Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Pontuação em teste online
- Este tópico contém 26 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 10 meses atrás por
GustavoBorges.
-
AutorPosts
-
-
5 de abril de 2011 às 18:26 #7324
Filipevsm
ParticipanteOlá pessoal!
Estou mais uma vez aqui perguntando algo pra vocês… rs…
Irei aplicar no fim do ano, e já fiz repetidas e diferentes simulações a partir do teste online. Eu costumo considerar as simulações mais baixas e “fora da realidade”, e mesmo assim tenho bons resultados.
O problema é: terei no momento da aplicação um total de 5 anos de experiência de trabalho que se resumem em: 2004, 2005, 2008 e 2009, num total de 2 anos de estágio; e 2008, 2009, 2010, 2011, num total de 3 anos profissionalmente.
Quando simulo apenas com o tempo profissional de trabalho (3 anos), é preciso ter Francês Intermediário Avançado para passar no teste, mas se eu simulo com o tempo profissional somado ao estágio (3+2=5 anos), posso ir com o Francês Intermediário sem problemas. Terei também até o momento da aplicação algo entorno de 450 horas cursadas de francês, e umas 530 até o momento da entrevista.
O que posso considerar quanto a tempo de trabalho e definição real de nível da língua?
O outro problema é com relação ao meu nível de escolaridade. Sou Tecnólogo (2000 horas) e Pós-graduado (420 horas, que não estou nem considerando neste caso), e estou selecionando a opção “Technical post-secondary diploma – 2 years (in Québec, the diploma is obtained after completing 13 years of full-time education)” que é o que realmente equivale em anos e formação de acordo com o que tenho. Estou errado quanto a isto?
Mais uma vez agradeço à paciência de todos!
-
5 de abril de 2011 às 18:46 #43937
Carlos_Santos
ParticipanteOla Felipe,
@Filipevsm wrote:
…
O problema é: terei no momento da aplicação um total de 5 anos de experiência de trabalho que se resumem em: 2004, 2005, 2008 e 2009, num total de 2 anos de estágio; e 2008, 2009, 2010, 2011, num total de 3 anos profissionalmente.como estagio conta, sao 5 anos que vc deve colocar e mostrar no seu dossier e na entrevista!
@Filipevsm wrote:
…Quando simulo apenas com o tempo profissional de trabalho (3 anos), é preciso ter Francês Intermediário Avançado para passar no teste, mas se eu simulo com o tempo profissional somado ao estágio (3+2=5 anos), posso ir com o Francês Intermediário sem problemas. Terei também até o momento da aplicação algo entorno de 450 horas cursadas de francês, e umas 530 até o momento da entrevista.
mesmo 450 horas, pelo que eu entendo, é bem mais do que intermediario!
@Filipevsm wrote:
…O que posso considerar quanto a tempo de trabalho e definição real de nível da língua?
o que vc colocar como conhecimento de lingua na entrevista sera avaliado e reclassificado, se for o caso!
eu colocaria mais do que intermediario….
Quanto ao tempo de trabalho, ja respondi acima!
@Filipevsm wrote:
…O outro problema é com relação ao meu nível de escolaridade. Sou Tecnólogo (2000 horas) e Pós-graduado (420 horas, que não estou nem considerando neste caso), e estou selecionando a opção “Technical post-secondary diploma – 2 years (in Québec, the diploma is obtained after completing 13 years of full-time education)” que é o que realmente equivale em anos e formação de acordo com o que tenho. Estou errado quanto a isto?
este assunto ja causou bastante confusao aqui no forum, pois o CEGEP aqui é de dois ou tres anos. Os cursos técnicos sao de tres anos. Os de dois anos sao pré-universitarios e nao sao tecnologicos…
Mas se vc tem os treze anos, coloque segundo a indicacao que vc menciona!
Boa sorte!
-
5 de abril de 2011 às 19:01 #43938
Filipevsm
Participante@Carlos_Santos wrote:
como estagio conta, sao 5 anos que vc deve colocar e mostrar no seu dossier e na entrevista!
Sendo assim, maravilha! :bigups:
@Carlos_Santos wrote:
mesmo 450 horas, pelo que eu entendo, é bem mais do que intermediario!
