Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Pesquisador/carreira acadêmica
- Este tópico contém 7 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 2 meses atrás por temploazul.
-
AutorPosts
-
-
9 de janeiro de 2008 às 15:33 #5447temploazulParticipante
Olá a tod@s, já me cadastrei nesse fórum há algum tempo e acredito que já li quase todos os tópicos “de cabo a rabo”. Pesquiso muito sobre imigração todos os dias, pois estou bastante empolgada com a possibilidade de morar no Canadá.
Bem, li várias mensagens e links (oficiais e extra-oficiais) com informações sobre como exercer a profissão de professor universitário, porém ainda me restou uma dúvida: e quanto a ser pesquisador?Sei que aqui no Brasil, para ser pesquisador, na maioria das vezes é necessário tb ser professor ligado a alguma instituição de nível superior. No caso de alunos ou iniciantes, há a oportunidade de tornar-se bolsista CAPES ou CNPq e fazer uma iniciação científica. Mas como no Québec? Também é necessário ser professor universitário antes de ser pesquisador ou há oportunidades em outros órgãos do governo e ONG´s?
Pergunto isso porque sei q minha profissão é regulamentada (psicologia) e antes de exercê-la terei que arrumar um jeito de fazer outra coisa p me manter até conseguir a permissão da ordem dos psicólogos e, se não me engano, em uma das palestras do governo do Québec a Soraya informou q a pesquisa não é uma atividade regulamentada por uma ordem. Ficou confus@, não foi? Eu também, aliás essa é uma dúvida não só minha, mas de muitos amigos que me pediram para postar aqui em nome deles. Alguém sabe me dizer algo mais?
Obrigada, vocês são muito legais, continuarei lendo o fórum e participando sempre que puder :)
Bjim :* -
9 de janeiro de 2008 às 21:51 #24402Carlos_SantosParticipante
Seja bem vinda a CBQ!
Aqui é comum ter nomes ou pseudônimos que não nos identifique, sobretudo porque não queremos tornar publico nossas intenções de imigrar seja no Trabalho, na familia, etc… entendo você “temploazul”, mas não da para você nos dar pelo menos o seu primeiro nome?
Bem, quanto à sua questão, sim, é possivel trabalhar com pesquisa e ser pesquisador sem ser professor aqui no Québec!
Veja a seção de RH da Universidade Laval , que você achara muitas ofertas para “Professionnels de Recherche”… em cada area o perfil muda um pouco, mais diplomas, alguns conhecimentos especificos, etc…. mas tem contratos temporarios e permanentes!
Fiquei sabendo por um colega aqui que trabalha como um profissional de pesquisa desta universidade e ele me disse que nunca foi professor e sempre teve trabalho como tal. Ja faz tempos ele vive desta forma de trabalho aqui.
Bem, espero ter ajudado!
-
9 de janeiro de 2008 às 22:45 #24406temploazulParticipante
Olá de novo.
Ah sim, o nome foi só um lapso, não é por questões familiares nem do trabalho não (mas você foi muito atencioso, obrigada assim mesmo). É Renata.
Obrigada pela resposta, que bom que parece ser algo simples. Infelizmente, no link que vc postou não tem falando sobre pesquisadores na área de humanas, como é meu caso. Mas já foi uma dica boa: procurar os sites de RH das universidades :)
Se eu encontrar algo por aí, postarei. E se, enquanto isso, alguém mais achar algo ou tiver alguma experiência p/ contar, ótimo!
Até mais,
Renata -
9 de janeiro de 2008 às 22:54 #24407Carlos_SantosParticipante
Ola Renata,
de fato hoje não tinha nenhuma oferta na area de humanas, porém não deixe de consultar o link REGULARMENTE pois as ofertas aparecem muito rapidamente e quem sabe não aparece algo na sua area!
Eu mesmo sempre olho o link, é coisa chata ter de sempre ir e ver, mas ofertas de emprego aqui aparecem e desaparecem por vezes muito rapidamente.
é preciso regularidade e determinação nesta tarefa!
Bonne chance
-
13 de janeiro de 2008 às 18:56 #24535temploazulParticipante
Olá!!!
Realmente o link muda com muita rapidez, hoje encontrei uma oferta para profissionais com bacharelado em psicologia:
http://www.rh.ulaval.ca/sgc/accueil/emplois/emplois_ppr/site/rh/cache/bypass?appid=105741_86&appparams=http%3A%2F%2Fwww.rh.ulaval.ca%2Femploi_disponible_all_aff_rh%2FlisteRecherche.do%3FseqAffichage%3D10564%26event%3DDetails&resetAppSession=true#field_105741Muito boa dica, obrigada novamente!!!!
Renata
-
13 de janeiro de 2008 às 20:14 #24537Carlos_SantosParticipante
boa sorte!
-
19 de setembro de 2008 às 00:37 #31474Blue_ButterflyParticipante
@temploazul”;p=”17949 wrote:
Olá!!!
Realmente o link muda com muita rapidez, hoje encontrei uma oferta para profissionais com bacharelado em psicologia:
http://www.rh.ulaval.ca/sgc/accueil/emplois/emplois_ppr/site/rh/cache/bypass?appid=105741_86&appparams=http%3A%2F%2Fwww.rh.ulaval.ca%2Femploi_disponible_all_aff_rh%2FlisteRecherche.do%3FseqAffichage%3D10564%26event%3DDetails&resetAppSession=true#field_105741Muito boa dica, obrigada novamente!!!!
Renata
Oi Renata!
Tb sou psi e pretendo trabalhar com pesquisa em Quebec.
Vc conseguiu mais alguma coisa? Gostaria de trocar informações com vc.Att, Juliana
-
25 de setembro de 2008 às 13:30 #31621temploazulParticipante
Juliana, estou sem procurar informações sobre o québec há algum tempo, não sei de nenhuma novidade, mas se tiver mais notícias te aviso.
Até mais,Renata
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.