Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Politicagem nas empresas no Québec
- Este tópico contém 7 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 6 meses atrás por Dri_Torres.
-
AutorPosts
-
-
11 de junho de 2009 às 18:57 #6637danielstefoyParticipante
Antes de qualquer coisa, vou tentar fazer com essa postagem não seja um desabafo. E também vou tentar não criar muita polêmica.
Na empresa onde eu trabalho estão começando a demitir por conta da crise. Estão começando pelos aposentados. Após demitirem os aposentados, vão começar por aqueles que eles chamam de pessoas com “baixa performance”. “Baixa performance” além, é claro, das pessoas que não rendem no trabalho, incluem as pessoas que por problemas interpessoais, são transferidas de setor frequentemente, pessoas que pegam muitos atestados, sobretudo às segundas e as sextas, pessoas que chegam frequentemente atrasadas, entre outras.
O problema é que tem muita gente que é “baixa performance” e não está para ser mandada embora. São aqueles das famosas “panelinhas”, que tem muito contato com a chefia, mas cujo o trabalho “não paga nem o cafezinho”.
E tem muita gente que trabalha que nem louco e está na lista da dispensa. Esses são os que não ficam fazendo “politicagem” com a chefia. E isso está me deixando furioso :furious: pois tem gente próxima de mim (leia-se da minha familia) que está na lista de dispensa sem ser “baixa performance”.E conversando com amigos que trabalham em outras empresas que também estão dispensando por causa da crise, notei que esta prática é adotada em quase todas as empresas. Isso tem me deixado extremamente decepcionado com a forma que essas coisas funcionam aqui no Brasil. E deixo registrado que eu não acho que o Canadá é o paraíso tendo em vista que já fui aí e conheço pelo menos o suficiente para dizer que nem tudo são flores.
Mas a pergunta que eu gostaria de fazer para vocês que já estão aí no Québec (e também no Canadá anglófono se for o caso) é: Existe aí no Canadá o mesmo tipo de politicagem dentro das empresas que existe aqui no Brasil? Se existir, é no mesmo grau, ou é mais, ou menos disseminada?
Agradeço de antemão as respostas e peço desculpas se acabei falando demais.
-
11 de junho de 2009 às 21:55 #35680AnonymousParticipante
Olá Daniel, não estou no canada, mas vou responder a sua pergunta, por experiência e vivência com pessoas de outras nacionalidades (Canadenses, Alemães, Americanos, entre outros…)
“POLITICAGEM” existe em todos os lugares e la no Québec, não é diferente, haja que, se vc tiver um cartucho ou indicação em uma empresa, seu caminho fica mais fácil, não sei ser o “POLITICO”, mas politicagem faz parte do mundo e vivo isso no dia a dia como vc.
Coincidência ou não, ontem escrevi na mesa:
“FRASE DO DIA: QUEM TRABALHA ERRA MAIS; QUEM NÂO TRABALHA NÃO ERRA, QUEM ERRA É DESPEDIDO; QUEM NÃO ERRA É PROMOVIDO”…rsrs
Cabe aos “menos” politicos, ou melhor, trabalhadores esforçados, darem um “up grade” no seu lado politico e lá isso vai ajudar muito, principalmente pelo fato de fazer colegas e criar sua rede de contatos, já que lá não é como no Brasil (onde conhece a pessoa hoje e já vai em churrasco na casa dele no dia seguinte).
Sei que a grande diferença é o profissionalismo, isso é muito respeitado, mas sempre, sempre, na hora do facão, se existeir só vc e o filho (vagal) de um advogado que esta sempre ajudando seu chefe, pode estar certo que, será a sua cabeça que vai rolar.Abraço
-
12 de junho de 2009 às 03:00 #35681MVPSParticipante
Ser humano é ser humano em qualquer lugar…
Fazer politica faz parte da natureza humana… Pode xingar, bater o pé e fazer cara feia, mas aqueles que nao fazem politica sao sempre os primeiros a rodar, desde que o mundo é mundo…
Nao lute contre o sistema, adapte-se a ele…
-
14 de junho de 2009 às 15:01 #35692Carlos_SantosParticipante
OLa Daniel,
politicagem é algo que existe tanto no setor privado como no publico. Nao para perder emprego (pois funcionario publico perde emprego so fazendo uma caca grande e mesmo assim…) mas para ter acesso a algumas promocoes de cargos, etc… isso existia ai e eu vi.
Aqui no Québec, como participo agora de uma empresa privada de porte grande, até o presente momento nao vi nada do genero. Deve existir, so nao vi ainda.
Agora uma informacao basica sobre emprego aqui no Québec: se contrata e se demite com a mesma velocidade (rapidinho!) leis trabalhistas e aviso prévio como no Brasil nao existe por aqui.
