Valor que vc deverá ter consigo ao viajar para o Canada:

Fonte: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/D21.pdf

Tempo de duração (medio) : ate 1 ano. (depende de cada caso, ja vi de 8 meses). (tempo total ate o visto, levando em consideração passar na entrevista e ja entrar com o federal).

Nivel da lingua francesa (normalmente pede-se um intermediario, mas depende do seu perfil, pois cada item conta ponto nesse processo).

Federal:

Tempo: 14 meses

Aqui estão alguns links com informações sobre o processo federal.

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/index.asp

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who.asp

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who-instructions.asp#list

Vc precisa ter ao mandar o seu processo, repare que o valor é bem superior ao do Quebec e leia bem para entender a diferença.
      http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/funds.asp

Eu queria mostrar passo a passo mas como estou com pouco tempo e acho que esse caminho da para vc ler pensar e tomar a sua decisão.

Uma coisa é bem certa: O que é bom para mim pode não ser bom para outros.

qualquer duvida, poste novamente,

Boa leitura e boa sorte na sua decisão,  

Jean

Anonymous
      Participante

Morg

Uma escolha não exclui necessariamente a outra. O visto, como já disseram, é federal, nada impede você vir para QC e depois morar em outra província. Conheço mais de uma família que veio para QC, ficou aqui 2 anos e depois foi para outra provincia por sugir uma oportunidade importante. E o aposto tb. acontece.
      Porém, conseguir o visto  costuma ser mais simples consegui-lo se selecionado pelo Québec. Cabe a cada um avaliar, inclusive em termos éticos, se é bom fazer processo por QC se desde o princípio a idéia é ir para oura província.
      Para QC também o valor exigido para portar ao chegar é menor que  federal. Mas na prática, o valor do federal é que é realmente necessário para viver os primeiros meses aqui sem aperto.
      Falar francês é um diferencial mesmo em outras províncias. Especialmente em cidades como Toronto e Ottawa.

Em tempos de crise, falar ingles E francês, faz toda a diferença. E mesmo quando a crise passa, afinal, nunca sabemos quando o mercado chacoalhará de novo.

Abraços
      Erika

Ikkye
      Participante

Resposta simples, no meu ponto de vista é porque o Quebec aceita QUALQUER PROFISSÃO, já o federal não, é bem restritivo,  eu mesmo estaria fora……

de resto vai tudo o que o pessoal ja falou ai em cima !

petula
      Participante

alguns amigos já disseram os principais pontos na minha humilde opinião: o custo de vida é muito baixo na provínciia do québec quando comparado com uma british columbia ou uma ontario, que são dois grandes pontos preferidos dos imigrantes (vancouver e toronto). vancouver é carésima e já vi relatos na cbq de gente que mudou de lá pra montréal em busca de facilidade$$.

o outro ponto muito significativo: grana e acolhimento. o governo exige pouca grana comprovada (cerca de 3k) enquanto o federal exige coisa de 12k já no início do processo. claro que quanto mais dinheiro se levar melhor, mas uma coisa é ter que comprovar 12k em dólares canadenses “de cara” e outra coisa é poder ir juntando quase isso ao longo de todo o processo. ainda, ao chegar no québec o imigrante passa por um superacolhimento quanto a emprego, língua, apoio para os filhos. há quem reclame desses serviços, mas sinceramente acho que pra quem sai da realidade do brasil eles estão bem perto de um sonho.já é muito legal que a proposta exista e, claro que há lugares onde funciona muito, muito bem. há até mesmo alguns suportes financeiros da parte do governo. apoio à lingua pago, chequinho por número de filhos. isso é bem mais difícil e, em alguns casos, inexistente em outras províncias. como o sandroms mesmo disse, isso só é possível graças a uma carga tributária provincial mais alta. there is no free lunch…

por fim, eu acredito que uma porção latina na américa do norte seja mais acolhedora, mesmo fazendo -35º no inverno. há algo de mais caloroso no ar. nada impede que os rumos de cada um mude, mas quando eu pensei em imigrar, esses foram os pontos que mais considerei, já que minha profissão é superaceita em qualquer lugar do mundo: TI.

SANDROMS
      Participante

@petula”;p=”31177 wrote:

…chequinho por número de filhos…

Justiça seja feita, recebo os chequinhos (que são bem gordinhos até) pelos filhos, mas o valor maior vem do governo federal.

O resto é como você falou mesmo!

RedCzar777
      Participante

Vale lembrar que existem nesse caso dois chequinhos, um do governo da província de Quebec e outro do governo Federal do Canada. Um casal com dois filhos pequenos pode chegar a ganhar o suficiente para pagar o aluguel de um apartamento de 3 quartos por exemplo (um 5 e 1/2 se não me engano).

Não sei se outras províncias também tem esse programa de auxílio aos pais como em Quebec, mas o do governo federal é para o país todo.

Fortes
      Participante

Boa noite!
      Desculpe a ignorância. Mas a que tipo de “chequinhos” você está se referindo?
      Pode me esclarecer?
      Grato!!!! :)

SANDROMS
      Participante

Fortes,

aqui no Canadá é assim: se você tem filhos então o governo te dinheiro para sustentá-los. O valor é inversamente proporcional à sua renda. Mas mesmo que você tenha uma baita renda ainda tem um valor mínimo que você vai receber por filho.

