Pessoas com mais de 35 anos…

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Pessoas com mais de 35 anos…

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
      Bossoni
      Participante

Olá pessoal…
      Bom, sou novo neste blog e gostaria de ter uma informação:
      Eu e minha esposa estamos pesquisando sobre o processo de imigração e devemos mandar nosso dossiê agora em fev/12.
      Tenho 50 anos e ela 45 (será a requente principal) e temos um filho com 7 anos. Eu ainda tenho mais duas filhas (22 e 23 anos) do primeiro casamento, que a principio não irão nos acompanhar.
      Tenho formação em Logística, concluída em 2011 e trabalhei mais de 25 anos com publicidade (área Mídia) e minha esposa é formada em TI e trabalha a mais de 15 anos com gestão de pessoas (RH). Estamos fazendo francês a mais de um ano e acreditamos que temos condições de passar na entrevista.
      O que nos preocupa é o fator idade. Queremos saber sem conhecem alguém em situação (idade) semelhante que foram aceitos ou não por esse motivo. Que acham das nossas chances???

Grato

imigrante
      Participante

amigo,

é mais difícil, mas nao sei te dizer se é impossivel, pq o fator idade ajuda bastante na pontuaçao, depois dos 43anos não se recebe nada de ponto.

voçes ja fizeram o teste online? http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/index.jsp?languageCode=fr

Da uma olhada nisso pra ter mais uma ideia:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf

porem se vcs arrazarem nos testes( TCF, TCF-Q, IELTS…) e na entrevista, podem ter uma chances sim, acredito.

quanto as suas filhas, elas so poderiam ir como turistas ou se fizessem cada uma o seu próprio processo de imigraçao.

Boa Sorte
      Abraço

SANDROMS
      Participante

É tudo uma questão de compensar os pontos perdidos com a idade, em outro item (francês e inglês por exemplo). Façam o test online (link no post acima).

Uma outra opção é verificar a possibilidade de imigrar pelo processo federal, cuja pontuação é menos agressiva na questão da idade.

Boa sorte,

Sandro Souza

erismarlima
      Participante

Olá meus amigos! Primeiramente quero parabenizar e agradecer o post…muito pertinente!
      :discuss:
      Bom, desejo sorte aos caros amigos supracitados que iniciaram o post e endosso as palavras do SANDROMS…importante demais compensar os pontos…(na palestra em Dezembro aqui em Brasília, foi dito exatamente isso, ainda mais acima dos 43 anos…boa sorte, bons estudos e é isso aí…

Minha situação tá no seguinte pé: tenho 35 anos (Biólogo – Professor de nível médio há 13 anos), minha esposa 29 anos (ens. médio completo) temos três crianças…e tenho que dar entrada no processo e com as mudanças frente ao idioma, só vou dar entrada no mesmo com 36 anos…porém, surgiu uma proposta de fazer mestrado em Biologia (Molecular) aqui no Brasil… entendem? O mesmo poderá ser convertido em Doutorado, não é verdade? Problema possível: mestrado e/ou doutorado aqui é bem visto aí em Québec? E ainda, só defenderia a tese de mestrado aos 38 anos e de doutorado com 42 ou 40 se for convertido…o que acham? obrigado…Erismar Lima, de Brasília-DF :bangwall:

Filipevsm
      Participante

Erismar, creio que neste caso, talvez (para o processo) seu mestrado e doutorado não compensem os pontos perdidos pela idade até os 42 anos. Vale conferir isso com atenção a partir do GPI (http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf).

No teu caso, eu tentaria viabilizar a ida o mais rapido possível, no máximo aos 36 anos. Por que?

1 – Pelo próprio fator de idade
      2 – Apesar de ter certa aceitação, os diplomas brasileiros valem menos do que os canadenses
      3 – Você pode fazer tanto o mestrado quanto o doutorado já morando no Canadá
      4 – O processo está de tempos em tempos mudando, e estas mudanças podem afetar vocês, de forma que vocês não mais possam entrar no processo no futuro (como é o meu caso, caso eu tentasse aplicar via processo federal)

No processo de emigração, o tempo sempre é nosso inimigo quando ainda não enviamos o dossiê, então pense com carinho nisto!

