Plan Nord

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Plan Nord

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7391
      rodrigoo
      Participante

      Bom dia a todos,

      Resolvi abrir esse tópico por se tratar de um tema novo. Espero tê-lo aberto no local certo.

      Gostaria de saber a opinião dos que já estão no Québec a respeito do projeto Plan Nord. Eu particularmente acho interessante pois serve para desenvolver o norte da província. Na prática, não sei bem se dará certo mas pelo que tenho visto tem gerado reações por toda a província já que muita gente acha que será um meio de desvio de dinheiro e nem todos “botam fé” no projeto.

      Também gostaria da opinião dos futuros imigrantes e demais colaboradores da comunidade. Talvez seja um tema legal para os que farão a entrevista esse ano se mostrarem por dentro da realidade do Québec.

      Segue o link: http://www.radio-canada.ca/nouvelles/Politique/2011/05/09/004-devoilement-plan-nord-charest-levis.shtml

      Abs,

      Rodrigo.

    • #44664
      Carlos_Santos
      Participante

      a verdade é que aqui existe um enorme espaço vazio entre as cidades e isso agente vê logo saindo de uma cidade!

      É preciso ocupar, mais do que isso eu nao tenho à contribuir!

      Ando bem ocupado esta semana e nem TV tenho assitido!

      Abraços e obrigado pela contribuicao!

      Sobre o forum certo, poderia ser no “cotidiano” ;-)

      Atenciosamente

    • #44672
      Ventura
      Participante
    • #44680
      DUQC11
      Participante

      Muito promissor! Interessante notar que no Québec existe a questão indígena tbm, como no Brasil. Só que aqui…pobrezinhos…..
      Lendo um pouco sobre a historia do Québec, aprendi que houve uma grave crise entre a cultura de les Premières Nations e o governo québécois nos início dos anos 90. (Além de outras). http://www.cyberpresse.ca/le-soleil/actualites/politique/201009/25/01-4326704-crise-doka-20-ans-plus-tard-la-derniere-grande-photo-de-shaney-komulainen.php
      Tomara que o governo Charest tenha bastante miçangas e espelhinhos! Brincadeira!!
      Tem um amigo aqui na comunidade que se chama “Larocque”. É um nome algoquino. Interessante!
      Mas falando sério, é sim muito promissor. No post do Ventura do “Le Devoir” falam que serão investidos 80 bilhões nos proximos 25 ans. Uau!! Se aqui no BR os lobbies roubariam uns 99%, lá as cotas da corrupção devem ser muitos mais baixas, uns 5%, se muito!!Sobra muita grana prá botar no mercado.
      Bom.
      Abs

    • #44683
      FCelso
      Participante

      A minha opinião, baseada no que verifiquei até 250 km acima da Cidade do Québec e com imagens do Google, é que dessa região para cima, só tem área nativa e com bastante tendência a acumular gelo por pelo menos 6 meses. Quanto mais ao norte, mais tempo de gelo. Vejam a história do desenvolvimento da energia elétrica (HidroQuébec), que foi realizada pelas empresas americanas em áreas que ficam congeladas boa parte do ano. Quando produzem energia (verão), vendem para os EUA a preço módico. Quando congelam, é preciso importar dos EUA…
      Tem que dar muito incentivo ($) para as pessoas “viverem” nessa região. Vejam as fotos de Yellowknife por exemplo.

    • #44684
      Ventura
      Participante

      Fcelso,

      qual é sua referencia para a informação sobre o Quebec comprar energia dos EUA? Pelo que sei o Quebec é auto suficiente em energia elétrica e ainda vende o excedente para os EUA com valores bem maiores dos cobrados na Província. Inclusive os impostos federais pagos por esta venda é motivo de reclamação por parte do Quebec… eles consideram que este dinheiro deveria ser investido na propria província.

      Vou também tentar lembrar onde li isto e posto aqui, mas tenho 99% de certeza.

      Abs.

      Ventura

    • #44685
      FCelso
      Participante

      Oi Ventura,

      Quem contou essa estória foi a professora da francisação. E note bem que é no inverno que isso acontece, pois os lagos congelam e não tem como produzir energia (hidroelétrica).