Eu entendo assim também, mas não gosto de contar com a “realidade verdadeira”. Prefiro informar que sou intermediário, e se for o caso, ganhar alguns pontinhos de contingência na reclassificação da entrevista. Não custa se precaver né?
@Carlos_Santos wrote:
este assunto ja causou bastante confusao aqui no forum, pois o CEGEP aqui é de dois ou tres anos. Os cursos técnicos sao de tres anos. Os de dois anos sao pré-universitarios e nao sao tecnologicos…
Realmente tem sido uma questão complicada, não consegui até o momento definir algo mais concreto sobre este assunto. Estou pensando seriamente em cursar mais 1 ano de faculdade por aqui e me formar novamente enquanto o processo corre só para obter o título de “universitaire”. Vejo que isso pode ser um impedimento pra mim por lá, seja profissionalmente, ou academicamente.
Obrigado pelas ótimas respostas e apoio Carlos!
-
6 de abril de 2011 às 01:01 #43943
andersonhc
ParticipanteA pergunta no teste on-line é quantos anos de trabalho você tem nos últimos 5 anos.
Travailleur qualifié permanent: Combien de mois ou d’années d’expérience professionnelle à temps plein, y compris le service militaire, avez-vous accumulés au cours des cinq dernières années ?
Se você fosse aplicar agora, em abril de 2011, você conta o tempo à partir de abril de 2006, inclusive estágio.
Como você disse que uma parte da sua experiência em estágio é entre 2004 e 2005, não conte esta parte.
Além disso, lembro de relatos de gente que teve a parte de estágio ignorada por entrevistadores por não ser remunerado, mas não tenho certeza quanto a isso.
-
6 de abril de 2011 às 03:42 #43947
Filipevsm
Participante@andersonhc wrote:
A pergunta no teste on-line é quantos anos de trabalho você tem nos últimos 5 anos.
Ai o negócio fica feio… Perco aí de graça 2 anos de estágio e muitos muitos muitos pontos (como diria Gilles Mascle). :cry:
@andersonhc wrote:
Além disso, lembro de relatos de gente que teve a parte de estágio ignorada por entrevistadores por não ser remunerado, mas não tenho certeza quanto a isso.
Quanto a isto, não é verdadeiro, pois na própria palestra eles citam que estágio remunerado ou não conta como experiência.
Vou confirmar se esse comentário de trabalho nos últimos 5 anos apenas, disponível no teste, é válida na próxima palestra. Tomara que não…
Obrigado Ander!
-
6 de abril de 2011 às 12:01 #43955
Carlos_Santos
ParticipanteOla Felipe,
@Filipevsm wrote:
… Estou pensando seriamente em cursar mais 1 ano de faculdade por aqui e me formar novamente enquanto o processo corre só para obter o título de “universitaire”. Vejo que isso pode ser um impedimento pra mim por lá, seja profissionalmente, ou academicamente.
dependendo do cargo que vc tenha aqui isso pode fazer uma ENORME diferença ;-)
Boa sorte na sua decisao!
-
7 de abril de 2011 às 12:12 #43972
Filipevsm
Participante@Carlos_Santos wrote:
dependendo do cargo que vc tenha aqui isso pode fazer uma ENORME diferença ;-)
Tenho percebido bem a partir dos testemunhos do pessoal de TI, e também de outras áreas. Isso faz grande diferença na hora da contratação, e me deixa com um grande dilema nas mãos…
Se eu voltar para a faculdade ainda no Brasil para me formar novamente como Bacharel ou mesmo fazer um Mestrado de 1 ano, terei que parar de fazer cursos de línguas devido a limitação de dinheiro e tempo. Não sei mesmo o que fazer neste caso… :cry:
-
7 de abril de 2011 às 13:09 #43976
janeneves
ParticipanteFilipe,
também sou tecnóloga, e usei a opção “Diplôme d’études postsecondaires techniques – 3 ans (au Québec, le diplôme est obtenu au terme de 14 années d’études à temps plein)”
O meu curso de tecnologia mecânica foi de 3,5 anos.Não contei os anos da minha pós para esse cálculo, mas informei a pós no curriculum que enviei.
A pós não vai contar como horas de estudo para a demande, mas pode contar como qualificação profissional na entrevista!Já no QBC você pode tentar validar as matérias da pós em alguma universidade, e agilizar/validadar algum certificado (30 créditos) de 1o. ciclo. Depende das horas e ementa de cada matéria. Mas vale a tentativa.