RonaldoMaciel
      Participante

Bossoni, recomendo a vcs que pensem que a entrevista é somente uma pequena parte do processo de imigração e que pode ser que vcs consigam ser aprovados mas vcs devem levar em consideração a adaptação de vcs aqui, pois infelizmente no caso de vcs a questão da idade influirá e muito.
      A inserção do imigrante no mercado de trabalho canadense já tem suas dificuldades naturais por razões de idiomas, diploma, equiparação de experiências etc. E no caso de vcs a idade poderá também atrapalhar na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Lembre-se que é muito comum ter de dar um passo atrás na carreira para se reinserir e no caso de vcs, estariam abertos a isso? Será que vcs não terão dificuldade pelos empregadores acharem vcs superqualificados?

Não quero desanimar mas alertá-los para dificuldades que certamente encontrarão aqui.

E, com relação ao Erismar, analise bem a oferta do mestrado-doutorado . Vc tb poderá estudar aqui, onde há excelentes universidades.

Boa sorte a todos.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

SANDROMS
      Participante

Erismar,

Opção 1: entrar no processo do Quebec tout de suite
      Opção 2: fazer o doutorado primeiro.

Mas há sempre o caminho do meio, a opção 1.5:

Se você começar o processo agora, ao mesmo tempo que o seu doutorado, você pode obter logo o CSQ – garantia de ser aceito no Quebec – e depois cozinhar o galo utilizando os prazos máximos de entrada no federal, exames, envio do passaporte e entrada no Canadá. O processo assim alongado pode demorar uns 4 anos. Se ainda assim você precisar de mais tempo, você pode entrar no Canadá dentro do limite de tempo, e voltar ao Brasil para terminar o doutorado antes de mudar definitivamente.

erismarlima
      Participante

Muitíssimo obrigado meus caros amigos! Num vou analisar com o maior cuidado possível…valeu demais! Orientações objetivas e instantâneas…Bom, também tenho lutado pra sair definitivamente do magistério entendem (13 anos como professor de nível médio deu pra dar uma cansada,,,)!Pensando nisso minha esposa e eu trabalhamos com bolos aqui no Brasil ( vejam por gentileza: http://www.bolosecupcakes.com.br), se puderem opinar sobre trabalho informal enquanto a gente se adpta por aí, me ajudará também…já andei lendo sobre montar um negócio formal por aí…e não é mole não…Obrigado e aguardo suas colocações ok? Obrigado…

mrodolfo
      Participante

Sinceramente, eu não sei o quanto um mestrado e um doutorado facilita ou dificulta a vida por aqui. Ainda mais num domínio de formação que não é o meu…

Pessoalmente, eu não faria um investimento em um mestrado ou doutorado no Brasil para fins de imigração. Todos nós temos que dar uns passos para trás e essa titulação pode ser (e é) vista como superqualificação (veja a discussão iniciada no LinkedIn da CBQ – http://goo.gl/SKAK9).

Agora, como o processo de imigração tem levado mais de dois anos, esse prazo é mais do que suficiente para se iniciar e terminar um mestrado, sim, no Brasil. Durante esse período, a pessoa pode fazer bons contatos que podem render um lugar especial num programa de doutorado por aqui.

Para iniciar o processo de imigração, é necessário fazer os exames de idiomas (e para fazê-los, é preciso se preparar). Não sei o quanto você conhece desses idiomas, mas já se vai mais uns 12 meses a 18 meses apenas para se obter o CSQ…

Bonne chance,

RonaldoMaciel
      Participante

Olá Erismar, haha interessante isso. Aulas de biologia durante a semana e decorador de bolos nos fins de semana.