    • #44686
      Ventura
      Participante

      Conforme prometi segue as referencias:

      http://en.wikipedia.org/wiki/Hydro-Qu%C3%A9bec

      Apesar de ter encontrado várias referencias, deixei o link da wikipedia sópara constar. O trecho abaixo foi extraido de lá.

      “Hydro-Québec sells part of its surplus electricity to neighboring systems in Canada and the United States under long term contracts and transactions on the New England, New York and Ontario bulk energy markets. Two subsidiaries, HQ Energy Marketing and HQ Energy Services (U.S.) are engaged in the electricity trade on behalf of the company. In 2009, Hydro-Québec exported 23.36 TWh of electricity, and the brokerage business generated revenues of C$1.5 billion.[191]”

      Por ultimo gostaria apenas de ressaltar que o mercado em potencial da Hydro-Quebec só tende a aumentar e o principal motivo é que desde a eleição de Obama o governo federal dos EUA e os Estados tem adotado estratégias para aumentar a participação das matrizes de geração de energia limpa, inclusive com leis exigindo que um percentual mínimo… Como a principal fonte de geração de energia da Hydro-Quebec é através de Hidrelétricas (incríveis 60) o seu mercado so tende a aumentar!

      Abs.

      Ventura

    • #44687
      Ventura
      Participante

      Fcelso,

      Imagino que ela deva ter contado uma historia bem antiga, pq a Hydro-Quebec vende energia para outras províncias e para os EUA desde 1972.

      Sobre o congelamento dos lagos é bom lembrar que so uma pequena camada superior se congela e que os lagos servem como reservatorio que permite as usinas funcionarem tanto em tempo de estiagem (falta de chuvas) ou devido a paralisação do suprimento de agua devido ao inverno. Como exemplo podemos citar a epoca do Apagao no governo FHC, que foi causado por dois anos seguidos de estiagem… o lago de furnas chegou ao seu menor nível da historia, mas mesmo assim continuou gerando energia… porem menos.

      Abs.

      Ventura

    • #44689
      rodrigoo
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      Sobre o forum certo, poderia ser no “cotidiano” ;-)

      Obrigado pelo input e pela ajuda Carlos. Consigo mudar o post agora?

      Abs,

      Rodrigo.

    • #44721
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Rodrigo,

      @rodrigoo wrote:

      ….. Consigo mudar o post agora?

      acho que vc nao tem o privilegio de mudar uma vez postado o topico, por isso ja o fiz!

      Abraços

    • #44726
      FCelso
      Participante

      @Ventura wrote:

      Fcelso,

      Imagino que ela deva ter contado uma historia bem antiga, pq a Hydro-Quebec vende energia para outras províncias e para os EUA desde 1972.

      Sobre o congelamento dos lagos é bom lembrar que so uma pequena camada superior se congela e que os lagos servem como reservatorio que permite as usinas funcionarem tanto em tempo de estiagem (falta de chuvas) ou devido a paralisação do suprimento de agua devido ao inverno. Como exemplo podemos citar a epoca do Apagao no governo FHC, que foi causado por dois anos seguidos de estiagem… o lago de furnas chegou ao seu menor nível da historia, mas mesmo assim continuou gerando energia… porem menos.
      Abs.

      Ventura

      Sim! Data da época de criação da HQ. A professora mostrou um filme chamado “os construtores da água” (Les bâtisseurs d’eau) e falou da política e tratados da época. Só que naquele tempo, ao que informou a professora, a capacidade de produção no inverno caía muito, então eles importavam energia elétrica via fonte nuclear dos EUA. Hoje não sei como está! Mas não deve ter mudado muita coisa (visto a velocidade de desenvolvimento no QC), as usinas são pequenas e distribuídas em diversas partes da região da Côte-Nord.

      Abraço,
      Fabrício

    • #44729
      Ventura
      Participante

      Fcelso,

      Para você ver como está, basta acessar o wikipedia ou fazer uma pesquisa rapida na internet ou então ler o paragrafo que postei aqui retirado do wiki.

      Sobre se houve mudança… é óbivio ululante que houve! Hoje a Hydro-Quebec exporta energia para os EUA e para outras províncias do Canada.

      Abs.