Espero ter ajudado ;)
Jane.
-
7 de abril de 2011 às 13:11 #43977
Carlos_Santos
ParticipanteOla Felipe,
@Filipevsm wrote:
….Tenho percebido bem a partir dos testemunhos do pessoal de TI, e também de outras áreas. Isso faz grande diferença na hora da contratação, e me deixa com um grande dilema nas mãos…
nao quebre a cabeça…. faça o que te é possivel!
@Filipevsm wrote:
….Se eu voltar para a faculdade ainda no Brasil para me formar novamente como Bacharel ou mesmo fazer um Mestrado de 1 ano, terei que parar de fazer cursos de línguas devido a limitação de dinheiro e tempo. Não sei mesmo o que fazer neste caso… :cry:
eu daria importancia aos cursos de lingua, pois é o que vai ser mais importante para conseguir um emprego!
Estudar, vc pode aqui fazer algo, sabendo que aqui é possivel, vc se concentra ai nos seus cursos!
Boa sorte na sua decisao!
-
7 de abril de 2011 às 13:14 #43978
Carlos_Santos
ParticipanteOla Jane,
@janeneves wrote:
… você pode tentar validar as matérias da pós em alguma universidade, e agilizar/validadar algum certificado (30 créditos) de 1o. ciclo. Depende das horas e ementa de cada matéria. Mas vale a tentativa.
para isso é preciso trazer as ementas de cada curso e traduzir aqui cada uma delas, caso nao estejam em francês ou inglês.
Depois, como cada curso para a universidade representa muitos $$$$$$ que o aluno paga, eles nao sao muitos gentis para dar as isencoes. Foi isso que muitos colegas relataram para mim. Mas nao custa tentar!
Abraços e boa dica!
-
7 de abril de 2011 às 18:43 #43982
janeneves
ParticipanteOlá Carlos,
eu concordo que eles provavelmente não vão validar tudo e sair distribuindo diploma quebecois, mas deve dar para aproveitar alguma coisa, e com algum complemento conseguir um certificado local mais rapidamente.
Depende do plano de cada um… mas eu acho que vale a pena tentar, porque pelo que estou entendendo credenciais “locais” valem muito, seja formação ou experiência de trabalho.
Mas sabe que nem aqui é facil fazer essas validações?
Eu mudei de faculdade no meio da graduação e passei pelo processo de avaliação de ementas e tal… foi dificil e tive que negociar e argumentar muito!!! Mesmo assim algumas matérias fiz de novo (e paguei de novo), geralmente por diferença de carga horária.Abraços!
Jane.
-
8 de abril de 2011 às 19:03 #44005
Filipevsm
ParticipantePois é! O meu medo por não aproveitar as matérias por aqui é de chegar lá e ter que cursar boa parte, senão 100%, do curso de graduação todo novamente. Aí terá sido uma quantia e tempo ENORME que não sei se estaria disposto a perder depois de tanto esforço.
De toda forma, vou levar minhas ementas à um curso de Bacharelado ainda no Brasil e ver como posso conciliar isto com as línguas pra chegar no Canadá no mínimo com a mesma formação dos nativos, né? Quem disse que seria fácil? rs..
Obrigado Jane e Carlos pelas ótimas considerações!
-
9 de abril de 2011 às 00:55 #44013
andersonhc
ParticipanteFelipe,
Consegui achar o depoimento do casal que teve problema com estágio não remunerado:
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/20/3603.html?p=39096#p39096
Parece ser um caso isolado, mas de qualquer forma se arme com o máximo de informações possível para a entrevista.
-
10 de abril de 2011 às 16:24 #44039
Filipevsm
Participante@andersonhc wrote:
Parece ser um caso isolado, mas de qualquer forma se arme com o máximo de informações possível para a entrevista.
Com certeza é algo a ser considerado! De toda forma, não é algo que possamos ter problemas, pois os meus sempre foram remunerados.
Anteriormente, não me recordo em qual blog, um casal teve problemas no momento da entrevista com relação a um mal entendido como esse do estágio não remunerado. Eles informaram ao entrevistador que o Sr. Gilles Mascle havia informado tal dado e solicitaram para que verificasse se ele estava presente no consulado naquele momento. Não estava, então foram embora com CSQ negados, porém pegaram o email do Mascle e entraram em contato diretamente com ele.