Boa sorte por ai.
-
14 de junho de 2009 às 21:20 #35694danielstefoyParticipante
@Carlos_Santos”;p=”30621 wrote:
Aqui no Québec, como participo agora de uma empresa privada de porte grande, até o presente momento nao vi nada do genero. Deve existir, so nao vi ainda.
Carlos,
Sabe o que é pior, é que eu também trabalho numa empresa de grande porte (mais de 10.000 funcionarios) e além disso é multinacional e mesmo assim acontece esse tipo de coisa.
Sinceramente eu nem quero imaginar como deve ser numa empresa pequena.
Como eu digo para as pessoas, no Québec existe tudo o que tem aqui, mas geralmente numa proporção menor. Espero que politicagem também seja o caso.Abraços.
Daniel.
-
15 de junho de 2009 às 19:29 #35700SANDROMSParticipante
Daniel,
Faz 3 meses que cheguei no Quebec e menos de 1 mês que estou trabalhando. Não tenho muita experiência para responder mas como estou nos primeiros dias estou super atento para entender a cultura de trabalho aqui.
Então o que vai é a minha opnião:
1. existe isso em qualquer lugar, realmente acredito que aqui é muito menos, pois as pessoas não brincam com o dinheiro. Se em meio a crise você despede os competentes e fica com os ‘queridinhos’ a empresa quebra. Os administradores aqui prestam mais atenção nisso.
2. A relação de trabalho aqui é menos “pessoal” isso significa que não estão nem aí na hora de demitir, é uma questão de números. O lado bom é que não existe a chantagem emocial que reina no ambiente de trabalho brasileiro, aquele lance de “vestir a camisa”…
3. quando pedi as contas para vim para cá no começo do ano, me falaram que eu estava doido pois estava indo para a America do Norte exatamente aonde a crise estava… pois bem a crise chegou no Brasil e apesar dos altos índice de desemprego aqui, as empresas estão contratando. A empresa onde entrei, há duas semanas, já contratou mais 4 depois de mim. Claro que tem empresa quebrando também.
4. Por outro lado, tem que fazer um esforço para se “encaixar” no ambiente da empresa, não é puxar o saco, é ter uma boa relação de trabalho com colegas, chefia e subordinados. E isso envolve boa comunicação. Tenho certeza que alguns imigrantes serão demitidos porque arranham o francês ou o inglês. C’est la vie.
Gostaria de ver a opnião de outros que estão aqui a mais tempo que eu.
Sandro.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
16 de junho de 2009 às 02:22 #35707BaratinhaParticipante
Bom, mesmo estando no meu emprego a apenas dois meses vou dar uma pequena contribuição, baseado na minha experiência que vivo aqui e vivi no Brasil.
Acredito sinceramente que esta questão de politicagem varia muito com a questão da cultura da empresa (tamanho, hierarquização, história etc..) e com a cultura das pessoas, pois no Brasil eu acho que é meio que um vício o fato de misturar relações interpessoais com relações profissionais.
Agora o que eu vi por aqui que essa tal “politicagem” (pelo menos no sentido como nós a conhecemos aí do Brasil) não tem muito não (ou se tem eu ainda não vi). Aqui o pessoal é super educado, é bem direto e é cada um na sua , tipo cada um faz o seu trabalho e ninguém cuida da vida de ninguém não. E como o Carlos já bem citou não tem muito essa de aviso prévio, se eles querem mandar embora mandam e pronto . (talvez até seja melhor assim). Pra resumir, as relações são bem mais impessoais.
Espero ter contribuído e sucesso na caminhada.
-
16 de junho de 2009 às 15:17 #35710Dri_TorresParticipante
[align=justify]Ola a todos
Realmente nao percebo a politicagem aqui nao, falo por mim e pelo que o Bruno me conta…Nao vejo os funcionarios «babando o …» dos chefes nao. E tb percebi que o vestir a camisa aqui enm sempre é bem visto pelos colegas de trabalho, pois aqui vc é contratado para fazer o X e nao o XX como a gente faz no Brasil. Entao se vc veste a camisa e se esforça mais, seus colegas e até mesmo seu chefe vao te chamar a atençao…estranho mas ja aconteceu comigo varias vezes e hoje sei que temos que seguir a maré… Pra vc ter uma idéia sempre shegava alguns minutos mais cedo no trabalho, devido ao horário do onibus, e um dia um professor precisava de um documento, e isto faltavam 3 minutos para meu horário começar, entao eu fui pegar o documento e ele me falou que nao, que eu tinha que espera dar o meu horario correto…achei muito engraçado…
abraços,[/align]
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.