      Ventura

    • #44730
      Ventura
      Participante

      Fcelso,

      Para você ver como está, basta acessar o wikipedia ou fazer uma pesquisa rapida na internet ou então ler o paragrafo que postei aqui retirado do wiki.

      Sobre se houve mudança… é óbivio ululante que houve! Hoje a Hydro-Quebec exporta energia para os EUA e para outras províncias do Canada.

      Abs.

      Ventura

    • #44736
      FCelso
      Participante

      Ventura,

      Me recordo que houve um debate sobre a produção de hidroeletricidade no Labrador e isso ser na verdade de Québec. Pelo que tem de informação (wiki 2007), o QC compra em torno de 14% da energia de Churchill Falls (Labrador) e mais um pouco de outros lugares.

      http://en.wikipedia.org/wiki/File:HQ_supplies_2007.svg

      Eu acredito que não seja auto suficiente todo o tempo, pois quase 93% da energia é de fonte hidrelétrica. É parecido com o Brasil nesse ponto, a diferença principal é a escala. Tanto a população do QC como a energia produzida, é bem menor que no Brasil. Entretanto, comparando por estados, por exemplo, o QC gera em torno de 37 GW para 8 milhões de habitantes, com consumo de 38 GW, enquanto o RS gera em torno de 15 GW para 11 milhões de habitantes com 20 GW de consumo.
      De fato, o quebeca consome muita energia, até pelo baixo preço que pagam:

      Champion mondial

      De fait, malgré la popularité des programmes d’efficacité énergétique, qui dépassent les objectifs fixés par Hydro, le Québec a la plus importante consommation d’électricité par habitant au monde. Selon la plus récente version du rapport L’énergie au Québec (2004), la province affiche une consommation de 30 687 kWh par habitant, soit plus que la Norvège (27 595 kWh) et l’Islande (25 149 kWh). Et près du double de la Suède (17 154 kWh) et de la Finlande (16 588 kWh).

      http://www.cyberpresse.ca/le-soleil/affaires/consommation/200901/15/01-818098-la-demande-delectricite-explose.php

    • #44739
      Ventura
      Participante

      FCelso,

      A Hydro-Quebec detem a concessão de exploração da hidrelétrica de Churchill Falls até 2041, por isso aparece separado. Como exemplo brasileiro posso citar a Empresa de energia do Estado do Rio de Janeiro (Light) que foi comprada pela CEMIG que é uma empresa publica do Governo de Minas. Com isso a CEMIG gera energia fora de MG, como a Hydro-Quebec que gera energia fora do Quebec.

      Na verdade a geração da energia propriamente dita é apenas uma parte do processo, porque a distribuição e muito mais complicada… e no caso da Churchill Falls acredito que ela continuará precisando da Hydro-Quebec para poder vender sua energia.

      A Hydro-Quebec é uma excelente empresa e uma das maiores do mundo em geração de energia. Se existe alguma empresa que os Canadenses deveriam se orgulhar, esta é uma.

      Eu faço parte desta comunidade desde nov. de 2006 e como Eng. civil venho acompanhando as principais empresas e o mercado de trabalho e a Hydro-Quebec desde então só vem expandindo e se consolidando no mercado.

      Segue o link e o trecho que fala da concessão:

      http://www.hydroquebec.com/comprendre/histoire/pop_churchill_falls.html

      “La centrale produit à peine ses premiers kilowattheures (1971) que, déjà, Terre-Neuve conteste la validité du contrat qui lie la Churchill Falls (Labrador) Corporation [CF(L)Co] (Newfoundland and Labrador Hydro à compter de 1974) à Hydro-Québec jusqu’en 2041. C’est le début d’une saga judiciaire qui se déroule devant les tribunaux de Terre-Neuve et du Québec et jusque devant la Cour suprême du Canada qui, dans un jugement unanime, tranche le débat de façon définitive en 1984. Elle déclare inconstitutionnelle la Reversion Act, une loi en vertu de laquelle le gouvernement de Terre-Neuve tentait de révoquer les droits de la CF(L)Co sur le fleuve Churchill et de transférer à la province la propriété des ouvrages hydroélectriques.”

      Abs.

      Ventura

    • #44743
      rodrigoo
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      Ola Rodrigo,

      acho que vc nao tem o privilegio de mudar uma vez postado o topico, por isso ja o fiz!