O Mascle informou que o dado que ele havia passado durante a palestra estava correto, e que ele mesmo pessoalmente iria verificar o ocorrido. Pouco depois, receberam os CSQs em casa…
Erro do consulado? Mal entendido? Não sei, mas há claro a possibilidade de um revés deste tipo…
Só fico mais preocupado agora é por conta dos meus estágios que estão fora dos 5 anos, e serei obrigado a ter francês intermediário avançado, mas continuo a luta!
Obrigado!
-
11 de abril de 2011 às 16:52 #44053
janeneves
ParticipanteOi Filipe!
eu optei por investir no idioma e conseguir o CSQ logo, e não investir na faculdade por aqui.
Bacharelado para nós agora, só se for no Quebec. Para você que é da área de TI deve ser mais tranquilo, mas nas nossas áreas (eu engenharia mecânica e meu esposo psicologia) investir em BAC aqui acaba não valendo a pena, pelas dificuldades de validação de diploma, as ordens profissionais e o tempo a mais que teriamos que esperar para poder ir com a graduação completa, tanto para cursar a faculdade quanto para acumular os recursos necessários para a mudança.
Avalie também além do tempo se o custo vai valer a pena.
Se aqui você vai cursar em federal ok, mas se vai pagar… observe o custo anual para RP nas faculdades de lá e compare… vai ver que meio que empata com o custo de uma universidade particular mediana aqui (e se for uma de primeira linha… aqui sai é mais caro!).Claro que na sua conta tem que entrar também o custo para se manter tanto lá quanto aqui.
É bastante coisa para avaliar, mas vale a pena olhar com calma para tomar uma boa decisão.
Abraços, e boa sorte!
Jane.
-
11 de abril de 2011 às 20:03 #44055
Filipevsm
ParticipanteOlá Jane!
Me preocupo bastante com a formação que terei quando chegar lá, por mais que seja um pouco dispendioso pra validar os diplomas. Em todas as oportunidades de trabalho que tenho pesquisado, pedem no mínimo “Universitaire”… E pelo que tenho visto, as oportunidades para técnicos (como eu seria considerado por lá) não são tão boas assim, não. Isso me impediria de voltar para a faculdade lá e ter qualquer tipo de gasto devido ao baixo salário para um casal, considerando que minha noiva já estaria cursando mestrado lá. É claro que não estou mesmo esperando chegar por cima. Espero sim começar por baixo lá novamente, o complicado é ter problemas até mesmo para começar por baixo por não ter um diploma que eles “reconheçam”.
Por que eu não fiz logo esse Bacharelado…? rs…
Abraços!
-
26 de abril de 2011 às 13:59 #44312
SANDROMS
ParticipanteFelipe pelo que entendi vc trabalha com qualidade de software e tem mais de 5 anos de experiência contando o estágio certo?
Veja meu caso e tire suas próprias conclusões:
Sou formado em tecnologia de processamento de dados no Mackenzie – 3 anos
Com pós graduação pela Puc-PR (não lembro quantas horas)Tenho 20 anos de profissão.
Na entrevista
Minha formação básica é pos-secundário de 14 anos, mais entendie que o M. Leblanc (uma mãe) contou tb a pós, aumentando para 15 anos. Seria como no Quebec um DEC + um certificado de 30 créditos.
Rolava na época um boato de que PÓS ou MBA com mais de 350 horas eram aceitas como mais um ano de estudo – sugiro procurar informação oficial sobre isso.No mercado
Minha experiência sempre foi bem mais cotada que a formação, ninguém aqui sabe o que Mackenzie ou PUC, mas conhecem a HP e o banco HSBC que constam no meu CV.
Fez também muita diferença a certificação Java que fiz antes de sair do Brasil.Nunca fiz a avaliação comparativa do diploma. A minha empresa atual checou no Brasil as empresas onde trabalhei e as faculdades onde estudei.
Ao entrar na empresa atual, dixei bem claro ao RH que a minha formação descrita no CV era uma avaliação particular minha, pois eu nunca havia submetido à avaliação do Quebec. A reposta foi “não estou levando em conta a sua formação para te contratar, estou levando em conta a sua experiência!” Nota – ela só contou a experiência relevante o que deu uns 8 anos.