No meu caso, tenho dois filhos, e o valor é suficiente para pagar o aluguel e ainda sobra um pouco.

Morg
      Participante

Pessoal, obrigado por todas as respostas. Elas me trouxeram várias informações úteis e pontos de vista interessantes. É por estas e outras que este excelente Forum cumpre seu papel!

Respondendo a todos, de modo geral…

Com relação à pesquisa, concordo com quem disse que há “pesquisas e pesquisas”. Sou muito atento com isso e procuro saber quem as fez e quais os critérios usados. A do link que enviei parece bem completa e feita por quem tem credibilidade no Canadá.

Adoro a língua francesa, adoro aprender línguas e seria muito legal viver numa terra francófona. Só estou calculando o custo-benefício disso, já que o inglês não é problema para mim.

Na verdade, ao olhar a pesquisa, um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a questão do clima. Em Vancouver e Victoria, cidades que estão entres as primeiras, há pouquíssimos dias ao ano com chuvas e temperatura abaixo de 0oC. Também fui olhar isso na Wikipedia. A temp mais baixa do inverno de Vancouver fica em 0oC, o que é ótimo. Isso significa bastante para a adaptação de um carioca, eheheheh.

O fato é que não dá para conjecturar, pois nunca vi neve na minha frente e não sei como é. Por isso, estou planejando uma viagem ao Québec este ano, com minha esposa, para “analisarmos o terreno” e sentirmos o local. À reboque disso, vamos aproveitar para estudar um pouco de francês lá. Prefiro ir conhecer a terra (Québec, no caso) e seus habitantes antes de tomar uma decisão. Vai ser uma missão de reconhecimento mesmo, vamos ver.

Abraços e boa sorte, amigos.

Morg.

Dri_Torres
      Participante

Olá Morg,

É sempre importante pesquisar bastante. A Comunidade Brasil-Québec como o nome mesmo diz foi criada com o intuito de ajudar os futuros imigrantes para o QC, por isso nao tratamos sobre a imigraçao para o resto do Canada.

Estou aqui a quase 3 anos, numa cidade chamada Sherbrooke, onde temos alguns cariocas bem adaptados ao inverno!!! E sobre o tempo te digo que realmente é uma questao de adaptaçao…com o tempo vc se acostuma e com roupas adequadas nem sente frio…

Sobre o que os outros colegas falaram, apoio os comentarios….muitos vêm para cá pois o custo de vida é menor…e isso é importante quando se chega em um novo país.

Só corrigindo, se isso nao mudou a pouco tempo, o visto que você recebe é canadense, mesmo que vc assine o documento de intençao de viver no QC, vc pode morar onde quiser no Canada…conheço pessoas que fizeram o processo por QC e antes de se mudarem pra cá, tiveram propostas de emprego na parte inglesa e chegaram e foram direto para  a parte inglesa….conheço casos tb de pessoas que vivem aqui somente com o ingles…o ingles aqui é muito importante e também um excelente diferencial, ja na parte inglesa é uma necessidade…ou seja, se você tem facilidade com o estudo de linguas, você chegará aqui com um bom conhecimento das duas oficiais….

Sobre o «frisson» da imigraçao aqui no QC, isso acontece pois o governo do Québec divulga mais o seu processo que o governo canadense em geral.

Agora no final das contas, cada um escolhe o estilo de vida que quer levar….existem grandes diferenças entre as duas partes…cabe a cada um escolher…

Abraços e boa sorte

fabio75
      Participante

Daria para escrever uma tese de mestrado sobre esse assunto, mas só para deixar a opinião de quem imigrou para o Québec e se mudou para Toronto após 2 anos…
      O custo de vida é mais baixo no Québec (mas em média os salários também são) e a carga tributária é mais elevada (mas existem mais serviços “gratuitos” ou de baixo custo). Existe uma grande estrutura para receber os imigrantes, francisação etc. (mas não posso testemunhar pelo lado inglês, pois não experimentei). Os québécois são mais calorosos e boêmios, mas também mais desorganizados e relaxados (tem seu lado bom e seu lado ruim). Os canadenses anglófonos podem ser menos calorosos, mas são pessoas muito amigáveis e receptivas e mais acostumados com uma longa história de imigração (principalmente em Toronto).
      Após 2 anos no Québec e quase dois em Toronto, o que posso dizer é que os imigrantes são gente “normal” em Toronto, enquanto no Québec eu sempre me senti diferente, como se tivesse que provar ao tempo todo aos nativos que eu poderia virar um québécois. Minha opinião. Mas não me arrependo de ter ido ao QC primeiro. Pude estudar a baixo custo e obter um diploma canadense, e hoje falo francês fluentemente, o que, como alguém disse aqui, é um diferencial no resto do Canadá, dependendo da sua profissão. Minha intenção era permanecer no QC, mas encontrei emprego bom em Toronto.
      Poderia ainda discorrer longamente sobre outros assuntos, como separatismo, sindicalização, oportunidades de emprego…

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.