      Abraços

      Obrigado Carlos! Vou prestar mais atenção antes de criar um tópico.

      Obrigado aos demais colaboradores também pelos pontos levantados.

      Ventura e Fcelso, obrigado pelos links!

      Abs,

      Rodrigo.

    • #44746
      FCelso
      Participante

      @Ventura wrote:

      Na verdade a geração da energia propriamente dita é apenas uma parte do processo, porque a distribuição e muito mais complicada… e no caso da Churchill Falls acredito que ela continuará precisando da Hydro-Quebec para poder vender sua energia.

      A Hydro-Quebec é uma excelente empresa e uma das maiores do mundo em geração de energia. Se existe alguma empresa que os Canadenses deveriam se orgulhar, esta é uma.

      Boas Ventura,

      O que acho muito arriscado é a empresa se basear (mas de 70%) em energia hidroelétrica, e não se puxar para diversificar nos modos de geração de energia. O risco de falha no fornecimento é mais alto (embora na HQ seja até menor que no BR porque está bem descentralizada a geração). O problema que isso pode causar é semelhante ao que já aconteceu há alguns anos no QC, pane de energia e alguns dias de inverno sem energia. E isso é bastante ruim, além de perigoso. Aqui no BR, faltou energia, você acende uma vela e vai jogar carta com os amigos. No inverno do QC, não é por aí! Isso, referente à questão técnica. Na administração, bom, isso nem tenho opinião formada, pois eles que se resolvam :lol:

      Também acho que os canadenses deveram se orgulhar da QH, mas… o QC não é o Canadá, e os canadeses têm inveja dos quebecas nesse ponto; pelo menos foi a impressão que tive, conversnado com pessoas de ambas “nacionalidades”.

      Abraço,
      Fabrício

    • #44753
      Ventura
      Participante

      Fcelso,

      Em 2009 passou uma serie no Discovery Channel sobre possíveis desastres em importantes cidades do mundo, dentre as escolhidas estava Montreal, com o fator gerador sendo uma “verglas” ou chuva congelante. Outra cidade escolhida foi Londres, com fator gerador sendo uma maré altíssima transbordando o Tâmisa e inundando toda Londres.

      Mas voltando ao programa sobre Montreal, o roteiro foi: 1 – verglas, 2 – interrupção do fornecimento de energia causado por desabamento das duas linhas de transmissão de energia (principal + backup) causado pelo peso excessivo de gelo acumulado nas torres. 3 – colapso da cidade por mais de 1 semana sem energia eletrica.

      Então, os riscos maiores estão relacionados com a rede de distribuição e não com o tipo de geração. Concordo que tudo que é centralizado ou sem diversificação pode gerar um colapso em cadeia. Mas no caso da geração e distribuição de energia podemos dizer que o maior risco esta no colapso da distribuição porque os sistemas de geração estão todos interligados à rede.

      No caso especifico mostrado pelo Discovery Channel a diversificação no sistema de geração não faria nenhuma diferença.

      Abs.

      Ventura

      Obs: Acabei de achar no youtube o programa, mas ele esta separado por partes. Se você for na parte 6 vai ver a parte da quedas das torres de transmissão.

      Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=PEyfj4yzh7I&feature=related

      Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=85pGisavWuY

      Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=y9E_Q55XYH0&feature=related

      Parte 4 http://www.youtube.com/user/hbavishi#p/u/5/T8Rl5agX6os

      Parte 5 http://www.youtube.com/user/hbavishi#p/u/4/F4pTWTbwTeU

      Parte 6 http://www.youtube.com/user/hbavishi#p/u/3/6feSmpClvts

      Parte 7 http://www.youtube.com/user/hbavishi#p/u/2/nLXUvMr_4pw

      Parte 8 http://www.youtube.com/user/hbavishi#p/u/1/3MEhA9JOteo

    • #44762
      mrodolfo
      Participante

      Pois é, o backout de 1998 é um trauma ainda para a Hydro…

      Penso que o Canada como um todo tem pensado muito em fontes alternativas de energia. Há projetos para trocar a frota de veículos a gasolina para energia elétrica mas se nao olharmos a produçao dessa eletricidade pode ser que o lado ecológico da troca vá por água abaixo – bem, nesse caso, se passar pela turbina, vira energia hidroelétrica. 8^)

      Dentro do Plan Nord e mesmo ao longo da província, existem vários projetos de energia alternativa, principalmente a eólica, com usinas na Gaspésie e na Côte-Nord.

