Politicagem nas empresas no Québec

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Politicagem nas empresas no Québec

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
      danielstefoy
      Participante

Antes de qualquer coisa, vou tentar fazer com essa postagem não seja um desabafo. E também vou tentar não criar muita polêmica.

Na empresa onde eu trabalho estão começando a demitir por conta da crise. Estão começando pelos aposentados. Após demitirem os aposentados, vão começar por aqueles que eles chamam de pessoas com “baixa performance”. “Baixa performance” além, é claro, das pessoas que não rendem no trabalho, incluem as pessoas que por problemas interpessoais, são transferidas de setor frequentemente, pessoas que pegam muitos atestados, sobretudo às segundas e as sextas, pessoas que chegam frequentemente atrasadas, entre outras.

O problema é que tem muita gente que é “baixa performance” e não está para ser mandada embora. São aqueles das famosas “panelinhas”, que tem muito contato com a chefia, mas cujo o trabalho “não paga nem o cafezinho”.
      E tem muita gente que trabalha que nem louco e está na lista da dispensa. Esses são os que não ficam fazendo “politicagem” com a chefia. E isso está me deixando furioso :furious: pois tem gente próxima de mim (leia-se da minha familia) que está na lista de dispensa sem ser “baixa performance”.

E conversando com amigos que trabalham em outras empresas que também estão dispensando por causa da crise, notei que esta prática é adotada em quase todas as empresas. Isso tem me deixado extremamente decepcionado com a forma que essas coisas funcionam aqui no Brasil. E deixo registrado que eu não acho que o Canadá é o paraíso tendo em vista que já fui aí e conheço pelo menos o suficiente para dizer que nem tudo são flores.

Mas a pergunta que eu gostaria de fazer para vocês que já estão aí no Québec (e também no Canadá anglófono se for o caso) é: Existe aí no Canadá o mesmo tipo de politicagem dentro das empresas que existe aqui no Brasil? Se existir, é no mesmo grau, ou é mais, ou menos disseminada?

Agradeço de antemão as respostas e peço desculpas se acabei falando demais.

Anonymous
      Participante

Olá Daniel, não estou no canada, mas vou responder a sua pergunta, por experiência e vivência com pessoas de outras nacionalidades (Canadenses, Alemães, Americanos, entre outros…)
      “POLITICAGEM” existe em todos os lugares e la no Québec, não é diferente, haja que, se vc tiver um cartucho ou indicação em uma empresa, seu caminho fica mais fácil, não sei ser o “POLITICO”, mas politicagem faz parte do mundo e vivo isso no dia a dia como vc.
      Coincidência ou não, ontem escrevi na mesa:
      “FRASE DO DIA: QUEM TRABALHA ERRA MAIS; QUEM NÂO TRABALHA NÃO ERRA, QUEM ERRA É DESPEDIDO; QUEM NÃO ERRA É PROMOVIDO”…rsrs
      Cabe aos “menos” politicos, ou melhor, trabalhadores esforçados, darem um “up grade” no seu lado politico e lá isso vai ajudar muito, principalmente pelo fato de fazer colegas e criar sua rede de contatos, já que lá não é como no Brasil (onde conhece a pessoa hoje e já vai em churrasco na casa dele no dia seguinte).
      Sei que a grande diferença é o profissionalismo, isso é muito respeitado, mas sempre, sempre, na hora do facão, se existeir só vc e o filho (vagal) de um advogado que esta sempre ajudando seu chefe, pode estar certo que, será a sua cabeça que vai rolar.

Abraço

MVPS
      Participante

Ser humano é ser humano em qualquer lugar…

Fazer politica faz parte da natureza humana… Pode xingar, bater o pé e fazer cara feia, mas aqueles que nao fazem politica sao sempre os primeiros a rodar, desde que o mundo é mundo…

Nao lute contre o sistema, adapte-se a ele…

Carlos_Santos
      Participante

OLa Daniel,

politicagem é algo que existe tanto no setor privado como no publico. Nao para perder emprego (pois funcionario publico perde emprego so fazendo uma caca grande e mesmo assim…) mas para ter acesso a algumas promocoes de cargos, etc… isso existia ai e eu vi.

Aqui no Québec, como participo agora de uma empresa privada de porte grande, até o presente momento nao vi nada do genero. Deve existir, so nao vi ainda.

Agora uma informacao basica sobre emprego aqui no Québec: se contrata e se demite com a mesma velocidade (rapidinho!) leis trabalhistas e aviso prévio como no Brasil nao existe por aqui.

