Home › Fórum › Informações Gerais › Utilidades › Plano de Aposentadoria em Quebec para os novos imigrantes
- Este tópico contém 3 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 2 meses atrás por fabiopolonio.
-
AutorPosts
-
-
27 de outubro de 2007 às 02:54 #5282ThiagocostaParticipante
Pessoal,
Achei no site do Escritório de B.A informações sobre o plano de aposentadoria para os novos imigrantes.
Conforme está no site, a aposentadoria é composta de “três fontes” diferentes.
Primeiramente eles informam que para um aposentado, pra se viver bem e manter o padrão de vida alcançado até aquele momento é preciso uma renda mensal equivalente a 70% do seu último salário.
Essa porcentagem de 70% do salário deverá então ser composta por essas”três fontes”: 1) 15% viria de um benefício federal (que todo canadense tem direito), 2) 25% viria do RRQ- que é um benefício específico do Quebec e deve-se contribuir durante a vida profissional para se ter direito, 3) 30% ou mais seriam proveninetes de um plano de previdência privado que deverá ser ou não providenciado pelo próprio empregador.
Acredito que seja isso. Alguém sabe bem a respeito e podia nos informar mais detalhes?
É importante sabermos, pois o projeto de imigração para o Canadá também interfere, para melhor ou pior, esse aspecto de nossas vidas.
Sds à todos,
-
27 de outubro de 2007 às 23:19 #22061akangParticipante
Ola Thiago e interessados,
Pelo que aprendi na faculdade aqui, tanto a ajuda federal quanto a do Québec sao tributaveis, e muitoo baixas.
Elas foram feitas com bases em estudos sobre a pobreza daqui ha mais de 15 anos atras(pobres= mulheres idosas), e as pessoas aposentadas nao tiveram a `idéia` de poupar se é que posso dizer isto(pq em grande parte as mulheres nao trabalhavam ,e como vivem mais, ficam viuvas e nao tinham direito a aposentadoria dos maridos).A espectativa de vida era menor e nao havia regulamentaçao paras as aposentadorias privadas(O que so ocorreu 1989).E com isto foram criadas a PSV(federal-pension scurité de la vieillesse)e a SR (Québe-suplement de revenu).VAi de 472-512 e é tributavel ser a primeira e todo mundo tem direito assim que faz 65 anos, é so fazer um requerimento.A segunda so pra quem nessecita mais e tem que fazer um pedido anual de acordocom seu imposto de renda vc tera direito.Se vc for bem pobre, nesta eles nao cobram as taxes!!!!
Ponto importantissimo!!! Estao em plena discussao para acabar com elas e segundo as opinioes que ouvi, quando me aposentar nao havera mais!(tô com 30!).Pois hoje a pobreza esta em familias ,monoparentais femininas.HA projetos para trasferir esta srendas para estas familias.
A RRQ é um sistema previdenciario da provincia de Québec (régime de retraite du Québec), onde a maioria das empresas privadas tb fazem parte.Talvez vc ja tenha ouvido falar do cotiser daqui, é x % do salario todo mês que vai para o RRQ(talvez possa se comparar ao nosso PIS_PASEP, ou ao antigo INSS).Oque acrescetaria é que as empressas privadas , na sua maioria se filiam ao RRSQ e fazem um sistema de aposentadoria unica.Mas tb é considerado muuuuito pouco, se vc cotisar o maximo permitido(10.365 $ ao ano) durante 35 anos você tera 863$. Mas para se ter uma idéia ano passado a média paga foi de 473 $ ao mês.
OU seja o recomendado, e oque a grande maioria faz, é o plano privado de aposentadoria.
E pra isto existe varias empresas especializadas.
Bem ficou meio grande mais acho que de aposentadoria é isto.Abraços, Akang.
-
27 de outubro de 2007 às 23:31 #22062Bruno BertelliMestre
Excelente contribuiçao Akang! :clap2:
Merci!
http://www.brasilquebec.com
CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci -
28 de outubro de 2007 às 01:19 #22063fabiopolonioParticipante
Salut,
Otimo post, muito bom.
Um Grande Abraço a todos!!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.