Resumindo
Se não te faltam pontos na entrevista, foque no francês E no inglês.
Sua formação é suficiente para trabalhar no Quebec.
Se você quiser evoluir na carreira prefira estudar aqui: mais barato e muito mais reconhecido.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
27 de abril de 2011 às 12:48 #44327
GustavoBorges
ParticipanteOpa vou aproveitar para fazer uma pergunta, estou bacharelando em Sistemas de Informação. Lá no teste on-line não aparece o meu curso, isso influencia? qual eu deveria colocar?
-
27 de abril de 2011 às 14:17 #44332
Filipevsm
ParticipanteSandro,
Obrigado por compartilhar sua experiência! Vou manter-me só no francês e inglês mesmo. Acho que, querendo ou não, isto é premissa pra trabalhar em qualquer lugar nos primeiros meses, e é isto que pode ser decisivo.
Tomara que meu entrevistador(a) também seja “uma mãe”. rs..
Abraços!
-
1 de maio de 2011 às 23:01 #44442
GustavoBorges
ParticipanteAlguem poderia me responder? xD
realmente não achei nada a respeito por aqui.
Obrigado.
-
1 de maio de 2011 às 23:21 #44443
Filipevsm
ParticipanteGustavo,
Escolha, na listagem de busca, o curso com a quantidade de horas semelhante ao seu. Não irá influenciar no resultado real.
Abraços.
-
2 de maio de 2011 às 17:21 #44462
janeneves
Participantepor GustavoBorges » 27/04/2011-09:48:24
Opa vou aproveitar para fazer uma pergunta, estou bacharelando em Sistemas de Informação. Lá no teste on-line não aparece o meu curso, isso influencia? qual eu deveria colocar?
Gustavo,
Considerando aplicar após formado, eu usaria o seguinte:
para diploma:
Diplôme d’études universitaires 1er cycle – 3, 4 ou 5 ans (au Québec, le diplôme est obtenu au terme de 16 à 18 années d’études à temps plein)
para área de formação:
Sciences de l’informatique (BACC. – 3 ans) (você encontra dentro da área de ciências aplicadas).Lembrando que cursos incompletos ou em andamento não contam pra nada no momento de envio da demande. Podendo valer alguma coisa apenas no momento da entrevista SE o entrevistador quiser considerar.
Espero ter ajudado.
Jane
-
2 de maio de 2011 às 18:17 #44465
neilasasa
ParticipanteApena lembrando que na listagem de pontuação das formações verificar que há pontuação diferente para os cursos feitos em universidades do Canada e para as universidades fora do Canada.
Na época eu lembro que achei que ia ganhar uma pontuação por ter cursado economia e depois vi que para este curso feito em uma universidade fora do Canada eu não ganhava nenhuma pontuação… -
2 de maio de 2011 às 18:47 #44467
Carlos_Santos
ParticipanteOla Gustavo,
vc conhece a nossa ferramenta de busca aqui no forum???
http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/search.html
@GustavoBorges wrote:
…..
realmente não achei nada a respeito por aqui.
veja a sua resposta aqui:
http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/2/641.html?p=23783&hilit=bacharel#p23783
Atenciosamente
-
3 de maio de 2011 às 14:52 #44491
GustavoBorges
ParticipanteQue isso cara.. eu usei.. kkkkkk
eu já sabia a respeito do tempo de estudo.
Só gostaria de saber se existia alguma diferença em relação ao “nome do curso”, e se alguém
poderia me indicar um curso semelhante.já obtive a minha resposta, Obrigado a todos.
Ps: Fui aprovado no teste online.. mas eu não confio nele. kkkkkkk
-
3 de maio de 2011 às 17:18 #44481
janeneves
ParticipanteGustavo,
o teste on-line é o melhor indicativo, mas também não é garantia de nada. Pois a não ser que vc consiga dispensa da entrevista, é o entrevistador que vai avaliar/validar sua pontuação e atitude, e conceder o CSQ ou não.
Atte,
Jane.
-
4 de maio de 2011 às 11:23 #44514
GustavoBorges
ParticipantePois é por isso mesmo que eu não confio..
vou me preparar melhor, pra não ter erro.
muito obrigado.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.