Achei algumas informações: o Instituto de Turismo e Hotelaria do Québec (muito reconhecido nesta área) oferece cursos que talvez possam te parecer interessantes (ou à sua esposa): http://www.ithq.qc.ca/fr/dep-patisserie-professionnelle

E aqui o perfil desta área no IMT en ligne: http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?lang=FRAN&Porte=1&cregncmp1=QC&cregn=QC&type=01&motpro=decorateur&PT1=25&PT2=21&PT3=10&PT4=53&pro=6252&aprof=6252

Boa sorte!

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

erismarlima
      Participante

Valeu demais RonaldoeSusana! Só me desculpe a ingenuidade, mas, esses cursos são só pra quando estivermos com o visto de RP e morando em Québec, não é? E ainda, será que se tudo der certo, podemos trabalhar informalmente? Tem que montar empresa? Sabe de algo dessa política local?

Que bom que gostou…tô tentando sair do magistério (aqui no Brasil é fogo!sabe como é, né?)…Como requerente principal coloco a formação em Biologia e a experiência em docência…daí a o plano B é a confeitaria que adoramos e temos muitos clientes por aqui…no mais, obrigado ok?

mrodolfo
      Participante

Erismar,

Tem muito brasileiro fazendo bolo por aqui… Não somos clientes deles, já que gostamos de por a mão na massa, mas que tem alguns nesse ramo, ah, isso tem!

erismarlima
      Participante

Caro mrodolfo,

esses caros amigos brasileiros fazem pra escapar ou porque gostam e tem negócio consolidado? Que bom, pois assim se come uma guloseima com ares brasileiros, não é? Por outro lado…não estaríamos minha esposa e eu levando novidades…buáaa…

Valeu cara…

imigrante
      Participante

bom erimar,
      se vcs querem mesmo imigrar, nada impede que vc dê entrada no processo de imigracao e fazer o seu mestrado ao mesmo tempo, faça como o SANDROMS falou, vá “conzinhando o galo”, e mesmo que o visto saia antes do seu mestrado terminar, vc pode ir até o canada, se tornar RP e depois voltar para concluir o mestrado. acho que tem um período de tempo que um RP pode ficar fora do canada antes de se tornar cidadão, mas tbm o prazo para vc se tornar cidadão tbm vai ser mais longo. Se vc quer mesmo as 2coisas da pra fazer sim.

abraço

erismarlima
      Participante

Caro imigrante, obrigado pela sua opinião…valeu mesmo…vou analisar o quanto antes e partir pra cima de uma decisão…obrigado…e sucesso pra vc…

Lu_campinas
      Participante

Olá Bossoni,

Não encontrei nenhum relato nos blogs que acompanho sobre imigrantes que iniciaram o processo com a idade de vocês, mas na palestra que fui, foi dito que se não é possível ganhar pontos no fator idade deve-se buscar muitos pontos no idioma que é algo que dá para melhorar por exemplo.

Pensando no que o colega disse, eu buscaria maiores informações sobre o federal em que o limite de idade pra pontuação máxima é de 49 anos (se não me engano), então vocÊs teriam mais pontos inclusive no fator idade.

Muito boa sorte, só um relato que achei interessante, vi no blog Les Lapins que quando eles foram na palestra a Soraia (na época era ela que fazia as palestras) disse que pra eles seria muito difícil, hoje eles estão no Quebec, as características não são idênticas, é apenas um exemplo.

Boa sorte
      Luciana

Bossoni
      Participante

Pessoal, obrigado pelas informações…
      Quanto ao fato de termos que dar um passo atrás quando chegarmos no Quebec, estamos bem cientes e dispostos a aceitar uma colocação inferior, pois temos certeza que como tempo, vamos conseguir oportunidades melhores.
      Estamos também preocupados com nossos filho que hoje tem 7 anos, e acreditamos que o Canadá pode nos oferecer melhores oportunidades do que as que temos aqui.

Abraços

mrodolfo
      Participante

Existe uma categoria especial de imigração que pode ser interessante para quem tem mais idade:

http://www.cic.gc.ca/francais/immigrer/cec/demande-qui.asp

Bonne chance,

Bossoni
      Participante

Obrigado pel dica Mrodolfo… vou pesqisar.

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.