      Já a energia nuclear está em debate por aqui, após o desastre de Fukushima…

      Salut!

    • #44763
      neilasasa
      Participante

      Eu não pesquisei muito sobre o assunto mas li no Metro que Montréal está instalando “tetos verdes” que reduzirá um pouco do consumo de energia no inverno e um quase 100% no verão (ar condicionado).
      Então a questão não é só encontrar formas diversificadas de geração de energia mas tb formas de economia da mesma!
      :bigups:

    • #44766
      FCelso
      Participante

      @Ventura wrote:

      Então, os riscos maiores estão relacionados com a rede de distribuição e não com o tipo de geração. Concordo que tudo que é centralizado ou sem diversificação pode gerar um colapso em cadeia. Mas no caso da geração e distribuição de energia podemos dizer que o maior risco esta no colapso da distribuição porque os sistemas de geração estão todos interligados à rede.

      Sim Ventura, em relação aos desastres naturais temos a fragilidade dos sistemas de disrtibuição. Entretanto, a diversificação e descentralização da produção da energia, com produção e consumo locais, tem sido uma tendência. Essa estratégia é fortemente defendida pelos EUA (evidentemente devido ao aspecto militar) e pelos promotores/entusiastas da economia do hidrogênio (células a combustível e correlatos). Até onde sei, no Brasil a Itaipu tem projeto nessa área, para eletrolisar e armazenar hidrogênio em época de alta produção (cheias) e produzir energia para a rede através das células a combustível em períodos de baixa produção (estiagens). No QC, até onde meu limitado conhecimento vai, não há projetos nesse sentido.

      Abraço,
      Fabrício

    • #44768
      Ventura
      Participante

      Fcelso,

      Como aquele velho ditado diz: “Cada caso é um caso”, e no caso da Hydro-Quebec ela tem investido na produção de energia eólica. Mas vale ressaltar que devido a características regionais, a Hydro-Quebec está muito acima da media mundial em geração de energia limpa. Fora a unica usina nuclear que existe no Quebec quase a totalidade da energia gerada é energia limpa, gerada através de hidrelétricas. Se você pegar por exemplo, a Austrália, que é o extremo oposto, com 80% da sua matriz energética sendo o carvão mineral, o Quebec é o melhor dos mundos!

      Abs.

    • #44773
      FCelso
      Participante

      Com certeza Ventura. Inclusive fiquei agradavelmente surpreso ao saber que existem muitas usinas hidrelétricas no QC, pois isso é uma descentralização da produção. A parte ruim é que a distribuição é centralizada e praticamente todos os reservatórios sofrem os efeitos do inverno (além das linhas de transmissão). Há também os problemas relacionados aos nativos cujo território foi alagado/confiscado, mas isso não é diferente do que temos em outras partes do mundo. Mesmo no Brasil temos uma matriz fortemente hidroelétrica, com as vantagens e desvantagens desse tipo de geração de energia.

      Abraço,
      Fabrício

    • #44777
      Baratinha
      Participante

      Eu vejo com muito bons olhos o Plan Nord (espero , de coracao que nao seja algo que fique so no papel) porque isso significa construcao de pontes e estradas e isso “fait la job pour nous autres” :P
      Apenas complementando, a politica do governo e desenvolver as regioes, entao aqueles que sao da area de engenharia civil devem considerar fortemente morar fora do eixo Montreal Quebec , inclusive eu ja recebi propostas para trabalhar no Norte e em Rimouski.

    • #44783
      rodrigoo
      Participante

      Baratinha,
      Eu vejo da mesma forma. O norte do Québec é mesmo coberto por gelo grande parte do ano mas é importante descentralizar um pouco e desenvolver o resto da província. Achei uma initiativa muito boa e necessária. Eu mesmo consideraria essa região caso tivesse boa infra-estrutura e oportunidades.
      Abs,
      Rodrigo.

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.