Boa sorte por ai.

danielstefoy
      Participante

@Carlos_Santos”;p=”30621 wrote:

Aqui no Québec, como participo agora de uma empresa privada de porte grande, até o presente momento nao vi nada do genero. Deve existir, so nao vi ainda.

Carlos,

Sabe o que é pior, é que eu também trabalho numa empresa de grande porte (mais de 10.000 funcionarios) e além disso é multinacional e mesmo assim acontece esse tipo de coisa.
      Sinceramente eu nem quero imaginar como deve ser numa empresa pequena.
      Como eu digo para as pessoas, no Québec existe tudo o que tem aqui, mas geralmente numa proporção menor. Espero que politicagem também seja o caso.

Abraços.

Daniel.

SANDROMS
      Participante

Daniel,

Faz 3 meses que cheguei no Quebec e menos de 1 mês que estou trabalhando. Não tenho muita experiência para responder mas como estou nos primeiros dias estou super atento para entender a cultura de trabalho aqui.

Então o que vai é a minha opnião:

1. existe isso em qualquer lugar, realmente acredito que aqui é muito menos, pois as pessoas não brincam com o dinheiro. Se em meio a crise você despede os competentes e fica com os ‘queridinhos’ a empresa quebra. Os administradores aqui prestam mais atenção nisso.

2. A relação de trabalho aqui é menos “pessoal” isso significa que não estão nem aí na hora de demitir, é uma questão de números. O lado bom é que não existe a chantagem emocial que reina no ambiente de trabalho brasileiro, aquele lance de “vestir a camisa”…

3. quando pedi as contas para vim para cá no começo do ano, me falaram que eu estava doido pois estava indo para a America do Norte exatamente aonde a crise estava… pois bem a crise chegou no Brasil e apesar dos altos índice de desemprego aqui, as empresas estão contratando. A empresa onde entrei, há duas semanas, já contratou mais 4 depois de mim. Claro que tem empresa quebrando também.

4. Por outro lado, tem que fazer um esforço para se “encaixar” no ambiente da empresa, não é puxar o saco, é ter uma boa relação de trabalho com colegas, chefia e subordinados. E isso envolve boa comunicação. Tenho certeza que alguns imigrantes serão demitidos porque arranham o francês ou o inglês. C’est la vie.

Gostaria de ver a opnião de outros que estão aqui a mais tempo que eu.

Sandro.

Baratinha
      Participante

Bom, mesmo estando no meu emprego a apenas dois meses vou dar uma pequena contribuição, baseado na minha experiência que vivo aqui e vivi no Brasil.

Acredito sinceramente que esta questão de politicagem varia muito com a questão da cultura da empresa (tamanho, hierarquização, história etc..) e com a cultura das pessoas, pois no Brasil eu acho que é meio que um vício o fato de misturar relações interpessoais com relações profissionais.

Agora o que eu vi por aqui que essa tal “politicagem” (pelo menos no sentido como nós a conhecemos aí do Brasil) não tem muito não (ou se tem eu ainda não vi). Aqui o pessoal é super educado, é bem direto e é cada um na sua , tipo cada um faz o seu trabalho e ninguém cuida da vida de ninguém não. E como o Carlos já bem citou não tem muito essa de aviso prévio, se eles querem mandar embora mandam e pronto . (talvez até seja melhor assim). Pra resumir, as relações são bem mais impessoais.

Espero ter contribuído e sucesso na caminhada.

Dri_Torres
      Participante

[align=justify]Ola a todos

Realmente nao percebo a politicagem aqui nao, falo por mim e pelo que o Bruno me conta…Nao vejo os funcionarios «babando o …» dos chefes nao. E tb percebi que o vestir a camisa aqui enm sempre é bem visto pelos colegas de trabalho, pois aqui vc é contratado para fazer o X e nao o XX como a gente faz no Brasil. Entao se vc veste a camisa e se esforça mais, seus colegas  e até mesmo seu chefe vao te chamar a atençao…estranho mas ja aconteceu comigo varias vezes e hoje sei que temos que seguir a maré… Pra vc ter uma idéia sempre shegava alguns minutos mais cedo no trabalho, devido ao horário do onibus, e um dia um professor precisava de um documento, e isto faltavam 3 minutos para meu horário começar, entao eu fui pegar o documento e ele me falou que nao, que eu tinha que espera dar o meu horario correto…achei muito engraçado…

abraços,[/align]

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.